Вы находитесь на странице: 1из 5

Tipos de vulos (ovos): classificao e ocorrncia. A embriologia a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embries animais.

. H grandes variaes, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e nveis evolutivos. Como: a) multiplicao de clulas, atravs de mitoses sucessivas. b) crescimento, devido ao aumento do nmero de clulas e das modificaes volumtricas em cada uma delas. c) diferenciao ou especializao celular, com modificaes no tamanho e forma das clulas que compem os tecidos. Essas alteraes que tornam as clulas capazes de cumprir sua funes biolgicas. Atravs da fecundao ocorre o encontro do gameta masculino (espermatozide) com o feminino (vulo), o que resulta na formao do zigoto ou clula-ovo (2n). Aps essa fecundao o desenvolvimento embrionrio apresenta as etapas de segmentao que vo do zigoto at o estgio de blstula. Muitas vezes h um estgio intermedirio, a mrula. A gastrulao o perodo de desenvolvimento de blstula at a formao da gstrula, onde comea o processo de diferenciao celular, ou seja, as clulas vo adquirindo posies e funes biolgicas especficas. No perodo de organognese, h formao dos rgos do animal, estgio em que as clulas que compem os respectivos tecidos se apresentaro especializadas. Os vulos so gametas femininos que sero classificados em funo das diferentes quantidades de vitelo (reservas nutritivas) e das suas variadas formas de distribuio no interior do citoplasma. Essas duas caractersticas determinam aspectos diferentes no desenvolvimento embrionrio. o estudo do desenvolvimento do ovo, desde a fecundao at a forma adulta.

Tipos de ovos: Oligolcitos -alcitos - pouco vitelo (equinodermos, protocordados e mamferos) Telolcitos incompletos - heterolcitos - polaridade (anfbios) Telolcitos completos - megalcitos - disco germinativo (peixe, rpteis, aves) Centrolcitos - vitelo no centro (artrpodes)

REPRODUO: FORMAO DE GAMETAS E FECUNDAO A reproduo sexuada envolve a unio do espermatozide com o vulo, ambos haplides, o que torna possvel a mistura dos caracteres genticos das populaes de uma espcie, porem alguns animais tambm capazes de reproduzir-se de forma assexuada produzindo nos indivduos a partir de fragmentos ou divises do corpo do progenitor. Durante a formao dos gametas, o nmero de cromossomos reduzido metade por duas divises meiticas. Essas divises originam quatro espermtides oriundas de uma nica espermatognia e cada espermtide e, ento, transformada em uma clula pequena, compacta, adaptada para o transporte material gentico para o vulo. J na Ovognese, o citoplasma divide-se de maneira desigual entre as quatro clulas filhas de modo que uma, o vulo. obtm todo o material vitelnico. A quantidade e a distribuio do material vitelnico variam muito nos os das diferentes espcies animais. A Partenognese, o desenvolvimento do vulo sem haver fecundao, ocorre naturalmente em muitos grupos diferentes de animais. A adaptao mais importe que aumenta a possibilidade de fecundao e a sincronia na produo e liberao dos gametas. Muitos animais aquticos apresentam fecundao externa, que e possvel onde indivduos de uma espcie renem-se durante o perodo de reduo ou vivem prximos e os espermatozides podem ser transportados at os vulos pelas correntes aquticas. A fecundao interna no interior do corpo da fmea e caracterstica de muitos animais aquticos e das espcies terrestres. Ela requer a cpula e diversas modificaes das vias reprodutoras de ambos os sexos, tais como um rgo copulador (geralmente um pnis), glndulas produtoras de smen, vescula seminal, vagina e receptculo seminal. Os ovrios produzem os hormnios sexuais femininos, progesterona e estradiol. O estradiol controla as alteraes do corpo feminino na poca da puberdade ou maturidade sexual alargando a pelve, desenvolvendo os seios, promovendo o crescimento do tero, da vagina e genitlia externa. A progestrona necessria para completar cada ciclo menstrual, para a implantao do ovo e para a manuteno da gravidez. A placenta produz os hormnios proticos gonadotrofina corinica e lactognio placentrio e os hormnios esteroides progesterona e estradiol. A lactao esta sob um controle hormonal muito complexo, que inclui o estradiol e a progesterona, alm da prolactina e, em algumas espcies, o

