Вы находитесь на странице: 1из 97

Elda Evelina Vieira

Mensagens
Livro IX
Reflexes e poemas

1 Edio 1000 exemplares Novembro/2010

Ttulo original: Mensagens - Livro IX Desenho e layout da capa: a Autora Ttulo da obra da capa: Planeta Esperana Composio e arte final: a Autora Reviso: a Autora
Registro na Biblioteca Nacional: 504644 Livro 955 Folha 375

A energia do Amor deve permanecer em nossos coraes fazendo brilhar a nossa luz no mundo em que vivemos.

NDICE

Como um pssaro ..................... 7 Convivncia ................................. 11 Irmos na Terra ........................... 17 Livro arbtrio e evoluo .............. 23 Bons cristos ............................... 29 Proposta de um recomeo .......... 43 Respeitar as diferenas ...............53 Semeadura e colheita ................. 61 Sobre o amor ...............................71 Somos um todo nico ..................77 Um novo caminhar ...................... 81 Gratido e f ................................89

Leve flutuar ................................. 48 Misteriosa vaidade ..................... 51 Luar e sonhar .............................. 59 Sentir e se dar ............................. 67 Doao ........................................ 70 Planeta esperana ...................... 75 Sou .............................................. 83 Ser e viver ................................... 87

Algumas dificuldades nossas vidas surgem como pssaro.

em um

Ao longe parecem pequenas e suaves, quando se aproximam ficam maiores. Sobrevoam nossa volta suavemente at que um dia resolvem pousar em nossos ombros e sentimos o seu peso, ainda que de forma suave.

Com o tempo podem at mesmo fazer um ninho e criar filhotes, ficam maiores e mais pesadas. Precisamos estar atentos e no deixar que chegue at esse ponto. Amigavelmente devemos observ-las, ouvir o seu canto, perceber a sua mensagem e depois deixar que retomem o seu voo, ficando somente a sensao de t-las tido e o aprendizado que porventura tenham nos proporcionado.

Estamos imersos em um mar csmico. Nele h energias criadoras que nos possibilitam refazer nossos propsitos e criar novos caminhos. Sintamos essa fora e deixemos novos horizontes se abram para nos levar luz.

Quando nos sentimos ss, sem coragem e vencidos ... chegou a hora de buscarmos a f dentro de nossos coraes e orarmos. A f e a prece realizam maravilhas em nossas vidas quando permitimos que Deus conduza nossos passos.

10

O relacionamento entre as pessoas algo extremamente difcil. Esto envolvidos muitos fatores que interpem obstculos para uma fluncia melhor nas trocas de emoes, na exposio de interesses, at mesmo daqueles que no dizem respeito somente a um dos indivduos envolvidos. Esses obstculos se originam, certamente, em vivncias anteriores que, por trazerem uma carga de experincias negativas, limitam nossa

11

capacidade de oferecer a outrem o nosso amor, compreenso. Normalmente temos receio de sermos criticados, de vermos frustradas tentativas de aproximao e, por isso, na maioria das vezes no nos damos oportunidades que poderiam resultar em ricos momentos de evoluo e crescimento pessoal. Inmeras so as vezes em que, antecedendo uma abordagem de nosso interesse, apresentamos a ns mesmos provveis problemas a surgirem, criando uma barreira sem nos permitir, sequer, a oportunidade da tentativa. Somos seres que vivem em sociedade. No temos vocao para uma vida solitria, exceo de muito poucos. Precisamos trocar emoes.

12

O tato essencial para nossa sobrevivncia saudvel. Temos que trocar carcias, no necessariamente fsicas, pois, o olhar expressivo o bastante para transmitir toda uma carga de emoo, de carinho; as palavras carregam uma fora de comunicao importantssima. Precisamos aprender a utilizar todo o nosso potencial de expresso, trabalhando nossos limites, medos e, principalmente, nossa excessiva exigncia com nossos prprios padres de comportamento que impedem a naturalidade na forma de nos expormos perante o mundo ou at de faz-lo em sua forma mais simples. Alm de aprender a melhorar nossa postura com relao aos limites que fomos incorporando no decorrer de nossas experincias com o outro,

13

seria muito bom que pudssemos estar atentos possibilidade de tambm sermos geradores de limites, medos e obstculos em outras pessoas. Assim, seria excelente colocarmo-nos na condio de observadores tentando sempre oferecer aos outros o que de melhor temos em nosso interior. Abrir canais cada vez maiores de comunicao, fazendo fluir nossa emoo de forma cada vez mais edificante para nosso desenvolvimento pessoal e do grupo a que pertencemos.

