Вы находитесь на странице: 1из 6

COMO INVADIR REDES WIRELESS

Todos temos lido, visto e ouvido muita propaganda sobre insegurana nas redes wireless. Quem j no teve contato com redes desprotegidas ? e os que se protegem na maioria das vezes no sabem se esto realmente protegidos.

Hoje na internet podemos afirmar que grande parte de tudo o que circula no mundo virtual no 100% seguro, pois se algum se dedica com vontade a descobrir vulnerabilidades em determinado assunto acaba que colhendo frutos em quantidade industrial, pois sempre encontram o que procuram. Quem estiver mau intencionado, utilizando as ferramentas adequadas acaba que por conseguir encontrar e explorar algumas redes vulnerveis e assim prejudicar quem se sente seguro atrs do seu computador ligado ao mundo da internet. Felizmente ou infelizmente a internet um bero para essas ferramentas gratuitas, ferramentas que se usadas adequadamente nos fornecem dados muito importantes sobre redes wireless, logo o contedo deste tutorial no fazer com que voc saia por ai invadindo redes wireless de outras pessoas, e sim dar a voc o conhecimento de como realizar esses testes em sua prpria rede para saber se sua rede esta realmente segura e dar a voc a possibilidade de corrigir possveis vulnerabilidades.

DESCOBRINDO REDES WIRELESS


Descobrir as redes wireless, o primeiro passo para poder explorar possveis vulnerabilidades e ate mesmo se conectar utilizando uma dessas redes, existem para esse fim duas ferramentas, as quais voc com certeza j deve ter ouvido falar: Network Stumbler a.k.a NetStumbler Esta ferramenta pode ser utilizada no Windows para facilmente encontrar o sinal wireless difundido das redondezas, atualmente um dos mais simples aplicativos utilizados e que tem um excelente desempenho. Voc pode utiliz-la para que em caso de dificuldade de captao do sinal determinar a fora e o rudo existentes no sinal enviado em um determinado local.

Licena Freeware | Download: Kismet 2007-01-R1b [ 4.58 MB ]

LIGANDO-SE AS REDES DESCOBERTAS

Agora que j descobriu as redes wireless vamos para o prximo passo estabelecer contato com essas redes ou conectar-se a elas. Se a rede no esta usando nem um mtodo de segurana simples basta voc se conectar a rede (SSID), Caso o sinal no esteja difundido voc pode criar um perfil com o nome do SSID, pois com este nome o sinal ser difundido a voc, e com certeza voc j sabe o SSID pois utilizou o kismet para isso certo ? Mas e se a rede solicitar autenticao ? Ento neste casso teremos que passar para o prximo nvel. Airsnort Bem essa a ferramenta que ira rastrear e quebrar a proteo das chaves WEP que normalmente utilizamos para proteger a nossa rede wireless. A ferramenta muito simples de se utilizar, caso no consiga busque referencias em sites de busca como o google, lembramos que as chaves WEP, so muito fracas com esse tipo de aplicao, ento muitas vezes utilizar uma chave WEP o mesmo que no utilizar nada. Ao pesquisar sobre esta ferramenta voc ira descobrir formas e novas ferramentas utilizadas para quebrar senhas WEP, ferramentas adicionais podem ajudar e muito nesse processo, todo esse processo de quebra de senha no muito rpido, sero necessrias varias tentativas para encontrar os pacotes certos para encontrar a chave certa, por isso deve-se ter pacincia e um pouco de pesquisa sobre como utilizar a ferramenta de que estamos falando.

Licena Freeware | Download:AirSnort 0.2.7e [ 4,81 MB]

Ate agora mostramos um mtodo para quebrar as chaves WEP mas e se caso o tipo de segurana for WPA e agora ? No se apavorem pois temos a soluo: CowPatty Esta ferramenta utilizada para descobrir chaves WPA utilizando a to conhecida fora bruta, o que acontece que esta ferramenta utiliza varias combinaes alfanumricas de um ficheiro (dicionrio), esperando que uma utilizada seja aceita e permita a autenticao, lembrando mais uma vez que a maioria dos mtodos utilizados para quebra de senhas wireless se baseiam nesse principio por isso muito importante ter pacincia pois pode ser que demore um pouco a quebrar uma senha.

Licena Freeware | Download: CowPatty 2.0 [ 921 KB ] O link para um SO Linux, busque uma verso para Windows

CAPTURANDO DADOS TRANSMITIDOS DE UMA REDE PARA OUTRA

Caso voc esteja diretamente ligado a uma rede wireless ou no, existem dados sendo transmitidos de uma rede para oura, e se voc esta ao alcance desta rede voc poder capturar esse tipo de dados se utilizar as ferramentas adequadas. Wireshark (Formerly Ethereal) Com um sniffer, podemos monitorar o acesso a determinados tipos de dados, como por exemplo: e-mail, acesso remoto (telnet rlogin), transferncia de arquivos FTP, etc. Isso tambm nos permite verificar a presena de trafego anormal em nossa rede casso algum esteja tentando captar alguns de nossos dados sem nossa autorizao. Para o sistema operacional linux existem varias dessas ferramentas, para o Windows podemos citar os principais sendo: ethereal ou Wireshark. Realizem pesquisas no google sobre ferramentas sniffer, pois essas so as ferramentas utilizadas para capturar os dados transmitidos.

Licena Freeware | Download: Wireshark 0.99.6a [ 17.47MB ]

CONCLUSO
Depois de ler esse pequeno tutorial fica a critrio de cada um qual deciso tomar a respeito de sua rede wireless, pois acredito que tenha ficado bem claro que existem pessoas mau intencionadas que podem estar nesse exato momento fazendo downloads de filmes e musicas e navegando tranqilamente utilizando seu sinal de internet wireless sem que voc nem mesmo saiba disso, e conseqentemente sua internet ira se tornar lenta e insegura. Esperamos que tenham gostado do material apresentado e esperamos que voltem a visitar o site:

O site Apostila Hacker agradece sua visita http://apostilahacker.vila.bol.com.br Seu site de segurana na internet.

Вам также может понравиться