Вы находитесь на странице: 1из 12

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 LNGUA PORTUGUESA 01.

Leia a crnica Um P de Milho, de Rubem Braga:


Os americanos, atravs do radar, entraram em contato com a lua, o que no deixa de ser emocionante. Mas o fato mais importante da semana aconteceu com o meu p de milho. Aconteceu que no meu quintal, em um monte de terra trazido pelo jardineiro, nasceu alguma coisa que podia ser um p de capim mas descobri que era um p de milho. Transplantei-o para o exguo canteiro na frente da casa. Secaram as pequenas folhas, pensei que fosse morrer. Mas ele reagiu. Quando estava do tamanho de um palmo veio um amigo e declarou desdenhosamente que na verdade aquilo era capim. Quando estava com dois palmos veio outro amigo e afirmou que era cana. Sou um ignorante, um pobre homem de cidade. Mas eu tinha razo. Ele cresceu, est com dois metros, lana as suas folhas alm do muro e um esplndido p de milho. J viu o leitor um p de milho? Eu nunca tinha visto. Tinha visto centenas de milharais mas diferente. Um p de milho sozinho, em um canteiro, espremido, junto do porto, numa esquina de rua no um nmero numa lavoura, um ser vivo e independente. Suas razes roxas se agarram no cho e suas folhas longas e verdes nunca esto imveis. Detesto comparaes surrealistas mas na glria de seu crescimento, tal como o vi em uma noite de luar, o p de milho parecia um cavalo empinado, as crinas ao vento e em outra madrugada parecia um galo cantando. Anteontem aconteceu o que era inevitvel, mas que nos encantou como se fosse inesperado: meu p de milho pendoou. H muitas flores belas no mundo, e a flor de milho no ser a mais linda. Mas aquele pendo firme, vertical, beijado pelo vento do mar, veio enriquecer nosso canteirinho vulgar com uma fora e uma alegria que fazem bem. alguma coisa de vivo que se afirma com mpeto e certeza. Meu p de milho um belo gesto da terra. E eu no sou mais um medocre homem que vive atrs de uma chata mquina de escrever: sou um rico lavrador da Rua Jlio de Castilhos. Assinale a opo errada quanto ao emprego dos verbos:

2 ETAPA 02. As seguintes palavras constantes da crnica foram acentuadas em obedincia mesma regra: a) b) c) d) e)
exguo Jlio imveis atravs atrs inevitvel ser h medocre nmero alm mpeto esplndido mquina

03. O vocbulo que NO admite dupla pronncia, dentre os relacionados abaixo, :


a) hierglifo d) znite b) bipsia e) ambrsia c) sror

04. Assinale a opo que contm erro de regncia: a) Ela no conseguiu perdoar ao namorado a sua traio. b) Ento, ele me disse que jamais vira os filmes que eu assistira na juventude. c) Gostava, sobretudo, que lhe elogiassem a inteligncia e a astcia. d) Preveni-o de que no haveria perdes nem para faltas nem para atrasos. e) Muito criticado por suas medidas, o diretor da escola visava apenas ao bem dos alunos. 05. Dentre os vocbulos relacionados abaixo, somente um indivisvel, isto , possui apenas um elemento mrfico. Assinale-o.
a) cantor d) faa b) pr e) corredor c) lpis

06. Um dos itens abaixo apresenta formas verbais constitudas apenas pelo radical e pela desinncia nmero-pessoal. Assinale-o. a) b) c) d) e)
conseguindo falando perdendo atendo procuro percebo acabar partir falar erigimos conversamos perdemos preenche adiciona dorme

07. Nos exemplos abaixo, o pronome pessoal tono funciona como objeto direto, EXCETO em: a) Desde ento, eu nunca mais o vi. b) Voc no pode nos condenar sem ouvir as nossas razes. c) Quando eu estava doente, Joo Batista sempre me visitou no hospital. d) Agora j no lhe respeito como lder. e) Tua famlia espera te abraar pela aprovao. 08. Assinale a opo da qual consta frase na voz passiva: a) No horizonte distante o sol nasce. b) Por Guimares Rosa foram escritos estes contos. c) Os noivos receberam inmeros e valiosos presentes. d) Apesar da violenta briga, eles no se feriram. e) Encontraram-se por acaso e se cumprimentaram com alegria. 1

a) Se reescrevssemos o segundo perodo do ltimo pargrafo no imperfeito, ele assim ficaria: Havia muitas flores belas no mundo, e a flor de milho no seria a mais linda. b) O cronista, com habilidade, mescla algumas vezes o presente com o imperfeito, como se observa nos dois perodos iniciais do terceiro pargrafo. c) No geral, o autor escreve no presente sobre fatos acontecidos em passado recente. d) O verbo trazer, no segundo pargrafo, est empregado numa construo em que a voz passiva. e) Passada para a voz passiva, a frase J viu o leitor um p de milho? ficaria assim: Um p de milho j foi visto pelo leitor?

