Вы находитесь на странице: 1из 4

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO CLULA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DE DISPLINA COLGIO MUNICIPAL FILGUEIRAS LIMA DISCIPLINA: EDUCAO

MUSICAL/ 64 HORAS AULA/ 2008.2 PROFESSOR: CARLOS FERNANDO TEIXEIRA DA COSTA 1. JUSTIFICATIVA: A msica uma linguagem artstica de grande relevncia social e, tambm muito presente no cotidiano de jovens e adolescentes. A vivncia com o fazer musical acaba gerando vnculos de solidariedade entre os envolvidos no processo. A disciplina pretende proporcionar aos estudantes matriculados na rede regular de ensino a aprendizagem em msica, possibilitando uma aproximao interdisciplinar com outros contedos do currculo escolar. 2. EMENTA: Conceitos fundamentais da msica: Altura, Durao e Intensidade; Leitura Rtmica I. 3. OBJETIVOS: - Proporcionar aos educandos uma aproximao com o universo musical; - Adquirir noes bsicas de ritmo, timbre e partitura; - Fazer um resgate da musicalidade afrobrasileira, contextualizando-a; - Promover o debate acerca da construo da identidade brasileira a partir da influncia da matriz africana. 4. DESCRIO DO CONTEDO: Unidade I 1. Noes Bsicas de Msica . Iniciao musical: noes de ritmo, timbre e partitura.

Unidade II

2. Msica e Cultura . A presena da musicalidade afrobrasileira nas diversas manifestaes da cultura e sua contribuio para a construo de uma identidade nacional. REFERNCIAS BSICAS: ARROYO, Margaret. O Ensino de Msica enquanto Prtica Social. In: REVISTA DA ANPPOM (col.) Situaes e Processos de Ensino e Aprendizagem em Msica no Cenrio de uma Festa de Congado, tese de doutorado apresentada durante o XI Encontro Nacional da ANPPOM. Campinas: Unicamp, 1998. GABARRA, Larissa Oliveira. A dana da tradio: congado em Uberlndia/MG (Sculo XX). Uberlndia: EDIUFU, 2005. JOS, Ganymdes. Na terra dos Orixs; ilustraes de Edu Andrade. So Paulo: Editora do Brasil, 1988. MARTINS, Leda Maria. Afrografias da Memria. Belo Horizonte: Mazza Edies, 1997. Unidade III 3. Leitura Meldica e Rtmica . Treinamento auditivo . Ditado rtmico; . Ditado meldico. REFERNCIAS BSICAS: POZZOLI. Guia Prtico e Terico 1 e 2: para o ensino do ditado musical. So Paulo: Ricordi do Brasil, 1983. KODALY, Zoltn. 333 Otvasgyakorlat. Budapest: Editio Musica Budapest, 1958. Unidade IV 4. Interpretao de um Brasil africanizado . Uma tentativa de reinterpretar os clssicos REFERNCIAS BSICAS: DILLAH, Luiz. Tambores de Zambi. In: UAKTI, Grupo e TABINHA, Grupo (CD) Mulungu do Cerrado. Uberlndia: Produo Independente, 2000. MBOITAT, Grupo. Fuzu. In: (CD) MBOITAT, gravao ao vivo durante Calourada da UFU. Uberlndia: Produo Independente, 2001.

GUIMARES, Marco Antnio e NASCIMENTO, Milton. Lgrimas do Sul. In: A Barca dos Amantes, Barclay/ Polygram, 1985. PENSADOR, Gabriel O. Lavagem Cerebral. In: Gabriel O Pensador. Sony Music, 1993. 5. METODOLOGIA: Um teste de nivelamento vai avaliar a aprendizagem de cada educando, o que vai possibilitar dividir a turma em grupos que apresentem dificuldades em comum e que, recebero atendimento individualizado. A disciplina ser dividida em aulas expositivas e aulas prticas. Aulas expositivas: - Apresentar as primeiras noes de altura, intensidade e durao; - Audio e interpretao de temas pertinentes ao contedo; - Trabalhos em grupos para estimular o esprito de cooperao e a solidariedade; Aulas prticas: - Desinibir o educando; - Trabalhar a noo de espao; - Desenvolver a articulao e a coordenao motora; - Explorar a memria auditiva e visual. 6. ATIVIDADES DISCENTES: - Audio e interpretao dos temas propostos; - Participao das atividades dentro e fora de sala de aula, atravs de apresentaes, ensaios e vivncias; - Compromisso com o grupo de estudos; - Assiduidade s aulas. 7. AVALIAO: A avaliao ser um meio utilizado para conhecer o domnio tcnico e as dificuldades de aprendizagem individual. Sero utilizados instrumentos como ditados rtmicos e meldicos, solfejos e resolues de questes relacionadas Histria da Msica. 8. BIBLIOGRAFIA:

BENNET, Roy. Uma Breve Histria da Msica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. LIBNEO, J.C.. Profisso Professor ou Adeus Professor, Adeus Professora? Exigncias educacionais contemporneas e novas atitudes docentes. In: LIBNEO, J. C.. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas Exigncias Educacionais e Profisso Docente. So Paulo: Cortez, 1998. MORETTO, V.P.. Construtivismo: a produo do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. PASSOS, Carmensita. Didtica: Breve Incurso Histrica em Busca da Identidade. Texto Digitado, 1999. PASSOS, Carmensita. Trabalho Docente: caractersticas e especificidades. Texto Digitado, Fortaleza, 2000. RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Вам также может понравиться