Вы находитесь на странице: 1из 98

O ESPRITO MARCIAL

Uma Introduo Origem, Filosofia e Psicologia do Kung Fu

Marco Natali

ndice
Mensagem ......................... 3 Agradecimento .................... 4 Introduo ....................... 5

A Histria do Kung Fu ............ Os Precursores ................... O Templo Shaolin ................. Evoluo do Shaolin .............. As Sociedades Secretas ........... Aplogos do Kung Fu .............. As Normas Budistas ............... Repartindo o que Sei ............. Uma Filosofia Pessoal ............ A Fraternidade Kung Fu ...........

7 14 19 27 38 48 54 83 84 97

Mensagem
Existem pessoas que ao passarem por este mundo fazem de seus ideais a tarefa de levar amor e sensibilidade aos coraes que delas se aproximam. Da mesma forma que o jardineiro no consegue tirar das mos o perfume das flores que colhe, tais pessoas mantm no semblante a irradiao do amor que exprimem. Que tuas pegadas sobre a Terra sejam marcos preciosos, atestando que por estes caminhos passa um ser humano que se lembra do exemplo do Nazareno e sabe, como ele, num ato de respeito divindade interior, doar-se com amor em prol de um ideal construtivo e gratificante, que contribui para fazer de nosso pequenino planeta um mundo melhor.

Dedicatria: Aos verdadeiros Artistas Marciais, que no se preocupam em julgar nem em difamar os praticantes de estilos diferentes dos seus. Aos verdadeiros Mestres de Kung Fu que se preocupam em transmitir valores ticos e morais a seus discpulos e no apenas as tcnicas fsicas.

Introduo
Este livro aborda uma introduo origem do Esprito Marcial e, como tal, busca, nas origens do Kung Fu, a primeira e a mais abrangente das Artes Marciais, o lado espiritual. So citados nos captulos iniciais fatos sobre a origem dos Shaolin somente divulgados no Brasil atravs da Fraternidade Kung Fu. Portanto este livro est apresentando ao pblico conhecimentos que eram mantidos secretos, nessa Fraternidade, at esta data. Os Shaolin so os legtimos pais do Kung Fu moderno e por analogia, das demais artes marciais do Oriente, sejam elas chinesas, japonesas ou coreanas. Mesmo quando h dvidas na ascendncia chinesa das demais artes marciais, essa dvida limita-se esfera das realizaes fsicas, pois a nvel filosfico e espiritual, a presena do Zen nas artes japonesas e do Sun nas artes coreanas atesta, sem sombra de dvida, ao menos a origem filosfica dessas artes. Quanto ao lado psicolgico das Artes Marciais, o pblico brasileiro tem a rara oportunidade de conviver nestas pginas com as Dez Normas Budistas adotadas no Templo Shaolin, comentadas e adaptadas aos tempos modernos. Para enriquecer ainda mais esse cabedal de conhecimentos que corria o risco de ser esquecido pelo tempo, inclu sempre que pude um aplogo que, atendendo ao dito chins "Um quadro vale mais que mil palavras", tenta ilustrar da melhor forma possvel o ponto abordado em cada uma das normas. Quanto Filosofia da Arte Marcial, s pude oferecer minhas concluses pessoais, resultantes de minha vivncia na busca de respostas ao sentido da vida. O que no me arvora em mestre de ningum e sim me inclui na categoria daqueles que buscam o que parte das coisas que dependem de mim. Mais uma vez reitero que os objetivos continuam os mesmos: informar ao leitor brasileiro, dentro de minhas limitaes, a respeito do fascinante mundo das Artes Marciais, agora abordadas em seu lado psicolgico e filosfico.

O Esprito Marcial no que tange a mim, o comportamento estico diante das crticas do mundo; a aceitao das coisas que dependem de mim e das que no dependem e a disciplina na aplicao das aes que dependem de mim, na tentativa de transformar este pequenino planeta num mundo melhor. Tudo o mais no me pertence, nem minha reputao, nem minha imagem, sequer os livros que escrevi. E a vida assim uma vida simples. Por voc e pelo Kung Fu.

Caixa Postal 442 - Centro 18010-971 - Sorocaba SP

A Histria do Kung Fu
A palavra "Kung Fu" pode ser traduzida como "Maestria", "Habilidade e eficincia" e "Domnio alcanado com o tempo". Os autores mais respeitados a traduzem por "Tempo de Habilidade" e usam-na para designar as pessoas que tenham se dedicado por um longo tempo ao domnio tcnico de uma disciplina at ao ponto em que possam express-la com o mximo de habilidade. No Oriente a palavra Kung Fu nunca utilizada para designar a arte marcial; d-se preferncia ao uso de dois outros termos, a saber: Wu Shu - (Wu = Guerra e Shu = Arte). Kuo Shu - (Kuo = Nacional e Shu = Arte). O termo Wu Shu possui uma conotao superior quela que atribuda a Kuo Shu. As palavras Wu Shu servem para designar todas as artes guerreiras, militares ou marciais. Em 1928 o governo chins adotou universalmente a expresso Kuo Shu para designar as artes marciais de origem chinesa, dessa forma distinguindo-as de suas sucedneas coreanas e japonesas. Enquanto a expresso Wu Shu usada genericamente, englobando todas as artes marciais conhecidas, a expreso Kuo Shu usada para designar apenas as artes marciais de origem comprovadamente chinesas. Devido imensa riqueza do idioma chins possvel o uso de outros termos para se expressar a arte marcial. muito comum a designao "ChUan Shu" para significar um determinado conhecimento marcial ou mesmo um estilo. O termo ChUan designa a arte do uso dos punhos ou mesmo o boxe chins - que o nome usado para designar o Kung Fu em todo o Oriente. O prprio Bruce Lee usou o ideograma Ch'Uan no frontispcio de sua obra "Chinese Gung Fu, the Philosophical Art Of Self Defense". A palavra Kung Fu (ou Gung Fu em dialeto cantons) usada aqui no Ocidente para nomear todas as artes marciais de origem chinesa. O povo chins sempre foi possuidor de um grande esprito guerreiro, que fez de seu pas, em pocas passadas (Dinastia Shang - 1.766 a 1.122 a.C), o pas mais poderoso da Terra. Segundo os historiadores, esse poderio militar se desenvolveu graas s invases estrangeiras e s revolues entre os senhores feudais e os imperadores chineses. Naquela poca, a imensido do territrio chins era disputada pelos cobiosos monarcas brbaros que habitavam as terras vizinhas. Como levavam semanas e at meses para deslocar as tropas imperiais para defender as longnquas fronteiras, a famlia imperial usou o recurso desesperado de delegar poderes aos nobres da corte.

Esses nobres, que passaram a ser conhecidos como senhores feudais, receberam imensas pores de terras, semelhantes aos condados outorgados nobreza na Inglaterra medieval. Dessa forma passaram a receber grande parte das riquezas produzidas por seus vassalos e metade das colheitas e das extraes minerais, mas eram obrigados a defender suas terras e a vida de seus sditos com seus prprios recursos. Os senhores feudais se viam obrigados a sustentar imensos exrcitos, que em tempos de paz se dedicavam intensamente s tcnicas marciais. Por volta dos sculos II e III, aconteceram grandes batalhas internas entre os senhores feudais que desejavam ampliar seus domnios. Essa poca, denominada "poca dos Reinos Combatentes", fez com que milhares de homens se enfrentassem, e as crnicas da poca relatam formidveis batalhas que terminavam com a morte de 70, 80, e at 400 mil homens. Os vencedores no admitiam sobreviventes e aqueles que no pereciam no ardor da batalha eram sumariamente decapitados. Antes do advento do Comunismo a China era flagelada pela opresso da classe dominante sobre o povo. Depoimentos de correspondentes e missionrios ocidentais atestam que antes da Segunda Guerra Mundial a fome imperava entre o povo e era comum a presena de cadveres flutuando por entre a imensa quantidade de juncos chineses. O povo com fome no tinha sequer um lugar onde morar e muitas famlias eram julgadas abenoadas por possuir um barco onde viviam amontoadas como ratos. Houve poca em que a vida humana no tinha mais valor e que se matava por um prato de comida. Esse quadro de horrores fazia com que o povo tambm se interessasse pelo aprendizado de tcnicas marciais que fossem teis para a defesa de si mesmos e de suas famlias. Para se ter uma vaga ideia do poderio da famlia imperial sobre a grande massa do povo, basta mencionar que, em determinada poca, com exceo da famlia do imperador, o povo era obrigado a se vestir sempre de preto. Preservando a memria deste tempo de opresses os praticantes de Kung Fu do mundo todo ainda usam uniforme preto, identificando-se com o povo chins. Durante bom tempo uma das maneiras mais fceis de identificar o falso praticante ocidental de Kung Fu era pela cor de seu uniforme de treino. Normalmente os treinamentos do Kung Fu so efetuados de cala e camiseta e o uniforme cerimonial preservado para ocasies especiais ou para os mestres.

Quando o uniforme cerimonial (denominado IFU) possui botes, mangas ou golas de cor branca, indica que o mestre ou o pai do praticante falecido. O branco o sinal de luto na cultura chinesa e usar uniforme branco ou com partes brancas estando o mestre ainda vivo sinal de grande ignorncia e temeridade do praticante. Outra coisa a se notar que, no mundo inteiro, o Kung Fu no usa faixa como sistema de graduao. O mximo que se admite o uso de uma faixa de cor nica (geralmente vermelha), que ser usada por todos os participantes, independente de seu estgio ou grande domnio tcnico. No tendo faixa e sequer qualquer outro sistema de graduao, o praticante de Kung Fu avaliado em primeiro lugar por suas realizaes em prol da preservao e divulgao de seu estilo, e em segundo lugar pelo nmero de anos que se dedica prtica do Kung Fu e pelas distines que tenha obtido em campeonatos e apresentaes pblicas. A China, mais que qualquer outro pas do mundo, situa-se numa posio geogrfica de isolamento total. Isolada ao norte pelas amplides dos desertos da Manchria e da Monglia, e para alm deles a imensido gelada da Sibria, a nordeste pelo Himalaia que vai at o sul e sudeste e a leste pelo oceano Pacfico, os chineses foram forados a desenvolver sua prpria cultura, sem influncias do mundo exterior. semelhana de outros povos da antiguidade, os chineses possuam um modo de vida relacionado com a natureza e com a vida agrcola. Quem constata o comportamento mesquinho de certos mestres chineses que ensinam Kung Fu no Ocidente e que adotam a fofoca e o vilipendio como reao habitual aos outros mestres, no consegue entender como pessoas to ignorantes e primitivas podem ter antepassados to ilustres. Os antigos chineses souberam, como nenhum outro povo, deduzir dos fenmenos da natureza certas leis e princpios que passaram a fazer parte de uma filosofia de vida e de uma sabedoria excepcionais. Atravs da observao dos animais criaram exerccios especiais para fortalecimento e agilizao do corpo. Embora na antiguidade (por volta de 4.000 anos antes de Cristo) esses exerccios fossem usados com o objetivo de preservar a sade, com o correr do tempo foram transformados em estilos de luta e em escolas internas e externas. As internas dedicam-se aos estilos suaves e as externas aos estilos duros. Em recordao a essas origens muitos estilos modernos ainda mantm, em seus nomes, referncias aos movimentos dos animais de onde se originaram.

Por exemplo: "Tong Long" (Louva-a-Deus), "Fei Hok Pay" ou "Bay Hok Pay" (Gara Branca), "Fan Tzi" (guia), "Fu Jow Pay" (Tigre), etc. Das sries animais mais conhecidas na antiguidade, destaca-se em importncia a "Wu Chin Si" atribuda ao grande mdico e anestesista "Hua To", e que inclua o veado, o macaco, a guia, o urso e o tigre. imensa a quantidade de estilos existentes no Kung Fu. Estima-se que s na cidade de Hong Kong existam cerca de 360 estilos. Essa grande variedade de estilos se deve imensa populao da China ( o pas mais populoso do mundo) e grande antiguidade do Kung Fu (situado historicamente pela primeira vez no ano 2674 antes de Cristo). Os primeiros estilos foram criados pelos cls (famlias) e mantidos como segredo atravs das geraes. Era muito comum que, ao herdar um determinado estilo um membro dessa famlia acrescentasse alguns movimentos por sua prpria conta, e o estilo original sofria diversas alteraes de gerao para gerao. Com o passar do tempo o mesmo estilo se desmembrava em vrios estilos menores, que por sua vez iriam se dividir em outros e assim por diante. As diferentes escolas de Kung Fu recebem na China uma diviso emprica, que as denomina como Escolas do Norte e Escolas do Sul. Essa denominao surgiu devido ao fator geogrfico que influenciou no desenvolvimento dos estilos bsicos. Graas grande extenso do continente chins, suas regies do norte e do sul caracterizavam-se por marcantes diferenas no que tange ao solo e aos acidentes geogrficos. Da surgir o conceito "Na Kuen Pat Tui", que em chins significa: Punhos no Sul, pernas no Norte." Os povos do norte habitavam as montanhas, e, portanto, tinham pernas fortes e se especializaram no desenvolvimento de estilos que fossem favorveis ao uso dessa predisposio natural. Os povos do sul habitavam os pntanos, nas vrzeas onde semeavam o arroz e nas barcas atracadas s margens dos rios. Por fora dessas circunstncias precisavam manter o equilbrio de forma precria e se tornaram exmios cultores dos estilos em que predominava o uso dos braos. Alm da influncia geogrfica que acabamos de examinar, o Kung Fu se desenvolveu sob as caractersticas das religies e filosofias mais marcantes de sua cultura. No incio da Era Crist as escolas budistas originrias da ndia tiveram grande ascenso dentro da civilizao chinesa, passando a ter certa influncia poltica. Os lderes do Budismo chins eram agraciados pelo imperador com cargos pblicos.

Esses fatos perturbaram muito os praticantes da filosofia taosta, criada por Lao Tsu, que se viram na contingncia de transformar sua filosofia em religio em busca do prestgio que tinham perdido. Essa transformao do Taosmo em religio foi to radical que, para concorrer com as divindades budistas, foram institudos os "Imortais", que eram semideuses taostas. Desses imortais, os mais famosos foram os "Oito Imortais Bbados", que deram origem ao estilo "Chui Pa Hsien", mais conhecido como "Estilo dos Bbados". Para diferenciar as escolas de Kung Fu de origem taosta das de origem budista, foram criados os termos "Nei Chia" (escola interna) e "Wai Chia" (escola externa). As escolas taostas (internas) caracterizam-se pelos movimentos lentos, pela respirao profunda e pelo estudo das energias internas exemplo: o TAI CHI CHUAN. As escolas budistas (externas) caracterizam-se pelos movimentos rpidos e agressivos e pela busca de praticidade em situaes de luta exemplo: o SHAOLIN. Na poca da dinastia Chou, os homens estavam cansados das guerras e revolues que esfacelavam o imprio chins. Muitos desses homens foram para os bosques e montanhas buscando refgio na vida solitria e na convivncia com a natureza. Esses ermitos professavam a filosofia do "Tao" (caminho), da serem conhecidos como taostas. Esse conceito denominado Tao" no pertence aos taostas, tendo surgido no alvorecer da civilizao chinesa e sendo atribudo ao filsofo Fu Hi. O conceito original foi ampliado atravs dos ensinamentos de Lao Tsu (tambm conhecido por Lao Tse, Lao Zi ou Li Ehr, segundo diferentes dialetos). As escolas taostas passaram no decorrer da histria por trs etapas sucessivas e independentes: A fase filosfica (Tao Kia), a fase mgicaalquimista (Tao Kiao) e a fase religiosa (Ching Kia). A respeito de fase religiosa, j explicamos anteriormente que ela surgiu como consequncia da influncia budista sobre a cultura chinesa. A fase mgica-alquimista foi a mais pobre e a mais extensa das fases do taosmo, fundamentando seus dogmas na crena da possibilidade de imortalidade e na fbula da existncia de uma erva que a concretizaria. A erva da imortalidade (Ling Chi Tsao) e a busca dos gnios imortais (Hsien) foram a preocupao maior e a razo mxima que motivou grande parte dos filsofos taostas nessa fase. Quanto fase filosfica, sua base apia-se na obra Tao Te Ching, de Lao Tsu (604-517 a.C). Nessa obra de grande profundidade e de difcil interpretao, o frter tem a oportunidade de encontrar uma das mais sensveis contribuies do pensamento chins.

J foi traduzida para o portugus e existem pelo menos 12 tradues diferentes ao alcance do pblico brasileiro nas boas livrarias. Lamentavelmente muito se perde nessas tradues e embora tenhamos comparado trs das melhores verses para podermos aconselhar sua aquisio ao leitor, nenhuma delas nos satisfez o suficiente. Essa obra contm muitos ensinamentos que incentivam a meditao, a busca interior e as tcnicas respiratrias (mais tarde adotadas no TAi Chi Chuan"). Exemplo de citao: "O sbio fecha a boca e os olhos, anula os sentidos e se torna impenetrvel ao mundo exterior, abrindo-lhe apenas o corao." lamentvel que a maioria dos professores de TAi Chi Chuan" no se interessem em (ou no saibam como) transmitir os conhecimentos da filosofia taosta a seus alunos. Ao invs disso, preocupam-se mais com os conceitos taostas (da fase mgica-alquimista) sobre os mtodos de respirao e mentalizao com objetivos de alcanar longevidade. Um dos conceitos mais populares entre os taostas da antiguidade, dizia respeito ao retorno ao "Tao" aps a morte. A morte para eles era uma forma de libertao onde iriam colher os frutos da experincia que acumulavam durante a vida terrena. Para se acumular o maior nmero possvel de experincias, fazia-se necessrio ter uma vida o mais longa possvel, por isso cuidavam muito de assuntos relacionados com alimentao, exerccios, higiene, equilbrio energtico do corpo e Medicina. Incentivavam a fluncia da energia do Tao (Chi), atravs de massagens Tui Ah (ou Do-in), exerccios respiratrios Chi Kung e da exposio do corpo luz solar e lunar. Essa busca da imortalidade contribuiu para o surgimento dos primeiros conceitos sobre Acupuntura (medicina chinesa com agulhas), no tempo do imperador Huang Ti. Por volta do ano 120 a.C., surgiu a obra "Huai Nan Tsu", onde so citadas as tcnicas para se obter a vida eterna. Tais tcnicas se baseavam em mtodos respiratrios e em ginsticas especiais, em muito semelhantes aos estilos antigos de "T'Ai Chi Chuan" e "Pa Kua". Inmeras lendas relatam a histria de Chao Tao Ling (34-156 d.C) que teria sido um grande mago alquimista, especializado na fabricao de talisms, tendo criado uma sociedade secreta onde ensinava Alquimia e a frmula para a vida eterna. Segundo se conta, teria ascendido aos cus sobre as costas de um tigre em plena luz do dia, levando consigo a sua esposa e dois dos discpulos mais fiis.

Dentre os termos chineses a expresso "Chi" utilizada para designar a energia do Tao, que se manifesta nas mltiplas formas do Universo, e que a responsvel pela manifestao da vida nas diferentes espcies existentes sobre a Terra. Trata-se de uma energia interna, misteriosa, de natureza psicofisiolgica, responsvel pela manuteno da vida de todos os seres. Segundo as teorias da Acupuntura e do Do-ln (temas que sero estudados posteriormente), a doena se manifesta quando a energia "Chi" se encontra bloqueada em um dos meridianos (Ching) do corpo. A ao teraputica do Do-ln e da Acupuntura consiste em pressionar com os dedos ou puncionar com agulhas esses meridianos, fazendo com que essa energia volte a fluir novamente. Segundo os mtodos "Noi Kung" e "Chi Kung" das escolas taostas, o praticante de Kung Fu aprende a centralizar o "Chi" no "Tai Tien" (Tanden em japons), um ponto localizado a alguns centmetros abaixo do umbigo. Conta-se que alguns praticantes mais experimentados eram capazes de arremessar essa energia a tal ponto que podiam derrubar um adversrio a vrios metros de distncia. Uma das tcnicas mais famosas que emprega o uso dessa energia a Tie Sa Chang, mais conhecida como "Palma de Ferro".

Os Precursores
No incio da Era Crist (141 a 203 d.C.) viveu na China um grande mdico que ficou conhecido como O Pai da Educao Fsica. Esse mdico, cujo nome era Hua-To, nasceu no Distrito de Po, na Provncia de Anewei e se tornou muito famoso por ser o primeiro mdico cirurgio a usar analgsicos ao realizar suas operaes. Mas para os praticantes de Kung Fu, ele merece ser lembrado pela criao de uma srie de exerccios que, imitando o comportamento de cinco animais, teria fundamentado a origem de alguns dos estilos de Kung Fu que seriam matrizes dos estilos existentes em nossos dias. A famosa srie dos cinco animais de Hua-To tinha por objetivo agir como um preventivo contra as enfermidades e constituir-se em um mtodo de exerccio cotidiano. Essas sries de movimentos passaram a ser conhecidas sob o nome "Wu-Chi-Si" e, para motivar melhor seus praticantes, acabou por se tomar um dos primeiros estilos de luta interna. Segundo registros histricos dessa poca, o mtodo de Hua-To consistia em exerccios fsicos onde se dava grande importncia s prticas respiratrias e que poderiam ter utilidade como defesa pessoal. A histria registrou tambm que dois de seus discpulos (Wu-Pu e Fae-Ya) viveram mais de 90 anos, sem perder um s dente e mantendo a vista e os ouvidos to aguados quanto na juventude. Hua-To praticava regularmente esses exerccios e insistia em divulg-los ao povo. Esses exerccios consistiam num Tchia Dsu (tambm chamado Kuen), semelhante aos Tchia Dsu de alguns estilos de Kung Fu dotados de movimentos amplos ainda existentes em nossos dias. Tchia Dsu so os movimentos formais de cada estilo. Em japons chama-se Kata. Esse tipo de movimentao era denominado "Chung Chuan" ou "Cheong Kuen". Os movimentos eram suaves, flexveis e amplos, ao passo que a respirao era relaxada e natural: o inverso dos estilos externos onde a respirao era forada pelos msculos abdominais. Esses exerccios tambm tinham a inteno de manejar a manifestao energtica da natureza denominada YING e YANG, servindo de base, portanto, para o surgimento dos estilos internos que vieram posteriormente a essa poca (T'Ai Chi Chuan, Pa Kua e Hsing I). Dentro do folclore do Kung Fu, existe um personagem marcante cujas lendas ainda so narradas pelos mestres de Kung Fu no mundo todo. Esse personagem era conhecido pelo nome de Kwang Kung e as histrias sobre ele so contadas em uma obra clssica da literatura chinesa denominada "Os Trs Reinos", onde ele descrito como um

homem de alta estatura e possuidor de grande fora e coragem, o que o tornava um guerreiro temido e respeitado. Kwang Kung era o soberano de uma vasta regio da China e era muito habilidoso nas artes estratgicas e no Kung Fu. Nesta obra existe uma passagem a respeito de uma ocasio em que Hua-To fez uma operao no brao de Kwang Kung. Hua-To foi o criador do primeiro medicamento anestsico conhecido homem. Esse remdio, denominado Ma-Fei-San, permitia a realizao operaes mantendo o paciente sob anestesia geral. Segundo contam os relatos da poca, Kwang Kung teria sido ferido uma flecha e ao tentar retir-la quebrou-a dentro do brao. Hua-To foi chamado para extrair a ponta da flecha e ofereceu a aplicao de seu famoso analgsico para que no houvesse dor durante a cirurgia, mas Kwang Kung o recusou e preferiu se distrair durante a operao jogando um espcie de xadrez chins. Hua-To abriu o brao de Kwang Kung, extraiu-lhe a ponta da flecha, limpou a ferida e costurou as carnes no lugar sem que este pronunciasse uma palavra de dor! Um dos inimigos de Kwang Kung chamado Chou-Chou e que tambm era soberano de um dos reinos em que a China estava dividida nesse perodo, ficou espantado com o restabelecimento rpido de seu inimigo e com a rapidez com que retornou aos campos de batalha. Algum tempo depois Chou-Chou foi acometido de violenta dor de cabea e chamou Hua-To para que a curasse. Depois de diagnosticar a origem dessa dor Hua-To informou que seria necessria uma operao e que teria de abrir-lhe a cabea. Chou-Chou achou que o mdico tinha tramado algum mtodo para assassin-lo e mandou executar Hua-To. Tempos depois o prprio Chou-Chou morreria em uma crise fortssima de dores de cabea - provavelmetne de algum tipo de tumor cerebral. Go-Ko-Hung (mestre que retm a simplicidade) viveu na China por volta de 254 a 334 d.C, tendo escrito uma obra chamada "Nuy-Pi-En" (Textos Interiores), que tratava de frmulas da Alquimia sobre a transmutao dos metais e frmulas mgicas sobre o prolongamento da vida. Entre os mtodos de longevidade citados em sua obra incluam-se os exerccios com prticas respiratrias e mentalizaes energticas que seriam adotadas pelas escolas de Kung Fu internas. Li-Chih-Min transformou o Taosmo em religio imperial por volta do ano 300 a 600 d.C. Essa fase religiosa do Taosmo surgiu, como j dissemos antes, como uma reao s influncias do Budismo.

Constituram-se ordens monsticas, com extensa liturgia, com cnones dogmticos e grande quantidade de templos e uma srie de divindades. Em sua origem tanto o Budismo como o Taosmo eram apenas filosofias sem pretenses religiosas. No entanto, as ramificaes que ocorreram aps a morte de Buda criaram duas escolas principais - a Mahayana (Grande Veculo) e a Hinayana (Pequeno Veculo), das quais, a primeira passou a divinizar a figura de Buda e a admitir conjeturas sobre a vida aps a morte e outros conceitos sobre a existncia de deuses e da reencarnao. O sucesso da seita Mahayana trouxe aos monges budistas um vasto poderio poltico que provocou um certo cime por parte das autoridades taostas que, por suas origens chinesas (o Budismo veio da ndia), exigiam igual nmero de regalias. Para ascenderem ao mesmo plano de influncia poltica e social do Budismo, os patriarcas do Taosmo decidiram transform-lo em religio e idealizaram uma srie de divindades, chegando ao ponto de alegar que o Buda era apenas uma encarnao de Lao-Tse (o criador do Taosmo). Dentre a pliade de divindades taostas criadas para satisfazer a curiosidade popular, as que se tomaram mais famosas foram os "Pa Hsien" ou "Oito Imortais", que dariam origem a um estilo denominado "Chui-Pa-Hsien" - o estilo dos oito imortais bbados. Historicamente falando a origem desse Tchia Dsu (que estudaremos mais tarde), nada tem a ver com a religio taosta originada no tempo de LiChih-Min. A origem do estilo dos oito imortais bbados situa-se em um Tchia Dsu da escola Ti Tang, mtodo da China do norte, que se baseava em movimentos que deveriam ser usados caso o lutador viesse a cair ao solo durante uma luta. O praticante do "Chui-Pa-Hsien" executa uma srie de movimentos de grande grau de dificuldade tcnica, movendo seu corpo como se estivesse bbado a ponto de aparentemente perder o equilbrio e cair no cho. O sucesso desse estilo foi imitado por outras escolas de Kung Fu externo e em nossos dias existem "estilos do bbado", nas escolas "Tai Shing" (estilo do macaco), "Fey-Hok-Pay" (estilo da gara), "Tong-Long" (louva-a-deus) e "Choy Lay Fut". No estilo Tai Shing esse Tchia Dsu se caracteriza por uma mescla dos movimentos do macaco no solo - o corpo do praticante fica quase ajoelhado e algumas vezes com as costas ou a parte de cima da cabea no cho. No Choy-Lay-Fut o Tchia Dsu Chui-Pa-Hsi-En (note a grafia diferente) transmitido juntamente com uma srie de Tchia Dsu avanados denominados: "Sup Pat Law Hon Yik Gun Ching" (sistema interno dos oito budas), "Pa Kua Sum Kuen" (Tchia Dsu dos oito trigramas), "Fey Hok Da Kuen" (Tchia Dsu serpente contra o grou).