14

A mensagem que Jesus, o Cristo, nos deixou foi de uma vida de total doao e de intenso amor por todos ns, desde antes e por toda a eternidade.

15

Faamos de nosso caminhar uma experincia de paz, de luz e de encantamento.

16

Florestas imersas na grande amplido dessa Terra. Nossas irms, companheiras de evoluo, por certo. Engano pensar que esto simplesmente a ornar Ambiente que nos envolve, sensibilizando o nosso olhar. So Seres especiais que sentem e emitem o amor.

17

Energia que flui e pulsa ao nosso redor. Quando sofrem pelas transgresses de muitos e tantos Ficam caladas a pulsar dor e amargor. E ns, seus irmos de caminhada, Simplesmente nos deixamos seguir, Pois no sabemos sentir essa dor, Esse amargor, insensveis ao seu clamor. Precisamos buscar no fundo de nossa alma O amor que nos permite encontrar o nosso Ser. Assim sentiremos a essncia desse conviver, Na paz do amor que nos supre e acalma.

18

Olhemos para esses Seres por seu verdadeiro valor. Sintamos a sua energia a pulsar, deixemos que seja de amor, Em resposta ao que venhamos a lhes oferecer, Proteo, gratido, tudo o mais que esto a merecer De ns, seus irmos e companheiros, desse movimento ... de viver.

19

Sinta a vibrao das cores em seu corao e permita que a energia de cada uma delas promova as mudanas necessrias ao seu bemestar, a renovar foras e proporcionar vitalidade.

20

Sempre h como renovarmos nossos propsitos. Quando percebemos que precisamos mudar, o processo se inicia e podemos sentir o movimento no Universo a nosso favor.

21

Sentirmo-nos envolvidos por energias curativas e estarmos disponveis para recebermos os benefcios que elas podem oferecer ... ... assim devemos estar todos os dias para uma vida saudvel e produtiva, principalmente para a realizao de nossos sonhos.

22

Eu considero esse tema muito interessante e til para os estudiosos de doutrinas reencarnacionistas. Digo isso porque aqueles que acreditam que o processo de salvao est calcado na evoluo do esprito tm como premissa o aprendizado, o buscar a observao dos seus erros e, consequentemente, a corrigenda, a reforma ntima que permitir alavancar o seu progresso espiritual. Precisamos ter conscincia da importncia de nossas atitudes nesse

23

processo, de saber que de nossos atos resultam compromissos que devem ser resgatados, se inadequados ou contrrios Lei de Deus; ou fortalecidos, se estiverem de conformidade com essa mesma Lei. Em assim procedendo, estaremos a caminho da elevao espiritual que deveremos almejar. Cumprindo a Lei, agindo de conformidade com os ensinamentos do Mestre, Jesus o Cristo, estaremos verdadeiramente cumprindo nossa jornada em direo ao to esperado e desejado patamar de elevao espiritual. Muitas vezes buscamos ajuda espiritual sem nos esforarmos no bem-proceder e queremos receber o auxlio sem nos colocarmos como merecedores, nem mesmo at como

24

Seres comprometidos com a busca da elevao moral e espiritual. A espiritualidade maior a todo momento tenta nos envolver com sentimentos de amor, de esforo no sentido do aprendizado e da elevao, mas ns muitas vezes nos fechamos e no ficamos disponveis a receber essa ajuda. No entanto, queremos ser ajudados, carregados no colo, sem esforo, sem disciplina e determinao na busca pelo comprometimento com a reformulao de valores, atitudes etc. Em um dos livros da coleo A Saga dos Capelinos, de Albert Paul Dahoui (Editora Heresis), h uma passagem de que gosto muito pela fora do seu contedo. Menciona ali o autor que um grupo de mensageiros da espiritualidade, aps longas e exaustivas tentativas de

25

auxlio a algumas pessoas, leva a questo a seus superiores levantando a hiptese de serem autorizados a prestar uma ajuda mais efetiva quelas sob sua tutela. Sugeriam eles a alternativa de poderem tomar essas pessoas pelas mos impedindo que elas reincidissem nos mesmos erros que cometiam h vrios anos, qui vrias encarnaes. Seus superiores, guisa de alertar esses mensageiros para tal procedimento, esclarece que nesse caso, tomando seus orientados pelas mos e impondo-lhes as atitudes que entendiam mais adequadas, no permitindo que agissem conforme suas prprias vontades, esses mensageiros estariam agindo como se meros obsessores. Deixo aqui essa reflexo que reputo de suma importncia para o nosso caminhar.

