Вы находитесь на странице: 1из 21

Nmero 7 | 2 semestre de 2011

em dia

Jovens do BRIC so protagonistas do encontro sobre responsabilidade social e mundo globalizado realizado no Palcio das Naes, na ONU, em Genebra.
1

Editorial
Empreendedorismo com foco na fabricao de queijos
Realizar o MBA Business Intuition oferecido pela AMF pode resultar na abertura de novos negcios para alguns alunos. o caso da empresria e consultora empresarial Ndia de Souza, que teve uma verdadeira intuio para os negcios quando participou do mdulo internacional que sua turma de MBA realizou na Itlia, em 2010. Ao visitar um caseificio - nome italiano para o local em que se produz queijo - localizado na regio italiana de Lodi, a empresria teve a ideia para um novo negcio. De volta ao Brasil, decidiu criar, bem perto do Recanto Maestro, as primeiras instalaes de seu empreendimento, a NadyQueijo no distrito do Vale Vneto. Ao restaurar uma casa no local, contratar colaboradores da regio e usufruir da matria prima (principalmente leite) produzido nas cidades prximas, Ndia est contribuindo para o crescimento da Quarta Colnia. Traz ainda novos sabores para o local: so deliciosas fatias de queijo frescal, gouda, Nadyno, colonial, provolone, mussarela, Bergkse,parmeso e outros. Alm do j famoso doce de leite e requeijo em barra, produz tambm manteiga e nata. O queijo tem uma magia, pois possvel com o mesmo princpio de produo, transmutar o leite em diferentes tipos de queijo, conta a empresria que no esconde o entusiasmo com o novo negcio. Seus produtos podem ser encontrados no Emprio Zoriano, no Recanto Maestro, bem como direto na fbrica, em Vale Vneto, no municpio de So Joo do Polsine, ou pelo e-mail: nadyqueijo@gmail.com.

Recanto Maestro e Voc

Os jovens e o desenvolvimento sustentvel


Nossa matria de capa desta edio fala sobre jovens, que so capazes de mudar o mundo a partir dos pases ditos em desenvolvimento, Brasil, Rssia, ndia e China. Nomes de pases que j adquiriram tamanho vulto mundial que deram origem ao acrnimo BRIC. Em encontro internacional realizado em junho, no Palcio das Naes, em Genebra (Sua), os jovens brasileiros atuantes no Recanto Maestro apresentaram o seu modelo de formao com a metodologia ontopsicolgica que, combinado a parcerias pblicoprivadas e com o terceiro setor, constitui a fora do distrito. No Recanto Maestro so os jovens que ocupam cargos de liderana e realizam diversas atividades em busca de formao interdisciplinar. Esto, por exemplo, a frente do Projeto Flauta e do Projeto OIKOS, que, como voc fica sabendo nesta edio, foram reconhecidos em premiaes brasileiras de peso. Esto tambm nas salas de aula da Antonio Meneghetti Faculdade, como alunos com uma viso diferenciada de mercado de trabalho e estilo de vida. So jovens que trabalham nas empresas sediadas aqui, atuando muitas vezes como idealizadores, mas tambm como colaboradores de tantos eventos que se realizam no Recanto Maestro. Empresrios que, com esprito jovem, no cansam de reinventar a prpria empresa e trajetria profissional. Como est escrito no projeto que nossos jovens brasileiros apresentaram no encontro internacional em Genebra, o objetivo est em garantir a sustentabilidade, a identidade e o protagonismo civil dos participantes. Por meio da gerao de emprego e renda, de projetos culturais, da preservao do meio ambiente, da divulgao dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio, da valorizao da mulher no mercado de trabalho e de parcerias nacionais e internacionais, locais como o Recanto Maestro, com o uso da metodologia ontopsicolgica, auxiliam os jovens a se tornarem mais realizados. Nesta edio do jornal Recanto Maestro em Dia, voc vai conferir exemplos prticos desta realizao. O desenvolvimento sustentvel est nas mos das novas geraes: importante saber que no se trata do jovem de amanh, mas da nova gerao que a juventude atual. As aes praticadas hoje so as sementes para os frutos que iremos colher no futuro. Boa leitura!

Uma das variedades de queijos produzidos na NadyQueijo

Prximos Eventos
10/09/2011 Formatura da 1 Turma de Administrao da AMF

Confira os prximos eventos que acontecero no Recanto Maestro:

Local: Auditrio da AMF Um evento que j est na histria da AMF antes mesmo de acontecer, a primeira formatura de alunos de graduao que completam seu curso na Faculdade. Todos esto convidados para esta grande comemorao.

Lrios para a beleza da pele


Uma flor comum na regio do distrito Recanto Maestro foi alvo de estudos pela farmacutica e empresria Maria Lcia Teixeira de Souza Carrara, em seu trabalho de concluso de curso como estudante da primeira turma do MBA Business Intuition, concludo por ela em 2010. A pesquisa virou negcio e est florescendo cada vez mais com produtos de sucesso. Hoje, a farmacutica coleta a matria-prima (flores do lrio) no Recanto Maestro e produz uma diversidade de cosmticos da refinada marca Lilium Recanto. Em uma lista de produtos que cresce constantemente, j se podem encontrar a linha facial, corporal, acne, vero brasileiro, capilar e SPA. Combinado ao lrio, todas as composies contam tambm com aloe vera. Ambos os ativos garantem efeito hidratante, antioxidante e revitalizante, melhorando a oxigenao dos tecidos e prevenindo o envelhecimento da pele. A cada produto que desenvolvo, a cada pesquisa que fao, mais se evidenciam as possibilidades que a natureza possui de benefcios para o ser humano, conta Maria Lcia. Os cosmticos Lilium Recanto so encontrados no SPA do Recanto Maestro ou pelo email: liliumrecanto@terra.com.br.

04 a 05/11/2011 Congresso Responsabilidade e Reciprocidade


Local: AMF Encontro que promover reflexo e compreenso dos efeitos da responsabilidade e da reciprocidade na construo de uma sociedade mais humana com uma economia mais verde e sustentvel como um todo. Uma iniciativa que representa um importante incentivo s entidades organizacionais de todo o mundo, para que assumam a responsabilidade social como compromisso tico e, consequentemente, passem a investir mais em projetos sociais. O Congresso faz parte do calendrio de eventos que preparam a sociedade internacional para a Rio+20 Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel.

Cosmticos Lilium Recanto: sofisticao que vem da natureza

Acontece no Recanto Maestro

da Redao

Antonio Meneghetti recebe ttulo de Cidado Restinguense

Recanto Maestro comemora 23 anos


Comemorado em 9 de fevereiro, o aniversrio do Recanto Maestro foi repleto de momentos marcantes.Toda equipe do Recanto, fornecedores e parceiros foram convidados para a celebrao destes 23 anos de grandes realizaes. No restaurante Zorial, os presentes escreveram suas metas para 2011, participaram de um sorteio de brindes e saborearam um lanche da tarde. O sorteio teve o apoio do Hotel Capo Zorial, Lilium Recanto, Ontopsicolgica Editora Universitria, Lavanderia Acquachiara e Pousada Recanto. Todos cederam prmios para o sorteio.

Emprio Zoriano conquista pblico


O acadmico professor Antonio Meneghetti recebeu, no dia 15 de maio, em sesso solene da Cmara de Vereadores de Restinga Seca organizada na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF), o ttulo de Cidado Restinguense. A homenagem foi entregue na presena de autoridades do municpio, tais como o Prefeito Tarcizo Bolzan, o Presidente do Legislativo, Jos Carlos Turba, e o Promotor de Justia da Promotoria de Justia, Sandro Loureiro Marones. Na plateia, centenas de pessoas, alunos, colaboradores e docentes da AMF, membros da comunidade e autoridades de diferentes municpios da regio prestigiaram a cerimnia. Para o Prefeito de Restinga Seca, Tarcizo Bolzan, a atuao do homenageado na regio, desde os anos de 1980, foi importante para a prpria histria do municpio. Queremos dizer que estamos sempre apoiando e ajudando, dentro das nossas possibilidades, esta obra maravilhosa que o senhor idealizou, disse o Prefeito, em referncia ao distrito Recanto Maestro e prpria Antonio Meneghetti Faculdade, estabelecida no municpio de Restinga Seca. O acadmico professor Antonio Meneghetti, aps o descerramento da placa que oficializou a entrega do ttulo, realizou uma fala em que expressou sua gratido pela homenagem: uma grande homenagem como esta para mim provocao e responsabilidade a fazer melhor, disse.

Uma grande homenagem como esta para mim provocao e responsabilidade a fazer melhor.
Antonio Meneghetti

O Recanto Maestro conta, desde abril, com um emprio repleto de opes de alimentos (entre laticnio, frios, enlatados, pes, legumes, frutas, bolachas e biscoitos, massas, e muitos outros) e tambm uma diversificada seleo de produtos de limpeza e higiene pessoal. As frutas e verduras so fornecidas por produtores da regio e selecionadas por sua excelente qualidade. Os produtos coloniais tm vez nas prateleiras deste espao, bem como marcas consagradas e de alto padro. O Emprio Zoriano gerenciado por uma jovem equipe e est aberto todos os dias da semana, inclusive aos sbados e domingos. Segundo Jordana Piovesan, aluna da AMF e hoje responsvel pelo gerenciamento deste novo negcio, o Emprio est cada vez mais integrado ao dia a dia do distrito. Jordana, que defendeu seu trabalho de concluso de curso em junho escolhendo como tema o Emprio Zoriano, hoje tem

Colaboradores do Emporio Zoriano so tambm alunos da AMF. Jordana Piovesan e Paulo Emlio Barrios. uma viso mais madura do negcio que ajuda a coordenar: O nosso diferencial o atendimento que oferecemos para o cliente, a ateno que prestamos a esse. Procuramos sempre ouvir nosso pblico, buscando sugestes de melhorias e procurando conhecer o perfil de cada um para melhor atend-lo. Em seu estudo, Jordana percebeu que o Emprio Zoriano segue um modelo de atendimento que remonta a pequenos e sofisticados emprios em que se oferecem produtos de alta qualidade, valorizando o produtor regional e a proximidade com o cliente.

Acontece no Recanto Maestro


Residence rene jovens e empresrios
Entre os dias 6 a 8 de maio, foi realizado no Recanto Maestro o Residence para Jovens Esttica como tica. Nestes dias, os participantes tiveram a oportunidade de assistirem a conferncias e cinelogias ministradas pelo acadmico professor Antonio Meneghetti. Em um dos intervalos das aulas, torres de chocolate foram oferecidas no Hotel Capo Zorial. Uma semana depois, de 13 a 15 de maio, foi a vez de um residence direcionado principalmente para o pblico empresarial. Mais de cem pessoas de diversas regies do pas participaram de conferncias com o acadmico professor Antonio Meneghetti sobre temas como empreendedorismo e realidade socioeconmica brasileira.

