Вы находитесь на странице: 1из 136

atividades de Matemtica

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

225

oRieNTaes DiDTiCas GeRais paRa o DeseNVoLViMeNTo De aTiViDaDes De MaTeMTiCa


As orientaes apresentadas aqui tm por objetivo colaborar para que voc possa encaminhar o seu trabalho em sala de aula. Incluem aspectos de organizao da sala, dos agrupamentos dos alunos e encaminhamentos didticos que esto relacionados sua interveno. As atividades no precisam ser seguidas de acordo com a numerao proposta no livro, exceto aquelas que dependem de uma seqncia, como voc poder observar nas atividades dos contedos de Espao e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento de Informao. H que se lembrar que as atividades que seguem so referncias para a elaborao de outras de mesma natureza, de acordo com as necessidades que voc for mapeando.

Nmeros
Nmeros naturais
As atividades propostas neste material para estudo dos nmeros naturais visam explorar a escrita numrica, como esta se apresenta no cotidiano. Dessa forma, os alunos sero convidados a produzir e interpretar nmeros que so apresentados em diversos portadores como: jornais, revistas, folhetos de supermercados, entre outros. Assim, os alunos podero colocar em jogo os conhecimentos que j possuem, faam novos questionamentos, revisem, ajustem e aprendam mais sobre este sistema de numerao. A escrita de nmeros se apresenta para os alunos como dado da realidade e, portanto a necessidade de entender como este sistema de numerao funciona, para que serve e o contexto de sua utilizao. Nesse sentido, as situaes propostas devem favorecer a reflexo sobre a posicionalidade que cada algarismo ocupa dentro da escrita dos nmeros, sem que para isso seja necessrio o uso de materiais concretos como amarradinhos de palitos para troca de bases, acreditando-se com isso que os alunos faam a transposio didtica para o sistema decimal. Os alunos sero desafiados a observar, refletir e estabelecer regularidades que os ajude a escrever e a interpretar outros nmeros naturais. Aqui destacamos as seguintes atividades: OS NMEROS E A CONTAGEM DAS POPULAES Nesta atividade, os alunos iro realizar a leitura de textos e a partir deles, iro comparar os nmeros escrevendo-os por extenso. ESCRITAS ABREVIADAS o objetivo discutir a leitura e a interpretao de nmeros arredondados, da forma como aparecem nos diferentes portadores.

226

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Nmeros racionais
Os nmeros racionais surgiram como resposta necessidade de informar com maior preciso uma determinada medida. Os egpcios j conheciam as fraes h cerca de 5 mil anos, porm a representao decimal surgiu apenas no sculo 16 com Vite, que criou uma nova maneira de representar fraes utilizando vrgula nos nmeros. A pergunta que se faz como ensinar os nmeros racionais de modo que faa sentido, sem deformar esse objeto de conhecimento. A opo, mais uma vez, foi associ-los situaes do dia-a-dia para que os alunos atribuam significado e coloquem em jogo o conhecimento intuitivo, muitas vezes do senso comum. A partir da sero propostas situaes em que os alunos possam duvidar desses conhecimentos intuitivos e que lhes permitiro construir novos conhecimentos. O que se propem que os alunos descubram que algumas regras que j construram sobre nmeros naturais no so vlidas para os nmeros racionais. Por exemplo: para os alunos uma regra no campo dos nmeros naturais poderia ser: quanto maior a quantidade de dgitos maior o nmero, o que no vale no JJ campo dos racionais, pois 3,2 maior que 3,1345. JJ para se descobrir qual o sucessor de 10, basta somar o 1, obtendo o 11, e isso tambm no vale para os racionais, pois entre 10 e 11 h infinitos nmeros. As atividades propostas so: OS NMEROS RACIONAIS NO CONTEXTO DIRIO Trata-se de uma situao em que os alunos iro observar em textos e manchetes de jornais como esses nmeros aparecem e como se pode interpret-los. DIVIDINDO FIGURAS Tem como objetivo que os alunos estabeleam a relao parte-todo e razo. USANDO A CALCULADORA PARA FAZER DESCOBERTAS Os alunos sero convidados a refletir sobre as regularidades dos nmeros racionais, verificando que as regras de organizao dos nmeros naturais no valem para os decimais, quer seja na sua forma de representao decimal ou fracionria. COMPARANDO OS NMEROS RACIONAIS Nesta atividade, os alunos faro anlise de situaes-problema que envolvem compra e venda e a partir deles tomar decises considerando as vantagens que se teria em cada situao. JOGO DAS REPRESENTAES DECIMAIS uma situao em que os alunos iro colocar em jogo os conhecimentos construdos sobre os racionais para poder compar-los.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

227

ATIVIDADE 1: OS NMEROS NA CONTAGEM DAS POPULAES


objetivo
Compreender e utilizar as regras do sistema de numerao decimal para interpretar e produzir nmeros de qualquer ordem de grandeza.

planejamento
Como organizar os alunos? Coletivamente e em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 1A.

encaminhamento
Converse com sua turma chamando a ateno sobre o fato de que os nmeros esto presentes no dia-a-dia das pessoas e nos ajudam a compreender a realidade em que vivemos. Pergunte se j ouviram falar em Censo Demogrfico e se sabem como e quando so feitos em nosso Pas. Provavelmente alguns alunos devem ter recebido em suas casas a visita do recenseador e diro que uma pessoa vem perguntar quantas pessoas moram naquela casa. Porm, talvez eles no saibam que a previso de recenseamento deve-se dar de dez em dez anos. Conte que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica) estimou a populao do Brasil em 2006 e se eles tm idia de quantas brasileiros eram nessa data. Oua as respostas e v avaliando-as com eles. Em seguida, escreva essa informao na lousa, ou seja, o nmero de brasileiros estimado em 2006 era de 186.000.000 de habitantes. Pergunte como se l esse nmero. Antecipe o assunto dos textos da Atividade 1A e oriente para que leiam em duplas, e em seguida, realizem a atividade proposta. Enquanto isso, anote todos os nmeros referentes aos dados populacionais na lousa. Quando observar, que a maioria j terminou, socialize confrontando as diferentes respostas. Solicite aos alunos que defendam as suas idias.

228

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Leiam os textos abaixo e respondam s questes solicitadas. A cidade de So Paulo, capital do Estado de So Paulo, a mais populosa cidade do Brasil e de todo Hemisfrio Sul. No censo do ano 2000, a populao do municpio era de 10.287.965 habitantes. Em 2005, a populao chegou em 10.927.985. A regio metropolitana da cidade de So Paulo composta por cidades como as do ABCD, Osasco e Guarulhos, apenas para citar algumas. A populao na regio metropolitana da cidade chegou, em 2006, a cerca de 20.237.000 habitantes, o que a torna a metrpole mais populosa do Brasil e a terceira do mundo, depois de Tquio e Cidade do Mxico. a) Escreva por extenso os nmeros que aparecem no texto relativos populao. ________________________________________________________________ b) A populao do municpio de So Paulo no ano 2000 era mais prxima de dez milhes ou de onze milhes de habitantes? ________________________________________________________________ c) A populao da regio metropolitana de So Paulo em 2006 era mais prxima de vinte milhes ou de vinte e um milhes de habitantes? ________________________________________________________________ Com essa populao, a cidade de So Paulo tem uma imensa frota de automveis particulares. So cinco milhes e oitocentos mil carros que circulam diariamente. Nos grandes feriados, parte dessa frota procura estradas para deixar a cidade. Estima-se que no ano de 2007, na Pscoa, cerca de um milho e duzentos mil carros deixariam a capital. Reescreva o texto acima, substituindo as escritas por extenso por escritas numricas. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

229

Atividade do aluno

ATIVIDADE 1A

O que mais fazer?


Ao longo do ano proponha que os alunos observem a escrita de outros nmeros

com muitos algarismos. Para isso, os textos que aparecem em jornais e revistas podem ser muito teis.
Nesse sentido, voc pode propor em algumas aulas que eles faam a seleo

desses nmeros grandes em jornais e revistas, listando-os para que em outra data seja realizado um ditado de nmeros.
Tambm os alunos podem pesquisar no laboratrio de informtica as dez cidades

mais populosas do mundo, para que, depois, na sala, organizem um painel com esses nmeros escritos em algarismos e tambm por extenso, servindo como referncia para a escrita de outros nmeros grandes.

O que importante discutir com os alunos:


importante que eles observem que os nmeros com vrias ordens so escritos com espao ou ponto para facilitar a sua leitura. Esse ponto ou espao so usados a cada grupo de 3 algarismos, a partir da direita. O quadro numrico a seguir pode ser utilizado como recurso para que os alunos identifiquem as classes e as ordens e aprendam a utilizar o espao ou ponto na escrita com algarismos.

... ... ... C

Trilhes D U C

Bilhes D U C

Milhes D 8.
8

Milhares U C 6.
0

U. Simples U C 3.
0

D 5.
0

D 2.
0

U 1.
0

15. 14. 13. 12. 11. 10. 9.


1

7.
6

4.
0

230

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 2: ESCRITAS AbREVIADAS


objetivos
Ler e interpretar nmeros, fazendo arredondamentos. Ordenar nmeros de qualquer ordem de grandeza.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 2 A.

encaminhamento
Diga aos alunos que hoje iro observar melhor como os nmeros vm escritos nas manchetes e nas notcias de jornais e revistas. Distribua alguns jornais em que aparecem informaes numricas para que os alunos possam fazer essas observaes sobre a escrita de nmeros altos. Em seguida liste na lousa as observaes feitas pelos alunos. possvel, por exemplo, que, observem que alguns nmeros vm escritos uma parte com algarismos e outra por extenso, ou outros vm escrito por extenso. Mostre alguns exemplos de manchetes recortadas de jornais ou mesmo selecione trechos de textos para que os alunos possam observar a escrita dos nmeros como os exemplos abaixo: Em JJ 2006, a populao mundial foi estimada em 6,8 bilhes de pessoas JJ Para o IBGE, em 2006, o Brasil chegou a 186 milhes de habitantes. JJ modelo Cindy Crawford tem hoje 36,6 milhes de dlares. A De JJ acordo com a ONU e a Comisso Mundial sobre a gua do sculo 21, cerca de 1 bilho e 700 milhes de pessoas sofreriam com a falta de gua no ano de 2000. O JJ Mxico possua uma populao de 104 milhes e 900 mil pessoas em 2004. Mnaco possui 1,95 km de rea territorial. JJ Explique que na expresso 36,6 milhes de dlares o termo milhes refere-se ao nmero que vem antes da vrgula, ou seja, que deve ser lido como trinta e seis vrgula seis milhes de dlares. O que corresponderia numericamente a 36.000.000. Voc pode explicar tambm que a combinao de nmeros e palavras facilita a compreenso da grandeza numrica, alm de economizar espao na diagramao do texto (diminuio dos espaos com zero).

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

231

Distribua a cpia da atividade 2A para cada dupla de alunos, verificando se compreenderam o que para fazer. Enquanto as duplas resolvem a atividade, percorra pela classe tirando dvidas, fazendo perguntas para ampliar o conhecimento numrico das duplas e ajudando-os a organizar suas respostas. Em seguida, socialize as solues encontradas.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 2A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Os nmeros abaixo estimam o nmero de habitantes da Regio Norte em 2005. Estado


Amazonas Par Acre Roraima Amap Rondnia Tocantins

Populao em 2005
3.232.330 6.970.586 669.736 391.317 594.587 1.534.594 1.305.728

1) Faa o arredondamento do nmero de habitantes do Estado do Acre, de Roraima e do Amap, depois escreva os nmeros que foram arredondados usando a palavra mil:

O nmero 143.918 est mais prximo de 143.000 do que de 144.000?

Est mais prximo de 144.000.

232

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Nmero
669.736 391.317 594.587

Arredondamento para a milhar mais prxima

Escreva com os algarismos seguidos da palavra mil

2) Faa o arredondamento do nmero de habitantes do Estado do Amazonas, do Par e do Tocantins, depois escreva os nmeros que foram arredondados usando a palavra milhes: Nmero
3.232.330 6.970.586 1.305.728

Arredondamento para o milho mais prximo

Escreva com os algarismos seguidos da palavra milhes

3) Organize esses nmeros em ordem crescente._____________________ ________________________________________________________________ 4) A notcia abaixo mostra o crescimento do comrcio on-line no Brasil entre 2001 e 2006.

Uma loja ainda pequena


O comrcio on-line no Brasil saiu de 550 milhes de reais em 2001 para 4,3 bilhes de reais neste ano um aumento de 681%. Mas ainda representa s 2% das vendas totais do varejo. Participao no varejo

2% 2,5 bilhes de reais

Vendas

Em 2005

Em 2006* 4,3 bilhes de reais

Valor mdio de cada compra Produtos mais vendidos


*Estimativa

272 reais
CDs e DVDs
Fonte: e-bit

Fonte: http://veja.abril.com.br/291106/imagens/negocios1.gif

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

233

Atividade do aluno

Atividade do aluno

Com base nos dados da notcia, responda: a) Quanto o comrcio on-line faturou em 2001? ______________________ b) Quanto o comrcio faturou em 2006? ____________________________ c) Vamos representar os faturamentos de 2005 e 2006 no quadro para entender melhor como so lidos e escritos esses nmeros: Bilhes Milhes Milhares Unidades

O que mais os alunos podem fazer?


Proponha para que cada aluno componha trs nmeros com 4, 8 e 11 algarismos

e depois pea que um dite para o outro.


Em seguida, proponham que um deles escreva o nmero ditado de forma

abreviada.
Essas atividades podem ser feitas com maior freqncia no incio do ano e me-

dida que voc observar o avano dos alunos poder diminuir essa freqncia.

O que importante:
Fazer com que os alunos explicitem as estratgias que utilizam para fazer a lei-

tura e a escrita de nmeros grandes.


O quadro posicional um recurso para que os alunos compreendam onde esto

as classes e as ordens, separem de 3 em 3 os algarismos e aprendam a utilizar o ponto ou as palavras mil, milhes e bilhes adequadamente.

234

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 3: OS NMEROS RACIONAIS NO CONTEXTO DIRIO


objetivos
Ler nmeros racionais no contexto dirio, nas representaes fracionrias e decimais.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 3A.

encaminhamento
Converse com os alunos e diga que hoje faro uma atividade de leitura de nmeros com vrgula ou na forma de frao. Distribua a cpia da atividade 3A e pea que um aluno leia o enunciado e explique a tarefa a ser realizada. Certifiquese de que todos compreenderam. Caso os alunos no saibam como fazer a leitura, voc pode propor algumas situaes em que apaream nmeros racionais, fazendo o registro para a montagem de um quadro que servir de apoio para a escrita de outros nmeros racionais. Quando perceber que a maioria das duplas terminou a tarefa, socialize as dvidas que voc foi anotando no decorrer da atividade, por exemplo: como as duplas fizeram para descobrir as solues e como se liam os nmeros.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1- Leiam os itens abaixo e escreva no caderno como se l os valores que aparecem: a) A maior parte da superfcie do planeta Terra ocupado pela gua. Em outras palavras, a gua ocupa 2 do planeta e o restante, 1 por terra.
3 3

b) O impeachment um ato previsto na Constituio da Repblica que pode

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

235

Atividade do aluno

ATIVIDADE 3A

Atividade do aluno

destituir, inclusive, o presidente da Repblica. Para autorizar a instaurao do 2 dos votos. No caso do Brasil, que tem 513 impeachment so necessrios 3 deputados, seriam necessrios 342 para se aprovar o impeachment. c) Tenho R$ 1,00 para dividir igualmente entre quatro crianas. Cada criana dever receber R$ 0,25, ou seja, do total. d) O homem mais alto do mundo o ucraniano Leonid Stadnik, que mede 2,55 metros, 19 centmetros a mais que o chins Xi Shun, que est no Livro Guinness de Recordes. 2 Complete a tabela: Valor
3,5 kg R$ 0,75 12,30 m 7/12 dos meses do ano tem 31 dias 25 dos filmes foram vendidos 100 xcara de acar R$ 3,25

Como se l

O que mais os alunos podem fazer?


Voc pode propor situaes de leitura de nmeros racionais semelhantes

a esses para que os alunos ampliem e percebam regularidades na leitura e na escrita desses nmeros.

O que importante informar aos alunos:


que na leitura de fraes (a/b) cujo denominador um nmero maior que 10

acrescenta-se o termo avos como, por exemplo, 3/47 (trs quarenta e sete avos).
que na leitura de uma frao cujo denominador (b) 10,100 ou 1000 eles

devero ler o nmero do numerador e, depois, usar as terminologias: dcimos, centsimo ou milsimos, como no exemplo: 5/10 cinco dcimos; 12/100 doze centsimos; 5 /1.000 cinco milsimos.

236

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 4: DIVIDINDO fIGURAS


objetivo
Explorar diferentes significados das fraes em situao-problema: parte-todo e razo.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 4A e uma folha de sulfite por aluno.

encaminhamento
Distribua a folha da atividade e digam para que faam a leitura do enunciado. Certifique-se de que todos entenderam a tarefa a ser realizada. Percorra a sala observando quais so as estratgias utilizadas pelas diferentes duplas e anote as que considerarem mais interessantes para serem socializadas. Quando voc perceber que os alunos j ficaram tempo suficiente para tentarem resolver todas as atividades, faa a socializao na lousa.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1. Encontre 3 maneiras diferentes de dividir retngulos em quatro partes iguais.

Se voc pintar uma das partes de cada figura, essa parte, em

relao ao todo, como pode ser representada na forma fracionria?_______________________________________ 2. Encontre maneiras diferentes para dividir igualmente um hexgono (polgono de seis lados)

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

237

Atividade do aluno

ATIVIDADE 4A

Atividade do aluno

Se voc pintar 2 das partes de cada figura, qual a frao correspon-

dente? ________________________________________________________

3. Divida os crculos abaixo em: a. Quatro partes iguais

Se voc pintar 2 das partes, como poder representar a parte

pintada?_______________________________ b. Oito oitavos

Se voc pintar 4 partes, como pode representar essas partes pinta-

das?_______________________________
O que vocs observaram em relao s partes que foram pintadas nas

duas figuras? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

O que mais fazer?


Voc pode propor atividades complementares como a 4B para que os alunos

reflitam sobre a relao parte-todo.

238

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Nas figuras abaixo, que esto quadriculadas, escreva uma representao fracionria que indique a relao entre a parte pintada e o todo. a.

b)

c)

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

239

Atividade do aluno

ATIVIDADE 4b

Atividade do aluno

2 - Agora pinte em cada figura a parte correspondente escrita representada. a. 2/6

b) 5/16

c) 25/50

240

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Pinte dois teros desta coleo de crculos.

2 - Pinte os crculos abaixo de trs cores diferentes: vermelho, verde e amarelo, de tal forma que tenha a mesma quantidade de crculos de cada cor.

