Вы находитесь на странице: 1из 4

Direito Penal Prof.

Joerberth Nunes Assunto: Crimes em espcie

Aula de 19/08/2011

O cdigo penal dividido em parte geral e parte especial, na especial encontramos os crimes em espcie, os quais esto nos artigos 121 a 351-H. Art. 121, CP Importante lembrar que de acordo com o art. 18 do CP todos os crimes so dolosos, ou seja, tem a inteno de cometer o ato faltoso. O caput do art. 121 trata de homicdio simples, sendo a eliminao da vida humana provocada por outra pessoa, sendo este um delito comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, exigindo o dolo, ou seja, a vontade de matar e o resultado morte. O 1 trata do homicdio privilegiado, o qual praticado por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, seguida injusta provocao da vitima, o resultado atenuao da pena, uma vez que a pessoa fez sobre efeito de emoo. O 2 trata de uma qualificadora1. Torpe quando a atitude reprovada pela sociedade. Ftil quando a atitude banal. O 3 trata do homicdio culposo; no sendo todos os crimes que aceitam a forma culposa, sendo esta uma exceo. O 4 traz uma majorante especial. O 5 na hiptese de homicdio culposo o juiz pode conceder o perdo judicial, dando, por conseqncia, a extino da punibilidade. Crimes que permitem o perdo judicial: art. 107, IX, CP; art. 129, 8, CP; art. 140, 1, CP; art. 180, 3, CP; art. 168-A, 3, CP e art. 337-A, 2, CP. Art. 122, CP induzir, instigar e auxiliar o suicdio. Induzimento ocorre quando a pessoa no tem a inteno de se suicidar, mas o agente cria esta vontade na vitima. Instigar quando a vitima j tem tendncia a se suicidar e o agente o incentiva a faz-lo, estimula a vitima a se suicidar. Auxiliar quando a vitima quer cometer suicdio, mas no sabe como fazer e o agente fornece um meio material para que este cometa o suicdio. Quando o suicdio resultar leso corporal de natureza grave ou a morte, ento caber apena privativa de liberdade, mas se o a leso for leve ou nada sofrer a vitima na tentativa de suicdio o que participou no ser processado, pois se trata de crime atpico, ou seja, sem previso legal. Art. 123, CP Infanticidio, quando a me mata o prprio filho, durante o parto ou logo aps este. Importante que a me se encontre em estado perperal. Este crime chamado de mo prpria, pois apenas a pessoas indicada no artigo que pode comet-lo. Art. 30 trata do auxlio, mas este no cabe nas circunstncias em que o pai auxilia a me a matar o beb, respondendo os dois por infanticdio sendo esta a teoria monista da ao. Art. 124 ao 128, CP Crime de aborto, este crime de mo prpria quando a me causa o aborto. O artigo 24 uma exceo a teoria monista da ao, pois
1

Qualificadora diferente de agravante/atenuante e majorante/minorante, uma vez que a qualificadora um novo tipo penal, trazendo com si uma nova pena, a qual constar na pena base, na 1 fase do calculo de pena. J as agravantes/atenuantes esto nos artigos 61 e 62 do CP e incluem os clculos de pena apenas na 2 fase. As majorantes /minorantespor sua vs esto espalhadas no CP e so calculadas na 3 fase.

todos aqueles que concorrem por um crime, respondero pelo mesmo crime. Art. 126, , se considera aborto sem consentimento quando o aborto for em menor de 14 anos. Art. 127 um qualificadora do crime de aborto. O art. 128 traz uma causa especial o qual afasta a ilicitude do aborto, esta uma excluso da antijuridicidade. No existe aborto culposo, sendo caso atpico. Os crimes dolosos contra a vida so: homicdio, infanticdio e aborto, todos cabem ao Tribunal do Jri. Art. 129 Leso corporal. 1 uma qualificadora, tratando da leso grave. Para ser tentativa de homicdio tem que ter a vontade de matar, se no tiver a vontade, temos uma leso grave. 2 Trata da leso gravssima, o qual uma qualificadora. Inc. V trata de um crime peterdoloso, porque tem o dolo na leso e culposo em relao ao aborto. 3 leso seguida de morte, no tendo a leso de matar teremos um crime peterdoloso. 6 leso culposa. 8 aplica-se o perdo judicial no caso de leso culposa. 9 qualificadora, pela agresso domstica. 10 Majorante quando se tratar de agresso domstica. Art. 135 Omisso de socorro. Trata-se de um crime omissivo, ou seja, culpa por no fazer ou no agir. Omissivos puros: so aqueles que encontramos a omisso no prprio tipo penal, os Impuros: so aqueles garantidores, ou seja, quando a pessoa tem que agir de acordo com a Lei no o faz, se omite, respondendo como se tivessem praticado o crime que no evitaram. Art. 137 Crime de rixa. plurisubjetivo, ou seja, so aqueles que para existirem necessitam de mais de uma pessoa, a jurisprudncia entende que bastam 3 pessoas. Crimes contra a honra: art. 138 a 145. Art. 138 Calnia quando o agente imputa falsamente um crime que a vtima no cometeu ou no existiu. 3 admite a exceo da verdade. Art. 139 Difamao quando o agente imputa um ocorrido que fere a reputao, ofende a honra da vtima, independente se e verdadeiro ou no. , admite exceo da verdade. Art. 140 Injria quando o agente xinga a vtima diretamente, ofende sua pessoa. No cabe exceo da verdade, mas o pargrafo primeiro prev o perdo judicial. 2 trata de uma injria real, sendo esta uma qualificadora; ocorre quando h violncia ou o agente usa vias de fato para humilhar a pessoa. 3 uma qualificadora, conhecida como injria preconceituosa ou racial, o qual diferente do racismo da lei 7.716/89, que trata de ofender a honra no apenas de uma pessoa, mas de uma raa como todo. Art. 399 Denncia Caluniosa que diferente do art. 138, pois este defende a honra objetiva e s ocorre quando a calnia chega ao conhecimento de terceiros, j a denncia caluniosa quando se denuncia as autoridades a autoria de crime inexistente. Art. 141 Trata-se de uma majorante.