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 09. As frases abaixo, em que os verbos esto empregados em tempos compostos, foram passadas para a voz passiva. Um dos itens, porm, no o foi de modo correto. Assinale-o. a) Os estudantes havero aprendido o significado da tica? O significado da tica haver sido aprendido pelos estudantes? b) A ltima enchente tinha destrudo muitas casas. Muitas casas tinham sido destrudas pela ltima enchente. c) No temos lido muitos livros e revistas. Muitos livros e revistas no tm sido lidos por ns. d) Os primeiros desbravadores do oceano teriam utilizado frgeis naus. Frgeis naus teriam sido utilizadas pelos primeiros desbravadores do oceano. e) Vs tendes visto muitas novidades na Amaznia? Muitas novidades na Amaznia tende sido vistas por vs? 10. Assinale a alternativa em que h palavra(s) que, segundo as normas oficiais, deveria(m) ser grafada(s) com inicial maiscula: a) Muitos idiomas, alm do portugus, so falados no noroeste amaznico: o tucano, o baniwa, o tariana. b) A lei que libertou os escravos, no sculo XIX, foi muito comemorada pelos abolicionistas. c) Durante a idade mdia, ao contrrio do que aconteceu na antiguidade clssica, a filosofia no teve grande desenvolvimento. d) De norte a sul j percorri o territrio brasileiro, procurando relquias arqueolgicas. e) A primavera e o vero so as estaes mais amadas nos pases de clima frio. LITERATURA 11. Senhora, de Jos de Alencar, desmente a ideia de que a sensualidade prerrogativa dos romances contemporneos, e que aos romances romnticos cabia apenas amor platnico. Observe os fragmentos abaixo, todos retirados de ALENCAR, Jos. Senhora. 34 ed. So Paulo: tica, 2003, e assinale a alternativa que no comprova a ideia apresentada acima: a) Sem galopes infernais e as extravagantes figuras que fazem das quadrilhas e valsas um perfeito corrupio de doidos ou um redemoinho de gente tocada da tarntula, reinava ali sempre uma animao de bom gosto que excitava o prazer e derramava a alegria sem amarrotar as moas, nem espremer as damas entre os cavalheiros. b) Aurlia cerrara a meio as plpebras; seus longos clios franjados, que roavam o cetim das faces, sombrearam o fogo intenso do olhar, que escapava-se agora em chispas sutis, e 2

2 ETAPA feriam o semblante de Seixas com os rtilos de uma estrela. A valsa filha das brumas da Alemanha, e irm das louras valqurias do norte. [...] H nessa dana impetuosa alguma cousa que lembra os mistrios consagrados a Vnus pela Grcia pag, ou o delrio das bacantes quando agitavam o tirso. c) Se Adelaide inclinava-se frente para trocar alguma observao, bombeava graciosamente diante de Fernando as espduas que a luz do gs esbatendo-se em cheio jaspeava. Se a moa apoiava-se indolentemente coluna, era o seu lindo colo vazado por decote de ninfa, que se oferecia aos olhos de Fernando. d) Aurlia procurou a mo do marido e encostoua na testa. Debruando-se para ela com esse movimento, Seixas roara com o brao o contorno de um seio palpitante. A moa estremeceu como se a percutisse uma vibrao ntima, e apertou com uma crispao nervosa a mo do marido que ela conservara na sua. e) Aurlia fitou o retrato com delcia. Arrebatada pela veemncia do afeto que intumescia-lhe o seio, pousou nos lbios frios e mortos da imagem um beijo frvido, pujante, impetuoso; um desses beijos exuberantes que so verdadeiras exploses da alma irrupta pelo fogo de uma paixo subterrnea, longamente recalcada. 12. Da a pouco, em volta das bicas era um zunzum crescente, uma aglomerao tumultuosa de machos e fmeas. Uns, aps outros, lavavam a cara, incomodamente, debaixo do fio dgua que escorria da altura de uns cinco palmos. O cho inundava-se. As mulheres precisavam j prender as saias entre as coxas para no as molhar; viase-lhes a tostada nudez dos braos e do pescoo, que elas despiam, suspendendo o cabelo todo para o alto do casco; os homens, esses no se preocupavam em no molhar o plo, ao contrrio metiam a cabea bem debaixo da gua e esfregavam com fora as ventas e as barbas, fossando e fungando contra as palmas das mos. (AZEVEDO, Alusio de. O Cortio. So Paulo: Martins Fontes, 1968.) Este fragmento pertence a O Cortio, obra emblemtica do Naturalismo. So caractersticas desse fragmento, tpicas desse movimento literrio, entre outras, a) o idealismo na descrio feminina. b) a sensualidade idealizada. c) a viso da realidade atrelada aos elementos naturais. d) a fuga realidade, a partir de um local idealizado, como o cortio. e) a descrio visando aproximar homens de animais e destacar aspectos desagradveis do ambiente.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 13. O Realismo e o Naturalismo so movimentos surgidos na segunda metade do sculo XIX, marcada por transformaes econmicas, cientficas e ideolgicas. Sobre esses dois movimentos, assinale a alternativa incorreta. a) Para realistas e naturalistas (em linhas gerais dos movimentos), a neutralidade diante do tema fundamental, por isso preferem a narrativa em 3 pessoa. b) O Realismo brasileiro teve poucos seguidores. Iniciou-se com Machado de Assis, porm seu expoente mximo foi Augusto dos Anjos com sua poesia de cunho cientificista. c) O Naturalismo considerando uma radicalizao do Realismo, acrescentando-lhe aos princpios e caractersticas uma viso fisiolgica da existncia. d) O Naturalismo prefere retratar em seus textos as camadas mais baixas da sociedade, sendo esse um dos pontos de afastamento em relao ao Realismo, que retrata a elite. e) Alusio de Azevedo iniciou o Naturalismo no Brasil, com O Mulato.
Para responder a questo 14, coloque V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequncia correta. E como um anjo pendeu As asas para voar... Queria a lua do cu, Queria a lua do mar... As asas que Deus lhe deu Ruflaram de par em par... Sua alma subiu ao cu, Seu corpo desceu ao mar... Sobre ele incorreto afirmar que

