Вы находитесь на странице: 1из 33

NORMA DE EXECUO N.

1, DE 24 ABRIL DE 2007
Institui, no mbito desta Autarquia, as Diretrizes Tcnicas para Elaborao dos Planos de Manejo Florestal Sustentvel PMFS de que trata o art. 19 da Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965. O DIRETOR DA DIRETORIA DE FLORESTAS DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS IBAMA, no uso das atribuies que lhe conferem o art. 14 da Estrutura Regimental anexa ao Decreto n. 5.718, de 13 de maro de 2006 e no art. 45 do Regimento Interno aprovado pela Portaria/MMA/n. 230, de 14 de maio de 2002, e tendo e vista as disposies do art. 2., inciso I, letra c, da Instruo Normativa n. 12, de 13 de janeiro de 2004; Considerando as disposies das Instrues Normativas/MMA/ n. 4 e 5, ambas de 11 de dezembro de 2006, publicadas no Dirio Oficial do dia 13 de dezembro de 2006, resolve: Art. 1. Instituir, no mbito desta Autarquia, as Diretrizes Tcnicas para Elaborao dos Planos de Manejo Florestal Sustentvel PMFS de que trata o art.19 da Lei 4.771, de 15 de setembro de 1965. Pargrafo nico. As Diretrizes Tcnicas de que trata este artigo faz parte integrante da presente Norma de Execuo, na forma dos anexos I e II. Art. 2. Os Planos de Manejo Florestal e os respectivos Planos Operacionais Anuais POA, em florestas de domnio pblico ou privado, dependero de prvia aprovao pelo rgo estadual competente integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente SISNAMA, nos termos do art. 19 da Lei n. 4.771, de 15 de setembro de 1965. 1. Compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA a aprovao de que trata o caput deste artigo: nas florestas pblicas de domnio da Unio; nas unidades de conservao criadas pela Unio; nos empreendimentos potencialmente causadores de impacto ambiental nacional ou regional, definidos na resoluo n. 378, de 2006 do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

I II III

Normas Florestais Federais para a Amaznia

359

2.

O PMFS e os POA, cuja atribuio couber ao IBAMA nos termos do 1. deste artigo, sero submetidos s unidades do IBAMA, na jurisdio do imvel. Excepcionalmente, quando as Unidades de Manejo Florestal UMF se localizarem em mais de uma jurisdio, o PMFS e os POA, especificados no 2. deste artigo, sero submetidos unidade do IBAMA mais acessvel.

3.

Art. 3. Os Planos de Manejo Florestal Sustentvel PMFS sero analisados pelo IBAMA, que concluir no seguinte: I II aprovao do PMFS; ou indicao de pendncias a serem cumpridas para a seqncia da anlise do PMFS.

Art. 4. O POA ser avaliado pelo IBAMA, o qual informar as eventuais pendncias ao detentor do PMFS. Art. 5. Os procedimentos de elaborao dos Planos de Manejo Florestal e do Plano Operacional devero obedecer aos critrios estabelecidos na presente norma. Art. 6. Esta Norma de Execuo entra em vigor na data da sua publicao.

ANTONIO CARLOS HUMMEL

RETIFICAES (Dirio oficial da unio, 02/05/2007, Seo 1, pg. 91) Na Norma de Execuo n. 1, de 24 de abril de 2007, publicada no DOU de 30.04.2007, seo 1, pgina 405, inclua-se:

360

Normas Florestais Federais para a Amaznia

ANEXO I
DIRETRIZES TCNICAS PARA APRESENTAO DE PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTVEL E PLANO OPERACIONAL ANUAL. CATEGORIA DE PMFS: BAIXA INTENSIDADE. Produto: Madeira. Pgina Inicial: ser considerada a primeira pgina do PMFS e dever conter as seguintes informaes: Importncia: facilitar o acesso s informaes. Ofcio de Aprovao da Autorizao Prvia a Anlise Tcnica APAT. Observar o art. 2., o art. 4. 4. e o Art. 7. da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006. I. II. Nome do proponente: o nome da pessoa fsica ou jurdica seguida de CPF ou CNPJ respectivamente. Proprietrio.

III. Nome do Responsvel Tcnico pela elaborao. IV. Nome do Responsvel Tcnico pela execuo. V. Mvel: denominao do imvel descrito na documentao e de como conhecido na regio, se for mais de um, informar o nome de todos.

VI. Categoria de PMFS. VII. Data de Emisso da APAT. I PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTVEL PMFS 1 INFORMAES GERAIS As seguintes informaes devem ser apresentadas pelo proponente: 1.1 1.1.1 1. 2. Categoria do PMFS: Titularidade da Floresta: Para floresta privada apresentar ofcio de aprovao da Autorizao Prvia Anlise de Manejo Florestal Sustentvel APAT, conforme Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006. Para floresta pblica apresentar Contrato Concesso, conforme a Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006. Quanto ao detentor: Para PMFS individual observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea a, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006 que trata da APAT. Para PMFS empresarial: observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea b, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006 que trata da APAT. Para PMFS comunitrio observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea c, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006 que trata da APAT. Para PMFS em floresta pblica observar o disposto no Captulo IV da Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006.

1.1.2 1. 2. 3. 4.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

361

5. 1.1.3 1. 2. 1.1.4 1. 2. 1.2 1.2.1 1. 2. 3. 4. 5. 1.2.2 1. 2. 3. 4. 5. 6. 1.2.3 1. 2. 3. 4. 5. 6. 1.3 1.3.1

Para PMFS em Floresta Nacional observar o Captulo III da Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006. Quanto ao ambiente predominante: PMFS em floresta de terra-firme. PMFS em floresta de vrzea. Quanto ao estado natural da floresta manejada: PMFS de floresta primria. PMFS de floresta secundria. Responsveis: Proponente/detentor: Nome da pessoa fsica ou jurdica. Informar o endereo da sede ou filial para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA. Responsvel Tcnico pela elaborao: Nome do engenheiro responsvel pela elaborao. Informar o endereo completo para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA. Anexar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (documento original) com a validade. Responsvel Tcnico pela execuo: Nome do engenheiro responsvel pela execuo, orientao, superviso de todas as atividades previstas no PMFS. Informar o endereo completo para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA. Anexar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (documento original) com a validade. Objetivos do PMFS: Geral: Informar de forma clara e resumida o objetivo principal do manejo florestal.

362

Normas Florestais Federais para a Amaznia

Informaes sobre a Propriedade: Identificar a propriedade tal como na documentao e com a denominao que conhecida na regio.

2.1

Localizao geogrfica: Estado. Municpio. rea total.

2.1.1

Acesso Croqui georreferenciado. Descrio do acesso. Incluir pontos de referncia (sede municipal, rios, estradas, etc.).

2.2 1. 2. 3. 2.2.1 1. 2. 3. 4. 2.2.2 1.

Descrio do ambiente: Descrever o ambiente, de forma clara e concisa, e com base em referncias bibliogrficas ou registros sobre a regio em que o PMFS est inserido. Citar as fontes de referncias utilizadas. Incluir informaes sobre os seguintes tpicos: Meio Social: Indicar os tipos de organizao atuante (associaes e/ou cooperativas), quando houver. Indicar as perspectivas na melhoria da qualidade de vida da populao local que as atividades de manejo florestal podero proporcionar. Indicar os benefcios da integrao do projeto com a comunidade, quando for o caso. Indicar a utilizao da mo de obra local e previso de capacitao da mo de obra. Meio fsico: Indicar a classificao do clima da regio conforme sistemas utilizados na regio e a distribuio mensal da quantidade de precipitao. Meio biolgico: Informar a(s) tipologia(s) florestal(is) predominante na regio do PMFS. Indicar quais so as principais espcies da fauna que ocorrem na regio.

