Вы находитесь на странице: 1из 13

1.

Numa planta topogrfica da cidade de So Paulo, na escala 1:8000, qual a extenso, em centmetros, da Avenida Paulista, cuja extenso real 2600metros? 2. Durante a realizao da festa do Divino Esprito Santo, em Pirenpolis, muitos turistas deslocam-se para aquela cidade histrica. Considerando que, no mapa adiante, o percurso rodovirio indicado pela linha pontilhada mede 3,68 cm, calcule, em litros, a quantidade de combustvel que um veculo, consumindo, em mdia. 8 km/L, gasta para ir de Braslia a Pirenpolis, seguindo o percurso indicado. Desconsidere a parte fracionria de seu resultado, caso exista.

3.

No quadro anterior esto localizadas as cidades A, B, C e D, e as setas indicam rotas areas. De acordo com a localizao das cidades e a direo das rotas, assinale a alternativa INCORRETA: a) Os passageiros de um avio que parte da cidade A com destino cidade B tero de adiantar seus relgios quando chegarem ao aeroporto da cidade B, devido diferena de fuso horrio. b) Todas as cidades esto localizadas no mesmo hemisfrio. c) A rota de B para C indica que o avio parte de um ponto mais setentrional em direo a um ponto mais meridional.

d) No h diferena de fuso horrio entre as cidades B e C, embora estejam em latitudes diferentes. e) Todas as cidades esto localizadas em latitudes diferentes. 4. Considere um mapa a ser usado em sala de aula para representar diferentes temas geogrficos. Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, a escala, a rea mapeada e o exemplo.

5. No mapa a seguir a distncia, em linha reta, entre as cidades de Araatuba e Campinas de 1,5cm. Na realidade, esta distncia de aproximadamente: a) 150 km. b) 167 km. c) 188 km. d) 250 km. e) 375 km.

6. Indique o perfil topogrfico que corresponde linha xy na figura a seguir.

7. A figura a seguir um trecho, em escala, da planta da cidade de So Paulo, nas vizinhanas da Avenida Paulista. Escolha a melhor estimativa das distncias, em metros, entre as ruas transversais Avenida da Paulista, indicadas por algarismos romanos. a) I - II = 200, I - III = 700, I - IV = 940, I - V = 1100. b) II - I = 200, II - III = 700, II - IV = 600, II - V = 900. c) III - I = 700, III - II = 600, III - IV = 240, III - V = 400. d) IV - I = 940, IV - II = 700, IV - III = 400, IV - V = 200. e) V - I = 1100, V - II = 900, V - III = 200, V - IV = 400.

8. Observe o texto: "O navio de salvamento deve atingir o ponto de......................... com 12 de _________ S e 30 de ________ O, para efetuar o resgate dos nufragos." Complete a frase de modo correto: a) posio geogrfica; longitude; latitude

b) coordenadas geogrficas; latitude; longitude c) latitude; longitude; posio geogrfica d) longitude; latitude; posio geogrfica e) latitude; coordenadas geogrficas; longitude 9. Considere o mapa apresentado a seguir:

Assinale a alternativa que, de acordo com o mapa, apresenta, respectivamente, a distncia entre Campinas e Belo Horizonte e, entre Campinas e Campo Grande. a) 250 km e 437 km b) 250 km e 575 km c) 500 km e 875 km d) 500 km e 1125 km e) 750 km e 1250 km 10. Considere trs mapeamentos - Amrica do Sul, Brasil e Regio Metropolitana de So Paulo (RMSP) representados, respectivamente, em folhas de papel de 20 30cm. Em relao a estas representaes pode-se afirmar que: a) todas as escalas podem ser IGUAIS, desde que ocupem toda a folha de papel. b) a escala da RMSP MAIOR do que a do Brasil e da Amrica do Sul. c) ocupando toda a folha de papel, somente as escalas da Amrica do Sul e do Brasil podem ser IGUAIS. d) a escala da Amrica do Sul MAIOR que a do RMSP e a do Brasil. e) os detalhamentos possveis de serem mapeados so independentes da escala de cada um dos mapas. 11. BRASIL - REGIO SUDESTE - FSICO

