Вы находитесь на странице: 1из 51

1

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA ESTFANY DA ROCHA FELTZ

O MARISCO NA ALIMENTAO DOS MARICULTORES DE GANCHOS DO MEIO, GOVERNADOR CELSO RAMOS-SC Relatrio de Pesquisa

Balnerio Cambori 2009 II

ESTFANY DA ROCHA FELTZ

O MARISCO NA ALIMENTAO DOS MARICULTORES DE GANCHOS DO MEIO, GOVERNADOR CELSO RAMOS-SC

Relatrio de Pesquisa apresentado disciplina de Elaborao de projeto do Curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itaja - Centro de Educao Balnerio Cambori. Orientao: Professor MsC Wilton Carlos Cordeiro.

Balnerio Cambori 2009 II

SUMRIO 1. INTRODUO............................................................................................................6 1.1 OJETIVOS.......................................................................................................7 1.1.1 Objetivo geral...................................................................................7 1.1.2 Objetivos especficos........................................................................7 1.2 PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS.....................................................7 1.2.1 Populao investigada.....................................................................7 1.2.2 Pesquisa de levantamento...............................................................8 1.2.3 Amostragem.....................................................................................8 1.2.4 Local de realizao da pesquisa.....................................................9 1.2.5 instrumento de investigao.........................................................10 2. REFERENCIAL TEORICO.....................................................................................11 2.1 GASTRONOMIA BRASILEIRA..................................................................11 2.2 GASTRONOMIA DO LITORAL CATARINENSE.....................................13 2.3 MARISCO......................................................................................................14 2.3.1 Biologia do marisco.......................................................................15 2.3.2 Marisco em Santa Catarina..........................................................16 2.3.3 Mtodos de produo....................................................................16 2.3.4 Receitas com marisco....................................................................17 2.4 DADOS DE PRODUO.............................................................................17 2.5 GOVERNADOR CELSO RAMOS...............................................................19 3. ANLISE DOS RESULTADOS..............................................................................22 3.1 OS MARICULTORES DE GANCHOS........................................................22 3.2 CULTIVO E VENDA DOS MARISCOS.....................................................23 3.3 CONSUMO DOS MARISCOS.....................................................................25 4. RESULTADOS..........................................................................................................28 REFERNCIA...............................................................................................................30 APNDICES...................................................................................................................33 APENDICE A: Roteiro de entrevista...............................................................................34

ANEXOS............................................................................................................................37 ANEXO A: Receitas de mariscos, pesquisadas em livros e sites.......................................38 ANEXO B: Receitas com mariscos, fonte entrevistados....................................................43

LISTA DE FIGURA Figura 1: Enseada dos Ganchos...........................................................................................9 Figura 2: Marisco perna-perna...........................................................................................14 Figura 3: Diferenciao entre machos e fmeas.................................................................15 Figura 4: Produo comercializada por Santa Catarina nos ltimos anos..........................18 Figura 5: Produo comercializada por municpios............................................................19 Figura 6: Mapa de Governador Celso Ramos.....................................................................20 Figura 7: Grfico da faixa etria dos maricultores..............................................................23 Figura 8: Grfico de cultivo do Marisco, na enseada dos Ganchos....................................24 Figura 9: Grfico dos compradores de marisco..................................................................24 Figura 10: Grfico da forma de venda dos mariscos...........................................................25 Figura 11: Grfico da freqncia de consumo do marisco nos Ganchos do Meio.............26 Figura 12: Grfico da freqncia de consumo do marisco no Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora..................................................................................................................26 Figura 13: Grfico de comparao das preparaes com mariscos nos Ganchos...............27

1 INTRODUO

O trabalho proposto visa identificar as diferentes formas de preparo do marisco, entre as famlias de pescadores que cultivam o molusco na comunidade de Ganchos do Meio, em Governador Celso Ramos. Fazendo tambm uma comparao com os moradores das comunidades vizinhas, Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos. Atravs de pesquisas bibliogrficas sero abordados assuntos referentes ao tema deste trabalho, o consumo do marisco. Desde as diferentes influncias culturais da gastronomia brasileira e no litoral catarinense, at a definio de mariscos, dados sobre a produo catarinense do molusco e algumas receitas onde aparece como ingrediente principal. Alm disso, o trabalho abordou brevemente a histria do municpio de Governador Celso Ramos, local de realizao da pesquisa. Atividade muito antiga no mundo a maricultura passou a ser introduzida em Santa Catarina a partir de 1989, com o cultivo da espcie nativa da regio o marisco Perna perna. Desde ento o estado o responsvel por 90% da produo do mexilho no Brasil. Isto devido s caractersticas Climticas e geogrficas de Santa Catarina. Tais como, as reas protegidas, compostas por baas e enseadas, entre elas a enseada dos Ganchos, onde foi realizada a pesquisa. Alm das pesquisas bibliogrficas baseadas em contedos de livros, sites e projetos de pesquisas acadmicas, foram realizadas 17 entrevistas com produtores de mariscos das comunidades de Ganchos. Foram compostas por oito entrevistados residentes nos Ganchos do Meio, cinco em Ganchos de Fora e trs no Canto dos Ganchos. Essas entrevistas tiveram o propsito de descobri se os maricultores consomem o que produzem em suas residncias. Observou-se tambm de que maneira preparado o alimento. Por meio da avaliao e compreenso das mesmas, foi possvel obter uma viso, ainda que restrita, sobre o consumo e comercializao do marisco (Perna perna) nas comunidades de Ganchos. Ao final foram apresentados comentrios e sugestes, visando uma contribuio para a evoluo do tema estudado O MARISCO NA ALIMENTAO DOS MARICULTORES DE GANCHOS DO MEIO, GOVERNADOR CELSO RAMOS-SC. Pois em relao ao consumo de mariscos entre os produtores dos Ganchos, descobriu-se que baixo e que tambm no h uma diversidade nas receitas com o mexilho nas comunidades.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo Geral

Identificar as diferentes formas de preparo do marisco entre as famlias de pescadores que cultivam o molusco na localidade de Ganchos, municpio de Governador Celso Ramos.

1.1.2 Objetivos Especficos

Buscar referncias sobre o tema estudado; Elaborar uma ferramenta para coleta dos dados da pesquisa; Selecionar uma amostra entre os produtores de marisco de Ganchos, Governador Celso Ramos Santa Catarina; Entrevistar os produtores de marisco nesta localidade; Reunir receitas com marisco, praticadas pelos entrevistados.

1.2 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

O projeto de pesquisa ser desenvolvido com base em pesquisas bibliogrficas, utilizando como material de incremento da atual pesquisa o contedo de livros, sites, projetos de pesquisas acadmicas, alm de entrevistar famlias de pescadores da localidade de Ganchos do Meio em Governador Celso Ramos.
A pesquisa bibliogrfica procura explicar e discutir um tema ou um problema com base em referncias tericas publicadas em livros, revistas, peridicos etc. Busca conhecer e analisar contribuies cientficas sobre determinado tema. (MARTINS E LINS, 2000, p.29).

