Вы находитесь на странице: 1из 5

RESUMO

MDULO 1- Entendendo o Direito e o Ordenamento Jurdico Brasileiro

1- Direito tem origem de duas expresses latinas distintas. So elas: Directum e Jus, jris. 2- Direito resguarda, defende e serve o indivduo em todos os momentos de sua vida em sociedade.Para isso, ele utiliza a norma jurdica. Esta surge de um ato decisrio do poder poltico: 3- constituinte, legislativo, judicirio, executivo, comunitrio ou coletivo e individual. 4- Direito como norma, formulado por cdigos e leis, o Direito Positivo. Este pode ser conceituado como o conjunto de normas obrigatrias estabelecidas pelo poder poltico que disciplinam a convivncia social de um determinado povo em determinada poca. 5- Para entendermos o Direito, devemos compreender o valor justia. E, para isso, precisamos saber que a compreenso do valor justia supe a compreenso da ao humana. 6- Para entender o que justia, devemos partir de dois conceitos. So eles: 1) A justia uma relao entre pessoas que se revela conforme os fins da vida, enquanto a vida convvio. 2) A justia a conformidade de uma relao entre pessoas com o bem comum. 7- No Direito existe um valor que fundamental: o justo. Para alcan-lo, o Direito se viabiliza por meio de trs espcies de justia. So elas: Comutativa, Distributiva e Geral, Social ou Legal. 8- As normas jurdicas so, essencialmente, regras sociais. Isso significa que a funo delas disciplinar o comportamento social dos homens. No entanto, existem diversas outras normas que tambm disciplinam a vida em sociedade, como as normas morais e religiosas. 9- As trs principais caractersticas da norma jurdica so: Imperatividade / Atributividade, Coero e Sano. 10- Existem dez classificaes de normas jurdicas. So elas: Normas Gerais, Normas Especiais, Normas de Ordem Pblica, Normas Dispositivas, Normas Escritas, Normas No-Escritas, Normas de Direito Pblico, Normas de Direito Privado, Normas Constitucionais e Normas Ordinrias. 11- As principais fontes formais do Direito so: A Lei, O Costume Jurdico, A Doutrina, A Jurisprudncia e Os Princpios Gerais do Direito. 12- Direito uno mas, para efeito de estudos, as normas jurdicas so selecionadas e agrupadas em ramificaes. Assim, o Direito pode ser dividido em dois ramos bsicos: Direito Pblico e Direito Privado. 13- Direito Pblico divido em Externo e Interno. Faz parte do Direito Pblico Externo o Direito Internacional Pblico. J do Direito Pblico Interno fazem parte os seguintes ramos: Direito Constitucional, Direito Tributrio, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual, Direito Judicirio, Direito Eleitoral, Direito Ambiental.

14- Direito Privado divido em Comum e Especial. Faz parte do Direito Privado Comum o Direito Civil. J do Direito Privado Especial fazem parte os seguintes ramos: Direito Comercial e Direito do Trabalho. 15- As leis no esto todas num mesmo plano, ou seja, existe uma hierarquia entre elas. aqui que entra a importncia do Ordenamento Jurdico, que nada mais que o conjunto hierarquicamente organizado das normas jurdicas de uma sociedade. 16- Fazem parte da Hierarquia das Normas Jurdicas as seguintes normas, em seus respectivos planos: 1) Constituio Federal e suas emendas, 2) Leis Complementares, 3) Leis Federais, 4) Constituies Estaduais e suas emendas, 5) Leis Complementares s Constituio Estaduais, 6) Leis Estaduais, 7) Leis orgnicas dos Municpios, 8) Leis Municipais. 17- A Constituio Federal a lei mxima e fundamental do Estado. Ocupa o ponto mais alto da hierarquia das normas jurdicas. As Constituies dos diversos pases do mundo no so iguais entre si, mas podem ser classificadas de acordo com trs critrios bsicos: a forma, a origem e a consistncia. 18- Ao longo de sua histria, o Brasil teve oito Constituies. Destas, quatro nasceram de um processo ilegtimo de outorga (1824, 1937, 1967 e 1969). As outras quatro resultaram de um processo democrtico (1891, 1934, 1946 e 1988). 19- Direitos fundamentais so aqueles que somente em hipteses excepcionais podem ser desrespeitados pelo prprio Estado, como a vida, a liberdade, a igualdade entre as pessoas, a segurana e a propriedade. 20- No Brasil, so previstas duas excees em que os direitos e garantias so suspensos por tempo determinado. So elas: durante o estado de defesa e o estado de stio. O Estado possui trs elementos fundamentais, sem os quais no poderia existir, chamados elementos constitutivos do Estado. So eles: o territrio, o povo e o governo soberano. 21- A Constituio diz que a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e do Distrito Federal. So poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio.

