Вы находитесь на странице: 1из 18

1

Reestruturao Produtiva e Qualidade do Emprego Formal na Indstria Txtil: um estudo comparativo entre as regies Nordeste e Sul. Mabel Jaqueline Carmona de Campos* Lcia Maria Ges Moutinho** Lus Henrique Romani de Campos*** Resumo O presente artigo resgata a discusso da reestruturao produtiva para propor a hiptese que a qualidade do emprego formal esteja melhorando no setor txtil. elaborado o ndice de qualidade do emprego formal IQEF, que aplicado para o Brasil, a regio Nordeste e a regio Sul. O IQEF trata de indicadores como concentrao salarial, nvel salarial, nvel de escolaridade dos trabalhadores e ndice de rotatividade do emprego. Conclu-se que houve melhora no emprego formal no perodo de 1986 a 1997. 1. Introduo A abertura comercial brasileira ocorrida na dcada de 1990 teve efeitos diversos sobre diferentes setores e regies da economia. Setores como o txtil, que tinham baixa capacidade competitiva, apresentaram grave crise, principalmente na primeira metade da dcada.1 Frente s dificuldades encontradas, a reestruturao produtiva foi adotada como um dos caminhos para a retomada da competitividade, principalmente no tocante aos fatores empresariais.2 Neste artigo pretende-se observar a qualidade do emprego formal no setor de maneira a verificar se a reestruturao produtiva foi positiva ou negativa ao trabalhador. Na primeira parte deste artigo resume-se alguns aspectos da reestruturao produtiva que fazem com que se possa afirmar que a mesma deveria trazer impactos positivos sobre o emprego formal, principalmente devido adoo de tcnicas como a qualidade total e o kaizen. Demonstra-se tambm que este processo tem ntima relao com a busca por maior competitividade, ou seja, o novo ambiente concorrencial leva as firmas a tratarem a mo-de-obra como parceiros. Em seo posterior propem-se o ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF) e so apresentados os procedimentos metodolgicos da elaborao do mesmo. Levantam-se tambm algumas das limitaes do emprego deste ndice, limitaes estas que abrem espao para outros tipos de pesquisas relevantes para o emprego. A seguir apresentam-se os resultados dos clculos juntamente com os comentrios e concluses.

Mestre em Economia pela UFPB-JP e professora da UNICAP. Doutora em Economia pela FGV-SP e Coordenadora do CME-UFPB-JP. *** Mestre em Economia pela UFPB-JP e Doutorando em Economia pelo PIMES-UFPE. 1 Sobre a capacidade competitiva do setor txtil no incio da dcada e alguns efeitos sobre o setor devido abertura econmica, consultar: GARCIA (1994), COUTINHO & FERRAZ (1995) e CAMPOS (2000) 2 LIMA (1998) afirma que na busca de uma maior competitividade que as empresas nacionais implementaram processos de reestruturao produtiva.
**

Nas consideraes finais so apresentadas as concluses de forma sinttica e propostos as pesquisas que completariam a anlise deste artigo. 2. Reestruturao Produtiva da Indstria Brasileira Nesta seo apresenta-se a contribuio de alguns autores sobre as profundas modificaes nos processos produtivos ocorridos a partir de meados da dcada de 1970 no mundo desenvolvido e mais recentemente no terceiro mundo. Costuma-se tratar estas modificaes, de um padro de produo fordista para um padro de produo psfordista, em reestruturao produtiva. A apresentao destes autores importante para mostrar quais as medidas internas as empresas podem tomar para aumentar seu poder no mercado. Segundo MATTOSO & POCHMANN (1997) a reestruturao da produo nos pases capitalistas se ocorre na busca de uma maior flexibilizao do uso dos recursos. SALERNO (1997) afirma que: Consideramos que a reestruturao produtiva est intimamente ligada busca de flexibilidade e de integrao dos fluxos materiais. (SALERNO, 1997:1532)3 Desta forma, tratar de reestruturao produtiva tratar de como as empresas vem buscando uma maior flexibilidade em seus processos produtivos e de trabalho.4 GALVO (1998) prope um excelente resumo do que envolvido na busca da flexibilidade:
O conceito de especializao flexvel surge da constatao de que o regime fordista de produo em massa e verticalizado, est sendo crescentemente substitudo por outro baseado na produo flexvel, no sentido de que tanto o capital quanto a mo-de-obra, devero prestar a propsitos cada vez mais gerais e serem capazes de operar dentre de contextos que exigem rpidas mudanas para a criao de novos produtos, novos processos e de progresso tcnico. (GALVO, 1998:943)

GALVO (1998) fez referncia ao conceito de regime fordista de produo que deve ser melhor detalhado para a compreenso da flexibilizao e da reestruturao produtiva. Em outras palavras, ser descrita a situao em que se encontrava a produo antes da reestruturao para se destacar as mudanas ocorridas. O regime fordista caracterizado pela produo em linha de montagem dentro das fbricas e seu nome, menciona Henry Ford, que foi quem primeiro utilizou a esteira que transporta o produto em elaborao pelos diversos postos de trabalho. A introduo da linha de montagem permite a intensificao do trabalho por vrios motivos: i) os trabalhadores no se deslocam para buscar os materiais e ferramentas; ii) o ritmo do trabalho ditado por engenheiros, e no pelos operrios, atravs da velocidade da esteira; iii) ) a padronizao das peas parciais permite que estas passem a ser feitas em grandes lotes, diminuindo o tempo de ajustes na montagem (ARIENTI, 1997).

3 4

Grifo do prprio autor. Tal afirmao est de acordo com a viso de LIMA (1998) para o caso brasileiro.