26

Deixe que o seu corao mostre a voc o seu caminho, mas no tenha pressa. H o momento de esperar e o momento de agir. O movimento da vida sbio e precisamos aprender a observar e compreender.

27

A essncia da salvao est na prtica dos ensinamentos do Mestre; no exerccio do aprendizado conquistado; em seguir inteiramente o exemplo da vida de Jesus, o Cristo.

28

Os bons cristos so aqueles que: - cumprem a lei da justia; - depositam sua f em Deus; - tm confiana no futuro; - sabem que as dificuldades da vida so oportunidades de aprendizado; - fazem o bem pelo bem, imbudos do esprito de caridade e amor ao prximo;

29

- encontram satisfao nos benefcios que espalham; - so bons, humanos e benevolentes, sem qualquer discriminao ou preconceito; - respeitam a crena e o direito de escolha do outro; rancor; - so indulgentes com as fraquezas alheias; - estudam suas prprias imperfeies e trabalham no sentido de venc-las; - no se envaidecem de seus valores materiais ou talentos; - usam de forma til os bens que lhes foram emprestados na existncia fsica; no alimentam dio ou

30

- se em posio de comando, tratam seus subordinados com benevolncia e bondade; como subordinados, compreendem seus deveres e procuram cumpri-los bem; - respeitam os direitos dos seus semelhantes, como quer ver respeitados os seus. Os bons cristos so aqueles que, em no detendo todas essas qualidades, se esforam em possulas trilhando no caminho a que elas conduz. Reconhece-se o verdadeiro cristo pela sua transformao moral e pelos esforos que emprega para domar suas ms inclinaes. O verdadeiro e sincero cristo aquele que j domina melhor a sua

31

relao com a matria e tem uma percepo mais clara do que o espera no futuro. Os princpios evanglicos fazem vibrar mais forte o seu corao e sua f mais consistente e firme. Ele mais sensvel ao que ocorre sua volta e tocado pelo amor que sente pelo prximo. Devemos compreender, no entanto, que aceitar e internalizar de forma plena o Evangelho ainda no para todos, pois cada um de ns est em um patamar diferente no processo evolutivo. Alguns ainda tm muito fortes os laos com a matria. Eles sentem dificuldade em modificar o seu modo de vida, mas j percebem um pequeno raio de luz e buscam nos ensinamentos um caminho. No entanto se detm mais nos aspectos

32

dos fenmenos decorrentes da relao com o plano mais sutil do que com a essncia dos ensinamentos, por isso lhes exigir mudanas profundas no comportamento. Ainda assim importante que eles j comecem a refletir sobre os princpios evanglicos. o primeiro passo que os levar adiante no processo de aprendizado e busca pela perfeio que Deus espera de todos ns. Esse caminhar constante. Como cristos precisamos no s nos comportar dentro dos princpios evanglicos. Faz parte da nossa jornada, como espritos j de alguma forma esclarecidos e comprometidos com os ensinamentos do Mestre, compartilhar o conhecimento que j conseguimos alcanar. Precisamos assumir o

33

nosso papel de evangelizadores, de propagadores do Evangelho. Como disse o Cristo ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. No entanto, esse trabalho deve ser feito com amor. Precisamos ser compassivos ao levar os ensinamentos aos nossos companheiros de caminhada. O compartilhar deve ser feito com carinho e respeito pelo estgio evolutivo individual. Cada um de ns tem a sua prpria forma de percepo, limites de aceitao e cada esprito est em seu prprio grau de desenvolvimento e compreenso. Precisamos estar atentos s nossas atitudes. Muitas vezes pensamos estar agindo de forma crist com relao ao prximo quando queremos impor a eles a mensagem

34

de Jesus ao falar sobre o Evangelho. Queremos impor-lhes conceitos e exigir-lhes comprometimento com o que ainda no lhes possvel compreender e muito menos ainda cumprir. o nosso lado impositivo que, acreditando conhecer e saber tudo o que convm, quer exigir do prximo atitudes que consideramos mais adequadas e exigveis daqueles que pretendem abraar os ensinamentos do Mestre como meta de vida. Devemos nos lembrar de que nem sempre o querer poder. Estamos em nveis diferentes de conhecimento, de evoluo, seja intelectual ou espiritual; temos nossas prprias limitaes em compreender as mensagens evanglicas e mais ainda de aplic-las em nossas vidas.

