Вы находитесь на странице: 1из 7

GOVERNO DE GETLIO VARGAS: a economia e a poltica externa

Kelly Ariane Bus Brz1

RESUMO: O presente artigo busca como objetivo analisar a economia e poltica externa no Governo de Getulio Vargas das diferentes concepes sobre os termos, a partir de mudanas e estruturas econmicas no Governo, onde sero apresentados argumentos que busca compreender tais idias, que justificam os planos do Governo de Getlio Vargas. A crise pela qual passava o pas atingiu a prpria oligarquia, toda essa inquietao atingiu seu ponto alto em 1929, quando a queda da Bolsa de Valores de Nova York desestabilizou a economia mundial e levou inmeros cafeicultores e empresrios brasileiros falncia. A autonomia estadual defendia pelas oligarquias era contrabalanada por leis que garantiam o fortalecimento do poder central. Palavras-chave: Getlio Vargas, Governo, Economia, Oligarquia. ABSTRACT: This article aims to analyze the economics and foreign policy in the government of Getulio Vargas of views on different terms, from changes in economic structures and government, that will present arguments that seeks to understand these ideas that justify the government's plans of Getlio Vargas. The crisis through which the country reached the oligarchy itself, all this concern reached its peak in 1929 when the collapse of the Stock Exchange of New York has destabilized the world economy and led many growers and Brazilian businessmen into bankruptcy. The autonomy advocated by the state oligarchies was balanced by laws that ensured the strengthening of central power. Key-words: Getlio Vargas, Govermmnt, Economy, Oligarchy.

1 INTRODUO

O Governo brasileiro, tendo frente Getlio Vargas, criou mecanismos de controle em todos os setores da vida econmica e social. Recebendo o poder da Junta Governativa, na condio de chefe do Governo Provisrio, Getlio Vargas procurou atender s reivindicaes das foras polticas que lhe deram sustentao. To logo se instalou o governo, ficaram patentes as divergncias entre os grupos que subiram ao poder, as oligarquias, que desejavam a democratizao do pas por meio de eleies livres, um governo constitucional e plena liberdade civil, e os
1

Graduada em Cincias Econmicas pela Faculdade de Imperatriz FACIMP.

tenentes, que propunham um governo forte e centralizado, capaz de empreender a racionalizao da economia e a modernizao das estruturas do Estado. Getlio Vargas assumiu o governo em carter provisrio, at que fossem convocadas eleies para a escolha do novo presidente, nesse perodo, concentrou todo o poder em suas mos. O Congresso foi fechado e os governadores dos estados, chamados interventores, eram nomeados pelo presidente, ento Getlio comeou seu governo atendendo s principais reivindicaes dos trabalhadores, estabelecendo jornada de oito horas de trabalho, o repouso semanal remunerado e obrigatrio, as frias pagas, a indenizao pelo tempo de servio quando o trabalhador fosse demitido.
[...] Estabeleceu os direitos trabalhistas, que chegavam ao Brasil com bastante atraso, pois j eram conquistas dos operrios europeus e norteamericanos. Limitou a jornada de trabalho para 8 horas, criou as frias anuais remuneradas, regulamentou o trabalho de mulheres e crianas. Criou uma poltica econmica que diminua os efeitos da crise mundial de 1929, comprando o excedente de caf e queimando-o ou jogando-o nos rios. (FABRIS, 2000, p. 48).

Nos anos da Grande Depresso (1929-1933), o caf continuava liderando a pauta das exportaes brasileiras, para contornar o problema da falta de compradores e a tendncia queda do preo desse produto no mercado internacional, Getlio Vargas adotou desde mdias tradicionais, como a compra e queima dos excedentes do caf, at a criao de organismos especiais de proteo cafeicultura. Durante a Segunda Guerra Mundial, as safras para exportao foram superadas pela produo de gneros agrcolas de subsistncias, como arroz, feijo, milho e trigo.
[...] A crise de 1929, na medida em que dificultava as importaes, contribua para o desenvolvimento industrial nacional, pois se tentava produzir internamente o que era difcil de adquirir no exterior. Tratava-se da industrializao com base na substituio das importaes. Em So Paulo, a velha oligarquia buscava meios de voltar ao poder. Ento exigiu de Getlio uma Constituio, alegando que seu governo era Anticonstitucional. (FABRIS, 2000, p. 49).

A crise de 1929 restringiu a importao de mquinas, tecnologia e combustvel dos pases desenvolvidos, como os Estados Unidos.