O "estilo do bbado" tornou-se muito popular em nossos dias graas ao desempenho do ator chins Jackie Chan que executou em um de seus filme uma estilizao coreografada do Tchia Dsu do bbado do estilo Tai Shing. O estilo Hsing I (pronuncia-se Chin i) foi criado pelo general YuehFei (1102-1141), durante a dinastia Sung. Mais tarde estudaremos com mais extenso a vida desse grande praticante de Kung Fu e entraremos em maiores detalhes sobre o tema. A peregrinao dos monges budistas e taostas pelo Tibete trouxe influncias novas para os estilos de Kung Fu chineses. Essas influncias foram mais marcantes nas escolas Fey Hok Pay e Hop Gar. O estilo Fey Hok Pay, tambm conhecido como "Pay-Hao", "Bai Hok Pay", "Hao Chuan" e "Pae Hok" e o estilo Hop Gar se desenvolveram sob as influncias do Budismo Vajrayana do Tibete e foram levados pelos monges budistas e tibetanos que peregrinaram por esse pas at Canto, no sul da China. Chang San Feng (ou Chang San Fong) que tambm viveu na dinastia Sung, teria, segundo as lendas, dado origem ao TAi Chi Chuan, o mais famoso estilo interno de Kung Fu. Segundo se conta, teria sido monge budista (embora outros autores o citem como tendo sido monge taosta) do mosteiro "Shaolin-Chi" e era um grande especialista no mtodo de luta desse mosteiro - o estilo Shaolin. Narra a lenda que esse monge estava meditando em um templo da montanha de Wu-Tang-Shang e se questionava a respeito das vantagens e desvantagens de se vencer uma luta e qual o significado da vitria em um combate. No momento em que meditava sobre esses assuntos ouviu um barulho no ptio do templo e pde observar pela janela uma luta entre um grou e uma serpente. Observando os movimentos circulares da serpente, que se esgueirava pelo cho, escapando habilmente aos movimentos furiosos do grou, percebeu as vantagens da esquiva e dos movimentos que diluem a fora de ataque do adversrio e teria, segundo a lenda, estabelecido as bases para a criao do T'Ai Chi Chuan. Outras lendas dessa mesma poca dizem que Chang San Feng teria criado o T'Ai Chi Chuan a partir de um sonho em que o teria aprendido de certos personagens misteriosos denominados "Homens do Drago de Fogo". Observando-se o uso da energia interna na prtica do T'Ai Chi Chuan e a movimentao tipicamente flexvel que o diferencia dos estilos originrios em Shaolin, temos razes para crer que Chang San Feng era um monge taosta e no um monge budista.

Considera-se Chang San Feng como pai do Nei Kung e a montanha Wu-Tang-Shan citada como o local de origem dos estilos "Wu Tang Pai" e "Pa Kua Chuan". Essas informaes fazem parte da obra de Yuan-Ch'U-T'Sai, o "Wu Tang Pa Kua Chuan", o "Mo-Kik" e o "Lo-Hon-Kuen".

O Templo Shaolin
Ainda nos tempos de hoje existe um templo budista na montanha de Soong Shan, na provncia de Honan, que foi fundado no incio da era crist e cujos feitos relativos ao desenvolvimento e a preservao do Kung Fu o tornaram lendrio. Logo aps as escadarias de sua entrada principal ainda existe uma placa onde se pode ler em chins arcaico os seguintes ideogramas: "ShaoLin-Chi", que podem ler traduzidos por: "Templo da Jovem Floresta" ou "Monastrio do Pequeno Bosque". A tradio oral que tem prevalecido na cultura do povo chins afirma que as artes marciais duras (escolas externas) "Wai Chia" se originaram nesse templo. As artes marciais que ali foram praticadas acabaram por receber o nome de "Shaolin Chua" (arte dos punhos da jovem floresta) tornando-se a base sobre a qual seriam estabelecidos os mais de trezentos e sessenta estilos de Kung Fu que ainda existem em nossos dias. A origem do templo fundamenta-se em causas exclusivamente religiosas. O templo Shaolin era um monastrio onde o povo chins se refugiava em busca da paz e da tranquilidade necessrias realizao de sua busca espiritual. O cidado comum desse perodo da histria da China tinha sua vida nas mos do imperador, que era um dspota com direito absoluto sobre seus sditos. Mas, devido s crendices da poca, quando uma pessoa dedicava sua vida busca espiritual deixava de ser um cidado do mundo e o imperador perdia os direitos sobre ele. Durante a dinastia Wei (398 a 534 d.C.) houve uma grande converso do povo chins ao Budismo recm-chegado da ndia, e o imperador do norte, Shao Wen, mandou construir o primeiro templo Shaolin por volta de 450 d.C. Para a construo do templo foi escolhida uma localizao privilegiada na face norte da montanha Soong Shan. Ao redor da construo do templo os monges plantaram um pequeno bosque com rvores frutferas e outras plantas escolhidas e, com o passar dos anos, acabaram por atribuir-lhe o nome de Shaolin. medida que a ordem monstica dos Shaolin se desenvolveu, foram criados outros templos. Depois do templo erigido em Honan, o mais famoso templo Shaolin foi constitudo na provncia de Fukien por um monge muito famoso chamado Ta-Shin-Sheng. Diz-se que embora tenha sido em Honan que se criou o estilo Shaolin de Kung Fu, foi em Fukien que este se desenvolveu at atingir os elevadssimos padres tcnicos que lhe deram tanta fama.

Existiram cinco templos pertencentes ordem monstica dos Shaolin, mas devido s dificuldades dialticas do idioma chins, existe alguma divergncia sobre suas localizaes. Segundo Wang Lai Sheng, praticante de Kung Fu citado na obra "Asian Fighting Arts", os templos se situavam em Honan, Fu Kien, Wu Tang, 0-We-Shan e Kwantung. Segundo outros autores os templos se situavam em Honan, Fukien, Ngor Mee, Wu Tang e Kwang-Tung. A maior problemtica dessas divises que aos monastrios de Wu Tang e de O-Wei-Shan os taostas tambm atribuem as origens de seus estilos internos. Ambas as alternativas so citadas aqui mais por uma questo de aprimoramento cultural do leitor, pois esses fatos no possuem maior relevncia e no impedem um estudo aprimorado do Kung Fu. Como j disse anteriormente, as tcnicas marciais e o Kung Fu j estavam presentes na cultura chinesa centenas de anos antes do estabelecimento da comunidade budista de Shaolin. As teorias de maior relevo tm atribudo ao templo de Honan o grande mrito de ter preservado muitos dos conhecimentos marciais originrios da China Antiga. Mas os mesmos historiadores que fazem essas afirmaes tambm so concordes em afirmar que no templo de Honan se dava mais importncia s prticas da filosofia e da meditao Ch'An (transmitidas por Bodhidharma), enquanto que no templo do sul (Fukien) os monges davam grande importncia s tcnicas marciais e estavam constantemente envolvidos nas lutas e nas rebelies do povo chins. Por falta de registros histricos de reconhecida competncia, pouco se pode deduzir a respeito do grau de aperfeioamento que o Kung Fu j possua antes de ser introduzido em Shaolin. Alguns historiadores com mentalidade mais nacionalista recusam-se a admitir que o Kung Fu de Shaolin tenha sido criado a partir dos ensinamentos de Bodhidharma, e afirmam que o estilo Shaolin teria sido gerado durante a dinastia Sung (420-479 d.C.) pelo imperador Chao-KanYing. Sabendo-se que Bodhidharma s chegaria ao templo por volta do ano 525 d.C, tais historiadores tm a inteno de nos fazer crer que o Kung Fu j fazia parte dos ensinamentos do templo antes de sua chegada. Mas tal raciocnio entra em choque com outros fatores que parecem comprovar que o estilo Shaolin tenha sido realmente introduzido por Bodhidharma. Em comprovao tese que atribuiu tal feito a Bodhidharma existem as gravuras e ilustraes pintadas em diversas paredes dos templos Shaolin e que podem ser vistas at hoje. Nessas ilustraes se podem ver monges indianos (tez mais escura) ensinando os monges chineses a lutar.

Outro argumento de grande peso a grande superioridade tcnica do estilo Shaolin sobre os outros estilos existentes fora do templo, que acabaram por ser dizimados pelos sobreviventes de Shaolin a ponto de hoje em dia muito poucos terem sobrevivido. Bodhidharma certamente a figura mais controvertida no panorama das artes marciais do Oriente. Sua influncia na origem das artes marciais da China, da Coria e do Japo insofismvel. Conhecido por Bodhidharma, Bodai Daruma, Daruma Taishi Ta Mo, Dart Mor ou Dat Mor, esse monge indiano foi o responsvel pela criao do Budismo ChAn, conhecido na Coria como Sun e no Japo com Zen. Na ndia o povo possui uma diviso por castas que tem prevalecido desde tempos imemoriais at os dias de hoje. Sendo filho do Rei Sughanda, Bodhidharma pertencia casta dos Kshastryias - que era a casta guerreira. Desejando proporcionar a seu filho a mais esmerada instruo marcial que lhe fosse possvel, o Rei Sughanda contratou o mais famoso guerreiro da ndia para instru-lo pessoalmente na arte do Vajramushti (leia Vajramushti - A Arte Marcial dos Monges Budistas - livro de minha autoria). Esse guerreiro famoso por seus feitos militares e por sua grande bravura chamava-se Prajnatara e se afeioou muito a seu discpulo, tendo lhe transmitido tcnicas marciais de impressionante eficincia. Com o decorrer dos treinamentos surgiram fortes laos de amizade entre mestre e discpulo, e mesmo quando Prajnatara se converteu ao Budismo, (nesse tempo transformado em religio e possuindo um conceito filosfico antagnico ao Hindusmo tradicional), Bodhidharma no o abandonou e continuou a praticar o Vajramushti sob sua tutela at sua morte (por volta de 520 d.C.) Devido sua grande fama como guerreiro Prajnatara foi iniciado nos mais altos mistrios budistas, e acabou por atingir uma vivncia espiritual que o fez receber do Abade Punyamitra (vigsimo sexto patriarca do Budismo) a incumbncia de continuar a tarefa de divulgao do Budismo. Com a morte de Punyamitra, Prajnatara veio a se tornar o vigsimo stimo patriarca do Budismo. Nessa poca o Budismo estava perdendo seu prestgio na ndia devido ao surgimento de inmeras seitas novas que estavam se afastando dos conceitos filosficos originais dados por Buda e se perdendo em questes dogmticas de natureza religiosa. Prajnatara percebeu a necessidade de reconduzir a filosofia budista sua simplicidade original, e vendo a tenacidade e percebendo nele a firmeza de carter necessria ao desempenho dessa tarefa, passou a ensinar-lhe o Budismo. Bodhidharma no era um homem comum, haja vista que seu nome ainda citado com respeito pelos verdadeiros mestres de Kung Fu e de Karat do mundo inteiro.

Milhares de outros lutadores tiveram grandes atuaes no mundo das Artes Marciais, mas ningum teve seu nome preservado tanto tempo quanto Bodhidharma. Dado a sua lucidez e pertincia Bodhidharma entregou-se de corpo e alma ao estudo dos ensinamentos budistas que lhe eram transmitidos por Prajnatara. Tendo se dedicado muito prtica da meditao, comeou a perceber que o domnio da vivncia espiritual era muito mais importante que o domnio do corpo fsico e que, embora as tcnicas marciais lhe agradassem muito, seu conhecimento no tinha o mesmo valor que o conhecimento e a prtica das verdades espirituais. Bodhidharma compreendia que as tcnicas marciais que praticava dependiam muito de sua habilidade fsica e que, quando atingisse idade mais avanada, veria sua capacidade tcnica diminuir progressivamente. Qual a finalidade de praticar-se alguma coisa exaustivamente, se com o passar do tempo vai se diluindo nossa capacidade de execut-la com perfeio? medida que Bodhidharma evolua em suas prticas de meditao, ia superando cada vez mais as manifestaes egosticas da personalidade, destruindo o prprio ego e emergindo para uma conscincia superior. Quando sua conscincia atingiu um plano mais elevado, comeou a perder o sentimento de individualidade e passou a identificar-se cada vez mais com a unidade de todos os seres. A tal ponto evoluiu Bodhidharma atravs das prticas de meditao budista, que no mais via a si mesmo existindo separadamente da existncia de todas as demais pessoas. Passou a compreender que qualquer ao deve ser feita visando o bem comum e no apenas a individualidade (que por si mesma egocntrica e volta-se apenas para a realizao de aspiraes pessoais egosticas). Concluiu ento que o homem deve executar seu trabalho, dar sua contribuio e prestar sua ajuda, com vistas a toda a humanidade e ao bem comum, que favorea no s ao gnero humano como tambm a todas as criaturas vivas (por isso que os budistas so vegetarianos). Dentro dessa dimenso, a luta perdia todo seu significado em termos de agressividade e mrito pessoal, para transformar-se em mais um caminho de autoconhecimento que justificava sua aplicao tcnica apenas em situaes de defesa pessoal, para autoproteo ou para amparo de pessoas mais fracas e desprotegidas. Lutar sim, mas no para vencer outro ser humano, ou para provar sua capacidade tcnica sobre a capacidade de outrem. Lutar apenas como uma forma de expressar e preservar a justia e a harmonia que do vida s criaturas e asseguram o equilbrio universal. Com a morte de Prajnatara, Bodhidharma assumiu a condio de vigsimo oitavo patriarca do Budismo e empenhou-se na tarefa que

recebera de seu mestre: - Reconduzir a filosofia budista sua simplicidade original.

Com esse objetivo Bodhidharma viajou pelos pases onde a filosofia budista possua o maior nmero de adeptos, a saber: Nepal, Tibete e China. Nesse perodo o Budismo estava sendo muito difundido na China, e suas obras bsicas haviam sido traduzidas do snscrito e do pali para o idioma chins. A convite do Imperador Liang Wu Ti, que governava em um dos reinados estabelecidos durante o perodo das seis dinastias (no incio do sexto sculo d.C.), Bodhidharma foi China com a inteno de dar prosseguimento sua misso. Porm Wu Ti era seguidor de uma linha inovadora do Budismo, cujas caractersticas salvacionistas e ritualsticas eram diametralmente opostas ao mtodo de Budismo difundido por Bodhidharma, que incentivava a busca interior e a meditao. Alm do que, Wu Ti no era um imperador benfico para seu prprio povo, tratando-o com mos de ferro e com muito pouco daquela bondade to inerente aos ensinamentos budistas. A respeito da convivncia de Bodhidharma com esse imperador pouco se registrou na histria, mas houve um dilogo entre ambos que ficou muito famoso; aconteceu mais ou menos assim: O imperador era muito presunoso e julgava que pelo simples fato de ter permitido a divulgao do Budismo sob o seu reinado j se qualificava como um grande benfeitor. Certa ocasio o imperador contou a Bodhidharma que construra grandes templos para o Budismo e que nomeara inmeros monges para cargos polticos de relevo, devendo portanto ter grandes mritos diante de Buda. Mas Bodhidharma lhe respondeu que no tinha nenhum mrito por ter feito essas obras. Surpreso, Wu Ti perguntou o que deveria fazer ento para conseguir mritos dignos do Budismo. - Vossa alteza ter que dormir at o meio-dia, respondeu-lhe Bodhidharma. No tendo compreendido nada o imperador aproveitou a primeira oportunidade para consultar os sbios da corte a respeito do que Bodhidharma lhe dissera. Depois de discutirem entre si, os sbios informaram a Wu Ti que Bodhidharma estava se referindo aos malefcios que o imperador causava ao povo chins devido a seus atos impensados e prepotentes.

Concluram que Bodhidharma lhe recomendara dormir at ao meiodia para que, dessa forma, reduzisse pela metade os destratos que costumava cometer diariamente. Furioso com essa crtica o imperador ordenou que Bodhidharma fosse trazido sua presena, mas o monge j havia previsto a clera de Wu Ti e viajado para o reinado de Wei. Essa histria vem comprovar a grande coragem de Bodhidharma, que no se curvava nem mesmo diante de um tirano que dispunha da vida de seus sditos com a mesma facilidade com que mudava seu estado de humor. No reinado de Wei, Bodhidharma foi acolhido pelos monges Shaolin que o hospedaram por muitos anos. Conta-se que nesse local Bodhidharma meditou diante de um muro por nove anos seguidos. Nesse templo, localizado na face norte da montanha de Soong Chan, existe at hoje uma sala em que est escrito em chins arcaico: "Este o local onde Tamo fitou a parede." Existe uma lenda na China que conta que quando Bodhidharma comeou sua meditao, caiu em profundo sono devido ao cansao da viagem, e que quando acordou ficou to aborrecido com isso que, pedindo uma faca, cortou fora as plpebras. Dessa forma nunca mais seria surpreendido pelo sono enquanto meditasse. Outra lenda conta que as plpebras de Bodhidharma foram enterradas esquerda e direita da porta principal do templo, aos ps das esttuas de ferozes deidades guardis que eram comuns nessa poca. Com o passar do tempo, no local onde foram enterradas surgiram plantas cujas folhas possuam aroma agradvel e que passaram a ser usadas nas infuses do templo e para a recuperao de inmeras indisposies. Essa planta veio a se tomar muito conhecida na China e recebeu o nome de ch. Aps um longo perodo de meditao que o conduziu a estados de conscincia cada vez mais sutis, Bodhidharma chegou concluso que de todas as prticas budistas a mais importante para a preservao dos ensinamentos de Buda era a meditao. Embora compreendesse a importncia tica e social das chamadas "Quatro Nobres Verdades" e da "Senda ctupla do Reto Caminho" que constituam o sustentculo dos dogmas do Budismo, Bodhidharma percebeu que sem a prtica sistemtica da meditao, os dogmas perdiam seu sentido filosfico e a profunda dimenso que Buda lhes tinha atribudo. Assim sendo, a prtica do Budismo foi totalmente modificada e muitos dos rituais foram suprimidos e substitudos pela prtica severa da meditao.

A essa nova concepo Bodhidharma denominou Dhyanna, que em snscrito significa meditao. Mas, para os chineses a pronncia do snscrito era muito dificultosa e acabou sofrendo modificaes fonticas que mudaram sua pronncia para Ch'Anna e finalmente Ch'An. O pensamento Ch'An influenciou profundamente todas as artes orientais. Monges budistas de inmeros pases iam ao templo Shaolin para receber upadesa (aconselhamento pessoal) de Bodhidharma e difundiram o pensamento Ch'An para as mais remotas regies do Oriente. O Ch'An at hoje ensinado no Japo com o nome de Zen e na Coria com o nome de Sun. Praticamente todas as mais representativas manifestaes do folclore e da cultura japonesa fundamentam-se no pensamento Ch'An (Zen). Podemos citar a cerimnia do Ch, a arte Ikebana de arranjos florais, a tcnica Bonsai de cultivo de rvores ans, a arte de pintura com a pedra nankin denominada Sumi-E, o teatro Kabuki, o No, etc. As Artes Marciais japonesas so literalmente inseparveis do Ch'An (Zen). Graas aos esforos de Miyamoto Musashi (Shinmen Musashi No Kami Fujiwara No Genshin) (1584-1645) o maior samurai da histria do Japo, que, fundamentado na prtica sistemtica da meditao ChAn (Zen), criou o Bushido (Cdigo de Honra dos Samurais), as Artes Marciais japonesas pautaram seus mais profundos ensinamentos no pensamento Ch'An. As Artes do Kendo, do Aikido, do Kempo, do Kyudo, do Jud e outras, esto fundamentalmente ligadas ao Ch'An (Zen). Jigoro Kano, criador do Jud, mantinha um monge Zen na Kodokan (Escola Kodo) para ensinar a seus discpulos o verdadeiro valor da disciplina nas Artes Marciais. Quem examinar as obras de Gishin Funakoshi (o pai do Karate) vai encontrar inmeras referncias ao Zen. Quem examinar obras sobre o estilo Goju-Ryu de Karate ver fotos do clebre mestre Gogen Yamaguchi praticando meditaes Zen sob cachoeiras. Quem for ilha de Shikoku em Tadotsu, na prefeitura de Kagawa assistir aos treinamentos do templo de Shorinji Kempo ver que entre as prticas dirias incluem-se sesses de meditao Zen. Tambm na Coria houve grande influncia da escola Sun (Ch'An) nas Artes Marciais. Quem examinar as origens dos monges de inmeros Kihons (movimentos formais) do Taekwondo, do Hapkido e do Hwarang-do, encontrar neles o nome de monges das seitas Ch'An coreanas. Os ocidentais jamais podero avaliar a severidade das prticas impostas por Bodhidharma aos monges de Shaolin.

Para se ter uma vaga idia, basta examinar os programas dos templos Zen nos dias de hoje (muito mais suaves que naquele tempo). Segundo depoimento publicado na obra "The Empty Mirror", que narra as experincias de um ocidental em um templo Zen do Japo, os monges meditavam das quatro horas da madrugada at as vinte e duas horas, interrompendo sua meditao apenas para atenderem as suas necessidades fisiolgicas e cumprirem suas pequenas obrigaes dirias. Dada a severidade das meditaes, os monges Shaolin no resistiam e desmaiavam durante sua prtica. Considerando atentamente o estado dbil e enfermio dos monges que limitavam suas prticas fsicas aos asanas (posies) utilizados na meditao e nos rituais, Bodhidharma comeou a ensinar-lhes o Vajramushti indiano para fortalec-los e capacit-los a suportar com mais eficincia a meditao. Tratando-se de exerccios com fins espirituais, exigia-se a prtica rigorosamente correta de cada movimento e aos mnimos gestos atribuase uma importncia fundamental. Embora considerada uma Arte Marcial Budista por muitos pesquisadores, o Vajramushti data de poca muito anterior ao surgimento do Budismo. As referncias histricas no so exatas, visto que o pas de origem do Vajramushti (a ndia), por sua prpria filosofia social de extrema religiosidade, nunca deu muita importncia aos registros histricos. interessante notar que o Vajramushti tem sua origem em poca pr-ariana, quando a ndia ainda era habitada pelos drvidas. Os historiadores situam a civilizao dos drvidas como bastante anterior civilizao dos arianos, que teriam invadido a ndia por volta de 2000 a.C. Embora menos conhecida que suas congneres chinesas, japonesas e coreanas, a Arte Marcial Vajramushti mencionada em quase todos os textos hericos da civilizao dravidiana. Aliada tcnica fsica caracterstica de toda Arte Marcial, o praticante de Vajramushti tem a seu dispor o mais rico cabedal de conhecimentos filosficos e espirituais que a ndia propiciou ao mundo desde tempos imemoriais. Nenhuma outra Arte Marcial, seja qual for sua origem, possui um respaldo histrico mais antigo e abalizado. O leitor deve basear-se em seu prprio critrio para julgar os pontos mais importantes entre as semelhanas e dessemelhanas entre os diversos estilos de Kung Fu e o Vajramushti como foi transmitido por Bodhidharma, segundo os relatos histricos que o tempo conseguiu preservar.

Evoluo do Shaolin
Ao ensinar o Vajramushti aos monges Shaolin Bodhidharma transmitiu-o mais como uma prtica asctica que como uma Arte Marcial. O Vajramushti servia para vivenciar certos preceitos budistas relativos unidade da mente e do corpo. Os monges que o aprenderam passaram a apreci-lo tambm por seus recursos defensivos que os protegiam nos longos e solitrios caminhos que percorriam para a divulgao da doutrina. Alguns historiadores mencionam que para Bodhidharma tanto a meditao como o Vajramushti tinham igual valor diante dos objetivos de conhecimento interior. Tanto isso verdade que com o tempo a prtica do Vajramushti como meio de desenvolvimento espiritual substituiu grande parte da meditao sentada, nas atividades desenvolvidas no templo, fazendo com que o templo Shaolin se tornasse famoso no como um centro de meditao Ch'An, mas como uma escola de Arte Marcial sem armas. O Vajramushti ensinado no templo Shaolin era mantido como segredo, transmitido apenas a uns poucos iniciados que haviam recebido suas vestes monsticas e feito os votos mais elevados. A razo para esse procedimento que o Vajramushti era extraordinariamente eficiente, podendo se tornar perigoso nas mos de pessoas menos esclarecidas e que no possussem o conhecimento de seu verdadeiro significado. Acredita-se inclusive que tenha permanecido oculto entre alguns poucos iniciados, mesmo quando o templo abrigou refugiados polticos por volta da poca da dinastia Ming. Em snscrito o nome Vajramushti significa: Vajra = Real, Basto, Cetro, Vara, Direto, Reto, Correto. Mushti = Golpe, Golpe de Punho, Soco, Raio, etc. Atribui-se a criao do Vajramushti ao deus Shiva da Trindade Hindu. Essa Trindade formada por trs deuses, a saber: Brahma, o Criador, Vishnu, o Conservador e Shiva, o Destruidor. A funo destruidora de Shiva no deve ser interpretada no mau sentido e sim como um processo de transformao. Shiva age transformando e destruindo o que intil para que se manifeste o que til e construtivo. Como j vimos anteriormente, embora a cultura dravidiana tenha sido relegada ao esquecimento aps a invaso dos arianos, as tcnicas do Vajramushti foram preservadas pela casta dos guerreiros (Kshastryia). Budha o aprendeu como parte de sua educao militar por volta, do ano 500 a.C.