2.2.3 1.

2.3 1. a) b) c)

Macrozoneamento da (s) Propriedade (s): Indicar o percentual das reas em relao rea total e apresentar sob a forma de tabelas: reas produtivas para fins de manejo florestal reas de preservao permanente APP . reas de reserva legal ARL.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

363

3 3.1 1. 2.

Informaes sobre o manejo florestal Sistema Silvicultural: Descrever o sistema silvicultural a ser utilizado, por exemplo, policclico e suas particularidades, quando houver; Apresentar a cronologia das principais atividades do manejo florestal em cada UPA em relao ao ano da explorao. Espcies florestais a manejar e a proteger: Incluir lista das espcies florestais prioritrias para o manejo florestal, classificadas em grupos, de comercializao e uso; Apresentar a lista das espcies florestais a serem protegidas de corte na Unidade de Manejo Florestal (espcies protegidas por lei e por outras razes, quando houver), considerar o Art. 29. do Decreto 5.975 de 30 de novembro de 2006; Explicitar as medidas de proteo das rvores localizadas em reas de preservao permanente, conforme a Lei 4.771/65 (Cdigo Florestal). Regulao da produo: Apresentar uma estratgia de regulao da produo de modo a promover a sustentabilidade ao longo do tempo, indicando pelo menos:

3.2 1. 2.

3. 3.3

1. 2. 3. 4. 5.

O mtodo de regulao da produo (p.ex. rea, volume, nmero de rvores); A intensidade de corte proposta (m3/ha) ou corte permissvel de 10 m3/ha previsto na Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; O ciclo de corte inicial de 10 anos, previsto na Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; O nmero e o tamanho planejado para as UPA, considerando a capacidade produtiva da floresta e o planejamento espacial da propriedade; Apresentar justificativa tcnica e as medidas especiais de proteo da floresta durante o tempo de pousio em que no houver atividades de explorao na UMF, se o nmero de UPA proposto for menor do que ciclo de corte (anos); Estimativa da produo Anual (m3) mdia com base nos dados disponveis. Descrio das atividades pr-exploratrias em cada UPA: Delimitao permanente da Unidade de Produo Anual. Descrever os procedimentos e materiais a serem utilizados para a delimitao e demarcao permanente da UPA em campo; Prever a coleta de coordenadas nos principais vrtices da UPA visando a sua localizao ao longo do tempo de pousio; Indicar sistema de numerao de picadas que facilite os trabalhos das equipes de inventrio e explorao florestal; Prever a instalao de placas de identificao da UPA, de modo a facilitar os trabalhos das equipes de inventrio e explorao e possibilite a sua vistoria. Inventrio florestal a 100%: Definir o grupo de espcies a serem inventariadas, indicando as espcies e seus respectivos dimetros mnimos de medio:

6. 3.4 3.4.1 1. 2. 3. 4.

3.4.2 1.

364

Normas Florestais Federais para a Amaznia

2.

Indicar as variveis e os respectivos procedimentos de medio de modo a garantir a qualidade dos dados do inventrio florestal. As variveis a coletar devem incluir pelo menos o dimetro altura do peito, a qualidade do fuste, o nome da espcie, a localizao espacial da rvore (ex. coordenada x, y) e a altura; Prever que cada rvore receber uma plaqueta de identificao com numerao seqencial dentro da UPA, a qual ser a base do controle de origem da madeira dentro da Unidade de Manejo Florestal; Descrever claramente qual o sistema de numerao das rvores, Recomenda-se o uso de material durvel no plaqueamento das rvores (alumnio, por exemplo). Corte de cips: Quando previsto, planejar a realizao do corte de cips antes da explorao florestal.

3. 4. 5 3.4.3

3.4.4 Critrios: 1. 2.

Definio dos critrios de seleo de rvores para corte e manuteno:

Dimetro mnimo de corte de 50 cm para todas as espcies, para as quais ainda no se estabeleceu um DMC especfico mediante justificativas tcnicas; Manuteno de pelo menos 10% do nmero de rvores por espcie, na rea de efetiva explorao da UPA, que atendam aos critrios de seleo para corte indicados no PMFS, respeitado o limite mnimo de manuteno de 3 rvores por espcie por 100 ha, em cada UT; Manuteno de todas as rvores das espcies cuja abundncia de indivduos com DAP superior ao DMC seja igual ou inferior a 3 rvores por 100 hectares de rea de efetiva explorao da UPA, em cada UT. Descrio das atividades de explorao: Mtodos de corte e derrubada: Prever a utilizao do mapa de explorao e se possvel contendo a lista das rvores a serem abatidas para facilitar a localizao das mesmas; Informar os equipamentos utilizados para a atividade de corte; Indicar o planejamento para que as rvores cortadas no atinjam as reas de preservao permanente; Recomenda-se a limpeza da base do tronco para o corte; Descrever as tcnicas de corte direcionado com vistas a minimizar os danos floresta; Recomenda-se testar as rvores pr-selecionadas para o corte em relao presena de oco e podrido, caso existam e inviabilizem a utilizao comercial, as mesmas no devem ser cortadas; Prever o corte o mais prximo do solo possvel sendo que para as rvores sem sapopemas a altura do toco no deve ultrapassar 40 centmetros; Aps o corte, fixar na superfcie superior do toco uma placa com a mesma numerao das rvores identificadas no inventrio; Prever a abertura dos caminhos de fuga, preferencialmente em duas direes perpendiculares e procedimentos de segurana para evitar acidentes no momento do corte. Mtodos de extrao da madeira: Para a categoria no permitida a utilizao de mquinas no arraste de toras. Descrever a metodologia e os equipamentos que sero utilizados para a extrao da madeira;

3.

3.5 3.5.1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

3.5.2 1.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

365

2. 3. 4. 3.5.3 1. 2. 3.

Indicar o local de desdobro das toras, caso no seja no mesmo local de queda da rvore indicar como as toras sero extradas; Indicar os equipamentos que sero utilizados para o desdobro; Indicar os produtos e os subprodutos florestais obtidos com o desdobro. Procedimentos de controle da origem da madeira: Descrever os procedimentos que permitam rastrear a origem da madeira em toras, do local de seu desdobro at sua localizao na floresta; Utilizar como base dos procedimentos, a identificao das rvores durante o inventrio florestal a 100%, isto , o nmero da rvore e a identificao da espcie no mnimo; Descrever os procedimentos a serem adotados para esta finalidade, indicando o fluxo de informaes, os pontos de registro, a existncia de formulrios de registro, responsveis e a manuteno de banco de dados; Se o desdobro ocorrer no mesmo local de queda da rvore, realizar o registro dos volumes das peas obtidas com o desdobro da rvore cortada. Mtodos de extrao de resduos florestais (quando previsto): A explorao de resduos da explorao, entendida como aproveitamento da madeira oriunda de copas, tocos e sapopemas poder ser autorizada conforme o disposto no art. 28 da Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; Apresentar uma estratgia de utilizao dos resduos da explorao florestal, que inclua procedimentos de mensurao, preparao ou colheita, extrao e transporte; Assegurar que a extrao dos resduos no implicar na abertura de trilhas de arraste adicionais; Definir as especificaes dos resduos florestais a serem aproveitados, incluindo detalhes como dimetro mnimo, comprimento e forma de desdobro; Indicar as unidades de medida para a quantificao dos resduos; No primeiro ano, a explorao de resduos florestais para lenha, ser considerada a relao de 1m3 de resduos para cada 1m3 de tora autorizada. A partir do segundo ano a autorizao ser feita com base em estimativa obtida de relaes matemticas e parmetros, que relacionem a rea ou a intensidade de corte com a quantidade de resduos a ser autorizada; Descrever os mtodos de amostragem para o inventrio de resduos, a ser utilizado no ajuste de equaes matemticas para a estimativa da quantidade de resduos em funo de variveis da explorao florestal; Prever o traamento dos resduos antes da extrao; No ser admitido o corte de rvores danificadas; Indicar como ser realizada a extrao dos resduos;

4.