1.2.1 Populao Investigada

Sero realizadas entrevistas com trabalhadores do setor da pesca e maricultura juntamente com as suas famlias. J que a atividade quase sempre realizada por todo grupo familiar.

Residentes no municpio de Governador Celso Ramos, nos bairros dos Ganchos de Fora, do Meio e Canto dando mais nfase aos moradores de Ganchos do Meio. As comunidades juntas somam 69 produtores de mariscos, sendo esses, nove nos Ganchos do Meio, 23 no Canto dos Ganchos e 37 nos Ganchos de Fora. Estes trabalhadores possuem entre 20 a 65 anos (GOVERNADOR CELSO RAMOS, 2009)

1.2.2 Pesquisa de Levantamento

O presente trabalho se enquadra como estudo de levantamento de dados, de um grupo. Que segundo SANTOS (1999 pg 26) a pesquisa de levantamento busca informaes diretamente com grupos de interesses a respeito de dados que se deseja obter.
Neste tipo de pesquisa, os fatos so observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles. Isto significa que os fenmenos do mundo fsico e humano so estudados, mas no manipulados pelo pesquisador (ANDRADE, apud FILLUS 2009, pg. 7).

No caso avaliado sero os maricultores que por sua vez consistir em investigar e obter as informaes da utilizao, formas de preparos e receitas com os mariscos produzidos por eles mesmos. Tentando estabelecer ligaes entre as receitas das famlias avaliadas, buscando diferentes formas de preparo que possam ser introduzidas no mercado ou perceber que as formas utilizadas nas casas no so diferentes do que se encontrado nos bares e restaurantes.

1.2.3 Amostragem

A pesquisa ser realizada na comunidade de Ganchos do Meio, em Governador Celso Ramos e como nesta comunidade existem apenas oito produtores de marisco, no h a necessidade de fazer uma amostragem, todos os maricultores participaram do inqurito. No sentido de obter uma um imagem mais ampla da questo deste trabalho, resolveu-se estender o mesmo s comunidades vizinhas, Canto dos Ganchos e Ganchos de fora. Devido aos limites impostos pesquisa, convencionou-se que seriam entrevistados oito produtores distribudos entre estas comunidades. Este nmero no aleatrio, foi escolhido, pois permite

uma comparao mais equilibrada entre o local e suas adjacncias. Para manter a proporcionalidade entre as comunidades, sero realizadas trs e cinco entrevistas respectivamente

1.2.4 Local de realizao da pesquisa

Ganchos de Fora, do Meio e Canto, ou tambm denominado enseada dos Ganchos est situado no municpio de Governador Celso Ramos, na microrregio da grande Florianpolis, no litoral de Santa Catarina (Figura 1). (PRAIAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS) A pesquisa ser feita mais precisamente na localidade dos Ganchos do Meio onde est localizado a sede administrativa, os principais ncleos populacionais da costa norte do municpio alm de empresas pesqueiras da Grande Florianpolis. A praia desta localidade no prpria para o banho e nesta que as diversas embarcaes, inclusive de grande porte apropriadas para captura de sardinha, camaro e outros, atracam.

Figura 1: Enseada dos Ganchos. Fonte: Acadmico 2009.

A comunidade de Ganchos se caracteriza por guardar consigo fortes traos da cultura de seus antepassados, que teve seu incio com a vinda dos aorianos, atrados pela pesca da baleia, h aproximadamente 250 anos (CLAUDINO, 2003). O nome Ganchos provavelmente foi sido criado pela viso de trs baias consecutivas, dando cada qual o formato de um gancho. Outra hiptese devido aos ganchos tirados das rvores para transportarem os pescados, carregados nas costas. Mas h verso dos moradores

10

mais antigos que juram que o nome se deve a presena do famoso pirata "Capito Gancho" que passou pelo municpio (GOVERNADOR CELSO RAMOS, 2009).

1.2.5 Instrumentos de investigao

Alguns dados, como nomes e telefones dos produtores de mariscos do bairro de Ganchos, sero obtidos junto secretaria de pesca de Governador Celso Ramos, diretamente com o coordenador de desenvolvimento da maricultura do municpio. Neste mesmo setor tambm sero recolhidas informaes tais como, nmero de produtores de mariscos existentes no municpio e dados de produo dos ltimos anos. Sabendo onde encontrar os produtores de mariscos, ser feito contato inicial por telefone, para marcar entrevistas com eles e suas famlias. Dessa forma, mantendo um contato direto, possibilitando a interao deles com o estudo. A partir deste contato, ser possvel obter informaes de suma importncia para o presente trabalho. Toda entrevista consiste no encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes, a respeito de determinado assunto mediante uma conservao de natureza profissional entre o entrevistador e o entrevistado (MARCONI E LAKATOS, 1999). A entrevista ser do tipo estruturada, isto o entrevistador deve seguir um roteiro previamente estabelecido; as perguntas feitas aos indivduos so predeterminadas, realizada atravs de um formulrio elaborado. O motivo da padronizao das perguntas obter dos entrevistados respostas que possam ser comparadas, aps a realizao da entrevista com todos (IDEM, 1999). No sentido de ordenar a entrevista desenvolveu-se um roteiro de entrevistas, (Apndice A) com o objetivo principal de identificar as diferentes formas de preparo do marisco entre as famlias de pescadores que cultivam o molusco. No roteiro tero perguntas abertas e fechadas. As perguntas abertas permitem aos entrevistados responder livremente, possibilitando investigaes mais profundas e precisas. J as perguntas fechadas so aquelas que o entrevistado escolhe uma resposta entre duas ou mais opes (MARCONI E LAKATO, 1999). Uma vez definida a configurao da pesquisa, faz-se necessrio buscar subsdios tericos para embasar o conhecimento sobre o marisco e sua utilizao na alimentao dos moradores dos Ganchos.

11

2 REFERENCIAL TERICO

A alimentao um forte componente cultural e uma forma de conhecer uma determinada populao. Apesar da globalizao da alimentao, ainda possvel encontrar alimentos que caracterizam uma determinada populao. O marisco (Perna perna) um alimento consumido regularmente pelas populaes litorneas desde a pr-histria (FERNNDES, 2004) e hoje em dia vem se tornando uma fonte de renda importante em algumas regies, incluindo a o litoral de Santa Catarina. O presente trabalho tem por objetivo identificar os diferentes modos de prepara do marisco entre as famlias de pescadores que cultivam o bivalve1 na localidade de Ganchos, municpio de Governador Celso Ramos. Para responder a este tema ser apresentada uma sntese da gastronomia brasileira, buscando o foco na gastronomia do litoral catarinense. O marisco, tipos de cultivos, os modos de preparaes e a sua importncia para a economia e para a gastronomia, tambm esto contemplados neste captulo.