Segundo depoimento de So Doshin, pai do Shorinji Kempo (Kung Fu Shaolin em japons), ensinado na ilha de Shikoku no Japo, mesmo depois de iluminado, Buda ensinava o Vajramushti como prtica asctica. Dado a dificuldade de pronunciar a palavra Vajramushti os chineses mudaram o nome dessa arte para Lo-Han e mais tarde ela passou a ser conhecida como Nalo-Jan, Arohan e l-Jinsin. Durante a dinastia Ming um monge chamado Kwok Yuen peregrinou por toda a China pesquisando os estilos antigos de Kung Fu, tendo introduzido no templo certos conhecimentos marciais que mais tarde foram ampliados, somados a certos rudimentos do Vajramushti e classificados em cinco diferentes estilos: Tigre, Grou, Leopardo, Serpente e Drago. Os Manchus invadiram a China e dizimaram a dinastia Ming, obrigando os oficiais do exrcito chins a fugirem ou serem mortos. Muitos desses oficiais se ocultaram nos templos budistas, por serem territrios apolticos e independentes do Estado chins. Os templos Shaolin foram dos mais procurados devido as suas localizaes privilegiadas e devido as suas grandes dimenses. Durante esse perodo os estilos desenvolvidos por Kwok Yuen passaram a ser ensinados ao povo com o nome de Kung Fu Shaolin, com o propsito de possibilitar-lhes defenderem-se dos emissrios corruptos do governo invasor Manchu. A grande eficincia desse estilo tomou-o muito famoso, passando a ser utilizado nas demonstraes pblicas do templo e nas comemoraes do ano novo chins, juntamente com a Dana do Leo. Mas entre os monges mais adiantados permanecia oculto o verdadeiro Vajramushti, que, como um recurso meditao e ao desenvolvimento espiritual passou a ser chamado em chins Ch'An Tao Chuan - "A Arte dos Punhos do Caminho da Meditao". A grande dificuldade em se traar as origens histricas do Kung Fu est na pronncia diferente dos nomes chineses, devido aos dialetos e as modificaes pelas quais passou o idioma chins arcaico at chegar a seus padres modernos. Devido a essas e outras dificuldades no conseguimos determinar com exatido a poca em que teria vivido Kwok Yuen mas, pelos referenciais histricos que possumos, podemos situ-lo entre a dinastia Yuan (1268-1368) e a dinastia Ming (1368-1644). | A respeito dele conta-se a seguinte histria: O jovem Yuen da Provncia de Yen-Chou, aprendeu os exerccios de Ta Mo (Bodhidharma) no Mosteiro Shaolin com o auxlio do monge HungYun. Depois de aprend-los converteu-os em setenta e duas sries de tcnicas marciais.

Mas seu desejo de aprender as tcnicas marciais do Kung Fu antigo o levou a viajar por toda a China em uma poca de constantes guerras. Certa ocasio o jovem Yuen enfrentou um ancio chamado LiCh'Eng na cidade de Lanchow, de quem se tornou grande amigo. Li-Ch'Eng havia sido um grande lutador em seus anos de juventude e se tomara famoso por ter sido mestre do guerreiro Pai-Yu-Feng. Baseado nessa experincia aumentou suas setenta e duas sries originais em 172 Tchia-Dsu, divididos em cinco grupos diferentes. Cada um desses grupos passou a se identificar com um animal, a saber: a Serpente, o Tigre, o Drago, o Leopardo e o Grou. Cada grupo de Tchia-Dsu com o nome de um determinado animal possua suas caractersticas prprias. j Os Tchia-Dsu do Drago cultivavam o esprito e a capacidade de estar alerta; executavam-se sem a aplicao de fora, enfatizando-se a respirao e a concentrao na parte baixa do abdmen, em movimentos longos, fluentes e contnuos. Os movimentos do Tigre serviam para fortalecer o corpo (ossos, msculos e tendes); seus movimentos eram curtos e bruscos, dando-se nfase fora e tenso dinmica. As tcnicas do Leopardo desenvolviam a fora, com movimentos rpidos, inteligentes e imprevisveis. O estilo da Serpente desenvolvia o Chi (energia interna), era usado a partir do controle espiritual e cultivava a resistncia, atravs da respirao lenta, profunda e harmoniosa, dando prioridade aos golpes desferidos com a ponta dos dedos. Os movimentos do Grou visavam o desenvolvimento do autocontrole e do carter. Com esses novos conhecimentos Yuen e seu amigo Pai-Yu-Feng retomaram ao templo Shaolin. Pai-Yu-Feng j tinha 70 anos e resolveu aderir vida monstica, adotando o nome Ch'ln-Yueh (Lua do Outono), querendo demonstrar que conseguira realizar um antigo sonho j no outono da vida. A Kwok Yuen (Chueh Yuan), se atribuem as seguintes palavras: "Sem o Chi no existe fora. Um lutador que grite e lance sua mo com ferocidade, no tem verdadeira fora em seu golpe. Um verdadeiro lutador no espetacular, mas seu punho pesado como uma montanha. Isso acontece porque ele possui Chi. Depois de muita prtica o Chi pode ser focalizado sobre qualquer ponto de ataque que se deseje. A vontade domina o Chi que pode ser localizado em qualquer ponto instantaneamente."

Quando os oficiais Ming se ocultaram nos templos Shaolin, despertaram a ira dos governantes manchus, que se empenharam arduamente em tentativas para destruir os templos. Na poca da dinastia Ching foram feitos diversos ataques ao templo principal, mas sem sucesso, pois suas paredes eram inexpugnveis, tendo mesmo diversos metros de espessura em alguns pontos. O templo sofreu longos cercos, semelhantes ao que vitimou o templo de Jerusalm, mas sobreviveu facilmente devido a auto-suficincia dos monges, que plantavam seus prprios alimentos e podiam resistir interminavelmente. Mas, da mesma forma que a Inconfidncia Mineira, o templo Shaolin tambm teve seu traidor. Despeitado por no ter acesso aos exerccios originais de Bodhidharma e motivado por vultosa quantia e pela oferta de um cargo poltico de relevo, um monge de categoria inferior chamado Ma Ning Yee tramou sua traio com o apoio de trs oficiais do governo Manchu, a saber: Chan Man Yu, Cheung Ching Chow e Wong Chun May. Ma Ning Yee envenenou a gua do templo e o incendiou no vigsimo quinto dia do stimo ms do dcimo segundo ano do reinado de Yung Cheng (1733 d.C). Enquanto o fogo aumentava Ma Ning Yee abriu as portas para os soldados manchus que rapidamente dizimaram todos os sobreviventes que encontraram e destruram o que ainda restava. Conseguiram fugir apenas cinco dos mestres e quinze discpulos. Dentre os quinze discpulos apenas seis tiveram seus nomes guardados pela histria, quer por sua fama como possuidores de grandes habilidades nas Artes Marciais, quer por seus feitos hericos nas infrutferas tentativas de derrubar os invasores manchus. Foram eles: Hung Hee Kung e Luk Ah Choy, que criaram o estilo Hung Kuen, mais tarde conhecido como Hung Gar. Fong Sai Yuk, que criou um estilo baseado no movimento dos cinco animais de Shaolin. Tse Ah Fook, Fong Weng Chun e Tsung Chin Kun, que foram grandes lutadores e cujos feitos hericos so at hoje narrados em histrias do folclore chins. Quanto aos cinco mestres que escaparam, seus nomes eram: Cheen Sin, Fung To Tak, Mui Hin, Ng'Mui e Pak Mey. Os exerccios que Bodhidharma ensinou no templo Shaolin passaram a ser conhecidos como "As Dezoito Mos de Lo-Han", (Shih-PaLo-Han-Sho) e foram descritos em uma obra chamada "O Livro da Transformao Muscular" (I Chin Ching) em dois volumes, dos quais apenas um sobreviveu.

Baseado no "Shih-Pa-Lo-Han-Sho" o imperador Tai-Tzu da dinastia Sung criou trinta e duas formas de punho longo e seis formas de deslocamento. Infelizmente muitos dados sobre a filosofia budista e as Artes Marciais chinesas se perderam devido ausncia de referencial histrico. Foi o escritor Tao-Yuan quem mencionou o nome de Bodhidharma pela primeira vez, e isso ocorreu no ano 1004, ou seja, quase quinhentos anos aps sua morte. As primeiras referncias histricas capacidade marcial dos monges do templo Shaolin citam o primeiro imperador da dinastia T'Ang, que venceu a Wang Chin Chung graas ajuda de trs monges lutadores chamados Chih Tsao, Hui Nang e Tsan Tsun. Graas s proezas desses monges o templo Shaolin tornou-se famoso como um centro de cultura marcial. Outra referncia menciona que o general Yueh Fei criou as tcnicas do Chin-Na (Cento e Oito Tcnicas de Apresamento e Toro) a partir dos ensinamentos que teve do monge Jao Tung do templo Shaolin. Tem sido despertada a curiosidade de inmeros leitores, que tem nos escrito para saber como eram feitas as iniciaes dos pretendentes a se tornarem discpulos dos templos Shaolin. A esse respeito tm sido relatadas inmeras lendas que, infelizmente, no podem ser comprovadas historicamente. Mas vamos contar algumas delas apenas para cultura geral de nossos leitores. Segundo relatos antigos, os novos discpulos eram admitidos no templo no incio da primavera, que coincidia com o tempo das grandes chuvas. Nesses dias os pais que desejavam que seus filhos se tornassem monges, os levavam ao ptio frontal s escadarias do templo e l os deixavam sozinhos aguardando que os monges os convidassem a entrar. Essas crianas tinham em mdia de 7 a 12 anos de idade. Considerando-se a dispersividade que caracteriza as crianas dessa idade, imagine como eram rigorosos os testes que descreverei a seguir. Os monges no abriam logo as portas do templo (s vezes demoravam alguns dias) e as crianas eram obrigadas a suportar ao relento o sol e as chuvas torrenciais que costumavam cair nesse perodo. Muitas das crianas abandonavam a espera e voltavam para suas casas. Outras crianas eram conduzidas de volta por seus prprios pais que no suportavam v-las sofrer. Embora no abrissem as portas os monges observavam o comportamento das crianas e iam selecionando aquelas que

consideravam suficientemente disciplinadas para suportar as rduas exigncias do templo. Quando as portas se abriam os monges mandavam de volta para casa as crianas que consideravam que no suportariam seus ensinamentos. As demais crianas eram admitidas no primeiro ptio interno e conduzidas a uma grande mesa onde j estava sentado um velho monge (geralmente o patriarca do templo). Quando se sentavam mesa eram observados seus comportamentos. Se pediam comida (podiam estar h trs dias sem comer) eram servidas e depois mandadas para suas casas, pois era considerado indecoroso pedir comida ao invs de aguardar o momento de serem servidas. Se corressem para a mesa avidamente ou apressadamente demais, tambm eram dispensadas. s que passavam por esse teste era dado uma tigela sem fundo, uma grande bolacha seca achatada (do tamanho do fundo da tigela) e era servido o ch. O procedimento correto era forrar o fundo da tigela com a bolacha para que pudesse ser servido o ch sobre ela. As crianas que no o faziam eram dispensadas sumariamente, pois no eram consideradas suficientemente inteligentes para aprender os ensinamentos do templo. Se a criana agisse corretamente colocando a bolacha no fundo da tigela, mas comeasse a tomar o ch antes do monge idoso que estava sentado mesa, era mandada de volta para casa, pois o respeito aos idosos era de grande importncia na cultura chinesa. Supondo que o garoto conseguisse superar esses testes, ainda enfrentaria outros. Logo em seguida a essa fase lhe era entregue uma vassoura e lhe ordenavam que varresse um determinado ptio. Mal ele tivesse terminado de varrer surgia algum monge com os ps enlameados e sujava todo o lugar que havia sido varrido. Assim que o monge porcalho desaparecesse por uma porta qualquer surgia o monge que lhe havia ordenado que varresse o lugar e o interpelava mais ou menos assim: - Eu no mandei que voc varresse esta sala? Olhe s que imundcie! Voc um vagabundo que no obedece s ordens que recebeu! Se o garoto resmungasse que j tinha varrido ou que depois que tinha varrido tinha vindo um cara e sujado tudo outra vez, era mandado embora, pois no tinha suficiente dedicao ao trabalho para permanecer no templo. O garoto deveria abaixar a cabea e continuar a varrer sem proferir nenhuma palavra.

Este teste da varredura era repetido diversas vezes como prova da humildade, da pacincia e da perseverana do postulante. Havia uma variante desse teste em que o monge que mandara o postulante varrer retornava e afastava um painel que dava para outra sala to grande quanto a primeira. Em seguida interpelava o garoto perguntando por que no varrera a outra sala tambm. Se o menino respondesse que no lhe tinham ordenado que varresse a outra sala era sumariamente dispensado. Seu procedimento deveria ser de extrema humildade, deveria abaixar a cabea e continuar a varrer sem retrucar. Pessoalmente no creio que nenhum garoto ocidental superasse satisfatoriamente esta prova, a menos que tivesse sido previamente instrudo sobre como deveria se comportar. Depois que superava os testes iniciais o postulante era submetido a todo tipo de provao, e executava todas as tarefas menos agradveis do templo por longo perodo. Buscar gua era uma tarefa penosa, pois os baldes eram propositadamente imensos e mesmo quando vazios bastante pesados. Havia tambm as tarefas da cozinha que eram muito desagradveis, quando no montonas e exaustivas. As tarefas de limpeza incluam lavar as latrinas, retirar a poeira dos imensos arabescos e baixos-relevos que existiam por quase todas as paredes do templo, cuidar das folhas e das ervas daninhas dos vrios jardins, lavar escadarias e corredores imensos, etc. Durante esse perodo inteiro o postulante passava por peridicas humilhaes por parte dos estudantes mais avanados, todas elas com a inteno de testar-lhe a fibra moral e a pacincia. E todas essas tarefas e testes que eram impostos aos garotos no os livravam de cumprirem outras obrigaes relacionadas com as prticas budistas e com o estudo das doutrinas ensinadas no templo. Dormia-se poucas horas cada noite e trabalhava-se arduamente. Quando comeava a espelhar certa frustrao ou cansao, um monge se aproximava dele e lhe indagava h quanto tempo estava no templo. Geralmente os garotos respondiam que estavam l h muito tempo, em parte porque no lhes era dado acesso a nenhum calendrio que lhes permitisse saber h quanto tempo l estavam; em parte porque estavam desejosos de iniciar a prtica do Kung Fu que s era permitida a alunos mais avanados. Mas se a resposta fosse essa, o aluno era deixado entregue a seus afazeres por mais alguns meses. A resposta certa seria: - H bem pouco tempo estou aqui. (Mesmo que j fizesse alguns anos que l estivesse.)

Esta resposta era considerada correta porque diante dos dogmas do Budismo a manifestao material no mundo que nos cerca ilusria (Maya = Iluso) e tambm ilusrio o conceito de tempo e de espao. No era obrigatria a prtica do Kung Fu, mas se o jovem passasse em todos os testes que descrevemos at agora e manifestasse desejo de aprender o Kung Fu Shaolin, seu desejo seria escarnecido e ignorado por muitos meses. Depois desse abandono inicial passavam-se alguns meses e ele era convidado a participar das aulas de Kung Fu. Nas primeiras aulas era mais ou menos usado como um saco de pancadas e as surras eram durssimas. Se demonstrasse ter fibra, superando essa fase inicial que tinha sua durao determinada pelo comportamento do postulante ento seria recebido como um discpulo de Shaolin, mudando a cor das vestes e o comportamento que recebia dos demais. Muitas de suas tarefas dirias eram transferidas aos postulantes menores e passava a receber incumbncias de maior responsabilidade. Seus estudos dentro das doutrinas do templo eram mais profundos, e maior o nmero de matrias estudadas. As prticas ritualsticas e o perodo de meditao eram ampliados. J no tinha que se alimentar na cozinha junto com os postulantes menos graduados, passava a frequentar as mesas dos refeitrios. Era transferido para os dormitrios superiores. At que recebesse as vestes amarelas e prestasse os votos monacais o postulante no cessava de ser submetido a testes peridicos que, embora menos humilhantes, no deixavam de ser bastante exigentes. Alm dos testes de habilidade fsica e marcial havia os testes de habilidade artstica - geralmente caligrafia e composio potica. Havia tambm os testes de doutrina budista e de medicina oriental (os monges eram excelentes acupuntores e massagistas). Quando evolua em seus estudos aprendia vrios idiomas e ajudava na traduo de textos budistas de origem pali ou sncrita. O trabalho na lavoura tambm era obrigatrio e todo monge tinha que fazer seu estgio na cozinha aprendendo auto-suficincia na arte culinria. Cada um desses assuntos exigia um teste de avaliao. Segundo a tradio chinesa o homem Kung Fu teria que se distinguir em pelo menos cinco reas do conhecimento humano. Ele deveria saber se exprimir no idioma chins tanto oralmente como por escrito de maneira impecvel. Ele deveria possuir uma caligrafia de rara beleza que chamasse a ateno de quantos a vissem.

Ele deveria ser capaz de se exprimir em versos, de conhecer poesia e os textos clssicos com alguma profundidade. Ele deveria se exprimir em alguma forma de arte com grande habilidade - geralmente desenho ou pintura. Ele deveria conhecer os rudimentos da lavoura e da arte culinria e ser capaz de transmitir tais conhecimentos s pessoas do povo que necessitassem deles. Ele deveria ser hbil no uso das agulhas da Acupuntura, e na falta delas ter conhecimentos suficientes da Medicina oriental para poder tratar um paciente aplicando dedos habilidosos sobre os pontos dos meridianos de energia utilizados na Acupuntura. Ele deveria ter uma conscincia poltica e econmica para poder desempenhar o papel de educador diante do povo, segundo os melhores procedimentos da tradio de Confcio. Ele deveria possuir slidos conhecimentos das doutrinas religiosas, mormente o Budismo e o Taosmo, para poder doutrinar e esclarecer dvidas a respeito de tais assuntos. Ele deveria ser capaz de defender a si mesmo e aos desamparados que recorressem ao seu auxlio. Ele deveria ter noes de sobrevivncia em condies inspitas, na selva e em terrenos desconhecidos, devendo ser capaz de localizar ervas medicamentosas, preparar infuses curativas, colocar no lugar ossos quebrados, preparar beberagens e poes. Dentre os atributos que acabo de citar, o homem Kung Fu tinha que se destacar em pelo menos cinco deles. A falta de pelo menos cinco dessas qualidades o desqualificaria como praticante de Kung Fu, mesmo que se tratasse de um habilidoso lutador. H que compreender que para a tradio chinesa, devido s influncias de Confcio, a cultura geral de um homem era muito mais respeitada que sua capacidade de lutar. Recentemente foi mencionado na obra "Chinese Boxing Masters and Methods", de autoria de Robert Smith, o professor Cheng Man-Ch'lng, famoso praticante de Tai Chi que tinha a alcunha de Mestre das Cinco Excelncias. Com isso o povo chins lhe prestava homenagens tratando-o como um mestre cujos conhecimentos comparavam-se com os grandes mestres da antiguidade. Ingressar no templo Shaolin exigia uma atitude muito sria e uma forte inteno de vontade que predispusesse o postulante a todo tipo de provao. As pessoas no entravam no templo meramente na inteno de aprender o Kung Fu.

O templo Shaolin era, antes de tudo, uma escola de filosofia e religio e as pessoas que nele ingressavam o faziam com o objetivo de alcanar a realizao espiritual. Se alguma pessoa l entrasse apenas com objetivos marciais acabaria por se lamentar amargamente, pois no poderia mais sair a menos que atingisse um nvel de proficincia espiritual ou marcial extraordinrios. Aos monges que se dedicavam exclusivamente aos estudos doutrinrios e s prticas espirituais era facultada a sada do templo desde que em misses administrativas ou de caridade. Mas aos monges que haviam escolhido o caminho da Arte Marcial somente era permitida sua sada caso se distinguissem de maneira incomum na arte de lutar. Se fosse capaz de vencer os instrutores dos cinco estilos principais do templo poderia requerer a prova do corredor da morte. O corredor da morte era assim chamado porque nele havia cento e oito bonecos de madeira que eram acionados pelo peso de quem se atrevesse a penetr-lo. Tais bonecos eram confeccionados por artesos habilidosos de maneira que, se o praticante escapasse dos golpes desferidos pelo primeiro, certamente teria que enfrentar o segundo e assim por diante. Cada golpe de defesa ou ataque desferido contra um dos bonecos gerava reaes de ataques dos outros. Se o monge que os enfrentasse conseguisse sobreviver ao corredor, deveria levantar a urna arredondada incandescente para poder sair. Essa urna pesava aproximadamente 225 quilos e era colocada em um pedestal especialmente confeccionado, de maneira que automaticamente abria a imensa porta situada ao fim do corredor. Essa porta no podia ser aberta a no ser dessa maneira. A cada monge era permitida a prtica de, no mximo, dois desses estilos, dessa forma o desconhecimento dos outros trs estilos (sem falar no Vajramushti), garantiriam a sobrevivncia do templo caso o monge se transformasse num renegado que trasse seus conhecimentos. Nas laterais da urna havia em alto-relevo as figuras dos cinco animais que simbolizavam os cinco principais estilos do templo. Era mantido fogo acesso no interior da Urna durante todos os dias do ano e sua superfcie externa atingia uma temperatura to elevada que onde fosse tocada a carne grudava e ficava impressa a figura do animal que estivesse gravado naquele ponto. Quem quer que tivesse superado os 108 bonecos do corredor da morte teria que levantar a urna para poder sair, e como a roupa dos monges era de seda (altamente combustvel), o monge se via obrigado a retirar a parte de cima de suas vestes e, de torso nu, erguer a pesadssima urna com os ante-braos e mud-la de pedestal.

A porta permanecia aberta por uns poucos momentos, e se o monge desmaiasse no processo ou no se atirasse para fora com certa rapidez, arriscava-se a perder todos seus esforos. Por uma questo de respeito s artes que praticara, o monge procuraria tocar na urna em pontos que contivessem a figura dos animais que representavam os estilos que havia praticado, de maneira a ostentar em seus braos por toda a vida o desenho deles. Evidentemente no basta a mera fora fsica para se conseguir erguer um objeto de to grande peso, e nem eram suficientes apenas tcnicas marciais aprendidas no templo para se vencer os 108 bonecos do corredor da morte. Eram necessrias prticas mentais apuradas para que se desenvolvessem certos poderes (hoje chamados paranormais), que permitiriam a realizao de tais feitos extraordinrios. Certamente voc j ouviu falar a respeito de pessoas, aparentemente frgeis, que carregam pessoas com o dobro de seu peso e at pianos imensos por ocasio de grandes incndios. Depois que cessa o fogo essas pessoas percebem que em condies normais no seriam capazes de realizar tais esforos. Experincias tm comprovado que pessoas em condio de hipnose profunda so capazes de levantar imensos pesos e de se submeterem a imensas dores sem senti-las. Os monges Shaolin eram treinados em mtodos avanados de Yoganidra transmitidos por Bodhidharma, que lhes permitiam realizar essas proezas todas e outras ainda mais impressionantes. O Yoganidra uma tcnica transmitida atravs do Yoga e do Vajramushti, que permite ao praticante atingir diretamente seu subconsciente de l tirando foras para realizar tarefas que, sob condies comuns, seriam consideradas impossveis.

As Sociedades Secretas
Depois da destruio do templo Shaolin os sobreviventes se espalharam por toda a China e passaram a incentivar o povo a criar frentes revolucionrias com o objetivo de expulsar os Manchus do poder. Tal meta nunca foi atingida, mas os diversos grupos acabaram por dar origem a Fraternidades Secretas, Sociedades e Irmandades que cultivaram o Kung Fu ocultamente durante muito tempo. Essas Sociedades Secretas eram conhecidas como Hung Mun, Hung Tong ou simplesmente Trades. Mais popularmente os membros delas eram conhecidos como Tong. Convm lembrar que o Kung Fu tambm era praticado fora do templo Shaolin e que muitas das Fraternidades Tong eram fundadas por lutadores de Kung Fu que apesar de no descenderem da linhagem de Shaolin, tambm estavam interessados em tirar os Manchus do poder. Esses lutadores faziam longas viagens demonstrando suas habilidades nas localidades onde passavam e arregimentando adeptos para suas Fraternidades. Muitos desses lutadores eram hbeis mdicos, pois o conhecimento de Acupuntura e Do-ln eram transmitidos pelos mestres de Kung Fu. Ocultos sob a personalidade de mdicos, esses lutadores tinham facilidade para arregimentar elementos para os Tong. O poderio dos Tong estendeu-se por toda a dinastia Ching, finalizando apenas com a constituio da Repblica em 1912. Por essa poca os Tong no estavam mais interessados no poderio Manchu e sim na invaso dos ocidentais - portugueses, espanhis, ingleses e franceses que, aos olhos deles, estavam dividindo a China e pervertendo suas tradies. Pelo fim do sculo XVIII o pio chins era muito cobiado pelos europeus, e o incentivo brutal que os ocidentais impuseram ao povo chins para aumentar a produo desse txico acabou por aumentar o vcio e o consumo entre os chineses. Os Tong, por serem mais politizados que o resto da populao, se revoltaram com esse estado de coisas e iniciaram um movimento de resistncia e guerrilha que acabou resultando na famosa revolta dos Boxers. Entre as inmeras pequenas revolues geradas pelas Fraternidades Tong podemos citar a tentativa de assassinato do Imperador Kia-Ching perpetrada pela Fraternidade da Razo Celeste, que era uma faco da Sociedade do Ltus Branco. Esse imperador era um dspota que se divertia assistindo as torturas de seus prisioneiros.

Em 1813 a Seita dos Nenfares Brancos comeou um grande movimento revolucionrio contra os Manchus. Por volta de 1840, como represlia ao novo acordo que os ingleses firmaram com o governo corrupto chins, referente importao de pio, os Tong destruram todo o carregamento dos ingleses. Por seu turno os ingleses invadiram Nanking tendo conquistado a cidade em 1842. Essa revolta foi conduzida por Hung Siu Chuan (1812-1864), que pertencia ao grupo tnico dos Hakka, de onde surgiu o famoso estilo Tong Long. Hung Siu Chuan converteu-se ao Cristianismo e deu origem "Seita dos Adoradores de Deus". Da o nome da revolta, pois Hung Siu Chuan tentou estabelecer uma nova sociedade na China que denominou "O Reino Celeste da Paz", em chins "Tai Ping Tien Kuo". Embora os Tong no se unissem a essa seita devido s oposies religiosas, apoiavam-se devido as semelhanas de intenes polticas. Os Tong eram exmios lutadores treinados nas artes, do Kung Fu e das armas chinesas, sendo hbeis praticantes das tcnicas da espada, da lana e dos machados gmeos. Eram facilmente distinguidos entre o povo, pois em revolta com a ordem Manchu que obrigou o povo a cortar o rabicho caracterstico dos Ming, usavam seus cabelos compridos ou cortados maneira dos ocidentais. Apesar de suas inmeras vitrias, os Tai-Ping (Hung Siu Chuan e seus seguidores) foram finalmente vencidos pelo general Tseng Kuo Fan, que uniu suas foras ao exrcito ingls estrategicamente dirigido pelo comandante Gordon, que era apelidado de "Comandante Chins", por ser um lambe-botas do governo estabelecido. Graas ao esforo conjunto desses dois exrcitos Nanking foi reconquistada e 100.000 homens da Seita dos Adoradores de Deus foram exterminados a golpes de espada. As inmeras revoltas geradas pelos Tong acabaram por culminar num dos maiores levantes da histria chinesa, a Revolta dos Boxers. Esse nome foi dado pelos ingleses, pois na impossibilidade de verter satisfatoriamente o idioma chins, chamavam os praticantes de Kung Fu de Boxers, numa analogia ao esporte de origem inglesa. Portanto, para os ingleses o Kung Fu era o Boxe Chins e o praticante de Kung Fu era chamado de Boxer. No final do sculo XIX a Imperatriz Tseu-Hi (chamada pelos ingleses de Imperatriz Dowager), fez um acordo com os estrangeiros e com o auxlio deles dizimou os membros do Partido Reformista Liberal, conquistando seu lugar no poder e em pagamento cedendo grandes reas do territrio chins.