Complete a afirmao abaixo utilizando-se de nmeros em forma fracionria:


Pode-se dizer que h _____ de crculos amarelos, ____ vermelhos e ____

verdes. O que quer dizer que h ____ de crculos de cada cor.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

241

Atividade do aluno

ATIVIDADE 4C

O que importante discutir com os alunos?


importante que o professor durante o desenvolvimento das atividades discuta os diferentes significados dos nmeros racionais:
relao entre um nmero e o total de partes, por exemplo, quando dividimos

uma barra de chocolate em trs partes iguais e comemos duas delas; dizemos que comemos 2/3 do chocolate;
Razo, ou seja, ndice comparativo entre duas quantidades de mesma

grandeza, como, por exemplo: 2 de cada 3 habitantes de uma cidade so imigrantes, ou, para cada 2 copos de farinha, usamos 3 ovos.
Outro significado que as fraes podem ter o de quociente (diviso de um

nmero inteiro por outro). O nmero racional pode exprimir um quociente. Para o aluno essa situao se diferencia da interpretao anterior, pois dividir um chocolate em 3 partes e comer 2 dessas partes uma situao diferente daquela em que preciso dividir 2 chocolates para 3 pessoas. No entanto, nos dois casos, o resultado representado pela mesma notao: 2/3.

ATIVIDADE 5: USANDO A CALCULADORA PARA fAzER DESCObERTAS


objetivo
Comparar nmeros racionais representados na forma decimal.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 5 A e calculadoras.

encaminhamento
Diga turma que iro fazer novas descobertas sobre os nmeros racionais. Distribua a cpia da atividade para cada aluno e uma calculadora para cada dupla. Pea que leiam o enunciado da atividade e a seguir solicite a um aluno que explique para classe qual a tarefa a ser realizada. Enquanto as duplas realizam a atividade, observe a discusso dos alunos registrando o que eles esto pensando para comparar os nmeros.

242

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

O que se espera que, ao observarem os nmeros obtidos na diviso, os alunos concluam que quando um nmero dividido por nmeros maiores que ele os resultados sero cada vez menores. Tambm preciso que os alunos possam discutir que o tamanho da escrita numrica funciona como um bom indicador da ordem de grandeza no caso dos nmeros naturais (2003 maior que 200), mas na comparao entre os decimais essa regra no vlida. Dessa forma, preciso que os alunos concluam que para comparar nmeros na representao decimal preciso primeiro comparar os nmeros que esto antes da vrgula e depois verificar o primeiro nmero aps a vrgula.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Voc ir usar a calculadora para descobrir o resultado das divises abaixo.

1:2 1:3 1:4


1:5 1:6 1:7 1:8 1:9 1 : 10 1 - Observe os resultados obtidos e responda: a) O nmero obtido na diviso de 1:3 maior ou menor que na diviso de 1:2? _______________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

243

Atividade do aluno

ATIVIDADE 5A

Atividade do aluno

b) O nmero obtido na diviso de 1:6 maior ou menor que na diviso de 1:4? _______________________________________________________________ c) O nmero obtido na diviso de 1:10 maior ou menor que na diviso de 1:7? _______________________________________________________________ 2 - O que voc percebeu nos resultados quando se aumenta o nmero a ser dividido por 1? _______________________________________________________________ 3 - Ser que isso acontece tambm em outras divises com outros nmeros naturais? Tente usar outro nmero ( diferente de 1 ), dividindo-o novamente por 2, 3, 4..., como fez na atividade anterior. _______________________________________________________________ 4 - Ento, como podemos formular um jeito de comparar os nmeros racionais na forma decimal? _______________________________________________________________

ATIVIDADE 6: COMPARANDO OS NMEROS RACIONAIS


Objetivos
Comparar e ordenar nmeros racionais de uso freqente, nas representaes fracionria e decimal.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 6A

encaminhamento
Inicie conversando com os alunos sobre as diferentes situaes em que temos de comparar dois nmeros racionais e decidir qual o maior. Proponha algumas situaes, como, por exemplo: Luciana anda 1,5 km para chegar escola e Alexandra, 1,35 km. Quem JJ caminha mais?

244

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

JJ preo de 1 kg de feijo no mercado Bom de Preo custa R$ 4,50, enquano to, no mercado Tabom o preo de 500 gramas R$ 2,50. Em qual mercado o feijo est mais barato? Distribua a cpia da atividade 6A para os alunos. Nessa atividade a inteno que os alunos faam a comparao entre diferentes nmeros racionais representados na forma fracionria e decimal.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Leia os problemas a seguir e respondam as questes propostas: 1. Em uma padaria no centro da cidade, Joana pagou R$ 18,00 por um quilo de presunto. J em uma outra padaria de bairro, Jos comprou 1,5 kg deste mesmo presunto tambm por R$ 18,00. Quem conseguiu economizar? Por qu? ________________________________________________________________

2. Andr, Flvio, Ana e Beatriz resolveram fazer uma competio de bicicleta. Combinaram que venceria aquele que percorresse maior distncia em 15 minutos. Observe na tabela abaixo o desempenho de cada um: Andr Flvio Ana Beatriz 2,250 km 2,50 km 2,450 km 2,350 km

Quem ganhou a competio ________________________________________

3. Uma pesquisa realizada numa escola concluiu que dos 64 alunos da turma dos 4o anos, 1/8 dos alunos gostam de rock, 3/8 preferem pagode e 2/8 funk. O restante no tem uma nica preferncia. Baseando-se nos resultados dessa pesquisa, responda:

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

245

Atividade do aluno

ATIVIDADE 6A

Atividade do aluno

(a) Qual o tipo de msica de maior preferncia?_______________________ ________________________________________________________________ (b) Qual a de menor preferncia?____________________________________ ________________________________________________________________ (c) Pode-se afirmar que os que no tm uma nica preferncia representam a metade dos alunos do 4o ano?_________ Por qu?_______________________ ________________________________________________________________

ATIVIDADE 7: jOGO DAS REPRESENTAES DECIMAIS


objetivo
Comparar nmeros racionais de uso freqente, nas representaes fracionria e decimal.

planejamento
Como organizar os alunos? Grupos de 4 alunos. Quais materiais so necessrios? Cartas com diferentes nmeros decimais para cada grupo.

encaminhamento
Diga que hoje iro brincar com um jogo bastante interessante em que precisaro comparar nmeros na representao decimal. Distribua a regra do jogo para os alunos e em seguida faa uma leitura compartilhada. Se necessrio, v fazendo pausas para discutir as eventuais dvidas que forem surgindo a respeito do jogo. Garanta que todos tenham entendido a regra. Percorra os grupos enquanto jogam, observando se h discordncias na comparao desses nmeros. Se for o caso, faa perguntas retomando as regras de comparao de nmeros decimais, por exemplo: Que nmero devemos olhar inicialmente? O que est antes ou depois vrgula? Se o primeiro nmero depois da vrgula for igual, qual nmero dever ser observado? etc. Registre as dvidas que considerar importante para que posteriormente voc possa problematiz-las.

246

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

ReGRa Do joGo DoS DeCimaiS


Materiais necessrios:
28 cartas

Como jogar
Embaralhar as cartas e distribuir entre os 4 jogadores. A face marcada

com os nmeros deve ficar virada para a mesa.


Simultaneamente os jogadores viram a carta mostrando os nmeros. Quem tiver a carta com valor maior leva as 4 cartas. O jogo termina quando acabarem todas as cartas. O vencedor ser aquele com maior quantidade de cartas.

1,2

1,3

1,17

2,4

2,8

2,23

4,8

4,5

4,31

7,01

7,10

7,010

9,5

9,05

9,50

11

14

14,03

14,02

14,1

11,9

11,01

11,19

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

247

Atividade do aluno

ATIVIDADE 7A

O que mais fazer?


Voc pode tambm elaborar o mesmo jogo, com nmeros racionais na

representao fracionria.

Clculos e operaes
Resoluo de problemas do campo aditivo
Os clculos e as operaes no campo aditivo pressupem um trabalho conjunto das situaes aditivas e subtrativas pela estreita conexo existente entre elas. O que vai determinar se a operao de adio ou subtrao o lugar em que se coloca a incgnita. As situaes didticas que foram selecionadas permitem aos alunos que ampliem o trabalho com os diferentes significados do campo aditivo: composio, transformao e comparao36. Algumas das atividades propostas neste material: ANALISANDO DADOS POPULACIONAIS A idia nesta atividade que os alunos possam interpretar, comparar e operar com nmeros naturais na ordem dos milhes em situaes-problema. QUAL A PERGUNTA? As situaes formuladas tm como objetivo que os alunos sejam capazes de analisar os dados de uma situao-problema, compreendendo os significados da adio e subtrao. OS NMEROS DECIMAIS FAZEM PARTE DA NOSSA VIDA Essa atividade tem por objetivo analisar, interpretar e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados da adio e subtrao abrangendo nmeros racionais escritos na forma decimal, utilizando-se de estratgias pessoais e pelo uso de tcnicas operatrias convencionais.

Resoluo de problemas do campo multiplicativo


O senso comum trata a idia da multiplicao como sendo de adio de parcelas iguais, no entanto A conexo entre multiplicao e adio est centrada no processo de clculo da multiplicao: o clculo da multiplicao pode ser feito usando-se a adio repetida porque a multiplicao distributiva em relao adio. Exemplo: 8 x 4 = (4 + 4 + 4 + 4+ 4 + 4+ 4 + 4)
36 Brasil, Secretaria Municipal de Educao: SMES/2007 Guia de Planejamento e Orientaes Didticas do Professor do 2 ano, vol.1, pp.182 a 184.

248

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Do ponto de vista conceitual, existe uma diferena significativa entre adio e multiplicao, ou seja, entre o raciocnio aditivo e o raciocnio multiplicativo. Raciocnio aditivo: o todo igual soma das partes. Se quisermos saber qual o valor do todo, somamos as partes: 3 + 4 = .... Se quisermos saber o valor de uma parte, subtramos a outra parte do todo. 7 3 = .... Se quisermos comparar duas quantidades, analisamos que parte da maior quantidade sobra se retirarmos dela uma quantia equivalente outra parte. 4 3 = 1 Raciocnio multiplicativo: Relao fixa entre duas variveis (duas grandezas ou duas quantidades). Qualquer situao multiplicativa envolve duas quantidades em relao constante entre si. Exemplo: Uma caixa de bombons contm 25 bombons, quantos bombons h em cinco caixas? Variveis: nmeros de caixas e nmeros de bombons A relao fixa: 25 bombons em cada caixa Tnia comprou 3 metros de fita. Cada metro custa R$ 1,50. Quanto pagou ao todo? Variveis: metro e reais A relao fixa: R$ 1,50 o metro37 necessrio considerar a multiplicao como um instrumento importante na resoluo de problemas de contagem, alm de oferecer oportunidade s crianas desde as sries iniciais a terem contato com a proporcionalidade. As situaes didticas foram selecionadas de modo a permitirem que os alunos ampliem o trabalho de explorao com os diferentes significados do campo multiplicativo: proporcionalidade, comparao multiplicativa ou diviso comparativa, combinatria e configurao retangular38. Algumas das atividades propostas neste volume: DESCUBRA A OPERAO QUE RESOLVE O PROBLEMA O objetivo que os alunos possam formular e resolver situaes-problema, compreendendo os diferentes significados da multiplicao e diviso envolvendo nmeros naturais. DESAFIOS PARA MULTIPLICAR A atividade prope a resoluo da multiplicao com nmeros naturais utilizando-se da decomposio dos mesmos. DESAFIOS PARA DIVIDIR O objetivo proposto que os alunos possam resolver divises com nmeros naturais, por meio de tcnicas operatrias convencionais clculo mental e calculadora e usar estratgias de verificao e controle de resultados. PORCENTAGEM EM NOSSAS VIDAS Discutir com os alunos o conceito de porcentagem para que eles possam resolver problemas que envolvem este conceito em situaes do contexto dirio.

37 Nunes, Terezinha Introduo Educao Matemtica: os nmeros e as operaes numricas, PROEM Editora Ltda. 2001 38 Brasil, Secretaria Municipal de Educao: SMES/2007 Guia de Planejamento e Orientaes Didticas do Professor do 2 ano, vol. 2, pp. 257 a 259.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

249

ESTIMANDO PARA NO ERRAR A proposta a resoluo de multiplicaes atravs de clculo mental ou por tcnica operatria convencional, buscando estratgias de verificao e controle de resultados pelo uso da estimativa e/ou, da calculadora. TRABALHANDO COM PROBABILIDADE A idia que os alunos possam compreender que muitas situaes do dia-a-dia acontecem ao acaso mas que possvel antecipar as chances de alguns fatos ocorrerem.

ATIVIDADE 8: ANALISANDO DADOS POPULACIONAIS


objetivo
Interpretar, comparar e operar com nmeros naturais na ordem dos milhes em situaes-problema.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas ou trios. Quais materiais so necessrios? Dados populacionais pesquisados pelos alunos e cpia da atividade 8A.

encaminhamento
Solicite com antecedncia que os alunos tragam informaes sobre nmero de populao das capitais brasileiras. Para isso recomenda-se que os alunos, com a ajuda do professor no laboratrio de informtica faam uma pesquisa na internet. Faa um levantamento de quantos alunos trouxeram essa pesquisa, pois ser preciso garantir que em cada agrupamento, pelo menos um aluno tenha esses dados. Pergunte aos alunos como e onde conseguiram os dados, comparando assim as diferentes fontes. Distribua a cpia da atividade informando que nela consta uma tabela tambm com os dados numricos sobre a populao, cuja fonte o IBGE. Oriente-os para que em dupla comparem os nmeros da tabela com os dados que trouxeram. Provavelmente existiro valores diferentes, pois ir depender da fonte de informao e da data em que os dados foram colhidos. Em seguida, os alunos devero analisar os dados contidos na tabela e responder as questes propostas. Observe como est sendo a discusso nos diferentes grupos incentivando-os a lerem os nmeros.

250

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Na socializao, solicite que os alunos explicitem o procedimento de comparao de nmeros, perguntando, por exemplo: Como fazem para saber qual a cidade com maior nmero populacional e o menor? Como fazem para saber o segundo e o terceiro municpio mais populoso? Contam o nmero de algarismos? E quando a quantidade de algarismos igual, como procedem? Para responder s questes C e D, ser necessrio informar quais os Estados que fazem parte da Regio Sudeste.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ Segue abaixo uma tabela com dados populacionais das maiores cidades do Brasil POPULAES RESIDENTES EM 01/07/2006 (Fonte: IBGE/2006) Cidade
Belm (PA) Belo Horizonte (MG) Braslia (DF) Campinas (SP) Curitiba (PR) Fortaleza (CE) Goinia (GO)

Populao
1.428.368 2.399.920 2.383.784 1.059.420 1.788.559 2.416.920 1.220.412

Cidade
Guarulhos (SP) Manaus (AM) Porto Alegre (RS) Recife (PE) Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) So Paulo (SP)

Populao
1.283.253 1.688.524 1.440.939 1.515.052 6.136.652 2.711.372 11.016.703

Com base nos dados acima, responda: a) Qual o municpio mais populoso do Brasil? _______________________ . E o menos populoso? _____________________________________________ b) Quais so os municpios que esto em segundo e terceiro lugar respectivamente? ___________________________________________________ c) Identifique os municpios apresentados na tabela que ficam na Regio Sudeste e calcule aproximadamente o total de suas populaes. _____________________________________________________________ d) Identifique os municpios apresentados na tabela que ficam nas outras regies e calcule aproximadamente o total de suas populaes. _____________________________________________________________ e) O que voc pode concluir comparando o total de populao dos municpios da regio sudeste e de outras regies? ______________________

________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

251

Atividade do aluno

ATIVIDADE 8 A

ATIVIDADE 9: qUAL A PERGUNTA? (1)


objetivo
Formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados da adio e subtrao envolvendo nmeros naturais.

planejamento
Como organizar os alunos? Em trios. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 9A.

encaminhamento
Converse com sua turma sobre o fato de que apenas saber fazer clculos pode no ajudar resolver alguns problemas. preciso, tambm, ler e compreender bem cada situao para resolv-la de forma adequada. Ou seja, para resolver um problema preciso ter claro o que a pergunta est solicitando para poder selecionar os dados necessrios e escolher ento a operao mais conveniente para resolv-lo. Diga, ento, que na atividade que vai propor agora devero analisar alguns enunciados de problemas, porm percebero que no h pergunta em nenhum deles e esta ser justamente a tarefa: formular as questes para que o problema seja de possvel soluo. Organize os alunos em grupos de trs e pea que leiam e respondam as questes da Atividade 9A. Esse tipo de atividade aberto e podero surgir diferentes perguntas. Mas preciso ficar claro que a pergunta deve ser compatvel com os dados do enunciado. No item 1, por exemplo, alguns grupos podero elaborar uma questo como Qual a diferena de idade do av e da av de Paulo? Outro poderia apresentar uma questo como: Qual a idade dos avs de Paulo?. Observe que nesses enunciados, em que possvel formular mais do que uma questo, poder ser resolvido com adio ou subtrao, dependendo de qual foi a pergunta elaborada. Se os seus alunos no estiverem familiarizados com esse tipo de atividade, recomenda-se que realize coletivamente uma das questes.

252

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Para cada uma das situaes abaixo voc vai formular uma pergunta que possa ser respondida por meio de uma adio ou de uma subtrao. Voc deve tambm apresentar a resposta pergunta que formular. 1) O av de Paulo nasceu em dezembro de 1934 e a sua av nasceu em dezembro de 1939. __________________________________________________ ? 2) Fui ao mercado com certa quantia em dinheiro. Gastei R$65,00 e chegando em casa vi que ainda restava R$ 18,00 na minha carteira. _______________________________________________________________ ? 3) Em um nico dia, o gerente de um restaurante que serve almoo e jantar serviu 273 refeies. Ele serviu 109 refeies no horrio do almoo. _______________________________________________________________ ? 4) O gasto de uma famlia foi de R$ 840,00 em janeiro e de R$ 950,00 em fevereiro. _______________________________________________________________ ? 5) Daniela doceira. Ontem ela fez, na parte da manh, 157 brigadeiros para uma festa de aniversrio. No final do dia, Daniela verificou que tinha feito um total de 400 brigadeiros. __________________________________________ ?

O que mais fazer?


importante propor, tambm, que os alunos formulem enunciados de problemas para serem trocados entre os grupos. Consulte sugestes de atividades no Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 2o ano Vol. 1 (pp. 192, 193, 193,194) e Vol. 2 (pp. 234 pp.243).