Hotel Capo Zorial recebe chef internacional


Como parte das atraes que organiza anualmente para a temporada de festas de final de ano, o Recanto Maestro recebeu no restaurante do Hotel Capo Zorial (HCZ) o chef convidado internacional Antonio Guida, responsvel pelos restaurantes do resort italiano Il Pellicano, um dos seletos locais do mundo que fazem parte da associao Relais & Chteaux, que rene hotis de luxo e restaurantes gourmet de diferentes pases. Pela primeira vez no Brasil, o chef Guida experimentou ingredientes da culinria local e preparou refeies sofisticadas que foram degustadas pelos clientes do HCZ. Para o chef, o Recanto Maestro foi uma grande experincia: um local estupendo, assim que o vi, pensei: estamos no paraso, este um local verdadeiramente paradisaco. Sobre a cozinha brasileira, o chef deixa a dica para os dias mais quentes, tais como os dias de vero que passou no Recanto Maestro: Fazer uma cozinha leve, com pouca gordura e produtos muito frescos. Pode-se combinar a carne com

Pouco antes do incio do jantar de Ano Novo, o chef Antonio Guida orienta a equipe do Hotel Capo Zorial sobre os pratos que sero servidos. alguma fruta, como abacaxi ou manga. Uma carne ou um frango com fruta e uma gota de limo, j est feito um belo prato! Para conhecer mais sobre o trabalho de Antonio Guida, acompanhe a stima edio da revista Performance Lder, que traz uma entrevista exclusiva com o chef italiano.

Uma das conferncias do residence de jovens que tratou da temtica Esttica como tica

O Recanto um local estupendo, assim que o vi, pensei: estamos no paraso, isto , um local verdadeiramente paradisaco.

tempo de colher uvas!


Mais uma bela colheita de uvas foi realizada no Recanto Maestro no primeiro semestre deste ano. Responsvel pelos cuidados com o parreiral do distrito, o produtor de vinhos Jac Ruver conta que, para ter uma boa colheita, preciso manter a ateno ao longo de todo o ano e observar os cuidados de poda e conduo dos ramos do parreiral. As uvas cultivadas de modo orgnico servem de matria-prima para o vinho Bianco Cherubico, que produzido por Jac, para consumo interno no Recanto Maestro e j notrio - pelo seu sabor entre os visitantes de todo o mundo que conhecem o Recanto. Em sua prxima visita, lembre-se de saborear uma taa!

Os cuidados frequentes com o parreiral ajudaram a garantir uma bela colheita para 2011

Universitas News

Alunos da 1 Turma de Administrao apresentam os trabalhos de concluso de curso


da Redao

Rosane Zolin A importncia da cultura humanista na formao pessoal e profissional do administrador Daniel Oliveira dos Santos O perfil das lideranas em uma empresa txtil de fabricao de tapetes

Lilian Werner Philippi Recursos hdricos e sustentabilidade: a experincia da lavanderia Acquachiara Felipe Durante

Jaqueline Nunes Franco Geremia Formao de uma nova inteligncia...: contribuio da Ontopsicologia para a formao dos alunos do curso de graduao em Administrao da Faculdade Antonio Meneghetti

Camila Ceratti Estudo da corrente artstica OntoArte e sua aplicao na moda

Sport Club Internacional: uma gesto de sucesso


Jordana Piovesan Estudo da logstica de recebimento e distribuio de produtos do Emprio Zoriano

Jonas Osmael da Silva Pdua A viso dos alunos da AMF sobre incubadoras de empresas para promover uma cultura empreendedora

Bruna Dallepiane Marquetti Instrumento de verificao da sustentabilidade em realidades microssociais a partir da metodologia ontopsicolgica

A primeira turma de Administrao da AMF reunida para as fotos de formatura Os alunos da primeira turma de graduao em Administrao da Antonio Meneghetti Faculdade defenderam, nos dias 15 e 16 de julho, seus trabalhos de concluso de curso. Na plateia para assistir s 19 bancas que marcam a histria desta instituio por serem as primeiras ali j realizadas e tambm pela qualidade dos trabalhos de pesquisa que foram apresentados estiveram presentes autoridades polticas da regio, empresrios, familiares dos formandos, estudantes dos demais semestres da AMF, alm de colaboradores e professores da Faculdade. Todos os acadmicos foram aprovados e tiveram trinta dias para realizar as alteraes sugeridas pelas bancas. Aps este perodo, os trabalhos estaro disponveis na Biblioteca Humanitas. A diversidade de temticas abordadas revelou a criatividade deste grupo de estudantes. A aplicabilidade prtica observada em cada pesquisa comprovou a caracterstica diferenciada da Instituio em levar seus estudantes a refletirem, em cada disciplina, sobre como podem aplicar em suas vidas profissionais aquilo que aprendem na teoria. A metodologia ontopsicolgica esteve presente como fundamento terico para a maioria dos trabalhos. Alm dos trs membros regimentais da banca de avaliao do trabalho, os alunos tambm puderam receber os conselhos para suas pesquisas de mais quatro autoridades que assistiram a todas as apresentaes: a coordenadora do curso de administrao, Josele Delazeri, a diretora da AMF, Helena Biasotto, a coordenadora FOIL, Soraia Schutel e a representante do Comit de tica, Patrcia Wazlawick. Confira ao lado a lista de estudantes e seus respectivos trabalhos.

Marcel Lemos Gomes de Fraga A formao ontopsicolgica do administrador e os princpios do Pacto Global

Guilherme Rosso Aplicao das ferramentas Toyota para a organizao de uma empresa do setor metalrgico

Carolina Brandolff Stivanin

Saber amar o prprio jogo: a importncia da atividade esportiva para a formao integral do jovem lder

Marina Helena Sewald Schaefer A formao jovem e o mercado de trabalho

Diori Lovato Ricaldi Manual de normas e procedimentos e condutas ticas de uma operadora de mquina vending

Paula Silva Bazzo Uma proposta de conhecimentos essenciais para a formao de consultores empresariais ontopsicolgicos

Josu Dal Forno Osmari Um relato de caso sobre o impacto das comisses com cartes de dbito e crdito nas operaes de vendas em uma empresa de mdio porte

Gisiani Ferreira Alberti Centros ecobiolgicos e vilas do milnio: um estudo na perspectiva da metodologia ontopsicolgica

Rodrigo Righi Pozzobon Processo de produo de tapetes: elaborao do Manual Originale

Patrcia Rossato Inovando o uniforme para dar forma identidade da empresa: estudo sobre a padronizao e qualidade de uniforme nas empresas

Universitas News

Estudos de Ontopsicologia realiza mais dois mdulos


por Vicente Medeiros

Inaugurao da Casa do Estudante na AMF


Em uma cerimnia que contou com a presena do acad. prof. Antonio Meneghetti, a AMF inaugurou sua Casa do Estudante no dia 14 de maio. A ocasio foi tambm uma homenagem empresa Calados Beira Rio, apoiadora deste grande projeto. O professor Meneghetti realizou um discurso para iniciar a cerimnia, seguido pelo corte da faixa inaugural. O presidente da Calados Beira Rio, Sr. Roberto Argenta, esteve presente, bem como representantes da equipe da empresa. Ao final, todos comemoraram com champagne e puderam assistir a uma apresentao de msica clssica. A nova Casa do Estudante conta com quartos especialmente decorados para favorecer a qualidade de vida aos estudantes e professores. Para morar na Casa, os acadmicos devem apresentar boas notas e seguir normas que garantem ao local segurana e tranquilidade para os estudos. A estrutura disponvel aos moradores conta com cozinha, espao de convivncia, horta, estacionamento e a belssima vista - no alto - de parte do Recanto Maestro e do vale onde nasce o sol. Acad. prof. Antonio Meneghetti falou na inaugurao da Casa dos Estudantes da AMF

O Secretrio Geral da Associao Internacional de Ontopsicologia (AIO), o italiano Dr. Paolo Garcia, esteve em So Paulo entre os dias 28 e 29 de maio para realizar o seminrio de estudo do livro Projeto Homem, na sede da FOIL, durante o ciclo de Estudos de Ontopsicologia. Para um pblico formado por lideranas de diferentes setores, empresrios, acadmicos e convidados, Dr. Garcia apresentou detalhes do livro, com

autoria do acad. prof. Antonio Meneghetti e com nova edio no Brasil, em um fim de semana intensivo de estudos, mas dinmico e proveitoso. Recm graduada no curso de especializao em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de So Petersburgo (Rssia), Claudia Montenegro observa que encontros como este so oportunidades que geram crescimento prtico em mbito pessoal e profissional. So momentos

importantes para rever e atualizar os conhecimentos que possumos, alm de ser um estmulo para produzirmos mais no nosso dia a dia. Alm desse evento, Dr. Paolo Garcia ministrou no Recanto Maestro, entre 8 e 10 de abril, o curso sobre o livro O Critrio tico do Humano, editado pela Ontopsicolgica Editora Universitria. Fique atento programao de eventos e participe dos prximos!

O Recanto que atrai moradores


Por Gabrielle Foletto Sabe aqueles lugares que visitamos e na hora de ir embora pensamos em ficar um pouco mais? O Recanto Maestro tem se revelado cada vez mais um desses cartes postais que encantam e convidam a permanecer. Alm de atrair inmeros turistas dos mais variados locais do mundo, h tambm aqueles que vm para ficar. Esse foi o caso da aluna do 1 semestre de Administrao da AMF, Ana Elisa Foletto Dotto, que trocou o agito da grande So Paulo pela tranquilidade do distrito. Aqui h

Ana Elisa Foletto veio de So Paulo para estudar na AMF o aprendizado de uma formao ntegra do ser humano, declara a aluna. Outro morador que veio de mais longe ainda Gabriel Maia. Natural de Braslia, ele veio estudar Administrao na AMF no incio

Gabriel Maia veio de Braslia para estudar na AMF desse ano. Questionado se est gostando, Gabriel enftico: Me mudei para o Recanto Maestro com o objetivo de estudar em uma faculdade com um diferencial e estou muito satisfeito de ser um aluno AMF.