Como a imperatriz era da raa Manchu, os Manchus comearam a insuflar sentimentos patriticos exacerbados entre o povo chins, numa tentativa de lan-los contra os estrangeiros, fazendo-os esquecer dos desmandos de sua governante. Para se ter uma idia desses incentivos revolta, reproduzimos a seguir o texto de um dos cartazes que foram afixados em Pequim na noite em que se iniciou a revolta. "O Santo Imperador Chu Hung Tang avisa a todos os discpulos de Buda: Morte aos Demnios do Oeste que oprimem nosso pas escarrando sobre nossos deuses e roubando nossas riquezas. O grande momento j foi escolhido pelo destino. O cu no permitir que aqueles que violaram tantas sepulturas para abrir caminho para suas mquinas de ferro e que tomaram fora as terras dos filhos do cu, escapem condenao de seus crimes. Insolentes como so, esses brbaros no recuam diante de nada. por essa razo que ns, membros da Sociedade Harmoniosa do Punho Fechado, membros da Arte Marcial Chinesa, da Justia e da Concrdia, o convidamos a massacr-los sem piedade no cair desta noite." A sociedade Tong responsvel pela revoluo dos Boxers era a Fraternidade do Punho da Concrdia (Yi Ho Kuen em chins), que era filiada Seita dos Grandes Punhais e Seita dos Nenfares Brancos. Mas o processo todo teve origem muito antes, com Chu Hung Tang, lder que reuniu lutadores de diferentes estilos e formou um formidvel exrcito. Originrio da cidade de Sze Chui na Provncia de Shantung, Chu Hung Tang era estudioso de Medicina e Kung Fu, tendo aberto sua casa a quem quer que desejasse praticar Kung Fu e reunindo especialistas marciais que deram origem ao estilo Yi Wu Kuen (Arte dos Punhos da Justia e da Concrdia). Em sua seita a nfase era exclusivamente dedicada ao Kung Fu, sem que se ensinasse conceitos filosficos ou polticos, mas posteriormente Chu Hung Tang adotou alguns princpios polticos da Seita Pa Kua e da Seita do Ltus Branco. Com a aceitao dessa conceituao nova os nimos de seus alunos se tornaram mais politizados e agressivos, culminando com a formao da Sociedade da Justia e da Concrdia, Yu Wu Mun em chins. Essa Sociedade altamente nacionalista e avessa aos estrangeiros, tinha dois princpios que a norteavam, a saber: - Ajude o pobre e lute contra os estrangeiros. - Se encontrar uma desigualdade em seu caminho empreste sua mo como ajuda.

Esse ato de emprestar a mo nada tinha a ver com a atitude crist de dar a outra face, muitas vezes significava emprestar um punho irado de um hbil praticante de Kung Fu. Por sinal, parte de suas vtimas eram os chineses convertidos ao Cristianismo, que era muito malvisto devido sua origem estrangeira. A guarda imperial no os impedia de atacar as igrejas e aos chineses cristos, pois tambm tinha certo preconceito a respeito dessa cultura estranha. Chu Hung Tang tinha apenas 300 homens em sua seita, mas um golpe hbil do destino aumentou suas fileiras em mais de mil homens. Fiis a seus dois princpios, os homens da Sociedade da Justia e da Concrdia ajudaram o povo por ocasio de uma inundao ocorrida em Sze Shui, o que lhes trouxe centenas de novos adeptos. Chu Hung Tang tinha um amigo de infncia que se tomou monge budista e era forte praticante de Kung Fu. Esse monge, chamado Bun Ming organizou uma filial da Sociedade na cidade de Cheung Chin. Com o auxlio desse monge, Chun Hung Tang estabeleceu uma estratgia de expanso que funcionava mais ou menos assim: Enviava 50 homens a uma nova regio para fundar uma espcie de Mosteiro e uma Escola de Kung Fu. Na continuidade os frequentadores dessa comunidade eram convidados a participar de uma Sociedade Secreta de voluntrios, que era organizada mais ou menos nos mesmos padres das organizaes dos Tai Ping. O objetivo dessas organizaes era a derrubada da Imperatriz Manchu Tseu Hi e a expulso dos estrangeiros do territrio chins. Os treinamentos nas escolas de Kung Fu da organizao eram durssimos, os homens treinavam horas e horas todos os dias e se especializavam no uso da lana e da espada. O comeo da revolta foi bastante prosaico. No Condado de Ping Yuen o povo estava passando fome e mais uma vez, fiis a seus dois princpios, um grupo de homens da Sociedade Secreta resolveu assaltar um armazm dos brbaros estrangeiros e repartir os alimentos entre o povo. Mas o grupo era muito pequeno, e seis dos homens foram presos e condenados morte. Os outros elementos do grupo procuraram Chu Hung Tang e lhe pediram que os salvasse. Chu Hung Tang uniu-se a Bun Ming e com 200 homens atacou a guarnio estrangeira vencendo-a e repartindo a comida entre os pobres. O Governador do Condado foi avisado e mandou suas tropas contra os revolucionrios, mas elas foram derrotadas. Os revolucionrios haviam se preparado para a batalha atravs de banhos especiais que as antigas tradies do Kung Fu acreditavam produzir invulnerabilidade, e como nenhum dos homens foi ferido ou

morto nas duas escaramuas, passaram a acreditar que suas frmulas de invulnerabilidade haviam funcionado. Em agradecimento vitria, foi realizada uma cerimnia budista e para obter o favorecimento dos deuses em suas futuras batalhas, adotaram mais cinco normas morais, a saber: - No contar vantagens nem ter presuno. - Respeitar os pais e ancios. - No cobiar nem invejar. - No roubar. - No adulterar. Nessa altura dos acontecimentos os adeptos da Sociedade Secreta j eram 20.000 e estavam espalhados por toda a China. A tradio diz que mais da metade deles praticavam o Kung Fu. Em maio de 1898 foi realizado um conselho secreto dos mestres de Kung Fu. Estavam em assemblia: Fao Kan Tzi, famoso mestre Shaolin que tinha mais de 2.000 discpulos e que pertencia Trade dos Tong. Che I Chai, mestre de Hsing I que tinha vencido o famoso mestre da Palma de Ferro. Li Tsung, o mais famoso mestre de Pa Kua daquela poca. Chen Ting Hua, conhecido pelo apelido de "Cobra Invencvel", feroz lutador de Hsing I. Mestre Hung, que tinha mais de 5.000 discpulos fanticos no estilo Pa Kua. Feng yu Hsiang, mestre de Hung Gar e dirigente da Sociedade Secreta "Unio pela Grande Espada". Tsu Hsin Wu, criador da escola do sul "Tsu Jen Men", especializada na arte de guerrilha Su Tzu e no estilo Shuai Chiao. Chan Ti San, discpulo do grande mestre Ho Yuen Chia, que por estar doente no pde comparecer. curioso notar que Bruce Lee interpretou no filme "Fists of Fury" (Fria do Drago, no Brasil), o papel de aluno de Ho Yuen Chia vingando a morte de seu mestre, que foi envenenado pelos japoneses. Essa reunio tinha por objetivo reunir a fora desses mestres para derrubar o poder Manchu representado pela imperatriz e expulsar os estrangeiros. Essa reunio dos mestres foi muito importante para o desenvolvimento do Kung Fu, visto que a unio em prol de um objetivo comum - derrubar os Manchus e expulsar os estrangeiros - criava unio entre mestres e fazia cessar as guerras entre diferentes estilos. Como consequncia dessa unio de foras, nesse mesmo ano principiou a revolta dos boxers, mas devido a traies internas (mestres menores invejando e fofocando contra os que se destacavam j havia

naquela poca) e outros fatores, esse incio da revolta foi muito conturbado e muita gente foi capturada e executada. Os estrangeiros j eram muito influentes politicamente, e se valiam dessa influncia para impor drsticas medidas de represso e de controle militar, que acabaram minando a resistncia inicial dos boxers e forando a captura de milhares de lutadores. S na cidade de Pequim foram executados 3.000 desses lutadores. Conta-se que os carrascos recebiam prmios em dinheiro caso vencessem o concurso dirio de cortar as cabeas. Os mais afoitos chegavam a cortar mais de sessenta cabeas por dia. Considerando que levasse dez minutos para retirar o prisioneiro do calabouo, sessenta execues representava para o carrasco dez horas de trabalho dirio, sem parar sequer para as refeies. E havia vrios carrascos trabalhando ao mesmo tempo. Mas a coisa no parou por a. No ano seguinte (1899), os boxers se reagruparam e estavam ainda mais motivados devido s execues de seus companheiros. Nessa altura dos acontecimentos, a Sociedade da Justia e da Concrdia de Chu Hung Tang j contava com milhares de adeptos, que eram sistematicamente doutrinados para odiar os estrangeiros. A matana inicial dos boxers s serviu para exacerbar ainda mais os nimos esquentados e a revolta acabou por escapar do controle dos mestres. Embora a maioria dos mestres envolvidos tivesse um comportamento tico e pautassem suas aes dentro de um determinado padro moral, seus subordinados estavam sedentos de sangue e no queriam mais saber de obedecer ordens. Levados pela avalanche provocada pela sede de vingana e pelo dio aos estrangeiros, a tentativa dos mestres em controlar a turba, falhou. Contra suas ordens e em oposio aos princpios morais do Kung Fu, muitos inocentes pagaram pelos pecadores. Os homens religiosos, mesmo os padres cristos e os pastores das misses protestantes da China, jamais haviam sido molestados pelos praticantes de Kung Fu, pois eram considerados homens de paz. Da mesma forma, eram respeitadas as instituies assistenciais e de caridade que acolhiam idosos e crianas rfs. Mas os boxers desprezaram os conselhos de seus mestres e criaram uma carnificina sem par na Histria da China, destruindo igrejas, escolas e hospitais, matando religiosos, mdicos, mulheres, ancies, crianas e doentes que estivessem nessas instituies. Em 1900 - conhecido como o "Ano da Revolta dos Boxers" - os revolucionrios j ocupavam quase toda Pequim. Embora a revolta de 1900 tenha sido extremamente curta (durou de junho a agosto apenas), centenas de combates foram travados e milhares de atrocidades perpetradas.

Embora chamada de Revolta dos Boxers, a revoluo j no pertencia aos boxers, pois a populao havia se unido e com a proposio de apoi-los cometia grandes morticnios, numa revanche vingativa e cega pelos muitos anos de opresso e penria. O grosso da revolta iniciou no dia 20 de junho de 1900, forando o governo a tomar drsticas medidas para sobreviver. No dia seguinte ao incio da revolta, (21 de junho) o governo declarou oficialmente guerra aos estrangeiros. Com a tomada de Pequim as fraternidades e sociedades secretas organizaram desfiles para demonstrar suas foras. Entre outras participaram do desfile as Sociedades Trades, a Sociedade do Ltus Branco, os Turbantes Amarelos e a Unidade da Grande Espada. Por ocasio dos desfiles das Fraternidades que tomaram Pequim, os ocidentais haviam se refugiado dentro das muralhas da cidade velha. Por trs dessas muralhas havia tropas ocidentais. Os comandantes ingleses eram muito orgulhosos de seus feitos militares nas colnias e estavam acostumados a conter revoltas populares e mesmo rebelies armadas na ndia. Suas tropas eram especialistas em lidar com situaes denominadas "Carga de Cavalaria Ligeira". Faziam parte dos batalhes ingleses sediados em Pequim vrias tropas indianas "Gherkas", compostas por temveis lutadores Singhs, especialistas na luta corpo-a-corpo e no manejo do punhal ondulado (Kriss). Havia tambm as tropas de combatentes argelianos, os Zuavos, ferozes e calejados soldados com muita prtica em guerra de guerrilhas. Os regimentos ingleses e franceses uniram-se e atacaram os revoltosos, mas foram derrotados. Mesmo seus fuzis e baionetas no eram preo para as lanas e espadas dos praticantes de Kung Fu. Muitos mestres e lutadores famosos se davam ao luxo de enfrentar os soldados estrangeiros fortemente armados, usando apenas os seus punhos nus. As perdas chinesas foram mnimas, ao passo que o exrcito estrangeiro foi inteiramente dizimado, sobrando apenas uns poucos homens. Embora o povo chins estivesse orgulhoso da vitria, os mestres sabiam que o pior ainda estava por vir, e que dificilmente teriam condies de enfrentar as armas pesadas dos ocidentais. No dia 11 de julho os regimentos alemes chefiados pelo Conde Waldersse entrou em batalha com os boxers. Esses regimentos alemes eram formados por soldados prussianos, experientes em inmeras batalhas, chamados Bandeburgueses e tendo como emblema a guia Alem.

Era uma tropa de elite onde s eram admitidos homens com mais de um metro e noventa de estatura, que passavam por testes de admisso que exigiam suprema fora e coragem. Era a guia contra o Drago. Os ocidentais eram homens fortes, enormes, superequipados, obedecendo a uma formao que os dispunha em falanges de combate j testadas incontveis vezes e respaldadas em tcnicas militares cientificamente estudadas. Os chineses eram midos e subnutridos, usando armas rudimentares: facas, paus, pedras, enxadas, correntes, etc. A batalha durou apenas uma hora e os alemes foram forados a recuar com seus poucos sobreviventes. At essa batalha com os alemes os ocidentais ainda no tinham usado suas armas de fogo de maior alcance, porque achavam que feria sua honra usar armas sofisticadas contra uma plebe destreinada, desarmada e pertencente a uma raa inferior. Mas tendo em vista as derrotas sofridas os ocidentais perderam seu amor honra e comearam a usar plenamente todos os recursos blicos que dispunham. Em desespero de causa os chineses invadiram os museus e se apossaram de todos os tipos de armas de fogo antigas em que conseguiram pr a mo. E armados de umas poucas escopetas, trabucos e pistolas antigas tentaram atacar as muralhas da cidade antiga onde os ocidentais se abrigavam. Graas ajuda de um velho canho que disparava bolas de fogo de mais de 100 quilos conseguiram abrir brechas nas muralhas e por elas tentaram passar. Mas as armas mais sofisticadas dos ocidentais os impediram e foram mortos aproximadamente quinze dos grandes mestres e mais de 1.000 boxers. No dia 14 de julho chegaram os reforos pedidos pelos ocidentais. Constava de tropas americanas, europias e japonesas, que logo ao chegar ocuparam a cidade de Tien-Tsin. No dia 14 de agosto o exrcito ocidental chegou em Pequim, com 8.000 homens fortemente armados, mais de cem canhes e 20 metralhadoras de longo alcance. O cerco dos boxers a Pequim durou cinquenta e dois dias. Enfrentaram bravamente as tropas aliadas e pereceram gloriosamente em batalha defendendo o direito liberdade de seu povo e a necessidade de preservar seus valores culturais contra o estrangeiro predador.

No era a primeira e nem seria a ltima vez que ocidentais invadiram outros pases e outros povos, impedindo-os de exercerem sua liberdade na escolha de seus governantes e na preservao de sua cultura. Os boxers conseguiram resistir durante treze dias at serem dizimados completamente no dia 27 de agosto de 1900. Pereciam com eles dezenas de estilos de Kung Fu que desapareceram para sempre por terem sido mortos seus mestres e praticantes mais destacados. Jamais saberemos como seria hoje o Kung Fu se alguns desses mestres tivessem conseguido sobreviver. Com eles morreram segredos marciais insubstituveis e tcnicas primorosas, que provavelmente nunca mais sero reencontradas. Participaram dessa revolta: de um lado os mestres do Kung Fu, os membros das Fraternidades, das Trades e das Sociedades Secretas e, por outro lado soldados bem nutridos, fortemente armados e exemplarmente treinados da Alemanha, Arglia, ustria, Frana, ndia, Inglaterra e Japo. A resistncia chinesa era dirigida por homens de ferro como o General Feng-Yu-Hsiang que comandava o clebre batalho Ta-Tao-Tui. Este e outros generais pereceram lutando ombro a ombro com seus soldados diante das armas de fogo mais sofisticadas de outros pases. Durante muitos anos o Kung Fu foi banido da China, tendo sido preservado por uns poucos aficcionados que o praticaram em segredo at h poucas dcadas, quando novamente foi liberado e conquistou seu lugar ao sol. O General Feng-Yu-Hsiang criou um famoso lema para sua tropa de revolucionrios, lema esse que motivaria Bruce Lee a criar outro lema de grande impacto. Vejamos: O lema de Feng-Yu-Hsiang: Quando combatemos Usamos as balas de nossas armas Quando acabam as balas Usamos as baionetas Quando se quebram as baionetas Usamos as coronhas dos fuzis Quando se quebram as coronhas Usamos nossos punhos Quando cortam nossos punhos Ns os mordemos O lema de Bruce Lee: Aproxima-te do Jeet Kune Do Com a idia de dominar a vontade.

Esquece a vitria ou a derrota; Esquece o orgulho e a dor. Deixa teu adversrio arranhar tua pele E esmaga a carne dele; Deixa-o esmagar tua carne E fratura-lhe os ossos; Deixa-o fraturar seus ossos E toma a vida dele! No te preocupes em escapar ileso Deixa tua vida diante dele.

Aplogos do Kung Fu
O Kung Fu, a ttulo de propiciar uma formao moral a seus praticantes, cultiva em sua tradio um sem-nmero de aplogos que, tais como as parbolas do Cristianismo primitivo, transmitem profundos ensinamentos. A ttulo de ilustrar como so esses aplogos, a seguir narro alguns deles na esperana de que o leitor saiba apreci-los e consiga extrair deles os ensinamentos especiais que ocultam.

A Especializao Marcial
H muito, muito tempo, quando a ilha de Okinawa pertencia aos chineses e os okinawenses aprendiam tcnicas de Kung Fu que mais tarde dariam origem ao Karate (se no acredita, leia os livros de Ginchin Funakoshi), morava nessa ilha um velho mestre chins que transmitia sua arte com muito desvelo e carinho. Dentre os inmeros discpulos desse mestre havia trs que eram seus alunos prediletos. Desses trs, um havia se dedicado exclusivamente s tcnicas de luta com as pernas e se tornara muito famoso como "O Homem da Perna de Ferro". Outro gostava apenas das tcnicas manuais e se tomara eficientssimo no uso dos braos e das mos, granjeando fama como "O Homem dos Punhos de Ao". O terceiro no se especializou em tcnica alguma, contentava-se em seguir plenamente os ensinamentos do mestre e dedicava-se tanto s tcnicas de perna, quanto s tcnicas de mo. Por no se ter especializado em nada, no era famoso como os outros dois e embora querido por seu mestre, permanecia na obscuridade e era pouco conhecido. Com o passar dos anos, o velho mestre vendo chegar o fim de seus dias, convocou o povo a ouvir suas ltimas palavras. Como era um homem probo e caridoso as pessoas de sua aldeia vieram ouvi-lo. Nessa sua ltima mensagem conclamou todos prtica da caridade e da fraternidade, incentivou-os a continuarem praticando o Kung Fu como forma de cultura fsica e recurso para defender a ilha de possveis invasores. Em seguida fez vir sua presena seus trs alunos favoritos e apresentando-os ao povo disse-lhes que se um dia tivessem problemas com algum mau elemento que ameaasse suas vidas ou seus bens, confiassem a defesa da ilha a esses seus trs discpulos. Terminando de dizer estas palavras, expirou.

No banquete que foi realizado aps o passamento do mestre (os chineses comemoram a morte com festas e banquetes), foram dados lugares de honra aos dois lutadores famosos, pois seus feitos eram muito conhecidos e as canes e danas da ilha reproduziam muitas de suas histrias. O terceiro lutador conseguiu um lugar afastado entre os alunos menos conhecidos do mestre. Os anos foram se passando e os dois lutadores famosos cada vez venciam adversrios mais poderosos e mais e mais aumentavam a fama que possuam. As crianas corriam atrs deles nas ruas gritando seus nomes; quando iam ao mercado os comerciantes lhes ofereciam presentes e dinheiro. Todos se sentiam honrados em hosped-los e aliment-los. O terceiro lutador continuou desconhecido. Todos os dias pela manh abria os portes do quintal da casa do mestre, onde continuou a morar e recebia aqueles que o procuravam para aprender Kung Fu, ensinando-os com o mesmo carinho que costumava ter quando o mestre era vivo. s vezes um dos dois lutadores famosos, o "Homem dos Punhos de Ao" ou o "Homem da Perna de Ferro" vinha academia e era recebido com muita alegria pelos alunos que os convidavam a ensinar suas tcnicas prodigiosas. Os anos foram se passando e certo dia a ilha foi invadida por um bando de salteadores chineses chefiados por um bandido feroz, exmio praticante de Kung Fu. Esse bandido atacava as aldeias, matava aqueles que resistiam, aprisionava os sobreviventes, arrancava-lhes as roupas, saqueava o que podia e em seguida incendiava as casas. Os sobreviventes, nus e humilhados, iam s aldeias prximas pedir socorro. De todos os lados chegavam as mesmas notcias - assassinatos, saques e incndios destruindo as aldeias por toda a ilha. Ento o povo se lembrou das recomendaes do velho mestre e saiu procura dos dois lutadores famosos. Conseguiram encontrar o "Homem da Perna de Ferro" e pediram sua proteo. O "Homem da Perna de Ferro" era muito confiante, pois tinha vencido grandes adversrios e tinha uma perna to rpida que nenhum outro lutador especialista em pernas conseguia super-lo; procurou o bandido e o desafiou para uma luta. O povo estava com ele e confiantes em sua habilidade armaram-se de paus e pedras e cercaram o bando. A luta comeou, o bandido enfrentava o "Homem da Perna de Ferro" e seus asseclas lutavam com o povo.

O bandido lanou alguns golpes com a perna que foram prontamente defendidos pelas pernas e joelhos de seu adversrio, que prosseguiu arremessando-lhe chutes tremendamente poderosos e praticamente indefensveis. Sua tcnica de pernas era to superior que se dava ao luxo de florear, dando saltos no ar, giros, chutes repetidos com a mesma perna, etc. O bandido era um lutador muito experiente e conhecia inmeras tcnicas do Kung Fu; adotou a defensiva e passou a observ-lo. Notou que seu adversrio mantinha os braos quase abertos para melhorar seu equilbrio de pernas; notou tambm que ele executava at as defesas com os ps, canelas e joelhos. Lanou-se frente e encurtou a distncia at poder toc-lo com os punhos, iniciando um ataque poderoso com golpes simultneos de punhos, cotovelos, calcanhar, mos e pontas dos dedos. Atingido por essa saraivada de golpes o "Homem da Perna de Ferro" tentou se afastar para poder ter espao para desferir seus chutes poderosos, mas quanto mais se afastava mais o bandido se lanava para a frente encurtando a distncia e atingindo-o pesadamente com as mos. Em desespero tentou golpes com joelhos e pises curtos, mas os golpes com os punhos eram muito rpidos e atingiam-lhe a cabea, esmagando-lhe as orelhas, os lbios, os dentes, o nariz e os olhos. Tentou se afastar mais rpido para poder chutar, mas quando conseguia se afastar o bandido o empurrava desequilibrando-o e prosseguindo com a saraivada de socos. Dessa maneira foi acuado contra o canto de uma casa onde, impedido de usar as pernas, foi surrado at morrer. Quando o povo viu que o famoso "Homem da Perna de Ferro" tinha morrido fugiu apavorado, com o bando em seus calcanhares. Diversos mensageiros saram em busca do "Homem dos Punhos de Ao" e contaram-lhe o que tinha acontecido suplicando-lhe que os auxiliasse. O "Homem dos Punhos de Ao" sorriu com superioridade: - Ento o "Homem da Perna de Ferro" havia sido vencido por um bandido especialista no uso das mos no ? Ningum era suficientemente bom com os punhos para enfrent-lo. Havia vencido dezenas de adversrios que eram exmios lutadores com as mos, venceria o bandido com facilidade... Quando acharam os bandidos a luta recomeou. O bandido encarou seu adversrio e imaginou que como o anterior este tambm era especialista no uso das pernas, resolveu acabar logo com a coisa, encurtando a distncia e partindo para uma srie de golpes de punhos.

O "Homem dos Punhos de Ao" adorou essa aproximao, o bandido estava vindo de encontro a seus punhos poderosos, capazes de varar uma parede de pedras. Cada soco que o bandido lhe dava era habilmente defendido e desviado. Mas o bandido era um lutador experiente e logo percebeu que jamais venceria aquele oponente apenas desferindo golpes com seus punhos. Comeou a guardar uma certa distncia do adversrio, afastava-se o suficiente para que os punhos do "Homem dos Punhos de Ao" no pudessem atingi-lo. Quando o "Homem dos Punhos de Ao" tentava encurtar a distncia, esquivava-se e fugia do ataque linear. Quando no conseguia evitar o encurtamento da distncia tentava apresar os braos do adversrio e aplicar-lhe tores. Comeou a observar atentamente o seu jogo de perna e notou que nunca desferia golpes com as pernas, nem possua um jogo de pernas eficiente. Comeou a usar suas pernas contra ele e em determinado momento conseguiu derrub-lo com a rasteira circular posterior. Assim que o "Homem dos Punhos de Ao" caiu no cho o bandido pulou em cima dele e aplicou-lhe uma chave de brao. O heri nunca tinha lutado no cho, e no sabia o que fazer, tentou ainda uns socos desesperados mas teve seu brao direito deslocado altura do cotovelo, em seguida foi asfixiado pelo bandido que o matou. Ao perceberem que o "Homem dos Punhos de Ao" havia sido morto o povo debandou apavorado. O povo da ilha no sabia mais o que fazer, havia ainda o terceiro aluno do mestre falecido, mas se os outros dois que eram verdadeiros heris, famosos por suas lutas, nada haviam conseguido contra o bandido, o que conseguiria o outro lutador que era apagado, nunca havia realizado grandes feitos, no possua tcnicas mirabolantes e nem havia vencido grandes adversrios? E nem se incomodaram em cham-lo. Enquanto isso o bando de facnoras progredia em seu avano devastador, arrasando as aldeias por onde passavam. Mas os rumores das atrocidades cometidas pelos bandidos e a notcia da morte dos dois heris do Kung Fu chegaram ao terceiro lutador. Certa manh reuniu os alunos da academia e disse-lhes: "- Hoje nosso treinamento ser diferente. Peguem as armas e sigamme." No tiveram que andar muito para achar os bandidos. A luta comeou rpida e no tardou para que ambos os chefes se enfrentassem. Quando o bandido comeou a lutar com ele imaginou qual seria a especialidade de seu adversrio - pernas ou punhos?