3.5.4 1.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

8.

9. 10. 11.

366

Normas Florestais Federais para a Amaznia

4 4.1

Informaes complementares: Relaes dendromtricas utilizadas. Indicar a equao de volume utilizada para estimar o volume das rvores.

4.2

Mapas requeridos: Apresentar mapas conforme disposto no art. 3. da Instruo Normativa n. 93, de 03 de maro de 2006.

4.2.1

Localizao da propriedade: Plotar a propriedade no cenrio municipal e estadual, alm de mapa contendo os limites e reas vizinhas, inclusive unidades de conservao e Terras Indgenas.

4.2.2 1. 2. 3. 4. 5.

Macrozoneamento da propriedade PMFS de Baixa Intensidade: O mapa dever conter as seguintes informaes: reas produtivas para fins de manejo florestal; reas de preservao permanente APP; reas de reserva legal ARL; Hidrografia; Localizao das UPAs;

II PLANO OPERACIONAL ANUAL POA 1 Informaes Gerais: Requerente. Responsvel pela elaborao. Responsvel pela execuo. 2 Informaes sobre o Plano de Manejo Florestal Identificao: Nmero do protocolo do PMFS rea de Manejo Florestal (ha): 3 Dados da Propriedade: Nome da propriedade. Localizao. Municpio. Estado. 4 Informaes sobre a UPA: Localizao e identificao (nomes, nmeros ou cdigos).

Normas Florestais Federais para a Amaznia

367

rea total (ha). rea de preservao permanente (ha). rea de efetiva explorao florestal (ha). 5 5.1 Produo florestal planejada. Lista das espcies a serem exploradas indicando: Nome da espcie. Dimetro Mnimo de Corte (cm) considerado. Nmero de rvores acima do DMC das espcies que atendam aos critrios de seleo para corte (UPA). Porcentagem do nmero de rvores a serem mantidas na rea de efetiva explorao: Volume e nmero de rvores a serem exploradas (UPA). 5.2 6 6.1 6.1.1 6.1.2 6.1.3 7 7.1 Volume de resduos florestais a serem explorados (quando previsto). Planejamento das atividades na AMF para o ano do POA. Especificao de todas as atividades previstas para o ano do POA e respectivo cronograma de execuo, agrupadas por: Atividades pr-explorao florestal: Atividades de explorao florestal: Atividades ps-explorao florestal: Anexos: Resultados do inventrio a 100%:

Tabela 01 Resumo do IF100% com volume e nmero de rvores por espcie e por hectare conforme a sua destinao.
Nome Vulgar Nome Cientfico Dados Categoria Explorar Vol. (m )
3

Remanescente

Outras

Total

m3/ha*

n./ha**

Num. rv.

Produo mdia por hectare.

** Nmero mdio de rvores por espcie por hectare.

TABELA 02 Resumo do IF 100% conforme intensidade de corte proposta na UPA. Vt (m3) Vm (m3/ha) Gt (m3) Gm (m3/ha) Vma (m3/rv) Nt (n.) Nm (n./ha)

Onde: Vt = volume total; Vm = volume mdio por hectare; Gt = rea basal total; Gm = rea basal mdia por hectare; Vma = volume mdio por rvore; Nt = nmero total de rvores; e Nm = nmero mdio de rvores por hectare.

368

Normas Florestais Federais para a Amaznia

7.2
Arv.

Tabela resumo do inventrio a 100% contendo: n.


Nome Vulgar CAP DAP Classe DAP ALTURA V. ( m ? ) QF X Y categoria

Nome Cientfico

7.2.1

Nmero de rvores por espcie inventariada Distribudas por classe de DAP de 10cm de amplitude.

III RELATRIO DE ATIVIDADES: 1. Informaes Gerais Requerente: Detentor: Responsvel pela elaborao (CPF e ART). Responsvel pela execuo (CPF e ART). 2. Informaes sobre o Plano de Manejo Florestal: Identificao. Nmero do protocolo do PMFS. Data do Protocolo. Nmero do POA. Ano do POA. Nmero da Autorizao (ltima). rea de Manejo Florestal (ha). rea da Unidade de Produo Anual (ha). 3. Dados da (s) propriedades (s): Nome da propriedade. Localizao. Municpio. Estado. 4. Resumo das atividades planejadas e executadas no ano do POA: Atividades pr-explorao florestal Atividades de explorao florestal Atividades ps-explorao florestal. 5. N. da UPA Resumo dos Resultados da Explorao por UPA: rea de efetiva explorao (ha) Volume Explorado m
3

Explorado m3/ha

Romaneiado m3

Normas Florestais Federais para a Amaznia

369

6.

Resumo dos resultados da explorao por espcie UPA: Volume e nmero de rvores autorizado (m3), volume e nmero de rvores explorado (m3).

N. da UPA

Espcie

Volume m3 Autorizado Explorado

N. de rvores/unidade Autorizada Exploradas

7.

Resumo da produo de madeira explorada e transportada indstria: Espcie, nmero de rvores exploradas, nmero e volume transportados.

ESPCIES

RVORES AUTORIZADAS Volume (m3) Nmero

MADEIRA TRANSPORTADA Volume (m3)

8.

Concluso do Relatrio: Local e data. Assinatura do Engenheiro Responsvel. Ciente: Detentor do PMFS.

370

Normas Florestais Federais para a Amaznia

ANEXO II
DIRETRIZES TCNICAS PARA APRESENTAO DE PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTVEL E PLANO OPERACIONAL ANUAL CATEGORIA DE PMFS: PLENO. Produto: Madeira.

Pgina Inicial: ser considerada a primeira pgina do PMFS e dever conter as seguintes informaes: Importncia: facilitar o acesso s informaes. Ofcio de Aprovao da Autorizao Prvia a Anlise Tcnica APAT. Observar o art. 2., o art. 4. 4. e o art. 7. da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006. I. II. III. IV. V. VI. VII. Nome do proponente: o nome da pessoa fsica ou jurdica seguida de CPF ou CNPJ respectivamente. Proprietrio. Nome do Responsvel Tcnico pela elaborao. Nome do Responsvel Tcnico pela execuo. Imvel: denominao do imvel descrito na documentao e de como conhecido na regio, se for mais de um, informar o nome de todos. Categoria de PMFS. Data de Emisso da APAT.

I PLANO DE MANEJO FLORESTAL SUSTENTVEL PMFS 1 INFORMAES GERAIS As seguintes informaes devem ser apresentadas pelo proponente:

1.1 1.1.1 1. 2.

Categoria do PMFS: Titularidade da Floresta: Para floresta privada apresentar ofcio de aprovao da Autorizao Prvia Anlise de Manejo Florestal Sustentvel APAT, conforme Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006. Para floresta pblica apresentar Contrato Concesso, conforme a Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006.