2.1 GASTRONOMIA BRASILEIRA

No Brasil, a gastronomia varia muito de um lugar para outro, justamente por sua vasta extenso territorial e colonizao. Representada por uma variedade enorme de ingredientes, sabores, utenslios e tcnicas utilizadas. Esta diversidade est diretamente ligada origem da populao de cada regio do pas. Cada regio ou estado tem suas preferncias, e para as mesmas receitas sempre a um modo de preparo, um ingrediente diferente. Desde o descobrimento do Brasil at os dias de hoje, diferentes imigrantes, que vindo para o Brasil, trouxeram muito de suas crenas, culturas e hbitos, que de certa forma contriburam para formao dos nossos costumes. Entre os diversos aspectos culturais a gastronomia foi uma contribuio importante. Desse modo cada imigrante que veio para o nosso pas trouxe sua preferncia alimentar. Cultura brasileira formada por basicamente trs grupos os indgenas, europeus e africanos. Todos contribuindo bastante para formao dos hbitos do brasileiro (FERNANDES, 2002).
1

Diz-se do fruto ou concha que tem duas valvas (MICHAELIS, , 2008 , pg 127).

12

Os indgenas eram profundos conhecedores do que a natureza oferecia, usaram muito bem dos recursos da caa, pesca e coleta, explorando os ingredientes naturais ao mximo, grande caracterstica dessa culinria. Sua influncia marcante, desde os utenslios de cozinha (pilo e as cumbucas de cermica), alguns alimentos, como milho, frutas nativas e, principalmente, a mandioca, que acabou se tornando um dos alimentos mais importantes da culinria brasileira. De acordo com Fisberg (2002 pg 138): As primeiras literaturas sobre alimentao indgena documentam algum cozido, muito assado, pimenta em quantidade, guisados, sopa, raro sal e ausncia de frituras, alm da utilizao de inhame e sementes Ao desembarcarem no Brasil, os recm-chegados europeus, em especial os portugueses, comearam as primeiras trocas gastronmicas da culinria brasileira. Foram apresentados ao milho, batata-doce, ao car, s pimentas e a mandioca. Aprenderam com nativos, algumas formas de se consumir certos alimentos e tambm algumas tcnicas de coco. E tambm implantaram a sua cultura no pas como o uso de especiarias e do acar, alm de outros produtos, como o feijo e a batata. Contribuiram com modos de preparo, confeccionar, temperar e conservar alimentos, alm de seu vasto conhecimento em doaria.
A culinria portuguesa o resultado de uma intensa viagem em busca de novos mundos e que ao longo da histria tornou-se muito mais do que isso. Um recurso no qual foram reunidos produtos, aromas, idias e combinaes que logo souberam aplicar, com imaginao e graciosidade a uma gastronomia que funde de forma surpreendentemente slida, suas razes nas tradies culinrias da terra, a nasce uma cozinha de ar familiar, que se nutre tanto do trabalho nos foges humildes quanto nas frmulas desenvolvidas no calor das cozinhas palacianas (MEDINA, 2005, p.59).

Dos africanos, alm das tradies dos costumes, adquire tambm a habilidade na preparao das receitas. Foi atravs do camdombl que influenciaram a nossa culinria, pois os deuses dessa religio so apreciadores da boa mesa. Pratos como o xinxim de galinha, caruru, acaraj e vatap, so alguns dos pratos que so oferecidos esses deuses.
Os negros eram proibidos de cultuarem seus deuses, e a forma encontrada de manter sua crena foi o preparo das oferendas para as refeies dos senhores. Este aspecto talvez caracteriza como maior legado da cultura africana (FISBERG, 2002, p.318).

Os negros introduziram na culinria brasileira, ingredientes como a pimenta-malagueta, o leite de cco, o quiabo e o dend. Eles tambm difundiram nas ruas os gostos pelos quitutes e quitandas que produziam. Enfim, a culinria africana pequena, mas forte e fez valer os seus temperos, a sua maneira de cozinhar (FERNANDES, 2002). Pode se observar que a culinria nacional bastante diversificada e formada por cozinhas regionais. No Brasil as influncias foram muitas, comeando com os indgenas, portugueses,

13

africanos, italianos, alemes, poloneses, entre outros povos vindos da Europa. A partir da colonizao e dos ingredientes aqui encontrados, passou a existir diversas adaptaes e variaes de receitas podendo ser encontrado os mesmos nomes para preparaes totalmente diferente do Sul ao Norte. Com essa divercidade surgiu s cozinhas tpicas; sertaneja, nordestina, caipira, tropeira, mineira, gacha, da fazenda, catarinense, litornea entre outras, que formam hoje a gastronomia brasileira (BOTELHO, 2005).

2.2 GASTRONOMIA DO LITORAL CATARINENSE

A gastronomia catarinense to variada quanto diversidade tnica do seu povo. Tem caractersticas prprias, que a tornam um diferencial a mais na escolha do roteiro. Devido sua colonizao, pode-se apreciar as cozinhas germnica, italiana, portuguesa, campeira, entre tantas outras, em ambientes tpicos que favorecem a degustao, como estncias serranas, cantinas italianas, restaurantes de cho batido no litoral e chcaras na rea rural (SANTA CATARINA, 2009). A culinria do litoral catarinense possui grande influncia dos colonizados aorianos e portugueses, ela fundamentada em peixes e frutos do mar. Por sua vez, na regio dos Caminhos dos Prncipes e no Vale Europeu Catarinense principal ncleo da colonizao dos alemes prevaleceu o consumo da carne suna, regada pelas cervejas artesanais produzidas na regio. E por todo o estado se encontra cantinas tpicas italianas, com suas preparaes tpicas. Voltando ao litoral do estado, o ttulo de maior produtor de ostras e mariscos do Brasil, atrai visitantes de todo o mundo para as fazendas marinhas e restaurantes beira-mar, que oferecem os peixes e o os moluscos em preparaes irresistveis (GUIA PARA PROFICIONAIS DE TURISMO, 2009). Santa Catarina possui 561,4 quilmetros de litoral. Um paraso para quem busca belas praias e o contato com a natureza. Esta regio tem relevo recortado, com baas, enseadas, manguezais, lagunas e mais de quinhentas praias. Por estas caractersticas tm-se excelentes condies tanto para a pesca, como para a maricultura. As principais cidades do litoral catarinense so Florianpolis, So Jos, Laguna, Imbituba, Itaja, Balnerio Cambori e So Francisco do Sul. A pesca e o turismo so atividades econmicas marcantes regio litornea do estado (SANTA CATARINA, 2009).

14

O litoral catarinense tem um jeito aoriano. Os imigrantes aorianos vieram em busca do leo de baleia e fundaram cidades como Barra Velha, Piarras, Penha e Governador Celso Ramos. E com isso as cidades litorneas tm grande parte de seus costumes devido colonizao aoriana, que influenciou profundamente a sua gastronomia. Percebido na utilizao dos produtos caractersticos, tais como: farinha de mandioca, doces a base de ovos, pescados e frutos do mar com nfase na ostra e no marisco, entre outros (IDEM, 2009).