A intensificao do trabalho traz um grande aumento na produtividade que tem reflexos no aumento da oferta. Para escoar este incremento na produo preciso que haja o consumo em massa de produtos padronizados. Os produtos so padronizados por que os lotes de fabricao so grandes (ARIENTI, 1997). Para garantir o consumo em massa a sociedade organiza-se de forma que a renda da populao aumente. Isto conseguido a partir da estrutura sindical que luta por aumentos salariais atrelados ao aumento da produtividade do trabalho e da atuao do Estado com medidas de proteo social conhecidos por welfare state (ARIENTI, 1997). Desta forma, o regime fordista apresenta produo rgida, pois os lotes de peas intermedirias sendo grandes fazem com que os produtos finais sejam determinados com antecedncia de sua efetiva montagem. Alteraes na demanda no so atendidas de imediato, pois, a produo j planejada deve escoar, de onde surge seu carter rgido. O regime fordista garantiu crescimento econmico do ps-guerra at a dcada de 1970, quando ento entra em crise. Vrios fatores so destacados como responsveis para que o regime entrasse em crise, sendo que dois aparecem com maior recorrncia na literatura: i) os avanos na produtividade estavam em queda pelo esgotamento das vantagens do sistema, enquanto, que os sindicatos mantinham presso pela manuteno das polticas de aumentos salariais constantes; ii) os dois choques do petrleo que encareceram os insumos e foram o estopim da crise. A crise dos anos 1970 teve como principal caracterstica a estagflao, ou seja, processos inflacionrios aliados estagnao na procura (ARIENTI, 1997). Com a estagflao as empresas passaram a ter dificuldades para escoar suas grandes produes de bens standartizados. Companhias que conseguissem aumentos de produtividade e simultaneamente pudessem apresentar bens diferenciados para atender nichos diferentes de mercado estariam em posio superior para competir. Desta forma deve ser entendida a reestruturao produtiva: as empresas devem reorganizar seus processos para conseguir aumentos de produtividade com menores lotes de fabricao que permitissem produtos diferenciados e maior agilidade para responder s mudanas no mercado consumidor (CORIAT, 1998).
Essas novas caractersticas da demanda (instvel, voltil, diferenciada ) relacionam-se com as novas modalidades de competio, e so expressas tanto ao nvel dos custos quanto dos produtos. Isto , trata-se de uma ligao que coloca em pauta a desigual capacidade das empresas de alterar e adaptar a estrutura e a composio de sua oferta, a fim de acompanhar as variaes sejam quantitativas, sejam qualitativas da demanda. [...] esta mutao notvel que gera a necessidade de linhas flexveis de produo. Flexveis porque so capazes de fabricar, sem exigir uma reorganizao maior, diferentes produtos, a partir da mesma organizao bsica de equipamentos e com um intervalo reduzido de adaptao. (CORIAT, 1998:20)

Resta discutir quais so as prticas adotadas pelas empresas na busca da reestruturao produtiva. Boa parte destas prticas tiveram origem no Japo e o caso da

Toyota , o mais relatado. A preocupao no ser descrever o toyotismo, pois no h consenso na literatura que o mesmo seja o regime de produo predominante.5 A tcnica mais citada em todos os estudos de reestruturao o just-in-time, que contrape-se ao just-in-case do fordismo. No just-in-time o sistema de informao interno da fbrica alterado, para que os operrios saibam que peas produzir, que quantidade e qual o melhor momento, de maneira que o prximo posto (ou seu cliente interno) no fique sem peas para trabalhar. Assim, os almoxarifados centrais deixam de ser o centro de todo o fluxo da produo. A adoo do just-in-time tambm afeta o relacionamento entre as empresas. Como a preocupao da gesto de estoque passa a ser a de manter a menor quantidade possvel, no h mais tempo para longos processos de aquisio, o que leva as empresas a reduzirem o nmero de fornecedores e adotarem polticas de relacionamento de longo prazo. O novo relacionamento entre as empresas passa a ser cooperativo, com entregas mais constantes de lotes menores. A cooperao pode evoluir a ponto das empresas passarem a desenvolver produtos em conjunto. Porm, algumas peas requerem diferentes operaes, o que faz com que a produo passe a ser organizada em clulas. Cada clula uma equipe de trabalhadores que tem sua disposio diversos tipos de mquinas (por exemplo, soldas, fresas tornos, etc.) que antes eram organizadas em departamentos ou setores. Cada clula , portanto, encarada como uma mini-fbrica, com liberdade de tomar decises como: i) quantidade de cada pea a ser produzida; ii) como os trabalhadores se organizaro dentro da clula, etc. Ao mesmo tempo cada clula encarregada pela manuteno da qualidade de seus componentes. A organizao em clulas permite que os trabalhadores tenham contato com vrios tipos de operaes e faz com que as fbricas aumentem seus investimentos em treinamento para que os operrios tornem-se multifuncionais. Alguns autores inclusive vem nesta multifuncionalidade a necessidade de que o operariado passe a ter melhor nvel educacional. Ou seja, o trabalho deixa de ser desqualificado, requisitando maior formao escolar do empregado. Outra tcnica, normalmente, empregada o da qualidade total. Esta tcnica consiste em realizar treinamentos em todo o corpo funcional que tragam a padronizao das atividades e a melhoria dos processos a partir da atuao dos prprios empregados. A qualidade total conseguida com medidas como o Kainzen (melhoria contnua e/ou o 5S (medidas de adequao do ambiente de trabalho). As principais vantagens da adoo da qualidade total so: i) acesso a mercados internacionais, principalmente, com as certificaes na ISO 9000; ii) diminuio de despesas com retrabalho, desperdcio de material e garantia; iii) motivao do corpo funcional e iv) facilitar a adoo do just-in-time, pois as atividades sendo padronizadas e normatizadas facilita a multifuncionalidade dos operrios. Para conseguir implementar a reestruturao produtiva as empresas recorrem a um grande nmero de prticas como a reengenharia, o downsizing, o benchmarking, a terceirizao, etc. A reengenharia consiste em profunda reformulao nos processos produtivos, burocrticos e de planejamento. O downsizing consiste em reformatar a empresa s novas dimenses de mercado, normalmente, com a radical reduo de pessoal burocrtico. O benchmarking consiste em buscar no mercado as melhores prticas das outras empresas (que podem ser concorrentes, fornecedores, clientes ou at mesmo
5

Sobre a emergncia ou no de um novo regime de acumulao ver artigo de COSTA (1995).