1.1.2 1. 2. 3. 4.

Quanto ao detentor: Para PMFS individual observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea a, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006, que trata da APAT. Para PMFS empresarial: observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea b, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006, que trata da APAT. Para PMFS comunitrio observar o disposto no art. 4., inciso I, alnea c, da Instruo Normativa n. 4, de 11 de dezembro de 2006. que trata da APAT. Para PMFS em floresta pblica observar o disposto no Captulo IV da Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

371

4.

Para PMFS em Floresta Nacional observar o Captulo III da Lei n. 11.284, de 2 de maro de 2006.

1.1.3 1. 2.

Quanto ao ambiente predominante: PMFS em floresta de terra-firme. PMFS em floresta de vrzea.

1.1.4 1. 2.

Quanto ao estado natural da floresta manejada: PMFS de floresta primria. PMFS de floresta secundria.

PMFS DE FLORESTA SECUNDRIA.

1.2 1.2.1 1. 2. 3. 4. 5. 1.2.2 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Responsveis: Proponente/detentor: Nome da pessoa fsica ou jurdica. Informar o endereo da sede ou filial para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA Responsvel Tcnico pela elaborao: Nome do engenheiro responsvel pela elaborao. Informar o endereo completo para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA. Anexar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (documento original) com a validade.

1.2.3 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Responsvel Tcnico pela execuo: Nome do engenheiro responsvel pela execuo, orientao, superviso de todas as atividades previstas no PMFS. Informar o endereo completo para correspondncia. Telefone para contatos. Endereo eletrnico. Registro no IBAMA. Anexar a Anotao de Responsabilidade Tcnica (documento original) com a validade.

372

Normas Florestais Federais para a Amaznia

1.3 1.3.1

Objetivos do PMFS: Geral: Informar de forma clara e concisa o propsito da utilizao dos recursos florestais.

1.3.2

Especfico: Informar sobre quais sero os produtos principais (laminados e serrados), produtos secundrios (resduos) e servios.

Informaes sobre a Propriedade: Identificar a propriedade tal como na documentao e com a denominao que conhecida na regio.

2.1 1. 2. 3. 4.

Localizao Geogrfica: Estado. Municpio. rea total. Regio.

2.1.1 1. 2. 3.

Acesso: Croqui georreferenciado. Descrio do acesso. Incluir pontos de referncia (sede municipal, rios, estradas, etc.).

2.2 1. 2. 3.

Descrio do ambiente. Descrever o ambiente, de forma clara e concisa, e com base em referncias bibliogrficas ou registros sobre a regio em que o PMFS est inserido. Citar as fontes de referncias utilizadas. Incluir informaes sobre os seguintes tpicos:

2.2.1 1. 2. 3. 4.

Meio fsico: Descrever o clima da regio, indicando a sua classificao conforme sistemas utilizados na regio e a distribuio mensal da quantidade de precipitao, Geologia. Topografia e solos. Hidrologia.

2.2.2

Meio biolgico:

Normas Florestais Federais para a Amaznia

373

1. 2. a) b)

Informar as tipologias florestais predominantes na regio do PMFS. Vida silvestre: Indicar quais so as principais espcies da fauna que ocorrem na regio, seja por inventrios de fauna ou outros estudos; Identificar, quando possvel, a relao das espcies da fauna com espcies florestais.

2.2.3 1. 2.

Meio Socioeconmico: Infra-estrutura e servios. Informar como as atividades do manejo podero proporcionar melhorias na qualidade de vida da populao local, por exemplo, a abertura de estradas, facilidade de transporte, escolas, atendimento mdico, ofertas de empregos, etc. Uso Atual da terra.

3.

2.3

Macrozoneamento da (s) propriedade (s): Indicar o percentual das reas em relao rea total e apresentar sob a forma de tabelas:

a) b) c) d) e) 2.4 1.

reas produtivas para fins de manejo florestal; reas no produtivas ou destinadas a outros usos; reas de preservao permanente APP; reas reservadas (por exemplo: reas de Alto Valor para Conservao, Reserva absoluta, reas de valor cultural ou histrico); reas de reserva legal. Descrio dos recursos florestais Inventrio Florestal Amostral: Os resultados do inventrio amostral devem apresentar informaes sobre a floresta quanto sua composio, estrutura, densidade e capacidade produtiva, de modo a subsidiar a definio do sistema de manejo florestal e o planejamento da produo florestal; Descrever a metodologia utilizada no inventrio florestal amostral, indicando no mnimo o mtodo de amostragem utilizado, o tamanho e a forma das unidades de amostra e, quando houver, das subparcelas de amostragem; Coletar dados de modo a reportar informaes a partir de um dimetro mnimo de 10cm; Informar os procedimentos utilizados para a identificao botnica das espcies e, quando necessrio, enviar o material botnico para herbrios; Apresentar lista das espcies que ocorrem na rea amostrada (composio florstica), indicando o nome cientfico e famlia, e o nome vulgar adotado no Plano de Manejo Florestal; Identificar grupos de espcies a serem considerados no manejo florestal (p. ex. espcies comerciais, potenciais, no comerciais, ou grupos de uso quando houver); Indicar as coordenadas geogrficas das unidades de amostra medidas no inventrio amostral e a sua localizao no mapa de macrozoneamento da propriedade, especificar o azimute de sada, bem como materializ-lo em campo para as unidades amostrais estabelecidas; Apresentar anlises estatsticas com estimativa da mdia verdadeira da populao, com nvel de probabilidade de no mnimo 0,95 e um limite de erro de no mximo 10% em torno da mdia amostral, para os seguintes grupos de rvores, por estrato quando houver: rvores de todas as espcies inventariadas, com DAP maior ou igual a 10 cm, para as variveis rea basal, volume comercial e nmero de rvores, por hectare;

2.

3. 4. 5. 6. 7.

8.

a)

374

Normas Florestais Federais para a Amaznia

b)

rvores das espcies indicadas como comerciais para o manejo florestal, com DAP maior ou igual a 50 cm, para as variveis rea basal, volume comercial e nmero de rvores, por hectare, considerando apenas indivduos nas classes de qualidade de fuste elegveis para a explorao florestal. Assumir como capacidade produtiva da floresta a estimativa mnima provvel do intervalo de confiana, obtido da anlise estatstica do volume comercial (item b, tpico anterior); Apresentar as tabelas do povoamento, contendo a distribuio diamtrica para o nmero de rvores, rea basal e volume comercial, por hectare e por classes com 10 cm de intervalo, e totais por linha e coluna.

9. 10.

INFORMAES SOBRE O MANEJO FLORESTAL

3.1 1. 2.

Sistema Silvicultural: Descrever o sistema silvicultural a ser utilizado, por exemplo, policclico e suas particularidades, quando houver. Apresentar a cronologia das principais atividades do manejo florestal em cada Unidade de Produo Anual em relao ao ano da explorao.

3.2 1. 2.

Espcies florestais a manejar e a proteger: Incluir lista das espcies florestais prioritrias para o manejo florestal, classificadas em grupos, de comercializao e uso; Apresentar a lista das espcies florestais a serem protegidas de corte na Unidade de Manejo Florestal (espcies protegidas por lei e por outras razes, quando houver), considerar o art. 29. do Decreto n. 5.975, de 30 de novembro de 2006; Explicitar as medidas de proteo das rvores localizadas em reas de preservao permanente, conforme a Lei n. 4.771 de 1965.

3.

