Вы находитесь на странице: 1из 8

Just in Time O Just in Time surgiu no Japo, no princpio dos anos 50, sendo o seu desenvolvimento creditado Toyota

a Motor Company, a qual procurava um sistema de gesto que pudesse coordenar a produo com a procura especfica de diferentes modelos de veculos com o mnimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar em plena fabricao de carros, depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veculos, era necessrio bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com nveis de qualidade comparveis aos conseguidos pelos fabricantes norte-americanos. Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelo restante dos fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veculos por eles produzidos assumiram uma posio bastante competitiva. Desta forma, o Just in Time tornou-se muito mais que uma tcnica de gesto da produo, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gesto de materiais, gesto da qualidade, organizao fsica dos meios produtivos, engenharia de produto, organizao do trabalho e gesto de recursos humanos. O sistema caracterstico do Just in Time de "puxar" a produo a partir da procura, produzindo em cada momento somente os produtos necessrios, nas quantidades necessrias e no momento necessrio, ficou conhecido como o mtodo Kanban. Este nome dado aos "cartes" utilizados para autorizar a produo e a movimentao de materiais, ao longo do processo produtivo. Embora se pense que o sucesso do sistema de gesto Just in Time seja intrnseco s caractersticas culturais do povo japons, cada vez mais empresas americanas e europias se tm convencido que esta filosofia composta de prticas que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. O conceito de Just in time est relacionado ao de produo por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matria prima e posteriormente fabric-lo ou mont-lo. Nas fbricas onde est implantado o Just-in-time o estoque de matrias primas mnimo e suficiente para poucas horas de produo. Para que isto seja possvel, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequncia desejada.

As modernas fbricas de automveis so construdas em condomnios industriais, onde os fornecedores Just-in-time esto a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequncia da produo da montadora, criando um fluxo contnuo. O sistema de produo adapta-se mais facilmente s montadoras de produtos onde a demanda de peas relativamente previsvel e constante, sem grandes oscilaes. Objetivos O sistema JIT tem como objetivo fundamental melhoria contnua do processo produtivo. A perseguio destes objetivos d-se, atravs de um mecanismo de reduo dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.

Os estoques tm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produo que podem ser classificados principalmente em trs grandes grupos: Problemas de qualidade: quando alguns estgios do processo de produo apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estgios e os posteriores, permite que estes ltimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupes que ocorrem em estgios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independncia entre os estgios do processo produtivo.

Problemas de quebra de mquina: quando uma mquina pra por problemas de manuteno, os estgios posteriores do processo que so "alimentados" por esta mquina teriam que parar, caso no houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produo continuasse, at que a mquina fosse reparada e entrasse em produo normal novamente. Nesta situao o estoque tambm gera independncia entre os estgios do processo produtivo.

Problemas de preparao de mquina: quando uma mquina processa operaes em mais de um componente ou item, necessrio preparar a mquina a cada mudana de componente a ser processado. Esta preparao representa custos referentes ao perodo inoperante do equipamento, mo de obra requerida na operao, entre outros. Quanto maiores estes custos, maior tender a ser o lote executado, para que estes custos sejam rateados por uma quantidade maior de peas, reduzindo por conseqncia, o custo por

unidade produzida. Lotes grandes de produo geram estoques, pois a produo executada antecipadamente demanda, sendo consumida por esta em perodos subseqentes. Implementao do Just In Time A implementao do sistema Just In Time requer um enfoque sistmico, no qual uma srie de aspectos da empresa tem que ser modificada. No apenas uma questo da aplicao de uma tcnica especfica, mas, antes de mais nada, mudanas em vrios campos, alguns dos quais so pr-requisitos para implantao da filosofia Just In Time. Entre estes aspectos podemos citar:

Comprometimento da alta administrao: o sucesso da implantao do JIT no pode ser obtido sem nenhuma implantao clara da crena da alta administrao n o sistema JIT. Mudanas de atitude em toda a empresa so necessrias para integrao das diversas reas, desenvolvendo uma mentalidade global voltada para a resoluo de problemas. Programas de treinamento neste sentido devem ser suportados pela alta administrao. Os procedimentos para autorizao de investimentos de capital para aprimoramento dos processos devem ser claramente estabelecidos e simplificados.