empresas de outros setores) para melhorar algum departamento especfico da empresa. A terceirizao o ato de transferir para outras empresas parte do processo produtivo ou atividade que no pertena ao foco da empresa. Nestas prticas h em comum a reduo dos nveis hierrquicos, uma vez que os processos burocrticos so redimensionados. A reestruturao produtiva est baseada na adoo intensiva de recursos microeletrnicos.6 Somente com o avano da eletrnica e dos sistemas digitalizados que h a possibilidade de profundas transformaes nos processos. No cho de fbrica a eletrnica incorporou-se atravs das mquinas ferramentas de controle numrico (MFCN). As MFCN permitem que vrias operaes, antes distintas, sejam feitas por uma nica mquina. Por exemplo, um torno com controle numrico tem vrias ferramentas de usinagem, que so usadas conforme o desenho da pea programado em sua memria. Assim, o que antes demandaria vrios tornos ou operaes em lotes (para trocar as ferramentas de usinagem) passa a ser feita em uma nica operao. Alm, de simplificar o trabalho as MFCN permitem que o operrio preocupe-se apenas em supervisionar o funcionamento da mquina no controle. As mquinas, por serem dotadas de um crebro eletrnico, podem ser conectadas ao computador central permitindo o acompanhamento distncia da produo por parte da engenharia e at a troca do desenho da pea a ser produzida, sem que o operador interfira. Na engenharia e na Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) a eletrnica torna o processo de criao muito mais rpido, principalmente, com o uso de aplicativos como o CAD/CAM. Estes aplicativos permitem a realizao de ensaios virtuais dos esforos das estruturas, fazem a codificao para a programao das MFCN, automatizam partes dos procedimentos de desenho industrial, o que aumenta a velocidade do trabalho da engenharia. A digitalizao dos projetos, aliada ao avano das telecomunicaes tem permitido, tambm, o desenvolvimento de pesquisas em conjunto por pessoas atuando em vrias regies do mundo. Com isto, firmas multinacionais tem maior facilidade para avanar nas pesquisas, pois, todos os seus laboratrios em P&D podem trabalhar coordenados. Alm de terem maior facilidade para adaptar seus produtos mundiais em regionais, ou seja, alterar algumas caractersticas do bem para os costumes locais. Na administrao o principal impacto da eletrnica permitir a reduo dos nveis hierrquicos. A maior parte do trabalho burocrtico pode ser suprimida com a adoo de sistemas interligados em rede. Em um exemplo simples, pode-se observar o processamento de um pedido de venda. No processamento antigo de um pedido cada fase de fluxo da informao requeria a datilografia de algum documento (ordem de produo, minuta de carga, emisso de nota fiscal, emisso de fatura, etc.), enquanto, que o sistema interligado dispensa todo este trabalho. Uma vez que o vendedor digita o pedido e o transmite por rede, o computador ocupa-se de preencher toda a papelada remanescente (muitas vezes eliminando alguns papis, inclusive). O uso massivo da informtica um fator que tem contribudo pela exigncia de maior nvel educacional dos trabalhadores. O tipo de aptido do trabalhador muda, principalmente, no cho-de-fbrica. A habilidade manual ou conhecimento especfico da mquina cede lugar ao raciocnio abstrato e ao uso de interface computacional. Ao mesmo tempo, a eletrnica facilita a existncia do trabalhador multifuncional uma vez que basta aprender caractersticas especficas da programao de diversas mquinas para um trabalhador ser multifuncional.
Para uma profunda viso das vantagens da introduo da micro-eletrnica na produo consultar MULS (1998).
6

Em resumo, a reestruturao produtiva tenderia a trazer melhores condies de trabalho ao operariado por vrios motivos: i) a mentalidade empresarial altera-se vendo o operrio como um parceiro que deve ser respeitado e principalmente ouvido em algumas decises; ii) tcnicas de qualidade total como o kaizen e o 5S melhoram o ambiente de trabalho e ajustam as operaes melhor ergonomia; iii) o trabalhador volta a ter uma viso mais completa do processo total da produo e muitas vezes passa a poder interferir na intensidade da linha produtiva. 2.1 Aspectos Especficos da Reestruturao Produtiva no Setor Txtil Neste tpico ser feita uma anlise dos efeitos da reestruturao produtiva sobre o setor txtil. A primeira questo a ser abordada quanto a aplicabilidade de muitas tcnicas da reestruturao produtiva no setor txtil. MORAES NETO (1998) entende que processos de melhoria contnua como o kaizen no podem ser implementados em firmas cujos processos industriais ocorram na forma de fluxos. Algumas indstrias componentes do setor txtil, tais como as fiaes, tem esta caracterstica. Argumenta-se, que qualquer melhoria s pode ser conseguida alterando o processo como um todo, uma vez que alteraes parciais podem gerar gargalos produtivos. Desta forma, a participao do operrio para conseguir melhores ndices de produtividade torna-se difcil uma vez que no h a liberdade para seu time ou clula alterar a velocidade sem que toda a fbrica possa acompanh-lo.7 Outra argumentao que pode ser feita que o just-in-time uma tcnica para tornar uma fbrica com produo discreta em um fluxo contnuo.8 Portanto, algumas empresas do setor txtil j funcionam em processo just-in-time a muito tempo. Desta forma, dois dos principais aspectos da reestruturao produtiva teriam importncia menor para o setor txtil. Na verdade, para o caso da indstria txtil, deve-se entender o uso da reestruturao produtiva dentro do contexto de localizao industrial. O processo de relocalizao est intimamente aliado reestruturao produtiva. Muitas vezes, a reestruturao envolve o abandono de plantas obsoletas. natural que a montagem da nova planta, feita nos moldes da reestruturao produtiva, ocorra em regies onde os fatores competitivos ligados localizao de indstrias apresentam-se favorveis. Em outros termos: as firmas, na busca de maior competitividade empreendem medidas de reestruturao produtiva, que, no limite, podem envolver a escolha de novas localizaes onde os fatores estruturais e sistmicos sejam melhores. Isto explica a transferncia de algumas indstrias do Sul/Sudeste para o Nordeste. MICHELLON (1999) ao analisar o complexo txtil do Paran observou um movimento de relocalizao industrial:

Ao estudar o setor de malharia o BANCO DO NORDESTE (1999) identificou que h espao para a utilizao do kaizen: Tambm se constata que as empresas esto sempre buscando melhorias no processo de produo, e isso muitas vezes se traduz por inovaes pontuais, muitas vezes sugeridas pelos prprios empregados, e que contribuem para agilizar o processo de produo. (BANCO DO NORDESTE, 1999: 50) Mesmo assim, o prprio BANCO esclarece que o papel principal desta melhoria responsabilidade dos engenheiros e tcnicos txteis. 8 Nesta passagem est sendo tratado o just-in-time interno empresa.