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

253

Atividade do aluno

ATIVIDADE 9 A

ATIVIDADE 10: qUAL A PERGUNTA? (2)


objetivos
Formular e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados da multiplicao e diviso envolvendo nmeros naturais.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 10 A.

encaminhamento
Os alunos vo receber na Atividade 10 alguns enunciados de problemas. Mas esses problemas ainda esto sem perguntas e essa ser a tarefa. Lembre que nesse tipo de atividade poder aparecer diferentes perguntas, mas essas precisam ser compatveis com os dados da proposta. Durante a socializao, chame a ateno para o fato de que as perguntas formuladas podem ser diferentes e dependendo delas, as operaes a serem utilizadas tambm iro variar. Por exemplo, no item 1, duas das perguntas possveis so: Quanto Tito pagou por cada uma das camisas? JJ JJ Quanto Tito pagaria por 6 camisas iguais a essas?

Atividade do aluno

ATIVIDADE 10 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Para cada uma das situaes abaixo voc vai formular uma pergunta que possa ser respondida por meio de uma multiplicao ou de uma diviso. Voc tambm deve apresentar a resposta pergunta que formular. 1 - Tito comprou trs camisas todas de mesmo preo e gastou R$ 105,00. _______________________________________________________________ ?

254

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

_______________________________________________________________ ?

3 - Para consumo de 15 dias o gerente de um restaurante compra 75 latas de azeite. _______________________________________________________________ ?

4 - Marta tem 8 saias e 9 blusas. _______________________________________________________________ ?

5 - A me de Beto fez para a festa de aniversrio 12 tipos de sanduches com diversos tipos de recheios e 3 tipos de pes. Ela usou apenas um tipo de recheio. ________________________________________________________________

6 - Num auditrio, as cadeiras esto organizadas em 12 fileiras e 13 colunas. _______________________________________________________________ ?

7 - Numa fbrica de doces, diariamente so empacotadas 1920 balas em embalagens que cabem duas dzias de balas. _______________________________________________________________ ?

O que importante discutir.


O objetivo que os alunos percebam a estreita relao que existe entre a diviso e a multiplicao. O que vai determinar qual dessas duas operaes vai utilizar, ser o lugar da incgnita, ou seja, do resultado que se quer encontrar.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

255

Atividade do aluno

2 - Vov que dar R$ 25,00 a cada um de seus 5 netos.

ATIVIDADE 11: DESAfIOS PARA MULTIPLICAR


objetivos
Resolver operaes de multiplicao com nmeros naturais utilizando-se da decomposio dos mesmos.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Atividade 11 A.

encaminhamento
Organize a classe em duplas e entregue a cpia da atividade 11 A aos alunos, informando que tero aproximadamente 10 minutos para descobrir como Las, uma aluna de uma turma de 4o ano resolveu a multiplicao. Percorra pela classe observando a discusso de algumas duplas e registre o que considerar importante a ser socializado. Aps o tempo estabelecido, abra a discusso solicitando que uma dupla explique a anlise que fizeram do procedimento de multiplicao da Las. Esse procedimento por decomposio importante uma vez que com o seu uso compreendero as propriedades da operao. Pergunte turma se concordam com a explicao feita pela dupla. Caso haja discordncia confronte as diferentes opinies para, se possvel, chegarem a uma concluso. Verifique se alguma dupla pensou em um procedimento semelhante a esse, por exemplo, decompondo o primeiro fator (12 em 10 + 2). Assim, podero dizer que essa conta pode ser feita tambm da seguinte forma: (13 x 10) + (13 x 2) = 130 + 26 = 156. Em outra aula, ou como lio de casa, proponha outras multiplicaes para serem realizadas utilizando-se desse procedimento.

256

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Veja como Las, uma aluna de outra classe, resolveu a multiplicao 13 x 12 sem armar a conta.

(13 x 10) + (13 x 2) = 130 + 26 = 156

Discuta com o seu colega como ela chegou resposta. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Agora, converse com a sua professora e outros colegas para chegarem a uma concluso de como Las resolve a multiplicao sem armar as contas. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Resolva no seu caderno. as operaes abaixo, usando o mesmo procedimento que Las. a) 25 x 12 b) 18 x 21 c) 46 x 15 d) 38 x 16

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

257

Atividade do aluno

ATIVIDADE 11 A

ATIVIDADE 12: ESTIMANDO PARA NO ERRAR


objetivo
Resolver multiplicaes por meio de clculo mental ou por tcnica operatria convencional, buscando estratgias de verificao e controle de resultados pelo uso da estimativa e/ou da calculadora.

planejamento
Como organizar a classe? Coletivamente e depois individualmente. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 12 A e calculadoras

encaminhamento
Converse com a turma que para que se evitem erros ao realizar as operaes algumas atitudes precisam ser tomadas antes de realiz-las. Diga que no dia-a-dia s vezes precisamos saber o resultado exato de uma conta, mas outras vezes basta um resultado aproximado, ou seja, realizamos o que se chama de estimativa. Coloque a seguinte situao-problema para os alunos: A me de Pedrinho precisa comprar balas para o aniversrio dele. Sabendo que viro 15 crianas e cada uma ganhar 12, qual a quantidade aproximada de balas que ela precisar comprar? Como nesse caso no precisa ser um resultado exato, solicite aos alunos que pensem como fazer para chegar ao resultado aproximado. Se nenhum aluno conseguir explicitar um procedimento, relembre a discusso realizada na atividade 11 A. Em seguida, proponha a realizao da atividade 12 A individualmente, mas que podem trocar idias com um colega, se precisar. Ao abrir a discusso, solicite que um aluno socialize com a turma como pensou para se chegar ao resultado. Pergunte se algum resolveu de um outro jeito. Compare os diferentes procedimentos discutindo aquele mais econmico.

258

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Sem armar as contas, circule o resultado aproximado de cada operao. Em seguida utilize a calculadora para conferir os resultados. Operao
23 x 21 12 x 80 35 x 25 12 x 135

Resultado aproximado
43 960 455 250 480 800 875 1600 630 96 65 1000

2. Dos quatro resultados indicados para cada multiplicao, circule aquele que deve ser o exato, de acordo com sua estimativa. Depois, confira sua resposta com a calculadora. Qual o resultado exato?
21 x 100 22 x 80 12 x 12 45 x 20 25 x 40 210 1760 124 90 100 2000 1660 144 100 500 2100 176 164 800 1000 2200 166 184 900 1500

O que mais fazer?


Oriente os alunos que sempre que forem propostas problemas e contas de multiplicao, faam antes uma estimativa para que assim evite cometer erros.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

259

Atividade do aluno

ATIVIDADE 12 A

ATIVIDADE 13: DESAfIOS PARA DIVIDIR


objetivo
Resolver divises com nmeros naturais, por meio de tcnicas operatrias convencionais e clculo mental, usando estratgias de verificao e controle de resultados pelo uso do clculo mental ou da calculadora.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 13 A.

encaminhamento
Coloque na lousa, em forma de chaves, a diviso de 17 por 3 e efetue a diviso. Pergunte se sabem os nomes dos elementos de uma diviso. Caso nenhum aluno saiba, informe que o 3 chamado de divisor, o 17 o dividendo, o 5 quociente e o 2 que o resto. Diga que saber o nome desses elementos ajudar na comunicao de dados sobre uma diviso. Faa um cartaz com essas informaes e deixe exposto na sala para que os alunos possam consult-las sempre que precisar. Organize os alunos em duplas e pea para que respondam o item 1 da atividade. Observe que podero existir diferentes estratgias corretas, pois ao dividirmos 3.795 por trs, poderamos dividir 1.000, 1.000 e 1.000, sobrando 795 para continuar ser dividido. J, se escolhssemos 1.200, 1.200 e 1.200, sobraria 195 para continuar sendo dividido. Convide uma dupla para explicar o que entenderam da maneira como Leonardo resolveu a diviso. Se considerar que essa explicao no est suficiente, verifique se h outras duplas que possam refutar ou ampliar a concluso daquela dupla. Quando chegarem a um acordo, utilizem as informaes discutidas para ajudar a entender o procedimento utilizado por Antnio, no item 2.

260

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1. Observe o registro de Leonardo que precisa distribuir 3.795 cestas bsicas para trs instituies. Discuta com um colega como ele fez para saber quantas cestas cada instituio receber. 1000 3795 1000 1000 795 200 200 200 195 60 60 60 15 5 5 5

Cada instituio receber 1265 cestas. Escreva abaixo como Leonardo resolveu essa diviso: ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2 - Agora, observe outra forma de dividir utilizado por Antnio, um colega de Leonardo. 3. 7 9 5 3. 0 0 0 795 600 195 90 105 90 15 15 0 3 1. 0 0 0 200 30 30 5 1. 2 6 5

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

261

Atividade do aluno

ATIVIDADE 13 A

Atividade do aluno

H alguma semelhana com a maneira que Leonardo dividiu?___________ Por qu? _________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2. Resolva as divises abaixo usando o mesmo procedimento de Antnio. a) 114 : 2 b) 414 : 3 c) 256 : 4

d) 546 : 5

e) 347 : 6

f) 964 : 7

262

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 14: AS REPRESENTAES DECIMAIS NO COTIDIANO


objetivos
Analisar, interpretar e resolver situaes-problema, compreendendo diferentes significados da adio e subtrao envolvendo nmeros racionais escritos na forma decimal, utilizando-se de estratgias pessoais e pelo uso de tcnicas operatrias convencionais.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente com a classe toda e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 14A.

encaminhamento
Retome com a turma as situaes em que aparecem os nmeros decimais no nosso dia-a-dia. Provavelmente diro que esse tipo de representao numrica est presente nos valores monetrios. Lembre-os que alm dessa situao, fazse o uso dos decimais para registrar peso, altura, distncia, a temperatura. Diga que dessa vez o desafio ser resolver problemas em que devero operar com esses nmeros. Em seguida, distribua a folha de atividade 14A para cada aluno e oriente-os para que leiam o enunciado e resolvam apenas o primeiro problema. Aguarde alguns minutos at perceber que a maioria j terminou. Enquanto isso observe como cada aluno est resolvendo as operaes registrando as diferentes maneiras e as diferentes respostas. Com base no que observou durante a realizao individual do problema, convide alunos que utilizaram diferentes procedimentos na realizao da operao. Pea que cada aluno justifique tanto a maneira como realizou a operao como o resultado a que chegou. O objetivo que voc discuta com os alunos e valide os diferentes procedimentos de clculo utilizados por diferentes alunos, mostrando que no h apenas um correto. Se um dos alunos utilizou o algoritmo convencional, diga para que explique aos colegas como fez. Se perceber que est cometendo equvocos, faa os ajustes necessrios. Diga que agora resolvero o problema 2 e 3 usando o algoritmo convencional.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

263

Atividade do aluno

ATIVIDADE 14 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Se voc precisasse comprar 6 bilhetes de metr que custa cada um R$2,30, quanto gastaria?_____________________________. Registre abaixo como realizou o clculo para chegar ao resultado.

Verifique com seus colegas o resultado. H diferenas nas respostas? Se houver, registre abaixo. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2 - Pedro e Antnio participaram de uma competio de Atletismo. A modalidade que escolheram foi corrida de 100 metros rasos. O campeo ser o que apresentar o menor tempo em qualquer uma das provas. Os tempos registrados foram: Pedro 1a Prova 2 Prova
a

Antonio 11,42 segundos 9,76 segundos 11.38 segundos

10,08 segundos 9,87 segundos 12,03 segundos

3a Prova

Quem ganhou a competio?__________________ Qual a diferena, em segundos, entre os competidores em cada prova?____________________________

264

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

O que importante discutir.


Ao socializar os clculos utilizando o algoritmo convencional, preciso que os alunos percebam que os nmeros de cada ordem estejam alinhados, como segue o exemplo abaixo. Como efetuamos a seguinte operao 13,78 9, 45?

DEZENA SIMPLES 1 _ TOTAL

UNIDADE SIMPLES 3 9 4

DCIMOS

CENTSIMOS 8 5 3

, , ,

7 4 3

preciso que observem que os algarismos que ocupam ordem de mesmo nome esto alinhados. Centsimos abaixo de centsimos, dcimos abaixo de dcimos e assim por diante. Desse modo, a vrgula fica abaixo da vrgula.

O que mais fazer?


importante que voc proponha com certa freqncia outras situaesproblema em que os alunos precisem operar com nmeros na representao decimal. Seguem exemplos de algumas atividades em que apenas exercitaro as operaes.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

265

Atividade do aluno

Registre abaixo a conta que fez.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 14 b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1. Uma costureira utiliza elstico para confeccionar cales esportivos. Em cada calo ela precisa de 0,89 m. Ela recebeu uma encomenda de 11 cales. Ela mediu o elstico que tem em sua oficina e verificou que h 3,36 m. O elstico que ela possui suficiente para confeccionar os 11 cales? Justifique.

2. Luciana gastou numa papelaria R$ 3,55 depois fez algumas compras no varejo de verduras. Ela levou R$ 10,00 para os gastos e retornou com R$ 2,27. Quanto ela gastou no varejo de verduras?

3. O esquema a seguir mostra a distncia, em quilmetros, entre quatro cidades: A, B, C e D.


A
1,63 km 4,76 km

B
6,79 km

D
10,80 km

Analisando as informaes do esquema, responda: f) Qual a distncia da cidade A at C, passando por B?

g) Qual a distncia da cidade D at B passando por A? h) Qual a diferena, em quilmetros, entre as distncias de A at D e B at C? i) Qual diferena, em quilmetros, entre as distncias de A at C e D at B? b) 126,59 87,66 c) 29 14,38

4. D o resultado das seguintes operaes: a) 34,78 + 22, 43

266

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

a) 37,87

b) 38

c) 38,87

d) 39,87

6. Qual nmero est faltando para tornar a operao verdadeira, nas alternativas abaixo: 45,33 + ____________________ = 137 238 _____________________ = 109,21 __________ + 27 = 227,89 = 47, 17

__________ 38, 2

ATIVIDADE 15: CALCULANDO PORCENTAGEM


objetivo
Resolver problemas que envolvem o uso da porcentagem no contexto dirio.

planejamento
Como organizar os alunos? Coletivamente. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 15 A.

encaminhamento
Distribua inicialmente a cpia da atividade 15 A para cada aluno. Pea que leiam cada manchete prestando ateno nos nmeros que aparecem junto a um smbolo. Pergunte se conhecem o smbolo de % . Certamente alguns alunos tero essa informao e ento confirme que se chama porcentagem. Converse com sua turma sobre o fato de que lidar com porcentagens muito importante para resolver problemas no dia-a-dia. Pergunte em que situaes j viram esse smbolo confirmando que comum aparecer nos folhetos de propagandas de vendas de produtos por lojas. Tambm usado ao se calcular reajuste salarial, ndices de porcentagens de aumento de empregos ou taxas de desempregos no estado ou pas, aumento da produo interna bruta, o PIB etc. Se possvel, leve jornais e prospectos que apresentem essas informaes e disponibilize-as aos alunos para eles observarem. Levante com a classe o que sabem sobre o significado de porcentagem e pea que registrem na folha de atividade. Nesse momento, no ser necessrio que se formalize uma definio, pois a prxima atividade trar maiores esclarecimentos.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

267

Atividade do aluno

5. O resultado de 76 37,13 :

Atividade do aluno

ATIVIDADE 15 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Leia as manchetes e os cartazes abaixo. Nmero de celulares cresce 21% em 2007 e ultrapassa 120 milhes 09/08/2007 Em julho, IBGE estima crescimento de 14% na safra de gros

O PBLICO MDIO DO CAMPEONATO NACIONAL SE REDUZIU EM MAIS DE 20% ENTRE OS ANOS DE 1980 E 1990.

Compre Eletrodomsticos com at 15% de desconto

Pelo menos 40% dos brasileiros adultos tinham peso acima do ideal e 10% eram obesos. Veja que h nmeros que esto acompanhados com o smbolo %. Voc sabe qual o nome e o que ele significa? Discuta com a sua turma e registre abaixo as concluses. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

O que mais fazer?


Distribua cpia da atividade abaixo e faa uma leitura compartilhada

garantindo que todos possam se aproximar da explicao apresentada no texto.

268

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

entenDenDo meLhoR a PoRCentaGem


Como vocs j discutiram, a porcentagem est presente nas mais variadas situaes do cotidiano, como em resultados de pesquisas, na compra e venda quando se calcula descontos, juro de prestaes de servios, de impostos... Saber interpretar as informaes expressas em porcentagem muito importante para a tomada de decises, como no caso de qual a melhor forma de pagar uma mercadoria, entre outras coisas. Tambm j sabem que o smbolo % significa porcentagem. Mas o que significa porcentagem? Indica uma parte em relao a 100. Entenda melhor observando a malha quadriculada abaixo.

Veja essa folha que tem 10 x 10 de quadradinhos. Voc j deve ter calculado que so 100 quadradinhos. Imagine que eles representam 100 pessoas, entre crianas e adultos, que residem em uma rua. A parte pintada representa nmero de crianas.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

269

Atividade do aluno

ATIVIDADE 15 b

Atividade do aluno

Dos 100 moradores da rua, quantas crianas h?

________________________________________________________________
Podemos dizer que de 100 moradores, 30 so crianas. o mesmo que

escrevermos 30/100 trinta centsimo dos moradores dessa rua so crianas. Ou ainda, que elas so 30% nessa rua. Com base nessas informaes, observe as seguintes malhas quadriculadas e represente a parte pintada na forma fracionria e em porcentagem. a) _______ = ______%

b) ______ = ______%

270

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

O anncio da loja Real divulgava a seguinte oferta:

Aproveite a oferta das Lojas Real Todas as mercadorias com 25% de desconto!

a) Discuta com o seu grupo o que significa um desconto de 25%. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ b) Conforme foi discutido na aula anterior, porcentagem significa uma parte em relao a 100. Ento no caso das Lojas Real, o desconto de 25 reais a cada 100 reais.
Quanto se pagar por uma mercadoria que custa R$ 100,00?

________________________________________________________________
Mas, o que acontece se o preo de um ferro eltrico for R$ 60,00. Quanto ser o desconto de 25%?

Vamos descobrir!

Quando dizemos que 50% dos alunos da classe gostam de futebol, sig-

nifica que a metade da classe prefere esse esporte. Por exemplo, se a sua turma fosse composta de 40 alunos e se 50% gostam de futebol, quantos alunos seriam? ____________ O que voc fez para descobrir? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

271

Atividade do aluno

ATIVIDADE 15 C

Atividade do aluno

Para calcular 50% de certo nmero, preciso dividi-lo por 2, ento, se o

ferro eltrico custa 60 reais, quanto seria 50% desse valor?___ ___
Agora para achar os 25% ficou mais fcil, porque 25 + 25 = 50 o que

quer dizer que 25 a metade de 50. Calcule agora o desconto de 25% dos R$ 60,00. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

O que importante discutir nessa atividade.


O objetivo que os alunos, para chegarem ao clculo de 25%, estabeleam a relao com a porcentagem conhecida 50% pois certamente muitos alunos tm a informao que esta corresponde a metade. Portanto, para se encontrar 25% ser preciso dividir um dado valor por 4.