10

11

Universitas News - Especial MBA

Aula Inaugural do MBA Business Intuition: unindo conhecimento e prtica

Ps-graduao da AMF tem como convidados grandes nomes do Agronegcio


da Redao

Para a aula inaugural das duas novas turmas do MBA Business Intuition, realizada no dia 29 de abril, a AMF presenteou seus acadmicos e convidados com a presena do palestrante Alysson Paulinelli, engenheiro agrnomo, que j foi Ministro da Agricultura, Secretrio da Agricultura de Minas Gerais e reitor da Universidade de Lavras (MG). Em uma conversa com o pblico presente no auditrio principal da Faculdade, Paulinelli, mais do que falar da experincia como agrnomo, educador e personalidade poltica, demonstrou que preciso, em qualquer rea de atuao, buscar o conhecimento e o aperfeioamento profissional. Defendeu ainda que preciso uma atuao no Brasil de forma a reforar a identidade nacional. O ex-Ministro lembrou que, durante sua

carreira, obteve resultados significativos quando investiu na colaborao entre academia e agricultores, mostrando que grandes resultados so possveis quando se unem conhecimento e prtica. Aps conhecer um pouco da AMF e do Recanto Maestro, o ministro, que de descendncia italiana, comentou: Estou encantado, aqui um lugar de 1 mundo. No fica devendo nada ao nosso Piemonte, na Itlia. O segredo de vocs ter bons empresrios investindo em um projeto sedutor. A aula inaugural no Recanto Maestro marcou o incio dos mdulos tanto para os estudantes da turma de Agronegcios, que tm aulas na sede da AMF, quanto para os estudantes da turma Identidade Empresarial, que tm aulas em So Paulo, na sede da FOIL, mantenedora da AMF.

O ex-ministro Alysson Paulinelli em aula inaugural realizada na AMF

Grandes nomes tem figurado entre os professores do MBA Agronegcios. Entre eles, o professor titular de Filosofia da UFRGS e pesquisador I-A do CNPq, Denis Rosenfield, que Doutor de Estado pela Universidade de Paris Panthon-Sorbornne, articulista de jornais como O Estado de S. Paulo e O Globo, colaborador do Dirio do Comrcio, alm de consultor de anlise poltica para empresas e grupos financeiros. Tambm foi realizada palestra com o professor Joo Pedro Cuthi Dias, que consultor da BM&F Bovespa para a regio Centro Oeste, diretor comercial da Agncia de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e consultor tcnico para o Projeto Especial Pantanal, realizado por convnio entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul e o Banco Mundial. Para Joo Pedro Cuthi Dias, a realidade que est sendo construda pela AMF e o Recanto Maestro pode servir de exemplo internacional. O Recanto Maestro est fazendo da regio um plo no s para o Brasil mas para outros pases do mundo com cursos voltados para o real do business, declara o professor.

Mesa redonda (superior esq.), aula com o professor Denis Rosenfield (superior dir.) e palestra com Joo Pedro Cuthi Dias - consultor da BM&F ( direita), marcaram os mdulos do MBA Agronegcios.

12

13

Universitas News - Especial MBA

da Redao

MBA Business Intuition realiza defesas de trabalho de concluso de curso


Moiss Ceratti Joo Arcanjo Heinrich Izaias Penso Cleomar Ereno e Gilberto Pilecco Marisa do Carmo Bontorin Maria Adamoli Liliane Carpenedo Ana Cristina Cassani Cunha Luiz Alberto Spengler ria Martins Rogrio Capoani Joo Carlos Leonardi Andr Carvalho de Fraga Clo Rossetto Bruno Fernandes Mara Lucia Pierdon Edna da Silva Luiz Vanderlei Heidrich Carmen Spanhol Alade Pedrini Luiz Fernando Somenzi Roula Kozak Caroline Zanesco Jhosu Carlesso Viviane M. D. Spiller Luiz Carlos Bessler Gustavo Bertolini Silvia Bianca S. Gazzola Maria Luiza Bazzo Roberta Pozza Reges Antonio Bronzatti Simone Zanon Delci Kolves Vicente Reis Medeiros Mrcio Miorelli
O lder e os colaboradores como maior valor em uma organizao que prima pela qualidade Diferenciais tecnolgicos do calado para o conforto e o bem-estar da consumidora aprimoramento de um produto Formao lifelong learning e ontopsicologia Sucesso de empresas familiares: A importncia do lder Proposta de reestruturao da Bonton Clnica de dermatologia e nutrologia | Braslia DF Identificao, preparao e desenvolvimento de lderes: um estudo em empresas do norte do RS Estudo terico da aplicao da racionalidade sobre a intuio na liderana e gesto, segundo a viso da cincia ontopsicolgica O desenvolvimento do planejamento estratgico para a evoluo da empresa Estudo de caso para a salvaguarda do patrimnio pessoal: uma proposta de proteo patrimonial O humanismo na formao do homem-pessoa em funo social Metodologia ontopsicolgica aplicada no dia a dia da atividade de parcelamento do solo loteamentos A pedagogia ontopsicolgica na formao dos jovens e o conceito de lifelong learning para a profissionalizao da empresa Mtodo de capacitao contnua (lifelong learning) para equipes comerciais na primeira hora do dia (PHD) Direito, esttica e ontologia Descarte de medicamentos: uma soluo vivel para o problema Quando o lder o causador dos problemas que sofre: anlise de um caso de psicossamtica empresarial Implicaes do medo no ato de decidir no contexto empresarial O encantamento e a esttica oportunizando crescimento e maior participao no mercado de moda caladista na Amrica do Sul Avaliao da mudana de estilo de vida dos jovens Liderana e empreendedorismo em negcios - como iniciar uma floricultura A cultura humanista como varivel de tomada de deciso para a aquisio de mobilirio corporativo A percepo do cliente sobre o servio na clnica mdica e a formao continuada do mdico contribuindo para o xito da atuao profissional Avaliao qualitativa da satisfao e dos diferenciais dos servios odontolgicos prestados no distrito Recanto Maestro/RS Centro odontolgico interdisciplinar Recanto Maestro - plano de negcios Clnica de esttica Vitalit Ltda - plano de negcios Arquitetura em Recanto Maestro: um estudo sobre os processos de criao, formalizao e elaborao Liderana e competitividade no setor moveleiro: a identidade IKEA Curso de gastronomia Cozinha Viva no Recanto Maestro Variao subjetiva em protocolos de pesquisa o campo semntico no simples da vida Da intuio a autossabotagem: a pesquisa ontopsicolgica nos correlatos neurofisiolgicos do processo perceptivo-cognitivo do empreendedor Avaliao do grau de maturidade dos processos de gesto de contratos de software e servios de tecnologia da informao em empresas do Rio Grande do Sul Incentivos fiscais: responsabilidade social das empresas como forma de viabillizar a formao humanista Incubadora de negcios usando metodologia ontopsicolgica Guia para comunicar a identidade de uma empresa Desenvolvimento e formao de equipes de liderana utilizando pressupostos metodolgcos da FOIL

Os estudantes do MBA Business Intuition Empreendedor & Cultura Humanista apresentaram, entre os dias 29 e 31 de julho, os seus trabalhos de concluso de curso. As apresentaes demonstraram as pesquisas e estudos desenvolvidos por estes alunos ao longo de todos os mdulos do curso.

Empresrios e profissionais liberais, estudantes, pesquisadores e autoridades polticas participaram da plateia que assistiu s bancas As pesquisas apresentadas, alm de trazerem o contedo visto durante as diferentes disciplinas do curso, trouxeram tambm o conhecimento especfico que cada profissional desenvolve em sua rea de atuao. Os MBA Business Intuition possuem uma caracterstica interdisciplinar e, por isso, atraem, entre seu pblico, profissionais de diversas reas de atuao.

Entre planos de negcios, estudos tericos e pesquisas quantitativas e qualitativas, o final de semana de bancas foi marcado pela riqueza e criatividade suscitada por cada pesquisador. Na plateia, para assistir s defesas, estiveram presentes a comunidade acadmica, alm de familiares e amigos dos alunos, empresrios, autoridades polticas e demais parceiros da AMF. Compondo as bancas, os professores que acompanharam estes estudantes durante todo o percurso do MBA, agora lhes davam conselhos e dicas prticas de como poderiam melhorar seus planos de negcios e artigos de concluso de curso. Para estes alunos, foi apresentado ainda o roteiro exclusivo do mdulo internacional optativo que podero cursar em setembro e que os levar a conhecer, na Itlia, empresas de diferentes ramos de atuao que so mestres do made in Italy, bem como, cidades smbolos da cultura clssica e humanista ocidental, em visitas guiadas por professores internacionais, alm de assistirem a conferncias e aulas especialmente preparadas para esta turma. Uma oportunidade nica para encerrar o curso com chave de ouro!

14

15

Universitas News

Fundao Antonio Meneghetti investindo na formao de jovens


Por Viviane Portela

Aprendendo a fotografar no Recanto Maestro


da Redao

A prtica da msica como atividade complementar ao currculo do ensino mdio est entre os focos do projeto Amigos do Violo, que iniciou em outubro do ano passado e resultado de uma parceria entre a Escola Estadual de Educao Bsica Joo XXIII, de So Joo do Polsine, a Fundao Antonio Meneghetti e a AMF. O nome Amigos do Violo foi escolhido em um concurso realizado neste ano entre os alunos da Escola Joo XXIII. Entre 48 nomes sugeridos, foi vencedora a sugesto da aluna Gabriela Martins da Rosa, do 6 ano. O prmio foi uma mochila da entidade mantenedora da AMF, a FOIL, mais um kit (caderno, caneta, camiseta e o filme Identidade Jovem) e a matrcula gratuita em um curso de extenso na AMF (veja box). A Fundao Antonio Meneghetti presenteou ainda os alunos do projeto Amigos do Violo com livros da metodologia Impare para aprendizado de violo brasileiro. De autoria do msico e professor da AMF, Glauber Benetti Carvalho, o livro traz uma srie de exerccios tcnicos, perceptivos e tericos e acompanha um CD de estudos que facilitaro o aprendizado dos jovens. O projeto Amigos do Violo tem como objetivo geral a formao cultural, bem como a qualificao de jovens por meio do aprendizado do violo. O projeto ainda uma forma de contribuir para o alcance dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milnio propostos pela ONU, que esto entre os pontos de ateno das aes sociais da Fundao Antonio Meneghetti e da AMF, alm de estar em conformidade com a nova legislao educacional brasileira, a Lei 11.769/08 que passou a incluir o ensino da msica como contedo obrigatrio do componente curricular Arte, da Educao Bsica.

Gabriela Martins da Rosa foi premiada pela sugesto de nome que deu para o curso de violo

Da Msica para a Fotografia

A aluna Gabriela Martins da Rosa est radiante com sua cmera fotogrfica nova. Um dos prmios do concurso era um curso de extenso da AMF totalmente gratuito e Gabriela escolheu fazer o curso de fotografia. Especialmente para poder participar do curso, ela ganhou de presente uma cmera fotogrfica de seus familiares. Enquanto participava de uma das aulas prticas do curso, Gabriela disse que as aulas de Fotografia esto despertando nela um novo gosto artstico. J aprendi a focalizar e desfocalizar. O que mais gosto de fotografar so flores, mas no Recanto, gostei de fotografar uma fonte dgua no condomnio.