MDULO 2- Direito Administrativo


1- Direito Administrativo o conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem os rgos, os agentes e as atividades pblicas, tende a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado. 2- A Atividade Administrativa a gesto de bens e interesses qualificados da comunidade no mbito federal, estadual ou municipal, segundo preceitos de Direito e da Moral, visando ao bem comum. 3- A Administrao Pblica composta pelos seguintes atos: atos de imprio, atos de gesto e atos de expediente. 4- Os princpios bsicos da Administrao so: 1) Princpio da Legalidade, 2) Princpio da Moralidade, 3) Princpio da Impessoalidade e Finalidade e 4) Princpio da Publicidade. 5- Por sistema administrativo ou sistema jurisdicional da Administrao entende-se o regime adotado pelo Estado para corrigir os atos administrativos ilegais ou ilegtimos praticados pelo Poder Pblico em qualquer dos seus departamentos de governo. 6- Para corrigir os atos administrativos ou remover a resistncia dos particulares s atividades pblicas, a Administrao e os administrados dispem dos mesmos meios processuais admitidos pelo Direito Comum. 7- A Administrao Pblica o conjunto de entidades e rgos incumbidos de realizar a atividade administrativa, visando satisfao das necessidades coletivas, de acordo com os fins desejados pelo Estado. 8- Os elementos que compem a Administrao Pblica so: Organizao da Administrao; Governo e Administrao; Entidades Polticas e Administrativas; rgos Pblicos e Agentes Pblicos. 9- A organizao administrativa brasileira apresentada pelos seguintes elementos: Administrao Pblica Direta; Administrao Pblica Indireta e Terceiro Setor. 10- Os servidores pblicos constituem subespcies de agentes pblicos administrativos. So titulares de cardo pblico e efetivo e em comisso, em sentido estrito ou estaturio. 11- Os deveres dos servidores pblicos so: dever de lealdade, dever de obedincia, dever de conduta tica e outros deveres. 12- Os direitos dos servidores pblicos so: responsabilidades dos servidores, responsabilidade administrativa, responsabilidade civil e responsabilidade criminal. 13- Os poderes e deveres do administrador pblico so expressos em lei, impostos pela moral administrativa e exigidos pelo interesse da coletividade. So eles: poder e dever de agir; dever de eficincia; dever de probidade e dever de prestar contas. 14- Os poderes administrativos nascem com a Administrao e se apresentam de acordo com as exigncias do servio pblico, o interesse da coletividade e os objetivos a que se dirigem. Esses poderes so essenciais Administrao de todas as entidades estatais na proporo e limites de suas competncias institucionais e podem ser usados isolada ou cumulativamente. So eles: Poder Vinculado; Poder Discricionrio; Poder Hierrquico; Poder Disciplinar; Poder Regulamentar e Poder de Polcia.