2.3 MARISCO

A maricultura a designao ampla para a prtica de cultivar espcies marinhas, a qual envolve o cultivo de algas, camares, crustceos e peixes, moluscos, incluindo os mariscos. No Brasil, no mbito da maricultura, o cultivo de moluscos marinhos possui maior representatividade por meio da produo de ostras e mariscos (EPAGRI, 2004). Atualmente, a atividade da maricultura se desenvolve em quase todo o litoral catarinense, o qual j se destaca como principal produtor de moluscos cultivados no Brasil, superando 85% da produo nacional (SILVA, 2007). Em Santa Catarina so cultivados os mariscos denominados Perna-perna, que so moluscos bivalves da famlia Mytilidae2 eles so nativos da prpria regio catarinense (Figura 2). O marisco Perna-perna uma espcie nativa do continente africano. Encontrada desde as regies tropicais no norte da frica, at as subtropicais na frica do Sul (FERNANDES, 2007).

Figura 2: Marisco Perna perna. Fonte: MALAQUIAS, 2007.


2

Caracterizam-se por apresentar organismos de grande importncia como fonte de alimento (SANTOS, 1982)

15

2.3.1 Biologia do marisco

Como a espcie cultivada no estado nativa, as sementes, medindo entre um e trs centmetros, so obtidas a partir de estoques naturais, ou seja, nos costes. Aps a sua fase larval, os mariscos se fixam a uma base rgida, ali passam as etapas de sua metamorfose, at sua fase adulta. O tamanho mdio adulto do perna-perna de cinco a oito centmetros de comprimento, podendo atingir 14 cm de comprimento e trs de espessura ( GALVO, 2004). Como animais gregrios, formam os chamados bancos de mexilhes. Ficando temporariamente ou permanentemente submersos na zona entre mars. Esses organismos so filtradores, alimentandose de fitoplnctons3 e partculas de matrias orgnicas em suspenso (MALAQUIAS, 2007) Quanto reproduo dos mariscos, estes animais so uma espcie diica4, com uma proporo sexual de um para um, ou seja, para cada fmea h um macho. Sua fecundao externa, produzindo e eliminando na gua grandes quantidades de gametas, esse processo ocorre o ano todo. A diferenciao entre machos e fmeas possvel atravs da colorao das gonadas5 (Figura 3), na qual os machos apresentam uma colorao branco-leitoso e as fmeas vermelhoalaranjado (MARQUES, 2007).

Figura 3: Diferenciao entre machos e fmeas. Fonte: www.rogeriosilveira.jor.br, 2009.

Conjunto dos organismos aquticos microscpicos que tm capacidade fotossinttica e que vivem dispersos flutuando na gua ( GEOCITIES, 2009). 4 Forma de reproduo em que os sexos se encontram separados em indivduos diferentes (MICHAELIS, 2008, pg 302). 5 So os rgos do sistema reprodutor onde so produzidos os gametas (KNOOW, 2009)

16

2.3.2 Marisco em Santa Catarina

Devido s caractersticas climticas e geogrficas de Santa Catarina. Tais como, as inmeras reas protegidas, compostas por baas e enseadas, a costa litornea catarinense tem se destacado como uma regio excelente para o cultivo de moluscos. Mais somente no ano de 1989 que Santa Catarina comeou a introduzir o cultivo de mariscos Perna perna a nvel de produtores. E a partir de 1990 j apareceram os resultados com crescente viabilidade na produo dos moluscos no estado. E desde ento, o estado destaca-se como o maior produtor nacional de mariscos cultivados, somando 90% da produo brasileira de mariscos (PAULILO, 2002). A maricultura no estado desenvolvida de modo geral, artesanalmente por pescadores e micro empresas. A produo, na sua maioria, comercializada in natura no mercado local (mercados pblicos, peixarias, restaurantes e consumidores), e outra parte comercializada no mercado nacional, atravs de empresas que apresentam a certificao de Inspeo Federal (EPAGRI, 2009).

2.3.3 Mtodos de produo

Entre os diferentes mtodos de cultivos dos mariscos no mundo, devido as caractersticas dos nossos ambientes, espcies e dos padres artesanais dos produtores, so utilizados em Santa Catarina os seguintes mtodos (FERREIRA, 2006 e MALAQUIAS 2007) : Sistema suspenso fixo do tipo varal: Geralmente praticados em locais rasos, com mar calmo e prximo a costa ou praias com fundo areno-lodoso. So utilizados materiais como bambu ou tubos de PVC, preenchidos de concretos. Os varais so construdos com estacas enterradas no fundo, com outras na parte superior colocadas paralelas superfcie da gua, onde so amarradas as cordas ou lanternas de cultivos Flutuante: so os espinheis e as balsas. So os sistemas mais empregados no cultivo comercial. Utilizados em locais mais profundos, normalmente locais abrigados e com correntes baixas a mdias. So empregados sistemas de fixao, como ncoras, para manter as estruturas presas ao fundo. Esses sistemas requerem maiores investimentos

17

de implantao e manuteno, porm no apresentam dificuldade ao manejo e permitem cultivar em lugares mais afastados das praias e costes. Esses sistemas de produo esto fazendo com que aumente o consumo do marisco. Este no um fato particular do litoral catarinense, pois como pode se notar este produto utilizado em diferentes culinrias pelo mundo a fora, como pode ser visto nas receitas a seguir.

2.3.4 Receitas com mariscos

Os mariscos so alimentos usualmente consumidos nas regies litorneas. Eles tem uma grande importncia nutricional, por serem fontes alimentares de protenas e de minerais e com baixos teores lipdicos e calricos (PEDROSA E COZZOLINO, 2001). Existem diversas receitas com o mexilho com diferentes mtodos de coco. Podendo ser eles: fritura rasa ou por imerso, no vapor e escalfado. A coco dos mariscos pode ser feita com a concha ou sem a utilizao dela, variando de receita para receita. Desde as mais simples receitas como: marisco ao bafo, ou seja, cozidos no vapor e Marisco a vinagrete, passando pelas receitas tradicionais e tpicas das culturas litorneas tais como: Arroz de Marisco. Prato tradicional da gastronomia portuguesa, do qual existem diversas variaes, sendo acrescentados peixes ou camares. Mejillones fritos tpico da culinria espanhola (SENRA, 2008). Passando para as receitas contemporneas e sofisticadas, o Perna perna vem sendo utilizado por grandes chefs, como a utilizao do baby marisco pelo chef Erick Jacquim. Alm disso, est sendo utilizado como substituio de ingredientes principais em alguns pratos como Mexilho na moranga, substituindo o camaro (Anexo A).

2.4 DADOS DE PRODUO

No ano de 2008 o excesso de chuvas em Santa Catarina, gerou uma alta mortalidade de mariscos no estado, em funo da queda de salinidade da gua do mar, prejudicou a comercializao por falta de produto. Em virtudes a queda na safra de 2008, provavelmente, a de 2009 tambm ser afetada, devido mortalidade das sementes oriundas dos coletores artificiais.

18

Mesmo com as dificuldades, a produo comercializada de mariscos por Santa Catarina cresceu 7,47% em relao a 2007. Considerando o volume da produo total (Figura 4) de 10.891 toneladas (EPAGRI, 2009).