3.3

Regulao da produo: Apresentar uma estratgia de regulao da produo de modo a promover a sustentabilidade ao longo do tempo, indicando pelo menos:

1. 2.

O mtodo de regulao da produo (p.ex. rea, volume, nmero de rvores); A intensidade de corte proposta (m3/ha) ou corte permissvel, conforme estimativa do inventrio amostral, observando a capacidade produtiva da floresta e o limite mximo (30 m3/ha) previsto na Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; A estimativa da produtividade da floresta (m3/ha/ano) poder ser feita com base em estudos regionais publicados sobre stios com caractersticas e sistemas de manejo semelhantes ao da UMF, ou parmetros indicados pelo IBAMA para a regio do projeto; O ciclo de corte inicial, estipulado com base no potencial produtivo da rea (m3/ha) e na produtividade da floresta (m3/ha/ano), observando os limites mximo (35 anos) e mnimo (25 anos) previstos na Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; O nmero e o tamanho planejado para as UPA, considerando a capacidade produtiva da floresta e o planejamento espacial da propriedade; Apresentar justificativa tcnica e as medidas especiais de proteo da floresta durante o tempo de pousio em que no houver atividades de explorao na UMF, se o nmero de UPA proposto for menor do que ciclo de corte (anos);

3.

4.

5. 6.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

375

7.

Estimativa da produo Anual (m?) mdia com base nos dados disponveis.

3.4

Descrio das atividades pr-exploratrias em cada UPA:

3.4.1 1. 2. 3. 4. 5.

Delimitao Permanente da Unidade de Produo Anual: Descrever os procedimentos e materiais a serem utilizados para a delimitao e demarcao permanente de cada UPA em campo, considerando o que foi planejado no macrozoneamento; Prever a coleta de coordenadas geogrficas nos principais vrtices da UPA visando a sua localizao ao longo do tempo de pousio e a sua incluso em um sistema de informaes geogrficas (SIG); Indicar os critrios de subdiviso da UPA em Unidades de Trabalho, estabelecendo critrios para limites de rea, de determinao da forma e sistema de identificao; Planejar UT com reas de aproximadamente 100 hectares; Indicar os procedimentos de subdiviso em picadas para facilitar o mapeamento e localizao das rvores, incluindo um sistema de numerao que facilite os trabalhos das equipes de inventrio, explorao florestal e vistoria. Por exemplo, picadas a cada 50 m, com balizamento a cada 25 m indicando o comprimento da picada a partir de seu incio; Prever que a orientao das picadas seja feita no sentido leste-oeste, sempre que possvel; Prever a instalao de placas de identificao da UPA e suas Unidades de Trabalho quando necessrio, de modo a facilitar os trabalhos das equipes de inventrio, explorao e vistoria; Inventrio florestal a 100%: Definir o grupo de espcies a serem inventariadas, indicando as espcies e seus respectivos dimetros mnimos de medio; O dimetro mnimo de medio deve ser pelo menos 10cm menor do que o dimetro mnimo de corte da espcie; Indicar as variveis e os respectivos procedimentos de medio de modo a garantir a qualidade dos dados do inventrio florestal; As variveis a coletar devem incluir pelo menos o dimetro altura do peito, a qualidade do fuste, o nome da espcie, a localizao espacial da rvore (coordenada x, y) e, quando previsto, a altura; Para a varivel altura recomenda-se o uso de equaes locais de volume de simples entrada; Prever que cada rvore receba plaqueta de identificao com numerao seqencial dentro da UPA, a qual ser a base do controle de origem da madeira dentro da Unidade de Manejo Florestal; Descrever claramente qual o sistema de numerao das rvores. Recomenda-se o uso de material durvel no plaqueamento das rvores (alumnio, por exemplo).

6. 7. 3.4.2 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

3.4.3 1.

Microzoneamento: Prever a coleta de dados que possibilite identificar e localizar reas de preservao permanente, reas alagadas, reas com vegetao singular, de grande importncia para a conservao da biodiversidade local, cipoais, tabocais, cursos de gua permanentes e temporrios (grotas); Descrever os procedimentos de coleta desses dados e de sua aplicao na elaborao de mapas da UPA.

2.

3.4.4

Corte de cips:

376

Normas Florestais Federais para a Amaznia

1. 2.

Prever o corte de cips antes da explorao florestal quando necessrio; Indicar os procedimentos de corte cips, incluindo as rvores alvo do corte, a poca e a composio das equipes para a atividade.

3.4.5

Definio dos critrios de seleo de rvores para corte e manuteno: A seleo das rvores para corte dever ser feita considerando as seguintes categorias de rvores critrios: rvores passveis de corte (a explorar):

1. 2.

Definir claramente os critrios de seleo de rvores passveis de corte durante a explorao florestal; Os critrios devem incluir no mnimo indicao do grupo de espcies comerciais daquela safra, o dimetro mnimo de corte por espcie e classes de qualidade do fuste aceitveis. rvores remanescentes:

3. 4.

Definir claramente os critrios de seleo de rvores a serem mantidas e protegidas como portasementes ou remanescentes para a manuteno da estrutura da floresta e do estoque futuro; Devem ser consideradas nesta categoria as rvores porta-semente, as rvores abaixo do DMC e as rvores das espcies comerciais que no atendem os critrios de seleo para corte. Outras rvores:

5.

Incluem-se nesta categoria as rvores das espcies protegidas por lei e rvores localizadas em reas de preservao permanente que ocasionalmente foram inventariadas. Critrios:

6. 7.

Dimetro mnimo de corte de 50 cm para todas as espcies, para as quais ainda no se estabeleceu um DMC especfico mediante justificativas tcnicas; Manuteno de pelo menos 10% do nmero de rvores por espcie, na rea de efetiva explorao da UPA, que atendam aos critrios de seleo para corte indicados no PMFS, respeitado o limite mnimo de manuteno de 3 rvores por espcie por 100 ha, em cada UT; Manuteno de todas as rvores das espcies cuja abundncia de indivduos com DAP superior ao DMC seja igual ou inferior a 3 rvores por 100 hectares de rea de efetiva explorao da UPA, em cada UT; Recomenda-se uma distribuio uniforme nas classes de dimetro para a seleo das rvores a serem mantidas.

8.

9.

3.4.6 1. 2. 3. 4. 5.

Planejamento da rede viria: Descrever os procedimentos para o planejamento da rede viria, considerando o macrozoneamento da propriedade; Descrever procedimentos e medidas adotados para impedir a obstruo de cursos de gua, gua empoada e vegetao morta em represamentos; Planejar as estradas, sempre que possvel, considerando a utilizao dos divisores de gua das microbacias e traado que encontrar menor resistncia da floresta abertura de estradas; Indicar as tcnicas empregadas para a construo de estradas; Indicar as medidas mitigadoras para danos vegetao remanescente localizada s margens das estradas.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

377

3.4.6.1 Estradas permanentes ou primrias: 1. 2. Prever uma largura mxima de 6m para o leito da estrada e a faixa de abertura uma largura mxima de 10m. Para estradas que excedam o limite, apresentar justificativas tcnicas; Indicar o sistema previsto para as estruturas de drenagem das estradas.

3.4.6.2 Estradas secundrias: 1. 2. Prever uma largura mxima de 4m para o leito da estrada e a faixa de abertura uma largura mxima de 6m. Para estradas que excedam o limite, apresentar justificativas tcnicas; Prever que a orientao das estradas secundrias, sempre que possvel, seja feita no sentido lesteoeste.