Arriscou alguns chutes e estes foram habilmente defendidos e revidados altura; resolveu mudar de ttica, lanou alguns socos e estes tambm foram defendidos e devolvidos. Lanou-se frente tentando encurtar a distncia, mas foi rechaado por uma saraivada de golpes certeiros que penetraram em sua guarda pelo centro de seu corpo. Tentou agarrar as mos do adversrio e ficou surpreso em descobrir que ele era liso e sabia esquivar-se com admirvel habilidade. Comeou a socar com fora, mas o lutador ao invs de defender formalmente seus golpes desviava-os para fora com hbeis movimentos com os cotovelos, somados a um sutil giro de cintura. O bandido reparou que seu adversrio completava seus ataques com apresamento de seus braos seguidos de revides formidveis. Outro detalhe interessante que cada brao que executava uma defesa estava lanando um ataque quase que simultaneamente. Tentou dar alguns chutes para aumentar a distncia mas suas pernas eram bloqueadas antes mesmo que os ps sassem do cho. O lutador bloqueava soltando golpes curtos com o calcanhar sobre a coxa, joelho e canela do bandido. Tentou aplicar um golpe de toro mas o rapaz esquivou-se num giro completo pelo outro lado e acabou por prender-lhe o pulso direito com mo de ferro. Quando puxou o pulso a fim de se livrar, o adversrio dobrou o pulso arremessando o cotovelo da frente e caindo sobre ele com todo o peso do corpo. O impacto no peito foi enorme e quebrou vrias costelas, fazendo com que sentisse gosto de sangue em sua boca. Ainda tentou ensaiar vrios golpes, mas cada vez que arremessava um ataque era atingido na rea de seu corpo que estivesse menos defendida, comeou a cansar-se, a abaixar a guarda e a apanhar feio. No demorou muito tinha deslocado o ombro e o tornozelo, logo mais desabou ao cho e no mais conseguiu se levantar. Quando os outros bandidos viram que o chefe estava fora de combate, perderam o esprito da batalha e da melhor forma que puderam trataram de fugir. A essas alturas o povo comeou a se juntar em volta do lutador e de seus alunos e fizeram uma festa para comemorar a expulso dos bandidos e a descoberta de um novo heri do Kung Fu.

Influncias Taostas
As influncias taostas se faziam mais marcantes nas Artes Internas, tais como o TAi i Chi Chuan, o Hsing I e o Pa Kua. No havia um cdigo especfico para os praticantes das Artes Marciais, o que se recomendava era a prtica do Caminho (Tao) e os estudos do "Tao Te Ching.

O Tao Te Ching a obra fundamental do Taosmo.

Influncias Budistas
Diante da necessidade de impedir que os aprendizes de Shaolin usassem seus conhecimentos de Kung Fu com ms intenes, o Monge Kwok Yuen, o grande recodificador de Shaolin que viveu por volta do sculo XVI, instituiu as "Dez Normas Budistas". A cada uma dessas normas acompanham vrios aplogos, dentre os quais alguns foram selecionados e sero descritos neste livro. Esses aplogos esto includos logo aps a interpretao de cada uma das Dez Normas Budistas que transcrevemos a seguir.

As Normas Budistas
1 - O praticante de Kung Fu deve treinar sem interrupo. 2 - O praticante de Kung Fu deve usar suas tcnicas apenas para defesa pessoal. 3 - O praticante de Kung Fu deve respeito a todos os mestres de Kung Fu e a todos os discpulos que praticarem o Kung Fu h mais tempo que eles. 4 - O praticante de Kung Fu deve ser amigo de seus colegas e demonstrar em suas atitudes bondade e honestidade. 5 - O praticante de Kung Fu deve evitar demonstraes de tcnicas, mesmo que para isso tenha que recusar um desafio. 6 - O praticante de Kung Fu jamais deve ser agressivo ou ter maneiras rudes. 7 - O praticante de Kung Fu jamais deve comer carne ou provar bebidas alcolicas. 8 - O praticante de Kung Fu deve conter seus impulsos sexuais. 9 - O praticante de Kung Fu no deve ensinar suas tcnicas a ningum que no seja budista. 10 - O praticante de Kung Fu tem que se imunizar contra a cobia, a agressividade e a fanfarronice.

As Normas Budistas
Neste captulo interpretarei com brevidade cada uma das Normas Budistas e incluirei um aplogo que elucide sua aplicao. 1 - O praticante de Kung Fu deve treinar sem interrupo. Praticar a todas as horas do dia um velho conhecimento, sempre presente na vida dos grandes ases do Kung Fu ou de qualquer outro esporte. Conta-se que Bruce Lee durante suas aulas escolares colocava as mos sob a carteira e pressionava com fora para treinar os msculos do antebrao. Quando assistia televiso noite Bruce aproveitava os intervalos comerciais para treinar os braos com halteres. Linda Lee conta que quando ele tomava banho de chuveiro ficava na posio Kin Nheung Mah do estilo Wing Chun para treinar as pernas e os joelhos. So muito conhecidas as artimanhas utilizadas por esportistas famosos para incluir tcnicas de treinamento nos momentos mais comuns de seu dia-a-dia. O famoso homem forte Charles Atlas, costumava carregar tampinhas de garrafa e pregos em seus bolsos para amassar e entortar entre os dedos enquanto viajava de nibus. Muitos jogadores de beisebol costumam levar uma bolinha de borracha em seus carros e se dedicam a apert-las com as mos enquanto esperam os semforos abrirem, dessa forma exercitando os msculos do brao. O atleta Francisco Jos D'Urbano, campeo brasileiro de Kung Fu em sua categoria, costuma praticar flexes de calejamento entre uma e outra aula ministrada na Unio Nacional de Kung Fu. A superao a marca do campeo, se voc faz apenas o que o instrutor manda, voc jamais ser nada alm de um medocre lutador. "Certo jovem chins, desejoso de aprender as tcnicas do Kung Fu Shaolin, submeteu-se aos testes de admisso do templo e em seguida foi encaminhado presena do mestre. Diante do mestre ps-se a descrever sua ansiedade em tomar-se um lutador poderoso, seus desejos com relao Arte Marcial, sua admirao pela arte de chutar, socar, saltar, lutar, etc. Quando terminou de falar o mestre permaneceu algum tempo em silncio e depois lhe explicou que o valor no Kung Fu no est na fora e no poder e sim no conhecimento. O garoto continuou a insistir em sua admirao pelas tcnicas de luta.

O mestre lhe contou a respeito de um touro que entrou em uma loja de loua e pisoteou os vasos e as cermicas finas, reduzindo tudo a cacos. O menino continuou a elogiar as tcnicas que havia presenciado e os lutadores que havia conhecido. O mestre insistiu que as ambies dele eram demasiadas e que se quisessem aprender tudo aquilo, uma vida s no bastaria. Ele respondeu que no tinha muito tempo, que tinha pressa e que queria aprender mesmo que fosse umas poucas tcnicas. Mais uma vez o mestre o aconselhou a meditar no touro da loja de loua fazendo-o ver que podia se transformar nesse touro, e que acabaria por destruir ao mundo a seu redor como o touro destruiu a loja. Mais o jovem continuou a insistir mais e mais em aprender as tcnicas que desejava. O mestre ento lhe props uma ltima prova antes de ser admitido aos ensinamentos marciais do templo. A prova consistia em amassar uma folha de papel transformando-a em uma bola e depois alis-la novamente e recomear outra vez, transformando-a novamente em bola e alisando e prosseguindo assim at que o papel se reduzisse a tiras; deveria ento pegar outra folha e recomear. Esse exerccio deveria ser feito diariamente por doze horas, durante trs anos. Terminados os trs anos o jovem retornou presena do mestre e este indagou: - Praticou continuamente durante doze horas dirias como lhe foi recomendado? - Sim; respondeu o jovem. - Ento pode ir embora - respondeu o mestre. - Seu aprendizado terminou. O jovem ficou muito aborrecido e decepcionado, pois tinha seguido risca as instrues do mestre. custa de muito sacrifcio tinha praticado doze horas dirias e agora o mestre se recusava a lhe ensinar o que tanto queria. Sentiu-se enganado e culpou o mestre por ter lhe roubado trs anos de sua vida. Voltou para casa e assim que chegou, seu irmo que estava no banho pediu-lhe que lhe esfregasse as costas. Comeou a esfregar as costas do irmo mas teve que parar, pois descobriu que por onde passava sua mo a carne se abria e jorrava sangue..." 2 - O praticante de Kung Fu deve usar suas tcnicas apenas para defesa pessoal.

Uma pessoa que sabe Kung Fu tem superioridade fsica sobre as pessoas que no aprenderam tcnicas de defesa pessoal, independente de sua estatura e peso. O que voc pensaria se visse um adulto espancando uma criana? Nessa mesma proporo, um praticante de Kung Fu que use sua superioridade tcnica para subjugar algum que desconhea as tcnicas de defesa pessoal, age como um adulto que espanca uma criana. Da mesma forma que de se esperar que um adulto no abuse de sua estatura para infligir castigos fsicos a uma criana, tambm de se esperar que um praticante de Kung Fu no abuse de seus conhecimentos tcnicos para espancar qualquer pessoa, seja adulta ou no, seja maior em estatura ou no. Alis, o Cdigo Penal Brasileiro condena qualquer pessoa que mate seu adversrio usando golpes desferidos com as mos nuas, mesmo que o adversrio esteja armado. Os antigos afirmavam que o Kung Fu tinha por objetivo transmitir ensinamentos de autodisciplina e autoconhecimento, no devendo jamais ser usado contra outro ser vivo (seja homem ou animal). "O Rei Suan da dinastia Chou era um guerreiro valente e muito poderoso. Certa vez ouviu falar do grande Mestre Po-Kung-Hi e de sua grande fama; decidiu-se a procur-lo e medir suas foras com ele. Quando chegou diante de Po-Kung-Hi perguntou-lhe qual era sua especialidade, em que tcnica era mais forte. Po-Kung-Hi respondeu: - Posso arrancar a perna do gafanhoto e impedir que a cigarra abra suas asas. Espantado, o Rei Suan lhe disse: - Sou capaz de atravessar o couro de um rinoceronte com um s golpe de meus punhos. Como que voc, capaz de feitos insignificantes mais famoso do que eu?! Po-Kung-Hi respondeu: - Aprendi de Tze-Shang-Chi, que era to forte que jamais houve outro lutador como ele, mas cujas proezas nunca foram vistas por algum, pois no gostava de se exibir." Um dos melhores livros sobre Artes Marciais traduzido para lnguas ocidentais o "Karate-Do My Way of Life", de Gichin Funakoshi - o criador da palavra Karate. Nessa obra o autor relata que quando estava com oitenta anos foi surpreendido por um assaltante que tentou roub-lo, em um dia de chuva em que carregava em sua mo esquerda um saco contendo uma lancheira vazia e alguns livros, e na mo direita um guarda-chuva. Tal fato ocorreu enquanto voltava para casa e caminhava entre as estaes Otsuka e Hikawashita, em Tquio.

O marginal arrebatou-lhe o guarda-chuva das mos e tentou golpelo com a ponta. Funakoshi agachou-se e com a mo direita agarrou firmemente os testculos do adversrio. O guarda-chuva caiu no cho na hora e o rapaz comeou a gemer parecendo que ia morrer. Funakoshi termina esse relato dizendo: "... Eu tinha feito o que constantemente tinha dito a meus jovens discpulos para nunca fazerem... No me senti muito orgulhoso de mim mesmo." Citado do "Karate-Do My Way ofLife", Kodansha International, First Paperback Edition, 1981 - Pgina 112. Essa pequena histria mostra a grandeza de Funakoshi, que foi um grande artista marcial e que pregava a seus discpulos a segunda norma budista. 3 - O praticante de Kung Fu deve respeito a todos os mestres de Kung Fu e a todos os discpulos que praticarem o Kung Fu h mais tempo que eles. A tradio do Kung Fu relata que as escolas marciais da velha China eram administradas dentro de um sistema quase familiar. O mestre era considerado como um pai e sua esposa como me. Os alunos mais antigos eram tidos como irmos mais velhos e tratados com todo o respeito. As pessoas que iniciavam o treinamento juntas tratavam-se umas s outras como irms. Os discpulos que entrassem depois delas eram tratados como irmos mais novos e mereciam toda a ateno e prestimosidade. Dentro desse esprito de fraternidade os outros mestres eram tambm respeitados por seus conhecimentos e mesmo que dois mestres no se dessem entre si, seus discpulos os respeitariam igualmente e jamais fariam crticas ao outro mestre. Foi esse respeito mtuo que garantiu a sobrevivncia do Kung Fu at nossos dias, e quando os mestres de Kung Fu deixarem de se respeitar dessa maneira, ou se permitirem criticar a outros mestres diante de seus alunos, estaro contribuindo para o desaparecimento do Kung Fu. "O discpulo Li certa vez perguntou ao Mestre Shiu se tinha ouvido falar no Mestre Pu Hao, cuja tcnica era inferior e de origens desconhecidas. Mestre Shiu respondeu que nunca havia ouvido falar em Mestre Pu Hao, mas que conhecia Mestre Hao, que era um mestre respeitvel e que, embora possusse poucos conhecimentos tcnicos, contribua muito para a preservao dos verdadeiros conhecimentos do Kung Fu."

4 - O praticante de Kung Fu deve ser amigo de seus colegas e demonstrar em suas atitudes bondade e honestidade. Ser amigo de algum, principalmente de um colega de treinos, implica em interessar-se genuinamente pela outra pessoa. Quando somos amigos de algum, nos interessamos por seu progresso, nos entristecemos quando percebemos que no consegue seus objetivos, nos sentimos felizes quando vemos o sucesso que consegue alcanar. muito importante que o praticante de Kung Fu deixe de ser infantil em seu comportamento com relao aos colegas. O praticante infantil aquele que perde um tempo precioso criticando colegas de treino. O praticante infantil adora corrigir os outros, sem dar a devida ateno correo das prprias falhas. O praticante infantil quando se torna bom de luta, comea a esnobar os colegas de treino, no os cumprimenta mais, no responde a seus cumprimentos, toma atitudes orgulhosas com relao a todos. O praticante infantil no sabe substituir as fofocas que ouve pela realidade que v. O praticante infantil no compreende que no importante ser o melhor de sua escola. O praticante infantil no compreende que a verdadeira Arte Marcial no consiste em vencer aos outros e sim em VENCER A SI MESMO. Vencer a si mesmo implica em dominar os sentimentos de superioridade, os comportamentos egostas e substituir o desejo de ser melhor que os outros pelo interesse sincero em ser bondoso, amigo e leal com os companheiros, no s de sua academia como das academias que ensinam estilos diferentes do seu. Esse tipo de batalha a mais difcil de todas, mas a vitria final obtida com essa luta a maior de todas. "Nos tempos antigos havia dois praticantes de Kung Fu chamados Li e Ping, que desde crianas haviam praticado juntos, tendo se tomado grandes amigos. Certo dia resolveram tatuar seus braos com a mesma tatuagem como smbolo da amizade que os unia, dessa forma se tomaram irmos e se juraram fraternidade enquanto vivessem. Devido a razes de famlia, separaram-se e no mais se tornaram a ver. Com o tempo tomaram-se adultos e seguiram caminhos diferentes. Embora ambos continuassem a treinar o Kung Fu com regularidade e persistncia, Li se tomou famoso comissrio de polcia enquanto Ping tomou-se um jogador. Uma ocasio Li foi enviado a uma cidade distante para deter uma gangue de traficantes que mantinha um cassino ilegal.

Li invadiu o cassino e enfrentou a todos os bandidos que l estavam, tendo vencido brilhantemente graas a seu domnio do Kung Fu. Em seguida teve que enfrentar o chefe da gangue que se ocultara em uma sala especialmente reforada. Com algum esforo Li conseguiu penetrar na sala e enfrent-lo. Quando comeou a lutar Li percebeu que se tratava de seu grande amigo Ping, mas como cada um lutava pelo que julgava ser seu dever brigaram durante horas. Finalmente Ping conseguiu vencer a Li e quando o seu amigo estava cado no cho ensanguentado, abraou-o fortemente e chorou muito. Como todo praticante de Kung Fu conhece profundamente Acupuntura, Ping tratou de seu amigo at que se recuperasse plenamente. Quando Li j estava bom, Ping o acompanhou e se entregou justia. 5 - O praticante de Kung Fu deve evitar demonstrar suas tcnicas, mesmo que para isso tenha que recusar um desafio. Esta regra foi criada para impedir que as tcnicas do Templo Shaolin fossem aprendidas por algum praticante de Kung Fu de outro estilo que as poderia usar com propsitos menos elevados. Como praticante de Kung Fu voc se torna responsvel pelo que sabe e no deve transmitir seus conhecimentos indiscriminadamente. Se voc ensina o que sabe a algum e esse algum faz mau uso do que aprendeu, voc o responsvel. Alm do que, muitos praticantes de Kung Fu transmitem seus conhecimentos no com a inteno de ajudar seus discpulos, e sim com o desejo de se sentir importante, por orgulho das tcnicas que aprendeu. "Antigamente vivia prximo ao lago Ching-Hai um jovem monge que possua grande habilidade em Kung Fu. Sendo to hbil na arte de lutar esse monge era mais ou menos convencido e orgulhoso. Seus colegas monges gostavam muito dele e por amizade o advertiam que deveria controlar seu temperamento e que essa sua habilidade pessoal no deveria tomar conta de sua mente, havendo coisas muito mais importantes na vida. No sendo burro, o monge compreendeu que seus amigos tinham razo e dedicou-se a seus estudos, leitura de livros de Filosofia e prtica da meditao. No outono do ano seguinte, realizou-se uma grande competio de Kung Fu em Sagan-Ushu e o monge obteve autorizao para participar dela. Chegando ao local das competies enfrentou todas as classes de lutadores; desde outros monges muito habilidosos em Kung Fu, a

guerreiros de terras distantes exmios praticantes de outras modalidades marciais. Devido a sua grande habilidade foi sagrado campeo e iniciou a viagem de regresso. Quando j caminhava h algum tempo, encontrou um lutador que o desafiou a lutar. Orgulhoso como estava por ter vencido a todos no campeonato, o jovem monge esqueceu-se da quinta regra e aceitou o desafio. Lutaram durante vrias horas, at que o monge conseguiu vencer seu adversrio mas, como havia anoitecido e estava cansado depois de tanta luta, decidiu dormir margem do caminho. Com o raiar do Sol reiniciou sua caminhada de volta ao monastrio. Em determinado momento foi reconhecido por outros viajantes que o convidaram a almoar com eles. Quando terminou de almoar um deles o convidou a lutar. Sem poder recusar teve que enfrent-lo. A luta tomou-lhe apenas meia hora, mas atraiu espectadores e assim que terminou de lutar um deles o atacou de surpresa, fazendo com que tivesse que lutar de novo. Nem bem liquidou com seu novo oponente, se agachou para pegar sua bagagem, foi novamente desafiado e nesse momento se recordou da quinta regra e dos conselhos de seus colegas monges, percebendo que onde quer que fosse sempre haveria algum que o desafiaria. medida que lutava com o novo adversrio, percebeu que este no era to bom quanto os anteriores, o que lhe permitiu enfrent-lo enquanto pensava em tudo que estava acontecendo., Foi ento que os conhecimentos filosficos que havia estudado e as meditaes que havia feito vieram a sua mente. Chegou concluso que o EU INTERIOR era muito mais importante que o EU EXTERIOR. Compreendeu que as vitrias que tinha obtido agradavam apenas a seu EU EXTERIOR, a seu EGO, a seu orgulho infantil. Compreendeu que o Kung Fu era a arte de vencer aquele impulso infantil de demonstrar aos outros sua grande habilidade. Ento passou a abrir a sua guarda, a no defender os golpes do adversrio e a deixar-se vencer. Quando vencido foi ridicularizado e abandonado por todos, que passaram a seguir o novo campeo. Cado no cho e ensanguentado pelos golpes de seu adversrio, que para ele teria sido to fcil de vencer, o monge sorria feliz. No queria mais ser um grande campeo de Kung Fu, pois sabia que o caminho de sua vida estava na meditao e no estudo. Com a derrota aprendeu que o Kung Fu era o TEMPO DE HABILIDADE para converter seu Eu em algo profundo e muito grande.

Sua habilidade continuava a mesma, continuava apto a defender-se em alguma ocasio de perigo, mas agora poderia sentir satisfao com outras coisas alm de sua capacidade de lutar. Apanhou suas coisas e voltou ao templo." 6 - O praticante de Kung Fu jamais deve ser agressivo ou ter maneiras rudes. O verdadeiro mestre de Kung Fu deve se esforar por ter um controle pleno sobre si mesmo, evitando os comentrios desairosos sobre os outros mestres, evitando os desafios e os comportamentos rudes e maleducados. "Vivia em uma pequena aldeia chinesa o Mestre Chan, famoso por seus conhecimentos do estilo Shaolin, do estilo Tong Long, por sua habilidade nas tcnicas dos Oito Deuses Bbados e pelo domnio da Palma de Ferro e das dezoito armas chinesas. Em sua juventude havia sido um invejoso, sempre caluniando outros mestres que tinham conseguido mais fama que ele. Apesar de toda a sua habilidade no Kung Fu, sua maior arma ainda era a fofoca, a maledicncia, o desprezo. Seus alunos, por confiarem nele, acreditavam que tudo que dizia era verdadeiro e passaram tambm a desprezar os outros mestres. Esses outros mestres sabiam do procedimento do mestre Chan, mas no lhe queriam mal, simplesmente tinham pena dele. Quando os discpulos desses mestres lhes perguntavam a respeito do Mestre Chan, estes lhes respondiam que se tratava de um mestre muito valente, pena que fosse to infantil e no soubesse respeitar a seus colegas. Alguns mestres chegavam mesmo a recomendar sua escola a pessoas que moravam prximas sua regio, recomendao essa que Mestre Chan seria incapaz de fazer a respeito deles. A valentia de Mestre Chan era muito grande. Certa vez entrou sozinho na caverna de um grande urso negro que assustava a populao da vila, enfrentando a fera e saindo de l com ele morto. Certo dia estava andando pela rua quando um ancio se aproximou dele e lhe disse: - O senhor um grande mestre e possui habilidades espantosas, mas por que, ao invs de perder tempo falando mal de outros mestres, o senhor no enfrenta os trs monstros que esto assustando o povo? Mestre Chan estranhou a interpelao e perguntou quais eram os trs monstros. O ancio explicou que havia um grande tigre rondando o povoado e que j havia comido trs homens. Mestre Chan pegou suas armas e saiu em busca do tigre, matando-o a golpes de lana e punhal.

Voltou ao povoado, procurou o ancio e lhe disse: - J matei o tigre, qual o prximo monstro? O ancio lhe contou que havia uma grande serpente que se ocultava no caminho da aldeia atacando os viajantes. Mestre Chan pegou sua corrente articulada e foi atrs da serpente, matando-a. Quando voltou aldeia perguntou ao ancio qual era o terceiro monstro. O ancio respondeu: - Voc o terceiro monstro. Mestre Chan ficou furioso e ergueu seu poderoso punho para fulminar o pequeno ancio. Mas o ancio continuou a falar: - Voc um grande mestre, para voc muito fcil me tirar a vida, minha tcnica no suficiente para enfrent-lo, mas mesmo que voc me mate continuar sendo o terceiro monstro, pois sua lngua ferina e venenosa e o mal que ela faz apaga todo bem que sua arte consegue fazer. Mestre Chan abaixou seu punho e foi-se embora, passou toda a noite pensando, no dia seguinte juntou algumas roupas e caminhou at a montanha onde meditou durante trs meses. Enquanto meditava na montanha reparou que quando o vento forte derrubava os troncos vigorosos e acariciava as folhagens flexveis, a chuva matava a sede dos dois. Compreendeu que a chuva era mais sbia que o vento, e que todas as pessoas, boas ou ms, com grandes ou com medocres conhecimentos, continuavam a merecer a luz do Sol e a gua da chuva. Retornou aldeia e o povo de l ficou surpreso quando viu que havia se modificado, suas maneiras eram as de um homem corts e se comportava com amabilidade em relao a todos os outros mestres, mesmo com aqueles a que julgava ser superior." 7 - O praticante de Kung Fu jamais deve comer carne ou provar bebidas alcolicas. Esta norma se divide em duas partes, a primeira refere-se ao no comer carne, a segunda ao no provar bebidas alcolicas; trataremos cada uma dessas partes de cada vez. Mesmo apesar de certas pessoas, por no serem budistas no julgarem que seja errado comer carne, existem outras razes para no com-la. Devemos um certo respeito ao nosso corpo e afinal de contas, o corpo o instrumento de que nos utilizamos para a prtica do Kung Fu. Existem muitas razes para no se comer carne e podemos situ-las em dois contextos diferentes: o contexto espiritual e o contexto fisiolgico.