Fonte: "Trabalhando com Mapas" - Ed. tica 1992 Considerando-se que a distncia entre os pontos A e B, assinalados no mapa, de 5,5 centmetros e a escala do mapa de 1:7500000, assinale a distncia real entre esses pontos. a) 41,2 quilmetros. b) 4125 quilmetros. c) 4,12 quilmetros. d) 412,5 quilmetros. 12. "Aps a Segunda Guerra Mundial, dois teros do territrio brasileiro haviam sido fotografados, e buscava-se ento completar o mapeamento das regies mais ignotas do pas, o Norte e o Centro-Oeste. Nos anos 60 estava concluda a carta do Brasil ao milionsimo, e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), a Diretoria do Servio Geogrfico, a Sudene e a Petrobrs iniciaram a produo de cartas em escalas diversas (1:50.000, 1:100.000 e 1:250.000). na dcada de 1970 que, em virtude do sistema Radam, comea a ser elaborada uma cartografia sobre a Amaznia. E mais tarde amplia-se o mapa de mapas, com cartas nas escalas 1:10.000, 1:5.000 e 1: 2.000." (SANTOS, Milton e SILVEIRA, Mara Laura. "O Brasil - territrio e sociedade no incio do sculo XXI". Rio de Janeiro: Record, 2001 p.94.) Confira as afirmaes abaixo, que se relacionam com o tema da cartografia tratado no texto dos gegrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira: I. O desenvolvimento tecnolgico no campo das comunicaes e no meio informacional em muito tem contribudo para a produo de mapas com maior detalhamento e de maior fidelidade. II. Desde a segunda metade do sculo XX, todos os planisfrios tm sido elaborados a partir da projeo cilndrica. III. O mapeamento da Amaznia a partir do sistema Radam - Radar para a Amaznia possibilitou a desmistificao de que a regio apresenta, em quase a sua totalidade, um relevo plano e homogneo, inferindo, alm da plancie aluvial, outras formas de relevo, como depresses e planaltos residuais. IV. Na representao da escala numrica, quanto maior o nmero que segue aps os dois

pontos, menor a escala e menor o grau de detalhamento desse mapa; assim a escala 1:50.000 menor que a escala 1:5.000. So corretas: a) apenas I e II. b) apenas I, II e III. c) apenas II, III e IV. d) apenas I, III e IV. e) todas. 13. Responder questo com base no quadro adiante, que representa uma rede de coordenadas de uma rea do globo terrestre.

Duas cidades, uma gacha e outra amazonense, poderiam estar representadas pelas coordenadas relativas aos nmeros ____ e ____, respectivamente. a) 3 e 4 b) 2 e 5 c) 4 e 1 d) 5 e 2 e) 3 e 1 14. Considere o mapa e as afirmativas.

I. Cartograficamente, o mapa demonstra uma forma equivocada de ver o mundo, pois a localizao do Brasil junto ao Trpico de Cncer no condiz com a realidade demonstrada pelo globo terrestre. II. Geopoliticamente, um mapa verdadeiro, pois quer representar a inverso de valores cartogrficos, j que o Brasil, ficando no Hemisfrio Norte da Terra, juntamente com outros pases pobres, transmitir a impresso de deter o poder scio-poltico. III. Com o Brasil no centro da representao, o mapa questiona o eurocentrismo e valoriza a percepo de um observador brasileiro perante a imagem do globo. IV. Mesmo com essa representao, a Antrtica continua localizada ao Sul de todos os outros continentes. Pela anlise das afirmativas, conclui-se que somente esto corretas a) I e II b) II e III c) I, II e IV d) I, III e IV e) III e IV 15. Considerando que a distncia entre dois pontos em um mapa de escala 1:500.000 de 16,5cm, a distncia real entre eles igual a: a) 825 km b) 8,25 km c) 8.250 km d) 82,5 km 16.

FONTE: GIRARDI, G.; ROSA, J. V., 1998 (adaptao).Interpretando a ilustrao anterior, conclumos que a distncia, em linha reta, entre Vitria e Belo Horizonte e entre Vitria e Rio de Janeiro respectivamente, de a) 300,7 km e 401,6 km. b) 346,5 km e 385,0 km. c) 346,5 km e 400,0 km. d) 450,0 km e 500,0 km.

e) 600,0 km e 650,0 km. 17. Leia este texto e analise o mapa que se segue a ele: Veja, a costa do Maranho o desenho, a linha frontal duma gaivota em vo, desdobrar-se d'asas: ela encentra um V, um golfo aberto em ngulo. O lado esquerdo desse glfo a baa de So Marcos, baa do Tubaro, h quem o diga. Na verdade, por ali d muito esqualo, s vezes enxameiam, e o tempo, noite, cheira a melancia. No foco, a ilha, onde se situa a capital, numa esplanada sobre outro golfete - este brao da baa, em que saem os esturios de dois rios. So Lus tem gua por trs lados.[...] Para resumir, chame tudo isso de "a baa". (GUIMARES ROSA, Joo. "Estas estrias". 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 30.) Litoral do Maranho