ATIVIDADE 16: TRAbALhANDO COM PRObAbILIDADE


objetivo
Explorar a idia de probabilidade em situaes-problema simples.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente em duplas ou trios e, depois, coletivamente. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 16 A para cada dupla, dados e moedas para cada grupo.

encaminhamento
Converse com os alunos sobre o fato de que os acontecimentos ocorrem no nosso dia-a-dia quase sempre ao acaso, mas muitas vezes podemos tentar prever alguns deles. Um exemplo, a previso do tempo. Chame a ateno que as informaes so previses e que as chances de ocorrer sucesso maior do que o fracasso, mas que a segunda possvel acontecer. Para que os alunos possam levantar hipteses sobre o acaso, diga-lhes que iro testar algumas probabilidades que esto propostas na folha de atividades, que ser entregue.

272

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Voc pode organizar a classe em duplas ou trios, mas a discusso ser coletiva. No item 1. os alunos devero verificar que existe 1 em 6 possibilidades, ou seja, 1/6. No item 2, pela probabilidade dever sair 3 vezes se o dado for lanado 18 vezes, mas esclarea que poder tambm sair um pouco mais ou menos, pois uma probabilidade e no uma certeza.

ATIVIDADE 16A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Hoje vocs vo tentar adivinhar qual a chance de sair o nmero 6 no lanamento de um dado. Discuta com o seu grupo e registre a concluso nas linhas abaixo. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 2 - Se um dado for lanado por 18 vezes quantas vezes, provavelmente, sair o nmero 5? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3 - Experimente agora lanar o dado 18 vezes. Anote na tabela abaixo quantas vezes cada face saiu, e confronte com a resposta que vocs deram no item 2.
Faces do dado

Quantas vezes saiu cada nmero?

O que vocs observaram? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

273

Atividade do aluno

O que mais fazer?


Voc pode propor aos alunos que faam a mesma tentativa com as moedas, perguntando qual a chance de sair Cara jogando-se a moeda 10 vezes. Tambm segue outra sugesto abaixo.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 16b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Em um parque de diverso, existe uma barraca com duas roletas. Joo resolveu tentar sua sorte. Veja as roletas:
Roleta 1 6 1 5 5 2 4 4 3 3 2 2 6 Roleta 2 1 1

Responda s questes abaixo: a) Se o Joo precisa tirar o nmero 4, qual a roleta que ele dever escolher? Por qu? b) E se precisa tirar o nmero 1, qual a roleta que ele deve escolher? Por qu? c) Se ele girar a roleta A, qual a chance de sair o nmero 2? E na roleta B?

274

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

espao e forma
A presena desse contedo neste volume se justifica pela necessidade de desenvolver nos alunos habilidades de visualizar, interpretar e construir representaes do espao e da forma. O mundo est impregnado de formas, tanto nos elementos da natureza quanto nos objetos criados pelos homens e, dessa maneira, vasto o conhecimento que os alunos trazem para a escola relacionada ao mundo das formas. Os alunos devem continuar ampliando seu conhecimento em relao s formas, mas tambm sobre a localizao desses objetos e pessoas no espao. O nosso desafio, portanto, fazer com que os alunos avancem nesse conhecimento do espao perceptivo para o conhecimento do espao representativo, para melhor entender e interagir com o meio em que vive. As situaes didticas planejadas neste material prevem um avano na capacidade dos alunos estabelecerem pontos de referncias para se localizarem no espao e saber dar informaes mais precisas para outras pessoas chegarem ao destino desejado. So conhecimentos que ajudam a desenvolver a capacidade de orientao e a ampliar as relaes entre objetos. O mesmo se d em relao ao conhecimento do mundo das formas, medida que os alunos vo interagindo com elas por meio de da observao e da experimentao, comeam a diferenciar suas caractersticas e a perceber suas propriedades e, assim, podem conceituar outras categorias de formas. As atividades propostas so: a) Em relao a localizao e ao deslocamento: TRAANDO A ROTA uma atividade com o propsito que os alunos observem a importncia de identificar pontos de referncia para se chegar a um determinado lugar quando no se conhece o trajeto. ORIENTE-SE uma situao que traz a discusso sobre os pontos cardeais como referncia. b) Em relao s formas: FORMAS GEOMTRICAS QUE NOS RODEIAM e CONHECENDO OS POLIEDROS Foram organizadas para que os alunos possam perceber as semelhanas e diferenas entre os slidos geomtricos. CONTANDO FACES, ARESTAS E VRTICES uma atividade que visa a identificao das relaes entre o nmero de faces, vrtices e arestas de um poliedro. PLANIFICAES DE OBJETOS GEOMTRICOS Essa atividade visa explorar a planificao de alguns poliedros e corpos redondos, estabelecendo as diferenas entre estes entes geomtricos. NGULOS E LADOS DOS POLGONOS O objetivo que os alunos possam perceber as semelhanas e diferenas entre polgonos considerando seu nmero de lados e ngulos. POLGONOS, VRTICES, NGULOS Nessa atividade os alunos se aproximaro das noes de ngulos, identificando-os nos polgonos.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

275

COMPOSIO E DECOMPOSIO - A idia aqui explorar a formao de figuras planas a partir da composio e decomposio de outras figuras planas e de diferentes tipos de malhas. AUMENTANDO E DIMINUINDO FIGURAS - A proposta dessa atividade que os alunos possam ampliar ou diminuir figuras, a partir de diferentes tipos de malhas.

ATIVIDADE 17: TRAANDO A ROTA


objetivo
Descrever, interpretar e representar a localizao ou o deslocamento de uma pessoa ou um objeto.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios: Atividade 17A.

encaminhamento
Organize uma roda de conversa perguntando aos alunos: em que rua mora e em que bairro est localizado, como chega escola andando ou utilizando de alguma conduo. Pergunte aos alunos quantas quadras aproximadamente andam de casa para a escola. Convide pelo menos dois alunos para explicarem o trajeto que realiza diariamente e, para isso, sugira que faa desenhos na lousa para ajudar nessa tarefa. Deixe que cada aluno explique o seu caminho sem nenhuma interferncia sua, mas no decorrer da exposio, anote pontos que merecem ser discutidos posteriormente para que os alunos possam conhecer melhor as noes de localizao e deslocamento e, assim, utilizar cada vez melhor a linguagem apropriada para isso. Em seguida, distribua cpia da atividade para os alunos solicitando que leiam o enunciado da tarefa a ser realizada. Na socializao, solicite que um aluno dite o trajeto de onde est Jlia at o cinema e registre na lousa o texto. Questione a classe se est clara essa orientao, se a linguagem est adequada. importante que os alunos vo se apropriando das noes do que so ruas paralelas, perpendiculares, cruzamentos pois o uso desse vocabulrio ajudar os alunos a observarem os principais pontos de referncia quando for orientar ou receber orientaes sobre um determinado trajeto.

276

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Jlia marcou com a sua turma de ir ao cinema. Como ela nova na cidade, chegou na esquina da Rua So Paulo com a Rua Pedro lvares Cabral e no sabia como fazer para chegar ao cinema. Ela ligou para a sua amiga Snia, que lhe falou que a rua do cinema paralela _________________________________. De onde est, andar _______. quadras at chegar a Rua_________________. Essa rua perpendicular rua do cinema que fica na rua___________________ ____________________________________________________________________ . Que outro caminho voc indicaria para Jlia chegar ao cinema? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Rua So Paulo Av. Brasil Rua Maranho

Rua Pedro lvares Cabral

Rua Tiradentes
Cine Estrela

Rua D. Pedro I

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

277

Atividade do aluno

ATIVIDADE 17 A

ATIVIDADE 18: ORIENTE-SE !


objetivo
Reconhecer que os pontos cardeais so referncias muito usadas por algumas pessoas para orientar-se em um determinado espao.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente em grupos de quatro alunos, e depois, coletivamente. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 18 A, plantas ou mapas que contenha uma rosa-dos-ventos.

encaminhamento
Distribua para cada grupo plantas ou mapas (atlas geogrfico) e chame ateno para a figura da rosa-dos-ventos. Pergunte se sabem o que ela representa e o porqu dessa imagem estar presente em todos os mapas. Anote na lousa o que os alunos falarem. Em seguida distribua cpias da atividade 18A para cada aluno e faa uma leitura compartilhada sobre a Rosa-dos-ventos. Informe para que no faa ainda o item 2 da atividade. Confronte as informaes contidas no texto com as anotaes feitas na lousa e questione o que confirma, modifica ou amplia. Convide um aluno para mostrar para classe os pontos cardeais tendo a rosados-ventos como referncia. Agora, oriente que prossiga fazendo o item 2 da atividade em duplas para em seguida fazer a socializao e confronte as diferentes respostas.

278

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ 1 - Observe a imagem abaixo. Em que lugares voc j viu essa figura? Sabe para que ela serve?
N

NW W SW

NE E SE

N Norte E Leste S Sul W Oeste

NE Nordeste SE Sudeste SW Sudoeste NW Noroeste

RoSa DoS ventoS


Essa figura representa a rosa dos ventos e muito utilizada para orientar navegao de avies, navios, caminhadas em matas, trilhas etc. Ela representa os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e os pontos colaterais (Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste). Observe que a rosa-dos-ventos sempre est presente nos mapas para indicar o Norte e o sentido oposto Sul indicando ainda a direo Leste-Oeste (respectivamente o nascer e o pr-do-sol). O conhecimento sobre os pontos cardeais importante tambm para um engenheiro, quando projeta uma casa, um prdio ou uma indstria. Ele tem que saber os movimentos que o Sol realiza durante o dia e durante o ano para planejar corretamente a posio das portas e janelas e para isso necessrio orientar-se atravs dos pontos cardeais. Numa indstria, janelas bem posicionadas podem economizar energia com iluminao.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

279

Atividade do aluno

ATIVIDADE 18 A

Atividade do aluno

2 - Agora, observe o mapa do municpio de So Paulo (que est em destaque) e a rosa-dos-ventos apresentada abaixo e responda:

Francisco Morato Franco da Rocha Cajamar Pirapora do Bom Jesus Santana do Parnaba Barueri Itapevi Jandira Caieiras

Santa Isabel Mairipor

Aruj Guarulhos Itaquaquecetuba Guararema

Osasco

Po

Carapicuba Taboo da Serra

So Paulo
S. Caetano do Sul Mau Diadema Santo Andr

Ferraz de Vasconcelos Suzano

Mogi das Cruzes Salespolis Biritiba-Mirim

Vargem Grande Paulista Cotia

Embu

Itapecerica da Serra So Bernardo do Campo

Ribeiro Pires Rio Grande da Serra Bertioga

Embu-Guau So Loureno da Serra

Cubato Santos So Vicente Itanham Guaruj Oceano Atlntico

Juquitiba

N NO O SO S SE NE L

a) Encontre duas cidades que fazem fronteiras com: O lado Leste da cidade de So Paulo? ________________________________________________________________ O lado Nordeste da cidade de So Paulo? ________________________________________________________________

O lado Norte da cidade de So Paulo? ________________________________________________________________

b) Uma pessoa mora em Itapecerica da Serra. correto afirmar que ela mora sudeste do municpio de So Paulo? ______________________________ ________________________________________________________________

280

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 19: AS fORMAS GEOMTRICAS AO NOSSO REDOR


objetivo
Reconhecer semelhanas e diferenas entre poliedros (prismas, pirmides e outros).

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Moldes de formas geomtricas, cartolina, lpis, rgua, borracha.

encaminhamento
Diga que na aula de hoje iro aprender mais sobre as formas dos objetos, pois se trata de conhecimento importante uma vez que o mundo a nossa volta est repleto de mais variadas formas: alguns objetos so arredondados, outros no; h ainda os que tm formatos retangulares, outros triangulares; alguns tm bicos ou pontas, outros so mais retos. Pergunte aos alunos que formas tm as embalagens que so utilizadas em suas casas. A finalidade dessa conversa inicial a de verificar se eles j possuem algum conhecimento sobre os slidos geomtricos. Diga que construiro algumas formas geomtricas que sero teis para os estudos que faro nas aulas seguintes. Distribua os diferentes moldes e as folhas de cartolina para cada grupo construrem as formas. Recomende que construam as formas com bastante capricho, para isso, orienteos para que recorte os contornos com bastante cuidado e que dobrem bem os vincos. Passe pelos grupos e medida que montam as caixas faa perguntas no sentido de que estabeleam relao de cada forma com objetos do mundo real.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

281

Atividade do aluno

moLDeS

282

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 20: CONhECENDO OS POLIEDROS


objetivo
Reconhecer semelhanas e diferenas entre poliedros (prismas, pirmides e outros).

planejamento
Como organizar os alunos? Coletivamente e em duplas. Quais materiais so necessrios: As formas construdas na atividade anterior e cpia da atividade 20 A.

encaminhamento
Diga turma que na aula de hoje vo observar melhor e descobrir caractersticas dos corpos geomtricos que construram na aula anterior. Pergunte se eles sabem os nomes de cada uma delas. Se no souberem, voc pode informar. Questione os alunos o que esses corpos geomtricos tm em comum. O que se espera que digam que todas tm cantos e pontas. Ento, informe que hoje iro estudar os corpos que no so arredondadas. Solicite que observe o cubo e conte quantos lados ele tem. Depois informe que em geometria no se diz lado e sim, face. Assim, o correto dizer que o cubo tem 6 faces. Distribua cpia da atividade 20A para os alunos lendo o item 1 em voz alta e solicitando aos alunos que registrem nas linhas a concluso do grupo. Tambm leia o item 2 e d nfase a essa informao. O item 3 poder ser realizado coletivamente, porm garantindo que todos participem. Para isso, interessante convidar aqueles alunos que se mostram mais tmidos. No item 4, organize as duplas. Os alunos possivelmente podero confundir-se ao observar as figuras, pois elas representam os slidos. Talvez no percebam que a vista frontal e que h faces laterais e base nos prismas. Circule pela sala e converse com eles para verificar se est ocorrendo tal fato. Se sim, recorra a um dos poliedros construdos e pergunte se conseguem visualizar a(s) face(s) que est (o) de frente para voc, professora. Provavelmente iro dizer que no conseguem ver, mas sabem que existe tal face. O que se espera no item 5 que os alunos observem que um grupo formado com corpos que tem pontas e o outro, os que no tm pontas. Informe ento que o grupo dos que tm pontas denomina-se pirmides enquanto que no outro grupo esto os prismas.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

283

Atividade do aluno

ATIVIDADE 20 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Hoje voc vai observar as caractersticas das formas geomtricas que construiu na aula anterior. O que elas tm em comum? Discuta com a sua turma e registre abaixo. ________________________________________________________________ 2 - Essas formas so chamadas de Poliedros. Em grego, poli significa muitos e edro, face, o que podemos concluir ento que poliedro significa muitas faces. 3 - Observe cada poliedro que voc montou e conte as faces de cada um. Corpos Geomtricos Nmero de faces

284

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

5 - Com o seu colega da dupla, separe as figuras acima em dois grupos discutindo o que cada grupo tem em comum. Escreva abaixo de cada figura A ou B, conforme a concluso a que voc e seu colega chegaram. Qual a caracterstica das formas do: Grupo A? ________________________________________________________ Grupo B? ________________________________________________________ 6 - Aps a discusso com a classe toda, qual foi a concluso? Grupo A? ________________________________________________________ Grupo B? ________________________________________________________

ATIVIDADE 21: CONTANDO fACES, ARESTAS E VRTICES


objetivo
Identificar relaes entre o nmero de faces, vrtices e arestas de um poliedro.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios: as formas geomtricas construdas na atividade 19 cpias da atividade 21 A.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

285

Atividade do aluno

4 - Abaixo esto as representaes de outros poliedros. Voc consegue perceber todas as faces de cada poliedro desenhado?_____________________

encaminhamento
Inicie a aula, retomando as caractersticas das formas geomtricas construdas na atividade 19, ou seja, que elas tm cantos, quinas e pontas. Comente que esses nomes so de uso comum, mas em geometria as pontas so chamadas vrtices e os cantos so denominados arestas. Solicitem que os alunos observem as formas e identifiquem os vrtices em cada uma delas. Diga que as atividades a seguir os ajudaro a observar melhor os vrtices e as arestas. Distribua, ento, cpia da atividade 21A, fazendo a leitura compartilhada do enunciado. No item 2, os alunos preenchero a tabela com a quantidade de vrtices e arestas de cada poliedro: JJ Poliedro 1- Pirmide de base triangular; JJ Poliedro 2 Prisma de base triangular; JJ Poliedro 3 Paraleleppedo (caso especial de prisma); JJ Poliedro 4 Prisma de base pentagonal; JJ Poliedro 5 - Cubo ( caso especial de prisma). No item 3, o que se espera que os alunos descubram que somando-se o nmero de faces com o nmero de vrtices e subtraindo-se o nmero de arestas dos slidos, o resultado ser sempre 2. Com base dessa descoberta, desafie-os a descobrir o nmero de faces dos poliedros 4 e 5. Caso no consigam descobrir, deixe esse desafio para uma prxima aula.

286

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Vamos descobrir as caractersticas dos poliedros que foram construdos: 1) Pegue o slido nmero 1. Faa uma marca (x) em cada uma de suas faces. Voc consegue ligar duas dessas marcas com um trao de lpis, sem passar por cima de uma dobra? ___________________________________________ Veja a figura abaixo:

X X X

Essas dobras so como fronteiras entre duas faces. Pois bem, essas fronteiras recebem o nome de arestas. Uma aresta pertence sempre a duas faces. E o que voc observa no encontro das arestas?__________________________________

2) Agora, observe os 5 poliedros e preencha a tabela abaixo. Pea ajuda da professora para saber os nomes de cada um. POLIEDRO NMERO DE ARESTAS NMERO DE VRTICES

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

287

Atividade do aluno

ATIVIDADE 21 A

Atividade do aluno

Descubra um segredo sobre os poliedros:


3 - Nos poliedros 1, 2 e 3, alm das arestas e dos vrtices, conte tambm as faces, preenchendo a tabela abaixo. POLIEDRO
12-

NMERO DE ARESTAS

NMERO DE VRTICES

NMERO DE FACES

3-

4 - Em cada um deles, some o nmero de vrtices com o nmero de faces. Do resultado obtido, retire o nmero de arestas. O que voc observou? ________________________________________________________________ 5 - Como essa descoberta pode ajudar a descobrir o nmero de faces dos poliedros 4 e 5? ________________________________________________________________

ATIVIDADE 22: PLANIfICAES DE SLIDOS GEOMTRICOS


objetivo
Explorar planificaes de alguns poliedros e corpos redondos.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Embalagem de um creme dental (uma caixa na forma de paraleleppedo), cola, tesoura e cpia da atividade 22 A.

encaminhamento
Pergunte qual a diferena entre os moldes e as formas que montaram. interessante que anote as falas dos alunos.

