Вы находитесь на странице: 1из 8

ISO 14000 Histrico: Alm das imposies da legislao, as empresas vem sido pressionadas pela sociedade e mercados consumidores

que exigem delas certos comportamentos que se traduzem em normas e regulamentos. Durante a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992 - ECO 92 - entre as discusses de desenvolvimento sustentvel, surgiu a idia da ISO 14000: um conjunto de normas, com abordagem internacional que buscam a boa prtica do gerenciamento ambiental. Apesar da palavra isos ter no grego o significado de igual, o nome ISO vem da International Organization for Standardization(Organizao Internacional para Normalizao, fundada em 1947, tem sua sede em Genebra na Sua e composta por 120 pases membros. A organizao foi criada para reunir normas tcnicas e padronizar medidas e especificaes, como por exemplo, tamanho de cartes telefnicos e de crdito, filmes fotogrficos, tamanho de papis, de parafusos, normas de segurana, entre outros A ISO procura desenvolver normalizao atravs de acordos tcnicos internacionais, associandose s entidades de normalizao de cada pas. No Brasil a ISO representada pela ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas e tem direito a voto na organizao. A ABNT tambm trabalha como certificadora credenciada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial o qual responsvel por credenciar as certificadoras. O SEBRAE - Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas tambm atua como certificadora. A empresa recebe o certificado aps implantar Sistemas de Gesto Ambiental ligados qualidade do ar, da gua e do solo e a certificadora realizar auditorias de acompanhamento para manuteno uma vez por ano. Caso haja o deterioramento de algum dos padres estabelecidos, a empresa pode perder o certificado ISO14000. Auditorias de renovao so feitas a cada 3 anos. dever do INMETRO fiscaliza as certificadoras.

Importncia: A ISO 14000 uma norma elaborada pela International Organization for Standardization, com sede em Genebra, na Sua, que rene mais de 100 pases com a finalidade de criar normas internacionais. Todo o processo de elaborao da ISO 14000 foi semelhante ao que aconteceu com a ISO 9000 Normas para o Sistema de Garantia da Qualidade. A ISO 9000 estabelece as diretrizes para selecionar qual norma deve ser usada em determinada empresa, enquanto que a ISO 9001, 9002 e 9003 so as normas que determinam quais so as especificaes/requisitos que as empresas devero seguir e atender para que possam obter a certificao atravs de auditoria realizada por um organismo Certificador. A ISO 14000 segue a mesma sistemtica, ou seja, no haver certificao ISO 14000, mas, sim, uma certificao baseada na 14001, norma esta que a nica da famlia ISO 14000 que permitir ter um certificado de Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). A ISO 14000 Sistema de Gesto Ambiental Especificaes com Guia para uso, estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles no agridam o meio ambiente, que a comunidade no sofra com os resduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo. Ento, para a empresa obter um certificado ISO 14000, ou melhor, certificado ISO 14001, necessrio que atenda algumas exigncias de carter ambiental. Aplicao: 1 Poltica ambiental A direo da empresa deve elaborar uma Poltica Ambiental que represente seus produtos e servios, que seja divulgada entre os funcionrios e a comunidade. E que a direo demonstre que est comprometida com o cumprimento dessa poltica. Deve obter o cumprimento legal e buscar o melhoramento contnuo do desempenho ambiental da empresa.