35

Devemos reconhecer que cada um tem o seu prprio tempo para aceitar e assumir novos caminhos que, no caso dos ensinamentos do Cristo, eles nos exigem mudanas muitas vezes radicais em nossos valores, conceitos, atitudes e at mesmo pensamentos. As mudanas ocorrem de forma gradual, muitas vezes lenta, pois cada um tem o seu prprio movimento e devemos saber respeitlo. Uma das caractersticas do verdadeiro cristo a de ter a capacidade do no julgamento; a de respeitar os direitos dos seus semelhantes, suas crenas e direito de escolha. Todos temos nossos momentos de aceitao plena do

36

exerccio dos ensinamentos do Mestre. Devemos ser compreensivos ao perceber no outro as dvidas e os desacertos. nosso dever compartilhar o que j conseguimos amealhar durante nossa jornada. Levar ao prximo os ensinamentos do Cristo que j conseguimos compreender e internalizar em nossas vidas. No entanto, no temos o direito de impor ao outro um modo de vida a que ele ainda no est preparado, ainda no tem condies de assumir. Devemos orientar e passar. Devemos levar o Evangelho do Cristo queles que ainda no o conhecem e seguir adiante em novas frentes de trabalho, deixando a cada um a opo de escolha e de aceitao. A cada um o seu prprio momento de ter a capacidade de compreenso e

37

assuno dos ensinamentos como propsitos de vida. Como na Parbola do Semeador, quando semeamos os ensinamentos cristos precisamos compreender que eles podem cair nos mais diferentes terrenos. H os infrteis e at mesmo pedregosos, so as pessoas que ainda no esto preparadas para receber o Evangelho. Em outros, os ensinamentos so como sementes que so comidas pelas aves que nos rondam os caminhos. Podem at mesmo cair em terrenos onde logo brotam, mas no conseguem criar razes e falecem por falta de alimento e cuidado, quando algum recebe o Evangelho, mas no se exercita e no procura sedimentar o aprendizado. Por fim, podem cair no solo frtil daqueles que j esto preparados

38

para receber a Boa Nova e ali brotarem sadias e produzirem frutos. Enfim, devemos buscar o nosso caminho de evoluo e trabalho aprendendo, compartilhando e respeitando o prximo em qualquer circunstncia. Procuremos exercitar o aprendizado objetivando a reforma ntima, reformulando nossos valores, buscando a transformao moral. Termos como meta ser melhores hoje do que fomos ontem e almejar sermos melhores amanh, todos os dias.

39

A dvida saudvel enquanto instrumento propulsor da busca pela verdade.

40

Alar voos e descortinar novos horizontes pode ser s um sonho, mas nada impede que tentemos realiz-los. Precisamos, to-somente, ter a certeza de que esse realmente o nosso desejo e depois traar planos para seguir em frente e atingir nossos objetivos.

41

Queremos voar, conquistar novos espaos, novos horizontes. Precisamos descobrir nossas asas e faz-las cumprir sua misso. Fechemos os olhos e busquemos a imagem de onde queremos chegar. Depois ... s ir at l e usufruir daquilo que buscamos em nossos sonhos.

42

Como normalmente programamos nosso recomeo? Qual o sentido de tentar o recomeo com os mesmos objetivos sem avaliar bem o que queremos e como alcanar nossa meta? imprescindvel que tenhamos uma proposta antes de tudo.

43

Fazermos uma avaliao do que tivemos, das experincias vivenciadas. O que foi bom e queremos manter? O que queremos mudar? Ser que o melhor para nossas vidas? Ou simplesmente estamos teimando em querer, apesar de sempre tentarmos e no conseguirmos? Algumas vezes temos que tomar decises rpidas, sem tempo para grandes reflexes. No entanto, na maior parte das vezes temos a oportunidade de parar e meditar sobre nossas propostas, nossos objetivos. Normalmente so essas decises as mais importantes que temos a tomar. Assim, deveremos ter um carinho muito especial nesse

44

momento para aproveitar bem a oportunidade e tentar fazer direito nossas escolhas. Apesar das dificuldades, devemos fazer de nossas vidas uma oportunidade para sermos felizes. Precisamos mudar a nossa disposio pela vida. Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem que precisam sofrer para evoluir, para crescer espiritualmente. Na realidade o que precisamos de oportunidades de aprendizado e normalmente essas oportunidades vm acompanhadas de dificuldades, porque muitas vezes ainda no conseguimos aprender sem ter que enfrent-las. Mas no acredito que precisamos sofrer e nem devemos sofrer. Precisamos sim compreender