A tendncia verificada a partir dos anos 90 um deslocamento da indstria do Sul e do Sudeste, particularmente do Vale do Itaja em Santa Catarina e do interior do estado de So Paulo, para o Nordeste do Brasil, que conta com anos de tradio e mo-de-obra treinada na rea txtil9[...] Estas novas indstrias abertas principalmente no Nordeste, incorporam maior evoluo tecnolgica, alm de serem mais modernas e produtivas. Possuem ainda maior porte, aumentando a capacidade de produo. (MICHELLON, 1999: 97)

O que tem atrado as indstrias para a regio Nordeste em parte os reduzidos salrios, com pequena estrutura sindical, e principalmente, o grande esforo de incentivos fiscais dados s estas empresas, notadamente, pelo estado do Cear. Em outras palavras, o que tem atrado as indstrias txteis para o Nordeste so fatores competitivos tipicamente sistmicos. Neste estado o governo ainda contribui para a formao de cooperativas de trabalhadores que prestam servios s indstrias (LIMA, 1998). Tal tipo de organizao do trabalho ser discutida ainda nesta seo, por envolver o relacionamento entre empresas do setor.
No caso da indstria txtil, a queda da participao de So Paulo, onde se observam os maiores salrios mdios, teve como contrapartida a elevao da participao do Cear, Paran e Santa Catarina. Enquanto nos trs primeiros os salrios mdio inferior ao nacional, em Santa Catarina o salrio mdio semelhante ao de So Paulo. Ainda mais claramente que no caso da indstria de calados, o processo de relocalizao na indstria txtil no pode ser entendido apenas a partir de diferenciais de salrios. (AZEVEDO & TONETO, 1999: 1371)

O just-in-time entre empresas ou a formao de redes de parceiros, contudo, apresenta a possibilidade de implantao no setor txtil brasileiro. A mudana da postura das empresas de antagnico para de parceria ainda uma possibilidade e uma necessidade no Brasil. ROLIM (1997) afirma que a abertura comercial intensificou a luta de interesses entre os participantes da cadeia. MICHELLON (1999), por sua vez, empreendeu profundo estudo sobre os esforos de estabelecer, na dcada de 1990, um plo txtil no noroeste paranaense, com as empresas interligadas em networks. Como um dos fatores para que o plo txtil no tivesse xito destaca-se exatamente a grande disparidade dos interesses entre os elos da cadeia. Esta disparidade tem origem nos produtos do setor que, por terem caractersticas muito homogneas dos produtos intermedirios10, so tratados no mercado quase como produtos finais. No setor de confeces, contudo, h movimentos para a formao de networks como tcnica de reestruturao produtiva. Estas redes, normalmente, so lideradas por
A defesa que a mo-de-obra treinada no setor txtil seja um fator de atrair as empresas da regio Sul deve ser relativizada. Esta questo ser melhor discutida ao tratar-se dos incentivos dados pelos Estados Nordestinos para atrao de empresas e das formas como se tem organizado o trabalho nesta regio. Contudo, os Estados do Nordeste contam com o Centro Regional de Tecnologia Txtil - CERTTEX. 10 Por exemplo, os fios de algodo so classificados por vrios tipos de espessura e por critrios de qualidade (nmero de neps por 1.000 m.). Uma vez classificado o fio ele tem valor idntico independente de quem o fabricou. Fatos anlogos ocorrem com o algodo em pluma e com vrios tipos de tecido. H alguma diferenciao em tecidos e fios sintticos ou de mistura, onde o segredo industrial do processamento qumico que d carter de monoplio aos mesmos. Nos produtos finais a moda faz com que a diferenciao seja grande neste setor, por isto o termo produtos intermedirios.
9

marcas famosas de roupas que encarregam-se, principalmente, do design, do marketing e da montagem dos esquemas de comercializao. Um exemplo deste tipo de rede analisado por CARLEIAL & BAL (1999) ao estudar a produo flexvel da Benetton no Brasil. A Benetton est sediada em Curitiba-PR e tem como funo o design e a realizao dos seguintes processos: compra e controle de qualidade da matria prima; tingimento, corte e comercializao. O tingimento considerado como a principal fonte de diferenciao da marca e feito com tecnologia desenvolvida na Itlia, de onde vem tambm o desenho das colees. A compra de matria-prima estratgica por influenciar o processo de tingimento. O corte feito com o uso de CAD/CAM para reduo de desperdcio de matria-prima (CARLEIAL & BAL, 1999). As outras atividades ligadas produo como montagem, aviamentos, acabamento final e embalagem so terceirizados com empresas sediadas em outras cidades do Estado e feitas em regime de just-in-time. A comercializao tambm terceirizada, sendo feita em regime de franchising, com lojas instaladas preferencialmente em shopping-centers e atendendo consumidores das camadas A e B (CARLEIAL & BAL, 1999). Algumas empresas da regio noroeste do Paran participam deste tipo de relacionamento, sendo que muitas vezes a lder (ou contratante) situa-se no Estado de So Paulo. Entre as marcas que contratam servios da regio esto: Forum, Pierre Cardin, Ellus, Zaro e C&A (MICHELLON, 1999). Mesmo as empresas de confeces atuando em networks no se pode afirmar que esteja havendo um relacionamento de parceria entre elas. Muito pelo contrrio, a relao entre contratante (grife) e contratada (faco) marcada por uma forte relao de poder, conforme atesta a citao a seguir:
A relao de poder que se estabelece claramente favorvel empresa Benetton, que lidera a rede de uma forma unilateral at, s vezes, autoritria, sem evidncias importantes de interesse em estabelecer vnculos duradouros, cooperativos e germinativos de um aprendizado coletivo. (CARLEIAL & BAL, 1999:759)

No caso do Nordeste, a situao da cooperao dos componentes da cadeia produtiva tem se desenvolvido de duas formas: i) pela integrao vertical das maiores empresas e ii) pela implantao de cooperativas de trabalho prestando servios s empresas entrantes na regio. Mas mesmo assim, ainda no satisfatria como pode-se ver pela citao a seguir:
A indstria txtil nordestina tem avanado no sentido da sua verticalizao produtiva, principalmente no contexto da cadeia produtiva fiao e tecelagem. Contudo a integrao desta com a indstria de confeco no considerada satisfatria. A verticalizao da produo (fiaotecelagem/malharia-confeco) mais comum entre malharias. Citam-se como exemplo de integrao no setor txtil no Nordeste a FIBRASIL (PE) e a LUMs (CE) e a COTEMINAS (PB e RN). Existem recentemente experincias de verticalizao da produo atravs de novas formas como o caso da empresa cearense Jangadeiro Txtil S.A e a Cooperativa de Confeces que mantm relaes produtivas com ela. (BANCO DO NORDESTE, 1999:35)