288

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Os moldes so as planificaes dos slidos geomtricos e so compostas de figuras planas. Pergunte quais figuras planas compe cada uma das formas montadas. Se no souberem nomear os polgonos no ser motivo de preocupao neste momento, pois nas atividades seguintes os alunos podero, aos poucos, se apropriar desse vocabulrio. Faa com os alunos a planificao de uma caixa de creme dental ou de uma caixa maior na forma de um paraleleppedo abrindo-a. Represente essa planificao no papel com auxlio de um lpis para contornar a caixa aberta. Pea que observe quais figuras compe a planificao dessa caixa (no caso, polgonos de 4 lados).

Em seguida, distribua a Atividade 22A para cada aluno e pea para lerem e resolv-la em duplas. Na socializao procure sistematizar o que so corpos redondos e no redondos.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

289

Atividade do aluno

ATIVIDADE 22A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Recorte e monte os slidos e responda as questes:

1) Os slidos que voc montou tm partes arredondadas? _____________ Por essa razo eles no so considerados poliedros. Voc lembra o que significa poliedro. Os slidos que no so poliedros so chamados de corpos redondos. So eles:

a esfera

o cone

o cilindro

290

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Analise a figura abaixo, que representa a planificao de um poliedro:

a) Voc conseguiria montar uma caixa com este molde? ______________ Por qu? _______________________________________________________ b) Considerando a base deste poliedro, complete o quadro com as caractersticas que deve ter este corpo geomtrico. Nmero de Arestas Vrtices Faces c) Qual o nome do poliedro? ____________________________________

ATIVIDADE 22 C
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1) A figura abaixo representa um pedao de cano metlico. Qual polgono representa a planificao desse cilindro? ________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

291

Atividade do aluno

ATIVIDADE 22b

Atividade do aluno

2) Abaixo, temos a figura de um cubo sendo planificado e, ao lado, trs tipos diferentes de planificaes do cubo. Encontre outras possveis planificaes do cubo?

O que importante discutir com os alunos:


que no possvel planificar a superfcie de uma bola. que existem 11 maneiras de planificar o cubo. Esse conhecimento importante

pois empresas que fabricam caixas para presente na forma de um cubo precisam minimizar o desperdcio de material, pois eles compram pranchas de papelo para serem cortadas conforme desejo do cliente.

ATIVIDADE 23: OS POLGONOS: NGULOS E LADOS


objetivo
Identificar semelhanas e diferenas entre polgonos, considerando seu nmero de lados e de ngulos.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 23 A e 23 B

encaminhamento
Distribua cpia da atividade 23 A para os alunos e pea para discutirem nas duplas, garantindo que todos tenham entendido o enunciado da tarefa a ser realizada. Percorra pela classe observando e registrando as discusses que julgar importante socializar.

292

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Aps aproximadamente 10 minutos, abra a discusso com a classe toda, solicitando que uma dupla inicie as observaes que fizeram acerca das figuras dos dois grupos. Pergunte se outras duplas tiveram outras idias, confrontando os diferentes pontos de vista. O que se espera que os alunos percebam que no grupo 1 as figuras so todas fechadas e seus lados so compostos por retas, enquanto no segundo grupo algumas figuras so abertas, apesar de serem desenhadas com linhas retas, e outras, apesar de fechadas, so desenhadas com linhas curvas. No o caso de voc fornecer essa informao antecipadamente, mas que lance perguntas para que os alunos cheguem a essa concluso. Pergunte por exemplo: O que todas as figuras do grupo 1 tm em comum? Como so as figuras do grupo 2? Repare nas linhas que compem as figuras do grupo 1. Como elas so? Informe que as figuras do grupo 1 so chamadas de polgonos. Distribua, agora, cpia da atividade 23 B e pea que um aluno leia em voz alta apenas o item 1. Desenhe alguns polgonos na lousa e convide um aluno para que identifique as informaes lidas naquelas figuras.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Observe as figuras dos dois grupos e discuta com o seu colega as questes que segue:

Grupo 1

Grupo 2

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

293

Atividade do aluno

ATIVIDADE 23 A

Atividade do aluno

1 - Como so as figuras do grupo 1? ________________________________ ________________________________________________________________ 2 - E as do grupo 2? ______________________________________________ ________________________________________________________________

Registre as concluses aps a discusso com os demais colegas da classe:

Grupo 1 _________________________________________________________ Grupo 2 _________________________________________________________

ATIVIDADE 23 b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Na atividade anterior, voc e seus colegas observaram algumas caractersticas dos polgonos.

O QUE UM POLGONO?
Do grego, POLI significa muitos e GONO, ngulos, ento, literalmente, polgono significa muitos ngulos. Mas, em geometria, uma figura plana para ser polgono precisa ser uma figura fechada e seus lados formados por segmentos de reta consecutivos.

2 - Pegue algumas varetas ou canudinhos plsticos e verifique qual a quantidade mnima de varetas ou canudinhos so necessrios para construir um polgono. Lembre-se que um polgono precisa ser uma figura fechada. Quantos lados tem essa figura que formou? __________________________ Qual o nome dessa figura? _______________________________________

294

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 3 - Os polgonos podem ter 3 ou mais lados, veja como algumas prefixos matemticos ajudam a identificar o nmero de lados de um polgono: tri = 3 tetra = 4 penta = 5 hexa = 6 hepta = 7 octo = 8 enea = 9 deca = 10

4 - Com base nas informaes acima, desenhe figuras com diferentes lados e tente descobrir o nome de cada uma. Nmero de lados Figura Nome

Pentgono

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

295

Atividade do aluno

O que voc pde concluir?

ATIVIDADE 24: CONTANDO VRTICES E NGULOS DO POLGONO


objetivo
Conhecer algumas noes sobre ngulo identificando-os nos polgonos.

planejamento
Como organizar os alunos? Coletivamente e, depois, em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 24 A.

encaminhamento
Pergunte aos alunos se j ouviram em uma locuo de futebol a expresso: O jogador chutou a bola no ngulo., e o que significa. bem provvel que digam que a bola acertou o canto do gol, ou a quina do gol. Pea que um aluno desenhe na lousa um gol indicando onde o jogador poderia ter acertado a bola. Informe que em geometria essa palavra bastante usada e ento chame ateno para as retas que formam a haste e o travesso do gol. Pergunte se sabem o nome desse ponto (vrtice) em que se encontram essas duas retas. Ento diga-lhes que em um polgono, cada dois lados com um vrtice em comum, formam um ngulo. Desenhe alguns polgonos na lousa e convide alguns alunos a identificarem os ngulos em cada uma das figuras. Distribua cpia da atividade 24 A para os alunos e pea que resolvam individualmente e depois confiram as respostas com um colega. O que se espera que os alunos observem que como os ngulos se formam nos vrtices, ento, o nmero de vrtices igual a nmero de ngulos.

296

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Observe os polgonos abaixo e complete com as informaes. POLGONO NOME NMERO DE VRTICE NMERO DE NGULO

O que voc observou em relao aos nmeros de vrtices e ngulos? Troque idias com seu colega e anote abaixo a concluso. ________________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

297

Atividade do aluno

ATIVIDADE 24 A

ATIVIDADE 25: fIGURAS PLANAS - PARTE E TODO


objetivo
Compor e decompor figuras planas.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas, porm cada aluno realizar a atividade individualmente. Quais materiais so necessrios? Cpias de malhas e da atividade 25 A.

encaminhamento
Converse com os alunos que muitos dos artistas plsticos utilizaram-se de conhecimentos da geometria para fazerem alguns de seus quadros. Se possvel, leve algumas fotos de pinturas de Di Cavalcanti e outros que usaram de formas geomtricas fazendo com que os alunos possam apreciar essas obras. Proponha, tambm, construrem figuras usando as formas geomtricas que podero depois formar painis ou mesmo decorar capas dos seus prprios cadernos. Mas antes realizaro algumas atividades em que analisaro diferentes polgonos em algumas figuras e tambm iro compor figuras a partir de diversos polgonos. Diga que para realizarem as atividades a seguir precisaro de muita ateno e concentrao e que podero trocar idias com seus colegas, mas que cada um vai realizar a sua tarefa. Distribua as cpias da malha triangular e da atividade 25 A solicitando que os alunos leiam o enunciado garantindo que todos tenham entendido a tarefa a ser realizada.

298

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Modelo de malha quadriculada

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

299

Atividade do aluno

Modelo de malha triangular

Atividade do aluno

ATIVIDADE 25 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Observe os diferentes polgonos abaixo e pinte essas figuras na malha triangular.

Quantos tringulos da malha voc usou para formar: a) o tringulo?_________________________________ b) o hexgono?________________________________ c) os quadrilteros: trapzio?___________________________________ losango?___________________________________ d) Usando a malha, construa 3 losangos do mesmo tamanho usando os demais polgonos.

300

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Considere a figura abaixo:

a) Tente dividi-la em retngulos (eles no precisam ter o mesmo tamanho). Sobram algumas partes? ______________________________________________ b) Tente dividi-la em tringulos (eles podem ter tamanhos diferentes). Conseguiu cobrir a figura toda? _____________________________________________ c) Qual o menor nmero de tringulos que voc precisa para cobrir a figura toda?

ATIVIDADE 25 C
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Agora, chegou o momento de voc fazer o seu painel. Para isso voc pode tanto usar a malha triangular como a quadriculada. Use a criatividade e mos obra!

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

301

Atividade do aluno

ATIVIDADE 25b

O que voc precisa saber para encaminhar essas atividades.


Quando cobrimos um polgono com outros polgonos, por justaposio, estamos

na verdade, decompondo a figura original em outras figuras.


Quando tentamos decompor um polgono em outros que no sejam retngulos,

pode ser que sobrem partes da figura original, mas quando decompomos em tringulos, isso nunca acontecer. Ou seja, sempre possvel cobrir a parte que sobra com outro tringulo.
Como o polgono s o contorno da figura, chamamos a regio interna de regio

poligonal.

ATIVIDADE 26: AUMENTANDO E DIMINUINDO fIGURAS


objetivo
Ampliar e reduzir figuras planas pelo uso de malhas quadriculadas.

planejamento
Como organizar os alunos? Individualmente. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 19.

encaminhamento
Inicie a conversa com os alunos perguntando-lhes se saberiam dar exemplos de figuras que podem ser ampliadas ou reduzidas. Uma foto de uma pessoa um bom exemplo nessa discusso. As atividades podero ser realizadas em folhas quadriculadas. Distribua a Atividade 26A para cada aluno e pea para que ler e resolver. Em seguida, discuta com a classe as questes propostas na atividade.

302

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ 1) Observe o peixinho do desenho abaixo e tente desenhar outro peixinho parecido com ele na malha da direita, tomando cuidado de respeitar a posio dos traados e o nmero dos quadrinhos, que precisam ser os mesmos do modelo.

1 - O novo peixinho ficou maior ou menor que o primeiro? ______________ Voc sabe por qu? _______________________________________________ 2 - O que aconteceria com o tamanho do novo peixinho se os lados do quadradinho fossem maiores? ____________________________________________ . Tente fazer o mesmo peixinho na malha abaixo:

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

303

Atividade do aluno

ATIVIDADE 26 A

O que mais fazer?


Voc pode propor que reproduzam a figura do peixe nas malhas abaixo com o objetivo de os alunos perceberem uma deformao da imagem, em virtude de se ter aumentado a largura dos quadrados na primeira malha e o comprimento dos quadrados na segunda malha.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 26 b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1) Tente desenhar o mesmo peixe da atividade anterior nas malhas abaixo: Malha 1

Malha 2

Como ficou o peixe na malha 1? ____________________________________ E na malha 2? ___________________________________________________ Por que isso aconteceu? ___________________________________________

304

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

O que importante voc saber para encaminhar essas atividades.


O tamanho do lado do quadrado que compe a malha que faz com que a figura

aumente, diminua ou fique do mesmo tamanho.


A razo entre as medidas de comprimento da nova figura e da figura original a

mesma que a razo entre o comprimento do lado do quadrinho da nova malha e o lado do quadrinho original.
Se aumentarmos o quadrinho da malha em apenas uma direo, por exemplo, s

na largura a nova figura sair deformada.

Grandezas e medidas
As atividades de explorao das unidades de grandezas diversas, a constante necessidade de estabelecer comparaes entre elas e de realizar medies esto presentes na vida das crianas desde muito cedo. Criar situaes didticas para que os alunos possam perceber a grandeza como uma propriedade de certa coleo de objetos, observando que mesmo que o objeto mude de posio e de forma, algo pode permanecer constante. Nesse sentido, as atividades propostas tm como objetivo que os alunos discutam, organizem solues e aprofundem seus conhecimentos para resolver problemas do dia-a-dia com relao s grandezas e s medidas de tempo, temperatura, massa, capacidade, comprimento e o sistema monetrio. As atividades propostas so: OBSERVANDO A TEMPERATURA O objetivo desta atividade que os alunos

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

305

Atividade do aluno

2) Construa numa folha de papel sulfite uma malha com quadradinhos com os lados medindo 1cm. Reproduza a figura abaixo para a malha que voc construiu.

possam perceber em situaes reais, onde aparece esta unidade de tempo e quais problemas os alunos podem enfrentar. A EQUIVALNCIA ENTRE DIFERENTES MOEDAS PARA EFETUAR TRANSAES COMERCIAIS A proposta que os alunos possam perceber que h diferentes moedas em circulao no mundo e que necessrio estabelecer um parmetro de comparao entre elas para que haja transaes comerciais entre pases. MEDIDAS DO DIA-A-DIA O objetivo observar onde e como as diferentes unidades de medidas so utilizadas. O CONTORNO DE FIGURAS A idia aqui que os alunos possam perceber que para calcular o permetro de figuras planas, inclusive em malhas quadriculadas, devem conhecer o seu contorno. QUAL A REA? O objetivo que os alunos possam compreender o conceito de superfcie de figuras planas e consigam calcul-las em malhas quadriculadas. REA OU PERMETRO? A atividade proposta tem como meta fazer com que os alunos percebam a diferena entre rea e permetro ao mesmo tempo saber encontrar solues para problemas do seu cotidiano. QUE HORAS SO? e CONTANDO O TEMPO Nessas atividades propem que os alunos resolvero situaes-problema do cotidiano e observaro a equivalncia entre as unidades de medida de tempo. ANTES OU DEPOIS DO MEIO-DIA? O objetivo da atividade propor que os alunos possam realizar a leitura de horas em diferentes momentos do dia em relgios digital e analgico.

ATIVIDADE 27: ObSERVANDO A TEMPERATURA EM DIfERENTES LUGARES


objetivo
Utilizar unidades usuais de temperatura em situaes problema.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 27 A.

encaminhamentos
Inicie a conversa, perguntado se algum aluno sabe para que serve o termmetro. Voc pode perguntar quais so as temperaturas que ele mede. Pergunte se eles sabem qual a temperatura mnima para considerar uma pessoa com febre. Se no souberem, informe que uma pessoa com febre tem temperatura acima dos 37C, porm os mdicos consideram estado febril as temperaturas acima dos 37,5C.

306

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Informe ainda aos alunos que em nosso pas as temperaturas mdias correspondem a 25C, nas regies Norte e Nordeste elas podem ser mais elevadas e nos Estados do Sul elas so mais frias. No entanto, em outros pases do mundo as temperaturas podem ser muito frias, ou seja, menores que 0 grau e neste caso as indicaremos com nmeros negativos, por exemplo -20C. Em seguida, distribua a cpia da atividade 27 A. Na atividade h 2 tabelas indicando a previso da variao de temperatura nos dia 7, 8 e 9 de janeiro de 2008 na cidade de So Paulo e na cidade de Genebra, na Sua. Diga que iro fazer a leitura destas tabelas e verificar que na nas colunas Max ir indicar a maior temperatura prevista para aquele dia e Min a menor temperatura prevista. A partir da respondero as questes propostas. Percorra a sala e verifique se h dvidas na leitura da tabela, se conseguem estabelecer a relao entre a temperatura do dia e a condio do tempo. Em seguida, socialize com a turma as solues encontradas.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ Leia as informaes das tabelas a seguir e responda as questes. So Paulo, Brasil ltima atualizao: Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008, at 12:31 Horrio Local de Vero (Segunda-feira, 14:31 GMT) Mx (C) Hoje 7 Jan Parcial. nublado ndice UV: 10+ Extremo Ter 8 Jan Ensolarado ndice UV: 10+ Extremo Qua 9 Jan Predom. de sol ndice UV: 10+ Extremo 28C 17C 28C 17C 26C Mn (C) 16C

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

307

Atividade do aluno

ATIVIDADE 27A

Atividade do aluno

Genebra, Sua ltima atualizao: Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2008, at 15:21 Hora Local da Europa Central (Segunda-feira, 14:21 GMT) Mx (C) Esta Noite 7 Jan Ter 8 Jan Chuva Mn (C) -1C

Predom. de sol ndice UV: 1 Mnimo

8C

3C

Qua 9 Jan

Chuva fraca ndice UV: 1 Mnimo

7C

4C

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/tempo/br-sao_paulo.shtml

1 - Qual as temperaturas mnimas e mximas no dia 7 de janeiro de 2008 em So Paulo? _______________________________________________________ 2 - Qual a temperatura mnima em Genebra no dia 7 de janeiro? ________ 3 - Qual a diferena entre a temperatura mnima e mxima no dia 8 de janeiro em: a) So Paulo? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ b) Genebra? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ c) Em que cidade est mais frio? ___________________________________ 4 - Qual a diferena entre a temperatura mnima de So Paulo e de Genebra no dia 9 de janeiro de 2008? ________________________________________________________________

308

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

O que mais fazer?


Voc pode sugerir aos alunos que procurem nos jornais a pgina que indica a previso do tempo. Nela os alunos podero fazer a leitura das temperaturas do dia, verificar se h ou no possibilidades de chuva, se o tempo permanecer nublado ou no. A partir dessa leitura voc pode propor que as duplas elaborem problemas e que troquem entre si. Aps a resoluo voc pode propor que eles analisem os problemas que foram elaborados, verificando se havia ou no coerncia entre os dados e as questes formuladas e as solues encontradas respondiam as questes formuladas.