45

que qualquer que seja a dificuldade, ou a dor, ela o nosso instrumento de aprendizado e crescimento espiritual, e para que seja efetiva em nossas vidas precisamos estar conscientes da sua importncia e apreender o ensinamento que ela nos proporciona. Sofrer no aceitar ou compreender que a dor nosso instrumento de evoluo. Quando nos conscientizamos da sua importncia no nosso processo de crescimento no sofremos, muito pelo contrrio, ficamos gratos pelo aprendizado que ela nos oferece.

46

A energia criadora surge de dentro de ns. Somos fonte de luz, de amor e de realizao. Precisamos direcionar essa energia de forma a transformar o mundo nossa volta tornando-o reconfortante e prazeroso para todos ns.

47

Sentir o toque do vento A suave assoprar Fazer doce esse momento Flutuar e sonhar Seguir ao sabor dos sonhos E faz-los realizar Caminheiro em caminhos Viver, viver e amar

48

A verdadeira caridade no se expressa com bens materiais. Ela se realiza com a doao de si mesmo, com boas palavras, gestos pessoais de conforto e estmulo aos que se acham em sofrimento e dificuldade.

49

A vida como um grande labirinto. Temos que encontrar os caminhos, desviarmo-nos dos obstculos, meditar, refletir, interagir com a energia que nos envolve e ... enfim ... chegar ao final com o sentimento de ter encontrado o que procurvamos.

50

Que sentimento esse A nos levar por caminhos tristes Onde nos esquecemos do que somos Que sentimento esse A nos provocar pesadelos Quando deveramos ter apenas sonhos A beleza do que somos na essncia No profundo de nosso Ser Deve ser o que importa Para a vida ser prazer

51

A beleza pode estar na suavidade e delicadeza das formas, na exuberncia das cores, mas s nos conectamos com a verdadeira beleza quando o nosso olhar faz conexo com o amor em nossos coraes.

52

A paz esteja com voc. importante que busquemos conectar-nos com as necessidades daqueles com quem convivemos, principalmente com relao s pessoas que se colocam em nossas mos em confiana. Entre as necessidades podemos incluir tambm as dificuldades e as fragilidades.

53

Quando buscamos a ajuda de algum uma das principais condies a confiana que depositamos nelas e, nesse caso, esperamos ver respeitada essa confiana. muito difcil para algum que est frgil, seja fsica, emocional ou espiritualmente, perceber que a relao de confiana foi quebrada, desrespeitada. Ela se encontrar ainda mais frgil do que inicialmente e, dependendo da intensidade dessa fragilidade, podemos lev-la a srios transtornos. Muitas vezes temos tal convico de que estamos certos no que fazemos, acreditando que a amplitude do nosso conhecimento nos credencia a aplic-lo indiscriminadamente, que no percebemos estar avanando no

54

direito do outro de no querer, no concordar. Sejamos sensveis o bastante para ver o outro como um Ser que tem o direito de escolher o seu tempo e lugar, mesmo sabendo que o que pretendemos oferecer a ele possa ser a soluo para eventual problema. As pessoas devem ter o direito de fazer suas prprias escolhas. Caso o caminho que escolha seja o mais longo para atingir determinado objetivo, saibamos que as variveis que esse caminho venha a lhe oferecer pode proporcionar maravilhosas oportunidades de aprendizado de que esteja necessitando naquele momento em suas vidas. Cada um de ns tem o seu prprio momento e experincias para alcanar a sua evoluo. importante

55

que respeitemos o momento e a condio emocional e espiritual de cada um. Amar querer o melhor para o outro, tambm respeitar compreendendo que temos a eternidade para acertar os nossos caminhos e atingir nossos objetivos.

56

H expressar.

vrias

formas

de

se

Em qualquer uma delas devero estar presentes o amor, o respeito, a beleza e a harmonia. S assim teremos um mundo melhor para viver.

57

Sei que posso sonhar, deixar minha mente navegar pelo espao infinito. Buscar a beleza, a paz, a inocncia e a harmonia ainda que em remota estncia. Pois assim mantenho minha alma viva em constante busca pelo ideal e pelo amor.