Se voc teve oportunidade de ver a srie Kung Fu na televiso deve ter reparado que Kwai Chang Caine, o personagem principal, no comia carne. Nenhum monge budista come carne, visto que um dos preceitos do Budismo ensina a no fazer mal a ser algum. Esse um contexto espiritual envolvendo o ato de no comer carne, que adotado por centenas de escolas filosficas do mundo todo desde a mais remota antiguidade. Se voc no come carne est na companhia de Alex Carrel, Are Werland, Bergson, Bernard Shaw, Brandt, Buda, Cervantes, Darwin, De Rose, Descartes, Digenes, der Jofre, Einstein, Epicuro, Epiteto, Gandhi, Jean Rostand, Jesus, Kant, Krishnamurti, Lao Tse, Leonardo da Vinci, Maeterlinck, Olegrio Candeias, Ovdio, Pitgoras, Plato, Plutarco, Rousseau, Ruskin, Russell, Ryner, Santaiana, So Clemente de Alexandria, So Francisco de Assis, So Joo Crisstomo, Schoppenhauer, Schweitzer, Scrates, Spencer, Spinoza, Tertuliano, Thoreau, Tolstoi, Voltaire, Weiss, William James, Zamenhoff, e milhares de outros grandes homens. Portanto, seja esperto, no coma carne. Veja bem que se voc no tem bom senso, no o foro a nada, se decidir continuar a comer carne ou se decidir deixar de com-la o critrio seu, mas como verificar neste captulo, existem excelentes razes para deixar de comer carne. As obras fundamentais das culturas mais espiritualizadas do mundo condenam o consumo da carne. Citando o Mahabharata: "Pode haver algum mais cruel e egosta do que aquele que aumenta a carne de seu corpo comendo a carne de inocentes animais? Aqueles que desejam possuir boa memria, beleza, vida longa com sade perfeita, fora fsica, moral e espiritual, devem abster-se de alimentos animais. Virtude das mais sublimes consiste em no matar animais. Quando se pode obter facilmente to copiosa quantidade de alimentos daquilo que cresce espontaneamente na terra, cometers to grande ato de crueldade como matar animais para encher teu estmago e experimentar um pequeno prazer do paladar? Compara o homem que come com o animal que comido. Um goza o prazer de comer que dura alguns momentos e o outro desprovido de todos os prazeres da vida." Citando os Vedas: "No mateis nenhuma criatura viva, seja por alimento, seja por prazer. No se mate nenhum animal para teu prazer, v a harmonia na Natureza e empresta tua mo auxiliadora a todas as criaturas vivas.

Todos aqueles que permitam a matana de animais, assim como os que os matam, cortam, preparam, vendam suas carnes ou as cozinhem, sirvam ou comam, sero por igual considerados assassinos." Citando a Bblia: "Eis que vos tenho dado todas as ervas que do sementes, as quais se acham sobre a face da Terra, e todas as rvores em que h fruto que d sementes; servos-o para alimento." Gn.,1:29. Citando as palavras de Gandhi: "Deveramos comer no a fim de agradar ao paladar, mas sim para manter o corpo em bom funcionamento. Qualquer quantidade de experincias demasiado pequena e nenhum sacrifcio demasiado grande para alcanara sintonia com a Natureza. H uma grande verdade na afirmao de que o homem se transforma naquilo que come. Quanto mais grosseira fora alimentao, mais grosseiro ser o corpo. O gosto se adquire, no nasce conosco. Nenhuma das delcias culinrias do mundo chega ao deleite que o apetite proporciona. Um homem faminto comer um po seco com o maior prazer, ao passo que quem no tem apetite recusa o melhor dos doces. Os alimentos devem ser ingeridos como um dever, como um remdio, a fim de sustentarmos o corpo e no exclusivamente para satisfazer o paladar. Acho que ningum, pelo que sei, tem comido tanta fruta quanto eu. Vivi seis anos exclusivamente de frutas, frescas e secas, e sempre tive uma proviso bem abundante de frutas como parte da minha dieta habitual. Para conservar a sade as frutas e os legumes frescos tm que constituir a parte principal da nossa dieta. Muitas vezes me regalei comendo folhas de nabo, de cenoura, de rabanete e de amendoim. A fruta fresca boa para comer, mas basta uma pequena quantidade para regular o organismo. Trata-se de um artigo caro e sua utilizao excessiva, pelos que tm mais recursos, priva os pobres e os enfermos de um alimento de que necessitam mais do que os abastados." Citando outros pensadores: Os vegetais constituem alimentao suficiente para o estmago e no entanto o recheamos com vidas valiosas" - Sneca.

"A Gula tem causado mais mortes do que a espada." - Salomo. "Zaratustra, o sbio profeta, s comia frutas." - Plnio. Os antigos egpcios preferiam morrer a profanar o ventre comendo carne. - Orgenes. Os poucos filsofos vegetarianos fizeram mais pelo bem da humanidade do que todos os demais filsofos modernos. - Nietzsche. Os mesmos animais que voc no atreveria a beijar quando vivos, por nojo, servem quando mortos, para que encha sua pana. - Paul Richard. Pitgoras sentia tal compaixo pelos animais que quando via um pescador puxando uma rede comprava todos seus peixes para lan-los novamente gua, aproveitando para discursar s pessoas que se encontrassem na praia sobre a monstruosa atividade de matar animais e com-los. - Porfrio. "A carne dos animais no nos foi dada como alimento, por isso quando os matamos tornamo-nos rus de crime de morte e expomo-nos a morrer do mesmo modo, pois deixamos de ser humanos." - Triptolemo. "Entre os que se alimentam apenas de frutas, dificilmente se encontram ladres, assassinos, ditadores e aduladores, ao contrrio do que acontece entre os que comem carne." - Digenes. "Nem um s dos argumentos usados contra o vegetarianismo resiste a um exame honrado e sincero." - Alexis Carrel. "Reconhecer a verdade da doutrina de Jesus e no proceder de acordo com ela, continuando a matar e a devorar animais, uma covardia e hipocrisia farisaicas." - Carlos Brandt. " da alimentao crnea que derivam todos os demais vcios." - Santo Agostinho Um dos maiores prazeres de Leonardo da Vinci consistia em ir feira comprar patos e outras aves para restitu-las liberdade. - Giovanni Bollraffio. incrvel que no se encontre entre ns nenhum pregador que faa ouvir um protesto contra o vergonhoso hbito de se alimentar de carne. Voltaire.

Agora que voc teve a oportunidade de apreciar o parecer de algumas das mentes mais lcidas da histria da humanidade, vou citar trechos da obra "Porque o Hindu Vegetariano", de autoria de Swami Abhedananda: "Porque se come carne? Por necessidade de nutrio? No; bastam-nos os vegetais, cereais, legumes, etc. Por convenincia de sade? No tambm; em mdia os vegetarianos so mais sadios que a maioria dos comedores de carne. Porque ento se come carne?! Pelo hbito, transmitido de gerao em gerao, por ignorncia, por falso comodismo, por displicncia moral. Nos primrdios da humanidade a agricultura era desconhecida e os povos nutriam-se de frutas, nozes e demais produtos vegetais que encontravam em abundncia. Quando houve escassez de frutas e nozes os homens passaram a comer de tudo que deparavam ao redor. O problema da subsistncia premente antepunha-se ao da alimentao normal. Nada sabendo do cultivo da terra e no dispondo mais de produtos vegetais em quantidade suficiente as tribos selvagens passaram a comer animais (aves, rpteis e insetos). Algumas pessoas acreditam que quem no come carne fica fraco e indisposto para o trabalho, faltando-lhes coragem e energia. mais um engano. J ouviram falar dos "Sikhs", soldados indianos vegetarianos, que so os combatentes mais fortes e bravos do exrcito ingls? O regime vegetariano proporciona grande resistncia fsica e orgnica, alm de moderao no temperamento. Geralmente se confunde temperamento agitado e violento com coragem e fora. Muita gente acredita que um tigre ou um lobo sejam mais fortes que um cavalo, um bfalo ou um elefante. Um tigre pode matar um cavalo, um bfalo ou um elefante, sem todavia possuir a fora muscular e a resistncia fsica que caracterizam os animais herbvoros e que lhes possibilita carregar pesadas cargas por longas distncias. Um tigre pode matar at um elefante, mas no consegue erguer troncos que pesam centenas de quilos. Ferocidade uma coisa e fora muscular coisa bem diferente. Devemos saber distinguir uma da outra. A fonte da fora est no reino vegetal; no na carne. Se comer carne condio para adquirir fora, por que os que a comem preferem carne dos animais herbvoros ao invs da dos carnvoros?

Entre os animais ocorre que os carnvoros so mais irrequietos que os herbvoros. O mesmo ocorre entre os homens: os comedores de carne so mais nervosos, tm menos domnio prprio do que os vegetarianos. A natureza calma, equilibrada e de autocontrole sinal de progresso espiritual, o que vem provar que o alimento animal no adequado ao desenvolvimento superior. A est por que os comedores de carne acham tanta dificuldade em concentrar a mente: para eles praticamente impossvel meditarem na natureza espiritual e divina do homem. Por isso os indianos que conhecem os segredos da Espiritualidade opem-se absolutamente ao regime crneo. Toda vez que matamos qualquer animal para nossa alimentao ou por prazer, somos egostas. por causa de um egosmo extremo que no reconhecemos os direitos dos animais. Esta forma de egosmo a raiz de todos os pensamentos e aes perversas. O que nos faz egostas e nos favorece o apego ao eu inferior o mal; o que nos liberta para o altrusmo o bem. O que nos fecha em ns prprios impedindo-nos de sentir a unidade do esprito a ignorncia humana; o que abre nossa vida espiritual e permite-nos contemplar a Divindade dentro das formas animais a Sabedoria Divina." Certa feita o Papa sentiu compaixo pelo rigor das regras da Ordem dos Trapistas que probe que os monges dessa irmandande se alimentem com carne. Enviou ento um emissrio com o objetivo de autorizar o Geral da ordem a revogar essa regra e a permitir o consumo de carne uma vez por semana. Em resposta o Geral da Ordem dos Trapistas enviou ao Papa uma delegao de gordos frades que agradeceram a boa inteno do Papa, mas rogaram que no introduzisse nenhuma alterao em suas regras. Todos da comitiva estavam muito bem nutridos e o mais novo deles tinha 83 anos..." Trs diferenas fundamentais separam o homem da abjeta confraria dos carnvoros, dos necrfagos e dos carniceiros. A primeira delas a conformao da arcada dentria dos carnvoros e do homem. Os dentes dos carnvoros apresentam-se pontiagudos, alongados e com separao distinta entre si. bvia a finalidade desse tipo de dentio: apresar, rasgar e despedaar a carne. No se incluem entre as finalidades dos dentes dos carnvoros o ato de triturar a carne.

Isso ocorre porque muito pouco da atividade digestiva do carnvoro acontece na boca do animal. A maior parte desse processo ocorre ao longo do estmago e do tubo digestivo. que outra das diferenas fundamentais que separam o homem do carnvoro consiste no tamanho da abertura da boca e da garganta, que bem diferente entre eles. Repare por exemplo no co; o tamanho de sua boca imensamente maior que a boca do homem, desde que se tome por proporo relativa o tamanho de seus corpos. E o pescoo? Voc j reparou na proporo do pescoo de um co? Parte da razo desse tamanho desproporcional (em relao ao resto do corpo), est no fato que o co possui uma grande abertura na garganta (goela), que lhe permite engolir grandes pedaos de carne sem tritur-los. J o homem, que tem a seu dispor uma abertura proporcionalmente menor, se v obrigado ao consumo sistemtico de pequenos bocados de alimentos. Da a conformao de seus dentes ser mais apropriada intensa mastigao e triturao dos alimentos, dando incio a uma importante parte do processo digestivo quando o alimento ainda est em sua boca. Os carnvoros, tais como o co, no necessitam mastigar o alimento, apenas cort-lo e engoli-lo em grandes pedaos, quase que imediatamente. Os caninos dos carnvoros so alongados, fortes e pontiagudos; so usados para prender e despedaara carne. O exame da constituio dentria do homem moderno revela que ele possui todas as indicaes de um animal estritamente herbvoro. O estmago dos animais carnvoros possui dez vezes mais cido clordrico, usado na digesto de tecidos crneos e ossos, que o do homem. A terceira e mais importante diferena fundamental entre o homem e os carnvoros est no formato e proporo do tubo digestivo. sabido que a carne se putrefaz com facilidade, vai da a necessidade de expeli-la com rapidez antes que as impurezas que se originam no processo de seu apodrecimento envenenem o organismo do carnvoro. Os animais carnvoros tm os intestinos relativamente curtos, para que a carne ingerida no permanea dentro deles muito tempo. Ao passo que o homem possui intestinos finos e alongados, as divises do intestino grosso do homem, em clon ascendente, transversal e descendente, curva sigmide e reto, encontram-se apenas em alguns primatas. Alm do mais, a disposio interna do tubo digestivo forma no homem como que pequenas bolsas, onde o alimento fica retido por mais tempo do que seria saudvel se fosse carne.

Em poucas palavras: carnvoro ingere a carne e pouco tempo depois a excreta, livrando-se em tempo das substncias nocivas geradas por seu apodrecimento. Ao passo que o homem, considerando-se entre outros fatores o tamanho de seus intestinos, demoraria muito mais para excretar os resduos da carne, permitindo dessa forma que elementos perniciosos fossem absorvidos. Outra diferena que distingue os animais carnvoros dos animais vegetarianos o mecanismo de transpirao. Os carnvoros permanecem em suas cavernas durante o dia e saem para caar ao anoitecer, no possuindo glndulas sudorparas em sua pele (transpiram atravs da lngua), ao passo que os animais herbvoros, como o homem, o cavalo, a vaca, a zebra, o antlope, etc., permanecem sob o sol para colher seus alimentos e portanto suam atravs da pele. Outro detalhe interessante que os herbvoros sorvem a gua que bebem sugando-a com a boca, ao passo que os carnvoros a ingerem com a lngua. A aqueles que se espantam com a importncia que dei permanncia da carne no organismo humano, aconselho a seguinte experincia: Ingira uma colher de caroos de mamo e verifique em suas fezes o tempo que demoram para serem excretados. No me espantaria se alguns de vocs verificassem surpresos que os caroos s comeariam a aparecer nas fezes cinco, dez ou mesmo quinze dias depois de ingeridos. Agora experimentem deixar um pedao de carne sobre uma mesa durante cinco, dez ou quinze dias e vejam o que acontece ( bom lembrar que a temperatura do corpo bastante superior temperatura ambiente, de modo que o apodrecimento ainda mais rpido). Acho que as concluses a que chegou so bastante bvias - deixo ao bom senso a deciso a tomar. Lembre-se: "No tomar uma deciso tambm tomar uma deciso." O Dr. Mac Callum, eminente patologista, especialista em pesquisas sobre toxinas produzidas pela putrefao intestinal, declarou o seguinte: "A funo do coln transportar e descarregar os resduos incuos de uma alimentao imputrescvel. Restos ptridos de carne transformam o coln numa larga porta por onde um exrcito de substncias txicas penetra na corrente sangunea, tornando-se causa de degenerao e molstia em todos os rgos do corpo, causando, entre outras, arteriosclerose, cirrose heptica, algumas formas de nefrites, anginas do peito e demncia senil.

Causam perda de eficincia ao fgado e s glndulas de secreo interna, ocasionando acmulo de venenos no sangue, endurecimento das artrias, mudanas degenerativas nos nervos, nos msculos, no corao e outros rgos, alm de menor resistncia vital e senilidade prematura." A rea de terra utilizada para produzir colheitas para o consumo humano, alimenta proporcionalmente catorze vezes mais pessoas do que quando utilizada para produzir alimento para animais que, por sua vez, sero abatidos e utilizados como alimento. O animal que se alimenta com as plantas produzidas num acre de terra, at chegar na idade de abate, ter consumido 800 mil calorias produzidas por essas plantas e seu cadver ir fornecer apenas 200 mil calorias. Tais fatos demonstram que, em termos de produo alimentar um imenso desperdcio econmico e social investir-se na produo da carne ao invs de faz-lo em plantas comestveis. Quanto ao teor protico, sabe-se que o cadver do animal nos devolve apenas uma pequena parcela das protenas que ingere, na forma de carne. Veja as tabelas abaixo: Quantidade de protena consumida na alimentao dos animais, comparada com a quantidade que eles devolvem como alimentao humana em leite e carne, bovina e suna. PROTENA CONSUMIDA PELOS ANIMAIS 100% PROTENA DEVOLVIDA NA FORMA DE LEITE 23% PROTENA DEVOLVIDA PELA CARNE DE PORCO 12% PROTENA DEVOLVIDA NA CARNE BOVINA 10% Calorias (combustvel alimentar) consumidas na alimentao dos animais, comparadas com as calorias que eles devolvem como alimentao humana em leite, ovos e carne. CALORIAS CONSUMIDAS PELOS ANIMAIS 100% CALORIAS DEVOLVIDAS NA FORMA DE LEITE 15% CALORIAS DEVOLVIDAS EM OVOS 7% CALORIAS DEVOLVIDAS EM CARNE 4% Podemos concluir facilmente que comer carne um absurdo fisiolgico; produzir carne para o consumo economicamente e socialmente invivel, constituindo-se em fator agravante da fome mundial, pois utiliza rea til ao plantio, reduzindo em 14 vezes o potencial dessa rea no que tange s possibilidades alimentares que ofereceria caso fosse utilizada para plantas comestveis. Jean Mayer, nutricionista de Harvard, calcula que reduzindo-se em 10% a produo de carne, se produziria cereal suficiente para alimentar 60 milhes de pessoas. alarmante saber que 80 a 90 por cento de todo cereal produzido usado para alimentar animais de corte.

Os cientistas afirmam que o consumo de carne a maior causa da fome em nosso planeta. A carne o alimento mais antieconmico que o homem consome, visto que o custo de meio quilo de protena da carne VINTE VEZES mais alto do que o da protena vegetal igualmente (ou mais) nutritiva. Sem falar que (segundo as tabelas que acabou de ver) das protenas e calorias com que so alimentados os animais de corte, apenas 10% so recuperadas no consumo da carne. Um acre de terra usado para criao de gado fornece apenas 450 gramas de protena, ao passo que essa mesma rea usada para a plantao de soja produz 7.700 gramas! Isto significa que, enquanto milhes de pessoas do mundo esto morrendo de fome, os carnvoros esto estragando vasta quantidade de terras, gua e cereais para produzir a carne que consomem. Muitos cientistas dizem que a soluo para a crise de alimento no mundo gradualmente substituir a dieta carnvora pela dieta vegetariana. Diz Pinkus: "Se fssemos vegetarianos eliminaramos a fome do mundo. As crianas nasceriam e cresceriam bem nutridas e viveriam uma vida mais saudvel e mais feliz. Os animais seriam livres para viver naturalmente como crianas selvagens e no forados a reproduzir artificialmente, para serem engordados com o alimento que pessoas famintas deveriam estar comendo e serem em seguida mortos para agradar o paladar dos carnvoros responsveis por esse estado de coisas." Compare as seguintes informaes:
CARNVOROS 1) Com garras 2) Sem poros na pele; transpiram pela lngua para resfriar o corpo 3) Dentes caninos frontais afiados para dilacerar a carne 4) Glndulas salivares pequenas na boca (no necessrias para pr-digerir frutas e cereais) 5) Saliva cida; nenhuma ptialina para pr-digerir cereais 6) Ausncia de molares para triturar os alimentos 7) cido clordrico no estmago para digerir msculos animais, ossos duros, etc. 8) Comprimento dos intestinos de apenas trs vezes o tamanho do corpo, a fim de eliminar rapidamente a carne em estado de putrefao SERES HUMANOS Sem garras Transpiram atravs de milhes de poros na pele Ausncia de dentes caninos frontais afiados Glndulas salivares bem desenvolvidas, necessrias pr-digesto de cereais e frutas Saliva alcalina com muita ptialina para pr-digerir cereais Molares para triturar os alimentos cido estomacal vinte vezes mais fraco do que o dos carnvoros Comprimento dos intestinos de doze vezes o tamanho do corpo, pois as frutas, cereais, legumes, etc. no apodrecem to rapidamente e, portanto, podem ser eliminados do corpo mais lentamente

Quando voc come carne se torna responsvel pela fome no mundo, pela morte de milhares de crianas desnutridas e pelo desespero de mes que no tm culpa pelo apetite voraz e necrfago que o domina! Pense a respeito, aja com a dignidade de um ser humano. Como voc pode se permitir ter uma me e um pai, ou mesmo ser uma me ou um pai para uma criana se voc assassina a me e o filho de outras pessoas apenas para satisfazer seu paladar hediondo? No seja covarde, enfrente e domine seu apetite! Com a palavra o Dr. Owen Parrett: "Nos ltimos cinquenta anos escolhi uma dieta que no inclui carne (nenhum tipo de carne, nem mesmo de peixe ou galinha). Amo a vida e desejo viver tanto quanto possvel. Os dias que correm so agitados e significativos e desejo saber o que est para acontecer. J passei da idade bblica dos setenta e sou grato a Deus pelo fato de ainda considerar os dias por demais curtos para tudo que desejo fazer. Ainda mantenho como mdico uma satisfatria clientela e gosto de me entregar a outras atividades, mesmo que durante os poucos minutos que me sobram livres todos os dias. A maioria de meus pacientes com a minha idade est aposentada, porm no tenho inteno de aposentar-me to cedo. Depois de estudar cientificamente e observar a doena e suas causas durante muitos anos, cheguei convico de que se eu tivesse comido carne durante minha vida, estaria agora muito decrpito para poder exercer a prtica da Medicina. Um mdico deve estar em condio de pensar claramente e ter reserva de resistncia e energia nervosa. O finado Dr. Alexis Carrel, ganhador do Prmio Nobel em 1912, reconheceu que a eficincia das clulas em prover nutrio e eliminar resduos era o que determinava o envelhecimento dos tecidos. Ele prolongou a vida de um pedao de corao de galinha banhando-o em um lquido nutriente que tambm eliminava o resduo. Tanto sucesso alcanou ele que o pedao de corao de galinha foi mantido vivo desde 1913 a 1947. Depois de 34 anos foi atirado em uma fossa, onde morreu. O Dr. Carrel provou que a durao da vida depende em grande parte da eliminao de resduos e da nutrio das clulas. Se pudssemos regularmente eliminar todos os resduos de nosso corpo e propiciar-lhe nutrio adequada, poderamos facilmente desfrutar de vida longa. Se o lquido que banha nossas clulas estiver carregado com resduos a vida ser encurtada. A Bblia revela que dez geraes antes do Dilvio o homem vivia em mdia 912 anos.

Aps o Dilvio o homem comeou a comer carne, o que encurtou a vida das dez geraes seguintes para uma mdia de 317 anos. H alguns anos, o Dr. Irving Fisher, professor da Universidade de Yale, provou que quando atletas VEGETARIANOS principiantes competiam com os melhores atletas dessa Universidade, esses novatos possuam mais que o dobro da resistncia dos atletas que comiam carne. Johnny Weismuller, o Tarzan dos filmes e campeo mundial de natao havia, enquanto vegetariano, batido 56 recordes mundiais, depois disso passou a se alimentar de carne devido insistncia de seu treinador que julgava a dieta vegetariana insuficiente em protenas. Enquanto carnvoro, apesar de seus grandes esforos e de sua participao em inmeras competies, no conseguiu quebrar mais nenhum recorde durante um perodo de cinco anos. Como os anos haviam se passado e no mais havia conseguido nenhum outro destaque na prtica desse esporte, todos julgavam que j havia dado tudo que tinha para dar. Foi ento que Weismuller trocou de treinador e voltou a uma dieta vegetariana, que depois de algumas semanas o levou a bater mais seis recordes mundiais. Por que isso? A carne contm resduos que o animal deveria ter eliminado. Uma pessoa que come carne carrega-se com resduos da carne quando esses resduos atingem as clulas do corpo provocam fadiga e envelhecimento. Entre os produtos residuais do corpo destacam-se a uria e o cido rico. O bife contm cerca de dois gramas de cido rico em cada quilo. Quando a carne cozida os resduos se apresentam como um extrato solvel em forma de caldo de carne que muito se assemelha urina quando analisado. Essa presena do cido rico explica o rpido aumento de energias que a carne parece dar, exatamente como no caso do caf. O cido rico muito se assemelha cafena em seus efeitos sobre o corpo. A carne slida leva vrias horas para ser digerida e durante esse tempo o estimulante desaparece manifestando-se ento uma diminuio de energia. Outro perigo a que se expem aqueles que comem carne a doena no gado. A esposa de um capataz de um grande rancho contou-me que uma das novilhas contraiu pneumonia, o que fez com que fosse conduzida rapidamente a um matadouro e retalhada para venda. O Dr. John Harvey Kellog disse, ao tomar parte de um jantar vegetariano: " confortador fazermos uma refeio e no termos de nos preocupar com o que possa ter causado a morte do nosso alimento."

Um amigo me contou que sua esposa compareceu a um banquete e pediu um prato vegetariano; a seu lado estava um homem que tambm pediu um prato vegetariano. Este lhe perguntou: - Desculpe-me, mas a senhora vegetariana? - Sim - respondeu ela - e o senhor? - No - retrucou o homem - sou fiscal de alimentos. Ningum melhor que os fiscais conhece o nmero das doenas entre animais sacrificados para a alimentao. Quando eu era estudante de Medicina os professores nos davam provetas para serem usadas no cultivo de bactrias que provocam doenas humanas como a febre tifide e a peste bubnica. Mandavam-nos preparar caldo de carne, colocar um pouco em cada proveta e contamin-lo com essas perigosas bactrias. O caldo de carne era perfeito para esses germes e eles se multiplicavam aos milhares. Li em meu compndio de Pediatria, de autoria do renomado Dr. Emmet Holt, que se dois ces forem presos com correias e alimentados um a gua e o outro a caldo de carne, o co que se alimentou com gua viveria mais tempo que o outro. Isso porque o caldo de carne no contm qualquer propriedade nutritiva se dele for extrada a gordura, contendo porm resduos urinrios que rapidamente envenenam o co. A carne o mais putrefaciente de todos os alimentos, quando se deteriora nos intestinos pode tornar a pessoa mais seriamente doente do que qualquer outra espcie de alimento. Este fato permite compreender por que os membros de algumas tribos africanas raramente so atacados de apendicite ou cncer, pois raramente comem carne at se transferirem para as cidades onde essas doenas se tomam comuns entre eles. Quanto ao consumo da carne de aves, preste muita ateno a estes fatos: Foi descoberto que o cncer nas aves domsticas apresenta vrias formas. Alm da forma usual em que os tumores cancerosos so encontrados, h uma forma transmissora em que a ave pode viver de maneira natural, sem o menor sinal de cncer, embora seja capaz de infectar outras aves. Esta forma de cncer to difcil de descobrir que a nica maneira pela qual os pesquisadores podem finalmente determinar se uma ave contraiu a doena incubar um ovo da ave suspeita durante quatorze dias. Depois dessas duas semanas a casca esterilizada, o ovo cuidadosamente quebrado, sendo removido o embrio. Do embrio retirado o fgado, sendo injetada uma pequena poro do mesmo em outra ave. Caso se forme um tumor canceroso no local da inoculao sabe-se, ento, e somente ento, que a ave que ps o ovo est com a doena.