O Recanto Maestro esteve no foco de fotgrafos atentos aos belos detalhes da paisagem e arquitetura do distrito, em alguns sbados de maio a julho. A turma do curso de extenso em Fotografia da AMF que foi aberto para toda comunidade participou de aulas ministradas pelas professoras Claudiane Weber e Carol Miranda. Foram trabalhados contedos desde as tcnicas bsicas at aulas prticas em que os estudantes aprimoraram o olhar pessoal para a arte da fotografia. Tambm foi organizado para os colaboradores do Recanto Maestro um curso com Ita Kirsch, reconhecido como fotgrafo de paisagens e etnias, com livros publicados sobre alguns de seus projetos e incurses fotogrficas por diferentes pases alm de vrias regies brasileiras. O curso teve o patrocnio do Grupo Meta e do Hotel Capo Zorial. O objetivo foi aprimorar as habilidades dos profissionais responsveis pelas fotografias do acervo do distrito. Sob as lentes dos aprendizes fotgrafos, surgiram novos olhares artsticos sobre a beleza e os detalhes do Recanto Maestro!

Alguns dos cliques feitos pelos alunos nos cursos de fotografia realizados no Recanto Maestro

16

17

Universitas News

Sntese Panormica da Cultura Humanista


da Redao

AMF recebe meno honrosa


No dia 31 de maio, a AMF recebeu meno honrosa do Prmio Silvio Tendler de Curtas sobre Responsabilidade Social oferecido pela Associao Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES). A diretora da AMF, Helena Biasotto, participou da cerimnia de entrega do prmio, em Braslia (DF), tendo recebido o trofu referente meno honrosa na categoria Vdeo Institucional. A AMF foi premiada pela produo do vdeo de trs minutos de durao intitulado Responsabilidade Social na Antonio Meneghetti Faculdade tem ritmo de Msica. O tema do filme so as atividades desenvolvidas pelo Projeto Flauta. Desde 2008, esta iniciativa realizada em escolas da rede pblica municipal de So Joo do Polsine, graas a parceria firmada entre a Prefeitura deste municpio, a Associao OntoArte e a Antonio Meneghetti Faculdade.

Foi uma honra ter recebido este prmio em meio as mais renomadas instituies privadas do pas, o que significa um grande projeto que deve ser levado adiante e certamente ser replicado por muitasinstituies de ensino superior.O mrito dos nossos alunos e professores, da Associao OntoArte e da Prefeitura de So Joo do Polsine. Agradecemos ABMES pelo prmio e seriedade do jri no processo da escolha, declara a diretora da AMF, Helena Biasotto.

O curso de extenso oferecido pela AMF Sntese Panormica da Cultura Humanista encerrou suas atividades no primeiro semestre deste ano e abordou passagens da Histria que, na maioria das vezes, no esto nos livros. O saber proporcionado ao longo dos dez mdulos do curso de cultura humanista ministrados pelo prof. Eduardo Afonso ofereceram um panorama da histria ocidental da humanidade com os principais fatos e acontecimentos polticos, sociais e culturais ao longo dos sculos. O prof. Eduardo doutor e mestre em Histria Social pela USP e, ao longo das aulas, evidenciou os fatos fundamentais para aqueles que

buscam olhar para o passado para compreender melhor a realidade atual, reforando assim sua autonomia de pensamento acerca de nosso tempo. Foram ofertadas duas turmas para o curso, uma no Recanto Maestro e outra em So Paulo, na sede da FOIL.

AMF recebe prmio Top of Quality em So Paulo


No ms de abril, a AMF recebeu, em So Paulo, o prmio Top of Quality 2011 oferecido pela Ordem dos Parlamentares

do Brasil (OPB). O presidente nacional da OPB e deputado federal suplente pelo estado de So Paulo, Dennys Serrano fez meno Faculdade e ao seu fundador no seu discurso: a AMF, no interior do Rio Grande do Sul, faz um trabalho fantstico e gostaria de convidar vocs para acessarem o site e conhecerem mais o trabalho desta instituio, disse

Dennys Serrano. A OPB foi idealizada por Ulysses Guimares e fundada em 1976. Tem como finalidade desenvolver aes em prol da sociedade brasileira, tais como: ajuda s instituies carentes de recursos, prestao de servios comunitrio, adeso a campanhas governamentais e no governamentais e prestao de servios em assessoria jurdica.

18

19

Universitas News
Programa Jovem e Tecnologia realiza curso gratuito para jovens na AMF
O Grupo Meta, em parceria com a AMF realizou, no primeiro semestre deste ano, o Programa Jovem e Tecnologia, que consiste em oferecer aos jovens da Quarta Colnia e regio oportunidades para que conheam melhor o campo da Tecnologia da Informao (TI) e descubram as oportunidades de carreira existentes neste mercado. A primeira ao do Programa foi disponibilizar bolsas de estudos, com durao de at dois anos, aos melhores colocados no vestibular do curso de Sistemas de Informao na AMF. O Programa oferece tambm o Curso de Introduo TI do Programa Jovem e Tecnologia para os jovens que cursam o ensino mdio da regio ou que j o tenham cursado. As primeiras turmas j completaram atividades com mais de 170 jovens formados. Entre estes estudantes, 90 foram selecionados para participar do curso avanado neste

Curso prepara professores para ensinar msica


O curso de Formao Continuada em Msica, oferecido na AMF, por meio de uma parceria com a Associao OntoArte, deu incio s atividades de sua terceira turma neste primeiro semestre de 2011. O objetivo formar professores das escolas da Quarta Colnia de Imigrao Italiana do Rio Grande do Sul para ministrarem aulas de msica, auxiliando as instituies de ensino da regio a cumprirem a lei n 11.769/2008, que passou a incluir o ensino da msica como contedo obrigatrio na educao bsica no Brasil. Na aula, os professores aprendem prtica da flauta doce e do violo, teoria musical e tambm como ministrar a musicalizao infantil. Em uma aula especial para marcar o final do semestre, a administradora do Hotel Capo Zorial, Sra. Any Rothmann, foi convidada para ministrar uma palestra aos alunos. Com anos de experincia na conduo do HCZ e na formao de jovens que passam pelo Recanto Maestro, Any Rothmann tambm j foi professora de turmas desde o pr-escolar at o

Uma das turmas do Curso de Introduo a TI que parte do Programa Jovem e Tecnologia segundo semestre. Participam do programa alunos das escolas estaduais da regio e a comunidade em geral. Foi realizada uma parceria com as prefeituras dos municpios que aderiram ao Programa para que fosse disponibilizado o transporte aos alunos. O contedo elaborado e ministrado pelos colaboradores do Grupo Meta, com o apoio dos bolsistas da graduao em Sistemas de Informao na AMF. Segundo o professor Jean Marcus Perfeito, que atua tambm como analistas de sistemas da Meta, o curso permite aos estudantes compreenderem melhor o que a rea de TI. As turmas so maravilhosas, ativas, compenetradas, elogia o professor. Nas aulas, as turmas aprendem introduo programao usando o programa Visual Studio, que uma ferramenta voltada ao desenvolvimento web. Ao final do curso, ele esto aptos a desenvolverem a base de lgica nesta ferramenta em um projeto simples. As aulas so oferecidas gratuitamente e j tiveram incio novas turmas para o segundo semestre, contando ao todo com 160 alunos, entre Mdulo I e Mdulo II.

Preparao para o mercado de trabalho


O Laboratrio Identidade Jovem uma organizao acadmica vinculada aos cursos de graduao da AMF e focada na aproximao dos alunos com as realidades empresarial e de mercado. Nesse semestre, os acadmicos de todas as fases puderam participar de cursos ministrados por profissionais especializados nas reas de: recursos humanos, gesto da informao, consultoria e saber servir. A ideia propiciar aos alunos momentos onde so estimulados a utilizar suas habilidades e conhecimentos em contextos semelhantes aos que encontraro como profissionais no mercado de trabalho. realizado por meio de convnios de parceria com instituies de ensino, empresas, entidades governamentais e no governamentais. A iniciativa uma forma de aplicar as premissas da AMF de formao integral do homem para que esse esteja apto a resolver os constantes anseios da vida em sociedade.

ensino mdio. Durante a aula, falou aos professores da regio sobre a importncia da profisso professor, bem como da msica na formao humanista. Como educadores vocs tm uma misso, tm a responsabilidade de guiar, de contribuir com outras pessoas, disse a palestrante. E completou: Precisamos iniciar o gosto pelo saber fazer em nossos alunos. A aula contou ainda com a presena de jovens que vieram acompanhar seus pais os estudantes do curso - e ficaram em sala para tambm assistir palestra.

Curso de Formao Continuada em Msica realiza aulas no Recanto Maestro

Visitas s escolas marcaram o semestre


A AMF procura manter um constante intercmbio com as escolas e entidades da regio da Quarta Colnia e tambm de Santa Maria. Neste semestre, professores e colaboradores da Faculdade visitaram escolas, colgios, feiras e locais pblicos para divulgar os diferenciais do ensino oferecido na Instituio. Em uma destas visitas, o municpio de Pinhal Grande recebeu dois professores da AMF, a profa. Soraia Schutel e o prof. Wesley Lacerda, que falaram para um ginsio repleto de alunos do ensino mdio da rede pblica de ensino. Os palestrantes discutiram sobre a formao do jovem e a importncia dos estudos para o crescimento pessoal e para a conquista da independncia individual. A AMF tambm recebeu a visita de grupos de estudantes do ensino mdio que vm

Professores da AMF palestram em escolas. A faculdade tambm recebe visitas de turmas de estudantes e professores. conhecer as instalaes e a proposta da instituio. Acompanhando um destes grupos, o prof. Srgio Savian, diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental Princesa Isabel, de Carazinho (RS), conta que ficou admirado com o que conheceu. A proposta da faculdade a melhor possvel: oferece ao jovem encontrar, na prpria instituio, a prtica e a teoria. um exemplo para o mundo inteiro, afirma o professor Srgio. Para organizar uma visita AMF, ligue (55) 3289-1141.

Paula Bazzo apresenta o Laboratrio Identidade Jovem no primeiro dia de aulas da AMF, em 2011

20

21

Universitas News

AMF participa da Feira Guia do Estudante, o maior evento estudantil em So Paulo

Aprendendo a administrar com empresrios


O presidente da Calados Beira Rio, Sr. Roberto Argenta, foi convidado para ministrar uma das aulas do semestre para os acadmicos da disciplina Aconselhamento de Carreira, ministrada pelas professoras Josiane Barbieri e Patrcia Waslawick. Ao relatar sua trajetria profissional, o empresrio contribuiu para o entendimento dos jovens do que pode ser uma viso de longo prazo para seu crescimento pessoal com base na metodologia ontopsicolgica.

