Вы находитесь на странице: 1из 12

4

1. INTRODUO
Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o perfil dos acadmicos cadastrados no banco de dados do Centro de Integrao Empresa Escola CIEE na cidade de Cuiab Mato Grosso, verificando o porqu de existirem constantes vagas para estgio a serem preenchidas em diferentes organizaes, comparadas ao grande nmero de estabelecimentos de ensino superior em nossa capital. Se existe alguma deficincia na formao dos acadmicos, se eles esto preparados para enfrentar esse primeiro desafio do estgio e se capacitando para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Diferentes tipos de tcnicas de recrutamento e seleo so adotados quando pretendem contratar uma pessoa para preencher seu quadro de funcionrios. Tcnicas de seleo interna que tem como objetivo migrar ou promover colaboradores que j fazem parte do quadro de funcionrios, seleo externa que busca fora da instituio uma pessoa que preencha o perfil para vaga disponvel e traga novas expectativas quanto a uma forma de trabalho diferente, ou a seleo mista que se utiliza das ambas as formas ora pra motivar um funcionrio com uma provvel promoo ora pra admitir em sua empresa um colaborador que tenha uma nova viso e um conhecimento diferenciado para somar com a metodologia de trabalho da empresa. Quando de trata encaminhar estagirios para o mercado de trabalho a internet tornou uma ferramenta de grande relevncia como meio intermedirio de contrao de funcionrios, existem sites tanto das empresas que tem um espao para cadastro de currculos, como sites especializados que fazem o encaminhamento de estagirios para preencherem vagas de empregos nas instituies. No que diz respeito a encaminhado de estagirios o CIEE (Centro Integrado Empresa-Escola) uma referencia nacional, pois possui um banco de dados com aproximadamente vinte mil cadastros de estudantes para serem encaminhados a estgios nas empresas, disponibilizando mensalmente de duzentas a trezentas vagas de estgios das quais 20% no so preenchidas, segundo informaes do supervisor de unidade de operao, o senhor Ugo Subtil, responsvel pela unidade do CIEE em Cuiab. O processo simples, o estudante se cadastra no site, preenche um formulrio, e ele prprio imprime um encaminhamento para se apresentar na empresa, que disponibiliza uma vaga que atende ao perfil dos dados que ele acabara de informar no preenchimento do formulrio.

Apesar do grande nmero de faculdade que abrem todos os anos e crescem de forma questionvel, oferecendo formao superior em diferentes reas, a maioria das vagas de estgios no suprida por falta de mo de obra qualificada que atenda as necessidades das empresas. No levado em considerao somente a avaliaes de currculos ou matrias tcnicas e especificas de cursos acadmicos, mas as qualificaes pessoais, a bagagem cultural, o desenvolvimento e conhecimento pessoal que define o perfil e personalidade do profissional a ser contratado, sua liderana, comportamento proativo, boa verbalizao escrita e oral e facilidade de relacionamento interpessoal dentre outros. A m formao acadmica esta relacionada diretamente a questes scioeconmicas e segue todo um histrico que comea desde ambiente familiar, a formao do ensino fundamental, ensino mdio e ir se refletir de forma positiva ou negativa quando o estudante se ingressar na faculdade. Se o acadmico no teve uma boa base na sua educao familiar quando freqentava o ensino mdio ou fundamental, com certeza ele ter muitas dificuldades para se desenvolver ou se adaptar ao ritmo de estudo quando se ingressar no ensino superior. Quando uma empresa planeja contratar um estagirio seja por um curto perodo de tempo ou mesmo quando pretendem treinar um acadmico almejando que futuramente, aps ele assimilar o perfil de trabalho exigido, este possa seguir um plano de carreira dentro da empresa ao termino do seu curso, essa empresa foca as novas tendncias de investimentos no mercado de trabalho no s na aquisio de tecnologias, mas tambm de profissionais que detenham o conhecimento que facilitaram os desenvolvimentos da organizao.

2. DELIMITAO DO TEMA E PROBLEMATIZAO


Os acadmicos que buscam vagas em estgios no Centro de Integrao Empresa Escola no se preparam para o mercado de trabalho, no buscam qualificaes na sua rea de estudo e no desenvolvem suas habilidades pessoais para enfrentar um processo seletivo em uma empresa.

3. REVISO BIBLIOGRFICA
Os novos do processo de recrutamento e seleo envolvem a todos os setores da organizao e causam mudanas internas e externas em torno desse processo. Tais mudanas exigem adequaes das organizaes, mas tambm dos profissionais que almejam e disputam um cargo nesse mercado competitivo.
A ARH uma das reas mais afetadas pelas recentes mudanas que esto acontecendo no mundo moderno. As empresas perceberam que as pessoas constituem o elemento do seu sistema nervoso que introduz a inteligncia nos negcios e a racionalidade nas decises. Tratar as pessoas como recursos organizacionais e um desperdcio de talentos e de massa enceflica produtiva. Assim hoje se fala em Gesto de Pessoas e no mais em recursos humanos, exatamente para proporcionar essa nova viso das pessoas no mais como meros funcionrios remunerados em funo do tempo disponibilizado para a organizao mas como parceiros e colaboradores do negcio da empresa. (Chiavenato, 2006, p.34).

