Вы находитесь на странице: 1из 5

A HUMANIZAO NO SERVIO DA SADE NA ATUAO DA ENFERMEIRA NA ASSISTNCIA AO PARTO RESUMO: Segundo Carlos Gil, a humanizao no servio de sade ainda

muito lenta, e em algumas reas existe ainda uma grande resistncia, como no caso do parto com a assistncia de enfermagem. O objetivo desse estudo de enfatizar a importncia de uma boa assistncia e humanizao no momento do parto at o nascimento, mostrando a assistncia prestada da enfermagem obsttrica e sua equipe. A pesquisa foi realizada por literatura bibliogrfica, pesquisa virtual e artigos sobre o tema atravs do site REHUNA.

PALAVRA-CHAVE: Humanizao, Assistncia de Enfermagem.

1. INTRODUO

medida que os futuros pais se tornam mais bem informados a respeito da assistncia sade, ficam mais bem capacitados a assumir o papel da participao ativa na assistncia gravidez e ao parto. Muitos casais aproximam-se da experincia do parto com idias definidas a respeito dos mtodos que preferem a fim de que o acontecimento seja para eles o mais significativo.

A assistncia maternidade inclui a assistncia da gestante no incio ao fim do trabalho de parto com a purpera e recm nascido.

Com a iminncia do trabalho de parto, parto e nascimento, pode desencadear excitao e a apreenso nas gestantes, nessa fase de vida a mulher tem vrias necessidades fsicas e psicolgicas, dando espao aos medos, diminuio nutricional, ansiedade, diminuio do desejo sexual.

O mecanismo do trabalho de parto consiste em quatro fases: dilatao, expulso, etapa placentria.

O conjunto desses episdios constitui os fenmenos passivos do parto, que se completam com a anlise dos movimentos executados pelo feto, na sua penetrao rotativa atravs do canal parturitivo, impulsionado pelas contraes uterinas.

O cordo umbilical, a placenta e o lquido amnitico mantm condies favorveis e nutritivas para o crescimento e desenvolvimento do feto.

O aleitamento materno o mtodo natural de nutrio do recm nascido normal e tem certas vantagens sobre a alimentao artificial. Entretanto, para que ela seja uma experincia satisfatria tanto para a me como para o beb, a me deve primeiro querer alimentar seu beb ao seio.

Cabe a equipe de enfermagem prestar a assistncia qualificada e humanizada a gestante e recm nascido procurando o bem estar da me-filho. A enfermagem deve fazer o que sabe com vontade, carinho e ateno esquecendo que os procedimentos a serem feitos so de rotinas, lembrando sempre que se no houver amor e humanizao no haver qualidade no atendimento.

Acolher os que nascem colaborar para tecer uma sociedade tica, ecolgica, promover relaes de confiana mtua e de cooperao que incluam a todos com suas singularidades e diferenas. O nascimento um momento primordial para desenvolver a capacidade de amar.

Este artigo foi realizado atravs de literaturas bibliogrficas, pesquisa online e artigos cientficos atravs BDENF atravs do www.bireme.br, e site de uma org. REHUNA.

2. OBJETIVO

Discutir e ressaltar a importncia da Humanizao no Parto na Assistncia de Enfermagem e de resgatar o carter fisiolgico no processo do nascimento de forma positiva e sem traumas.

3. METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada por meio de reviso de literatura obtida atravs diferente bases de dados e pesquisas da rea relacionada ao tema.

4. HUMAIZAO NO PARTO NA ASSISTNCIA DE ENFERMAGEM

A causa do inicio do parto no completamente conhecida. Muitas teorias foram desenvolvidas a fim de explicar por que as contraes musculares, que se deram de modo indolor e sem fora expulsiva durante a gravidez, finalmente se tornam eficazes aproximadamente do dcimo ms desta. Tambm no conhecido o motivo por que alguns trabalhos de parto ocorrem antes e outros aps a data esperada.

O trabalho de parto tem por fim expelir o feto atravs das vias genitais. O processo de trabalho de parto dividido em trs perodos, dilatao, expulso, etapa placentria.

A assistncia de Enfermagem na gravidez comea, no ante parto, sendo definido como aquela assistncia prestada futura me durante sua gestao. Embora a gravidez seja normal, um acontecimento especial na vida de uma mulher e, como tal, exige algumas adaptaes especiais para a promoo da sade dela e do feto. Os profissionais da sade devem encarar essa ocasio como uma tima oportunidade para a manuteno preventiva da sade e para a educao da cliente.