2 ETAPA

a) um texto que caracteriza a essncia do Simbolismo ao usar a loucura e a torre como alegorias do distanciamento do mundo terreno. b) a presena da msica, da cor prateada, da loucura, do mar e do cu, confirmam a insero do texto no Simbolismo. c) a dualidade corpo e alma est presente no poema, nas imagens do mar e do cu, unidas pelo objeto de desejo: a lua. d) um poema que traz como tema o suicdio religioso. e) Ismlia recebeu um par de asas para o corpo e outro para a alma, conduzindo a alma ao cu e o corpo ao mar, desfazendo a ideia de suicdio, que pressuporia queda. 16. Leia o soneto a seguir, de Augusto dos Anjos
Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amonaco, Monstro de escurido e rutilncia, Sofro, desde a epignese da infncia, A influncia m dos signos do zodaco. Profundissimamente hipocondraco, Este ambiente me causa repugnncia... Sobe-me boca uma nsia anloga nsia Que se escapa da boca de um cardaco. J o verme - este operrio das runas Que o sangue podre das carnificinas Come, e vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para ro-los, E h-de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgnica da terra! A partir desse soneto, correto afirmar:

14. Pode-se descrever o Parnasianismo como um movimento


( ( ( ( ) cujo contedo mais importante que a forma de seus textos. ) que trabalha com temas greco-latinos e prefere formas fixas, como o soneto. ) que legou obras de cunho social, preocupado com a situao do pas em seu tempo. ) cujo descritivismo dos poemas se iguala ao Romantismo, ambos preocupados com o ambiente poltico de seus respectivos momentos histricos. ) em que a mulher apresentada como a musa inspiradora, situada em meio natureza brasileira. FVFVF VVFFV FVFFF FFFVV VFFFV

a) b) c) d) e)

15. Considere o poema abaixo, de Alphonsus de Guimaraens:


Quando Ismlia enlouqueceu, Ps-se na torre a sonhar... Viu uma lua no cu, Viu outra lua no mar. No sonho em que se perdeu, Banhou-se toda em luar... Queria subir ao cu, Queria descer ao mar... E, no desvario seu, Na torre ps-se a cantar... Estava perto do cu, Estava longe do mar...

I. II. III.

Ao se definir como filho do carbono e do amonaco, o eu lrico se declara apenas matria. O amonaco contrape-se ao carbono, compondo a dualidade corpo e alma. O texto apresenta o ciclo de vida e morte, composto por dor e sofrimento, tendo a morte como o inevitvel iminente, porm reconfortante.

Assinale:

a) b) c) d) e) 3

Apenas II e III esto corretas. Apenas I est correta. Apenas III est correta. Todas esto corretas. Todas esto erradas.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 HISTRIA 17. Na histria do mundo ocidental, a partir do sculo XVI, as relaes entre Estado e Igreja variavam muito entre os diferentes pases, no sendo uniformes no mbito de cada pas ao longo do tempo. No caso do reino de Portugal, o Estado se relacionou com a Igreja por meio de um mecanismo conhecido como Padroado Real. Este mecanismo de relacionamento entre ambas as instituies consistia em: a) Uma incumbncia dada pela Igreja de Roma ao Estado portugus, segundo a qual caberia Coroa promover a guerra justa contra os islmicos, usando os recursos financeiros oriundos dos dzimos. b) Uma permisso dada pela Igreja de Roma ao Estado portugus, segundo a qual caberia Coroa promover obras assistenciais, usando os recursos financeiros oriundos dos dzimos. c) Uma ampla concesso da Igreja de Roma ao Estado portugus, segundo a qual caberia Coroa promover reformas litrgicas, sem a necessidade de convocao de conclios. d) Uma ampla concesso da Igreja de Roma ao Estado portugus, segundo a qual caberia Coroa recolher o dzimo, criar dioceses, nomear bispos e remunerar o clero. e) Uma ampla concesso da Igreja de Roma ao Estado portugus, segundo a qual caberia Coroa administrar os estabelecimentos educacionais religiosos, usando os recursos financeiros oriundos dos dzimos. 18. As contestaes ao sistema colonial implantado no Brasil tiveram origem na dupla forma de dominao: a da metrpole sobre a colnia e a dos senhores sobre os escravos. De um modo geral, distinguem-se aquelas que no propuseram das que propuseram a emancipao poltica como soluo. Assinale, dentre as alternativas a seguir, a rebelio que no se insere no quadro de rebelies sem cunho emancipacionista: a) b) c) d) e) Revolta de Beckman, no Maranho. Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Guerra dos Mascates, em Pernambuco. Guerra dos Emboabas, em So Paulo. Conjurao dos Alfaiates, na Bahia. a) b) c) d) e)

2 ETAPA O Ato Adicional. O Conselho de Estado O Poder Moderador. O Senado Vitalcio. A Lei de Interpretao do Ato Adicional.