2 Aspectos ambientais A organizao precisa ter procedimentos que permitam identificar, conhecer, administrar e controlar os resduos que ela gera durante o processamento e uso do produto: Emisses Atmosfricas, Efluentes Lquidos e Resduos Slidos. 3 Exigncias legais A empresa deve desenvolver uma sistemtica para obter e ter acesso a todas as exigncias legais pertinentes a sua atividade. Essas exigncias devem ficar claras direo da empresa. Os funcionrios devem conhecer quais so essas exigncias e quais as documentaes necessrias para seu cumprimento. 4 Objetivos e metas A empresa deve criar objetivos e metas que estejam alinhados com o cumprimento da poltica ambiental que foi definida. Esses objetivos e metas devem refletir os aspectos ambientais, os resduos gerados e seus impactos no meio ambiente. Tambm deve considerar exigncias legais e outros aspectos inerentes ao prprio negcio. 5 Programa de gesto ambiental A organizao deve ter um programa estruturado com responsveis pela coordenao e implementao de aes que cumpram o que foi estabelecido na poltica ambiental e as exigncias legais, que atinjam os objetivos e metas e que contemplem o desenvolvimento de novos produtos e novos processos. Este programa deve, inclusive, prever aes contingenciais, associadas aos riscos envolvidos e aos respectivos planos emergenciais. 6 Estrutura organizacional e responsabilidade O Programa de Gesto Ambiental deve integrar as funes dos funcionrios da empresa, atravs da descrio de cargos e funes relativas questo ambiental. A empresa deve possuir um organograma que demonstre que suas inter -relaes esto bem definidas e comunicadas em toda a empresa. A direo da empresa deve definir um ou mais profissionais para que seja o representante dos assuntos especficos da Gesto Ambiental.

7 Conscientizao e treinamento O programa de Gesto Ambiental deve prover treinamento aos funcionrios com atribuies na rea ambiental, para que estejam conscientes da importncia do cumprimento da poltica e objetivos do Meio Ambiente, das exigncias legais e de outras definidas pela empresa. O treinamento tambm deve levar em considerao todos os impactos ambientais reais ou potenciais associados as suas atividades de trabalho. 8 Comunicao A empresa deve possuir uma sistemtica para enviar e receber comunicados relativos s questes ambientais para seus funcionrios e a comunidade. 9 Documentao do Sistema de Gesto Ambiental A empresa precisa ter um Manual dos Sistema de Gerenciamento Ambiental que contenha as exigncias ambientais da empresa. 10 Controle de documentos A empresa deve manter um sistema bem parecido com o controle de documentos da ISO 9000, ou seja, procedimentos para que todos os documentos sejam controlados e assinados pelos responsveis, com acesso fcil aos interessados, para manter atualizados, identificados, legveis e armazenados adequadamente. Os documentos obsoletos tambm devem ser retirados do local para evitar uso indevido. 11 Controle operacional A organizao precisa ter procedimentos para fazer inspees e o controle dos aspectos ambientais, inclusive procedimentos para a manuteno e calibrao dos equipamentos que fazem esses controles. 12 Situaes de emergncia A empresa deve possuir procedimentos para prevenir, investigar e responder a situaes de emergncia. Tambm deve ter planos e funcionrios treinados para atuar em situaes de emergncia.

13 Monitoramento e avaliao A organizao deve ter um programa para medir o desempenho ambiental atravs da inspeo das caractersticas de controle ambiental e calibrao dos instrumentos de medio para que atendam aos objetivos e metas estabelecidos. 14 No conformidade, aes corretivas e aes preventivas A empresa deve definir responsveis com autoridade para investigar as causas das noconformidades ambientais e tomar as devidas aes corretivas e preventivas. 15 Registros A organizao precisa arquivar todos os resultados de auditorias, anlises crticas relativas as questes ambientais. O objetivo de ter esses registros mostrar e provar, a quem quer que seja, que a empresa possui um Sistema conforme o que exigido pela norma. 16 Auditoria do Sistema da Gesto Ambiental A organizao precisa ter um programa de auditoria ambiental peridica e os resultados das auditorias devem ser documentados e apresentados alta administrao da empresa. 17 Anlise crtica do Sistema de Gesto Ambiental (SGA) Baseado nos resultados da auditoria do SGA, a organizao deve fazer uma anlise crtica do Sistema de Gesto Ambiental e as devidas alteraes, para que atenda as exigncias do mercado, clientes, fornecedores e aspectos legais, na busca da melhoria contnua.