Praticamente no existe a mnima possibilidade de que um Fiscal de Alimentos isole todas as aves enfermas e muito menor probabilidade de que o consumidor esteja apto a faz-lo quando escolher frangos para si mesmo e sua famlia. To generalizada est a doena entre as aves abatidas para consumo que o Dr. Eugene Oakberg escreveu em um jornal: "As concluses a que chegamos deve considerar a possibilidade de que todas as aves domsticas apresentam leses microscpicas bsicas do linfoma." Isto est em conformidade com a declarao de Ellen G. White: "As pessoas esto continuamente comendo carne que est cheia de germes da tuberculose e do cncer. A tuberculose, o cncer e outras doenas fatais so assim transmitidas." O Dr. Newburg, da Universidade de Michigan, tcnico de nutrio das foras armadas, durante a ltima guerra criticava muito a dieta cmea dos soldados americanos. As autpsias efetuadas nos corpos dos soldados coreanos mortos em batalha no apresentavam endurecimento das artrias. As razes: a dieta coreana fundamentava-se em vegetais e cereais. Uma preocupao mdica muito comum como as pessoas podero absorver protena suficiente se no comerem carne. O Prof. Rose da Universidade de Illinois, considerado uma grande autoridade mundial no campo da protena, diz que: "Menos de vinte e cinco gramas por dia tudo que a pessoa necessita." Se um homem no comer carne, nem ovos, nem leite, ainda assim absorver a mdia de 83 gramas de protena por dia. O Dr. Register e o Dr. Hardinge, ambos atuantes no campo da nutrio humana, afirmam que o consumo de frutas variadas fornece protena suficiente para satisfazer as necessidades do corpo. A evidncia prova que a carne um fator desnecessrio no programa de alimentao e pode introduzir no corpo substncias capazes de aumentar as doenas crnicas, as infeces e as molstias degenerativas. Durante a Primeira Grande Guerra, em 1918, a Dinamarca ficou bloqueada por mar e por terra, passando por grande falta de alimentos. Criar gado para o abate seria estpido, pois representaria uma perda de 90 por cento do alimento ministrado para sua engorda.

O Dr. Hindehede, notvel autoridade em nutrio foi chamado urgentemente pelo Rei da Dinamarca para achar uma soluo para o caso. A nao foi colocada em um regime sem carne durante um ano. Muitos mdicos julgaram que tal medida seria calamitosa, mas os efeitos provaram ser altamente benficos, propiciando um recorde mundial no ndice de mortalidade baixa, diminuindo as taxas anuais de falecimentos em 34 por cento, alm de uma acentuada diminuio no ndice de doenas. O retorno alimentao crnea no ano seguinte elevou o ndice de mortalidade ao nvel anterior guerra. Minha mesa abastecida com uma variedade de alimentos deliciosos e a falta de carne jamais me preocupa. Depois de estudar as doenas em animais no laboratrio, o efeito de uma dieta com carne em meus pacientes durante muitos anos, seria realmente difcil eu passara comer carne novamente. Estou plenamente de acordo com o notvel nutricionista da John Hopkins University, Dr. McCollum, que expressou sua opinio de que qualquer pessoa que decida eliminara carne de sua dieta sentir-se- muito melhor. Um dos frteres da Fraternidade Kung Fu me enviou uma fotocpia de um artigo de jornal com o seguinte texto, que transcrevo a seguir: "O Pas da Longevidade Quatro Mil Chineses com Mais de Cem Anos O nmero de chineses com mais de 100 anos de 3.765, dos quais 75 por cento so mulheres, informa o dirio de expresso inglesa "China Daily". A regio com maior nmero de centenrios Xinjiang, no noroeste do pas, onde a percentagem dos favorecidos pelo Deus da longevidade de 65 por cada milho de pessoas, acrescenta o jornal. A notcia indica que nessa regio os centenrios tendem a ser vegetarianos, cultivando a sua prpria verdura e tendo comeado a trabalhar desde muito jovens. Os centenrios entrevistados consideram que o trabalho dirio uma das chaves para preservar a sade. A China, sociedade basicamente rural e industrialmente pouco avanada, tem cerca de 1.050 bilhes de habitantes e um dos maiores ndices de longevidade." Quanto segunda parte da stima regra budista, os livros de Medicina informam que a ingesto de qualquer bebida alcolica, mesmo em pequenas propores, destri os neurnios, descalcifica os ossos, lesa as fibras nervosas e os vasos cardacos, irrita a mucosa gstrica,

desarranja os rins, elimina a vitamina B, diminui o oxignio do sangue, podendo, quando em grande dose, provocar a cirrose heptica. Mas a questo da ingesto de bebidas alcolicas no to simples assim. Trata-se de uma doena e deve ser encarada como tal. Na continuidade de minhas pesquisas assisti algumas reunies dos Alcolicos Annimos e ouvi depoimentos de rara intensidade emocional e rico contedo humano. Se voc ouvisse falar de uma doena que estivesse atingindo nosso pas e vitimando 4 milhes de pessoas, afetando-as a ponto de torn-las loucas durante algumas horas todos os dias, isso lhe causaria um certo espanto, no ? Pois fique sabendo que o alcoolismo uma doena que provoca a loucura em determinados perodos e que as pessoas vtimas dessa doena prejudicam cerca de 20.000 pessoas no Brasil todos os dias, afetando a vida social e empresarial desta nao com custos incalculveis. Segundo a A.A.A., a doena do alcoolismo ataca uma a cada treze pessoas que bebem e a terceira doena do mundo em nmero de mortes. Somente na cidade do Rio de Janeiro uma estimativa situa a existncia de trezentos mil alcolatras. Sabendo-se que cada alcolatra afeta e prejudica o comportamento de pelo menos cinco outras pessoas em mdia, temos um milho e quinhentas mil pessoas prejudicadas diariamente s no Rio de Janeiro. O alcoolismo uma doena progressiva e, como tal, acionada pelo primeiro gole ingerido. Estive em reunies da A.A.A. ministradas em diferentes locais, mas notei que estava sempre presente um pequeno outdoor eletrnico que piscava de forma intermitente e onde estava escrito: "Evite o primeiro gole." Outro cartaz que est sempre presente diz: "Um muito e mil no suficiente." Espantei-me da lucidez da stima regra budista que diz que no se deve PROVAR bebidas alcolicas. Se voc provar, j tomou o primeiro gole, no ? Diz tambm a A.A.A.: "No adianta tentar convencer um alcolatra a largar a bebida, at que ele mesmo reconhea a sua incapacidade perante o lcool." O alcolatra comea bebendo socialmente, mais tarde passa a beber habitualmente e depois comea a perder o controle e a beber sob qualquer pretexto. Nenhum esportista que se preza ingere bebidas alcolicas e isso inclui os praticantes de artes marciais, mesmo que os anncios dos fabricantes de bebidas mostrem o contrrio na televiso. No provar, evitar radicalmente o primeiro gole a melhor atitude em relao ao lcool. 8 - O praticante de Kung Fu deve conter seus impulsos sexuais.

Quando analisamos esta norma temos que compreender que ela foi estabelecida para ser adotada pelos Artistas Marciais do Templo Shaolin, que eram Monges e portanto haviam feito votos de castidade. Em se tratando de pessoas comuns de nossos dias, seria exigir demais impor a total abstinncia sexual, mesmo porque seria praticamente impossvel cumprir essa regra vivendo dentro do mundo. No entanto, podemos observar que comum a prtica de abstinncia sexual entre os esportistas profissionais, haja vista as famosas "concentraes" dos jogadores da Seleo Brasileira. A energia sexual quando contida por um ato da vontade pode ser sublimada em realizaes fsicas (e/ou intelectuais) de excepcional performance. Isso no significa que o praticante de Kung Fu no deva permitir uma livre expresso de sua sexualidade, e sim que deve manter um controle sobre ela. O que se recomenda que se evitem os exageros que contribuem mais para tornar o homem escravo de seus instintos do que senhor de si mesmo. O relacionamento sexual deve ser encarado com normalidade, no se deve atribuir-lhe uma importncia desproporcional e nem se deve permitir-lhe que ocupe nossa mente a todos os momentos. fato notrio que os grandes gnios de todas as pocas possuam intensa sexualidade e muitos autores consideram a sublimao dessa sexualidade como um dos fatores que conduziram esses homens a suas grandes realizaes. "Conta-se que dois monges caminhavam s margens de um rio discutindo certos pontos da Filosofia Budista, quando deles se aproximou uma mulher e perguntou-lhes se no podiam carreg-la at a outra margem do rio, pois no desejava molhar suas vestes. Um dos monges, sem titubear, tomou a mulher em seus braos e a levou at a outra margem, depositando-a no cho, retomando margem de onde partira e continuando a discusso filosfica no ponto em que havia sido interrompida, como se nada houvesse acontecido. Diante dessa atitude o outro monge ficou muito espantado e censurou o companheiro: - Voc no sabe que somos proibidos de nos aproximarmos de uma mulher e que jamais podemos toc-las ?! O outro respondeu: - Eu a carreguei para o outro lado mas a larguei l, voc continua carregando-a." 9 O praticante de Kung Fu no deve ensinar as suas tcnicas a ningum que no seja Budista.

A transmisso completa dos ensinamentos de um estilo de Kung Fu responsabilidade difcil que preocupa os mestres conscientes de seus deveres. Evidentemente que esta norma tambm deve ser interpretada, levando em conta o sistema de valores vigentes em nossos dias. Na antiguidade os mestres no se permitiam sequer fazer demonstraes pblicas. Deixavam isso a cargo de seus discpulos. Fazer demonstraes em primeiro lugar era sinal de certo orgulho pessoal, indigno de um verdadeiro mestre. Em segundo lugar permitia que o pblico aprendesse movimentos mais adiantados que tinham que ser preservados. Alguns dos mestres mais qualificados do Kung Fu moderno ainda atendem a esse dever e raramente fazem demonstraes pblicas. Embora no se exija que os discpulos sejam budistas, de primordial importncia que se verifique a lealdade e o carter de um praticante antes que se lhes permita o aprendizado de tcnicas mais avanadas. As pessoas mudam com o tempo e os brasileiros em geral so multo volveis e emocionais, julgando seus mestres pela opinio dos outros mais que por sua prpria. A violncia um fator marcante entre nosso povo, mormente se observarmos que temos entre ns um dos maiores ndices de criminalidade registrado em todo o mundo. Se um professor no for suficientemente responsvel na escolha de seus discpulos, acabar por disseminar sua arte entre pessoas menos qualificadas que perpetuaro a violncia e a discrdia entre seus alunos. Recomenda-se especial cuidado com professores que falem mal de outros professores ou de outros estilos. Em geral trata-se de pessoas que tentam esconder nas crticas a prpria incompetncia. Essa recomendao especialmente verdadeira no que se refere a fofoqueiros de origem chinesa. O fato de um praticante de Kung Fu ser chins no o transforma em um mestre nem traz dignidade a quem no a possui (mesmo que se auto-intitule mestre). Muitos estilos de Kung Fu desapareceram no passado devido a dificuldade de se selecionar discpulos criteriosos que os preservassem. Na inteno de preservar os conhecimentos milenares do Kung Fu sem permitir que um s elemento se tornasse depositrio de toda a tcnica, o Templo Shaolin nunca ensinava todo seu estilo a um s praticante, preferindo transmitir tcnicas parciais a cada discpulo, dessa forma assegurando a unidade do Templo. O mundo se encontra num estado catico em que imperam a guerra e a violncia. Aqueles que moram nas grandes cidades no possuem mais a liberdade de se moverem em segurana pelas ruas, sem correrem o risco de um assalto ou de uma atitude mais violenta por parte das pessoas que l convivem.

O Kung Fu e as demais Artes Marciais so armas poderosas que no devem ser colocadas nas mos de pessoas menos preparadas. Aquele que ensina apenas as tcnicas fsicas do Kung Fu isoladas do contexto filosfico e espiritual caracterstico dessa arte, est apenas demonstrando ser um medocre que semeia a violncia no mundo. Que mundo estamos construindo para nossos filhos se semeamos indiscriminadamente a violncia? necessrio que aprendamos a combater a violncia em sua origem dentro de ns, antes que ela se manifeste atravs de nossos atos. Para isso temos que compreender que o que nos torna violentos o orgulho. Estamos semeando a violncia quando nos orgulhamos do estilo de Kung Fu que praticamos, quando nos orgulhamos do nosso Mestre, quando nos orgulhamos de nossa tcnica, quando nos orgulhamos de nossa fora fsica, quando nos orgulhamos de nossa nacionalidade, etc. E por que isso? Porque quando achamos que aquilo que sabemos melhor que aquilo que os outros sabem, estamos adotando um comportamento de superioridade que impe um certo desprezo para com o conhecimento dos demais, e isso sinal de uma grande inferioridade nossa. Temos que aprender a respeitar as demais pessoas, e isso inclui aprender a respeitar o estilo e os padres de comportamento das demais pessoas. Esse aprendizado de convvio harmonioso e tolerante a marca do praticante de Kung Fu amadurecido e idneo. Quando permitimos que a semente do orgulho penetre em nosso corao, estamos abrigando o dio e a discriminao dentro de ns. Nesse momento o Kung Fu que cultivamos cessa de ser uma expresso da arte e passa a ser uma expresso da violncia. E seremos piores que aqueles de quem falamos mal, menores que aqueles que expressam modalidades de Kung Fu distintas da nossa. muito fcil criticar, adotar um comportamento desdenhoso com relao a outros estilos e comportar-se de maneira orgulhosa diante dos praticantes de outras modalidades. Isso to fcil que qualquer idiota pode faz-lo (e geralmente faz mesmo!). de se esperar que um praticante de Kung Fu tenha mais dignidade e adote um comportamento menos infantil. "Certa feita vrios Mestres e seus discpulos fizeram uma demonstrao de Kung Fu. Como usual nessas ocasies, os mestres se colocaram em fita indiana e ingressaram no ptio onde seria realizada a demonstrao na ordem de sua antiguidade (Kung Fu = Tempo de Habilidade).

Porm um discpulo fanfarro e presunoso adiantou-se e colocouse ao lado de seu professor, ou seja, mais frente que um mestre de outro estilo que possua muito mais tempo de treino que ele. E passou a olhar o outro mestre com um ar de superioridade como se possusse o mesmo nvel que ele. O mestre o interpelou e lhe disse: - Cheguei onde cheguei porque venci meu orgulho, ao passo que seu orgulho venceu voc." 10 - O praticante de Kung Fu tem que se imunizar contra a cobia, a agressividade e a fanfarronice. Todos os comentrios feitos na interpretao da norma anterior so tambm vlidos para a compreenso desta norma. Nada mais ridculo que um artista marcial que se preocupe com faixas, diplomas e carteirinhas de estudante. Quantos atletas de grande potencial encerram suas possibilidades por desistirem da oportunidade de estudar com um verdadeiro mestre, para se prenderem a outros "mestres" menos srios apenas por serem chineses ou por venderem diplomas. J dizia Bruce Lee que a faixa serve apenas para segurar as calas. Uma pessoa que se dedica s Artes Marciais deve possuir um desejo sincero de evoluir tanto como lutador quanto como pessoa. Antigo provrbio chins diz que o maior guerreiro aquele que vence a si mesmo: s conseguimos vencer a ns mesmos quando dominamos nossos impulsos de orgulho, de fanfarronice, de querer ser mais que os outros. A humildade a marca do verdadeiro campeo. Um campeo muito papudo logo esquecido e seus feitos diminudos. Embora muito do desempenho tcnico do Artista Marcial dependa de sua dedicao aos treinos, no devemos nos esquecer que o destaque na Arte Marcial em geral reservado a pessoas cujas condies fsicas hereditrias sejam superiores. Por si s isso deveria ser motivao suficiente para que o praticante dessas modalidades cultivasse a humildade, visto que ningum responsvel por suas condies hereditrias. Nada mais honroso que ver o forte protegendo o fraco, o poderoso socorrendo o oprimido, o virtuoso amparando o dbil. A preocupao do Artista Marcial no deve ser tornar-se mais forte que os demais nem venc-los, e sim tornar-se mais forte diante de si mesmo e vencer-se a si, ao invs de tentar vencer os outros. Muitos j ouviram falar da pecadora que foi atirada aos ps de Jesus para que fosse apedrejada conforme ditava antiga lei mosaica. A resposta de Jesus foi: "- Aquele de vs que no pecou que atire a primeira pedra." Parafraseando a Jesus pergunto: Quem possui suficiente domnio sobre si mesmo para que possa presumir ser melhor que os outros?

As vitrias do mundo so sem valor, pois tudo fenece diante da morte; aquele que forte hoje ser fraco amanh; se os fortes de hoje no ensinam com seus exemplos a proteo dos fracos, quem os proteger amanh quando se tornarem fracos eles mesmos? "Na Provncia de Hopei viveu um campons chamado Li-Ne-Jam que, apesar de ser pobre e humilde, era um profundo conhecedor do Kung Fu. Um dia foi assistir a demonstrao de dois famosos heris, os irmos Tai-Ling-Pang e Tai-Lung-Pai, mas no se impressionou muito, pois percebeu que sua prpria arte era superior. Ao invs de fanfarronear-se, guardou para si mesmo esses sentimentos e no falou a respeito nem se exibiu. Um dos irmos percebeu que aquele campons pobre e maltrapilho no se impressionara com a exibio e o seguiu. Quando Li-Nem-Jam estava novamente trabalhando no campo, aproximou-se por trs e o agarrou fortemente tentando demonstrar toda sua fora. Li-Ne-Jam o atirou ao ar facilmente, arremessando-o longe. Surpreso com tamanha habilidade, o homem se ergueu e perguntou-lhe como o fizera. - Pura sorte, respondeu Li-Ne-Jam e continuou a trabalhar..." Excetuando-se os frteres filiados Fraternidade Kung Fu, esta a primeira vez que o pblico brasileiro tem a oportunidade de conhecer as Dez Normas Budistas do Templo Shaolin. Voc, leitor deste livro, um privilegiado por ter tido essa oportunidade. A questo : acabamos de estud-las; o que faremos com esses conhecimentos? Como aplicaremos essas normas em nossa vida prtica, em nosso dia-a-dia? Procure estabelecer um plano de trabalho visando a adaptao destas normas sua prpria realidade.

Repartindo o que Sei


Quando do preparo deste livro, um instrutor do estilo Wing Chun que tem me auxiliado com grande valor e denodo nos ltimos meses, instou comigo para que inclusse minha filosofia pessoal como fechamento desta obra. No acredito, nunca acreditei, que algum seja capaz de levar outra pessoa ao conhecimento da verdade. O mximo que os grandes avatares, os gurus e os mestres tm conseguido fazer apontar o caminho por onde trilharam, sem que ningum tenha, at onde eu saiba, conseguido percorrer o mesmo caminho atravs de outrem. No acredito nessa histria de mestres e discpulos. Sou daqueles que crem que o mestre est dentro de cada um. Tenho tentado fazer ver isso s pessoas que me buscam em procura do conhecimento. Mas, toda vez que insisto em que a pessoa deva pensar por si mesma e preparar-se por seus prprios meios, movido por suas prprias experincias, as pessoas desanimam. Toda vez que digo que minha experincia serve apenas a mim e a ningum mais, sou interpelado por algum que no consegue dar o primeiro passo. Ao examinar o que sei, verifico que tudo que sei j existe no mundo, j foi dito por muitos e que no necessito omitir minhas prprias percepes, visto que so de domnio pblico e aqueles que comigo convivem sabem como penso. Assim sendo, as conjeturas de que trato a seguir descrevem mal e porcamente a filosofia de vida que adotei para mim mesmo e que representa o resumo de minhas pesquisas dentro da sabedoria do Kung Fu, e de meus autores prediletos (Bocio, Buda, Epicuro, Epiteto, Han Ryner, Marco Aurlio e Sneca). No sou o melhor nem o mais virtuoso dos homens, portanto esta no a melhor nem a mais virtuosa filosofia de vida. Se decidir adot-la, talvez voc possa encarar a vida com o mesmo pragmatismo e objetividade com que a encaro; talvez no. O risco todo seu. De qualquer modo, ser sempre uma escolha sua e, como tal, sua responsabilidade exclusiva. Afinal, j dizia La Bruyre: "A vida uma tragdia para os que sentem e uma comdia para os que pensam." Antes de examin-la, procure se lembrar de que O QUE VOC SABE NO TEM VALOR ALGUM, O VALOR EST NO QUE VOC FAZ COM O QUE SABE. De que lhe aproveita saber discutir estas teorias se no for capaz de demonstr-las em suas prprias atitudes e aes? O exemplo no a melhor maneira de ensinar, A NICA MANEIRA!

Uma Filosofia Pessoal


Escolhi "Uma Filosofia Pessoal" como ttulo, por vrias razes. Primeira - Sendo UMA Filosofia Pessoal, significa que existem outras. Segunda - Sendo Uma FILOSOFIA Pessoal, significa que no se trata da verdade absoluta, visto que filosofia a busca da verdade, no a verdade em si mesma. Terceira - Sendo Uma Filosofia PESSOAL, significa que pode atender totalmente s necessidades de mais algum. Isto claro, comecemos: Seja o que for que fao, fao-o porque justo diante de meu entendimento e no porque h algum que possa premiar-me ou castigarme na proporo de minhas aes. Ao esforo para conformar os atos de minha vida ao meu pensamento, chamo de virtude. A nica recompensa da virtude a prpria virtude. Se penso numa recompensa no sou virtuoso, pois a principal caracterstica da virtude o desapego. Creio firmemente que a virtude desapegada cria a felicidade. Aquele que tenta ser bom porque quer ganhar o cu, no bom, como a prostituta que se vende. Aquele que evita ser mau porque no quer ser condenado ao inferno, no deixa de ser mau, um covarde que se comporta porque teme. tpico do fraco colocar a responsabilidade de sua prpria felicidade sobre os ombros de alguma coisa externa a si mesmo. Os ombros favoritos so os de Deus. Convido o leitor a considerar atentamente este pensamento de Epicuro: "Deus, ou quer impedir os males e no pode, ou pode e no quer, ou no quer nem pode, ou quer e pode. Se quer e no pode, impotente: o que impossvel em Deus. Se pode e no quer pervertido: o que, do mesmo modo, contrrio a Deus. Se nem quer nem pode, bisonho e impotente: portanto nem sequer Deus. Se pode e quer, o que a nica coisa compatvel com Deus, de onde vm ento os males? Por que razo no os impede?!" De qualquer maneira no cabe aos homens julgar a Deus, pois sequer tm meios de provar sua existncia e no se julga algo que no existe. Nem perco tempo portanto, e me atenho s coisas que me pertencem e as aes que posso fazer.

Visto que impossvel ao homem conjeturar sobre a natureza de Deus, dedico minha ateno natureza que a expresso da inteligncia responsvel pelas coisas serem como so e no de outra forma. Percebo logo de incio que meus poderes sobre ela so limitados e que se no a respeito, por ela mesmo pereo. S culpa a natureza pelo que lhe acontece, aquele que baseia sua opinio num falso sistema de valores que o faz confundir o que lhe pertence com o que no lhe pertence. A morte nada significa, pois enquanto vivo ela no existe e quanto ela chega eu cesso de existir. Para mim, ser feliz viver o aqui e agora, sem apegos e sem culpa. O que me permite ser feliz minha capacidade de escolher. Han Ryner diz: "A felicidade um estado de esprito em que me sinto perfeitamente livre de todas as servides e em perfeito acordo comigo mesmo." Sneca conta: "O homem feliz aquele para quem no existe nem outro bem nem outro mal seno o bem e o mal da alma; que pratica a honestidade e se satisfaz com a virtude; que no se deixa exaltar nem abalar pelos acontecimentos fortuitos; que no conhece maior bem que o que ele prprio se pode proporcionar, para quem o verdadeiro prazer o desprezo do prazer." Epicuro afirma: "Nunca cedo nem tarde demais para cuidar de si mesmo; aquele que diz que ainda cedo ou que tarde demais para filosofar, est dizendo que ainda no tempo ou que j no d mais tempo de ser feliz. A felicidade consiste em se obter aquilo que se deseja e em evitar aquilo que no se deseja; as pessoas infelizes so aquelas que: ou no conseguem aquilo que desejam ou no conseguem evitar o que desejariam evitar. Conquiste a felicidade evitando considerar como suas as coisas que no dependem de voc." O mundo tem apenas duas espcies de coisas: aquelas que dependem de mim e aquelas que no dependem. Depende de mim apenas meu pensamento e, atravs do pensamento, gero minhas opinies, minhas atitudes, meus apegos e minhas aes. No dependem de mim meu corpo, meus bens materiais, minha reputao e tudo que no seja gerado por meu pensamento. As coisas que dependem de mim, me pertencem, so livres, nada as impede.

As coisas que no dependem de mim, no me pertencem e esto sujeitas s vicissitudes da vida. Se considero minhas as coisas que no me pertencem, sou um ladro e necessariamente serei infeliz, sofrerei, ficarei perturbado, descontente com o mundo e com os homens. Se aprendo a considerar minhas apenas as coisas que so minhas, e a considerar do mundo o que pertence ao mundo, ningum jamais ser capaz de me aborrecer, no ficarei descontente com ningum, no poderei culpar os outros por minha infelicidade, no farei coisas que sejam contra minha vontade, no terei nenhum inimigo, nem serei vtima de nenhum dano ou perda. Esforo-me para compreender estas coisas com perfeio pondo-as em prtica diante dos fatos da vida, sem me deixar influenciar pelas aparncias. Pergunto-me sempre: - Isto que est me acontecendo se relaciona com as coisas que dependem de mim ou com as coisas que no dependem de mim e, se a resposta determinar que as coisas que esto me acontecendo no so coisas que dependem de mim, aceito que nada me significam. Um antigo dilogo apcrifo que teria, segundo dizem, ocorrido entre Deus e Epiteto diz o seginte: "Teu corpo no passa de argila mas tambm te dei uma poro de mim mesmo: o poder de pensar e escolher, tomando decises sobre as coisas dos sentidos. Se no negligenciares estes poderes e neles te aplicares, jamais te vers obstado ou embaraado, jamais ters de que te lamentar, jamais ters que censurar ou lisonjear algum. Contenta-te com estas coisas." Sneca, em uma de suas cartas a Luclio, conta que Demtrio Poliocerta destruiu a cidade de Estilbao, matou sua esposa e filhos e depois lhe perguntou se havia sofrido alguma perda. Estilbao respondeu: "Todos os meus bens esto comigo. Nada perdi do que era meu." Possuo as faculdades que me permitem compreender que sou parte de um todo e que compete a mim, como parte, ceder lugar ao todo. Cabe a mim ver que as coisas que me cercam so ou isentas de impedimento, pertencendo ao domnio de minha vontade, ou sujeitas ao impedimento e dependente da vontade do mundo. No desperdio energias me aborrecendo e me preocupando com as coisas que no dependem de mim; prefiro transferir minhas energias para evitar crer que dependem de mim as coisas que dependem do mundo. Meus desejos so os limites que estabeleo para mim mesmo. Quando desejo alguma coisa limito minha capacidade de ser feliz, a minha chance de conseguir o que desejo.

