Вы находитесь на странице: 1из 7

RECURSO PROVA DA DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DE GOIS Q. 8 O Gabarito Oficial informa que a alternativa correta a da letra C.

C. O Recorrente considerou correta a alternativa A, mas apenas para no deixar a questo em branco, pois desde a prova considerou que no haveria resposta correta nesta. Ento a questo merece ser nulificada pela simples razo de considerar, sem indicar qualquer exceo, proibido, de forma absoluta, o ingresso de agentes estatais em escritrio de contabilidade. Assim, a falta de qualquer observao na alternativa que faa concluir pela existncia de excees a permitirem a entrada de agentes estatais no referido local, retira da alternativa a possibilidade de ser considerada correta. A alternativa C estaria correta se consignasse, por exemplo, a vedao de ingresso de agentes estatais em escritrio de contabilidade SEM MANDADO JUDICIAL. Como a alternativa nada excepciona porque sua assertiva de cunho absoluto, consistindo nisso o seu erro. Por tais razes, requer-se o provimento do presente recurso, a fim de que a questo n 08 seja declarada nula.

Q. 11 O Gabarito Oficial informa que a alternativa correta a da letra D. O Recorrente considerou correta a alternativa A. O tema contido na questo foi analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em Medida Cautelar em Ao Direta de Inconstitucionalidade n 2667, que considerou inconstitucional uma lei do Distrito Federal que autorizava a expedio de histrico escolar quele que comprovasse aprovao no vestibular, pois esta lei violava a Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei n 9.394/96). A referida Lei n 9.394/96 fruto do exerccio da COMPETNCIA PRIVATIVA DA UNIO, conforme dispe o art. 22, XXIV, da Constituio Republicana/1988 (CR/88). O STF concluiu, porm, que a competncia violada era a concorrente (art. 24, IX, da CR/88), porm, do acrdo proferido no recurso mencionado, extrai-se clara aluso agresso sofrida pela Lei n 9.394/96; vejamos: Cumpre enfatizar que a Lei distrital ora questionada fez instaurar, no mbito do Distrito Federal, uma situao anmala que desconhece o significado das diretrizes bsicas em tema de ensino como a obrigatoriedade de currculos e de contedos mnimos e a necessidade de observncia da carga horria mnima anual de 800 horas, distribudas por um mnimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar e que introduz, em claro desrespeito ao postulado da isonomia, um inaceitvel tratamento discriminatrio entre cidados brasileiros das diferentes unidades da Federao, pois, nestas, esto eles sujeitos s normas fundamentais sobre ensino e educao legitimamente editadas e concebidas, pela Unio Federal, para viger, no plano nacional, com o objetivo de assegurar, a todos independentemente de sua localizao espacial no territrio brasileiro uma formao bsica comum. E continua, asseverando que j existe, no plano nacional, a Lei n 9.394/96, que, editada pela Unio Federal, dispe sobre diretrizes e bases da educao nacional, instituindo, inclusive, em carter de regra geral, os princpios inerentes educao bsica, nos nveis fundamental e mdio (arts. 9 e 24) (negritos nossos). Muito embora o acrdo tenha concludo que a lei distrital feriu a competncia concorrente da Unio em editar normas de carter geral, na verdade, como dito acima, a agresso foi competncia privativa da Unio (art. 22, XXIV, da CR/88), pois Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional no tem natureza de normas gerais, na dico do art. 24, 1, da CR/88. Como a questo no pediu o entendimento do STF, a resposta de acordo com o que dispe a CR/88 a alternativa A; diante disso, existem duas respostas possveis questo, motivo pelo qual se

requer o provimento deste recurso com o fito de nulificar a questo n 11.

Q. 14 O Gabarito Oficial informa que a alternativa correta a da letra A. O Recorrente considerou correta a alternativa C. A alternativa A est incorreta porque diz que o Supremo Tribunal Federal CONSIDERAR A NORMA CONSTITUCIONAL (grifo nosso) a medida descrita no enunciado da questo, quando o certo seria consignar que CONSIDERAR A NORMA INCONSTITUCIONAL, pois foi este o entendimento do STF na Medida Cautelar Ao Direta de Inconstitucionalidade n 2667-4, que ainda est aguardando o julgamento de mrito, no qual o entendimento propugnado na cautelar poder ser alterado, pois no ocorreu o fenmeno processual da coisa julgada, conforme se extrai do http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2023514, eletrnico do andamento processual da referida ao. A alternativa C est correta com fulcro no art. 25, 3, da Constituio da Repblica/1988 (CR/88), que admite aos Estados, por meio de Lei Complementar, instituir regies metropolitanas para integrar a organizao, o planejamento e a execuo de funes pblicas de interesses comum. Ora, se admitido Lei Complementar de cada Estado da federao instituir as regies endereo

metropolitanas, com maior razo se tais regies forem institudas pela Constituio Estadual, que hierarquicamente superior quela. Por tais razes, requer-se o provimento do presente recurso, a fim de que seja alterado o Gabarito Oficial no que concerne questo n 08, a fim de declarar que a sua alternativa correta a letra C.

Q. 42 O Gabarito Oficial informa que a alternativa correta a da letra A. O Recorrente considerou correta a alternativa C. Da leitura do art. 51, caput e seu pargrafo nico, da Lei n 11.343/2006, o prazo para concluso do inqurito de 30 dias se o investigado estiver preso, prorrogvel pelo dobro do tempo, ou seja, pode o inqurito ser encerrado em 60 dias. Pelas mesmas regras, o inqurito policial de investigado que estiver solto poder ser concludo em 90, prorrogvel pelo dobro do tempo, ou seja, o inqurito pode ser encerrado em 180 dias. Ocorre que a alternativa A, considerada correta pelo Gabarito, subverte o raciocnio disposto na lei em comento, ou seja, o Gabarito entende que o inqurito policial deve ser encerrado com maior brevidade para o investigado solto; porm, em relao ao investigado preso, dispe que o inqurito policial poder perdurar por at 180 dias. A referida prorrogao, segundo dico dos referidos dispositivos legais, ser requerida pela autoridade policial judiciria, ouvido o Ministrio Pblico. De tudo isto, conclui-se que a nica assertiva correta e que corresponde ao enunciado a letra C. Por tais razes, requer-se o provimento do presente recurso, a fim de que a questo n 42 tenha o seu gabarito alterado para a letra C.

Q. 77 O Gabarito Oficial informa que a alternativa correta a da letra E. O Recorrente considerou correta a alternativa C. Da leitura do art. 500 do CC/02 e do art. 259, V, do CPC, conclui-se que a espcie do contrato descrito no enunciado da questo, cuja venda do imvel se fez por preo por medida de extenso, o comprador ter o direito de exigir o complemento da rea, e, no sendo isso possvel, o de reclamar a resoluo do contrato ou abatimento proporcional ao preo (art. 500 do CC/02). J o art. 259, V, do CPC dispe que o valor da causa ser o valor do contrato quando um dos pedidos for a resciso do negcio jurdico. Como o contrato prev o pagamento de R$10.000,00 por alqueire e tendo o imvel 10 alqueires, o valor da causa ser de R$100.000,00. De tudo isto, conclui-se que a nica assertiva correta e que corresponde ao enunciado a letra C. Por tais razes, requer-se o provimento do presente recurso, a fim de que a questo n 77 tenha o seu gabarito alterado para a letra C.

Вам также может понравиться