A internet tornou uma grande aliada no processo de recrutamento e seleo, a grande rede disponibiliza milhes de cadastrados de currculos possibilitando filtrar os melhores perfis para preencher vagas disponveis, o que torna a vida do acadmico ainda mais difcil se ele no se qualificar durante o perodo de estudo, programando e planejando seu processo de incluso no mercado de trabalho.
(...) fato que atualmente na internet existe um numero expressivo de sites de acessria de recursos humanos que fazem o recrutamento nos quais podemos disponibilizar nossos currculos para as empresas. Esses seriam os sites especializados e as prprias empresas valem-se dessa alternativa virtual. A verdade que essa poderosa ferramenta da tecnologia da informao tem facilitado bastante o andamento desse processo, encurtando cada vez mais distancias e tempo. J no possvel ignorar a grande rede. Ao contrario temos que usufruir ao mximo da nova tecnologia. Como exemplos de sites que atuam com esse propsito podemos citar dentre eles o CATHO e o CIEE. (Araujo, 2006, p. 23).

As faculdades tm um papel relevante em todo o processo de formao dos acadmicos, mas nem sempre quem deveria transmitir o conhecimento esta capacitado para desempenhar esse papel. Assim como um bom docente ir influenciar na formao de bons alunos se futuramente em bons profissionais, um mau profissional desempenhar o efeito contrrio na vida desses acadmicos.
(...) a forma como se transmite o conhecimento pode ter mais significado do que o prprio conhecimento, porque ela dependente da base material da sociedade, produzindo a conscincia dos sujeitos, na simbiose entre o coletivo

8 e o individual onde os nveis macro e micro se relacionam. No so os contedos ou as informaes que carregam as relaes sociais que geram a reproduo social ou cultural, mas a forma de transmisso, entendida como a teia de relaes de poder e de subjetividade que a permeiam. Cunha, (2001, p. 104)

Essa contextualizao ampla e complexa, envolvem fatores sociais, econmicos, bases de formao do ensino fundamental e mdio, envolvimento e participao das instituies de ensino e o interesse dos prprios acadmicos que so os protagonistas desse roteiro.

4. JUSTIFICATIVA A escolha deste tema foi a partir de uma palestra a respeito de recrutamento e seleo ministrada por um dos diretores do Centro de Integrao Empresa Escola CIEE da unidade de Cuiab, que relatava que parte das vagas de estgios que eram disponibilizadas junto s empresas cadastradas em seu sistema no preenchida por falta de qualificao dos acadmicos. As instituies de ensino superior de Cuiab ofertam ao mercado de trabalho profissionais que deveriam suprir a demanda local, o que no ocorre. Devido tamanha oferta quantitativa as exigncias quanto qualidade do perfil desse profissional tambm aumentaram e tanto as faculdades quanto os acadmicos demonstram um despreparo para lidarem com essa nova realidade. As instituies de ensino mdio usam a imagem de seus alunos aprovados em vestibulares para mensurar a qualidade de ensino e propagam tal informao como atrativo para novos alunos, as instituies de ensino superior sequer tem o controle dos seus acadmicos que foram encaminhados a estgios e tampouco os que aps a graduao ingressaram no mercado de trabalho dentro da sua rea de formao. O acompanhamento criterioso na formao do perfil dos acadmicos, no ingresso destes ao mercado de trabalho ir refletir de forma relevante quando for avaliado o nvel da qualidade do profissional que presta servios sociedade, contribuindo para a diminuio dos ndices de desemprego por falta de mo de obra qualificada o que uma realidade em nosso pas, pois existem profissionais que possuem diplomas tcnicos ou so bacharis e que no tm capacidade de exercerem nenhuma atividade no ramo de suas formaes.

10

5. OBJETIVOS
5.1. GERAL: Este projeto de pesquisa pretende constatar o despreparo dos acadmicos que concorrem a uma vaga de estgio frente a um processo de recrutamento e seleo. 5.2. ESPECFICOS: Conhecer metodologias utilizadas no processo de recrutamento e seleo de pessoas. Constatar se os profissionais responsveis por selecionar e recrutar pessoas esto aptos para tal funo. Analisar se existem muitas exigncias para a contratao de acadmicos que buscam seu primeiro emprego nos estgios em empresas. Verificar se universidades ou faculdades orientam e preparam seus alunos para o mercado de trabalho.