15- Ato Administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que tem por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. 16- Os requisitos de um ato administrativo so: Competncia, Finalidade, Forma, Motivo, Objeto, Mrito do Ato Administrativo, Atos de Direito Privado praticados pela Administrao e Procedimento Administrativo. 17- Os Atributos do Ato Administrativo so: Presuno de Legitimidade, Imperatividade e Autoexecutoriedade. 18- Contrato Administrativo o ajuste que a Administrao Pblica firma com o particular ou outra entidade administrativa para a consecuo de objetivos de interesse pblico, nas condies estabelecidas pela prpria Administrao. Ele sempre consensual e, em regra, tambm formal, oneroso, comutativo e realizado intuitu personae (em considerao pessoa). 19- Os contratos podem ser de: colaborao ou de atribuio. 20- Os itens que fazem parte da elaborao de um contrato administrativo so: peculiaridades do contrato administrativo; alterao e resciso unilateral; equilbrio financeiro; reajustamento de preos e tarifas; exceo de contrato no cumprido; controle do contrato; aplicao das penalidades e interpretao do contrato administrativo. 21- Os principais contratos administrativos existentes so: Contrato de Obra Pblica, Contrato de Servio, Contrato de Fornecimento, Contrato de Concesso e Contrato de Gerenciamento. 22- Processo Administrativo o nome que a Administrao Pblica d para o registro de seus atos, controle de conduta de seus agentes e soluo de controvrsias dos administradores. 23- O processo administrativo deve observar as seguintes exigncias: a) publicidade do procedimento; b) direito de acesso aos autos; c) observncia do contraditrio e da ampla defesa, sempre que haja litigantes (CF, art. 5, LX); d) obrigao de motivar; e) dever de decidir (ou condenao do silncio administrativo). 24- O processo administrativo apresenta uma trplice face: instrumento de exerccio do poder, instrumento de controle e instrumento de proteo dos direitos e garantias dos administrados. 25- No processo administrativo levam-se em conta alguns princpios, dentre eles, podemos citar: Princpio de publicidade; Contraditrio; Principio da oficialidade; Informalismo e Proporcionalidade. 26- Licitao o procedimento administrativo mediante o qual a Administrao seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato de seu interesse. Desenvolve-se atravs de uma sucesso ordenada de atos vinculantes, o que propicia igual oportunidade a todos os interessados e atua como fator de eficincia e moralidade nos negcios administrativos. 27- Os princpios da licitao so: procedimento formal; publicidade de seus atos; igualdade entre os licitantes; sigilo na apresentao das propostas; vinculao ao edital; julgamento objetivo; probidade administrativa e adjudicao compulsria. 28- As principais modalidades de licitao so: concorrncia, tomada de preos, convite, concurso e leilo. 29- Servio pblico todo aquele prestado pela Administrao ou por seus delegados, sob normas e controles estatais, para satisfazer necessidades essenciais ou secundrias da coletividade ou simples convenincias do Estado. A classificao dos servios pblicos leva em conta a essencialidade, a adequao, a finalidade e os destinatrios do servio.O servio pblico classifica-

se em: servios pblicos; de utilidade pblica; prprios do Estado; imprprios do Estado; administrativos; industriais; gerais e individuais. As formas e meios de se prestar servio pblico so: servio centralizado; descentralizado; desconcentrado; execuo direta do servio e execuo indireta. 30- As entidades que podem oferecer servios pblicos so: autarquias, fundaes pblicas, entidades paraestatais e servios delegados a particulares. 31- Convnios Administrativos so acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie ou entre estas e organizaes particulares para realizao de objetivos de interesse comum dos partcipes; acordo, mas no contrato; a organizao no tem forma prpria, mas sempre se faz com autorizao legislativa e recursos financeiros para atendimento dos encargos assumidos no termo de cooperao. 32- Consrcios Administrativos so acordos firmados entre entidades estatais, autrquicas, fundacionais ou paraestatais, sempre de mesma espcie, para realizao de objetivos de interesse comum; o que o caracteriza que ele s e feito entre entidades da mesma espcie, diferentemente do Convnio, que celebrado entre pessoas jurdicas de espcies diferentes. 33- Controle Administrativo todo aquele que o Executivo e os rgos de administrao dos demais Poderes exercem sobre suas prprias atividades. 34- Atravs do Controle Administrativo a Administrao pode anular, revogar ou alterar seus prprios atos e punir seus agentes com as penalidades estaturias.

Вам также может понравиться