Congresso Internacional R&R apoia movimentos internacionais


O congresso internacional Responsabilidade & Reciprocidade, que ser realizado nos dias 4 e 5 de novembro pela Faculdade e Fundao Antonio Meneghetti faz parte do calendrio internacional de eventos que preparam a sociedade internacional sobre temas relacionados Rio+20 Conferncia das Naes Unidas para o Desenvolvimento Sustentvel. Alm deste engajamento, o Congresso tambm apia os movimentos Pacto Global, e Dcada de Educao para o Desenvolvimento Sustentvel da ONU. Com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do RS, o Congresso coloca em prtica desde sua preparao o 8 Objetivo de Desenvolvimento do Milnio da ONU: estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

CONGRESSO INTERNACIONAL

A AMF participou pela primeira vez da Feira Guia do Estudante, evento realizado pela Editora Abril, entre os dias 26 e 28 de agosto, no Expo Center Norte em So Paulo. Este o principal evento brasileiro voltado ao pblico estudantil e nesta sexta edio

teste: Voc um Lder Empreendedor?, desenvolvido especialmente para a ocasio. A sesso de fotos Que tipo de Lder voc quer ser? tambm foi um sucesso, com filas durante todo o evento. Alm disso, foram distribudos mais de 8.000 kits institucionais

vestibular 2012/1 semestre da AMF, que tambm ser realizado em So Paulo, na sede da FOIL, mantenedora da faculdade, alm de provas no campus do Recanto Maestro. Aproveite e inscreva-se j para vestibular: www.faculdadeam.edu.br!

Vestibular agendado: novidade da AMF


A Antonio Meneghetti Faculdade ofereceu duas oportunidades de ingresso em seus cursos de graduao atravs de vestibulares. Em fevereiro, tiveram incio as aulas para os alunos aprovados no vestibular 2011, realizado em dezembro de 2010. Em junho e julho deste ano, aconteceu o vestibular agendado, uma novidade por meio da qual o estudante pode fazer contato com a AMF e agendar a data em que melhor lhe convm prestar o vestibular para um dos dois cursos oferecidos pela instituio: Administrao e Sistemas da Informao. No prximo vestibular, sero realizadas provas tambm em Florianpolis e So Paulo. Fique ligado para informaes sobre os vestibulares, acesse: www.faculdadeam.edu.br!

contou com a participao de mais de 37 mil visitantes. O evento tem como objetivo oferecer informaes sobre os cursos de graduao e orientao sobre diversas profisses. As atividades realizadas pelas instituies de ensino como palestras, gincanas, atividades prticas, simulados e testes vocacionais, visam ajudar os estudantes em suas escolhas profissionais. Durante o evento, o estande da AMF recepcionou mais de 15 mil visitantes. Entre eles, pais e alunos interessados em conhecer os diferenciais da faculdade e participar do

e 5.000 dvds do filme documentrio Identidade Jovem. No ltimo dia da feira, 28 de agosto, o estande da AMF realizou uma palestra com o scio VP do Grupo Meta, Sr. Wesley Lacerda, que falou sobre o tema O jovem de negcios: o primeiro business. Durante a exposio, o palestrante apontou os principais motivos pelos quais 60% dos negcios nascem na faculdade. Faltaram lugares no auditrio para tantos jovens interessados. Os visitantes do estande tambm receberam informaes sobre o

Saber jurdico estudado na AMF


A AMF ofereceu nesse semestre, entre suas opes de cursos de extenso para a comunidade, o curso de Direito, que teve como objetivo aprofundar os conhecimentos jurdicos nas reas: Trabalhista, Segurana de Tecnologia da Informao, Propriedade Intelectual, Tributrio e Fiscal. Estas reas do saber jurdico so direcionadas para gestores, executivos, gerentes, coordenadores e pblico em geral interessado em aprofundar seus conhecimentos no campo. As aulas foram realizadas em quatro mdulos, ministrados por professores especialistas em cada uma das reas abordadas: Dr. Milton Lucdio Leo, Dr. Ricardo Gomes, Dra. Letcia Batistela e Dr. Alessandro Spiller.

22

23

Universitas News
Diretores da Microsoft realizam palestra
No dia 28 de abril, realizaram palestra na AMF o Diretor Geral para a Amrica Latina da Microsoft Dynamics, Sr. Daniel Pen e o Diretor Geral da Microsoft para o Brasil, Sr. Maurcio Prado. Na plateia, participaram os acadmicos da graduao, professores e alunos do Projeto Jovem e Tecnologia. Os palestrantes falaram sobre tecnologias de ponta que esto em desenvolvimento pela Microsoft, a inovao como diferencial de negcio para a empresa, a viso da Microsoft sobre Tecnologia da Informao e as oportunidades no mercado, tanto para a rea de Sistemas de Informao, quanto para a de Administrao.

Debate sobre ensino de msica nas escolas


No dia 18 de agosto, foi realizado em Porto Alegre (RS) o evento estadual Encontro Msica na Escola: legislao e orientaes que contou com autoridades polticas dos municpios do Estado, bem como professores e representantes de entidades. Representando o municpio de So Joo do Polsine, esteve presente a Secretria de Educao, Cultura, Turismo e Desporto, Sra. Maria Claci Bortolotto, e a professora do Projeto Flauta e da AMF, Viviane Portela. No debate foram discutidas as leis regulamentadoras do ensino da msica nas escolas. Em So Joo do Polsine, o Projeto Flauta j ensina msica nas escolas de ensino fundamental da rede pblica desde 2009. A obrigatoriedade determinada por lei para o ensino desta disciplina nas escolas teve incio neste ano de 2011.

Consultoria empresarial ontopsicolgica tema de dissertao


A pesquisadora institucional da AMF, Paula da Silva Bazzo, defendeu o mestrado em Administrao, no Programa de PsGraduao em Administrao da Universidade Federal de Santa Maria, no ms de abril. A dissertao O impacto da consultoria empresarial ontopsicolgica no desempenho organizacional foi escrita sob orientao do prof. Breno Augusto Diniz Pereira e a banca avaliadora foi composta pelas professoras Estela Maris Giordani e Adriane Mendes. A dissertao foi aprovada e estar disponvel para consulta na Biblioteca Humanitas.

AMF recebe urna para votao do Oramento 2012 do RS


A AMF foi um dos pontos em que os cidados do municpio de So Joo do Polsine puderam dar seu voto para a destinao do Oramento 2012 do Estado do Rio Grande do Sul. No dia 10 de agosto, uma urna foi instalada na Faculdade para a votao, que contou com a presena do Secretrio Municipal de Agricultura, Sr. Assis Cadore, que explicou que o ponto de votao na Faculdade mais uma demonstrao da parceira entre a instituio e o setor pblico. A AMF uma grande parceira do nosso municpio, conta. A discusso participativa do Oramento do Rio Grande do Sul iniciou com debates, seguidos de fruns regionais que definiram os projetos que comporiam as cdulas de votao de prioridades.

Familiares dos alunos visitam o RM


No mdulo do MBA Business Intuition Agronegcios realizado nos dias 22 e 23 de julho, muitos alunos trouxeram seus familiares para um jantar especial no Recanto Maestro. Marina Zanin Negro, de 16 anos, e Lucas Zanin Negro, de 12 anos, estiveram entre esses convidados que conheceram pela primeira vez o distrito. Vindos do Paran, acompanharam o pai e aluno Edmilson Negro. Eles fizeram caminhadas, aproveitaram as quadras esportivas, o SPA e os filmes e jogos de tabuleiro disponibilizados pelo Hotel Capo Zorial. Lucas conta que adorou a regio: andei por tudo, na floresta e no parreiral. Marina, que se prepara para entrar no ensino superior, gostou de conhecer a AMF: fomos visitar a Faculdade, que muito linda, diz.

Curso de extenso em Italiano


O curso de extenso em Italiano da AMF rene estudantes em turmas iniciante e tambm para conversao. As aulas acontecem duas vezes por semana, na Biblioteca da AMF. Informe-se na Central de Relacionamento da AMF sobre novas turmas e inizia ora!

Graduados da AMF vo pra Itlia


Os estudantes da primeira turma de Administrao da AMF finalmente iro realizar a to esperada viagem de formatura para a Itlia, que comeou a ser planejada no primeiro semestre do curso. Desde l, para angariar fundos, organizaram jantares, trabalharam em eventos da Faculdade e montaram at uma lavagem de carros no campus. O roteiro da viagem incluir visita a empresas italianas e pontos culturais em diferentes cidades. Para Rodrigo Pozzobon, um dos alunos desta turma, conhecer as empresas ser uma grande experincia e a expectativa est na visita que faro a uma fbrica de cermicas. Eu gosto bastante da parte de produo. Quero conhecer o modo como trabalham, como criam seu diferencial, e trazer para o Brasil o que de bom eu conseguir aprender. Pozzobon tambm colaborador da fbrica de tapetes Originale e espera aplicar na prtica o que aprender sobre o famoso made in Italy.

Curso de Dico e Oratria sucesso de pblico


O curso de Dico e Oratria oferecido no programa de cursos de extenso da AMF neste primeiro semestre teve como objetivo desenvolver a habilidade de falar em pblico com clareza e preciso. No contedo foram desenvolvidos temas como os cuidados com a voz, a dico clara e precisa e a arte de falar em pblico. Novas turmas esto previstas para o segundo semestre. Fique atento!

24

25

Universitas News
AMF recebe professores participantes da Jornada Pedaggica
Como parte da Jornada Pedaggica Prtica pedaggica, desafios e possibilidades para o sucesso escolar, organizada, de 18 a 22 de julho, pela Secretaria Municipal de Educao, Cultura, Desporto e Turismo de So Joo do Polsine, foi realizada uma manh de formao na AMF. Cerca de cinquenta professores puderam assistir palestra Elementos de Pedagogia para a Criatividade ministrada pela profa. Dra. Estela Maris Giordani, que especializada em Formao Docente, Interdisciplinaridade, Prticas Pedaggicas, Ensino Superior e Ensino-Aprendizagem. Segundo a Secretria Municipal de Educao, Cultura, Desporto e Turismo de So Joo do Polsine, Sra. Maria Claci Bortolotto: um momento de reflexo muito importante, pois leva a mudanas na prtica em sala de aula.

Crianas aprendem a leitura e a escrita musical no Projeto Flauta


A partitura para muitas pessoas algo desconhecido ou distante. No entanto, a leitura e a escrita musical, como o nome sugere, nada mais do que aprender a ler e escrever. Assim como para ler ou escrever um texto, primeiro precisamos conhecer todas as letras e algumas regras de gramtica, para ler uma partitura, primeiro precisamos conhecer as notas e algumas regras da teoria musical. Essa experincia est sendo vivida, a partir deste semestre, pelos alunos do Projeto Flauta. Segundo a professora do Projeto, Viviane Portela, Desse modo, a criana vai se alfabetizando musicalmente e, quando chegar vida adulta, ler uma partitura ser to natural quanto ler um texto.