No tocante formao de cooperativas o principal foco o Estado do Cear. Conforme, descreve LIMA (1998), o estado tem contribudo para que as indstrias implantem-se em cidades distantes do eixo central da economia, onde o emprego formal praticamente restringe-se prefeitura e no h qualquer tipo de formao sindical. Nestas cidades, normalmente, montam-se galpes pelo governo e a indstria encarregase de instalar as mquinas, que sero cedidas em regime de comodato s cooperativas. Estas cooperativas so constitudas por moradores da regio, sendo que muitas vezes este o seu primeiro emprego. Uma alterao na legislao trabalhista diz que os componentes das cooperativas no tem vnculo empregatcio com as empresas contratantes, o que provoca uma drstica reduo nos custos da mo-de-obra, alm, das j havidas pelo salrio mdio da regio ser inferior aos dos centros mais desenvolvidos. O que tem ocorrido que os moradores no tem qualquer conhecimento do sistema cooperativista e quem acaba regulando todo o processo de produo so os prprios supervisores das empresas contratantes (LIMA, 1998). este fato que permite classificar este tipo de terceirizao como uma forma espria, pois, os trabalhadores continuam subjugados ao capital. 3. Metodologia Como demonstrou-se, a reestruturao produtiva tenderia a trazer melhores condies de trabalho para o operariado. Tal tipo de afirmao pode ser averiguada a partir da elaborao do ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF). Este ndice elaborado neste artigo a partir de dados da Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), mantidos pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. Todas as informaes da RAIS so anuais, compreendendo os anos de 1985 a 1997 e foram tomadas para o Brasil, regies Nordeste e Sul. A partir do banco de dados so levantadas as seguintes informaes: a) total de empregados no setor txtil - referem-se ao total dos empregados no setor txtil no ms de dezembro de cada ano; b) distribuio do nvel de escolaridade; c) total de admitidos no ano; d) total de desligados no ano; e) remunerao mdia do ms de dezembro em salrios mnimos e f) nmero de empregados com remunerao mdia superior a 2 salrios mnimos. Este ndice tem sua sistemtica de clculo similar ao ndice de desenvolvimento humano (IDH) das Naes Unidas e compreende a mdia simples de quatro indicadores: a) grau de instruo; b) rotatividade; c) mdia salarial e d) concentrao salarial. Cada indicador transformado em um ndice, que varia de 0 a 1, por interpolao linear. Assim, o pior resultado possvel do indicador equivale a zero e o melhor resultado possvel ou o resultado desejvel eqivale a 1. O ndice resulta da vo pv frmula: i = , onde vo o valor observado do indicador, pv e mv so os piores e mv pv o melhores valores possveis, respectivamente. Os parmetros utilizados para o clculo do IQEF neste artigo foram: a) para o grau de instruo - o percentual de funcionrios com pelo menos o primeiro grau completo, variando de zero a 100%; b) para a rotatividade - nmero de admitidos ou desligados (o que for menor) em relao ao nmero total de empregados, variando de 5% a 100%; c) para mdia salarial - variando

10

de 1 a 8 salrios mnimos; d) concentrao salarial - percentual de pessoas que ganham acima de 2 salrios mnimos, variando de zero a 100%. A reestruturao produtiva tenderia a melhorar o ndice do grau de instruo pelo aumento das exigncias de conhecimento que os processos produtivos em clula, com participao do operariado nas decises operacionais, trazem. J a rotatividade tenderia a diminuir devido aos investimentos que so feitos na formao continuada do pessoal, investimentos que normalmente trazem maiores resultados mantendo a equipe e no mais adotando polticas de rotatividade para manuteno de baixos ndices salariais. Tambm esperada a reduo da rotatividade pelo aumento da especificidade das tarefas, que torna a substituio do trabalhador mais onerosa. Os quesitos relativos aos salrios ligam-se reestruturao devido diminuio das estruturas hierrquicas, que tende a diminuir a concentrao de renda. O aumento de salrios seria resultado da menor rotatividade e maior qualificao do corpo funcional. Assim, melhorias no IQEF podem ser entendidas como reflexos da reestruturao produtiva sobre a qualidade do emprego formal. A adoo do IQEF como medida da qualidade do emprego formal tem, como todo ndice, limitaes. Uma delas advm da escolha dos parmetros para os melhores e piores resultados. Uma vez que no esto sendo consideradas todas as regies do pas, adotaram-se valores arbitrrios para a interpolao linear. Isto pode distorcer o tamanho da disparidade entre as regies, ou seja, algum Estado no analisado pode apresentar indicadores fora dos limites escolhidos arbitrariamente, o que alteraria a escala das diferenas, mas no a seqncia dos ndices. Outra limitao surge da base de dados tratar apenas o emprego formal, no possibilitando o estudo de relaes de terceirizao onde a firma prestadora de servios no enquadre-se na mesma atividade da contratante, ou nem mesmo informe suas atividades ao Ministrio. Portanto, as concluses limitam-se aos trabalhadores que mantm vnculo empregatcio com alguma empresa do setor txtil. Alm do mais, indicadores interessantes quanto qualidade do emprego no so computados no IQEF, como por exemplo, ndices de acidentes de trabalho, qualidade no ambiente das fbricas, incidncias de doenas relativas ao trabalho, como as leses por esforo repetitivo (LER), etc. Apesar destas limitaes o IQEF um importante ndice, pois possibilita elaborado com base em todos os trabalhadores formais do setor, o que d alta confiabilidade s concluses. A utilizao da base de dados da RAIS/CAGED, portanto, concede ao IQEF um forte poder explicativo, mesmo que limitado. 4. A qualidade do emprego formal na indstria txtil: Brasil, Nordeste e Sul Com base na metodologia elaborou-se as tabelas de 1 a 3. A partir da TABELA 1 pode-se ver o comportamento do IQEF do setor txtil para o Brasil no perodo de 1986 a 1990. Percebe-se uma melhora no ndice impulsionada por dois principais fatores: i) melhoria no nvel educacional e ii) melhoria na concentrao salarial.