Figura 4: Produo comercializada por Santa Catarina nos ltimos anos. Fonte: www.epagri.rctsc.br, 2009.

Durante o ano de 2008, os municpios de Santa Catarina que mais se destacaram na produo de marisco foram (Figura 5): Palhoa, com 5.299 toneladas, representando 48,65% da produo estadual, e Penha, com 1.596 toneladas, representando 14,65% da produo. Tendo Governador Celso Ramos como o stimo produtor do estado com 396 toneladas (IDEM).

19

Figura 5: Produo comercializada por municpios. Fonte: www.epagri.rctsc.br, 2009.

2.5 GOVERNADOR CELSO RAMOS

O municpio de Governador Celso Ramos comeou a ser colonizado no incio do sculo XVIII, pelos imigrantes aorianos, atrados pela pesca de baleias (Figura 6). Entre 1740 e 1742, foi instalado um ncleo de captura e industrializao de baleias, denominado Grande Armao, ou de Nossa Senhora da Piedade. Entretanto, a decadncia da pesca da baleia, Armao da Piedade sofreu uma grande evaso de pessoas. Posterior a crescente imigrao portuguesa e o declnio da pesca foraram muitas pessoas a se mudarem para o povoado de Ganchos, hoje atual sede do municpio e para povoados vizinhos, que cresceram com as unidades fazendeiras que contavam na poca (GOVERNADOR CELSO RAMOS, 2009).

20

Figura 6: Mapa de Governador Celso Ramos. Fonte: www.litoraldesantacatarina.com, 2009.

A emancipao do povoado de Ganchos deu-se em seis de novembro de 1963. Anteriormente, pertencia ao municpio de Biguau. Somente a partir de 1967, passou a ser chamado de Governador Celso Ramos (IDEM). Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), atualmente o municpio possui, 12.175 habitantes; e uma rea de 93km (BRASIL, 2007). Desde os primrdios de sua colonizao Governador Celso Ramos tem como fonte principal o desenvolvimento pesqueiro. Embora no s vivendo da pesca, pois outras atividades eram desenvolvidas aqui, a pesca sempre despertou mais interesse, at porque, um municpio litorneo. Sabendo que ainda aproximadamente 70% da populao viva direta ou indiretamente da pesca, existem apenas quatro indstrias do processamento e conservao do pescado (GOVERNADOR CELSO RAMOS, 2009). Com uma produo de 396 toneladas de mexilhes (marisco), o cultivo constitui uma grande atividade econmica do municpio. Atualmente ele o stimo produtor do estado, sendo

21

que no ano de 1998, chegou a ser o segundo maior produtor e de 1999 at o ano de 2006 ele ocupou a terceira posio. So 300 pescadores e cerca de 3.000 pessoas que direta ou indiretamente atuam nesse trabalho (EPAGRI, 2009).

22

3 ANLISE DOS RESULTADOS

A anlise dos resultados a etapa mais importante da pesquisa. Pois facilita a visualizao do tema proposto. Sero apresentados grficos para expor os resultados das entrevistas realizadas com os maricultores. O objetivo das entrevistas foi coletar os dados para obter informaes sobre o modo de preparo dos mariscos nas residncias dos produtores das comunidades de Ganchos do Meio, Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos. Dessa forma foi possvel fazer uma comparao, entre cada uma das comunidades. As informaes obtidas junto secretaria de pesca do municpio apontavam um nmero de nove produtores residentes em Ganchos do Meio, porm foram entrevistados oito maricultores, pois um deles veio a falecer durante a entrevista, no havendo a possibilidade de contato com a famlia dentro do perodo em que foi realizada a pesquisa. Para manter a proporcionalidade, na comparao entre as comunidades, foram selecionados trs maricultores no Canto dos Ganchos e o nos Ganchos de Fora. Todos so cadastrados na secretaria de pesca, setor da coordenao da maricultura de Governador Celso Ramos.

3.1 OS MARICULTORES DE GANCHOS

Como as entrevistas foram realizadas com casal de maricultores da enseada dos Ganchos, em relao a gnero, no houve uma distino. Os entrevistados so cadastrados na secretaria de pesca de Governador Celso Ramos, possuindo carteira profissional de pescadores artesanais ou industriais, mesmo exercendo tambm a profisso de maricultor. Quanto faixa etria, nota-se que a maioria dos entrevistados de Ganchos do Meio possui idades entre 40 e 50 anos (cinco produtores), dois possuem mais de 50 anos e um possui entre 30 e 39 anos. Enquanto nas comunidades do Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora, os produtores tem mais de 50 anos (cinco entrevistados), e trs entre 40 e 50 anos. Ressaltar que em nenhuma das comunidades foram entrevistados maricultores com menos de 30 anos.

23

6 5 4 3 2 1 0 Entre Entre Ente 40 Mais 20 e 29 30 a 39 e 50 de 50 anos anos anos anos


Figura 7: Grfico da faixa etria dos maricultores. Fonte: Acadmico, 2009.

Ganchos do meio

Canto dos Ganchos e Ganchos de fora

3.2 CULTIVO E VENDA DE MARISCOS.

Quanto ao incio do cultivo de mariscos, observou-se que os maricultores comearam a produzir o mexilho, a princpio para obter uma renda extra. Portanto, no incio a produo era um complemento pesca, que j no rendia mais o que se esperava. Mas tambm, por ser a maricultura uma atividade que possa ser desenvolvida prxima as suas residncias e todos do grupo familiar ajudarem. No comeo, pescadores receberam ajuda, atravs de uma programa da EPAGRI, com mini cursos e assistncia em seus cultivos. No grfico apresentado abaixo percebe-se que tanto nos Ganchos do Meio como nas outras duas comunidades, a implantao da maricultura ocorreu em pocas parecidas, sem grandes oscilaes. Nos Ganchos do Meio possuem cinco maricultores que cultivam o Perna perna at 20 anos, enquanto no Canto dos Ganchos e nos Ganchos de Fora possui quatro. At 10 anos trs maricultores do Canto do Ganchos e Ganchos de fora, aparecendo apenas um no do Meio. E os que produzem mariscos com at 15 anos aparecem dois produtores nos Ganchos do Meio e apenas um com mais de 20 anos de cultivo na mesma localidade.

24

6 5 4 3 2 1 0 At 10 At 15 At 20 anos anos anos Mais de 20 anos

Ganchos do meio

Canto dos Ganchos e Ganchos de fora

Figura 8: Grfico de cultivo do Marisco, na enseada dos Ganchos. Fonte: Acadmico, 2009.

