Вы находитесь на странице: 1из 5

Para construres o teu Futuro, estuda ao Passado

Sandra Porto Ferreira Doutoranda em Educao Universidade Portucalense

A educao um instrumento de transformao do homem, pois torna-o capaz de pensar, sentir e agir de forma consciente e plena, como nos diz Gadotti Aprender no acumular conhecimentos. Aprendemos histria no para acumular conhecimentos, datas, informaes, mas para saber como os seres humanos fizeram a histria para fazermos a histria. O importante aprender a pensar (a realidade, no pensamentos), aprender a aprender. No decorrer dos tempos, a educao tem evoludo cada vez mais, com o advento da globalizao, o conhecimento at ento restrito vem sendo socializado, atravs dos sistemas de informao. Mas no adianta ter acesso a esse conhecimento sem pensamento crtico e reflexivo. Actualmente, estamos passando por profundas transformaes na educao, tendo em vista que a informao atravs dos meios de comunicao se propaga extraordinariamente. Antes a mesma era pautada em apenas transferir conhecimento o professor detinha o saber hoje coloca-se o aluno como centro de aprendizagem, de acordo com Gadotti O Professor muito mais um mediador do conhecimento, diante do aluno que o sujeito da sua prpria formao. O aluno precisa construir e reconstruir conhecimento a partir do que faz. As chamadas TIC, colocam o aluno frente a frente com o saber, cabe ao professor mediar este processo de aprendizagem de forma que o aluno venha ser capaz de aprender a aprender e aprender a fazer, sendo estes os grandes pilares da Educao. Da a necessidade de uma nova mudana no papel da educao, segundo Gadotti diante da velocidade com que a informao se desloca, envelhece e morre, diante de um mundo em constante mudana, seu papel vem mudando, seno na essencial tarefa de educar, pelo menos na tarefa de ensinar, de conduzir a aprendizagem e na sua prpria formao que se tornou permanentemente necessria. Sendo no apenas transmisso de

conhecimentos mas colocando em primeiro lugar o aluno, havendo desta

forma uma troca de saberes, de experiencias, motivaes para que o aluno seja capaz de um dia intervir e de se relacionar com a sociedade/realidade em que se depara, a partir desse conhecimento. Os desafios educativos colocados pela sociedade actual e pelo trabalho docente so cada vez mais exigentes e em constante mutao. Nos ltimos trinta anos, assistiu se a profundas mudanas sociais que se repercutiram nos comportamentos, estilos de vida, atitudes e valores, com elevado impacto na vida e na profisso dos profissionais da educao (Barros, 2005). num contexto de incerteza face s mudanas educativas constantes que os professores da escola de hoje trabalham tentando, mesmo assim, responder positivamente quilo que a actualidade escolar exige. Ser professor hoje, mostrar aos alunos um ponto de vista do mundo que eles ainda no viram, com dedicao com amor e acima de tudo com esperana de dias melhores, concordo com Rubem Alves quando ele menciona: Ensinar um exerccio de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O Professor, assim no morre jamais.... atravs das nossas atitudes e aces que podemos transformar a educao refundindo num lugar onde todos possam ser includos podendo dividir as mesmas oportunidades Podemos afirmar que se cada um fizer a sua parte, juntando a sua parte com a dos outros podemos mudar a realidade actual, e desta forma, olhando o passado perspectivamos o Futuro. No discorrer dos seus livros Augusto Cury refere: Educar sempre foi uma arte que d prazer, mas actualmente passou a ser um canteiro de ansiedade () uma semente foi plantada e talvez germine. () talvez

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIAS

Alves, Rubem.(1994). A Alegria de Ensinar. So Paulo: ARS Potica, Cury, Augusto, (2010). O Mestre da Sensibilidade. Jesus, o maior especialista no territrio da emoo. Publicaes dom Quixote: Alfragide: Portugal. Gadotti, Moacir , (2003). Boniteza de um Sonho Ensinar e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Rio Grande do Sul Brasil. http://www.paulofreire.org/boniteza.htm (consultado a 08/09/2011)

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIAS Alves, Rubem.(1994). A Alegria de Ensinar. So Paulo: ARS Potica, Gadotti, Moacir , (2003). Boniteza de um Sonho Ensinar e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Rio Grande do Sul Brasil. Cury, Augusto, (2010). O Mestre da Sensibilidade. Jesus, o maior especialista no territrio da emoo. Publicaes dom Quixote: Alfragide: Portugal. http://www.paulofreire.org/boniteza.htm (consultado a 08/09/2011)

BIBLIOGRAFIA DE REFERNCIAS Alves, Rubem.(1994). A Alegria de Ensinar. So Paulo: ARS Potica, Gadotti, Moacir , (2003). Boniteza de um Sonho Ensinar e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Rio Grande do Sul Brasil. Cury, Augusto, (2010). O Mestre da Sensibilidade. Jesus, o maior especialista no territrio da emoo. Publicaes dom Quixote: Alfragide: Portugal. http://www.paulofreire.org/boniteza.htm (consultado a 08/09/2011)

Вам также может понравиться