58

Olho o cu Sinto o luar Deixo-me sonhar e navegar Pelo espao A flutuar, pensar, sentir A energia a me envolver O amor a se expandir E eu, simplesmente ... deixar-me ir

59

Busque a beleza caminhos por onde passa.

pelos

No importa se h dores ou dificuldades, pois se h cores e beleza o caminhar ser mais suave e prazeroso.

60

Ultimamente tenho me lembrado de uma das histrias na vida do Chico Xavier. Um amigo conversando com ele dizia que no entendia bem algumas coisas que ocorriam em sua vida. Sempre se dedicava ao trabalho no Centro que frequentava; empenhava-se nas obras de caridade, trabalho espiritual; procurava fazer sempre o bem e, mesmo assim, sua sade estava sempre frgil, no conseguia ter uma

61

vida financeira equilibrada, sua famlia por vezes se encontrava em dificuldades. Por outro lado, observava seu vizinho que estava sempre a aproveitar a vida, tinha uma tima casa, carro do ano e coisas assim. No tinha projetos de ajuda aos necessitados, muito pelo contrrio. Ele queria entender a razo de tudo isso. O Chico muito calmamente comentou que eles deveriam ser gratos a Deus por tudo isso, pois eles - o Chico e o amigo - j estavam colhendo os frutos da semeadura, mas o vizinho ainda s estava plantando. Muitas vezes ns encaramos nossas dificuldades fsicas, emocionais, financeiras -, como fatores negativos em nossas vidas. Acreditamos at, por vezes, que

62

estamos sendo penalizados por nossa maneira de pensar e de agir. Procuremos no desqualificar nossas dores e obstculos que a vida nos apresenta. So oportunidades preciosas de aprendizado. Deveremos nos recolher e meditar sobre o que precisamos perceber, nesses momentos, que possa nos proporcionar valiosos ensinamentos sobre como estamos conduzindo nossas vidas. O recolhimento muitas vezes necessrio para que tenhamos condies de nos observar melhor, com a nossa sabedoria interior. Oramos a Deus, nosso Pai, pedindo que nos retire as dores, as doenas, as dificuldades, enfim, e no refletimos sobre o que elas representam em nossas vidas. Todos os segmentos cristos, ou at mesmo outras religies no

63

crists, mas que acreditam em um Deus de puro amor, so unnimes em pregar que o Pai sabe o que melhor para ns, sempre. Ele s quer o nosso bem e espera de ns a busca pela perfeio, pelo entendimento de Sua mensagem, Seus ensinamentos. No entanto, apesar de dizermos isso todo tempo, na verdade queremos encontrar solues que atendam aos nossos anseios; pedimos que nos sejam oferecidas condies de conforto e bem estar, seja material, emocional ou fsico. Raramente refletimos sobre o que exatamente aquilo que pedimos possa nos proporcionar de oportunidades de evoluo espiritual. Somos imediatistas, queremos usufruir do agora. Ns nos esquecemos de que somos espritos eternos e, por isso, viveremos por toda a eternidade. O

64

agora nada em relao ao tempo que temos frente. Cada instante desse agora deve ser oportunidade de busca pelo aprendizado. a semeadura para um porvir de elevao moral e espiritual. Devemos nos preparar para a colheita segura, produtiva, profcua. O orar a Deus deveria ser uma busca pelo nosso equilbrio interior, pela mansido, pela capacidade de prosseguir a jornada de forma segura; conectar-se com a energia do amor e sentir-se envolvido pela luz que emana do Pai; disponibilizar-se de forma plena para receber o que for melhor para nossas vidas, o que s Ele sabe e pode nos proporcionar. Queremos o ter agora, mas no refletimos sobre o ser todo o tempo e para sempre. Nossas vidas deveriam ser um equilbrio entre o ter e o ser,

65

priorizando-se o ser e buscando o ter que nos proporcione o caminhar seguro e tranquilo. Amar a Deus, antes de tudo, ter a conscincia plena do Seu poder, do Seu amor e da Sua misericrdia. Amar a Deus querer alcanar a beleza espiritual que Ele espera de ns. Amar a Deus sentir-se em conexo plena com Sua energia e Sua luz. Amar a Deus perceber-se envolvido pelo Seu imenso poder e intenso amor. Amar a Deus verdadeiramente acreditar que podemos alcanar a beatitude que o Amado Mestre Jesus, o Cristo, tentou nos mostrar com o seu exemplo e disse sermos capazes de alcanar.