Em relao venda dos mariscos, o comrcio fica centralizado apenas nos limites do estado de Santa catariana. Sendo que a maior parte adquirida por compradores de outros municpios do litoral catarinense, tais como Florianpolis, Tijucas, e Itaja. Nesta forma de comercializao encontram-se quatro maricultores dos Ganchos do Meio, e seis dos Ganchos de Fora e do Canto dos Ganchos. O mexilho tambm comercializado nos demais bairros do municpio de Governador Celso Ramos, sendo representados por trs produtores dos Ganchos do Meio e dois, das outras comunidades onde se praticou as entrevistas. E alguns produtores vendem os mariscos nas suas prprias residncias, para os restaurantes locais e turistas que ali chegam.
7 6 5 4 3 2 1 0

Ganchos do meio

Governador Celso Ramos

Figura 9: Grfico dos compradores de marisco. Fonte: Acadmico, 2009.

Propria localidade de Ganchos

Municipios catarinense

Canto dos Ganchos e Ganchos de fora

25

Tratando-se da forma como vendido o molusco, varia de um produtor para outro, e tambm como o comprador deseja o produto. O marisco pode ser comercializado de duas maneiras, in-natura ou seja na prpria casca, ou processado. Apenas cozido, descascado e embalado. Muitos dos produtores das comunidades dos Ganchos comercializam das duas maneiras, dando ao cliente a possibilidade de escolha. Trs produtores de cada comunidade vendem-no in-natura. Os demais, oito dos Ganchos do Meio e nove do Canto dos Ganchos e Ganchos de fora vendem o marisco processado.
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0 Inatura Processado

Ganchos do meio

Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora

Figura 10: Grfico da forma de venda dos mariscos. Fonte: Acadmico, 2009.

3.3 CONSUMO DOS MARISCOS. A seguir ser apresentada uma anlise, dos resultados sobre o consumo dos mariscos nas residncias dos produtores de Ganchos do Meio e das comunidades vizinha. Em relao ao consumo de marisco na comunidade dos Ganchos do Meio, observou-se, que seis, dos oito entrevistados, consomem o mexilho raramente, apenas para realizar testes de qualidade do produto. Os outros dois consomem apenas uma vez por semana.

26

2 As vezes Uma vez por Semana 6

Figura 11: Grfico da freqncia de consumo do marisco nos Ganchos do Meio. Fonte: Acadmico, 2009.

Nos bairros do Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora, o marisco mais utilizado na alimentao cotidiana dos maricultores. Cinco entrevistados consomem apenas eventualmente, dois consomem uma vez por semana e um consome o produto mais de duas vezes no mesmo perodo.

As vezes

2 5

Uma vez por semana Mais de duas vezes por semana

Figura 12: Grfico da freqncia de consumo do marisco no Canto dos Ganchos e Ganchos de Fora. Fonte: Acadmico, 2009.

Uma parte importante desta pesquisa identificar os diferentes modos de preparo do marisco utilizados pelos maricultores das comunidades analisadas. Durante a entrevista foi perguntado aos moradores como eles aprenderam a fazer as receitas e se sabiam qual era a origem das mesmas. A maioria respondeu que aprendeu com algum de seus familiares mais velhos ou

27

com as vizinhas. A variedade dos pratos feitos com mariscos no muito grande. Foram citadas as seguintes preparaes: a milanesa, acebolado, ao bafo, a vinagrete, omelete, ensopadinho, bolinho de marisco, lambe lambe e paella (Anexo B). Observando o grfico com as preparaes citadas pelos entrevistados da enseada dos Ganchos, nota-se que na comunidade do Canto dos Ganchos e de Ganchos de Fora no possui muita diferena em relao Ganchos do Meio. Pode se notar que existe menor variedade de receitas nas comunidades do Canto dos Ganchos e dos Ganchos de Fora.

8 7 6 5 4 3 2 1 0

7 6 5 4 44 5

7 4 3 3 1 0 0 1 1
Canto dos Ganchos e Ganchos de fora

4 4

Ganchos do Meio

A vinagrete

A milanesa

A cebolado

Ao bafo

Omelete

Figura 13: Grfico de comparao das preparaes com mariscos nos Ganchos. Fonte: Acadmico 2009.

Ensopadinho

Bolinho de marisco

Lambe lambe

Paella

28

4 CONSIDERAES FINAIS

O presente trabalho teve como objetivo geral, realizar uma pesquisa e analisar as preparaes feitas base de marisco na comunidade de Ganchos do Meio e nos bairros vizinhos Ganchos de Fora e Canto dos Ganchos situados no Municpio de Governador Celso Ramos SC. Por ser uma cidade litornea, um de seus pontos fortes na economia a pesca e o cultivo de mexilhes. Atravs das entrevistas aplicadas com os maricultores, foi possvel obter os dados relevantes sobre das preparaes com mariscos feitas nas comunidades. E algumas observaes podem ser constatadas a partir das informaes obtidas nas comunidades. Primeiramente, segundo os entrevistados, o consumo do mexilho nas comunidades produtoras se restringe aos perodos de cultivo, isso no vero. Ou ainda com a mera finalidade de analisar a qualidade do produto para fins de comercializao. Ou seja, ele no uma alimento rotineiro nestas comunidades, Quem produz no da o devido valor as coisas (MARICULTOR DE GANCHOS DO MEIO 57 ANOS). J com relao forma de preparao dos mariscos, percebe-se que no h uma diversidade de receitas de uma comunidade para outra. E tambm que elas, no so diferentes do que se encontra, retratadas nos livros e pela internet. Os pratos citados nos bairros so elaborados de maneira bem simples. Todas foram aprendidas e repassadas de pais para filhos. A maioria declarou no saber a origem das receitas, ou ainda, quanto comearam a prepar-las. Alguns entrevistados lembram-se de ter visto vizinhos ou parentes mais antigos fazendo as preparaes. Diante do tema aqui apresentado e a carncia de fontes que abordem diferentes formas de preparaes com marisco, no se pode fugir da perspectiva de futuros estudos que ajudem a construir materiais de pesquisas sobre este alimento e da gastronomia litornea. Para isso propem-se os seguintes temas para pesquisas posteriores: Desenvolver uma pesquisa nos restaurantes do municpio de Governador Celso Ramos, a fim de descobrir se h uma possvel utilizao do marisco no mercado. E se possui receitas diferenciadas em relao aos moradores do municpio. Implantao de projetos com chefs e os produtores e suas famlias, para se descobrir novos meios de utilizao dos mariscos. Resgatando novos sabores com o mexilho e no ficando eles impregnados apenas nos restaurantes, mas sim abrangendo aqueles que os fornecem.

29

Muitas vezes antes de ser aplicada as entrevistas, pode haver uma expectativa em relao ao tema, que acabe no se concretizando inteiramente. Pois em relao ao consumo de mariscos entre os produtores da enseada dos Ganchos, descobriu-se que baixo e que tambm no h uma diversidade nas receitas com o mexilho nessas comunidades. Imaginava-se um nvel de consumo um pouco maior e a existncia de receitas mais diversificadas, que pudessem ser at mesmo difundidas nos restaurantes locais. Contudo, a pesquisa possibilitou conhecer uma realidade diferente daquela vivenciada no curso de Gastronomia. Alm disso, foi inestimvel o aprendizado com pessoas to simples.