Medidas de avaliao de desempenho: a forma de avaliar o desempenho dos diversos setores deve ser modificada para ser clara, objetiva e voltada a incentivar o comportamento de todos os funcionrios de forma coerente com os critrios competitivos da empresa e com os princpios da filosofia JIT. Em particular, medidas de desempenho exclusivamente relacionadas a taxas de utilizao de equipamentos e volume de produo so contrarecomendadas. Estrutura organizacional: a estrutura organizacional de ser modificada para reduzir a quantidade de departamentos especialistas de apoio, os quais costumam ser responsveis por aspectos que, segundo a filosofia JIT, passam a ser de responsabilidade da prpria produo. Entre eles, a qualidade, a manuteno (ao menos parte da manuteno preventiva), o balanceamento das linhas e o aprimoramento dos processos. Os especialistas devem atuar no sentido de capacitar os funcionrios da produo para que possam assumir tais responsabilidades, executando auditorias peridicas.

Organizao do trabalho: a organizao do trabalho deve favorecer e enfatizar a

flexibilidade dos trabalhadores, a comunicao fcil entre os setores produtivos e o trabalho em equipe. Conhecimento dos processos: a compilao de fluxogramas de materiais e de informao para todas as atividades, seja na rea de manufatura, seja de projeto, seja de escritrio, seguida da eliminao metdica das atividades que geram desperdcios ou apenas no agregam valor, pr-requisito importante. Em particular, a aplicao desses procedimentos nos processos de preparao de equipamentos um pr-requisito fundamental.

nfase nos fluxos: tanto na administrao de escritrios como de manufatura deve ser criada estruturas celulares, baseadas nos fluxos naturais de materiais e/ ou informaes. Estas estruturas devem facilitar os seguintes aspectos:

Estabelecimento de sistemas simples de controle as produo, baseados no relacionamento cliente-fornecedor entre as clulas; Implementao passo a passo a passo do sistema Kanban, clula a clula, com estoques de segurana temporrios, eliminando-os gradativamente, assim como o sistema tradicional de controle; Definio clara da responsabilidade pela qualidade de cada clula, fornecendo tcnicas de medida e avaliao e qualidade;

Criao de uma estrutura organizacional leve, com, a passagem de funes da mo-deobra indireta para a mo-de-obra direta;

Adequao dos controles financeiros e fiscais nova realidade; Estabelecimento de medidas de avaliao de desempenho das clulas coerentes com a filosofia JIT como: taxas dirias de rotao de estoques, lead time representativo da clula, percentual dirio de atingimento do programa de produo, atingimento das metas dirias de qualidade em peas defeituosas por milho, entre outras. Caractersticas do Sistema Just In Time

O sistema de produo que adota a filosofia JIT deve Ter determinadas caractersticas, as quais formam um corpo coerente com os princpios do JIT. Entre vrias caractersticas esto: O sistema JIT no se adapta perfeitamente produo de muitos produtos diferentes, pois, em geral, isto requer extrema flexibilidade de faixa do sistema produtivo em dimenses que no so conseguidas com filosofia JIT. Conseqentemente, deve ser dada nfase ao projeto adequado de manufatura e ao projeto adequado montagem, de modo a permitir que os setores produtivos tenham um foco definido, sem, entretanto restringir demais variedade de produtos oferecidos ao mercado.

O layout do processo de produo deve se celular, dividindo-se os componentes produzidos em famlias com determinado roteiro de produo e formas similares; dessa forma, podem-se montar pequenas linhas de produo (clulas), de modo a tornar o processo mais eficiente, reduzir a movimentao e o tempo gasto com a preparao da mquina. A gerncia da linha de produo coloca nfase na autonomia dos encarregados no balanceamento da linha, na no aceitao de erros, paralisando-se a linha at que os erros sejam eliminados, se for necessrio, e na produo de modelos mesclados. A responsabilidade pela qualidade transferida produo e dada nfase ao controle da qualidade na fonte, adotando os princpios do controle de qualidade total. A reduo de estoque e a resoluo dos problemas de qualidade forma um ciclo positivo de aprimoramento contnuo. dada nfase na reduo dos tempos do processo, como forma de conseguir flexibilidade. Os tempos gastos com atividades que no agregam valor ao produto, devem ser eliminados, enquanto os tempos gastos com atividades que agregam valor devem ser utilizados de forma a maximizar a qualidade dos produtos produzidos.