Minhas averses tambm so desejos e limitam minha capacidade de ser feliz, a minha chance de me livrar daquilo que no desejo. Tanto infeliz aquele que no consegue ter o que deseja, quanto aquele que no consegue evitar aquilo a que tem averso. fcil ser feliz, basta que deseje apenas aquilo que dependa de mim e que tenha averso apenas s coisas que dependa de mim evitar. Se fao com que aquilo que desejo dependa apenas de mim mesmo, vivo livre e feliz, nada lamentando do que me venha a ocorrer e contra nada me insurgindo. Se me deixo prender pelas coisas externas, que no dependem de mim, vejo-me forosamente dependente e sujeito a impedimentos; tomome escravo daqueles que tm poder sobre o que desejo; serei necessariamente injusto por reclamar mais do que me pertence. Nada afeta o que me pertence. As nicas perturbaes que podem me atingir so formadas pela minha opinio. Tudo quanto existe mudar dentro de um instante e no mais existir. O UNIVERSO MUTAO, A VIDA OPINIO. A NICA VERDADE IMUTVEL QUE TUDO MUDA. Por exemplo, se gosto de um vaso, procuro me lembrar que gosto de uma coisa que se quebra e quando se quebrar, no sofrerei. Quando inicio qualquer ao, examino a que natureza pertence. Se vou tomar um nibus procuro me lembrar do que costuma acontecer num nibus: algumas pessoas se acotovelam; outras falam e riem alto; umas correm na frente e tomam o lugar de outras; existem cobradores mal-educados; outros que roubam no troco; motoristas que arrancam antes que eu suba, ou antes que eu tenha tempo de descer completamente. Assim, pois, constato que, se minha inteno tomar o nibus, estou sujeito a todas essas coisas (no dependem de mim) e que, se eventualmente elas me acontecerem, isso no me impedir de conservarme em harmonia com as circunstncias. Quando surge algum contratempo recordo imediatamente que foi minha inteno andar de nibus conservando meu pensamento em harmonia, e que no o manterei em harmonia se me aborrecer com as coisas que acontecem. A realidade nunca chega a mim como ela , antes passa pelos meus sentidos e o que vejo dela a exata proporo do que meus sentidos me permitem ver. Mesmo o que meus sentidos percebem no chega at mim porque tem antes que passar pela interpretao de minha mente. Assim, sendo percebo que o que sei da realidade minha interpretao da realidade.

No so pois os acontecimentos da vida que me perturbam, e sim as opinies que formo a respeito desses acontecimentos. Se me torno infeliz, triste ou perturbado, no culpo a ningum por isso, mas somente a mim mesmo e a minhas opinies. No me orgulho de qualidades que no me pertencem. Se me orgulho dizendo: "- Tenho um belo carro.", estou me orgulhando de algo que pertence apenas ao carro. O que meu ento? O saber apreciar a beleza que vejo, pois o que depende de mim. No desejo que as coisas aconteam segundo minha vontade (afinal elas no dependem de mim); a no ser na exata proporo do que depender das coisas que dependem de mim. Como quero continuar a ser feliz, aprendo a aceitar as coisas como vierem. A doena um impedimento para meu corpo (que no me pertence), mas no para minha opinio. Observando a vida percebo que as coisas se impedem umas as outras, mas no so empecilhos a mim. Em face de qualquer acontecimento pergunto-me quais as foras que possuo e que podem ser utilizadas eficientemente nessas circunstncias. Quando me habituo a pensar e agir assim, as aparncias das coisas perdem a capacidade de me conduzirem infelicidade. O mundo me empresta certas coisas, mas como no fazem parte das coisas que me pertencem nunca sero realmente minhas. Nunca perco nada, apenas devolvo ao mundo. Meu filho morreu? Ele foi devolvido. Minha mulher me abandonou? Ela foi devolvida. Minha casa foi tomada? Bem, no isso o mesmo que devolvido? "Mas quem a tomou no presta!", voc me dir; mas eu lhe digo: "a mim, que importa se as mos pelas quais o mundo que me deu essas coisas, as retome?" Quando o mundo me d alguma coisa eu a uso, mas como algo que no meu, como fazem os hspedes de uma estalagem. Se espero que minha mulher, meus filhos e meus amigos vivam para sempre, estou desejando que me pertenam coisas que no me pertencem. Quando encontro algum chorando porque o filho mudou para longe ou morreu, cuido para que minha imaginao no faa com que eu perceba o fato erroneamente. Percebo imediatamente que no o que ocorreu que entristece essa pessoa, porque o que a entristece a opinio que ela formou a esse respeito.

Percebo tambm que essa pessoa no dedicou parte de sua vida a criar uma filosofia pessoal que a sustentasse, e portanto no aprendeu a enfrentar essa situao. Assim sendo, procuro agir com caridade e concordar com ela e a consolar, mas mantendo-me atento para no permitir que a dor dela contamine a ideologia que me dar apoio em circunstncias semelhantes. Quando algo de ruim me acontece, penso desta maneira: "Nenhuma das coisas que esto me acontecendo podem me afetar; talvez possam afetar este corpo, as posses materiais que o mundo me emprestou, minha reputao, a esposa que me foi dada, os filhos que me foram dados, mas nada me afeta a menos que eu o permita." No tenho a presuno de ser respeitado pelos demais, pois isso no me pertence. No espero receber considerao dos demais, pois isso no me pertence tambm. Sei que no possvel permanecer fiel aos meus princpios e ao mesmo tempo ter a pretenso de ser amado e estimado pelo mundo. No me aborreo com as pessoas, porque se pretender que elas no me aborream estarei pretendendo que elas no cometam erros, pensem da forma certa e adotem as atitudes certas e nada disso me pertence. Se desejo que meus desejos no sejam desapontados, isso est em meu poder, pois basta que queira aquilo que possa ter. S senhor de si aquele que capaz de dar ou tirar aquilo que capaz de dar ou tirar. Aquele que procura a liberdade perfeita no deve desejar nem recusar nada que dependa dos outros ou perder sua liberdade e se tornar um escravo. Todo aquele que jamais se envolve numa luta que no possa vencer, invencvel. Mesmo que algum me injurie, me provoque ou me soque, jamais conseguir me causar mal, porque o mal est na maneira com que considero estas coisas. Se algum me provoca, sei que minha opinio a respeito de mim mesmo que me provoca. Se algum me ofende a opinio que tenho a respeito de mim mesmo que me ofende. No permito que as coisas que vm de fora (e portanto no dependem de mim), me entristeam ou me tomem infeliz. Mantendo-me dentro destes princpios, controlo a mim mesmo e me torno capaz de ser feliz. Ao adotar a busca da sabedoria como minha meta de vida, sempre soube que seria ridicularizado pelos que so incapazes de avaliar a profundidade desses conhecimentos.

Mas a opinio dos outros no me pertence, portanto no me perturbo com esses preconceitos. Contento-me em buscar a sabedoria, no quero parecer sbio e nem ser tomado como sbio. Ningum consegue me desconsiderar pois no depende de mim as opinies dos outros. Apenas eu posso me considerar e me honrar, pois apenas a minha opinio me pertence. No h lugar em mim para a inveja e o cime, pois tolice pretender ter as coisas que no me pertencem. Melhor que ser um general ou um presidente, ser senhor de mim mesmo, e isso s possvel me desapegando de todas as coisas que no dependem de mim. Mesmo que queira ajudar a meu prximo, nada posso fazer para ajud-lo, pois nada do que lhe possa dar pertence a mim ou a ele. Sabendo o que me pertence e o que pertence ao mundo noto que jamais poderei dar aos outros alguma coisa que eles j no possuam. Visto que depende de mim apenas minha opinio e visto que minhas atitudes e aes dependem de minha opinio, percebo que existem aes que dependem de mim e aes que no dependem de mim. Depende de mim portanto a deciso de conquistar bens materiais para mitigar as necessidades das pessoas que amo e de meu prximo. Mas o fato dessas aes dependerem de uma deciso minha no significa que tenha a obrigao de faz-las, pois no pertencem nem s pessoas que amo nem ao meu prximo as aes que me pertencem (que eu posso fazer). Que procuram as pessoas que amo e meu prximo? Minhas posses? Meus esforos? Ou preferiro eles um amigo modesto, mas sincero? Se me respondem argumentando que s serei um bom pai e um bom cidado se produzir riquezas para o engrandecimento de minha famlia e de meu pas, lhes responderei que o engrandecimento das famlias e das ptrias se faz pela soma da integridade de seus membros, e que traz muito maior proveito sociedade um s cidado honrado mesmo que de posses modestas, que muitos cidados cheios de posse mas corruptos. Se de alguma forma eu ceder na aplicao destes princpios, estarei colocando nas mos dos outros a minha felicidade. Compreendo que ao utilizar esta filosofia no me permito usar certos recursos que poderiam me trazer coisas que no me pertencem e, por agir assim, no serei avaliado pelos demais em p de igualdade e portanto no merecerei as honras que so outorgadas pelo mundo. No elogio a ningum, no cortejo a ningum, no lambo as pessoas que esto no poder; assim sendo, no mereo dessas pessoas a mesma considerao que dedicam aos que agem dessa maneira. No pretendo, pois, conquistar as honras dos que agem dessa forma.

Afinai, se as honrarias do mundo tm esse preo, sero elas honradas? Nunca serei justo se pretender ter as coisas pelas quais no paguei. Por quanto se vende um jornal? Se algum, pagando alguns trocados, recebe um jornal e eu, nada pagando no recebo jornal algum, no posso considerar que esse algum tenha levado alguma vantagem sobre mim. Da mesma forma que esse algum tem o jornal, eu terei os trocados que no gastei. Da mesma forma, se no recebo honrarias do mundo porque no paguei por ela o preo que vale em salamaleques, cortejos e elogios. Nada me sobrou em lugar dessa honra? claro que sim: a liberdade de no cortejar aqueles a quem no desejo cortejar e a liberdade de no sofrer a insolncia e a soberba daqueles que outorgam a honraria. Para que possa manter a coerncia para com minha ideologia preciso que aprenda a medir os outros da mesma forma que meo a mim mesmo. Quando morre o filho de algum comum que se diga: "Essas coisas acontecem." Mas, quando morre seu prprio filho essa mesma pessoa dir: "Ai de mim, aconteceu-me uma desgraa!" Tenho que ser coerente e evitar agir dessa forma. No possvel que eu tenha dois pesos e duas medidas. Da mesma forma que medir o meu prximo medirei a mim mesmo. Fica fcil distinguir entre as coisas que dependem de mim e as que no dependem de mim, basta perceber que as coisas que dependem de mim so todas aes interiores e as que no dependem de mim so todas aes exteriores. So aes interiores meus pensamentos, minhas opinies, meus desejos, minhas inclinaes e minhas averses. So aes exteriores meu corpo, meus bens, minha reputao, as honras e dignidades que recebo do mundo, e todas as coisas que no so aes interiores. As aes interiores so livres em sua prpria natureza, nada pode det-las nem criar obstculos a elas. As aes exteriores, por no dependerem de mim so, j por sua prpria natureza, fracas e sujeitas a obstculos e inconvenientes que podem impedi-las. No tenho o direito de julgar o que ocorre com meu corpo e com minhas aes exteriores como fatos bons ou maus, porque no cabe a mim julgar o que ocorre s coisas que no me pertencem. Nada do que ocorre ao que me pertence pode ser bom ou mau. simplesmente indiferente. As pessoas que julgam o que ocorre com as coisas que no lhes pertencem, vivem aflitas e perturbadas, enfrentam obstculos e vivem a se queixar.

Antes de iniciar qualquer ao, examinarei a ao que a precedeu e a que se seguir, dessa forma o entusiasmo do comeo no me abandonar quando os obstculos aparecerem. Quem deseja se tornar um lutador tem que examinar atentamente as aes que precedem esse objetivo e as aes que o sucedem e, se ainda assim achar que o objetivo vale o esforo, lanar-se a ele sem esmorecer. Quem deseja se tornar um lutador tem que ingerir alimentos que no lhe agradam, tem que cortar as guloseimas e os refrigerantes, tem que treinar arduamente, faa frio ou calor, tem que se sujeitar s exigncias de seu tcnico, sejam elas agradveis ou no. Quando lutar poder quebrar as mos ou as costelas, poder beijar a poeira do cho, levar muitas pancadas e nem por isso ter vitria assegurada. Se assim mesmo ainda deseja se tornar um lutador, deve persistir nesse caminho. Mas se a pessoa tenta esse caminho sem considerar todas essas coisas, ser como um garoto que no sabe o que quer e nunca chegar a ser nada, porque a nada ter se dedicado com todo o seu propsito. As pessoas devem considerar a consistncia do assunto a que pretendem se dedicar e verificar se suas naturezas oferecem recursos para tanto. Quem quer ser um lutador tem que considerar a fora de seus braos e de suas pernas, sua agilidade e outras condies fsicas. Mesmo que voc queira se dedicar busca interior, ao autodomnio e espiritualidade, ter que ficar atento e trabalhar, haver de vencer certos apetites, abandonar a companhia de certas pessoas, no mais merecer a considerao de uns e certamente ganhar o desprezo de outros. Se eu tiver que visitar algum, previamente considerarei o que me pode acontecer; talvez essa pessoa no se encontre em casa, talvez no possa receber-me, talvez bata com a porta em minha cara, talvez finja no perceber minha presena e, se mesmo assim tiver o dever de visit-la, aceitarei o que tiver que aceitar e no direi: "No pensei que isso aconteceria comigo." Porque s um homem que no busca o autodomnio se queixa de coisas que no dependem dele. Todos os meus deveres se prendem relao de determinao que se impe sobre mim. meu dever cuidar de meu pai e suportar suas advertncias e reprimendas. Se algum disser: "Mas ele um mau pai!", responderei:

- A natureza por acaso determina que todos os pais sejam obrigatoriamente bons? A natureza determina que haja um pai para que possa haver um filho, mas isso no implica que para que haja um filho o pai tenha que ser bom. Tenho que cumprir minha obrigao em relao ao meu pai e no me cabe a tarefa de julgar as aes dele e sim cumprir minhas responsabilidades em relao quele que a natureza me determinou por pai. Mesmo que seja um mau pai, ele no poder me ferir, pois serei ferido apenas segundo minha opinio; se eu no quiser, ningum me ofender. Dessa forma atendo a minhas obrigaes relativas aos vizinhos, ao meu prximo e a mim mesmo, tratando cada qual com o respeito que a ele se deve. No perco tempo conjeturando sobre o futuro e tentando adivinhar quais os desgnios que o mundo me reserva nos dias por vir. Seja qual for o evento que me suceda, saberei como enfrent-lo pois, se no for por uma coisa que dependa de mim, no ser nem bom nem mau. Procuro, sim, evitar preconceitos, desejos ou averses, pois essas coisas me impediro de chegar percepo de que todos os acontecimentos so indiferentes, pois est em meu poder fazer deles o uso certo, o que ningum poder impedir. No deixarei a sorte decidir sobre aquilo que meu dever. Minha reputao no me pertence, pois depende das opinies de outras pessoas. Ningum senhor da prpria reputao, e por melhor que seja um homem, sempre haver algum que no o respeita e no o ama. O prprio Cristo foi trado por dois de seus apstolos; um em cada seis o traiu. No devo pretender melhor sorte. Se algum me diz que outrem fala mal de mim, dir-lhe-ei: "A pessoa que fala mal de mim no conhece todos os meus outros defeitos, seno no teria mencionado somente estes." Quando algum me prejudica ou fala mal de mim, procuro me lembrar que o faz achando que est fazendo o que certo. No devo esperar que as pessoas faam o que me parece certo e sim que faam o que parece certo a elas. Se a pessoa que me julga baseia seu julgamento numa m interpretao a meu respeito, o prejudicado ela, visto que est enganando a si mesma. Se algum julga erroneamente um fato, no o fato que se prejudica e sim a pessoa que a esse respeito engana a si mesma.

Partindo desse princpio aprendo a suportar a fofoca, que o esporte nacional do brasileiro. Todos os fatos tm dois ngulos, devendo ser manejado apenas por um desses ngulos. Se meu irmo age de forma injusta, no manejo a situao pelo ngulo da injustia que foi cometida. Prefiro manejar a situao pelo ngulo que o torna meu irmo e, lembrando-me que foi criado junto comigo e dos bons momentos que passamos juntos, saberei suportar a injustia. , preciso que eu aprenda a ver as coisas como elas so, raciocinando atravs da noo do que depende de mim e do que no depende de mim. Se algum se lava rapidamente, no devo julgar que se lava mal e sim que se lava em pouco tempo. Se algum bebe grande quantidade de cerveja, no devo julgar que age mal e sim que tem a capacidade de beber em grande quantidade. Afinal de contas, no dependem de mim as aes das outras pessoas e tambm cabem a elas as opinies que venham a formar a respeito de suas aes. Quando procedo dessa forma, baseio-me nos princpios que conheo plenamente e no nas aparncias dos fatos que presencio. Quando assumo diante da vida um papel que esteja acima de minhas foras, no s desempenho indignamente esse papel como perco a oportunidade de fazer o que posso fazer com habilidade e mrito. A proporo dos bens materiais deve ser para cada um como a medida do sapato em relao ao p. Voc dificilmente se moveria livremente se seus sapatos fossem maiores que a necessidade de seus ps. Quando me contento com pouco, no me excedo, mas se passo desse ponto, sou arrastado cada vez mais por minhas ambies at um precipcio. Da mesma forma que os adornos de um sapato podem ser to sofisticados que se perca de vista a sua funo de proteger o p, no h limites para aquilo que excede as medidas. Quando pediam a Scrates que indicasse um filsofo, ele, que era o maior filsofo da Grcia, indicava um outro, sem que por isso se sentisse diminudo. Se algum disser que no sei nada no me perturbarei com isso, afinal de contas os carneiros no mostram aos pastores quanto capim comem, mas demonstram o que comeram atravs da l que trazem sobre si. No tenho que mostrar teorias s pessoas, prefiro demonstrar, atravs de meus atos e realizaes, o que estes princpios tm feito por mim.

Mesmo quando satisfao s necessidades de meu corpo apenas atravs de frutas e hortalias, mantendo uma dieta til e sadia, no me vanglorio disso. Mesmo quando controlo minha vontade de tomar cerveja e bebo apenas gua, no digo aos outros que bebo apenas gua. Ao invs de adotar um comportamento presunoso diante dos pequenos atos de disciplina que imponho a mim mesmo, procuro me lembrar que os pobres e os miserveis, diante de suas aflies so muito mais contidos, pacientes e econmicos do que eu. Se me exercito com proveito no cumprimento destas regras, para meu proveito e crescimento pessoal e no para mostrar-me ou vangloriarme diante dos outros. Considero as privaes que imponho a mim mesmo como exerccios de autodisciplina e no como alarde diante do mundo. A palavra responsabilidade significa a habilidade de dar a resposta (resposta + habilidade). No a resposta no sentido de responder a uma pergunta e sim a resposta no sentido de reao aos fatos da vida. A maioria das pessoas acredita que so prejudicadas ou beneficiadas por causas externas, nunca por si mesmas. Aquele que procura o caminho da virtude e merece ser reconhecido como sbio, se caracteriza por esperar todo o benefcio e todo o prejuzo de si mesmo. No cabe a mim censurar ningum, louvar ningum, acusar ningum, culpar ningum e nem considerar-me como melhor que os outros, pensando que sei alguma coisa ou que sou alguma coisa. Quando alguma circunstncia me impede ou me reprime, procuro em mim mesmo as razes. Se algum me elogia, sei rir de mim mesmo por dentro e se sou censurado, no me defendo. Todos meus desejos se voltam para as coisas que dependem de mim e tenho averso apenas s coisas que no dependem de mim. Minhas emoes se demonstram livremente e no me importo se me julguem tolo ou ignorante. Acima de tudo vigio a mim mesmo como a um inimigo, pois o maior mal que me sobrevm aquele que capaz de surgir de mim mesmo. Sei que o maior lutador aquele que vence a si mesmo. Voc s se torna senhor de si quando reconhece, atravs de suas aes, que as coisas que no dependem de voc so indiferentes. Ao fazer isso voc se torna livre; ningum poder for-lo a fazer o que no quer ou impedi-lo de fazer o que quer. No ter, pois, motivos para se queixar de ningum. Procure se lembrar que o oprimido que se queixa, tem a inteno de se tomar opressor. A priso, a pobreza e todas as coisas exteriores, s conseguem diminuir a liberdade de seu corpo e de suas aes, no impedem portanto

a sua vontade se voc no adotar a loucura de pretender aquilo que no depende de voc. Os tiranos s tm poder sobre aquilo que lhe suprfluo. Se esta Filosofia lhe parecer satisfatria, aceite estas regras para si mesmo como modo de conduta e disciplina de vida, respeite-as como se fossem leis e no consinta em transgredi-las. No se preocupe com o que diro a seu respeito; afinal de contas, o que dizem faz parte das coisas que no dependem de voc. Por quanto tempo ainda vai deixar para depois a aceitao da tarefa de cumprir estas regras e viver de acordo com a razo? J conhece estes princpios, o que quer mais? Que outro mestre est esperando para responsabiliz-lo pela demora em trilhar o caminho do auto-aperfeioamento? Pare de adiar sua deciso a respeito destes princpios, pare de jogar para o futuro o incio de seus esforos ou acabar por viver e morrer como um homem ignorante. Faa com que aquilo que sua razo aponta como sendo o melhor seja para si uma lei inviolvel. Seja o que for que se apresente em seu caminho, lembre-se que agora a hora da luta e que no pode adiar mais o combate contra si mesmo. Mesmo que seja derrotado num desses combates, s ser um perdedor ou um vencedor dependendo do que aprendeu dessa derrota para usar em suas lutas futuras. Esta a batalha de sua vida, melhorar-se em cada combate, no cedendo a nada seno razo. Mesmo no sendo ainda senhor de si mesmo, procure viver como algum que almeja tornar-se senhor de si mesmo. Os homens podero lhe matar, verdade, mas jamais podero lhe ferir. Agora voc no tem nada mais a temer, pois aprendeu uma FILOSOFIA PESSOAL e sabe que a nica coisa que lhe pertence a sua vontade que forma sua opinio e atitudes diante do mundo. Aprenda a caminhar para onde o seu lugar e chegue l com alegria, porque se voc no aprender a fazer isso o destino o levar l do mesmo jeito, mas l voc chegar como culpado e mesmo que no o queira.

A Fraternidade Kung Fu
A Fraternidade Kung Fu uma instituio a servio dos praticantes e simpatizantes da arte marcial Kung Fu, cujos objetivos, em seguida relacionados, visam o desenvolvimento integral do ser humano. Nossos associados formam uma sociedade fraternal composta pela associao de pessoas interessadas no estudo e preservao dos conhecimentos filosficos e marciais do Kung Fu. Muito mais que uma arte marcial, um esporte ou uma tcnica de defesa pessoal, o Kung Fu uma maneira de viver e se fundamenta em mtodos e tcnicas capazes de influir positivamente na vida de seus praticantes, enriquecendo-lhes a existncia e contribuindo para o sucesso em todos os campos do conhecimento humano.

As Vantagens de Sua Filiao


Filiando-se Fraternidade Kung Fu voc tem a oportunidade de reorganizar a sua vida atravs de mtodos e tcnicas especiais que lhe proporcionaro os elementos necessrios para conseguir o mximo de satisfao e realizao pessoal em todas as reas de sua existncia. Voc receber uma orientao pessoal que lhe permitir transformar todos os setores de sua vida em experincias de sucesso. Independente dos estudos que tenha feito e, at mesmo se no teve oportunidade de estudar, desde que saiba ler, voc est em condies de obter todas as vantagens e privilgios de sua filiao individual e exclusiva. Filiando-se Fraternidade Kung Fu voc recebe apostilas que lhe transmitiro de forma gradual e sistemtica, preciosos conhecimentos das tcnicas fsicas e mentais do Kung Fu.

Objetivos
1 - O ensino de tcnicas marciais do Kung Fu, seu estudo atravs de cursos especialmente preparados (cursos livres na modalidade ensino distncia ou por correspondncia), de aulas ao vivo e de revises para aperfeioamento sistemtico sob a tutela de professores credenciados pela Unio Nacional de Kung Fu. 2 - A preservao dos conhecimentos ancestrais do Kung Fu, transmitidos de mestres a discpulos atravs de inmeras geraes. 3 - O auto-aprimoramento moral do praticante de Kung Fu e das pessoas que, mesmo no sendo praticantes, interessam-se pelo aperfeioamento de si mesmas. 4 - O autoconhecimento, mediante o estudo e a aplicao de tcnicas psicolgicas que permitem uma maior integrao da personalidade e consequente melhoria das relaes interpessoais.

5 - A edificao de uma vida melhor, atravs da prtica de mtodos originais centralizados no desenvolvimento dos potenciais individuais existentes em todo ser humano. 6 - O estudo das leis universais, aplicando esses conhecimentos no desenvolvimento dos diversos setores da existncia.

Os Estudos
Os estudos da Fraternidade Kung Fu so subdivididos em graus progressivos. O primeiro nvel de ensinamentos compreende o grau de postulante. o primeiro grau de Estudos Bsicos. Este primeiro nvel se desenvolve atravs de oitenta apostilas enviadas em vinte remessas que incluem, entre outros, os seguintes assuntos: Como obter flexibilidade atravs dos exerccios especiais do Kung Fu - Como construir seu prprio Moodjong - O primeiro movimento do estilo Wing Chun completo, incluindo aplicaes - As 108 tcnicas do Moodjong - O primeiro movimento completo do estilo Ch'An Tao Chuan Como usar a Espada Shaolin num Tchia Dsu completo com mais de 100 movimentos - Como fazer voc mesmo seu prprio Nunchaku - Os nomes chineses dos movimentos do Estilo Wing Chun - Os principais movimentos do Nunchaku - Como criar uma Associao de Kung Fu em sua prpria cidade, etc. A histria do Kung Fu - O templo Shaolin - Como usar o seu tempo para realizar coisas que deseja - Ensinamentos transcendentais do Budismo -Tcnicas de Disciplina e Meditao do Kung Fu antigo Segredos de Auto-Aperfeioamento e desenvolvimento pessoal - Como planejar e modificar seus objetivos de vida - A Espiritualidade Kung Fu Como Meditar - Como estabelecer metas - Lendas e Aplogos dos antigos Mestres de Kung Fu - A evoluo pessoal atravs do mtodo de Autoverificao - As tcnicas de Meditao favoritas dos chineses e tibetanos - As normas budistas dos antigos templos do Kung Fu - A Sabedoria Milenar e sua aplicao na vida diria - O Dharma, etc. Aps concluir este nvel, nossos filiados recebem informaes a respeito dos outros nveis. Para obter maiores informaes, voc pode visitar a home Page da Chinese Boxing Society / Fraternidade Kung Fu, ou escrever para: - cbskungfu@gmail.com, ou tvp@uol.com.br - Caixa Postal 442 CEP 18010-971 Sorocaba - SP Home page: http://cbskungfu.host-ed.net/

Вам также может понравиться