30

REFERNCIAS BOTELHO, I. A Historia da Gastronomia no Brasil; Disponvel em: http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=162&item=2 Acesso em: 22/10/2009. BRASIL - IBEGE. Santa Catarina Governador Celso Ramos; Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso: 14/10/09. CLAUDINO, C. A. O patrimnio publico do paisagem litornea de Santa Catarina: Ganchos e as tendncias tursticas, Florianpolis, 2003. EPAGRI. Sntese da malacocultura catarinense; impresso, Florianpolis 2004. ________ Dados de produo dos mexilhes; Disponvel em: http://www.epagri.rctsc.br/index.php?option=com_content&view=article&id=897:os-avancos-da-maricultura-emsanta-catarina&catid=34:noticias-epagri&Itemid=51. Acesso: 31/10/09. FERNNDEZ, F. A. Comida uma histria; Rio de Janeiro: Record, 2004. FERNANDES, C. Viagem Gastronmica Atravs do Brasil. 3 ed. So Paulo: Senac, 2002. FERNANDES, C. F; SOUZA, R. C. C; JUNQUEIRA, L; RAPAGAN, A. O. R; RAMOS, L. C; Distribuio do mexilho Perna perna no mundo e impactos da sua introduo no Brasil; Itaja, 2007. FILLUS, D. Metodologia de elaborao de cartas de vinho. Balnerio Camboriu, 2009. FISBERG, M; Um, Dois, Feijo com Arroz: a alimentao no Brasil de norte a sul; 2ed. So Paulo, Ateneu, 2002. GALVO, J. A. Qualidade microbiolgica da gua de cultivo e de mexilho Perna perna, Piracicaba, 2004. GEOCITIES. Plnctons, Disponvel em: http://www.geocities.com/maquaticos/plancton.htm. Acesso: 16/10/09. GOVENO DO ESTADO DE SANTA CATARINA. O reconhecimento do litoral Catarinense. Disponvel em: http://www.sc.gov.br/conteudo/santacatarina/historia/paginas/02reconhecimento.html. Acesso em 24/10/09. GUIA PARA PROFISSIONAIS DO TURISMO. Santa Catarina Brasil, Disponvel em: http://www.santacatarinaturismo.com.br/segmentos.php?id=41. Acesso: 20/10/09. KNOOW. Gnadas, Disponvel em: http://www.knoow.net/cienterravida/bioligia/gonodas.htm. Acesso: 16/10/09

31

LITORAL

CATARINESE.

Mapa

de

Governador

Celso

Ramos.

Disponvel

em:

http://www.litoraldesantacatarina.com/imagens/mapa_gcr.jpg. Acesso: 30/11/2009. MALAQUIAS, G. S. Marcadores moleculares associados ao efeito das atividades de cultivo no mexilho Perna perna ( mollusca mytilidae), Itaja, 2007. MARCONI, A.; LAKATOS, M. Tcnicas de pesquisa: planejamento e execuo de pesquisas, amostragem e tcnicas de pesquisas, elaborao, analise e interpretao de dados; 4ed. So Paulo: Atlas, 1999. MARQUES, H. L. A. Criao comercial do mexilho: mtodos e etapas, produo e seus custos, a colheita e comercializao. So Paulo: Nobel, 1998. MARTINS, G.; LINTZ, A. Guia para elaborao de monografias e trabalhos de concluso de curso; So Paulo: Atlas, 2000. MEDINA, I. Portugal; 3ed. Moderna, 2005. MICHAELIS. Dicionrio pratico da lngua portuguesa, So Paulo: Melhoramentos, 2008. PAULILO, M. I. S. Maricultura e territrio em Santa Catarina Brasil. Florianpolis, 2002. PEDROSA, L.F.C, COZZOLINO, S. M. F. Composio centesimal e de minerais de mariscos crus e cozidos, Campinas, 2001. PORTAL GOVERNADOR CELSO RAMOS. Historia do municpio de Governador Celso Ramos. Disponvel em: http://www.govcelsoramos.com.br/historia.php. Acesso em 20/10/09. Acesso: 13/10/09. PRAIAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS. Ganchos do meio, Disponvel em: http://www.litoraldesantacatarina.com/governadorcelsoramos/praias-de-governador-celsoramos.php. Acesso: 31/10/09. SANTA CATARINA BRASIL. Gastronomia catarinense, Disponvel em: http://www.santacatarinaturismo.dzo.com.br/interna_br.php?secao=01&item=sub0108. Acesso 24/10/09. SANTOS, A.R; Metodologia cientifica: a construo do conhecimento; Rio de Janeiro: DP&A, 1999. SANTOS, E. Moluscos do Brasil: vida e costume, Belo Horizonte, MG : Itatiaia, 1982.

32

SILVA, D. Resduos slido da malacocultura: Caracterizao e potenciabilidade de utilizao de conchas de ostras e mexilhes, Florianpolis, 2007.

MARIFEST.

Festa

nacional

do

marisco

culinria.

Disponvel

em:

http://www.marifest.com.br/culinaria.html. Acesso: 14/11/2009. RECEITAS CULINRIAS. Portugal roteiro gastronmico Arroz de marisco. Disponvel em: http://www.gastronomias.com/receitas/rec0676.htm. Acesso: 14/11/2009.

33

APNDICES

34

Apndice A: Roteiro de entrevista.

35

ROTEIRO DE ENTREVISTA

1- Gnero: ( ) Feminino ( ) Masculino.

2- Idade: ( ( ) 20 25 anos ( ) 30 35 anos ___ ( ) 40 50 anos ___

) Mais de 50 anos ____.

3- Localidade na qual reside? ( ) Ganchos do Meio ( ) Ganchos de Fora ( ) Canto dos Ganchos ( ) Outras localidades.

4- Profisso: ______________________________________________________________________.

5- H quanto tempo trabalha na maricultura? ( ( ) Menos de um ano ___ ( ) Mais de 5 anos ___. ) Um dois anos ___ ( ) Trs quatro anos ___

6- Porque comeou a cultivar mariscos? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________.

7- Qual a variedade de marisco cultivada? Cultiva, mas algum molusco ou peixe, alm dos mariscos? ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________.

36

8- Como vendido os mariscos que produzem? ( ) Inatura ( ) Processado. Com? ________________________________________

9- Para onde so vendidos os mariscos? ( ( ( ( ( ) Prpria localidade de Ganchos do Meio ( Fora e Canto) ) Demais localidades do municpio de Governador Celso Ramos ) Outros municpios de Santa Catarina ____________________________________ ) Outros estados Brasileiros _____________________________________________ ) So exportados _____________________________________________________.

10- Com que frequncia consome marisco? ( ) Nunca ( ) A vezes ( ) Uma vez por semana ( ) Mais de duas vezes por semana.

11- Como so preparados os mariscos na sua residncia? (Receitas, com quem aprendeu a fazer se sabe a origem.) ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________.

37

ANEXOS

38

Anexo A: Receitas de mariscos, pesquisadas em livros e sites.