ATIVIDADE 28: DIfERENTES PASES, DIfERENTES MOEDAS: qUANTO VALE O REAL?


objetivos
Estabelecer a equivalncia entre moedas de vrios pases. Resolver problemas utilizando moedas de diferentes pases.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 28 A.

encaminhamentos
Inicie a atividade perguntando se os alunos sabem como so pagas as contas em outros pases. Se por exemplo um lanche nos Estados Unidos pago em real. Pergunte ainda se eles sabem o nome de moeda de outros pases. Caso no tenha nenhum aluno coma essa informao, voc pode sugerir que eles abram o jornal na pgina de cmbio e verifique o nome de algumas moedas de outros pases. Por exemplo:

Pas
Estados Unidos Argentina Inglaterra Japo

Moeda
Dlar Peso argentino Libra esterlina Iene

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

309

Em seguida, distribua a cpia da atividade 28 A e diga que a tarefa ser ajudar o sr. Flvio, represente comercial de uma empresa no Brasil, a fechar negcios com vrias empresas no exterior. Para isso, eles precisam saber qual o valor correspondente de cada moeda estrangeira em relao ao nosso sistema monetrio, ou seja, em reais. Pea que leiam o enunciado e discutam em dupla um procedimento para resolver a atividade. Circule pela classe e verifique se h dvidas na converso das moedas. Selecione algum procedimento que achar interessante e merea ser socializado. Socialize as discusses e as solues encontradas e pea que anotem o procedimento que considerou interessante. Os alunos no precisam realizar essa atividade em nico dia, voc pode pedir para realizem as atividades de 1 at 5 em um dia e as atividade 6, 7 e 8 em um outro dia. O importante que os alunos possam discutir entre si os procedimentos que devero utilizar para resolver os problemas e que voc reserve uma parte de cada uma das aulas para que possam compartilhar a forma como pensaram para ajudar o sr. Flvio no fechamento de seus contratos.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 28A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Cada pas tem uma moeda diferente. O sr. Flvio o represente comercial de uma grande empresa. Ele ficar vinte dias fora do Brasil fechando contratos de exportao em vrios pases. Veja a tabela de converso que ele est utilizando para o fechamento dos contratos:
Pas Estados Unidos Espanha e Frana Japo Argentina Inglaterra Moeda Dlar Euro Iene Peso argentino Libra esterlina Valor em real aproximado da moeda em janeiro de 2008 1 dlar = R$ 1,75 1 euro = R$2,50 1 iene =R$ 0,02 1 peso argentino = R$ 0,50 1 libra = R$ 3,40

310

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

________________________________________________________________ 2 - Em seguida, fez um giro pela Europa: foi Frana e Espanha e em cada um dos pases o contrato foi de 38 mil euros. Qual o valor total em real dos contratos que foram fechados nesses dois pases? ________________________________________________________________ 3 - O prximo pas em sua escala foi a Inglaterra. O contrato fechado foi de apenas 12 mil libras esterlinas. Quanto rendeu em reais para a empresa do Sr. Flvio? ________________________________________________________________ 4 - A sua penltima escala foi nos Estados Unidos. L Ele fechou vrios contratos. - O 1o foi de 12 mil dlares - O 2o de 34 mil - O 3o rendeu 175 mil reais. Quanto rendeu em reais os contratos nos Estados Unidos? ________________________________________________________________ 5 - Quando chegou na Argentina, ele j estava craque em fazer as converses de moedas. Fechou alguns contratos e finalizou com R$ 550.000,00. Qual o valor em pesos argentinos dos contratos fechados por ele? ________________________________________________________________ 6- Organize uma tabela com o valor total das transaes comerciais fechadas pelo sr. Flvio em cada pas na nossa moeda:
Pas Estados Unidos Espanha e Frana Japo Argentina Inglaterra Valor do contrato no pas de origem Valor do contrato em reais

7 - Em qual destes pases ele fechou o maior contrato? ________________________________________________________________ 8 - Qual o valor em reais de todos os contratos fechados? ________________________________________________________________

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

311

Atividade do aluno

1 - Ele iniciou sua viagem pelo Japo e os negcios fechados ficaram em 134 mil ienes. Qual ser o valor do contrato em reais?

ATIVIDADE 29: MEDIDAS DO DIA-A-DIA: COMPRIMENTO E MASSA


objetivo
Utilizar unidades usuais de comprimento, massa e capacidade na resoluo de problemas.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 29 A e 29 B.

encaminhamentos
Inicie a conversa dizendo que nas situaes vivenciadas no nosso dia-a-dia, necessitamos inmeras vezes recorrer s diferentes unidades de medidas para comparamos objetos, comprar alimentos, sabermos a distncia entre cidades, a altura de pessoas ou prdios. Tais necessidades tm origem nas situaes prticas que vivenciamos e, portanto, so incorporadas na linguagem que utilizamos normalmente fora da escola. Diga-lhes que hoje realizaro atividades que esto relacionadas a grandezas de medida: massa e comprimento. Pergunte aos alunos em que situaes medimos massa e comprimento. Faa uma lista na lousa para que eles possam relacionar a grandeza com o que se pode medir. Em seguida, pergunte quais so os instrumentos que se usa em cada um desses casos. Voc pode deixar fixado na classe uma listagem elaborada por eles do que estas grandezas podem medir, os instrumentos que podem ser utilizados para medir ( comprimento: rgua, fita mtrica, trena; massa: balana). Distribua a cpia da atividade 29 A e pea para um aluno fazer a leitura da consigna. Veja se todos entenderam o que para fazer. Circule pela classe e v tirando dvidas. Quando perceber que quase todos terminaram a atividade, socialize os procedimentos e as solues encontradas.

312

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Abaixo esto indicadas as medidas de alguns animais:

Camelo Peso: 700 kg Altura: 2 m Comprimento: 3 m

Zebra Peso: 200 kg Altura: 1,40 m Comprimento: 2,20 m

Rinoceronte Peso: 4 t Altura: 2 m Comprimento: 4 m

Tigre Peso: 200 kg Altura: 1 m Comprimento: 2,50 m

hipoptamo Peso: 4 t Altura: 1,50 m Comprimento: 4, 50 m

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

313

Atividade do aluno

ATIVIDADE 29 A

Atividade do aluno

Com base nos dados indicados, responda as seguintes questes: 1 - Quantas toneladas pesa: o rinoceronte? ____________________________________________________ o hipoptamo? ___________________________________________________ 2 - Quantos quilos pesa: a) a zebra? ______________________________________________________ b) o tigre? _______________________________________________________ c) o camelo? _____________________________________________________ 3 - Qual a altura dos seguintes animais: o tigre? _________________________________________________________ o hipoptamo? ___________________________________________________ o camelo? _______________________________________________________ a zebra? ________________________________________________________ 4 - Qual o comprimento dos seguintes animais: a) do camelo? ___________________________________________________ b) do tigre? ______________________________________________________ c) hipoptamo? __________________________________________________ 5 - Observando os dados, qual tem: a) o maior comprimento? __________________________________________ b) a maior altura? ________________________________________________ c) o maior peso? _________________________________________________ 6 - Existem animais com a mesma altura? Quais? ________________________________________________________________ 7 - Existem animais que podem atingir o mesmo peso? Quais? ________________________________________________________________ 8 - Se pusssemos colocar lado a lado um camelo e um rinoceronte, quantos camelos seriam necessrios para obter o mesmo comprimento do rinoceronte? ________________________________________________________________ 9 - Se pudssemos empilhar os animais, ou seja, coloc-los um em cima do outro, quantos tigres seriam necessrios para alcanar a altura do camelo? ________________________________________________________________

314

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

O que mais fazer?


Voc ainda pode propor atividades em que os alunos possam estimar a altura ou a massa de pessoas, animais ou objetos como nas atividades sugeridas abaixo.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

1 - Faa uma estimativa da medida de massa do lpis e de cada animal abaixo, ligando as figuras da primeira coluna s respectivas medidas da segunda coluna.

Cachorro

140 kg

Lpis

4g

Avestruz

60kg

Capivara

1t

Girafa

20 kg

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

315

Atividade do aluno

ATIVIDADE 29 b

Atividade do aluno

2 - Observe as medidas de comprimento ao lado de cada figura e transforme-o na unidade solicitada:

2,20 m =

cm

3m=

cm

8 cm =

6m=

cm

375 cm =

1 m = 100 centmetros

316

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 30: O CONTORNO DAS fIGURAS


objetivo
Calcular permetro de figuras planas e de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.

planejamento
Como organizar os alunos? Primeiro coletivamente, depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 30 A para cada dupla.

encaminhamento
Converse com sua turma que na atividade de hoje, eles trabalharo com medidas de contorno de figuras. Diga que saber fazer esses clculos um conhecimento til em situaes, por exemplo, em que se precisa comprar rodap para uma sala, ou, ainda, calcular a quantidade de arame que ser necessrio para cercar um terreno etc. Informe que o permetro nada mais do que a soma dos lados de uma figura. Se for um polgono, para se descobrir o seu permetro basta somar a medida de todos os lados desta figura. Aps essa discusso inicial, distribua a folha de atividade 30A para cada dupla. Nos itens 1, 2 e 3 a proposta calcular o permetro de figuras planas e nos itens 4 e 5 tambm clculo do permetro, porm utilizando malha quadriculada. Enquanto realizam essa atividade, ande pela classe fazendo intervenes nas duplas que apresentarem dificuldades. Em seguida, abra a discusso com a turma toda, socializando as respostas e pedindo que argumentem sobre os procedimentos que adotaram para encontrar a soluo. Recomenda-se que os alunos realizem as trs primeiras atividades, discutam as solues encontradas para depois realizarem as atividades com as malhas quadriculadas.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

317

Atividade do aluno

ATIVIDADE 30A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ Leia os problemas a seguir e discuta uma forma de encontrar a soluo. No se esquea de registrar este percurso no seu caderno. 1. O desenho abaixo mostra as dimenses de uma quadra oficia de futebol de salo. Sua medida pode variar entre 25 a 42m de comprimento e de 15 a 22m de largura. Qual o contorno mximo e mnimo que a quadra poder ter a partir dessas medidas?

Futsal
25 a 42 m

15 a 22 m

Espao mnimo = 1 m

2. Uma pessoa comprou um terreno que possui as seguintes medidas, como mostra a figura abaixo. O terreno est cercado, mas o sr. Antonio vai substituir o arame farpado por tela. Quanto ele precisar comprar de tela, se pretende deixar 1 metro para colocar um porto?
40 m 30 m 20 m

25 m

35 m

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________

318

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

3. Marisa vai precisar de 78 cm de fita para enfeitar uma bandeja de docinho. Sabe que um dos lados da bandeja mede 20 cm, qual a medida do outro lado da bandeja, sabendo que ela tem um formato retangular?

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 4. Considerando o permetro como o contorno de uma figura, encontre o permetro das figuras abaixo, sabendo que um quadrado da malha quadriculada ser a unidade de medida.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

319

Atividade do aluno

5. Utilizando papel quadriculado, desenhe todos os retngulos cujos permetros sejam de 48 cm e as medidas dos lados sejam nmeros naturais.

1 cm

ATIVIDADE 31: qUAL A REA?


objetivo
Compreender o conceito de rea.

planejamento
Como organizar os alunos? Em grupos de quatro alunos. Quais materiais so necessrios? Trs cartelas de diferentes dimenses para cada grupo e quadradinhos de 2 x 2 cm (conforme os modelos).

encaminhamento
Organize uma roda de conversa perguntando aos alunos o que significa quando as pessoas usam expresses como A rea do terreno da minha casa maior do que a da sua. . Ou ainda A rea da quadra de futebol de salo de 375 m . Os alunos podem dizer que a rea um espao que ocupa a casa ou a quadra.

320

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Diga que hoje vo aprender a calcular rea pois se trata de um conhecimento que as pessoas usam no dia-a-dia, como por exemplo, para saber quanto de piso precisar comprar para cobrir o cho de uma cozinha, a medida de um tapete para se colocar em uma sala, a quantidade de tinta necessria para pintar uma parede com uma determinada medida, e assim por diante, e assim, que os alunos digam outros exemplos. Diga que cada grupo ir receber trs cartelas que representam pisos de trs diferentes salas e vrios quadradinhos que representam as lajotas para cobrir esses pisos. Informe que cada quadradinho representa uma unidade de medida. Em seguida, pea que cubram os pisos e vejam quantas lajotas precisaro em cada um, e devero ser anotados no caderno. Aps, aproximadamente 10 minutos, proponha a socializao. Convide um dos grupos para dizer quantas lajotas precisaram para cada piso. Pergunte se algum grupo chegou a uma soluo diferente. Caso isso ocorra, discuta qual foi o procedimento utilizado fazendo com que descubram qual a razo dessas divergncias. Em cada piso, chame a ateno para a quantidade de quadradinhos que h em uma linha e em uma coluna. Assim, aos poucos os alunos devero perceber que a medida de rea de quadrados e retngulos se d pela multiplicao dos lados. No entanto, no se recomenda que voc informe antecipadamente sobre essa operao. As atividades a seguir favorecero que os alunos faam essa descoberta. Proponha que descubram quantas lajotas precisaro para cobrir um quarto com piso, sem que precisem contar de um em um. E assim, como j foi dito, esperase que os alunos cheguem concluso de que precisaro multiplicar a quantidade de quadradinhos de uma fileira pelos da coluna. Caso nenhum aluno chegue a essa descoberta, proponha em uma outra aula atividade semelhante.

MODELO

Uma unidade (= 1 lajota)

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

321

Atividade do aluno

Cartela 1

Cartela 2

322

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Cartela 3

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

323

O que mais fazer?


Voc pode propor que os alunos calculem reas de diferentes figuras, como o exemplo a seguir: No se esquea de informar os alunos que a unidade de medida da rea pode ser: centmetro quadrado (cm2), metro quadrado (m2), quilmetro quadrado (km2), dependendo da situao, isto , da rea a ser mensurada.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 31b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

As figuras destacadas na malha abaixo representam diferentes espaos de uma casa. Calcule a rea de cada uma delas, considerando que cada quadradinho representa 1 metro.

324

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 32: REA OU PERMETRO?


objetivo
Estabelecer relao entre rea e permetro.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 32A e calculadoras.

encaminhamentos
Distribua cpia da atividade 32A para os alunos e, em seguida, pergunte o que significa a imagem contida na folha. Pergunte se j viram figuras desse tipo, onde e para que serve. Se nenhum dos alunos souber, informe que se trata de uma representao de uma casa ou apartamento que os engenheiros ou arquitetos fazem para mostrar como um espao se dividir. Informe-os que esse tipo de desenho chama-se planta baixa, e como se estivesse olhando a casa ou o apartamento por cima e tirasse uma fotografia dessa posio. Pea que observem cada compartimento, solicitando que localizem os dormitrios, a cozinha, a sala etc. Escolha algumas das dependncias para que os alunos realizem a leitura das medidas ajustando o significado delas. Pea que um dos alunos leia em voz alta a tarefa a ser realizada e em seguida, que cada dupla ento realize os clculos utilizando-se de calculadora. Circule pela classe observando a discusso dos alunos e registrando o que considerar importante ser discutido no coletivo. Quando perceber que a maioria j terminou, faa a socializao. Os alunos apresentaro o resultado da medida da rea dos dormitrios e ento informe que para medidas de rea, neste caso, se usa o termo metro quadrado (m2). No caso da medida do permetro a unidade o metro (m).

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

325

Atividade do aluno

ATIVIDADE 32A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Observe a imagem abaixo. O que ela representa? Discuta com seu colega e escreva a concluso abaixo. ________________________________________________________________ Imagine que vocs precisam colocar carpete e rodap no dormitrio 1 e no dormitrio 2. Calcule a medida: CARPETE
DORMITRIO 1 DORMITRIO 2

RODAP

Estudo 01
1,40

2,80 Dormitrio 2

2,00 Banheiro sute 2,00 1,60 Banheiro 1,70

2,80

3,10

0,70

9,00

3,10

2,40

Dormitrio 3

4,90

Servios

2,50

Cozinha

2,50

3,80 Terrao 3,90

rea 70,05 m2

Sem o terrao

8,00

rea 72.00 m2

Com o terrao

326

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

0,50

4,20

0,90

3,00

Sala Living

8,50

2,80

0,80

4,00

Dormitrio 1 sute

a) a medida do carpete foi igual a do rodap? ________________________ b) Que operaes vocs fizeram para saber a medida do: - rodap? ________________________________________________________ - carpete? ________________________________________________________ c) o que vocs podem concluir a respeito: - de permetro? ___________________________________________________ ________________________________________________________________ - de rea? ________________________________________________________ ________________________________________________________________

O que mais fazer?


Para que os alunos possam compreender cada vez mais a relao entre permetro e rea, sugere-se que voc proponha atividade em malhas quadriculadas como a sugerida na pgina seguinte:

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

327

Atividade do aluno

Agora, responda:

Atividade do aluno

ATIVIDADE 32b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

As figuras abaixo representam diferentes espaos construdos. Calcule rea e permetro de cada figura registrando na tabela esses resultados.

1-

2-

3-

4-

5-

1 m2
PERMETRO REA

FIGURA
1 2 3 4 5

328

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 33: qUE hORAS SO?


objetivo
Utilizar unidades usuais de tempo em situaes do dia-a-dia, observando a equivalncia entre essas diferentes unidades.

planejamento
Como organizar os alunos? Coletivamente. Quais materiais so necessrios? Relgio com ponteiro e cpias da atividade 33 A.

encaminhamento:
Inicie a atividade pedindo aos alunos que falem sobre os instrumentos que so utilizados para marcar tempo. Espera-se que se refiram ao uso de calendrios, os diferentes tipos de relgio, cronmetro etc. Comente a relao que existe entre a medida do tempo com os fenmenos da natureza como os movimentos da Terra, e das diferenas de horrios que existem entre os diferentes pases, e que para organizar o tempo, o homem inventou instrumentos para medir essa grandeza, como o relgio e o calendrio. Comente que h alguns anos no existia relgios digitais e que a maneira mais comum das pessoas saberem as horas do dia era utilizando os relgios de ponteiros, que at hoje se usa. Se possvel, leve um relgio de ponteiros e verifique se os alunos sabem fazer a leitura nesse tipo de relgio, perguntando que horas o relgio est mostrando no momento, ou como os ponteiros estariam se estivesse na hora da sada etc. Certamente alguns alunos tero muitos conhecimentos e outros ainda no sabero fazer a leitura de horas nesse tipo de relgio, portanto importante que voc discuta as perguntas da atividade 33A com o grupo, para que haja troca de informaes entre eles. Encaminhe a discusso no sentido que possam fazer as descobertas sobre a funo de cada ponteiro e como so marcadas as passagens de segundos para minuto e dos minutos para hora.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

329

Atividade do aluno

ATIVIDADE 33 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Voc sabe ler as horas em um relgio de ponteiros? Observe um relgio desse tipo e discuta com sua professora e seus colegas:

Quantos ponteiros tem o relgio? _________________________________ Para que serve cada um desses ponteiros? ___________________________

________________________________________________________________ ________________________________________________________________
Registre abaixo o que discutiram e descobriram sobre os ponteiros do

relgio. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

ATIVIDADE 34: CONTANDO O TEMPO


objetivo
Estabelecer relao entre a medida de tempo com as atividades dirias.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas e depois coletivamente. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 34A.