20. H exatos 120 anos ocorreu, no Brasil, uma modificao poltica bastante conhecida: a instalao do regime republicano. Tal fato, desde 15 de novembro de 1889, tem sido alvo de inmeras interpretaes. Tradicionalmente, destacam-se trs: uma que procura legitimar o novo regime, outra que busca justificar o fato de a Monarquia ter sido derrubada por um golpe militar e, ainda, outra que critica este mesmo golpe e, por conseqncia, a interveno dos militares na poltica nacional. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, identifique a alternativa correta a partir das proposies abaixo: I. A primeira interpretao, ao cair na armadilha monarquista, defende o regime republicano a partir de uma legitimidade assentada na tradio histrica, indo buscar no passado movimentos republicanos como a Inconfidncia Mineira e as revoltas nordestinas de 1817 e 1824. A segunda linha de interpretao objetiva justificar o golpe militar ao mostr-lo como ao de todo o Exrcito brasileiro influenciado pelos ideais socialistas exaltados na Guerra do Paraguai. A terceira linha interpretativa denuncia o golpe militar em detrimento de uma apologia monrquica, onde reinava a democracia, o federalismo e no o jacobinismo militar. Apenas a proposio I est correta. Apenas a proposio II est correta. Apenas a proposio III est correta. Todas as proposies esto corretas. Todas as proposies esto erradas.

II.

III.

a) b) c) d) e)

19. Em 1824, o carmelita frei Caneca, figura importante da Confederao do Equador, criticou a Constituio outorgada por D. Pedro I. Frei Caneca dizia que a mesma, alm de oprimir a Nao brasileira, no lhe garantia a Independncia, ameaava sua integridade e atacava sua soberania, pois naquela havia um dispositivo, adotado das idias do filsofo francs Benjamin Constant, considerado por frei Caneca a chave-mestra da opresso. Identifique esse dispositivo nas alternativas a seguir:

21. Este tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vo percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em p na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis no bastam. Os lrios no nascem da lei. Meu nome tumulto, e escreve-se na pedra. Em Nosso tempo, poema publicado em 1945, Carlos Drummond de Andrade revela o estado de nimo da parcela mais consciente da sociedade brasileira, recm-sada do regime poltico, que iniciara em 1937, conhecido sob o nome de Estado Novo e comandado pelo presidente Getlio Vargas. Sobre o regime estadonovista, correto afirmar que:

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 a) Foi um regime de inspirao fascista, que restringiu a liberdade de imprensa e suprimiu a autonomia dos Estados da federao. b) Foi um regime de inspirao fascista, que desenvolveu o sentimento de exaltao patritica, cujo estmulo vinha da ideologia liberal. c) Foi um regime de inspirao fascista, cujo principal rgo administrativo (DASP) controlava no apenas todos os servios pblicos, mas tambm as centrais sindicais. d) Foi um regime de inspirao fascista, que proporcionou uma poltica protecionista e nacionalista, atraindo os investimentos dos grandes proprietrios rurais. e) Foi um regime de inspirao fascista, que recebeu o apoio de grupos civis e militares nacionais e estrangeiros para a manuteno das polticas liberais. 22. Causa excelente impresso, e ao mesmo tempo acentua as expectativas quanto s primeiras medidas do novo governo, o discurso do presidente Fernando Collor no Congresso Nacional. Longe das exaltaes de campanha, mas com impressionante firmeza, o presidente assumiu compromissos com uma linha pragmtica que dificilmente mereceria algum reparo (...) Trata-se de um pronunciamento no s adequado aos imperativos da atual circunstncia, como tambm hbil no que aponta para uma abrangncia real de vises polticas. (...) O encadeamento do discurso, as nfases bem dosadas em cada ponto que se abordava da ecologia ao cenrio internacional, da profisso de f democrtica ao diagnstico da crise econmica -, suscitam a impresso de um pronunciamento planejado cuidadosamente, e vm aguar a esperana de que as idias ali inscritas se traduzem na prtica. (...) Mas se o futuro governo corresponder de fato ao que se prope, eis uma pergunta que se torna mais candente medida mesma que seu programa, de forma ntida e inteligente, aponta para solues corretas e imprescindveis na conjuntura brasileira.
Folha de So Paulo, 16 de maro de 1990, Caderno A, p.2. Nesta passagem do Editorial do peridico Folha de So Paulo, perceptvel a crena de que o governo recm-empossado do presidente Fernando Collor de Mello conhecido outrora como o caador de marajs promovesse a redeno poltica, econmica e social do Brasil, que vinha sendo castigado pela hiper-inflao e por graves desequilbrios sociais. Todavia, ao longo do perodo entre 1990 e 1992, as esperanas dessa redeno foram frustradas por uma srie de desajustes polticos e econmicos, que culminariam com o impeachment de Fernando Collor em dezembro de 1992. Das alternativas a seguir, assinale aquela que no est relacionada ao governo Collor.

2 ETAPA
rgos administrativos, levando privatizao da economia. d) A reduo dos entraves s importaes com o objetivo de aumentar a base tributria. e) O fim do monoplio exercido pela Petrobrs sobre a extrao de petrleo em territrio nacional. GEOGRAFIA

23. Com relao s atividades econmicas do setor mineral brasileiro, assinale a alternativa que rene dados incorretos. a) O estado brasileiro mais rico da regio Sudeste Minas Gerais, onde atua a Companhia Vale do Rio Doce. b) O sul do Brasil uma rea relativamente pobre em recursos minerais, cumprindo citar sua produo de chumbo. c) O terminal de Areia Branca, no Rio Grande do Norte, o principal exportador de sal. d) O carvo encontrado em territrio brasileiro no pode ser utilizado na indstria de siderurgia, obrigando o pas a importar o carvo betuminoso (hulha). e) A economia brasileira dependente do mercado externo, pelo fato de as indstrias apresentarem altas demandas por minrio de ferro, mangans e alumnio. 24. Observe o grfico a seguir:

Com base no grfico e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:

a) Uma reforma monetria com o retorno do cruzeiro como moeda nacional. b) Bloqueio da quase totalidade dos ativos financeiros das pessoas fsicas e jurdicas. c) Uma reforma administrativa, que implicava a extino de vrias empresas estatais e de vrios 5

a) Do ponto de vista demogrfico, considera-se 6,2 o nmero mdio de filhos por mulher que garante a reposio das geraes. b) Aps duas dcadas de estabilidade (1940 e 1950), quando a fecundidade total manteve-se em 6,2 filhos por mulher, a taxa elevou-se ligeiramente em 1960. Desde ento, esses valores apresentaram redues significativas. A taxa consolidada atingiu 2,3 filhos por mulher. c) Em 1940 a mulher brasileira tinha, em mdia, 6,2 filhos. Duas dcadas depois, esta mdia continuou a mesma. d) 4,4 bitos por mil nascidos vivos foi a taxa de mortalidade infantil registrada em 1980. e) O censo 2000 do IBGE revela que as taxas de fecundidade total no Brasil vm aumentando ao longo dos ltimos 40 anos, perodo em que apresentaram redues de mais de 60%.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 25. Na grande cidade, h cidados de diversas ordens ou classes, desde o que, farto de recursos, pode utilizar a metrpole toda, at o que, por falta de meios, somente utiliza parcialmente, como se fosse uma pequena cidade, uma cidade local. Dessa forma, a rede urbana e o sistema de cidades tambm tm significados diversos, segundo a posio financeira do indivduo. H, num extremo, os que podem utilizar todos os recursos ali presentes. Em outro, h os pobres de recursos, que so prisioneiros do lugar, isto , dos preos, da carncia local. Para estes a rede urbana uma realidade pertencente a um sonho insatisfeito. Por isso so cidados diminudos incompletos.
Adaptao extrada de SANTOS, Milton. Espao do cidado (1987). No estudo das cidades, qual das alternativas a seguir melhor espelha os aspectos mencionados no texto.

2 ETAPA
A mancha escura no mapa indica um bioma exclusivamente brasileiro, rico em biodiversidade e espcies nicas, que abriga uma fauna e flora adaptadas a escassez de gua, como macambira, mandacaru, marmeleiro e aroeira. Assinale a opo que identifica o nome do Estado e o bioma:

a) b) c) d) e)

Bahia Agreste Pernambuco Caatinga Minas Gerais Caatinga Gois Cerrado So Paulo Floresta Estacional Semi-caduciflia

27. A vasta rede hidrogrfica um elemento natural muito marcante na paisagem brasileira. As bacias hidrogrficas, no mapa com os nmeros 1, 2, 3 so respectivamente:

a) As regies sul e sudeste receberam esmagadora quantidade de migrantes, cuja mo de obra qualificada contribuiu para o desenvolvimento e descentralizao das condies de infra-estrutura urbana. b) A modernizao da indstria proporcionou a concentrao de pessoas nas grandes cidades, facilitando as condies de moradia e qualidade de vida nos ncleos urbanos. c) O espao urbano amplamente dominado por agentes hegemnicos, que direcionam investimentos para seus interesses, organizando o trfego de veculos particulares, informao e energia. Relegam assim, investimentos sociais, excluindo os pobres da modernizao. d) A rede urbana das cidades brasileiras propicia transformaes no espao, possibilitando s polticas pblicas atender aos requisitos de cidadania e incluso das classes menos privilegiadas. e) A partir da dcada de 70, a infra-estrutura de transportes e comunicao foi se expandindo pelo pas, favorecendo as condies de urbanizao para excludos sociais. 26. Analise o mapa a seguir:

a) b) c) d) e)

So Francisco, Araguaia-Tocantins, Paraguai Parnaba, Paran, Pantanal Nordeste, do Norte, Uruguai Paraba do Sul, da Prata, Rio Grande Sul-Sudeste, Madeira, Platina

28. Observe a seqncia das figuras abaixo, que revela um fenmeno natural ocorrido h cerca de meio sculo na Ilha do Cardoso, em Canania (SP).
Em seguida assinale a alternativa correta que deve ser atribuda a explicao desse fenmeno:

0___375 km

--

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 a) b) c) d) e) Eroso lateral Deposio elica Eroso diferencial Sedimentao Falsias marinhas BIOLOGIA 29. Na biosfera, alguns organismos desenvolveram a capacidade de armazenar energia em compostos orgnicos para utilizao em seus processos metablicos. O processo de armazenamento dessa energia e exemplos de seres vivos capazes de realiz-lo so: Processos Fermentao Fotossntese Quimiossntese Fotossntese Respirao Grupos de seres vivos Fungos e bactrias Cianobactrias e vegetais Vegetais e fungos Protista e arqueobactrias Vegetais e animais

2 ETAPA 32. No processo evolutivo dos vegetais as Angiospermas se tornaram mais complexas, produzindo flores, frutos e sementes. Isto implica que: a) Aps a fecundao os ovrios se transformam em sementes, protegidas pelo fruto que cresce da flor. b) Aps a fecundao o ovrio se transforma no embrio da semente que, por sua vez, protegida pelo tegumento. c) Aps a fecundao o ovrio se transforma em zigoto que cresce e forma o embrio da semente. d) Aps a fecundao o ovrio se transforma em fruto, protegendo a semente que corresponde ao vulo fecundado. e) Aps a fecundao o fruto se torna carnoso para proteger os ovrios que se transformam em semente. 33. A fenilcetonria uma doena gentica de herana autossmica recessiva, causada por uma mutao no gene que codifica a enzima fenilalanina-hidroxilase, ativa no fgado e responsvel pela transformao do aminocido fenilalanina em tirosina. Os pacientes afetados pela fenilcetonnia so: a) b) c) d) e) portadores de um alelo recessivo. portadores de um alelo defeituoso. portadores de um alelo dominante. heterozigotos. homozigotos.

