Вы находитесь на странице: 1из 11

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE AESA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE CESA CURSO DE GRADUAO EM LETRAS

Jos Luciano de Carvalho Kelly Aires Gonalves Maykon Fernando da Silva Almeida

SEXUALIDADE NA ADOLESCNCIA: VALORIZANDO A VIDA

Arcoverde 2009

SUMRIO

1 JUSTIFICATIVA..............................................................................................02 2 OBJETIVOS....................................................................................................03 2.1 OBJETIVO GERAL..........................................................................................03 2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS...........................................................................03 2.3 OBJETIVOS COGNITIVOS.............................................................................03 2.4 OBJETIVOS ATITUDINAIS.............................................................................04 3 METODOLOGIA..............................................................................................05 3.1 PROFESSORES ORIENTADORES E REAS DE CONHECIMENTO QUE TRANSDICIPLINARIZARO E TRANSVERSALIZARO O PROJETO.........06 4 CRONOGRAMA..............................................................................................08 5 RECURSOS MATERIAIS NECESSRIOS....................................................09 6 AVALIAO...................................................................................................10

1 JUSTIFICATIVA

A adolescncia um momento de vrias mudanas, onde a estrutura fsica sofre transformaes hormonais, que influenciam diretamente o comportamento e os conceitos sobre sexualidade. Esse um tema de grande importncia e de repercusso, pois influencia valores religiosos e cientficos de carter formador de personalidade. As dvidas sobre o comportamento sexual so muitas, pois nem sempre os jovens tm oportunidade de dividi-las com algum, por timidez ou pela falta de dilogo com seus familiares, ficando limitados s experincias ouvidas de outros jovens, passando a ter que interpretar sozinhos o que seja certo ou errado. Considerando esse contexto, cabe escola promover a orientao sexual de forma saudvel, proporcionando a eles o conhecimento, no mnimo bsico, para tenham condies de compreender as diferenas e discernir com melhores elementos, quais atitudes devem tomar no mbito sexual durante toda vida.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Estimular a reflexo e a construo de um senso crtico no aluno sobre as questes da sexualidade no mbito sociocultural e biolgico e o

conhecimento das responsabilidades e consequncias de suas escolhas sexuais durante a vida.

2.2 OBJETIVOS ESPECFICOS

Proporcionar ao aluno a compreenso da importncia de uma vida sexual responsvel.

Conhecer os mtodos anticoncepcionais e de preveno s doenas sexualmente transmissveis - DST.

Respeitar as diferenas sexuais e os direitos de liberdade e igualdade. Valorizar a vida, evitando uma gravidez indesejada ou o aborto.

2.3 OBJETIVOS COGNITIVOS

Desenvolver leitura, produo e anlise de textos. Produzir argumentos na forma escrita e verbal sobre sexualidade. Resolver, a partir dos dados das entrevistas, questes matemticas de porcentagens, estatstica e construo de grficos.

Reconhecer

sistema

reprodutivo

humano,

doenas

sexualmente

transmissveis e os mtodos anticoncepcionais e de preveno s doenas sexualmente transmissveis - DST.

Conhecer os riscos de uma automedicao e os danos que isso pode causar a sade.

Compreender a importncia de uma famlia planejada. Valorizar a vida e o planejamento familiar. Reconhecer o aborto como um crime contra a vida.

2.4 OBJETIVOS ATITUDINAIS

Proporcionar um ambiente de cooperao e solidariedade, contribuindo com os seus colegas para um melhor aproveitamento do trabalho.

Expor a sua opinio de forma clara e objetiva, respeitando a posio de seus colegas.

Valorizar o dilogo na resoluo de conflitos e na troca de conhecimentos. Respeitar os costumes e cultura de seus colegas, adquirindo com isso conhecimento a partir das vrias concepes sobre o assunto.

Aplicar seu conhecimento de forma pertinente ao contedo, tratando o assunto com respeito e tica.

Reconhecer importncia dos mtodos anticoncepcionais e os de preveno s doenas sexualmente transmissveis - DST.

3 METODOLOGIA

As situaes didticas previstas sero desenvolvidas atravs do envolvimento de todos os alunos e professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Mdio, numa abordagem transdisciplinar e, sempre que pertinente transversalizada e contextual, compreendendo as seguintes atividades:

Pesquisas bibliogrficas Palestras Entrevistas com jovens da escola. Apurao dos dados colhidos com as entrevistas. Produo de informativos sobre doenas sexualmente transmissveis DTS e mtodos anticoncepcionais.

Exibio de documentrios sobre sexualidade na adolescncia. Debates entre professores e alunos. Exposio das pesquisas bibliogrficas e dos resultados das entrevistas.

3.1 PROFESSORES ORIENTADORES E REAS DE CONHECIMENTO QUE TRANSDISCIPLINARIZARO E TRANSVERSALIZARO O PROJETO

3.1.1 PORTUGUS / LITERATURA / REDAO Leitura e anlise de diversos tipos de textos. Produo das questes para a entrevista. Produo de textos informativos.

3.1.2. MATEMTICA Calculo de estatstica e porcentagem, sobre os dados apurados nas entrevistas. Produo de grficos.

3.1.3 CINCIAS / BIOLOGIA Os hormnios do desenvolvimento sexual. O ciclo menstrual. Desenvolvimento sexual e a reproduo. Doenas sexualmente transmissveis DST e os mtodos de preveno. Os mtodos anticoncepcionais.

3.1.4 QUMICA A automedicao e seus riscos sade. Drogas lcitas e ilcitas.

3.1.5 SOCIOLOGIA Planejamento familiar. O aborto e sua questo tica. A orientao sexual em conforto com a sociedade: homossexualidade, transsexualidade, bissexualidade, etc.

3.1.6 RELIGIO A importncia do planejamento familiar. Mtodos anticoncepcionais admitidos e no admitidos pelas religies. Valorizao da vida: O aborto e a sua repercusso nas diversas religies.

4 CRONOGRAMA

Etapa I: Apresentao do projeto para os alunos Etapa II: Pesquisa bibliogrfica Etapa III: Palestras Etapa IV: Entrevistas com jovens da escola. Etapa V: Apurao dos dados das entrevistas. Etapa VI: Produo e distribuio de informativos Etapa VII: Exibio de documentrios Etapa VIII: Debates Etapa IX: Exposio das pesquisas bibliogrficas e dos resultados das entrevistas.

Etapas I II III IV V VI VII VIII IX

Semanas 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

5 RECURSOS MATERIAIS NECESSRIOS

Livros 01 Computador com acesso Internet 01 Impressora a jato de tinta 04 resmas de Papel A4 Gravadores de udio digital 01 Aparelho de DVD DVDs de documentrios sobre a sexualidade na adolescncia 01 Aparelho de Data show 01 Caixa de som com amplificao

6 AVALIAO

A avaliao ser aplicada durante todo o processo de realizao das atividades descritas no projeto, considerando o cumprimento de prazos e o engajamento de cada um e de toda turma, a participao, a responsabilidade e o compromisso, levando se em considerao as observaes atitudinais, que devem ser registradas, considerando tambm, o dilogo, o respeito, a tica, a convivncia harmoniosa, enfim todas as atitudes que representem o compromisso com o projeto e com a sua finalidade. Haver, portanto, no mnimo trs avaliaes: duas individuais; e outra, do grupo.

10

Вам также может понравиться