Consequentemente, na dcada de 1930, surgiu nas cidades brasileiras uma srie de pequenas empresas familiares, destinadas a suprir o mercado interno de bens de consumo. A partir de 1931, como reflexo da crise de 1929 nos Estados Unidos, os preos do caf caram aproximadamente um quarto do valor, retomando a poltica de valorizao do caf, Vargas comprou e queimou milhares de sacas de caf. Atravs de decreto, o governo proibiu novas plantaes do produto. Milhares de camponeses que trabalhavam nas fazendas de caf migraram para as cidades paulistas, aumentando os problemas sociais. A situao poltica estadual tambm era tensa, a nomeao do tenente Joo Alberto Lins de Barros (1897-1955) frustrou o Partido Democrtico de So Paulo, que havia apoiado o movimento de 30 e esperava alcanar o governo do Estado. O Partido Democrtico aliou-se ao velho Partido Republicano Paulista e, juntos, passaram a exigir o fim do Governo Provisrio, a convocao imediata de uma Assemblia Nacional Constituinte e eleies gerais no pas. Diante dessa crise, Getlio Vargas afastou Joo Alberto em julho de 1931 e indicaram outros interventores, todos sem sustentao poltica. No campo econmico, o governo estabeleceu uma poltica cujo objetivo era superar o modelo agrrio-exportador, passando a incentivar a expanso das atividades industriais, abriu linhas de crdito para a instalao de novos estabelecimentos e estimularam a criao de conselhos, companhias e fundaes para debater a questo da industrializao e da produo industrial.

Na construo do Estado Autoritrio, a campanha presidencial para as eleies de janeiro de 1938 iniciou-se sob forte tenso, pois o governo insistia na possibilidade de uma nova ameaa comunista no pas, o presidente Vargas demonstrou diante da campanha uma aparente neutralidade, pois nada fez para promover o candidato oficial nem se mostrou simptico s demais candidaturas, na verdade ele preparava o golpe de Estado que asseguraria sua permanncia no poder, o pretexto veio mediante a inveno de um plano de insurreio comunista, em setembro de 1937, era um plano forjado que se tornou conhecido como Plano Cohen. O Congresso Nacional acreditou na existncia do plano comunista e concordou com mudana dos rumos polticos.
[...] Dessa forma, apoiado pela cpula das Foras Armadas, por intelectuais e pelos integralistas, Vargas deu um golpe de Estado em novembro de 1937. Ao estabelecer o Estado Novo, o presidente suspendeu a Constituio e aboliu os partidos polticos, iniciando uma era de autoritarismo que duraria at 1945. Os integralistas, que haviam apoiado o golpe, tiveram a desagradvel surpresa de ver a AIB colocada na ilegalidade em dezembro, juntamente com os demais grupamentos polticos. Alguns integralistas chegaram a tentar um levante contra o governo em maio de 1938, no Rio de Janeiro, mas foram rapidamente derrotados. (FABRIS, 2000, p. 50).

Aps o golpe poltico, Vargas dissolveu o Congresso em 10 de novembro de 1937 e autorgou uma Constituio que estruturou em novos moldes o Estado brasileiro, j que Getlio deveria passar o governo ao novo presidente no dia 3 de maio do mesmo ano, pois dois candidatos j estavam com a campanha nas ruas, do lado do governo, Jos Amrico de Almeida. Mas Getlio Vargas queria continuar no poder e a maneira que encontrou para isso foi forjar um plano, como se ele tivesse sido feito pelos comunistas, Segundo o plano, haveria greves, lderes polticos seriam assassinados. Getlio Vargas no teve dvida, com o plano nas mos, convenceu as Foras Armadas de que s um governo forte, uma ditadura, poderia enfrentar a ameaas dos comunistas.

A economia tambm passou a estar diretamente subordinada ao presidente da Repblica, que governava com o auxlio dos conselhos tcnicos, cujos membros eram nomeados, uma metade pelo governo e a outra pela associao dos trabalhadores das diversas profisses, o governo do Estado Novo deu muita importncia indstria nacional, para ajudar a desenvolv-la, planejou a hidreltrica de Paulo Afonso, no rio So Francisco, para o fornecimento de energia, fundou a Companhia Siderrgica Nacional, em Volta Redonda, em 1943. Sua importncia foi muito grande, pois passou a fornecer ao indstria nacional. Na poltica externa, Vargas optou por uma linha de neutralidade e pragmatismo, negociando com quem oferecesse melhores condies, dessa forma, assinaram acordos comerciais tanto com a Gr-Bretanha e os Estados Unidos quanto com a Alemanha. No incio da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o governo brasileiro manteve-se neutro, apesar das simpatias de muitos integrantes do governo se voltar para os pases de Eixo (Alemanha, Itlia e Japo). A contribuio brasileira na luta contra o nazismo fascismo se deu atravs de cooperao produtiva, com fornecimento de matrias-primas como borracha e minrio de ferro. Em contrapartida, o governo Vargas recebeu crditos para a recuperao das jazidas de ferro de Minas e da ferrovia do Vale do Rio Doce e para a construo da usina siderrgica de Volta Redonda. O envolvimento brasileiro na luta contra o nazismo e fascismo impulsionou as mobilizaes democrticas no pas, em 1943 foi publicado o documento conhecido como Manifesto dos Mineiros, considerado a primeira oposio ao governo ditatorial. O Estado Novo desabou aps a vitria aliada por uma questo de lgica, o Brasil lutara na guerra em favor das democracias, logo, no fazia sentido manter-se como ditadura. A presso crescente levou o governo a marcar para 2 de dezembro