66

Os olhos precisam dizer O corao precisa sentir As mos precisam se dar E ns ... o viver Dizer o que quer Sentir o amor Se dar sem pedir Viver para amar

67

Olhos nos olhos Dizendo-se o que sente Sem palavras Corao palpitando Pedindo, querendo Mos se procurando Querendo sentir A vida esperando O dizer O sentir O amor O se dar

68

No h como no se emocionar com a percepo da beleza e a exuberncia das cores. Criar em meditao e expressar sentimentos deve ser a busca de todos ns. o compromisso com o sonho que existe em cada um.

69

Expandindo a sua luz Fazendo o bem ao seu redor o caminho de amor Que a Deus conduz. Esteja sempre o seu corao A emitir essa energia sua forma de doao Levando aos outros a alegria.

70

H momentos em que precisamos refletir melhor sobre o amor. Muitas vezes entendemos como amor a emoo que nos envolve ao nos aproximarmos de algum e sentir a necessidade de estar de forma constante ao seu lado e usufruir do que ele pode nos oferecer. Ficamos receptivos aguardando a doao a nosso favor.

71

Em outros momentos, queremos sentir que somos imprescindveis, como tambm acreditamos que a pessoa amada seja imprescindvel para as nossas vidas e que no saberamos viver sem sua companhia. H tambm oportunidades em que queremos exclusividade, pedimos ateno prioritria em detrimento de outras pessoas que tambm fazem parte da vida e das emoes da pessoa que nos especial. Ser que esse sentimento amor ... amor verdadeiro? Eu no creio. Amor verdadeiro para mim aquele sentimento que nos traz paz, tranqilidade. Permite um convvio pleno, em harmonia.

72

Sentimento que no exige, respeita. No impe, compreende. No escraviza, liberta. No cobra, fazse doao. querer o bem de todos e ter prazer na alegria, na realizao, no bem-estar e no progresso do ser amado. No apagar-se em favor do outro como muitos pensam, verdadeiramente sentir-se pleno quando percebe que o ser amado encontrou o seu caminho e deix-lo seguir a sua prpria jornada, independente de ser essa jornada em sua companhia, ser solitria ou em companhia de outrem. compreender que cada um tem o seu prprio momento, o seu prprio tempo de realizao e progresso.

73

estar feliz vendo o outro feliz. Sei que ainda estamos muito longe de atingir essa plenitude, mas devemos compreender que precisamos caminhar nessa direo se queremos sentir o verdadeiro amor em nossos coraes.

74

Navegar pelo Universo, Sentir a paz na imensido, sonhar com o corao, estar no Cosmos imerso. Encontrar um especial lugar, Onde possa ficar e se entregar. esperana de viver pleno de f, E envolto na energia de amar.

75

Devemos buscar a esperana de um mundo melhor e nunca nos deixarmos abater por meros obstculos que nos surjam. H momentos que so muito especiais para a busca de coragem, f e determinao

76

No Universo formamos um grande mosaico. Somos partes que se completam e, apesar de mantermos nossas prprias caractersticas e singularidades, formamos um todo nico. Estreitamente interligados, tudo o que fazemos implica em reflexos incontestveis para todas as partes.

77

Estamos todos integrados por um mesmo oceano de energia. Por estamos imersos nesse campo energtico e por estarmos integrados totalmente a esse conjunto de seres e elementos, precisamos tomar conscincia da nossa responsabilidade para com esse ambiente de que fazemos parte. Tudo o que emitidos, seja atravs de aes ou ondas do pensamento, de alguma forma interfere no ambiente que nos cerca e afeta as pessoas, seres e elementos. Somos nico. Tomemos como exemplo o nosso prprio corpo. Quando uma simples clula est doente, todo o nosso corpo sofre. Enquanto no identificamos a origem e no parte de um todo

78

corrigimos ou tratamos a causa do desequilbrio, nosso corpo sofre as conseqncias desse desequilbrio. Assim tambm o meio ambiente de que fazemos parte. Precisamos descobrir de que forma estamos participando do desequilbrio da Natureza e procurarmos uma maneira de corrigir nossas aes.

79

Amar significa desprendermonos das amarras do ego e libertarmos o que h de mais perfeito e belo em cada um de ns.

80

sempre muito importante ns nos conscientizarmos da necessidade que temos de aprender. Quando nos dispomos a aprender damos o primeiro passo, reconhecemos nossas limitaes e irrigamos o nosso Ser com uma energia criadora impulsionado-nos para novas descobertas e abrimos novos horizontes.