3.5

Descrio das atividades de explorao: Descrever as atividades relativas explorao florestal, isto , o corte, o planejamento de arraste, o arraste, operaes de ptio e transporte indicando para cada uma delas as tcnicas e os equipamentos a serem utilizados e pessoal envolvido.

3.5.1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Mtodo de corte e derrubada: Prever a utilizao do mapa de explorao e se possvel contendo a lista das rvores a serem cortadas para facilitar a localizao das mesmas; Informar os equipamentos utilizados para a atividade de corte e os acessrios empregados (cunhas, marreta, machado, limas chatas e rolias); Indicar o planejamento para que as rvores cortadas no atinjam as reas de preservao permanente; Informar a composio e funes dos membros da equipe; Descrever as tcnicas de corte direcionado com vistas a facilitar o arraste e minimizar os danos floresta; Indicar medidas de proteo as rvores protegidas por lei; Testar as rvores pr-selecionadas para o corte em relao ocorrncia de oco e podrido, caso existam e inviabilizem a utilizao comercial, as mesmas no devem ser cortadas, pois sero computadas na intensidade de corte. Poder ser prevista a permuta de rvores selecionadas para corte por outras rvores desde que atendam os critrios determinados e que seja informado no relatrio de atividades e no seja ultrapassado o limite mximo da intensidade de corte prevista no PMFS. Prever o corte o mais prximo do solo possvel sendo que para as rvores sem sapopemas a altura do toco no deve ultrapassar 40cm, de modo a reduzir desperdcios. Prever a seco do fuste em mltiplas toras, quando necessrio. Fixar na superfcie superior do toco uma placa com a mesma numerao das rvores identificadas no inventrio. Esta numerao deve ser repetida nas toras arrastadas para o ptio de estocagem. Prever a abertura dos caminhos de fuga, preferencialmente em duas direes perpendiculares e os procedimentos de segurana para evitar acidentes nas operaes de corte. Prever treinamentos para a equipe responsvel pela atividade; Comprovar os treinamentos no relatrio de atividades;

8.

9. 10. 11. 12. 13. 14.

378

Normas Florestais Federais para a Amaznia

3.5.2 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Mtodo de Extrao: Descrever o planejamento para a construo dos ramais de arraste, considerando o mapa de explorao; Indicar as mquinas, os equipamentos que sero utilizados para o arraste das toras; Indicar a metodologia para demarcao dos ramais de arraste; Indicar medidas de proteo as rvores proibidas de corte por lei; Indicar as medidas para evitar o cruzamento de cursos de gua e nascentes por ramais de arraste; A largura da trilha prevista no deve ultrapassar em 1,5m a largura da mquina de arraste; Informar a composio e funes dos membros da equipe; Prever treinamentos para a equipe responsvel pela atividade; Comprovar os treinamentos no relatrio de atividades.

3.5.3 1. 2. 3. 4. 5.

Ptios de Estocagem: Descrever o planejamento para a construo de ptios de estocagem. Informar os procedimentos e especificar as mquinas para a construo dos ptios de estocagem; Estabelecer os critrios para a localizao dos ptios ao longo das estradas secundrias; Indicar a dimenso prevista para os ptios (ideal de 20m X 25m); Descrever a metodologia para a medio das toras nos ptios.

3.5.4 1. 2. 3.

Procedimentos de controle da origem da madeira: Descrever os procedimentos que permitam rastrear a origem da madeira em toras, do local de seu desdobro at sua localizao na floresta; Utilizar como base dos procedimentos, a identificao das rvores durante o inventrio florestal a 100%, isto , o nmero da rvore e a identificao da espcie no mnimo; Assegurar que durante as atividades de corte, extrao, armazenamento em ptios na floresta, transporte e ptio da indstria, haja um procedimento de registro das informaes que garanta a identificao da rvore que originou a produo de cada tora de madeira; Descrever os procedimentos a serem adotados para esta finalidade, indicando o fluxo de informaes, os pontos de registro, a existncia de formulrios de registro, responsveis e a manuteno de banco de dados;

4.

3.5.5 1. 2. 3. 4.

Carregamento e transporte: Especificar os veculos que sero utilizados no transporte e sua trafegabilidade nas estradas planejadas; Descrever as mquinas e equipamentos que sero utilizados no carregamento. Indicar as medidas para preveno de acidentes no carregamento; Indicar para todo o trajeto, desde o carregamento, os procedimentos e equipamentos para a conteno das toras para evitar acidentes durante o transporte;.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

379

5.

Prever que o transporte de toras, a partir da sada da propriedade onde se localiza o PMFS, dever ser acompanhado do respectivo Documento de Transporte.

3.5.6 1. 2.

Descarregamento: Descrever os procedimentos e equipamentos que sero utilizados no descarregamento das toras; Indicar as medidas para preveno de acidentes durante o descarregamento.

3.5.7 1.

Mtodos de extrao de resduos florestais (quando previsto): A explorao de resduos da explorao, entendida como aproveitamento da madeira oriunda de copas, tocos e sapopemas poder ser autorizada conforme o disposto no art. 28 da Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006; Apresentar uma estratgia de utilizao dos resduos da explorao florestal, que inclua procedimentos de mensurao, preparao ou colheita, extrao e transporte; Assegurar que a extrao dos resduos no implicar na abertura de trilhas de arraste adicionais; Definir as especificaes dos resduos florestais a serem aproveitados, incluindo detalhes como dimetro mnimo, comprimento e forma de desdobro; Indicar as unidades de medida para a quantificao dos resduos; No primeiro ano, a explorao de resduos florestais para lenha, ser considerada a relao de 1 m? de resduos para cada 1 m? de tora autorizada. A partir do segundo ano a autorizao ser feita com base em estimativa obtida de relaes matemticas e parmetros, que relacionem a rea ou a intensidade de corte com a quantidade de resduos a ser autorizada; Descrever os mtodos de amostragem para o inventrio de resduos, a ser utilizado no ajuste de equaes matemticas para a estimativa da quantidade de resduos em funo de variveis da explorao florestal; Prever o traamento dos resduos antes da extrao; No ser admitido o corte de rvores danificadas; Indicar como ser realizada a extrao dos resduos; Especificar mquinas e equipamentos que sero utilizados para a operao de extrao de resduos; Prever o transporte de resduos fora da poca chuvosa da regio.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

8.

9. 10. 11. 12. 13.

3.6

Descrio das atividades ps-exploratrias: Descrever o planejamento e a execuo.

3.6.1 1. 2.

Avaliao de danos: A avaliao de danos no obrigatria, mas pode contribuir para a melhoria dos mtodos de explorao ao longo do tempo, e da estimativa da produtividade da floresta; A avaliao de danos deve ser feita utilizando-se mtodos de amostragem capazes de estimar pelo menos o nmero de rvores danificadas, observando categorias de intensidade de danos em fuste e copas (p. ex. leve, moderado, pesado) e a mortalidade de rvores devido explorao florestal;

380

Normas Florestais Federais para a Amaznia

3.6.2

Tratamentos Silviculturais ps-colheita: Quando previstos, descrever as tcnicas e a metodologia a serem aplicadas e indicar a cronologia das atividades.

3.6.3

Monitoramento do crescimento e produo: Os PMFS que usarem os ndices descritos na Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006 ficam isentos da obrigatoriedade de fazer monitoramento do crescimento, todavia para os que desejam utilizar parmetros distintos do previsto no art. 5., necessitam apresentar os estudos previstos no art. 9. da Instruo Normativa n. 5, de 11 de dezembro de 2006. Quando previstos devero monitorar a dinmica da floresta, considerando o crescimento em dimetro, mortalidade e ingresso.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 4.