11

TABELA 1 Clulo do ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF) - BRASIL Ano IQEF Nvel Rotatividade Salrio Concentrao Salarial Educacional 1986 0,40 0,25 0,72 0,26 0,37 1987 0,40 0,25 0,73 0,14 0,47 1988 0,39 0,28 0,70 0,16 0,43 1989 0,39 0,28 0,72 0,17 0,41 1990 0,43 0,30 0,71 0,20 0,51 1991 0,47 0,31 0,74 0,27 0,54 1992 0,51 0,35 0,78 0,33 0,57 1993 0,48 0,38 0,75 0,25 0,52 1994 0,52 0,41 0,76 0,29 0,64 1995 0,50 0,42 0,72 0,21 0,67 1996 0,51 0,43 0,71 0,24 0,66 1997 0,52 0,48 0,73 0,22 0,64
Fonte: RAIS - MTB. Elaborao Prpria.

A melhoria no nvel educacional comprova a discusso da reestruturao produtiva que entende que o novo paradigma produtivo, baseado na microeletrnica, exige maior nvel educacional dos trabalhadores. O nmero de empregados que cursavam pelo menos o 1 grau completo apresentou um expressivo aumento, de 25% em 1986 para 48% em 1997. Observando os nmeros de empregados pode-se inferir ainda que a reduo do emprego em todo o perodo ocorreu em trabalhadores com nvel educacional inferior ao 1 grau completo, uma vez que h ampliao do nmero de empregados acima do 1 grau, enquanto, que o emprego total diminuiu. GRFICO 1

Evoluo do ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF) Setor Txtil


0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1986

Brasil Nordeste Sul

1987

1988

1989

1990

1991

1992

1993

1994

1995

1996

1997

A melhoria do ndice de concentrao salarial para o Brasil indica uma diminuio da mesma. A partir de 1990 inicia-se o processo de reduo do nmero de empregados no setor. A reestruturao produtiva provoca mudanas nas estruturas

12

hierrquicas que diminuem os nveis de gerncia, o que desconcentra a renda, uma vez que os nveis intermedirios costumam perceber salrios acima da mdia. Alm disto, a maior exigncia da capacitao provoca elevao nos salrios da base da hierarquia, outro fator que desconcentra renda. interessante observar que o ano de 1995 apresentou o maior emprego aps a abertura com o melhor ndice de concentrao de renda. Isto, contudo, no refletiu em melhores condies globais de emprego, uma vez que houve queda no salrio mdio neste ano. Os anos que apresentaram a maior qualidade de emprego so de 1994 e 1997. Em 1994 destaca-se a melhoria do nvel salarial, enquanto, que em 1997 o nvel educacional que contribui positivamente. A rotatividade, permaneceu em todo o perodo em torno de 30%, o que pode ser considerado alto para os padres de empresas que tenham empreendido tcnicas de reestruturao produtiva, que pressupe uma relao estvel de emprego. A remunerao mdia no foi estvel no perodo analisado, sendo que o melhor perodo foi de 1991 e 1994. A rotatividade passa de 28% em 1994 para 32% em 1995. Desta forma, conclui-se que a reduo dos salrios mdios foi obtida com a substituio de trabalhadores. O comportamento do IQEF da regio Nordeste, representado na TABELA 2 apresentou crescimento no perodo, assim como o Brasil. Observa-se, com a ajuda do GRFICO 1 que a qualidade do emprego na regio Nordeste inferior do Brasil em todo o perodo, o que pode ser creditado ao atraso no desenvolvimento do Nordeste.

TABELA 2 Clulo do ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF) - NORDESTE Ano


1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997

IQEF
0,35 0,33 0,34 0,36 0,37 0,40 0,43 0,41 0,45 0,43 0,42 0,42

Nvel Rotatividade Educacional 0,29 0,75 0,30 0,73 0,32 0,75 0,32 0,77 0,33 0,76 0,34 0,78 0,35 0,80 0,38 0,80 0,42 0,81 0,45 0,77 0,44 0,74 0,50 0,74

Salrio
0,16 0,06 0,08 0,10 0,11 0,14 0,21 0,14 0,19 0,11 0,15 0,13

Concentrao Salarial
0,18 0,23 0,21 0,23 0,29 0,34 0,36 0,30 0,39 0,37 0,35 0,33

Fonte: RAIS - MTB. Elaborao Prpria.

Deve-se destacar o nvel educacional. O Nordeste apresentou desempenho superior ao do pas em todo o perodo, conforme GRFICO 2. Assim como o Brasil, a melhoria do ndice do nvel educacional ntido reflexo da reestruturao produtiva em curso, com ampliao do nmero de empregados acima do 1 grau e reduo do nmero de empregados total. A melhor qualificao do Nordeste em relao ao pas, aliado ao fato desta regio ter nvel educacional inferior mdia nacional leva

13

concluso que h falta de alternativas na regio para estes trabalhadores. Esta concluso deve ser melhor pesquisada, mas no faz parte do escopo deste artigo.

GRFICO 2
E voluo do N vel E ducacional - Setor T xtil
0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1986 Brasil N ordeste Sul

1987

1988

1989

1990

1991

1992

1993

1994

1995

1996

1997

O desempenho do salrio, mostra anos de picos acima de 2 SM na mdia. So os anos de 1986, 1992, 1994 e 1996. Comparando com o Brasil, atravs do GRFICO 4, observa-se que o desempenho do Nordeste muito inferior ao do pas. Isto refora a hiptese que exista falta de opes de emprego.

Ano
1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997

TABELA 3 Clulo do ndice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF) - SUL IQEF Nvel Rotatividade Salrio Concentrao Salarial Educacional 0,42 0,27 0,74 0,27 0,38 0,40 0,26 0,73 0,13 0,49 0,40 0,29 0,71 0,16 0,43 0,41 0,29 0,71 0,17 0,45 0,47 0,32 0,75 0,22 0,59 0,50 0,33 0,77 0,30 0,59 0,47 0,37 0,75 0,14 0,63 0,51 0,41 0,78 0,26 0,58 0,54 0,43 0,78 0,31 0,65 0,53 0,44 0,76 0,23 0,68 0,53 0,45 0,73 0,27 0,68 0,54 0,50 0,74 0,26 0,65

Fonte: RAIS - MTB. Elaborao Prpria.