11

6. HIPTESES
A falta de qualificao dos acadmicos esta relacionada a fatores socioeconmicos que influenciaram diretamente na base do ensino fundamental e mdio e reflete de forma negativa no ingresso desses alunos no ensino superior. As vagas oferecidas aos estagirios em diferentes cursos no so preenchidas comparado ao grande nmero de faculdades existentes em Cuiab. As instituies de ensino no tm uma coordenadora que orienta seus alunos em atividades ou cursos extracurriculares que dariam suporte ao encaminhamento de acadmicos as vagas de estgios. Uma vez encaminhado para o estgio, no h quem acompanhe o desempenho do acadmico, sua adaptao ou mesmo os motivos de sua dispensa, caso ela ocorra.

12

7. METODOLOGIA DA PESQUISA
Este projeto de pesquisa pretende estudar o perfil dos acadmicos que concorrem a uma vaga de estagio atravs do Centro de Integrao Empresa Escola. Dentre as abordagens necessrias para o desenvolvimento ser necessrio obter a coleta das informaes atravs da aplicao de entrevistas, questionrios e se necessrio formulrios, Gil define que:
Para coleta dos dados nos levantamentos so utilizadas as tcnicas de interrogao: o questionrio, a entrevista e o formulrio. Por questionrio entende-se um conjunto de questes que so respondidas por escrito pelo pesquisado. Entrevista, por sua vez, pode ser entendida como a tcnica que envolve duas pessoas numa situao face a face e em que uma delas formula questes e a outra responde. Formulrio, por fim, pode ser definido como a tcnica de coleta de dados em que o pesquisador formular questes previamente elaboradas e anota as respostas. Como se pode verificar essas trs tcnicas apresentam muitos pontos de semelhana entre si. Por essa razo so definidas de formas diversas por alguns autores. Qualquer que seja o instrumento utilizado convm lembrar que as tcnicas de interrogao possibilitam a obteno de dados a partir do ponto de vista dos pesquisados. Assim, o levantamento apresentar sempre algumas limitaes no que se refere o estudo das relaes sociais mais amplas, sobretudo quando estas envolvem variveis de natureza institucional. (Gil, 1991, p. 52)

A partir da aplicao das tcnicas de entrevista e questionrios ser possvel elaborar procedimentos estatsticos baseados nas coletas dos dados quantitativos e qualitativos obtidos na pesquisa para interpretar de forma coerente as informaes. Ser utilizada pesquisa explicativa conceituadas por Gil, como:
Este o tipo de pesquisa que mais profunda o conhecimento da realidade, porque explica a razo, o porqu das coisas. Por isso mesmo o tipo mais complexo e delicado, j que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Pode-se dizer que o conhecimento cientfico esta assentado nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos. (Gil, 1991, p. 24)

Trabalhado em paralelo com as Pesquisas Bibliogrficas que aborda conhecimentos de livros e artigos cientficos e os Levantamentos, buscando informaes diretamente em grupos envolvido no projeto de estudo acerca do problema em questo.

13

A partir da utilizao dessas tcnicas ser necessrio realizar os processos de anlises, para elaborar uma descrio analtica de todo o contedo e de interpretao, para formular uma analogia com os estudos semelhantes que permitiram das respostas aos questionamentos de uma forma mais ampla.

14

8. CRONOGRAMA DE PESQUISA

Etapas do Projeto
Escolha do tema Levantamento bibliogrfico Leitura e Fichamento Elaborao do Projeto Execuo da Pesquisa Coleta e Anlise Redao do Relatrio de Estgio Apresentao do Relatrio de Estgio Redao da Monografia Reviso da Monografia Apresentao da Monografia

6 Semestre - 2010
ago set out nov dez jan

7 Semestre - 2011

8 Semestre - 2011

fe ab ju ag mar mai jul set out nov dez v r n o

X X X

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

15

9. REFERNCIAS (WEB) BIBLIOGRFICAS GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 3. ed.So Paulo: Atlas, 1991. Disponvel em: http://www.scribd.com/doc/35960860/13259802-. Acesso em 15/11/2010. CHIAVENATO, Idalberto. PLANEJAMENTO, RECRUTAMENTO E SELEO DE PESSOAL. Como Agregar Talentos Empresa. Editora Atlas S.A. So Paulo, 2006. 6 edio. ARAUJO, Luis Csar G. de. Gesto de Pessoas Estratgias e Integrao Organizacional. Editoria Atlas S. A. So Paulo, 2006. TORLEZI, Wagner. A M Formao de Docentes Universitrios. Publicado em 01/04/2009 no site: http://www.webartigos.com/articles/16218/1/A-MA-FORMACAODE-DOCENTES-UNIVERSITARIOS/pagina1.html. Acessado em 16/10/2010.

Вам также может понравиться