Indicar a periodicidade das medies. Indicar o dimetro mnimo de medio. Indicar as variveis coletadas Descrever a metodologia para o monitoramento do crescimento Indicar intensidade amostral, nmero de parcelas permanentes, tamanho das parcelas, forma das parcelas. Indicar a marcao do ponto de medio nas rvores. INFORMAES COMPLEMENTARES:

4.1 1. 2. 3. 4.2

Relaes dendromtricas utilizadas Indicar as equaes de volume utilizadas para estimar o volume das rvores individuais; Incluir a fonte de referncia das equaes utilizadas, as medidas de ajuste (coeficiente de determinao, erro padro da estimativa) e nmero de rvores utilizadas (N); Prever a coleta de dados de cubagem para o ajuste de equaes com dados locais, indicando os prazos e os procedimentos de coleta em campo. Dimensionamento da Equipe Tcnica em relao ao tamanho da UPA Informar o nmero, composio, funes, dos trabalhadores florestais, bem como a estrutura organizacional e hierrquica que desempenham na empresa, o nmero de meses trabalho por ano, apresentando um detalhamento para cada uma das seguintes atividades: Inventrio florestal a 100%. Corte. Extrao florestal. Outras equipes. Diretrizes de segurana no trabalho. As diretrizes de segurana no trabalho devem contemplar todas as atividades do manejo florestal. Descrever os materiais e equipamentos de proteo individual adequados para cada atividade. Indicar o programa anual de treinamentos a ser realizado. Prever o apoio s equipes de trabalho com a disponibilidade constante de veculos para casos de emergncias. Descrever a poltica da empresa para adoo das medidas de segurana no trabalho.

a) b) c) c) d) 1. 2. 3. 4. 5.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

381

e) 1.

Critrios de remunerao da produtividade das equipes (quando previsto): Descrever os critrios que sero considerados para melhorar a produtividade das equipes e assegurar que no estimulem o aumento dos impactos da explorao florestal.

4.3

Dimensionamento de mquinas e equipamentos X tamanho da UPA: Correlacionar mquinas e equipamentos ao tamanho da UPA e produo anual programada (m3) nas seguintes atividades:

a) b) c)

Corte. Extrao florestal. Carregamento e transporte.

4.4

Investimentos financeiros e custos para a execuo do manejo florestal Informar os investimentos realizados e a estimativa de custos para a execuo de atividades, contemplando:

a) b) c) d) e)

Mquinas e equipamentos. Infra-estrutura. Equipe tcnica permanente. Terceirizao de atividades. Treinamento e capacitao (situao atual e previso para os prximos 5 anos).

4.5

Diretrizes para reduo de impactos na floresta: Descrever as aes mitigadoras de impactos para a atividade de manejo, contemplando:

a) b) c) 1. d)

Solo. gua. Fauna: Indicar as medidas de proteo fauna e prever a instalao de placas proibitivas de caa. Sociais (mecanismos de comunicao e gerenciamento de conflitos com vizinhos).

4.6

Descrio de medidas de proteo da floresta: Descrever os planos para proteo da floresta:

a) b) 1. 2. 3. 4. 5.

Manuteno das UPA em pousio. Preveno e combate a incndios: Plano de preveno e controle de incndios florestais. Medidas de preveno e equipe de combate aos incndios. Construo de aceiros. Indicar medidas educativas. Indicar as medidas preventivas para manipulao de inflamveis.

382

Normas Florestais Federais para a Amaznia

c)

Preveno contra invases.

4.7

Mapas requeridos: Apresentar mapas conforme disposto no art. 3. da Instruo Normativa n. 93, de 03 de maro de 2006.

4.7.1

Macrozoneamento da propriedade: O mapa dever conter as seguintes informaes:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

reas produtivas para fins de manejo florestal; reas no produtivas ou destinadas a outros usos; reas de preservao permanente APP; reas reservadas (por exemplo: reas de Alto Valor para Conservao; reserva absoluta, reas de valor cultural ou histrico). reas de reserva legal ARL; Hidrografia; Localizao das UPA; Infra-estrutura: estradas permanentes e de acesso, sede, casas/alojamento, escola.

4.7.2

Localizao da propriedade: Plotar a propriedade no cenrio municipal e estadual alm de mapa contendo os limites e reas vizinhas, inclusive unidades de conservao e Terras Indgenas.

4.8 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Acampamento e infra-estrutura: Descrever os critrios para escolha da localizao de acampamentos e oficinas. Assegurar que os acampamentos da rea de manejo florestal situar-se-o fora das reas de preservao permanente. Prever que os sanitrios sejam construdos distantes das reas de captao de gua. Descrever as medidas de destinao de resduos orgnicos e inorgnicos. Prever a construo de fossa para os sanitrios. Descrever as medidas para organizao e higiene do acampamento. Dimensionar o dormitrio e o refeitrio para atender o nmero de funcionrios. Dimensionar e informar o nmero de sanitrios de forma a atender o nmero de funcionrios.

II PLANO OPERACIONAL ANUAL POA

1 1.1

INFORMAES GERAIS Requerente.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

383

1.2 1.3

Responsvel pela elaborao. Responsvel pela execuo.

2. 2.1 2.2 2.3

INFORMAES SOBRE O PLANO DE MANEJO FLORESTAL Identificao. Nmero do protocolo do PMFS. rea de Manejo Florestal em hectares (ha).

3. 3.1 3.2 3.3 3.4

DADOS DA(S) PROPRIEDADE(S) Nome da propriedade. Localizao. Municpio. Estado.

384

Normas Florestais Federais para a Amaznia

OBJETIVOS DO POA

5 5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 5.6 5.7 5.8 5.9 5.10 5.11

INFORMAES SOBRE A UPA Identificao (nomes, nmeros ou cdigos). Localizao. Coordenadas geogrficas dos limites. Subdivises em UT (quando previsto). Resultados do microzoneamento. rea total (ha) e percentual em relao AMF. rea efetiva de explorao florestal (ha) e percentual em relao rea da UPA. rea de preservao permanente (ha). reas inacessveis (ha). reas reservadas (ha). reas de infra-estrutura (ha).

6 6.1 6.1.1 6.1.2 6.1.3 6.1.4 6.1.5 6.1.6 6.1.7 6.1.8

PRODUO FLORESTAL PLANEJADA Especificao do potencial de produo por espcie considerando a rea de efetiva explorao florestal indicando: Nome da espcie: Vulgar e o cientfico. Dimetro Mnimo de Corte (cm) considerado. Volume e nmero de rvores acima do DMC da espcie ( UPA). Volume e nmero de rvores acima do DMC da espcie que atendam critrios de seleo para corte (UPA). Porcentagem do n. de rvores a serem mantidas na rea de efetiva explorao. Nmero de rvores e volume de rvores de espcies com baixa densidade (UPA). Volume e nmero de rvores passveis de serem exploradas (UPA). Volume de resduos florestais a serem explorados (quando previsto).

7 7.1

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA AMF PARA O ANO DO POA Especificao de todas as atividades previstas para o ano do POA e respectivo cronograma de execuo, com indicao dos equipamentos e equipes a serem empregados, e as respectivas quantidades, agrupadas por: Atividades pr-explorao florestal. Atividades de explorao florestal. Atividades ps-explorao florestal.

7.1.1 7.1.2 7.1.3

Normas Florestais Federais para a Amaznia

385

8. 8.1 8.2 8.3

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (QUANDO PREVISTO) Coleta de dados para ajuste de equaes. Avaliao de danos e outros estudos tcnicos. Treinamentos-Aes de melhoria da logstica e segurana de trabalho.