330

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

encaminhamento:
Entregue cpia da atividade aos alunos e solicite que leiam em duplas a tarefa a ser realizada. Passe nos grupos para observar as discusses, registrando as que julgar importante a ser socializado. Aps aproximadamente 10 minutos, abra a discusso com a classe toda convidando inicialmente um grupo para ler as concluses a que chegaram. Pergunte aos demais, se h opinies divergentes. Caso isso ocorra, abra espao para que debatam as diferentes opinies. V anotando as concluses na lousa, sem fazer interveno nesse momento. Em seguida, entregue a atividade 34B e faa uma leitura compartilhada do texto fazendo pausas para comentrios que surgirem. Confronte as concluses com as informaes contidas no texto verificando com a classe, quais devem ser modificadas ou as que ampliam.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ O relgio de um escritrio marcava o seguinte horrio:

Quando Roseli perguntou as horas, trs pessoas responderam da seguinte forma: Que Quinze horas so? para as trs.

Catorze horas e quarenta e cinco minutos.

Duas e quarenta e cinco

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

331

Atividade do aluno

ATIVIDADE 34A

Atividade do aluno

Quem informou corretamente as horas? Discuta com seus colegas e escreva aqui a concluso a que chegaram . ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

ATIVIDADE 34b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ Por que diferentes pessoas lem horrios de diferentes maneiras? Os nmeros que aparecem em um relgio de ponteiro alm de indicar as horas, indicam tambm os minutos. Assim se o ponteiro dos minutos estiver indicando 1, significa que se passaram 5 minutos e se estiver indicando o 2, 10 minutos, e assim, contando de 5 em 5 saberemos quantos minutos se passaram da hora indicada pelo ponteiro das horas. Ento, para:

Lemos: duas e quarenta e cinco. Como voc percebeu o intervalo entre um nmero e outro no relgio representa 5 minutos, ento para esse mesmo horrio h pessoas que podem dizer que faltam 15 minutos para as 3 horas, ou simplesmente, 15 para as 3. Discuta com seus colegas e descubra o porqu e registre abaixo as concluses. ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

332

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ 1 - Observe os relgios abaixo e escreva as duas formas de ler estas horas. a) b) c)

a) ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ b) ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ c) ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 2 - A rotina de Edu Como Edu um menino que costuma perder hora, sua me resolveu fazer uma tabela para que ele se organize durante o dia. Ser que essa rotina ajudar Edu a ficar mais esperto?

Tarefa
Acordar/tomar caf Fazer lio/Arrumar mochila Brincar/ Arrumar-se para escola Almoar/Escovar dentes Sair para escola Chegada na escola/Incio da aula Sada da escola Chegada em casa Brincar Tomar banho Jantar

Incio
7h30min 8h45min 10h00 11h15min 12h15min 13h10min 18h15min 19h20min 19h20min 19h50min 20h10

Trmino
8h45min 10h00 11h15min 12h10 min

19h50min 20h10 20h45min

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

333

Atividade do aluno

ATIVIDADE 34 C

Atividade do aluno

Observe a tabela de horrio de Edu e responda quanto tempo ele:


tem entre fazer a lio de casa e arrumar a mochila? ________________ gasta para chegar na Escola? ____________________________________ gasta para tomar banho? ____________________________________________

3 - Voc tambm pode organizar seus horrios e veja quanta coisa se pode fazer em um dia!

ATIVIDADE 35: ANTES OU DEPOIS DO MEIO DIA?


objetivo:
Realizar a leitura de horas em diferentes momentos do dia.

planejamento
Como organizar os alunos? Leitura do texto coletivamente e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 34.

encaminhamento:
Distribua cpia para cada aluno fazendo uma leitura compartilhada do texto. Se preferir, escolha um aluno para fazer a leitura em voz alta. V fazendo comentrios que julgar necessrio, garantindo tambm que todos tenham entendido o texto. Pea ento que realizem a tarefa em duplas. Circule pela classe verificando se ainda restaram dvidas e observe como esto realizando a tarefa.

334

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Voc sabe que o dia tem 24 horas e que esse o tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno de si mesma. Assim, para informar com preciso um horrio, so marcadas as diferenas dos horrios antes e depois do meio-dia. Dessa forma, ao se passar das 12 horas, ou do meio-dia, continua-se contando as horas na seqncia: treze horas (ou 1 hora da tarde), catorze horas (ou 2 horas da tarde) e assim, at 24 horas ou meia-noite. Com base nessas informaes, verifique as horas nos relgios abaixo escrevendo como voc informaria uma pessoa se fosse antes do meio-dia e depois do meio-dia.

Que horas so?

Antes do meio-dia

Depois do meio-dia

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

335

Atividade do aluno

ATIVIDADE 35A

O que mais discutir com os alunos?


Recomenda-se que, tambm, voc proponha questes sobre as diferenas de horrios existentes no territrio brasileiro em virtude do horrio de vero que vigora geralmente entre outubro e fevereiro. Faa uma leitura compartilhada do texto que segue, fazendo pausas para as questes que forem surgindo.

HoRRio De VeRo
O horrio de vero contribui para reduzir o consumo de energia, e no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1931 com durao de cinco meses. At 1967, a mudana no horrio foi decretada nove vezes. Desde 1985, no entanto, a medida vem sendo adotada sem interrupes, com diferenas apenas nos Estados atingidos e no perodo de durao. No perodo em que o horrio de vero adotado, os dias tm durao maior por causa da posio da Terra em relao ao Sol. Com o maior aproveitamento da luminosidade natural, o governo espera reduzir o consumo de energia eltrica, no entanto a medida s funciona nas regies distantes da linha do equador, porque nesta estao os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porm, nas regies prximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites tm durao igual ao longo do ano e a implantao do horrio de vero nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito. Por isso a medida vigora apenas nas regies Sul, Sudeste e Centro-oeste. Fonte: Wikipdia e Folha On Line

Tratamento de informao
Na sociedade atual, h uma grande oferta de informaes das mais diferentes reas (economia, esporte, educao etc.) em diferentes meios de comunicao jornais, revistas e meios televisivos. Muitas vezes, tais informaes so acompanhadas de tabelas e grficos de vrios tipos. Compreender e saber interpretar esses dados contribui para que os alunos possam tirar suas prprias concluses e a tomar melhores decises, um dos fatores que colaboram para a formao de cidados conscientes e participantes da sociedade em que vivem. Portanto, fundamental que a escola ajude os alunos a construir os conhecimentos necessrios que lhes permitam entender o significado daqueles dados, ou seja, in-

336

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

terpretar as informaes contidas nesses instrumentos e ainda utiliz-los adequadamente para comunicar os dados coletados. As atividades propostas neste material tm como objetivo que os alunos possam reconhecer a diferena entre tabelas e grficos, ler e interpretar dados inseridos nesses instrumentos e ainda utiliz-los para divulgar dados coletados, estabelecendo algumas concluses. LEITURA DE TABELA Essa atividade prope que os alunos faam a leitura de tabela e localize informaes. LEITURA DE TABELAS E GRFICOS O objetivo que os alunos percebam que muitas das informaes que aparecem em jornais, revistas ou livros vm acompanhada de tabelas e pequenos textos que ajudam a interpretar e compreender a notcia. GRFICO DE LINHA A proposta que os alunos possam perceber que h outros tipos de grficos alm dos de barra e coluna, e que importante tambm poder interpretar as informaes que neles aparecem, percebendo que esse tipo de grfico prev um acompanhamento ao longo de um perodo. GRFICOS DE SETOR O objetivo que os alunos possam fazer a leitura e a interpretao dos grficos de setor, verificando em quais situaes seu uso adequado. CONSTRUIR TABELAS E GRFICOS POR MEIO DA INFORMAO A partir de dados fornecidos os alunos podero organizar grficos de barra ou de coluna. CONSTRUIR TABELAS E GRFICOS POR MEIO DA INFORMAO COLETADA EM TEXTOS INFORMATIVOS A idia que os alunos possam fazer a leitura de textos informativos e coletar os dados essenciais que podem ser sintetizados em grficos ou tabelas, facilitando assim a comunicao.

ATIVIDADE 36: LEITURA DE TAbELAS


objetivos
Ler tabelas de dupla simples ou de dupla entrada.

planejamento
Como organizar os alunos? Em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 36A para cada dupla.

encaminhamento
Converse com seus alunos e diga que faro uma atividade em que realizaro leitura de informaes contidas em tabelas. Como eles j devem saber, as tabelas esto presentes em muitas situaes do cotidiano e facilitam a comunicao, pois organizam as informaes de forma clara, objetiva e sinttica.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

337

Comece mostrando tabelas simples, retiradas de jornais ou revistas, ou mesmo, algumas j elaboradas no caderno. Juntamente com os alunos, retire algumas informaes que importantes e tente efetuar algumas operaes (somar, subtrair) com os dados observados nas tabelas. Em seguida, distribua a cpia da atividade 36A para cada dupla e explique que a proposta dessa atividade fazer com que os alunos leiam as informaes contidas na tabela e busquem as informaes necessrias para resolver as questes propostas. No momento da socializao, importante voc destacar qual a estratgia que os alunos utilizaram para encontrar as informaes na tabela. Pea para que algum aluno descreva como fez para localizar a informao. Provavelmente ele dir que para saber quantos alunos preferem sorvete de casquinha com cobertura de chocolate, olhou na 1 linha e na 2 coluna. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pelos grupos observando e fazendo intervenes no sentido de verificar se eles esto identificando a informao correta e se a informao selecionada responde ajuda a responder a questo formulada. Socializando as respostas apresentadas, discuta aquelas que no forem coincidentes pedindo que os alunos expliquem, justificando-as. Se for preciso, v fazendo os ajustes necessrios.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 36 A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________ Leiam os problemas propostos, discuta com seu colega uma forma de resolver a situao proposta e registre no caderno as solues encontradas. 1 - A professora Mrcia perguntou para 50 alunos de uma escola qual tipo de sorvete e que tipo de cobertura eles mais preferem. Veja o resultado: Sabor de sorvete morango flocos Total - sabor a) Complete a tabela com os totais. b) Consultando a tabela, responda: Tipo de cobertura no sorvete caramelo 12 14 chocolate 15 09 Total - cobertura

338

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

d) De todos os alunos entrevistados, qual o tipo de cobertura de maior preferncia? e) Quantos so os alunos que gostam de sorvete de morango com cobertura de chocolate? Esse nmero maior do que os alunos que gostam de sorvete de flocos com cobertura de caramelo? _______________________ Qual a diferena? ___________________________________________________________ 2 - Maria e Paula fizeram algumas medidas e anotaram na tabela abaixo: MEDIDAS Altura (cm) Peso (quilograma) Nmero do calado (cm) AMIGAS Maria 123 47 29 Paula 125 51 31

Consultando a tabela responda algumas questes: a) Qual das duas meninas a mais alta? Quanto ela mais alta? ________________________________________________________________ b) Qual delas tem menor peso? Qual a diferena de peso entre as duas amigas? _____________________________________________________________ c) Quem usa calado com numerao maior? _________________________

O que mais os alunos podem fazer?


Ao longo do ano voc pode retomar esta atividade de leitura de tabela, pedindo, por exemplo:
Que os alunos que escolham uma tabela em um jornal ou revista que recortem e colem

no caderno e destaquem as informaes que considerarem mais importantes.


Abra uma discusso para que os alunos apresentem as tabelas escolhidas e os

destaques feitos para a turma, isto contribui para o avano na identificao das informaes mais relevantes e aos poucos ir ajudar os alunos a estabelecerem relaes entre os dados.
Alm disso, a partir da escolha das tabelas eles podero formular novos proble-

mas que serviro como banco de questes e colocar os alunos no papel de formuladores de problemas fazendo a seleo dos dados, elaborando questes e verificando se estas so coerentes com os dados.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

339

Atividade do aluno

c) De todos os alunos entrevistados, qual o sabor de sorvete preferido?

ATIVIDADE 37: LEITURA DE GRfICOS


objetivos
Ler grficos de coluna ou barra.

planejamento
Como organizar os alunos? Em grupo primeiramente e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 37A, jornais e revistas.

encaminhamento
Retome com os alunos que as informaes podem ser apresentadas em tabela e tambm em grficos. Pergunte se eles sabem por que as informaes so apresentadas ora em tabelas, ora em grficos. Provavelmente, muitos podero dizer que a apresentao das informaes em grfico fica mais bonito, mas outros diro que facilita a leitura, uma vez que o leitor bate o olho e consegue extrair as informaes com rapidez. Distribua alguns jornais e pea para que os alunos procurem grficos. Depois escolham um deles e anotem: qual o ttulo do grfico? O maior e o menor nmero dele se refere a qual informao? Que concluses vocs puderam tirar ao observ-lo? Em seguida, pea que alguns grupos apresentem os grficos escolhidos e falem sobre as observaes registradas sobre ele. Em seguida, distribua as atividades 37 A e 37 B para cada dupla. Antes de comear, pea aos alunos que observem atentamente as informaes contidas no grfico, como eles fizeram quando escolheram um grfico no jornal, ou seja, no ttulo, nos nmeros que indicados nas linhas horizontais e verticais (eixos: abscissa e ordenada) e nos dados do grfico propriamente dito. Depois da leitura dos dados eles devero responder s questes formuladas. Enquanto os alunos realizam as atividades, percorra os grupos observando e fazendo intervenes que ajudem as duplas a identificar as informaes que respondam as questes, sem dar as respostas. Em seguida, abra a discusso coma turma, socializando as respostas e as concluses encontradas pelos grupos.

340

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

ATIVIDADE 37A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

oS hbitoS aLimentaReS muDaRam


Alimentos tradicionais perderam espao na mesa dos brasileiros no ltimo quarto do sculo 20: o consumo de arroz, feijo e batata caram pela metade, em mdia. Ao mesmo tempo, ganharam presena as refeies preparadas, o iogurte e gua mineral. Evoluo da quantidade anual per capita de alimentos adquiridos para o consumo no domiclio, em kg (1974 - 2003)
1974-75 2002-03

30

20

10

Arroz

Feijo

gua mineral

Alimentos preparados

Iogurte

No foi apenas por uma questo de preos que os brasileiros e brasileiras mudaram seus hbitos alimentares entre 1974 e 2003 e passaram a consumir cada vez menos arroz e feijo e cada vez mais alimentos preparados, embora essa tenha sido um fator de peso. Tambm influram a entrada macia das mulheres no mercado de trabalho nesse perodo, que levou diminuio das horas disponveis, em casa, para cozinhar; a falta de tempo de grande parte dos trabalhadores, que os impedia de almoar em casa; e a difuso da chamada cultura do fast-food. Os especialistas consideravam que os alimentos preparados mais consumidos eram menos nutritivos do que a dieta tradicional, alm de, por conterem mais gorduras e mais carboidratos, serem fatores que contribuam para o excesso de peso e obesidade.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

341

Atividade do aluno

EVOLUO DA QUANTIDADE ANUAL PER CAPITA DE ALIMENTOS ADQUIRIDOS PARA O CONSUMO NO DOMICLIO, EM KG [1974-2003] Produto Arroz polido Feijo Batata-inglesa Acar refinado Po francs gua mineral Alimentos preparados Refrigerante guaran Abbora comum Iogurte 1974-75 31,57 14,69 13,41 15,79 22,95 0,32 1,70 1,29 1,62 0,36 1987-88 29,72 12,13 13,11 15,91 20,16 0,95 1,37 2,67 1,18 1,14 1995-96 26,48 10,18 9,21 13,20 18,39 0,59 2,71 4,28 1,20 0,73 2002-03 17,11 9,22 5,46 8,26 17,81 18,54 5,39 7,65 4,17 2,01

Fonte: Pesquisa de Oramentos Familiares (POF), IBGE

Consultando a tabela, responda: a) Quais os alimentos que tiveram o seu consumo reduzido no perodo de 1974 a 2003? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ b) Quanto aproximadamente foi a reduo de consumo de cada alimento? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ c) Quais os alimentos que tiveram aumento no seu consumo? __________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ d) Quanto aproximadamente foi o aumento de consumo desses alimentos? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

342

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Os alunos de uma turma da 4 srie precisam colorir um grfico de barras, conforme perguntas elaboradas pela professora. Vamos ajud-los pois precisam apresent-lo em um seminrio. a) Pinte de vermelho a barra que representar a maior quantidade de telespectadores. Qual programa representa essa barra? b) A cor amarela dever representar a barra que indica a quantidade de 5 telespectadores. c) Voc saberia dizer quantos telespectadores assistem a Filmes? Essa barra dever ser pintada de Azul. d) O tipo de programa Novelas dever ser pintado de verde. Voc saberia dizer quantos telespectadores assistem a esse tipo de programa?

Programas de televiso
Desenhos Novelas Filmes Seriado 0 5 10 15 20 Quantidade de telespectadores 25

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

343

Atividade do aluno

ATIVIDADE 37b

O que mais os alunos podem fazer?


Ao longo da semana de realizao destas atividades:
Construa com seus alunos, grficos de colunas ou de barras e, a partir de dados

coletados na prpria sala de aula como, por exemplo, data de aniversrios, estaturas dos alunos, idades, etc., elabore questes em que possam ser retiradas as respostas dos grficos construdos.
Pea que: JJ Analisem os dados das tabelas das atividades anteriores, j em forma de

grficos (construdo pelos alunos e professor) e, compare com os resultados que eles j possuem (analisado somente pela tabela).
JJ Depois faa o inverso, a partir do grfico de barras ou colunas deste mdu-

lo, elabore tabelas que representem os mesmo dados.


Os grficos que esto presentes no cotidiano JJ Pea para que os alunos fiquem atentos s informaes que aparecem nos

grficos em telejornais, revistas etc. Procure orient-los para o tipo de informao que est sendo abordada e como realizar a anlise, por exemplo, dados sobre vacinao em crianas apresentados por meio de grficos.
Aproveite para tambm discutir, os diferentes significados dos nmeros e suas

funes na informao como j dito anteriormente.

O que importante discutir com os alunos:


Os grficos tambm so to importantes quanto as tabelas. A vantagem de se analisar os dados, por meio dos grficos, que estes permitem uma busca de respostas visuais, mais rpida.

ATIVIDADE 38: TRAANDO GRfICOS DE LINhA


objetivo
Ler informaes apresentadas de maneira organizada por meio de grficos de linha.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente de forma individual e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Folhas de atividades 38A para cada aluno.