A rotatividade da regio Nordeste esteve abaixo de 30%, o que, conforme, podese ver no GRFICO 3 resulta em ndices um pouco superiores ao do Brasil. Novamente, deve-se destacar que este nvel alto para padres de empresas que queiram manter quadros treinados e motivados.

14

GRFICO 3

E od R volu e otativid e- SetorT ad xtil


0,84 0,82 0,80 B rasil 0,78 N ordeste 0,76 S ul araba 0,74 P P 0,72 aran 0,70 0,68 0,66 0,64 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 B rasil N ordeste S ul

O ndice de concentrao salarial mostrou comportamento ascendente assim como o do Brasil, conforme GRFICO 5. Isto indica o mesmo movimento de reduo de nveis hierrquicos que o apresentado no pas. Porm, os valores absolutos da concentrao salarial mostram uma situao bem inferior na regio Nordeste. Isto indica que os funcionrios do cho de fbrica tem condies mais desfavorveis no Nordeste do que no restante do pas, o que refora a hiptese que as relaes de trabalho do Nordeste sejam um dos fatores que tem atrado investimentos no setor.

GRFICO 4

Evoluo do Salrio Mdio de Dezembro - Setor Txtil


0,40 0,35 0,30 0,25 0,20 0,15 0,10 0,05 0,00 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 Brasil Nordeste Sul

15

Na TABELA 3 est demonstrada a formao do IQEF para a regio Sul. Novamente, o comportamento excedente no perodo. Comparando o IQEF desta regio com o Brasil e o Nordeste, atravs do GRFICO 1 conclui-se que a regio Sul tem desempenho superior ao do Nordeste e muito prximo ao do Brasil. Os fatores que provocaram o crescimento do IQEF na regio Sul tambm so o aumento no nvel educacional e diminuio na concentrao dos salrios (que leva a um aumento no ndice de concentrao salarial). Desta forma, a hiptese que a busca por maior competitividade reflete na melhoria da qualidade do emprego parece vlida. Deve-se destacar que o nvel educacional atinge ndices muito prximos entre o Brasil, Sul e Nordeste, conforme GRFICO 2. A rotatividade do Nordeste e Sul tambm mostram-se muito prximas (GRFICO 3). Desta forma, conclui-se que est havendo uma procura por trabalhadores melhor qualificados nas duas regies, reflexo de uma reestruturao produtiva no setor. Porm, esta reestruturao no est completa, dado os elevados ndices de rotatividade. No quesito salrio a regio Sul apresentou ndices prximos ao Brasil e superiores ao do Nordeste (GRFICO 4). Isto deve-se ao maior dinamismo da economia da regio Sul, frente do Nordeste, que pressiona os salrios. Deve-se destacar que no ano de 1995 observou-se queda no salrio mdio, partindo de 3,19 S.M., a maior mdia observada, para 2,59 S.M. similar ao ocorrido no Brasil. Os efeitos da abertura comercial tambm atingiram os salrios da regio Sul. GRFICO 5

Evoluo da Concentrao Salarial - Setor Txtil


0,80 0,70 0,60 0,50 0,40 0,30 0,20 0,10 0,00 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 Brasil Nordeste Sul

O ndice de concentrao salarial da regio Sul apresenta forte melhoria. O percentual de empregados que recebem acima de 2 S.M. partiu de 38% em 1986 para 65% em 1997. Isto pode ser entendido como um forte reflexo da reestruturao produtiva sobre a qualidade do emprego. Em comparao com o Brasil e o Nordeste (GRFICO 5) observa-se que a regio Sul est dentro da mdia nacional, ao contrrio do Nordeste, que est abaixo, o que leva concluso que o maior dinamismo da regio Sul provoque aumento nos salrios da base produtiva, que so mais baixos no Nordeste. A nvel gerencial esta diferena salarial menor, uma vez que nesta camada hierrquica h a possibilidade de mobilidade dentro do pas, o que provoca a homogeneizao maior do salrio. Pela comparao do comportamento do IQEF das regies Sul e Nordeste e dos fatores que contribuem para a sua formao pode-se concluir: i) considerando que a escolaridade dos empregados apresentou os mesmos ndices, portanto, supem-se que

16

os mesmos tenham a mesma produtividade, a regio Nordeste mostra-se mais competitiva no quesito salrio em relao a Sul, por apresentar menores mdias salariais; ii) como os ganhos de produtividade do setor so baseados na introduo de novos equipamentos, o diferencial competitivo entre a regio Sul e Nordeste, observados no IQEF, devem estar mais ligados idade do parque instalado e ao dinamismo da economia regional do que aos ligados aos fatores sistmicos da mo-deobra.

5. Consideraes Finais
Apresentou-se neste artigo que o processo de reestruturao produtiva tende a melhorar a qualidade do emprego formal, uma vez que engendra uma nova postura por parte das empresas quanto ao relacionamento com os trabalhadores, que passa a ser baseado em relaes estveis, melhores condies de trabalho, treinamento continuado e participao dos empregados em decises operacionais do processo de trabalho. Demonstrou-se ainda que a reestruturao do setor txtil brasileiro tem trazido um processo de relocalizao industrial, devido caractersticas do setor. Nesta relocalizao o Nordeste tem atrado investimentos de empresas do Sul e Sudeste, principalmente pelos incentivos fiscais e pela abundncia de mo-de-obra. Muitos dos empreendimentos realizados no Nordeste esto baseados em novas relaes trabalhistas atravs da ao de cooperativas de trabalho, o que muitas vezes leva a ser considerado o processo de terceirizao como esprio. Tendo em vista a hiptese que a reestruturao melhora o emprego formal do setor txtil foi proposto um indicador para a qualidade do emprego formal, o IQEF, que trata de informaes como salrio, concentrao salarial, nvel de escolaridade do trabalhador e rotatividade do emprego. Tal indicador no possibilita o tratamento de questes como as condies fsicas dentro das fbricas, mas, por estar baseado em dados da RAIS/CAGED, permitiu retirar concluses robustas dos dados. Uma vez expostos os clculos do IQEF, concluiu-se que: i) houve a melhoria do emprego formal no perodo de anlise, baseada na diminuio da concentrao salarial e no aumento da escolaridade do trabalhador; ii) a rotatividade ainda muito elevada para os padres da reestruturao produtiva, o que indica uma possibilidade de melhoria ainda maior do emprego formal; iii) A regio Sul apresenta melhor qualidade do emprego formal do que a regio Nordeste, o que leva concluso que a regio Nordeste ainda apresenta espao para atrao de maiores investimentos no setor. A pesquisa, contudo tem limitaes que indicam a necessidade de futuros estudos. Um possvel estudo seria averiguar se a qualidade do emprego formal cresce em funo de piora do emprego informal do setor, ou at mesmo, do aumento do emprego informal, ou seja, deve-se apurar se est havendo a criao de uma elite de trabalhadores formais dentro das empresas. Outro estudo interessante seria sobre os quesitos da qualidade do emprego formal que no so tratados no IQEF, como por exemplo, o ndice de acidentes de trabalho, a incidncia de doenas ligadas ao trabalho e a jornada de trabalho. Mesmo com estes pontos ainda em aberto, pode-se afirmar que est havendo um processo de melhoria do emprego formal, dado o tamanho da amostra que possibilitada pela utilizao dos dados da RAIS/CAGED.