a) b) c) d) e)

30. As plantas que normalmente crescem em solo arenoso crescem mais devagar porque precisam gastar parte considervel da sua energia na criao de defesas contra insetos e outros herbvoros (Jornal da Cincia - SBPC, 02 de agosto de 2004). Quanto reserva de energia dos vegetais e dos animais, podemos afirmar que: a) a gordura, reserva de energia dos animais, acumula gua por ser hidrofbica, provocando um aumento de peso nestes seres vivos. b) o amido, reserva de energia dos vegetais, hidrofbico, o que possibilita a reduo do acmulo de gua com conseqente reduo do peso corporal destes seres vivos. c) o amido, principal reserva de energia dos vegetais, hidroflico, e a gordura, principal reserva de energia dos animais, hidrofbica. d) a principal reserva de energia dos animais o amido enquanto os vegetais acumulam lipdios como produto da fotossntese. e) as folhas dos vegetais ao realizarem fotossntese sintetizam energia em forma de gorduras, as quais so transferidas para os animais que se alimentam de plantas. 31. Se houver problemas no desenvolvimento embrionrio da mesoderma de um mamfero, este, posteriormente poder apresentar defeitos nas seguintes estruturas: a) Musculatura lisa, miocrdio e revestimento interno do sistema reprodutor. b) Pericrdio, musculatura lisa e esqueleto axial. c) Epiderme, musculatura estriada e revestimento interno do sistema digestivo. d) Vasos, musculatura estriada e revestimento da boca e do nus. e) Epitlio do tubo digestivo, musculatura lisa e esqueleto axial. 7

34. No quadro abaixo esto representados os resultados da reao de aglutinao de hemcias de quatro indivduos, na presena de anticorpos anti-A, anti-B e anti-Rh. Anti-A + + Anti-B + + Anti-Rh + + -

Maria Pedro Joo Laura

Com base nos resultados apresentados no teste de aglutinao, marque qual das alternativas contm a afirmativa correta: a) Laura pertence ao grupo sanguneo O Rh+. b) Joo possui aglutininas anti-A e anti-B no plasma. c) Maria possui aglutinognio ou antgeno B em suas hemcias. d) Pedro possui aglutinognio ou antgeno A em suas hemcias. e) Joo pode receber sangue de Maria.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 QUMICA 35. Um estudante para demonstrar que o sistema A = B est em equilbrio usou uma sala composta por 10 alunos em quatro situaes: i) inicialmente seis alunos esto dentro da sala e quatro fora; ii) num instante posterior um aluno sai da sala, mas outro entra; iii) aps ter ido ao banheiro um aluno entra na sala, e um outro sai, iv) para combinarem um encontro, um casal sai da sala de aula; por outro lado, dois alunos entram aps o professor t-los chamado. Podemos afirmar que: a) O sistema est em equilbrio porque a quantidade de alunos permanece constante dentro e fora da sala. b) Segundo o exemplo esse fenmeno ir ocorrer at que a quantidade de alunos seja igual dentro e fora da sala. c) O estudante deveria receber a nota zero porque o exemplo dele no representa uma situao de equilbrio. d) O fato de, em determinado momento, entrarem dois alunos e sair um casal acabou com a situao de equilbrio. e) O exemplo somente estaria correto se ao invs de usar quantidade de alunos fossem usadas solues com concentraes equimolares. 36. Derramamento de cido corrosivo fora remoo de 5 mil pessoas nos EUA - Folha Online - um acidente com um caminho que transportava 15 toneladas de cido corrosivo obrigou as autoridades dos EUA a ordenar a remoo de aproximadamente 5 mil pessoas numa localidade da Pensilvnia, a cerca de 100 km ao norte da Filadlfia. Segundo o porta-voz do condado de Northampton, John Conklin, por volta das 3h30, o caminho, que transportava cido fluordrico, tombou perto de Wind Gap. As equipes de emergncia ainda tentam conter o vazamento do material qumico, que, se inalado, pode ser fatal, e, em pequenas quantidades, causa irritao nos olhos, nas fossas nasais e nas vias respiratrias. Por isso, os habitantes e todos os que estavam prximos ao local do acidente tiveram que ser retirados. Os moradores foram proibidos de voltar s suas casas por um perodo de 24 horas e um abrigo foi montado em um colgio da regio, inclusive para os animais de estimao. A Cruz Vermelha foi contatada para ajudar, afirmaram as autoridades. http://www1.jolhauol.com.br/folha/mundo/ult94u53 8468.shtml - acesso 10 out. 2009. Dentre as alternativas a seguir, qual a melhor para solucionar o problema?