Gestor do Parque Cientfico e Tecnolgico da PUC/RS realiza palestra na AMF


O gestor do Parque Cientfico e Tecnolgico da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Sr. Jlio Ferst, exsecretrio de Cincia e Tecnologia do Estado, palestrou na AMF, em abril, sobre o mercado de Tecnologia da Informao e abordou tambm as caractersticas dos empreendedores que participam de projetos de incubao de empresas. Segundo o palestrante, a AMF um espao diferenciado para a formao de jovens: aqui encontramos um ambiente de inovao, afirmou.

Primeira aula do 2 semestre da AMF


Para marcar o incio do semestre da AMF e as boas vindas aos novos alunos ingressantes na Instituio, foi realizada uma aula inaugural, dia 25 de julho, com o vice-presidente de Finanas da Confederao da Agricultura e Pecuria do Brasil, Sr. Ademar Silva Jnior, que tambm atua como empresrio do agronegcio e aluno do MBA Business Intuition & Agronegcios da AMF. Assistiram aula os alunos dos cursos de graduao em Administrao e Sistemas da Informao da AMF. Eles tambm foram saudados pela coordenadora do curso de Administrao, profa. Josele Delazeri, e pelo coordenador do curso de Sistemas da Informao, prof. Fernando Sarturi. Em sua palestra, Ademar lembrou os alunos da oportunidade que esto tendo ao escolherem cursar o ensino superior e de que o estudo srio pode lhes trazer um caminho profissional bem sucedido. Contou um pouco de sua histria de vida para demonstrar a importncia da formao educacional, aliada a ao prtica, o saber fazer, para quem quer seguir carreira exitosa e tambm de o jovem procurar atuar como empreendedor, ter planos e perseguir seus objetivos profissionais. Na AMF, vocs tero um ensino realmente diferenciado. No desperdicem esta oportunidade, pois no existe nada mais belo e prazeroso, do que construirmos a ns mesmos, disse o empresrio.

Prmio FOIL seleciona estudante da AMF para viajar para a Itlia


A estudante de Administrao da AMF, Gabrielle Foletto, foi a vencedora da edio 2011 do Prmio FOIL da AMF. Ela ganhou uma viagem Itlia e ir acompanhar os alunos do mdulo internacional do MBA Business Intuition O Empreendedor e a Cultura Humanista, que viajam em setembro. Para participar, os alunos elaboraram uma redao e um vdeo sobre o tema Responsabilidade e Reciprocidade, que tambm o tema central do congresso internacional que a AMF promove em novembro. Os vdeos dos participantes foram avaliados por jri popular. Os textos receberam nota de comisso avaliadora, composta por 5 membros de diferentes estados. vencedora, parabns e boa viagem!

Brasileiros conquistam ttulo na Ctedra de Ontopsicologia em So Petersburgo


O ano de 2011 foi de empenho para os alunos do curso de Ontopsicologia Social da Ctedra de Ontopsicologia da Universidade Estatal de So Petersburgo (Rssia). Alm de aulas e provas realizadas no Recanto Maestro e em So Paulo, parte da turma defendeu suas teses em So Petersburgo e recebeu ttulo de especialista durante a Summer University of Ontopsychology. Parte da turma ainda deve apresentar suas defesas de tese entre 2011 e 2012 para conquistarem seu ttulo. Parabns aos novos especialistas!

Produtos ecologicamente corretos


Como parte da disciplina de Administrao Mercadolgica do 5 semestre do curso de Administrao da AMF, os alunos tiveram que criar produtos ecologicamente corretos, usando matrias-primas naturais renovveis ou obtidas com o reaproveitamento e a reciclagem. Almofadas artesanais e carteiras de pano foram a aposta de uma das equipes. Outra, preferiu os ecopuffs, em que criaram pufes, com uso de matriaprima obtida por parceria com empresas localizadas na regio como a fbrica de tapetes Originale e a Padaria Brilhante. Mais informaes sobre os pufes podem ser obtidas por e-mail ecopuffs2011@hotmail.com.

26

27

Recanto Maestro Crescendo no Brasil

Projeto Identidade Jovem realiza turn de exibies pelo Brasil


da Redao

Aps o lanamento do filme documentrio Identidade Jovem a formao humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil no Recanto Maestro, em dezembro de 2010, com a presena de aproximadamente 800 pessoas da regio, a Associao Brasileira de Ontopsicologia realizou a turn do projeto em diversas cidades brasileiras. So Paulo (SP), Curitiba (PR), Florianpolis (SC), Porto Alegre (RS) e Bento Gonalves (RS) tambm receberam exibies gratuitas do filme, sempre com a casa lotada por uma plateia composta principalmente por jovens.

O documentrio teve toda produo e edio de imagens realizada por uma equipe de jovens no Recanto Maestro e apresenta filmagens produzidas em diferentes locais do Brasil e do mundo. Entre os destaques da produo, esto as entrevistas como o Diretor Geral Assistente para Educao da UNESCO, Sr. Qian Tang, o senador Cristovam Buarque e o acadmico professor Antonio Meneghetti, alm de jovens brasileiros, russos, chineses, ucranianos, italianos, empresrios e educadores. O filme, que foi assistido por mais de 3,5 mil pessoas em todo Brasil, pe em debate as dificuldades do ensino, em funo da velocidade das mudanas imposta pela globalizao; a falta de recursos das instituies em subvencionar os melhores pesquisadores e a necessidade de projetos que trabalhem o avano da cidadania e da responsabilidade social, sobretudo dos jovens. Procura fomentar entre os jovens a capacidade empreendedora, o senso de responsabilidade social e de esprito crtico em relao ao consumismo excessivo dos dias atuais. Traz tambm exemplos de projetos que, com a metodologia ontopsicolgica, trabalham com a formao de jovens e que vem apresentando resultados de sucesso, tais como os jovens que trabalham no Recanto Maestro. Com o apoio do Ministrio da Cultura, o projeto cultural engloba tambm um livro. Cpias do filme e do livro foram distribudas gratuitamente para bibliotecas pblicas e entidade de todo pas. Visite o site do projeto: www.identidadejovem.com.br!

Com o apoio do Ministrio da Cultura, o projeto cultural evidenciou o potencial jovem no Brasil e no mundo.
28 29

Recanto Maestro Internacional


Cincia, arte e cultura humanista na Summer University of Ontopsychology 2011 realizada em Assis, na Itlia

Acima, pblico internacional presente na Summer University of Ontopsychology 2011 o mundo, estava o acad. prof. Antonio Meneghetti, que recm tinha voltado da China, onde participou como convidado ilustre de um frum durante o Festival Internacional dos Jovens Artistas, promovido pelo Ministrio da Cultura em Pequim. O evento na Itlia foi realizado pela Associao Internacional de Ontopsicologia e pela Associao Europeia de Ontopsicologia, em colaborao com a Associao Brasileira de Ontopsicologia e a Associao Eslava de Ontopsicologia. Entre as mensagens de saudaes, ressalta-se a enviada pelo Chefe de Estado da Itlia, Sr. Giorgio Napolitano. Entre os doze prestigiosos patrcios do evento, destaque para o Senado da Repblica Italiana, que enviou uma medalha especial raro e exclusivo reconhecimento entregue pessoalmente ao prof. Meneghetti pelo Senador Franco Asciuti. Tambm patrocinadora do evento, a Antonio Meneghetti Faculdade estava representada pela sua diretora, a profa. Helena Biasotto. Durante os oito dias da Summer, que esta edio teve como tema a Ontologia da Percepo, foram realizadas inmeras atividades cientficas, artsticas e culturais, entre as quais a entrega dos ttulos aos vencedores do Prmio Meneghetti 2011 (ver matria na pg. 33), uma visita guiada histrica cidade de Spoleto, um curso sobre a milenar arte da cermica na famosa localidade de Deruta, um concerto em rgo e piano realizado ao ar livre em uma noite estrelada que teve como pano de fundo a cidade de Assis iluminada, um desfile de alta moda OntoArte, jantares temticos e conferncias e mesas redonda com a participao de notveis cientistas internacionais. Dentre os destaques das conferncias, estiveram presentes a profa. Larisa Tsvetkova, vice-reitora da Universidade Estatal de So Petersburgo da Rssia; o prof. Paolo De Nardis, socilogo italiano e professor da Universidade La Sapienza de Roma; o prof. Francesco Celani, pesquisador italiano junto a um prestigioso instituto nacional de Fsica Nuclear; o Dr. Fedorov Svyatoslav, renomado mdico oftalmologista russo; e o Dr. Francesco Mignani, osteopata e fisioterapeuta italiano junto ao centro de reabilitao BIOCHINESIS. Confira as fotos e notcias do evento no site: www.ontopsicologia.org.br.

Acad. professor Antonio Meneghetti, durante conferncia na Summer University of Ontopsychology 2011 Os avanos da cincia ontopsicolgica estiveram mais uma vez no centro das atenes, debates e estudos do principal congresso de Ontopsicologia no mundo, o evento Summer University of Ontopsychology, realizado no resort Valle di Assisi, na Itlia, entre os dias 12 e 20 de agosto. A conduzir os trabalhos, na presena de pesquisadores e estudiosos de todo

Acima, concerto de msica OntoArte ao ar livre e abaixo, desfile de alta moda

Acima, visita cidade histrica de Spoleto e abaixo detalhe das belas cermicas de Deruta

30

31

Recanto Maestro Internacional


Jovens do BRIC so protagonistas do encontro sobre responsabilidade social e mundo globalizado realizado no Palcio das Naes, na ONU, em Genebra
por Ricardo Schaefer

Brasileiros esto entre os pesquisadores vencedores do Prmio Meneghetti 2011


da Redao

O exemplo da formao de jovens realizada no Recanto Maestro foi apresentado durante o evento

Humanitarian Medicine Brock Chisholm, com contribuio especial do Institute of International Social Development e em parceria com a International Association of the Economic and Social Councils and Similar Institutions. O evento foi realizado em consonncia com o tema do Ano Internacional da Juventude da ONU Dilogo e Entendimento Mtuo (2010-2011). Sob este objetivo, o encontro promovido pela AIO em Genebra deu oportunidade para jovens do Brasil, Rssia, ndia e China apresentarem projetos realizados em seus pases com resultados demonstrados, nos quais a juventude tenha um papel determinante e que possam servir de exemplo para outras naes. O grupo de jovens do Recanto Maestro foi responsvel pela apresentao do projeto How young people are involved in fostering MDGs in Brazil (Como os jovens esto envolvidos na promoo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milnio no Brasil), que descreve as aes e resultados do projeto Identidade Jovem, realizado no Recanto Maestro. O trabalho apresenta o contexto do jovem brasileiro na atualidade, descreve a metodologia de formao dentro do projeto Identidade Jovem, expe os resultados alcanados e os associa aos Objetivos de Desenvolvimento