O fornecimento de materiais no sistema JIT deve ser uma extenso dos princpios aplicados dentro da fbrica tendo com principais objetivos os lotes de fornecimento reduzidos, recebimentos freqentes e confiveis, lead times de fornecimento reduzidos e altos nveis de qualidade.

O elemento humano tem participao fundamental no sistema just in time , sendo o envolvimento da mo de obra e o trabalho em equipe pr requisitos para a implementao do JIT. O planejamento da produo do sistema JIT deve garantir uma carga de trabalho diria estvel, que possibilite o estabelecimento de um fluxo contnuo de material. O sistema de programao e controle de produo est baseado no uso de cartes para a transmisso de informaes entre os centros produtivos. Esse sistema denominado de sistema KANBAN, e segue a lgica de "puxar" a produo, produzindo somente a quantidade necessria e no momento necessrio, de modo a atender demanda dos centros consumidores.

Kanban Kanban uma palavra japonesa que significa literalmente etiqueta ou carto e que nasceu na maior fbrica automobilstica do Japo, a TOYOTA. Em Administrao da produo significa um carto de sinalizao que controla os fluxos de produo em uma indstria. O carto pode ser substituido por outro sistema de sinalizao, como luzes, caixas vazias e at locais vazios demarcados. O Kanban traz como grande inovao o conceito de eliminar estoques (estoque zero), os materiais e componentes agregados ao produto chegam no momento exato de sua produo/execuo (just in time). Coloca-se um Kanban em peas ou partes especficas de uma linha de produo, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peas, o mesmo aviso levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peas. Quando for recebido o carto ou quando no h nenhuma pea na caixa ou no local definido, ento deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produo da pea. Pode ser empregado em indstrias montadoras, desde que o nvel de produo no oscile em demasia. Os Kanbans fsicos (cartes ou caixas) transitam entre os locais de armazenagem e produo substituindo formulrios e outras formas de solicitar peas, permitindo enfim que a produo se realize Just in time.

No carto Kanban encontra-se inscrito um certo nmero de informaes que variam conforme as empresas, existindo, contudo, informaes minimamente indispensveis que se encontram em todos os kanbans, tais como:

a referncia da pea fabricada e da operao, a capacidade do contentor, a indicao do postos de trabalho, nmero de cartes Kanban em circulao da respectiva referncia

Condies, pontos positivos e negativos da instalao do mtodo Kanban Julgamos que este mtodo muito simples, tanto em funcionamento como em compreenso, embora no podemos iludir pois muito importante implementar as condies para o xito de funcionamento do mtodo Kanban. Devemos observar ento os seguintes fatores:

necessidade de um bom layout da fbrica e dos meios produtivos, necessidade de tempos curtos para mudana de srie, eliminao de possveis imprevistos, desenvolvimento de relaes privilegiadas com fornecedores, polivalncia do pessoal e necessria formao dos recursos humanos, normalizao dos componentes e subconjuntos constituintes do produto, o que permite diminuir o nmero de referncias a trabalhar.

Por estes fatos, o mtodo Kanban apresenta como principais pontos positivos na sua aplicao os seguintes:

Sistema on line de controle de estoque e produo, Transfere para o cho de fabrica a responsabilidade pela programao diria da produo;

Aumenta e flexibilidade de resposta para o cliente, Totalmente visual e simples ( baixo custo )

Principais pontos negativos:


Demanda instvel, Emergncia afeta funcionamento do sistema, Baixo ndice de confiabilidade dos equipamentos, Falta de comprometimento das pessoas (indisciplina operacional).

Вам также может понравиться