ISO 9000 Histrico: O estudo sobre a emisso da normas da srie ISO 9000 foi feito pelo TC176 durante o perodo 1983-1986 (no Brasil, o comit tcnico responsvel pelas normas da NBR-ISO 9000 o CB25, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas-ABNT). As normas ISO no so de carter imutvel. Elas devem ser revistas e revisadas pelo menos uma vez a cada cinco anos. No caso especfico das normas da srie 9000, inicialmente publicadas em 1987, a ltima reviso ocorreu em 1994. Em sua abrangncia mxima ela engloba pontos referentes garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produo, instalao e servios associados; objetivando a satisfao do cliente pela preveno de no conformidades em todos os estgios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa. A ISO srie 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, no podem ser consideradas normas revolucionrias, pois elas foram baseadas em normas j existentes, principalmente nas normas britnicas BS5750. Alm destas cinco normas, deve se citar a existncia da ISO 8402 (Conceitos e Terminologia da Qualidade), da ISO 10011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade), ISO 14000 (para a gesto ambiental) e de uma srie de guias ISO pertinentes certificao e registro de sistemas de qualidade. Importncia: As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de carter industrial, prestadora de servios ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO srie 9000 so normas que dizem respeito apenas ao sistema de gesto da qualidade de uma empresa, e no s especificaes dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 no significa que este produto ter maior ou menor qualidade que um outro similar. Significa apenas que todos os produtos fabricados segundo este processo apresentaro as mesmas caractersticas e o mesmo padro de qualidade.

Portanto, as normas ISO no conferem qualidade extra a um produto (ou servio), garantem apenas que o produto (ou servio) apresentar sempre as mesmas caractersticas. Os princpios bsicos das normas de ISO 9000 so uma organizao com documentao acessvel, gil, que tenha equipamentos limpos e em bom estado. Mas um dos aspectos mais importantes o da auditoria interna. A empresa deve ser constantemente auditada, estar sempre se auto-averigando, para descobrir defeitos e promover as aes preventivas e corretivas para que eles no se repitam. Enfim, vai montar um sistema de qualidade que faa com que o empregado no se perca dentro da sua prpria funo. Agindo assim, tem condies de atender demanda, sabe onde esto as coisas, tem tudo documentado e, acima de tudo, tem uma administrao que est comprometida com a qualidade. Aplicao: As normas ISO 9001, 9002 e 9003 se aplicam em situaes contratuais, que exijam demonstrao de que a empresa fornecedora administrada com qualidade. A aplicao das normas parte dos seguintes princpios: Os produtos e servios tm suas especificaes definidas por: 1) regulamentos do governo brasileiro, 2) normas internacionais, 3) normas nacionais, 4) normas da empresa. A conformidade do produto ou servio, ou seja, sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto, desenvolvimento, planejamento, ps-produo, instalao, assistncia tcnica e marketing. Os requisitos especificados nos sistemas da qualidade propostos pelas normas ISO 9001, 9002 e 9003 so complementares (no alternativos) aos requisitos tcnicos especificados para os produtos e servios. A aplicao das normas ISO 9000 acontece na organizao da empresa, principalmente nas atividades que influem diretamente na qualidade e nas exigncias de procedimentos escritos para as atividades tais como: 1) anlise de contrato, 2) controle de documentos, 3) controle de produto no conforme, 4) ao corretiva, 5) registro de qualidade, 6) treinamento. As empresas que adotam os regulamentos da ISO 9000 tm mais credibilidade frente a outras empresas e aos seus clientes, uma vez que suas normas foram elaboradas por representantes de

diversos pases, do mundo inteiro. Se a empresa adotar as normas ISO srie 9000 e dispuser de documentao que comprove isto, ela demonstrar que administra com qualidade e, portanto, garante qualidade de seus produtos e servios. Pode-se afirmar com certeza que na atualidade muitas empresas j esto utilizando as normas ISO srie 9000. Somente vinculadas ao sistema ingls de certificao existem hoje mais de 16.000 empresas que tm implantado uma das normas da srie ISO 9000 e muitos pases j as adotaram como normas nacionais, entre eles o Brasil.

Вам также может понравиться