9.

ANEXOS

9.1 a)

Mapas florestais Mapa(s) de uso atual do solo na UPA: Escala mnima de 1:10:000 para reas de at 5.000ha, contendo:

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Limites da UPA. Tipologias florestais. Rede hidrogrfica. Rede viria e infra-estrutura. reas reservadas. reas inacessveis. reas de preservao permanente.

9.1.2 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Mapa(s) de localizao das rvores (mapa de explorao) em cada UT da UPA: Os limites da UT. Rede hidrogrfica. Rede viria e infra-estrutura atual e planejada. reas reservadas. reas inacessveis. reas de preservao permanente. Localizao das rvores inventariadas com sua numerao e respectiva classificao.

9.2

Resultados do inventrio a 100% Tabela resumo do inventrio a 100% contendo: Nmero de rvores, rea basal e volume comercial por espcie inventariada, por classe de DAP de 10 cm de amplitude e por classe de qualidade de fuste.

386

Normas Florestais Federais para a Amaznia

Tabela 01 Resumo do IF100% com volume e nmero de rvores por espcie e por hectare conforme a sua destinao.
Categoria Dados Explorar Nome Vulgar Nome Cientfico Vol. (m3) Num. rv. rea basal (m2) * ** *** Produo mdia por hectare. Nmero mdio de rvores por espcie por hectare. rea basal por espcie por hectare Remanescente Outras Total Geral m2/ha* N./ha** m2/ha

TABELA 02 Resumo do IF100% conforme intensidade de corte proposta na UPA.


Vt(m3) Vm (m3/ha) Gt (m2) Gm (m2/ha) Vma (m3/rv) Nt (n.) Nm (n./ha)

Onde: Vt = volume total; Vm = volume mdio por hectare; Gt = rea basal total; Gm = rea basal mdia por hectare; Vma = volume mdio por rvore; Nt = nmero total de rvores; e Nm = nmero mdio de rvores por hectare.

TABELA 03 Distribuio da intensidade de corte por UT.


Unidade de Trabalho rea da UT rea de Volume efetiva por UT (m3) explorao UT Volume Volume Total de N. mdio de N. rvores mdio por UT percentual UT espcies a por UT rvores/ha/ UT 3 (m /ha) (%) explorar

a)

Dados coletados (arquivo digital contendo a tabela com os dados primrios coletados durante o inventrio a 100%).

n. Arv.

UT

Faixa

Nome Cientfico

Nome Vulgar

CAP

DAP

Classe V. (m2) ALTURA DAP

QF

Destinao

Normas Florestais Federais para a Amaznia

387

III RELATRIO DE ATIVIDADES: 1. Informaes Gerais Requerente: 1. 2. 3. Detentor. Responsvel pela elaborao (CPF e ART). Responsvel pela execuo (CPF e ART).

2. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Informaes sobre o Plano de Manejo Florestal: Identificao. Nmero do protocolo do PMFS. Data do Protocolo. Nmero do POA. Ano do POA. Nmero da Autorizao (ltima). rea de Manejo Florestal (ha). rea da Unidade de Produo Anual (ha).

3. 1. 2. 3. 4.

Dados da (s) propriedades (s): Nome da propriedade. Localizao. Municpio. Estado.

4.

Resumo das atividades planejadas e executadas no ano do POA:

Atividades pr-explorao florestal Atividades de explorao florestal Atividades ps-explorao florestal ATIVIDADES
Segurana no trabalho Infra-estrutura do acampamento Delimitao dos compartimentos ou UT Abertura de picadas de orientao Inventrio a 100% Microzoneamento

PREVISTO

EXECUTADO

N. UPA/ANO

388

Normas Florestais Federais para a Amaznia

ATIVIDADES
Corte de cips Infra-estrutura Corte/abate de rvores Arraste Operao de ptio Proteo florestal Monitoramento do desenvolvimento da floresta Manuteno da infra-estrutura Tratos silviculturais Transporte Coleta de dados para ajuste de equaes Avaliao de danos e outros estudos tcnicos Treinamentos Identificao botnica Outras

PREVISTO

EXECUTADO

N. UPA/ANO

5.

Descrever sucintamente as atividades executadas, especificando maquinrio e a equipe operacional. ATIVIDADES DESCRIO DAS ATIVIDADES

Segurana no trabalho Infra-estrutura do acampamento Delimitao dos compartimentos ou UT ou talhes Abertura de picadas de orientao Inventrio a 100% Microzoneamento Corte de cips Infra-estrutura Corte/abate de rvores Arraste Operao de ptio Proteo florestaltoramento do desenvolvimento da floresta Manuteno da infra-estrutura Tratos silviculturais

Normas Florestais Federais para a Amaznia

389

ATIVIDADES
Transporte Coleta de dados para ajuste de equaes Avaliao de danos e outros estudos tcnicos Treinamento Identificao botnica Outras

DESCRIO DAS ATIVIDADES

6.
ITEM Ptio

Avaliao de danos: Quando previstos.


OPERAES PLANEJADAS Tamanho % rea da UPA Nmero de ptios OPERAES EXECUTADAS

Estrada Secundria

Quilmetros % rea da UPA

Abate

Nmero de rvores danificadas (rvore com algum dano na copa e fuste) Nmero de rvores quebradas (rvore totalmente sem copa) Obs.: Intensidade amostral ser de 1% das rvores abatidas O banco de dados da avaliao de danos deve estar disponvel, para conferncia ou informaes complementares

7. 7.1

Resumo dos Resultados da Explorao por Unidade de Trabalho (UT). Tabela(s) com as seguintes informaes por unidade de trabalho (UT): rea de efetiva explorao (ha), volume explorado (m3 e m3/ha), nmero de rvores exploradas (n e n/ha), volume romaneiado (m3 e m3/ha) Volume selecionado para corte (VS), Volume explorado (VE), Volume romaneiado (VR), VE/VS (%), VR/VS (%) e VR/VE (%).

rea hectares ha n. UT

n. de rvores Previsto ha Executado Total ha

VS/m? Total ha

VE/m? Total ha

VR/m? Total ha

VE/VS VR/VS VR/VE % % %

Previsto Explorada To t a l

390

Normas Florestais Federais para a Amaznia

8.

Resumo dos resultados da explorao por espcie: Volume e nmero de rvores autorizado (m3), volume e nmero de rvores explorado (m3) e respectivos saldos em p (m3) Volume e nmero de rvores derrubadas e no arrastadas Volume e nmero de toras arrastadas mas no transportadas, deixadas em ptios ou na floresta.

Espcie

Autorizado Volume (M2) n. de rvores

Explorado Volume (M2) n. de rvores

Saldo em P Volume (M2) n. de rvores

RV. DERRUBADAS E RV. ARRASTADAS NO ARRASTADAS NO TRANSPORTADAS Volume (M2) n. de rvores Volume (M2) n. de rvores

9.

Resumo da produo de madeira explorada e transportada indstria: Espcie, nmero de rvores exploradas, nmero e volume de toras transportados.
RVORES EXPLORADAS TORAS TRANSPORTADAS Volume (m2) Nmero

INDSTRIAS

ESPCIES Volume Nmero

10.

Concluso do Relatrio: Local e data. Assinatura do Engenheiro Responsvel. Ciente: Detentor do PMFS.

Normas Florestais Federais para a Amaznia

391

Вам также может понравиться