A partir da leitura e da anlise feitas, INCORRETO afirmar que a) a realidade geogrfica pode ser representada por, entre outras, duas expresses de linguagem - a literria e a cartogrfica. b) a abrangncia espacial da rea descrita no texto maior que a abrangncia espacial da rea reproduzida cartograficamente. c) o texto revela a capacidade de um autor no-gegrafo em descrever, sinteticamente, uma determinada regio geogrfica. d) o mapa, mesmo com a escala utilizada, mostra, com mais detalhe, que o texto as caractersticas fsicas do litoral maranhense. 18. Analise as proposies a seguir: I) os paralelos so importantes porque permitem avaliar a latitude que a distncia em graus a partir Equador; II) os paralelos tm dimetros iguais e, logicamente, comprimentos ou permetros tambm iguais; III) os meridianos so crculos perpendiculares aos paralelos e passam pelos plos onde eles

se cruzam; IV) a longitude inicial de 0 e a mxima de 180, podendo ser norte ou sul; V) as coordenadas geogrficas so valores que determinam a localizao de um lugar na superfcie do globo. Esto corretas: a) I, IV e V; b) II, III e IV; c) I, III e V; d) II, III e V; e) II e IV. 19. O cultivo da videira e a produo de vinho desenvolveram-se na terra gacha desde a chegada dos imigrantes italianos, nas ltimas dcadas do sculo XIX. A expanso atual do mercado para os vinhos gachos leva os seus produtores a uma procura por inovaes tecnolgicas, com o objetivo de melhorar a qualidade do seu produto e, assim, competir com os vinhos finos estrangeiros. O mapa a seguir, adaptado de original elaborado pela gegrafa Ivanira Falcadi e pelo agrnomo Jorge Tonietto, um detalhado estudo da regio onde so produzidos mais de noventa por cento dos vinhos nacionais.

Com base nas informaes anteriores e em seus conhecimentos, correto afirmar que a) a especializao vitivincola substituiu a policultura, principalmente em Bento Gonalves e Garibaldi, e aparece cartografada, com escala 1: 100, no mapa topogrfico acima, que mostra detalhes do relevo da regio. b) a figura acima um mapa temtico e um instrumento de "marketing", uma vez que seleciona um tema de interesse do usurio, bem como divulga a regio vincola da serra gacha. c) o mapa, pelo seu detalhamento, a prpria realidade da agroindstria vincola gacha,

demonstrando a origem colonial da organizao desse espao regional. d) o mapa uma representao grfica global que utiliza uma linguagem visual e simblica para transmitir diversas informaes, como a mudana funcional da cidade de Caxias do Sul de plo agrcola para plo industrial. e) a funo temtica e topgrafa do mapa adaptado, que utiliza uma escala pequena, apresenta informaes que configuram a expanso do mercado de vinhos da Serra Gacha. 20. A cartografia pode utilizar mapas de diferentes escalas. Considerando que o mapa A possui escala de 1:5.000 e o mapa B, escala de 1:15.000, assinale a alternativa correta. a) No mapa A, 2 centmetros correspondem a 10.000 metros na superfcie terrestre. b) No mapa B, 1 centmetro corresponde a 1.500 metros na superfcie terrestre. c) O nvel de detalhe do mapa A trs vezes superior ao do mapa B. d) O nvel de detalhe do mapa B trs vezes superior ao do mapa A. e) O nvel de detalhe no estabelecido pela escala de um mapa. 21. Num mapa do Rio Grande do Sul cuja escala 1:750.000, a distncia entre duas cidades de 5 cm. Qual a distncia real entre as duas cidades? a) 150,0 km b) 375,0 km c) 37,5 km d) 15,5 km e) 75,0 km 22. Numa competio de balonismo, os competidores devem sair de Torres (RS) e chegar a Osrio (RS), perfazendo uma distncia de 102 km, em linha reta. A coordenao da competio distribuiu s equipes um mapa, em folha A4 (210 mm 297 mm), com o trajeto e pontos de referncia. Qual a escala apropriada para representar no mapa todo o trajeto percorrido em linha reta e os pontos de referncia entre as duas localidades? a) 1: 10.200 b) 1: 20.000 c) 1: 102.000 d) 1: 350.000 e) 1: 10.000.000

23. Considere os mapas A, B e C.

Pode-se dizer que a) os trs mapas apresentam a mesma riqueza de detalhes. b) os mapas A e B apresentam maior riqueza de detalhes que o mapa C. c) o mapa B proporcionalmente cinco vezes maior que o mapa C. d) o mapa C apresenta maior riqueza de detalhes que o mapa A. e) os trs mapas possuem o mesmo tamanho.

GABARITO 1. 1 - 8000 x - 2600 x = 2600 / 8000 x = 0,325 m x = 32,5 cm 2. 23 L 3. [B] 4. [C] 5. [E] 6. [D] 7. [C] 8. [B] 9. [C] 10. [B] 11. [D] 12. [D] 13. [E] 14. [E] 15. [D] 16. [B] 17. [B] 18. [C] 19. [B]

20. [C] 21. [C] 22. [D] 23. [D]

Вам также может понравиться