Samrat Chakrabarti, ator indiano, representou a juventude de seu pas no encontro No dia 20 de junho, em Genebra, na Sua, foi realizado o encontro The new BRICs youth generation and their future social responsability in globalised world (A nova gerao jovem dos BRICs e a sua futura responsabilidade social no mundo globalizado), organizado pela Associao Internacional de Ontopsicologia (AIO), em colaborao com a BAR Association for Intergovernmental Organizations, a Association Internationale des Formateurs en OMD, a International Association for

O encontro promovido pela AIO em Genebra deu oportunidade para jovens do Brasil, Rssia, ndia e China apresentarem projetos realizados em seus pases com resultados demonstrados, nos quais a juventude tenha um papel determinante e que possam servir de exemplo para outras naes.
do Milnio e s prioridades de ao do Ano da Juventude. Entre os destaques do projeto est a formao humanista de jovens que acontece h mais de 20 anos no Recanto Maestro, e que tem a finalidade de garantir a sustentabilidade, a identidade e o protagonismo civil dos participantes. Tal projeto, alicerado na pedagogia ontopsicolgica, pode ser melhor conhecido no filme documentrio, livro e site Identidade Jovem. Acesse e confira: www.identidadejovem.com.br

Os vencedores do Prmio Meneghetti 2011, promovido pela Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti foram anunciados, em junho, em Genebra (Sua), e foram homenageados em cerimnia na Summer University of Onthopychology que aconteceu em agosto, na Itlia (ver matria na pgina 30). O prmio foi destinado a artigos acadmicos, concedendo um reconhecimento qualidade cientfica de estudos originais nos campos da Economia, Medicina e Fsica que pudessem ter pertinncia com a Ontopsicologia. Entre os vencedores, estiveram trs artigos enviados por pesquisadores brasileiros; sendo dois deles de autoria de profissionais e professores que atuam no Recanto Maestro. Na categoria Economia, a administradora do Recanto Maestro, professora da AMF e doutoranda Soraia Schutel foi premiada com o artigo Ontopsychological Fostering and sustainable mentality: managing Recanto Maestro District. Na categoria Medicina, um dos prmios foi para o artigo do professor da AMF e mestre em Filosofia, rico Azevedo, e da mdica, estudante de ps-graduao do MBA Business Intuition da AMF e professora doutora, Roberta Pozza. Estes dois pesquisadores estudaram

(topo) Roberta Pozza, professora doutora, mdica, aluna do MBA Business Intuition ao lado de rico Azevedo, professor da AMF e mestre em Filosofia (acima) Medalha entregue aos pesquisadores vencedores (ao lado) Dr. Emerson Fachin Martins, da Universidade de Braslia, brasileiro que tambm ganhou o Prmio Meneghetti 2011

o tema Ontopsychology and Medicine: Clinical case report as anindex of the necessity to review the nephrology etiology and intervention. Ainda na categoria de Medicina, Emerson Fachin Martins, da Universidade de Braslia, foi premiado com o artigo entitulado A Brazilian experience in describe functioning and disability profiles provided by combined use of ICD and ICF in chronic stroke patients at home-

care. O autor doutor em Psicologia pela Universidade de So Paulo. Foram, ao todo, oito artigos de autores de diferentes pases premiados por uma banca de avaliadores composta por acadmicos reconhecidos internacionalmente. Para saber mais sobre a entidade promotora da premiao, acesse: www.fondazionemeneghetti.ch

32

33

Fatos & Fotos


Liberdade de imprensa tema de conferncia no Recanto Maestro
Um conferencista italiano e outro brasileiro. Na plateia, russos, italianos, brasileiros e pessoas do Leste europeu. Todos ali para escutarem sobre um tema que to internacional quanto o pblico presente: existe liberdade de imprensa? O acad. prof. Antonio Meneghetti e o diretor presidente do Jornal Cidades do Vale, Sr. Roberto Cervo, falaram abertamente, no dia 2 de janeiro, no Recanto Maestro, sobre o jornalismo de nosso tempo. O resultado foi uma exposio que permitiu aos presentes a ampliao de seu senso crtico sobre a situao atual da comunicao social e uma viso mais clara do quanto podem ser influenciados pelas notcias e informaes que recebem cotidianamente por meio dos veculos de imprensa.

Lanamento da pedra fundamental do edifcio do Grupo Meta no RM


No dia 31 de julho, o Grupo Meta lanou a pedra fundamental de sua nova sede no Recanto Maestro, com previso de incio das operaes em julho de 2012. O evento contou com a presena da prefeita de So Joo do Polsine, Sra. Denise Milanesi, de Secretrios e Vereadores da cidade, do Deputado Estadual Sr. Jorge Pozzobom, alm da diretoria do Grupo Meta; seu presidente, Sr. Telmo Costa, vice-presidente de Administrao e Finanas, Sr. Claudio Carrara e o vice-presidente de Operaes e Pessoas, Sr. Wesley Lacerda. Tambm estiveram presentes representantes da AMF e colaboradores do Grupo Meta. O ato incluiu a doao de computadores pelo Grupo Meta para So Joo do Polsine com o objetivo de fomentar a utilizao da tecnologia nas escolas e a incluso digital. A pedra

fundamental contm, em seu interior, uma caixa com mensagens dos colaboradores da empresa que sero abertas no dia da inaugurao da nova sede. A empresa, que inaugura sua nova sede no Recanto Maestro, tem como objetivo tornar a Regio da Quarta Colnia um polo de desenvolvimento de pesquisa e inovao.

Conferncia sobre Poltica com o acadmico prof. Antonio Meneghetti


A Poltica como Funo Humanista sobre o Territrio foi o tema da conferncia que o acad. prof. Antonio Meneghetti realizou no dia 16 de maio, na sede da FOIL Brasil na capital paulista. Empresrio com atuao na Amrica Latina, Europa, Rssia e China, o acad. prof. Antonio Meneghetti presta consultoria a empresas pblicas e privadas h mais de 40 anos, em diversas naes. Possui titulao em quatro doutorados clssicos e, em 2010, recebeu o ttulo de Doutor Honoris Causa em Economia pela Faculdade de Economia e Direito da Universidade de Dnipropetrovsk, na Ucrnia. A palestra teve o apoio da Antonio Meneghetti Faculdade, da Fundao Antonio Meneghetti, da Revista Performance Lder e da Associao Brasileira de Ontopsicologia. No dia 15 de janeiro, tambm na FOIL SP, o professor Meneghetti abordou temas sobre perspectivas econmicas e polticas na atualidade brasileira e a influncia da China na economia brasileira em conferncia intitulada Economia Empresarial.

Projeto Flauta na Cmara Municipal


Na III Semana Municipal da Mulher, organizada em maio pela Cmara de Vereadores de Santa Maria (RS), em maro, a prefeita de So Joo do Polsine, Sra. Denise Milanesi, a professora do Projeto Flauta, Viviane Portela e a Coordenadora de Responsabilidade Social da AMF, Maria Alice Schuch realizaram a apresentao do Projeto Flauta. Aps a apresentao, a presidente da Cmara de Vereadores de Santa Maria, Sra. vereadora Sandra Rabelato declarou: Me sinto orgulhosa de ser vizinha de Polsine e do Recanto Maestro e ver o quanto projetos como esse beneficiam as pessoas e melhoram a qualidade de vida.

Caf com Cinema no Recanto Maestro


Unindo o sabor do caf ao gosto pela stima arte, o Caf com Cinema traz ao Recanto Maestro, uma vez por ms, a exibio de filmes com temticas que proporcionam belas interpretaes. O pblico interage com os palestrantes convidados que discutem aspectos das trajetrias expostas por cada filme, trazendo tona reflexes acerca das condutas e dinmicas ali apresentadas. Confira todos os encontros e os prximos a serem realizados no endereo: http://cafecomcinemaconvida.blogspot.com. Fique atento programao de eventos no Recanto e participe da prxima edio!

Federao das Academias de Letras e Artes de So Paulo confere Comenda a Antonio Meneghetti
Desde a primeira visita oficial em 1988, em todas as suas atividades, o acad. prof. Antonio Meneghetti ressaltou, resgatou e promoveu a arte e a cultura no Brasil. Os projetos desenvolvidos no pas por sua iniciativa entre os quais o Recanto Maestro , e hoje levados adiante por brasileiros, j so reconhecidos internacionalmente. Partindo destas motivaes, vrias instituies j lhe prestaram reconhecimentos e ttulos honorficos. A mais recente delas veio do Egrgio Conselho da Ordem do Mrito da Federao das Academias de Letras e Artes do Estado de So Paulo - FALASP, que congrega entidades culturais, artsticas e institutos histricos e geogrficos, e que concedeu ao acad. prof. Antonio Meneghetti a Comenda Mrito Anhanguera FALASP. A homenagem agracia personalidades que contribuem com a cultura e a arte brasileiras.

Uma apresentao de msica clssica


Bartono e professor doutor do departamento de Msica da UNICAMP, Luciano Simes visitou o Recanto Maestro por conta do XXVI Festival Internacional de Inverno da UFSM realizado entre os dias 24 e 31 de julho. Alm de conhecer o distrito, Luciano participou de um jantar preparado para os acadmicos do curso MBA Business Intuition Empreendedor & Cultura Humanista, na noite do dia 30, e presenteou a todos com uma apresentao acompanhado ao piano pela professora Vera Vianna, coordenadora geral do Festival. Luciano contou que ficou impressionado com a arquitetura, beleza e tranquilidade do Recanto.

34

35

Fatos & Fotos


Membro da Fundao AM entrevistado no Jornal do Comrcio

8 Objetivos do Milnio na prtica

O presidente do Conselho Fiscal da Fundao Antonio Meneghetti, Sr. Cesar Leite, presidente do Grupo Processor, empresa atuante no setor de Tecnologia da Informao, foi entrevistado no dia 25 de julho, para a seo Com a palavra do caderno Economia & Negcios do Jornal do Comrcio, distribudo em todo Estado do RS. A entrevista intitulada O Brasil deve assumir seu protagonismo global foi divulgada com destaque e falou, entre outros temas, sobre a importncia do Brasil no cenrio econmico mundial. possvel ler a entrevista na ntegra por meio do site do Jornal do Comrcio, acesse: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=68456.

Projeto OIKOS recebe prmio nacional de sustentabilidade


da Redao

Semana de Moda de Santa Maria


O gerente das reas Administrativa, Criao e Produo da AM Stile, Rodrigo Durante, participou de um painel com o tema Falando sobre moda... realizado como parte da Semana de Moda de Santa Maria, no dia 1 de junho. Outros participantes foram a jornalista, editora chefe e colunista de Moda, Andreia Fontana, a estilista atuante na rea de criao e desenvolvimento de colees e estampas para indstria txtil, Stella Sapper, a coordenadora do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do SETREM, Natlia Isaia, a Diretora do SENAC, Luciana Soares Meyres e a ex-modelo fotogrfica, hoje consultora e designer de moda, Gianna Cremonte. Os convidadosfalaram a respeito do que fazem, onde trabalham e o que,na opinio deles, ser tendncia para as prximas estaes.