Ler Smula 714 do STF. Art. 146 Constrangimento ilegal. Art. 147 Ameaa. Art. 148 Seqestre e crcere privado, trata de privar algum de sua liberdade por qualquer motivo, diferente do art. 159, o qual trata de extorso de seqestro, o qual tem o intuito de extorquir, sendo um crime contra o patrimnio. Crimes contra o patrimnio: art. 155 ao 183 do CP Art. 155 furto. subtrair, pegar algo de algum com o intuito de ficar para si. O furto de uso atpico, pois no h inteno de ficar com o bem para si e sim de usar e devolver. 1 Majorante. 2 Furto privilegiado. 3 Furto de energia, o famoso gato. 4 trata de qualificadoras: inc I arrombamento; II, abuso de confiana entre a agente e vtima, o qual diferente do art. 171, os dois tratam de fraude, mas no furto o agente engana a vtima e aproveita para subtrair o bem, enquanto no estelionato, o agente engana a vtima e esta entrega a coisa; III, emprego de chave falsa. Art. 157 Roubo, h o emprego de grave violncia ou ameaa pessoa para subtrair a coisa para si ou para outrem. Quando o agente se utiliza de hipnose ou d sonfero vtima tambm considerado roubo. 1 emprega violncia depois que j subtraiu a coisa, chamado de roubo imprprio, o inverso, quando a violncia vier antes da subtrao temos o roubo prprio. 2 a doutrina considera como uma qualificadora, mas esta tem caractersticas de majorante, desta tambm trata o inc. I violncia ou ameaa utilizando arma branca ou de fogo; arma de brinquedo no qualifica o crime neste inciso, sendo roubo simples. Inc. II concurso de pessoas, temos um roubo qualificado. 3 roubo com violncia, provocando leso grave ou morte, qualifica o crime como latrocnio. Latrocnio diferente de homicdio porque no primeiro, o agente no tem a inteno de matar. A Smula 610 do STF entende que o latrocnio consumado quando ocorre a morte da vtima, independente se o bem foi levado ou no, este um crime complexo. Art. 158 Extorso quando o ru constrange a vtima para conseguir vantagem econmica usando de grave ameaa ou violncia, h, de certa forma, lapso temporal em que a vtima, possa no entregar o bem. Este um crime formal, uma vez que se consuma, independentemente se o agente consiga ou no a vantagem pecuniria. 1 uma majorante. 2 uma qualificadora. 3 trata do seqestro relmpago, sendo esta uma qualificadora. Art. 159 Extorso mediante seqestro quando se fala em resgate para libertar a vtima. Tambm um crime formal e permanente, uma vez que se prolonga no tempo. Art. 163 Crime de dano quando o agente destri, inutiliza ou deteriora dolosamente o bem de algum. , uma qualificadora. O agente no necessita ter a vontade de causar o prejuzo vtima, basta ter a vontade de destruir. O dano culposo atpico, no existindo responsabilidade criminal.

Art. 168 Apropriao indbita quando se recebe algo de algum e passa agir como se seu fosse, o dolo ocorre aps o recebimento do bem, ou seja, quando passa a se negar a devolver o bem. Se o dolo existe desde o recebimento da coisa estamos diante do crime do estelionato. 1 uma majorante. Art. 168-A trata de crime omissivo puro o qual a apropriao indbita previdenciria, sendo esta uma norma penal em branco. 3 trata do perdo judicial. No existe a forma culposa, sendo atpico. Art. 171 Estelionato, o agente engana a vtima para obter vantagem pecuniria. 1 trata do estelionato privilegiado. 2, VI, comete estelionato quem expede dolosamente um cheque sabendo que este no possui fundos. O STF entende que o cheque pr-datado um caso atpico, no podendo ser classificado como estelionato o cheque pr-datado que retorna sem fundos, uma vez que o chqeque para pagamentos a vista e no pagamentos futuros. Art. 180 Receptao prpria. A primeira parte do artigo trata da receptao imprpria sendo um crime material, a segunda parte trata de recepo prpria sendo crime formal. 3 receptao culposa se adquire um bem de crime, mas no se tinha noo. Quando a desproporcionalidade do valor pago e do bem pago no h como a pessoa no dizer que era roubado, no se encaixando na receptao culposa. 5 trata do perdo judicial. Imunidades ou escusa absolutria: art. 181 a 183 do CP Art. 181 o filho que comete estelionato contra os pais est isento de pena. Trata-se de imunidade absoluta. Art. 182 Ao civil pblica condicionada imunidade relativa por depender de representao. Art. 183 quando houver ameaa ou violncia de outros agentes que no o filho, ou seja, um estranho, tal no se beneficia da imunidade do art. 181. Caso o crime seja feito contra maior de 60 anos no cabe nenhuma espcie de imunidade.

Вам также может понравиться