81

Para que nos disponibilizemos a um movimento novo em nossas vidas preciso que queiramos alterar o nosso caminhar permitindo-nos novas direes e oportunidades.

82

A vagar, devagar, Sentindo meu eu. Que eu? Qual eu? No sei. exatamente a Que paro e penso ... Como sou? Quem sou? Sou agora. Sou passado. Ou at futuro, quem sabe?

83

Misturo tudo. Sou o antes, o agora e o depois. Mas sim, e da? O que sou? Emoes. Matria. Mente pensante. Ou tudo, um todo. Sentir, pensar, ser. E da, que mais sou? Algum querendo ser. Algum querendo estar. Algum querendo amar. Algum querendo ... Sim, e da? Querendo o qu?

84

Procurando, quem sabe? Procurando o amor. Procurando seu Ser Procurando pensar. Procurando encontrar. E da, encontrar o qu? Seu amor. Seu querer. Seu pensar. Encontrar o seu Ser. E assim responder. Quem sou. O que sou. O que quero. O que procuro. Eu, um todo. Quero um tudo. Procuro me encontrar.

85

Quando abrimos nossa alma em prece encontramos a paz. Sentimos um bem-estar imenso. a f operando milagres em nossas vidas.

86

Quero buscar no meu ntimo mais profundo a razo de viver e de ser que me leve a ter paz e prazer. Quero sentir o amor Que me envolva e preencha Para que eu possa, ento, De forma plena Ser e viver

87

Devemos buscar a leveza do amor em nossos coraes e deixar que nossa imaginao v em direo a novos horizontes.

88

A gratido deve ser uma constante em nossas vidas. Nada possvel sem a anuncia do Pai. Quando imaginamos estar desamparados, no a ausncia de Deus que est acontecendo: a nossa fraqueza espiritual que no permite percebermos Sua presena e o quanto de Amor Ele tem para nos dar.

89

Deus Paz infinita. Quando permitimos Sua presena em nossos coraes e acreditamos em Seu Amor, nada poder nos esmorecer. A fora surge e nossa capacidade de realizao se intensifica. O poder do Pai to grande que no podemos alcanar sua extenso real. insuportvel para nossa mente to pequena imaginar tal magnitude. Abramos nossos coraes para o Amor e saibamos agradecer cada momento que nos agraciado. A gratido nos aquece e nos faz muito bem. Quando somos gratos, um sentimento doce e terno toma conta de ns e somos os primeiros a serem beneficiados.

90

Deus no precisa da nossa gratido, ns que precisamos saber valorizar os benefcios recebidos e sermos gratos. Quando somos gratos e deixamos Deus entrar em nossos coraes, abrimos nosso caminho para o novo, tiramos a nvoa que no nos permite enxergar nossos objetivos, revigoramos nossas foras, e a vida comea a mudar. Ponha sua vida nas mos de Deus e abra seu corao para o Amor. Permita que Ele lhe mostre o seu caminho e acredite no Seu poder de realizao. A Paz do Senhor esteja com todos.

91

Devemos conhecer a importncia de mantermos nossos corpos envolvidos pela energia mais pura. Quando nos sentimos envolvidos pela vibrao de Deus em ns a cura se faz e a vida se abre para novas realizaes.

92

H uma intensa necessidade, em cada um de ns, de buscar a libertao, a felicidade, a alegria de viver e a perfeio de ser. Para que realmente consigamos realizar esse sonho que existe em nossos coraes precisamos nos empenhar na grande mudana interior e preencher nosso Ser de paz, pureza e amor. a transmutao da nossa atual forma de ser para encontrar o Ser ideal que existe em cada um de ns.

93

Outros livros da Autora


Renascendo do Amor Litteris Editora e Bookess Editora - experincias espirituais. Mensagens Livro I Mensagens Livro II Mensagens Livro III Mensagens Livro IV Mensagens Livro V Mensagens Livro VI Mensagens Livro VII Mensagens Livro VIII Prece

94

- Reflexes sobre o tema e algumas oraes Palavras para o Corao - mensagens Anjos do Corao e da Felicidade
(tambm no formato DVD)

- uma forma carinhosa de falar sobre algumas virtudes que devemos buscar em nossas vidas. Um Novo Caminhar Bookess Editora - mensagens e quadros da autora Imagens e Mensagens - quadros da autora e textos para reflexo

95

www.eldaevelina.com elda@eldaevelina.com Caixa Postal 6125 CEP 70749970 Braslia (DF)

96

Вам также может понравиться