344

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

encaminhamento
Comece perguntando aos seus alunos se eles j viram ou conhecem grficos de linhas. Leve para a sala, revistas ou jornais que possuem esse tipo de grfico e mostre suas particularidades, como por exemplo, que os pontos de cada valor que representa um dado esto ligados por uma linha. Informe a eles que os grficos de linha diferem dos outros grficos (barras ou colunas) por se tratar de situaes que implicam grandezas contnuas, como por exemplo, velocidade, temperaturas, tempo, entre outras. Reforce com sua turma que esses tipos de grandezas permitem, por meio de uma linha, a ligao entre os pontos marcados no grfico, aquele que representa cada valor em estudo. Volte a chamar ateno das partes que compe o grfico como, por exemplo, ttulo, escalas, quais e que tipo de dados foram colocados nos grficos. Em seguida, distribua as atividades 37A e 37B para cada aluno. JJ Antes de comear, pea aos alunos que observem atentamente as informaes contidas nesses tipos de grficos para que percebam a continuidade nas grandezas, por exemplo, possvel encontrar temperaturas entre 22,5C e 22,53C ou velocidades entre 10 km/h e 10,5 km/h e, ou seja, medidas no inteiras. JJ proposta destas atividades fazer com que os alunos faam a leitura das A informaes contidas nos grficos e, em seguida, que respondam s questes dadas. JJ Reitere a necessidade de prestar ateno s partes que compe os grficos como, por exemplo, ttulo, escalas, quais e que tipo de dados foram colocado nos grficos. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pelos grupos observando e fazendo intervenes no sentido de verificar se as leituras feitas pelos alunos esto de acordo com que se pediu nas questes. Em seguida, abra a discusso com os alunos, socializando as respostas apresentadas por eles.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

345

Atividade do aluno

ATIVIDADE 38A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

O grfico abaixo apresenta a variao da temperatura de trs regies do Brasil no perodo de maro a setembro:

TEMPERATURAS EM TRS REGIES DO BRASIL


30 25 20 15 10 5 0

SUL NORDESTE SUDESTE

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

Meses do ano de 2007

Analise o grfico e responda s questes abaixo. Qual regio apresentou a menor temperatura? Em que ms isso ocorreu? ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Quais as regies que apresentaram a mesma temperatura? Em que ms isso aconteceu? ______________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________

346

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Marcos e Samuel disputaram um jogo de corrida de carros no vdeo game. Marcos ficou com o carro A e Samuel com o carro B. No final do jogo aparece uma tela mostrando o desempenho dos jogadores por meio de um grfico de linhas. Agora, responda s questes: a) Qual o jogador que teve o melhor desempenho no jogo? ____________ b) Perceba que o carro A deixou de aumentar sua velocidade, tornando-a constante. Voc saberia dizer em qual perodo de tempo isso ocorreu? _____________________________________________________________ c) Voc poderia dizer quais as velocidades, do carro A e do carro B, nessa ordem, quando o tempo de 4 horas? __________________________

Corrida de Carros A e B
30 25
Velocidade em Km

20 15 10 5 0 1h 2h 3h 4h Carro A Carro B

Tempo em Horas

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

347

Atividade do aluno

ATIVIDADE 38b

O que mais os alunos podem fazer?


Ao longo da semana de realizao dessas atividades leve um termmetro no inicio

da semana e, com os alunos, mea todos os dias, a temperatura ambiente da sala e marque em uma tabela. No final da semana pea para que os alunos construam o grfico de linhas e faam algumas questes referentes ao comportamento da temperatura naquela semana.
Pea a eles que tragam revistas ou jornais que contenham grficos de linhas e

mostre o tipo de grandeza que est sendo abordada (grandezas contnuas).


O grfico de linhas de uso pouco freqente. Assim, cabe a voc professor, pro-

mover a construo de alguns grficos de linha a partir dos dados coletados em sala de aula. Mas lembre-se, grficos de linha so grficos que representam grandezas contnuas.
Aproveite para discutir os diferentes significados dos nmeros e suas funes nas

informaes apresentadas neste tipo de grfico como j dito anteriormente.

O que importante discutir com os alunos:


As interpretaes diferenciadas pelos alunos sero inevitveis, porm importante que voc esteja atento para que o eixo temtico principal esteja atrelado ao tema que apresentado no grfico.

ATIVIDADE 39: GRfICOS DE SETORES (PIzzA)


objetivo
Ler informaes apresentadas de maneira organizada por meio de grficos de setor.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente de forma individual e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpia da atividade 39A para cada dupla.

encaminhamento
Pergunte aos seus alunos se eles j viram grficos conhecidos como pizza. Comente com eles que esse tipo de grfico chamado de grfico de setores.

348

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Apresente o grfico da atividade 39A para os alunos fazendo uma leitura compartilhada do enunciado e pergunte que informaes esto contidas nesse grfico. A proposta destas atividades fazer com que os alunos faam a leitura das informaes contidas no grfico de setor e, em seguida, que respondam s questes dadas. Reforce a ateno das partes que compe os grficos como, por exemplo, ttulo, escalas, quais e que tipo de dados foram colocado nos grficos. Enquanto eles realizam a atividade, percorra pelos grupos observando e fazendo intervenes no sentido de verificar se as leituras feitas pelas crianas esto de acordo com que se pediu nas questes. Em seguida, abra a discusso com os alunos, socializando as diferentes respostas apresentadas. H, tambm, a atividade 39 B que no precisar ser realizada no mesmo dia.

NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

A professora Ana resolveu realizar uma eleio para representante de sala. Ela construiu um grfico de setores (pizza) para mostrar o resultado. Veja: a. Voc saberia dizer quem ser o(a) representante da turma? b. Quem ficou em segundo lugar? Qual a porcentagem ele(a) conseguiu na votao? c. A soma das porcentagens de Paulo e de Joo ultrapassaria a porcentagem de Mariana? ________ Por qu?

Eleio para representante de sala


Joo 16% Mariana 42%

Pedro 32% Paulo 10%

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

349

Atividade do aluno

ATIVIDADE 39 A

Atividade do aluno

ATIVIDADE 39 b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

Senhor Manoel, da mercearia do bairro, vendeu um total de 90 quilos de alimentos. Ele construiu uma tabela com valores percentuais das quantidades vendidas por tipos de alimentos. Vejam: Tipo de alimento ARROZ FEIJO FRUTAS LEGUMES Total Quantidade vendida no ms em % 22,3 33,4 16,6 27,7 100

Voc poderia ajudar o Sr.. Manoel a colocar os valores neste grfico de

setores, que esto na tabela em forma de porcentagens, no grfico de setores (pizza)?

Quantidade vendida de alimento no ms (em %)


Arroz Legumes % %

Frutas %

Feijo %

350

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Ao longo da semana de realizao desta atividade, organize a construo de gr-

ficos de setores das atividades preferidas da sua turma. Por meio de tabelas construdas pelos alunos e seus respectivos grficos, compare com os resultados com as atividades que j foram apresentadas.
Pea a eles que tragam revistas ou jornais que contenham grficos de setores

em que apaream as porcentagens e faam a converso para nmeros, trabalhando assim, as estimativas.
Voc poder solicitar ajuda ao professor orientador da informtica educa-

tiva para que mostrem aos alunos como possvel construir os grficos na planilha Excel.

O que importante discutir com os alunos:


Os grficos de setores so comumente usados para apresentar resultados de pesquisa. No servem para mostrar comparaes entre duas variveis, por exemplo, mostrar a relao entre peso e altura de um grupo de pessoas. Neste tipo de situao comumente usado grfico de coluna ou barra.

ATIVIDADE 40: COLETANDO INfORMAES PARA A CONSTRUO DE GRfICOS E TAbELAS


objetivo
Construir tabelas e grficos a partir de dados coletados ou obtidos em textos jornalsticos.

planejamento
Como organizar os alunos? Inicialmente de forma individual e depois em duplas. Quais materiais so necessrios? Cpias da atividade 40A para os alunos.

encaminhamento
Converse com os alunos sobre a possibilidade de representar os vrios tipos de informao, como textos jornalsticos, revistas, ou mesmo em dados coletados pelos prprios alunos, em tabelas ou grficos.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

351

Atividade do aluno

O que mais os alunos podem fazer?

Explique que essa prtica tem o propsito de resumir as informaes e apresentlas de uma forma compactada e de fcil anlise. Leve um texto que contenha informaes numricas e pea que analisem esses nmeros indicando o significado ou a funo deles, por exemplo, cdigo, quantidade, etc. Mostre para os alunos como transformar os valores de uma tabela em porcentagens. Distribua as atividades 40 A e 40 B para que os alunos realizem as tarefas. A tarefa da atividade 40 A tem como objetivo fazer com que o aluno perceba, por meio da tabela, o nmero de vezes que um determinado dado se repete na pesquisa. Por exemplo, que o nmero 27 repete-se 3 vezes. A tarefa da atividade 40 B tem como objetivo fazer com que o aluno tenha a habilidade da construo de grficos a partir dos dados apresentados. Para tal, faz-se necessrio que o aluno tenha conhecimentos sobre eixos de coordenadas cartesianas. Esses eixos so os dois eixos perpendiculares entre si, que se cruzam em um ponto denominado origem. Estes eixos podem estar graduados, tanto na horizontal como na vertical. Enquanto os alunos realizam a atividade, percorra pelos grupos observando e fazendo intervenes no sentido de verificar se as leituras feitas pelas crianas esto de acordo com que se pediu nas questes. Em seguida, abra a discusso com os alunos, socializando as diferentes respostas apresentadas.

Atividade do aluno

ATIVIDADE 40A
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

A professora Solange apresentou uma pesquisa que ela fez sobre o nmero do calado dos seus 25 alunos. Os nmeros encontrados foram: 21 21 25 25 25 27 27 27 29 29 29 29 29 31 31 33 33 33 33 33 35 35 35 35 37

352

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Voc poderia ajudar a professora Solange a terminar de preencher a tabela que ela criou, distribuindo melhor os dados que ela coletou? Nmero do calado 21 25 27 29 31 33 35 39 Nmero de alunos

ATIVIDADE 40b
NOME: ________________________________________________________________________ DATA: ____/____/ __________ TURMA: _____________________________________

O texto abaixo se refere aos dados de uma pesquisa que o instituto Kerosaber realizou de maro julho sobre o nmero de alunos que acessam a internet na regio de Pirapora do Norte

(...) a internet est cada vez mais prxima das nossas crianas. O aumento da renda salarial dos trabalhadores de todas as regies do Brasil propiciou condies populao de adquirirem seus primeiros computadores permitindo o acesso ao meio de comunicao mais popular do mundo A Internet. Em maro, a populao de internautas de Pirapora do Norte foi de 1050 pessoas, em abril o nmero subiu para 1345 internautas, em maio 1480 pessoas tiveram acesso Internet, 1.740 pessoas acessaram em junho e em julho 2579 pessoas. rgos do governo projetam mais investimentos neste setor nos prximos anos (...).

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

353

Baseado no texto acima construa um grfico de colunas que represente o aumento ao acesso Internet na cidade de Pirapora do Norte.

O que mais os alunos podem fazer?


Ao longo da semana de realizao destas atividades, leve jornal, folhetos de pre-

os de peas de carros, textos com dados de pesquisas tirados de revistas para os alunos representarem tais informaes em uma tabela ou grfico.
Pea a eles que faam tabelas com as informaes retirados dos grficos e vice-

versa.
Cabe a voc, professor, promover debates sobre as informaes contidas em

textos jornalsticos e a partir destas informaes solicitar aos alunos que construam tabelas e grficos.
No deixe de discutir com seus alunos os diferentes significados dos nmeros

e suas funes na informao apresentadas no texto jornalstico, como j dito anteriormente.

O que importante discutir com os alunos:


As informaes em forma de textos exigem uma boa leitura e conseqente interpretao por parte dos alunos. Por isso professor, necessrio que a socializao das interpretaes das informaes feitas pelos alunos provoque comparao entre as mesmas.

354

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

BiBLioGRaFia
algumas indicaes para fonte de pesquisa:
Sites para se obter informaes sobre meio ambiente: http://www.portaldomeioambiente.org.br http://www.sosmataatlantica.org.br http://envolverde.ig.com.br http://www.ibama.gov.br http://planetasustentavel.abril.uol.com.br http://www.cartadaterra.org http://www.clickarvore.com.br http://www.educarede.org.br http://cienciahoje.uol.com.br http://www1.uol.com.br/ecokids http://sitededicas.uol.com.br/folk http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/lendas http://www.terrabrasillis.com/lendas

indicao Bibliogrfica:
BARBOSA, J. P Trabalhando com os gneros do discurso: uma perspectiva enun. ciativa para o ensino de lngua portuguesa. So Paulo: 2001. Tese de Doutorado em Lingstica Aplicada Pontifcia Universidade Catlica. BRKLING, Ktia Lomba.. O contexto de produo dos textos. In Oficina Cultural 4. Lendo e Produzindo Textos Acadmicos. Momento 1. PEC- Formao Continuada. So Paulo (SP): SME/PUC/USP/UNESP/Fundao Vanzolini; 2001-2002. ___________. A noo de gnero. In Oficina Cultural 4. Lendo e Produzindo Textos Acadmicos. Momento 1. PEC- Formao Continuada. So Paulo (SP): SME/PUC/USP/UNESP/Fundao Vanzolini; 2001-2002. ___________. Escrita e produo de texto. Texto escrito para professores de Ensino Fundamental e Mdio, publicado no site Educarede. Endereo: http:// www.educarede.org.br/educa/html/index_oassuntoe.cfm. ___________. Ensinar gramtica, a que ser que se destina?; In Informes do projeto Ararib. Editora Moderna; 2005.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

355

___________. Sobre leitura e formao de leitores: qual a chave que se espera? Portal Educarede. Sesso O assunto . Endereo: www.educarede.org.br; 2005. ___________. O processo de Produo de Textos. Portal Educarede. Sesso O assunto . Endereo: www.educarede.org.br; 2005. BRANDO, H. N. e JESUS, L. M. de. Mito e tradio indgena. IN Gneros do discurso na escola. Volume 5. Coord. Helena Nagamine Brando. So Paulo (SP): Cortez Editores; 2001. CASCUDO, L. C. Lendas brasileiras. So Paulo (SP): Editora Ediouro; 2000. CASCUDO, L. C. Lendas brasileiras. So Paulo (SP): Editora Global; 2001. CASCUDO, L. C. Antologia do folclore brasileiro. So Paulo (SP): Editora Global; 2001. CD-ROM Mata Atlntica 500 anos. Estao da Arte, Instituto de Pesquisas. Jardim Botnico do Rio de janeiro e Petrobras. DOLZS, J. SCHNEUWLY, B. Genres et progression en expression orale et crite: elments de rflexion propos dune exprience romande. Enjeux. Traduo de Roxane H. R. Rojo (mimeo). (1996). ___________ Pour um enseignement de l oral. Initiation aux genres formels lcole. Paris: ESF diteur; 1998. ECOKIDS. Ecossistema global. Endereo: http://www1.uol.com.br/ecokids/ ecossist.htm. Instituto Unibanco/Fundao Victor Civita. Meio ambiente conhecer para preservar Volume 1. Encarte da Revista Escola, Edio 161. So Paulo (SP): Editora Abril. Abril/2003 (p. 1A.). LAGE, Nilson. A estrutura da notcia. So Paulo (SP): Editora tica; 1993. Lendas, contos e fbulas. Petrpolis (RJ): Editora Petrpolis. LISBOA, Henriqueta. Literatura oral para infncia e juventude. MACHADO, Irene. Literatura e redao. So Paulo (SP): 1994. MAIA, B. Lendas modernas. In Livrevista. Agosto/2006. Edio 17. Ano 3. Disponvel no endereo: http://www.faac.unesp.br/extensao/livrevista/index. html. Manual de Redao do jornal Folha de S. Paulo. Pode ser acessado no endereo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_redacao.htm. Manual de Redao do jornal O Estado de So Paulo e do jornal O Globo.

356

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Livro de Estilo do jornal portugus pblico. Endereo: http://static.publico.clix. pt/nos/livro_estilo/11-factos-o.html MELLO, Ansio. Antologia iIlustrada do folclore brasileiro. Lendas da Amaznia. NOBRE, Marcos (Organizador); Amazonas, Maurcio de Carvalho (Organizador). Desenvolvimento sustentvel: a institucionalizao de um conceito. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. Braslia (DF): Edies IBAMA; 2002. OLIVEIRA, Elisio Marcio. Educao ambiental: uma possvel abordagem. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis. Braslia (DF): Edies IBAMA; 1996. PASQUIER, A.; DOLZ, J. Un declogo para ensear a escribir. In: CULTURA y Educacin, 2: 1996, p. 31-41. Madrid:Infancia y Aprendizaje. Traduo provisria de Roxane Helena Rodrigues Rojo. Circulao restrita. PRADO, Zuleika de Almeida. Muitos mitos, lindas lendas. Editora Callis.

QUINTAS, Jos Silva (Organizador). Pensando e praticando a educao ambiental na gesto do meio ambiente. Braslia (DF): Edies IBAMA. 2 ed. revisada e ampliada; 2002. RAGACHE, Claude-Catherine e LAVERDET, Marcel. A criao do Mundo Mitos e Lendas. So Paulo, Editora tica. ROJO, R. H,. R. Perspectivas enunciativo-discursivas em produo de textos. Comunicao realizada no VI Congresso Brasileiro de Lingstica Aplicada. Campinas: UNICAMP 1995. . ROSSI, Clvis. O que jornalismo? So Paulo (SP): Editora Brasiliense; 1980 (Coleo Primeiros Passos). SILVA, rick S. da C. e. Lendas urbanas. In Projeto Okham. Disponvel no endereo: http://www.projetoockham.org./ferramentas_lendas_1.html. VILELA, A. Folcloriando. Editora Elementar. NUNES, Terezinha, CAMPOS, Tnia M. M., MAGINA, Sandra, BRYANT, Peter Introduo Educao Matemtica: os nmeros e as operaes numricas. So Paulo, PROEM Editora Ltda., 2001. PIRES, Clia M. C., CURI, Eda, CAMPOS, Tnia M. M. Espao e forma A construo de noes geomtricas pelas crianas das quatro sries iniciais do Ensino Fundamental, PROEM Editora Ltda., 2000 PARRA, Ceclia e SAIZ, Irm (Organizadoras) Didtica da Matemtica Reflexes Psicopedaggicas, Porto Alegre, Artmed Editora S.A, 2006.

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

357

TOLEDO, Marlia e TOLEDO, Mauro Didtica de matemtica como dois e dois A construo da matemtica, So Paulo, FTD, 1997. PANIZZA, Mabel e colaboradores Ensinar matemtica na educao infantil e nas sries iniciais, Porto Alegre, Artmed Editora S.A., 2006. STIENECKER, David L. Fraes- Problemas, Jogos e Enigmas, So Paulo, Editora Moderna, 1998. KALEFF, Ana Maria M. R. Vendo e entendendo poliedros, Niteri, Eduff, 1998 COLL, Csar e TEBEROSKY, Ana. Aprendendo matemtica contedos essenciais para o Ensino Fundamental de 1a 4a. srie, So Paulo, Editora tica, 2000.

358

Guia de Planejamento e Orientaes Didticas para o Professor do 4O ano Ciclo I

Вам также может понравиться