Dessa forma, o uso de prticas como deambulao da parturiente, presena do acompanhante, restrio do uso rotineiro de ocitocina e episiotomia e o estmulo ao parto vertical, provocam divergncias entre os profissionais. indispensvel que a equipe na ateno obsttrica seja capacitada e sensibilizada a trabalhar em conjunto e superar conflitos, a fim de que sejam respeitados os desejos das mulheres acolhidas no servio.

O conforto fsico pode ser aumentado pelo uso de tcnicas de massagem e relaxamento, posturas variadas, msica, mtodos de respirao e prticas alternativas, que favoream o bom desenvolvimento do trabalho de parto e fornea conforto e segurana a mulher e seu beb.

A proposta de humanizao do parto teve grande nfase em 1987 com o projeto Maternidade Segura que teve como objetivo: elevar a qualidade do atendimento sade materno-infantil, reduzindo a morbidade e mortalidade, atravs do credenciamento de instituies que promovam a assistncia integral sade da mulher e da criana.

Em 1996, a Organizao Mundial de Sade (OMS), publica um Guia Prtico: Assistncia ao Parto Normal, onde conceitua o parto normal e a humanizao do parto e cita a Enfermeira Obstetra como um personagem de destaque, sendo esta uma profissional qualificada para assistir ao parto, contribuindo para a Humanizao desta assistncia.

Reiteramos que a realizao de procedimentos obsttricos, inclusive parto sem distcia podem legalmente ser realizados por enfermeiros especialistas, a teor da Lei 7498/86 e da Resoluo 223/99 do Cofen, que garante ainda ao enfermeiro, a atribuio de emisso do Laudo de Enfermagem para autorizao de internao hospitalar, conforme Portaria SSAS/MS 163/98 do Ministrio da Sade.

O Ministrio da Sade desenvolve outras aes voltadas reduo de cesarianas desnecessrias e ao incentivo dos partos normais humanizados. Em 2000, foi institudo o Programa de Humanizao no Pr-natal e Nascimento (PHPN) com o objetivo de assegurar o acesso e a qualidade do acompanhamento pr-natal, da assistncia ao parto, ps-parto e neonatal. O programa repassa incentivos financeiros a municpios e maternidades que ofeream, em sua rede de servios, ateno ao pr-natal, ao parto e a possveis complicaes obsttricas. O incentivo financeiro tem aumentado a cada ano. Em 2004, foi repassado R$ 24,8 milhes, o que representou um reajuste de 42% em relao ao ano de 2003. Ao todo, 4.951 cidades j aderiram ao programa, o que corresponde a 89% do total de municpios do pas.

5. CONCLUSO

A mudana de modelo da assistncia ao parto ainda lenta, e encontra-se ainda uma resistncia muito forte da classe mdica na atuao de humanizao por parte da enfermagem. Mas tanta resistncia no impede o cuidado da mulher durante o trabalho de parto, colocando em prtica as estratgias prprias, prestando um cuidado diferenciado e ganhando seu espao.

Para alcanarmos a humanizao no parto devemos estar dispostos a livrar a mulher de riscos desnecessrios, e como profissionais da sade zelar pela promoo, proteo e

recuperao da sade, e no somente ser gentil e carinhoso, que sem dvida so atitudes indispensveis em qualquer cuidado de enfermagem.

A pessoa que cuida deixa de prestar atendimento no sentido de realizar um procedimento e passa a refletir junto e realiza uma ao, interagindo com a pessoa a ser cuidada, com ela, com envolvimento e responsabilidade. Compreende a realidade do outro, preocupa-se em como o outro se sente e faz do cuidado um instrumento para o crescimento do outros.

6. REFERCIAS BIBLIOGRFICAS

1- COREN, RS. Informativo Eletrnico da Biblioteca do COREN-RS. vol.05, n08agosto/2007. Disponvel em <www.portalcorenrs.gov.br> Acesso em 11/09/2008.

2- SILVA, L. Rangel da; SERRANO, N. de Souza; CHRISTOFFE, M. Moreira. La enfermera obstetra y La poltica de humanizacon Del Parto. Revista Eletrnica de Enfermera. Disponvel em <www.um.es/eglobal> Acesso em 13/09/2008.

3- REZENDE, Jorge de. Obstetrcia. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

4- REHUNA. Rede pela Humanizao no Parto e Nascimento. Disponvel em <www.rehuna.org.br> Acesso em 13/09/2008.

5- ZIEGEL, Erna e; R.N.; M.A. Enfermagem Obsttrica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

Вам также может понравиться