2 ETAPA a) Por se tratar de uma substncia corrosiva a melhor forma de eliminar o cido fluordrico adicionar um agente redutor, por exemplo, o NaOH. b) Por se tratar de um cido a melhor forma de resolver o problema adicionar areia. c) Por se tratar de um oxicido a melhor forma de remediar o ambiente adicionar uma base fraca e esperar a reduo do teor do gs HF no ar. d) Por se tratar de um cido a melhor forma de remediar o ambiente adicionar Na2CO3 (barrilha) e esperar a reduo do teor do gs HF no ar. e) Por se tratar de um cido fraco a melhor forma de remediar o ambiente adicionar uma base fraca como o hidrxido de sdio. 37. Na Amaznia os rios foram classificados por Sioli (1951, 1965) em trs tipos: rios de guas brancas (barrentas), rios de guas pretas (marrons) e rios de guas claras (transparentes). Os rios de guas brancas possuem potencial hidrogeninico variando entre 6,2 e 7,2; os de guas pretas entre 3,8 a 4,9 e as guas claras entre 4,5 a 7,8. Podemos afirmar que: a) Os rios de guas claras possuem a menor variao entre o pH mnimo e mximo. b) Os rios de guas pretas possuem menor quantidade de ons H+ que os rios de guas barrentas e claras. c) Os rios de guas pretas possuem maior quantidade de ons H+ que os rios de gua barrenta e clara. d) Ao serem misturadas volumes iguais de guas pretas e claras o pH ser bsico porque a concentrao de ons OH muito alta. e) Os rios de guas pretas possuem maior quantidade de ons OH que os rios de guas barrentas e claras. 38. Clulas combustveis se tornaram uma boa opo, particularmente para os fabricantes de automveis. O seu interesse comeou em 1830 quando o cientista britnico William Robert Grove conseguiu obter hidrognio a partir de gs natural por uma reao qumica catalisada. Atualmente, existem diferentes tipos de clula combustvel, dentre as quais podem ser citadas as clulas combustveis alcalinas base de soluo de hidrxido de potssio e as de membranas feitas com polmeros condutores de prton. A vantagem do uso do hidrognio liberado pelas clulas se deve seguinte reao qumica: H2(g) + O2(g) H2O(g) H = -242 kJ/mol

Alm de produzir energia para movimentar os carros; esta reao no libera nenhum gs responsvel pelo efeito estufa. incorreto afirmar que: 8

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 a) Na reao ocorre transferncia de calor para a vizinhana. b) As clulas combustveis fornecem aos motores gs hidrognio e gs oxignio para a produo de energia eltrica. c) Na reao termoqumica a proporo da entalpia vlida para a relao de 1 mol de H2, meio mol de O2 e 1 mol de H2O. d) O aumento da quantidade de gs hidrognio implica a liberao de mais calor. e) O gs hidrognio que produzido na clula combustvel usado para movimentar os motores dos carros. 39. No rtulo de uma gua mineral existe a seguinte composio qumica: on Sulfato Bicarbonatos Cloreto Nitrato Fluoreto Sdio Concentrao (mg/L) 0,80 40,47 0,43 0,30 0,80 0,56 on Brio Estrncio Clcio Magnsio Potssio Concentrao (mg/L) 0,13 0,03 2,80 2,55 12,12

2 ETAPA garrafa) provocando um deslocamento do equilbrio para o lado da formao do reagente. e) Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre uma diminuio de presso (no interior da garrafa) provocando um deslocamento do equilbrio para o lado da formao dos produtos. FSICA Nas questes em que for necessrio, adote a converso: 41. Um motorista de Manaus abasteceu seu carro com 40 litros de gasolina numa tarde em a temperatura estava a 35C. Neste mesmo dia, choveu no final da tarde e durante a noite a temperatura ficou estvel em 20C. Supondo que a gasolina, cujo coeficiente de dilatao vale esteja em equilbrio trmico com a temperatura ambiente, qual o prejuzo sofrido pelo motorista? Expresse sua resposta em porcentagem em relao volume inicial abastecido. a) b) c) d) e) 1,65% 0,50% 2,50% 3,30% 15%

incorreto afirmar que: a) A Organizao Mundial de Sade recomenda para o combate das cries que 0,8 ppm de on fluoreto esteja dissolvido na gua; sendo assim a gua mineral acima pode ser usada para esse fim. b) O magnsio, clcio, estrncio, sdio, potssio e brio so os ctions que fazem parte da composio qumica da gua mineral. c) O bicarbonato, fluoreto, cloreto, sulfato e nitrato so os nions que fazem parte da composio qumica da gua mineral. d) Como existem cinco nions para seis ctions a gua mineral acima no pode ser considerada uma soluo. e) As concentraes totais de ctions e nions na gua mineral so diferentes entre si. 40. Dentro de uma garrafa de refrigerante ocorrem vrias reaes, destacando-se aquelas envolvendo o cido carbnico (H2CO3), que se decompe em H2O e CO2.

42. O ser humano homeotrmico, isto , possui a capacidade de manter a temperatura corporal dentro de uma faixa razoavelmente estreita em torno de 36,5C, apesar das variaes trmicas do ambiente. Estando o ambiente externo a uma temperatura mais baixa que a temperatura corporal, h trs mecanismos bsicos pelos quais se d a perda de calor para o ambiente: conduo, irradiao e transpirao, caso a temperatura da pele atinja 37,0C disparando os mecanismos de controle homeosttico do hipotlamo. Assuma uma estimativa de para a distncia no ar ao longo do qual a temperatura cai da temperatura da pele (tpica, em torno 34,0C) para a temperatura ambiente, e considere uma pessoa condutividade como rea exposta do corpo de mdia e tome o valor da trmica do ar como sendo a perda de calor (fluxo) por conduo para uma pessoa exposta ao ar em repouso a 23,0C vale, aproximadamente: a) b) c) d) e) 9

Em termos de equilbrio qumico, na reao acima, podemos afirmar que: a) Deixar uma garrafa de refrigerante aberta no influencia o equilbrio. b) A quantidade de H2CO3 no sofre alterao aps a abertura da garrafa de refrigerante. c) Deixar a garrafa aberta no influencia o pH do refrigerante. d) Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre uma diminuio de presso (no interior da

