Вы находитесь на странице: 1из 3

COMBATE AO CRIME

Ao contra crimes federais


O Ministrio Pblico Federal atua nos casos de crimes que causem prejuzo aos bens, servios ou interesses: da Unio; das autarquias federais; das empresas pblicas. O Ministrio Pblico Federal promove a ao penal pblica quando a competncia para julg-la da Justia Federal. O MPF atua de forma preventiva e repressiva nos casos de crimes contra a Administrao Pblica Federal ou nos praticados por servidor pblico federal, como: estelionato e peculato (usar o cargo para desviar dinheiro); corrupo ativa (oferecer vantagem indevida) ou passiva (receber); concusso (exigir vantagem indevida, se ocupante de cargo ou funo pblica);trfico de influncia e emprego irregular de verba ou renda pblica. Cabe tambm ao MPF agir em situaes de crimes cometidos por meio da internet, como divulgao de pornografia infantil (vdeos, fotografias e desenhos), racismo, fraudes bancrias e clonagem de carto, etc. Tambm compete ao MPF, conforme estabelecido na Constituio, fazer o controle externo da atividade da Polcia Federal. A instituio exerce atribuies como o acompanhamento da situao nos presdios federais e a fiscalizao da legalidade das aes da PF.

Resultados da atuao
O MPF tem conseguido levar priso empresrios, polticos, servidores pblicos e outros por crimes como: fraudes contra o INSS e em licitaes; sonegao de impostos federais e apresentao de documentos falsos para iseno; trfico internacional de drogas e de pessoas; gesto fraudulenta ou temerria de bancos; emisso de moeda falsa; funcionamento irregular de instituio financeira; evaso de divisas remessa de dinheiro para o exterior por meio de operaes de cmbio sem autorizao legal e/ou manuteno de depsitos bancrios no declarados; contrabando entrada ou sada clandestina de produtos proibidos; descaminho importao ou exportao irregular de produtos legais.

Condenaes importantes
Caso Banestado: movimentao ilegal de mais de 28 bilhes de dlares 97 pessoas condenadas; retorno de arrecadao tributria de cerca de 20 bilhes de reais. Caso TRT de So Paulo: desvio de cerca de 170 milhes de reais para construo do frum condenao de juiz a 26 anos de priso e perda de bens. Caso Bancos Marka e FonteCindam: desvio de bilhes de reais dos cofres pblicos, gesto fraudulenta e temerria condenaes priso e multa; cassao de aposentadorias; extradio de Salvatore Cacciola. Operao Anaconda: esquema de venda de sentenas priso e demisso de um juiz federal.

COMBATE AO CRIME
Todos contra o crime
Ajude a combater o crime. Adote atitudes conscientes nas aes cotidianas. Por exemplo: no consuma produtos falsificados; no aceite corrupo e desvio de verba pblica; no sonegue impostos. Envie informaes sobre irregularidades ao Ministrio Pblico Federal. O MPF tem, nas capitais e em diversos municpios, representantes que atuam na rea criminal. H um rgo que cuida do tema em todo o Brasil: a 2 Cmara de Coordenao e Reviso. Denuncie: http://2ccr.pgr.mpf.gov.br/formulario/denuncia/index.htm

MINISTRIO PBLICO FEDERAL


papel do Ministrio Pblico, entre outros:

Seu direito, nosso dever.

www.pgr.mpf.gov.br

proteger os interesses sociais (relevantes para a sociedade como um todo), difusos (considerados indivisveis, como paz, meio ambiente e segurana) e individuais indisponveis (aqueles dos quais ningum pode abrir mo, como a sade e a vida); garantir o respeito s leis nacionais e aos tratados internacionais e a observncia dos princpios e normas que garantem a democracia. O Ministrio Pblico tem autonomia funcional e administrativa asseguradas pela Constituio, e no est subordinado ao Executivo, Legislativo ou Judicirio. O MP brasileiro formado: pelos ministrios pblicos estaduais (integrados por promotores e procuradores de Justia); pelo Ministrio Pblico da Unio, que compreende os Ministrios Pblicos Federal, do Trabalho, Militar e do Distrito Federal e Territrios; pelo Ministrio Pblico Eleitoral. O Ministrio Pblico Federal age por iniciativa prpria ou mediante provocao, em casos de interesse pblico em que a competncia para o julgamento seja da Justia Federal. Atua nas reas constitucional, cvel (especialmente na tutela coletiva), criminal e eleitoral. Age judicialmente ou fora da esfera judicial, por meio de aes civis e penais, recomendaes, termos de ajustamento de conduta e audincias pblicas.

Onde atuam os membros do MPF:

Faa a sua parte


Se souber que algum direito da sociedade no est sendo respeitado, procure o MPF na sua cidade. Conte ao Ministrio Pblico Federal o que est errado. Sua identidade ser mantida em sigilo. O MPF analisa os diferentes casos, prope solues e encaminhamentos. Confira notcias do MPF: http://noticias.pgr.mpf.gov.br

Este flder integra srie temtica sobre a atuao do MPF nas seguintes reas:
Direitos do cidado Constituio e legislao federal Matrias criminais e controle externo da atividade policial Consumidor e ordem econmica Meio ambiente Patrimnio cultural Defesa do dinheiro pblico e da probidade administrativa ndios e comunidades tradicionais Democracia e matrias eleitorais Cooperao jurdica internacional Defesa das leis.

Вам также может понравиться