39

Marisco a Vinagrete (5 MARIFEST, 2009) INGREDIENTES: 1/2 Kg de mariscos desconchados 02 tomates 01 cebola mdia 02 pimentes Azeitonas verdes Temperos verdes Alfavaca Sal Vinagre leo MODO DE PREPARO: 1- Pique bem miudinho todos os temperos. 2- Junte os mariscos. Acrescente sal, leo e vinagre. Nota: Os mexilhes devem ficar cobertos pelo tempero. Podem ser servidos como salada e como aperitivo.

40

Arroz de Marisco ( RECEITAS CULINARIAS, 2009) INGREDIENTES: 500 gr de mexilho 400 gr de arroz 500 gr de camaro 4 colheres de sopa de azeite 1 cebolas mdias picadas 50 gr de margarina 2 dentes de alho picados 1 molhinho de coentros Pimenta QB. sal QB. 1 dl de vinho branco MODO DE PREPARO: 1- Limpar e lavar os mariscos. 2- Cozinhar e descascar, aproveitando a gua de todos eles, e deixando alguns camares inteiros para decorao. 3- Com as cascas e cabeas do camaro faa um caldo. 4- Refogar os alhos picados e as cebolas no azeite e margarina, sem deixar queimar. Junte o caldo, e o vinho deixe levantar fervura e, junte o arroz (4 de caldo para 1 de arroz) deixe cozinhar por 12 minutos. 5- Juntar os mariscos e os coentros picados, certifique os temperos e cozinhar por mais 3 minutos. 6- Decore com alguns camares inteiros. 7- Sirva de imediato.

41

Mejillones fritos ( SENRA, 2008).

INGREDIENTES: 6 und. de mexilho 10 gr de mateiga 1 gota de azeite de oliva 1 colher de cebola 1 colher de vinho branco 50 gr de farinha de trigo 30 ml de leite 30 gr de farinha de rosca 1 ovo QB de gordura para fritar. MODO DE PREPARO: 1- Lavar e limpar as conchas dos mexilhes. 2- cozinhar a vapor. retirar quando as conchas se abrir. retirar e resevrar. 3- aquecer uma panela, adicionar a manteiga, a cebola picada e uma gota de azeite. aps suar a cebola adicionar o trigo. 4- Agregar o leite mexer e agregar o vinho branco. Acionar, por ultimo, os mexilhes reservados e picados em ponta de faca. 5- Ainda quente rechear as conchas, quando frias empanar e fritar.

42

Marisco na moranga ( 5 MARIFEST, 2009). INGREDIENTES: 500g de marisco desconchado 01 cebola mdia picada 03 tomates sem pele e sem sementes Organo e manjerico a gosto Sal Farinha de trigo o quanto bastante 01 abbora moranga 400g de queijo tipo catupiry 01 colher de azeite dend 01 colher de leite de coco Queijo ralado MODO DE PREPARO: 1- Retirar a tampa da moranga e remova as sementes com uma colher. Envolva num pano e cozinhe em uma panela onde a gua a cubra toda. Depois de cozida, vire de boba para baixo at que esfrie e escorra toda gua. 2 - Faa um refogado com as ostras, a cebola, os tomates e temperos. 3 - Passe o catupiry em volta da moranga pelo lado de dentro e coloque os mariscos j refogadas. 4 - Passe leo por fora da moranga, tampar e levar ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos. 5 - Para servir, salpique com queijo ralado. Sirva quente, acompanhado por arroz branco e saladas.

43

Anexo B: Receitas com mariscos, fonte entrevistados

44

Marisco A milanesa

INGREDIENTES:

Mariscos Sal Pimenta Ovo Farinha de rosca leo para fritura.

MODO DE PREPARO:

1-Lavar e limpar os mariscos. 2-Cozinhar em gua e sal at a Casca abrir, descascar. 3- Bater o ovo, passar os mariscos descascados no ovo e empanar na farinha de rosca. 4-Fritar, servir com limo.

45

Marisco Acebolado

INGREDIENTES:

Mariscos Cebola Cominho Azeite Sal Pimenta.

MODO DE PREPARO:

1- Cozinhar e descascar os mariscos 2- Cortar a cebola em rodelas 3- Aquecer o azeite dourar a cebola, acrescentar o marisco e ajustar os temperos.

46

Marisco Ao Bafo

INGREDIENTES:

Mariscos. Sal Limo

MODO DE PREPARO:

1- Limpar o marisco 2- Cozinhar o marisco na casca sem que ele entre em contato com a gua 3- Servir com Limo.

47

Omelete de marisco

INGREDIENTES:

Mariscos Sal Pimenta Ovos Salsinha leo

MODO DE PREPARO:

1- Limpar o marisco, cozinhar e descascar. 2- Picar a salsinha e o marisco. 3- Bater o ovo, misturar o marisco, salsinha, sal e pimenta. 4- Aquecer um pouco de leo e fritar o omelete, virando quando estiver dourado.

48

Ensopadinho de marisco

INGREDIENTES:

Mariscos Tomates Cebola Cominho Sal Pimenta Salsinha Colorau leo

MODO DE PREPARO:

1- Limpar os mariscos, cozinhar e descascar. 2- Fazer um refogado com tomate, cebola, salzinha, cominho e por ultimo temperar com sal pimenta e cominho. 3- Acrescentar os mariscos e deixar cozinhar por mais uns 3 minutos.

49

Bolinho de marisco

INGREDIENTES:

Mariscos Leite Farinha de trigo Manteiga Salsinha Cebolinha Sal Pimenta leo Farinha de rosca Ovo

MODO DE PREPARO:

1-Limpar, cozinhar e descascar o marisco. 2- Picar o tempero verde e o marisco. 3- Aquecer o leite a manteiga o sal e a pimenta, acrescentar o trigo. Formando uma massinha. 4- Fazer um refogado com o tempero verde e o marisco 5- Rechear a massinha com o refogado, fazendo bolinhas. 6- Passar as bolinhas no ovo e na farinha de rosca. 7- Fritar.

50

Lambe Lambe.

INGREDIENTES:

Marisco Arroz Salsinha Cebolinha Cebola Tomate Alho Sal leo

MODO DE PREPARO:

1- Limpar bem os mariscos na casca. 2- Suar o alho e a cebola picadinhos, acrescenta o arroz e os mariscos na prpria casca. 3- Quando estiver quase pronto finalizar com tomate e os temperinhos verdes. 4- Ajustar o tempero.

51

Paella

INGREDIENTES:

Camaro pequeno Mariscos Lula em anis Azeite Alho gua Arroz parboilizado Cebo Vagem picado Ervilha Pimento vermelho Pimento verde Pimento amarelo Salsinha e cebolinha verde picadas Aafro da terra Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1- Fritar o alho no azeite at ele ficar dourado. 2- Colocar todos os frutos do mar j pr-cozidos e refog-los. 3- Acrescentar a gua, o arroz e o aafro. 4- Quando a gua ferver, acrescentar as cebolas, a vagem, a ervilha e os pimentes. 5- Somente depois que desligar o fogo, adicionar a salsinha e a cebolinha verde picadas.

Вам также может понравиться