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 43. Ondas ultra-snicas so usadas para vrios propsitos em medicina como, por exemplo, encontrar objetos estranhos no corpo, desde que possuam dimenses na mesma ordem de grandeza do comprimento de onda, da onda em questo. Considerando que a velocidade do som no msculo seja de e que a frequncia do ultra-som seja de podemos afirmar que o tamanho do menor objeto que pode ser localizado por um mdico com o auxlio deste ultra-som de aproximadamente: a) b) c) d) e) 44. Diferentemente de outros elementos que se dilatam ao terem sua temperatura aumentada, quando se varia a temperatura da gua, observase uma pequena anomalia na sua dilao com consequncias extraordinrias, principalmente, para os seres vivos das regies onde ocorre congelamento dos rios e lagos. As molculas da gua tm uma forma angular que impede um agrupamento muito prximo entre elas, o que de certa forma retarda a sua solidificao. E quando a solidificao acontece, elas formam uma estrutura cristalina muito complicada, cheia de lacunas. Como consequncia deste fato, observase que o grfico do volume (V) da gua como funo da temperatura em torno de 4oC tem o aspecto representado na figura a seguir:

2 ETAPA

45. Segurando uma vela (ou qualquer outra fonte de luz branca) entre voc e uma lmina de vidro azul, observa-se duas reflexes no vidro: uma, na superfcie frontal, e outra, na superfcie posterior. As cores que voc ver na superfcie frontal e na posterior desta lmina de vidro, respectivamente, so: a) b) c) d) e) azul e branca branca e branca azul e azul branca e azul azul e preta

46. Uma jovem foi ao oftalmologista que constatou a necessidade do uso de lentes corretoras, indicando na receita dos culos que deve usar os seguintes valores:

Portanto, o grfico que melhor representa a densidade () da gua como funo da temperatura em torno de 4oC :

O problema de viso desta jovem e a localizao do ponto distante de seus olhos quando estiver sem os culos so, respectivamente:

10

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 a) Hipermetropia e o ponto distante est a de seus olhos. b) Hipermetropia e o ponto distante est a de seus olhos. c) Miopia e o ponto distante est a de seus olhos. d) Miopia e o ponto distante est a de seus olhos. e) Astigmatismo e o ponto distante est a de seus olhos. MATEMTICA 47. As cidades A, X, Y, Z e B esto interligadas por rodovias indicadas conforme a Figura a seguir. De quantos modos uma pessoa pode sair da cidade A e chegar na cidade B, passando apenas uma vez por cada cidade em cada caminho escolhido? a) b) c) d) e) 80 70 50 40 30

2 ETAPA

49. As notcias a seguir esto ficando a cada dia mais comuns. Posto vende gasolina adulterada com 76% de lcool em uma determinada cidade brasileira. Fiscalizao do Ministrio Pblico e da Agncia Nacional do Petrleo lacrou um posto de combustvel, pois o mesmo vendia a gasolina adulterada.

a) b) c) d) e)

90 92 94 95 102

Uma determinada cidade possui 10 postos de combustveis, dos quais 20% vendem gasolina adulterada. Se forem sorteados aleatoriamente dois postos para serem fiscalizados, qual a probabilidade de os postos fiscalizados serem ambos infratores? a) b) c) d) e) 50. Uma lata de um determinado refrigerante possui a forma cilndrica, conforme a Figura a seguir. Se a lata possui 7cm de dimetro e 14 cm de altura, podemos afirmar que seu volume em mL : Observao: Considere

48. Na Rua do Amparo, na Cidade de Olinda, Pernambuco, foram escolhidas 9 (nove) casas distintas, sendo 5 (cinco) do lado direito e 4 (quatro) do lado esquerdo da rua.

Se for escolhida uma pessoa ao acaso em cada uma das nove casas, quantas comisses de trs pessoas podem ser formadas, de modo que elas no morem no mesmo lado da rua? 11

a) b) c) d) e)

600,00 538,51 530,51 500,00 438,51

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2011 51. Um tanque com gua possui a forma de um prisma quadrangular reto, cuja aresta da base mede 8,0 cm. Mergulha-se nesse tanque uma esfera de ao e o nvel da gua sobe , b)

2 ETAPA

como mostrado na Figura a seguir. Podemos afirmar que rea da superfcie esfrica :

c) a) b) c) d) e) 52. Seja de a) b) c) d) e) 53. A equao linear com 54. Considere as seguintes proposies: I. II. Se dois planos e so paralelos a uma uma matriz quadrada de ordem , tal que , com . Sendo , a matriz inversa , o valor do : e) d)

e representada geometricamente por um plano. Considere o sistema de 3 equaes e 3 incgnitas:

Sabendo que o sistema possui uma nica soluo, a representao geomtrica do sistema dada por: a)

reta , ento paralelo a . Se as projees ortogonais de duas retas, sobre um plano, so paralelas, ento as retas so paralelas. III. Se dois pontos distintos de uma reta pertencem a um plano, ento a reta est contida neste plano. IV. Se duas retas e so concorrentes, ento elas possuem um nico ponto em comum. Podemos afirmar que: a) b) c) d) e) somente as proposies I e II so falsas. somente as proposies II e III so falsas. somente as proposies I e IV so verdadeiras. todas as proposies so falsas. todas as proposies so verdadeiras.

12

Вам также может понравиться