de 1945 a realizao de campanhas publicitrias dos candidatos ao governo. Enquanto os candidatos desenvolviam suas campanhas, Vargas manobrava nos bastidores ao anistiar Lus Carlos Prestes e ao decretar a Lei Malaia (lei antitruste), que previu a desapropriao de empresas ligadas ao capital estrangeiro. Com isso, caiu no desfavor dos empresrios, principalmente dos udenistas.

[...] Em outubro de 1945, as Foras Armadas, lideradas pelos generais Gis Monteiro e Dutra, cercaram o Palcio do Governo, no Catete e obrigaram Getlio a renunciar. Em seu lugar assumiu o Ministro do Supremo Tribunal Federal Jos Linhares, que garantiu a realizao das eleies, que foram vencidas por Dutra. Era o fim do estado novo (1937-1945). (FABRIS, 2000, p. 51).

Mas Vargas continua no poder, embora derrotados, os constitucionalistas de 1932 conseguiram em parte os seus objetivos, pois Getlio Vargas apresentou-se em convocar as eleies aconteceram em maio de 1933, foram s primeiras realizadas aps a Revoluo de 1930 e apresentavam algumas novidades em relao s da Repblica Velha. As possibilidades de fraude diminuram, mas continuaram a existir. Segundo FABRIS (2000, P.51), no mandato do General Dutra encerrou-se em 1951 e ele foi sucedido por Getlio Vargas, que governaria novamente, desta vez eleito atravs de eleies realizadas em 1950, onde venceu com 48,7% dos votos. O presidente procurou restringir as importaes, limitar os investimentos estrangeiros para impedir a remessa de lucros de empresas estrangeiros para seus pases. Em 1952, criou o Banco de Desenvolvimento Econmico, para incentivar a indstria. Criou em 1953 a Petrobrs, empresa estatal que detinha o monoplio de explorao e refino do petrleo. No plano trabalhista, procurou ajudar os assalariados prejudicados pela inflao, aumentando 100% o salrio mnimo em 1 de maio de 1954 e conquistou a classe trabalhadora. Em agosto de 1954, o poltico Getulio Vargas se matou, em novembro de 1953, a morte no era vista como derrota, mas sim como sacrifcio redentor, quando os coronis, liderados por Amaury Kruel, publicou um manifesto, exigindo a sada do ministro do Trabalho, que era o senhor Joo Goulart.

CONSIDERAES FINAIS

Getlio Vargas assumiu a presidncia com amplos poderes, suspendeu a Constituio, fechou o Congresso e nomeou interventores nos Estados. A maior oposio a essa centralizao veio de So Paulo. Em 1932, formou-se uma Frente nica, que lanou a campanha a favor da Constituinte, em 1933, realizaram-se as eleies e em 1934 era aprovada a Nova Constituio, que concedia ao Governo Federal a maior parcela da arrecadao dos impostos recolhidos pelos Estados, reforando o princpio da centralizao do poder. A 29 de outubro de 1945, Getlio Vargas foi deposto pelas Foras Armadas, sob o comando do general Gis Monteiro. Com o retorno de Getlio Vargas ao poder, o pas retomou o desenvolvimento sob o patrocnio do Estado tanto atravs de subsdios como atravs da implantao de infra-estrutura para o crescimento do capital privado. Em 1951, Getlio enviou ao Congresso o projeto de criao da Petrobrs. Em 1954, o governo concedeu aumento de 100% no salrio mnimo, em resposta os grupos conservadores se lanaram numa campanha contra Vargas.

REFERNCIAS FABRIS, Alexandre: Biblioteca do ensino fundamental e mdio. Editora didtica Paulista, 2000. GIAMBIAGI, Fbio [ed al]: Economia brasileira contempornea. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. RIBEIRO, Zuleika de Siqueira: Pesquisa Escolar 1 grau. Editora Iracema Ltda. So Paulo, 1991. CULTURAL, Arajo: O x da questo. NOVA CULTURAL, 1999.

Вам также может понравиться