Lenos para compor o visual


O uso de um acessrio pode fazer a diferena e dar toque de elegncia em qualquer produo de moda. A consultora Bernardina Amantino esteve na boutique AM Stile, do Recanto Maestro, no dia 30 de julho, para apresentar vrias maneiras de se usar um leno com muito charme e elegncia. A palestra no poderia estar mais inserida na linha de produtos da AM Stile, que trabalha com lenos e echarpes de seda com estampas personalizadas. Estes produtos podem ser conhecidos nas duas boutiques da marca brasileira, no Recanto Maestro e em So Paulo, ambas abertas ao pblico. A prxima edio do evento acontece na AM Stile So Paulo, dia 14/09, o evento gratuito, inscreva-se j! info@amstile.com.br.

Fundao AM contribui para o esporte


No dia 10 de julho, visitaram o SACE Polesinense a coordenadora de Responsabilidade Social da AMF, Maria Alice Schuch, e a professora da AMF, Viviane Portela. Elas realizaram a entrega do Patrocnio da Fundao Antonio Meneghetti para o Torneio de Futebol Regional Taa Eneri Marzari, campeonato que neste ano foi realizado no municpio de So Joo do Polsine. O patrocnio foi recebido pela Sra. Maria Margarete de Souza Leal e a Vereadora de So Joo do Polsine, Sra. Elisabeth Alves dos Santos. Um dos objetivos que pautam as aes sociais da Fundao Antonio Meneghetti a formao integral de crianas, jovens e adultos, visando favorecer o pleno desenvolvimento da comunidade.

O Projeto OIKOS recebeu o prmio Fecomercio de Sustentabilidade 2011 na categoria Academia/Aluno, no dia 31 de maio, em So Paulo. Esta a 2a edio do prmio que tem como foco os desafios da sustentabilidade e suas aplicaes para o ambiente empresarial. Foram 314 inscritos de todo Brasil, concorrendo em 7 categorias, para as quais foram selecionados 28 finalistas pela Federao do Comrcio de Bens, Servios e Turismo do Estado de So Paulo (Fecomercio) e a Fundao Dom Cabral, por intermdio do Centro de Desenvolvimento do Varejo Responsvel. O Projeto OIKOS foi o vencedor entre trs finalistas da categoria Academia/Aluno, recebendo como prmio R$ 15 mil em ttulos de previdncia que sero destinados ampliao e melhoria do projeto. Lanado em 2008, o Projeto OIKOS trouxe aes que inovaram o cotidiano do distrito Recanto Maestro e da regio em que a AMF est sediada. Foi iniciada,

por exemplo, a coleta seletiva de material inorgnico e sua reciclagem. Em apenas 2 anos de projeto, j foram encaminhados 900 kg de material inorgnico s cooperativas de reciclagem. Desde o incio do Projeto, o OIKOS coletou 443 kg de pilhas e baterias, que foram encaminhadas para reprocessamento e reciclagem. So desenvolvidas ainda iniciativas de plantio de rvores para auxiliar na estabilidade do solo, estmulo ao uso de arquitetura sustentvel nas construes locais e parcerias com instituies representativas regionais, alm de visita s escolas da regio para trabalhar o tema da sustentabilidade com as crianas. Segundo a secretria executiva da Fundao Antonio Meneghetti, graduada em Administrao pela AMF, Bruna Dallepiane, que uma das principais gestoras do Projeto OIKOS, o prmio uma recompensa pelo trabalho que a equipe vem desenvolvendo nos ltimos anos. Este projeto foi desafiador para

As alunas da AMF Brula Dallepiane e Ndia Isabel de Souza recebem o prmio do Sr. Jos Goldemberg, Presidente do Conselho de Sustentabilidade da FECOMERCIO. todos ns, nos responsabilizando pelo trabalho que j fizemos e pelo que ainda vamos ter a oportunidade de construir. Na Faculdade, temos espao para sermos empreendedores, pois um projeto como este exige um investimento, e temos a oportunidade de fazer um exerccio real de administrao sustentvel. Acesse: www.projetooikos.com.br!

Recanto Maestro lana novo site


Desde agosto deste ano, o site do Recanto Maestro tem novo design e contedo. O portal online abriga sees como Institucional, Ontopsicologia, Educao & Pesquisa, Arte, Hotelaria, Sustentabilidade, Parcerias e Centro Empresarial. Alm destas, as sees de Galeria de Imagens, Notcias & Eventos e Depoimentos garantem, periodicamente, novo contedo para os usurios. Acesse: www.recantomaestro.com.br!

36

37

Novidades Editoriais
Revista Performance Lder participa do Frum da Liberdade e lana nova edio
No primeiro semestre de 2011, a equipe da Performance Lder trabalhou para reforar sua parceria com o Frum da Liberdade, evento que reuniu mais de 55 mil pessoas no Centro de Eventos da PUC/RS, em Porto Alegre. Como tema Liberdade na era digital, o encontro, em sua 24 edio, trouxe capital nomes como Romero Rodrigues, fundador do site BuscaP, Paulo Castro, diretor do portal Terra, o colunista da revista Veja Reinaldo Azevedo, entre outros. No estande, centenas de visitantes foram conhecer a proposta inovadora da revista por meio de suas edies. Entre os principais objetivos da publicao, est o de mostrar um dos melhores produtos do pas: a inteligncia empreendedora do brasileiro. Alm disso, a revista tem o escopo de apresentar quem

Empresas & Negcios

Hotel Capo Zorial recebe eventos corporativos e comemorativos


da Redao

o lder e qual universo circunda a sua vida e a sua obra, demonstrando que existe uma relao direta entre o lder, seu estilo de vida, seu trabalho e os seus resultados. Os alunos da AMF tambm participaram do Frum, assistindo s conferncias apresentadas nos trs dias de evento.

A 7a edio da Performance Lder editada no Recanto Maestro acaba de chegar s bancas e traz entrevistas com o ex-Presidente e atual Presidente do Senado, Sr. Jos Sarney; com o presidente da Embraer, Sr. Frederico Fleury Curado; com o ex-ministro por trs mandatos, Sr. Pratini de Moraes; entre outros. Entre as reportagens, so destaque temas como o agronegcio brasileiro, a criao de cavalos, a restaurao de obras de arte, uma viagem Monglia e a trajetria de Pontes de Miranda. Para saber onde adquirir seu exemplar da revista, acesse: www.performancelider.com.br. No Recanto Maestro, a revista est venda na livraria da Ontopsicologica Editora Universitria,na AMF.

Presidente do Senado, Sr. Jos Sarney, recebem em mos a 7a edio da Performance Lder pela equipe da Revista.

Ontopsicolgica Editora Universitria em nova sede


Responsvel pela publicao no Brasil dos livros relacionados Ontopsicologia, a Ontopsicolgica Editora Universitria est agora com uma nova sede. Localizada dentro do prdio da AMF, a editora fica mais prxima de toda comunidade acadmica. Entre as novidades editoriais deste primeiro semestre, est a publicao de uma nova edio da obra Projeto Homem e da obra Conhecimento Ontolgico e Conscincia, ambas do acad. prof. Antonio Meneghetti. No novo espao da Editora, podem ser adquiridas todas as obras que fazem parte de seu catlogo - disponvel para consulta tambm no site www. ontoed.com.br -, alm das mais recentes edies da revista Performance Lder e dos filmes produzidos no Recanto Maestro com o apoio do Ministrio da Cultura: Recanto Maestro: de um local abandonado a um projeto internacional de arte e cultura humanista e Identidade Jovem - a formao humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil. Venha nos fazer uma visita!

Nesse primeiro semestre do ano, diferentes empresas escolheram o Hotel Capo Zorial como sede para seus eventos. Entre essas, estiveram as empresas AES Sul, a Metro Office, SICREDI, Grupo META, Souza Cruz e Grupo Santander. O hotel recebe tambm casamentos, festas de aniversrio e jantares festivos, como foi o caso do jantar de Dia dos Namorados. Alm da primorosa estrutura, em meio ao distrito Recanto Maestro, o Hotel Capo Zorial prima pela culinria internacional, pelo acolhimento e pela excelncia na arte em servir aos clientes.

Confira depoimentos dos clientes empresariais do HCZ


Muito mais do que o saber servir, existe uma inteno, o que faz com que haja uma real qualidade de atendimento e servios dos colaboradores do hotel. Edson Ceratti, empresrio do agronegcio

A estrutura muito apropriada para eventos corporativos, e o atendimento muito bom. As pessoas so muito corteses e pr-ativas, sempre prontas a ajudar e resolver quaisquer eventualidades que surjam ao longo do evento. Assistente executiva da Diretoria de Operaes da AES Sul, Aline Fagundes

O servio excelente, o local muito agradvel e estas caractersticas fecharam com o propsito do nosso evento: encantar os participantes. Com certeza, eles sempre se encantam quando o evento realizado no Hotel Capo Zorial. Aline Dalmolin, Banco Santander

38

39

Imagem Destaque

A qualidade inspirada no made in Italy caracterstica dos produtos da marca AM Stile. A busca pela perfeio transparece nesta imagem clicada pelo jovem fotgrafo e morador do Recanto Maestro Gabriel Carrara, de 14 anos, que retrata seu olhar sobre a coleo da boutique.

Realizao

Apoio

EXPEDIENTE
EDITORIAL Soraia Schutel e Any Rothmann JORNALISTA RESPONSVEL Clarissa Mazon (MTb/SC 02357 JP) REDAO E EDIO Clarissa Miranda, Gabriela Rockenbach, Gabrielle Foletto, Ricardo Schaefer, Vicente Medeiros DIREO DE ARTE E PROJETO GRFICO Carol Miranda, designMiranda COLABORADORES Andr Donadio, Bruna Dallepiane, Bruno Esperana, Gabrielle Foletto, Gisiane Alberti, Jaqueline Geremia, Noelle Foletto, Paula Bazzo, Patrcia Waslawick, Sabrina Hoppe, Ricardo Schaefer, Viviane Portela. FOTOS Almir Foletto, Andr Donadio, Bruna Cosseres, Carol Miranda, Clarissa Miranda, Claudiane Weber, Derli Soares Jr., Gabriel Carrara, Gabriela Rockenbach, Gisiane Alberti, Glauber Carvalho, Joo Luiz Portela, Noelle Foletto, Paula Bazzo, Viviane Portela. IMPRESSO: Grfica Algo Mais TIRAGEM: 5.000 exemplares Contato: marketing@recantomaestro.com.br As opinies emitidas em artigos assinados so de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores.

Patrocnio

40

Вам также может понравиться