17

6. Referncias Bibliogrficas
ALCANTRA, Dbora G. G.. Salrio e Qualidade do Emprego Feminino na Indstria Txtil de Fiao e Tecelagem do Algodo da Paraba. Dissertao de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em Economia na UFPB - campus I Joo Pessoa, 1998. ARIENTI, Wagner Leal. Fordismo e Ps-Fordismo: uma abordagem regulacionista. Anais do II Encontro Nacional de Economia Poltica. So Paulo: PUC, 1997. AZEVEDO, Paulo Furquim de; TONETO JNIOR, Rudinei. Fatores Determinantes da Relocalizao Industrial no Brasil na Dcada de 90. Anais do XXVII Encontro Nacional de Economia. Belm: Anpec, 1999. BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. Competitividade da Indstria Txtil no Nordeste. Fortaleza: ETENE, 1997. BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. O Segmento de Malharia da Indstria Txtil do Nordeste. Estudos Setoriais, 6. Fortaleza: Banco do Nordeste, 1999. BRASIL, Ministrio do Trabalho. Base de dados RAIS e CAGED. CAMPOS, Mabel Jaqueline Carmona de. Processo de Abertura Econmica, Competitividade e Reestruturao Produtiva da Indstria Txtil Brasileira: uma anlise comparativa das regies nordeste e sul (1985 1998), Dissertao de mestrado, Joo Pessoa: UFPB, 2000. CARLEIAL, Liana; BAL, Maria Madalena. Produo Subcontratada e Distribuio Franqueada: dois pesos e duas medidas na flexibilidade da Benetton no Brasil. Anais do XXVII Encontro Nacional de Economia. Belm: Anpec, 1999. CORIAT, Benjamin. Automao Programvel: novas formas e conceitos de organizao da produo. (in) SCHMITZ, Hubert; CARVALHO, Ruy de Quadros.(orgs.) Automao, Competitividade e Trabalho: a experincia internacional. So Paulo: Hucitec, 1988. COSTA, Achyles Barcelos da, Reestruturao Produtiva e Padro de Organizao Industrial. Texto para discusso n 95/06. Porto Alegre: UFRGS, 1995. COUTINHO, Luciano G.; FERRAZ, Joo Carlos. Estudo da Competitividade da Indstria Brasileira. Campinas: Papirus, 1995. GARCIA, Odair Lopes. Avaliao da Competitividade da Indstria Txtil Brasileira. Tese de doutoramento apresentada ao Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas para obteno do ttulo de doutor em Economia. Campinas, 1994.

18

GALVO, Olmpio Jos de Arrouxelas. Tendncias Recentes do Comrcio Internacional: impactos sobre o Brasil e a regio Nordeste. (In) Banco do Nordeste. Comrcio Internacional e Mercosul: impactos sobre o Nordeste Brasileiro. Fortaleza: ETENE, 1998. GALVO, Olmpio Jos de Arrouxelas. Especializao Flexvel, Firmas Inovativas e Novos Espaos Industriais: algumas lies da experincia internacional. Anais do III Encontro Nacional de Economia Poltica, Niteri: EDUFF, 1998. GALVO, Olmpio Jos de Arrouxelas. Globalizao, Novos Paradigmas Tecnolgicos e Processos de Reestruturao Produtiva no Brasil e no Nordeste. Anais do XXVII Encontro Nacional de Economia. Belm: Anpec, 1999. LIMA, Jacob Carlos. Cooperativas de Produo Industrial: autonomia e subordinao do trabalho. (in) CASTRO, Nadya Arajo; DEDECCA, Cludio Salvadore. (orgs.) A Ocupao na Amrica Latina. So Paulo: ALAST, 1998. MATTOSO, Jorge; POCHMANN, Mrcio. Globalizao, Concorrncia e Trabalho. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Rio de Janeiro: ABET, 1997. MICHELLON, Ednaldo. Cadeia Produtiva e Desenvolvimento Regional: uma anlise a partir do setor txtil do algodo no Noroeste do Paran. Maring: Clichetec, 1999. MORAES NETO, Benedito Rodrigues de. Fordismo e Ohnismo: trabalho e tecnologia na produo em massa. Anais do III Encontro Nacional de Economia Poltica, volume II, Niteroi: EDUFF, 1998. MULS, Leornardo Marco. O Processo de Produo Capitalista e a Base Tcnica Flexvel: apenas uma ampliao das possibilidades de acumulao. Anais do III Encontro Nacional de Economia Poltica, Vol. II, Niteroi: EDUFF, 1998. RAIS, MTB. CD ROM - 1986 a 1997. ROLIM, Cssio Frederico Camargo. Efeitos Regionais da Abertura Comercial Sobre a Cadeia Produtiva do Algodo, Txtil, Vesturio: uma verso resumida. Revista Econmica do Nordeste, Fortaleza, v. 28, nmero especial, p. 185-206, Julho de 1997. SALERNO, Mrio Srgio. Essncia e Aparncia na Organizao da Produo e do Trabalho das Fbricas Reestruturadas. Anais do IV Encontro Nacional de Estudos do Trabalho. Rio de Janeiro: ABET, 1997.

Вам также может понравиться