hormnio do crescimento ,a insulina, bem como o ACTH. A secreo de leite pelas glndulas alveolares regulada pela prolactina, porm o transporte do leite do alvolo para o mamilo controlado pela ocitocina, que estimula a contrao das clulas mioepiteliais que espremem os alvolos. DESENVOLVIMENTO EMBRIONRIO A ativao do vulo pela fecundao inicia divises mitticas, denominadas clivagem. Os trs tipos mais comuns de clivagem so a clivagem radial (equinodermas e vertebrados), na qual os planos de clivagem so paralelos ou em ngulos retos; clivagem espiral (aneldeos e moluscos), na qual os planos de clivagem so oblquos ao eixo polar, e a clivagem superficial (artrpodos), na qual ocorrem divises nucleares mas no citoplasmticas. A quantidade e a distribuio do vitelo, que impede a clivagem, afetam bastante o tipo de clivagem. A clivagem frequentemente conduz a um estgio multicelular conhecido como blstula, contendo uma cavidade interior, a blastocele. A massa total da blstula menor do que a do ovo. A gastrulao converte a blstula em um embrio bilateral (gstrula). que possui o plano bsico do adulto. A converso ocorre atravs de movimentos morfogenticos das clulas embrionrias. Como na clivagem, o modelo da gastrulao muito afetado pela quantidade e distribuio do vitelo. Os folhetos germinativos _ ectoderma. mesoderma e endoderma _ tornaram-se evidentes durante a gastrulao. Seguindo-se gastrulao, os rudimentos de rgos derivados de um ou mais folhetos germinatlvos so logo estabelecidos. Em todos os animais, o sistema nervoso, a camada epidrmica da pele e as regies bucal e anal so derivadas do ectoderma; o revestimento do intestino e as diversas regies associadas ao intestino, tais como o fgado e o pncreas, so derivados do endoderma as camadas musculares, os vasos sanguineos e o tecido conjuntivo so derivados do mesoderma. A posio o primeiro fator na determinao do destino das clulas embrionrias e na regulao do curso do desenvolvimento. A posio determina a natureza do meio citoplasmtico e do meio celular circundante, os quais, interagindo com o ncleo, regulam a ativao seqencial dos genes e, desse modo, o destino final da clula. Primeiramente, como em muitos animais marinhos, o desenvolvimento inclui um estado de larva mvel que alimenta (desenvolvimento indireto) e responsvel pela disperso e pela fonte precoce de nutrio fora do ovo. Contudo, as larvas esto sujeitas a uma alta mortalidade ou so incompatveis com certas condies, e tm sido, portanto suprimidas em muitas espcies marinhas e na maioria das espcies dulccolas (desenvolvimento direto).

Os ovos cleidicos, que so sistemas mais ou menos auto-suficientes contidos em uma casca protetora, evoluram em alguns grupos de animais, especialmente os terrestres. As membranas extra-embrionrias_ saco vitelino, mnio, crion e alantide fornecem proteo e manuteno para o desenvolvimento do embrio dentro de ovos cleidicos de rpteis e aves. O embrio humano incubado no interior do tero, onde ele chega sob a forma de blstula (blastocisto), seguindo-se fecundao na parte superior da tuba de Falpio. O crion e a alantide de seus ancestrais reptilianos adaptaram-se para a troca de gases, alimentos e dejetos entre as correntes sangneas embrionria e uterina. As partes do crion-alantide e da parede uterina relacionadas com as trocas constituem a placenta. A gemelao, ou nascimentos mltiplos, nos mamferos, resulta da liberao de mais de um vulo dos ovrios da separao dos blastmeros na clivagem do ovo, ou da formao de mais de um centro embrionrio dentro do blastocisto. CONCLUSO A reproduo o fenmeno responsvel pela eternidade dos organismo, ela pode ser assexuada ou sexuada. Na reproduo sexuada possiblitada uma diversidade de formao de novos organismo graas a troca de material gentico entre os gametas. Essa troca acontece atravs da fecundao que possibilita a ocorrncia de multiplos eventos resultando na formao de um novo organismo. Alm do embrio, as membranas fetais e a maior parte da placenta originamse do zigoto. A placenta consiste em duas partes.- uma poro fetal derivada do crio viloso e uma poro materna formada pela decdua basal. As duas partes so mantidas juntas pelas vilosidades de ancoragem e pelo revestimento citotrofoblstico. A circulao fetal separada da circulao materna por uma fina camada de tecidos conhecidos como membrana placentria (barreira placentria). Tratase de uma membrana permevel que permite que a gua, o oxignio, substncias nutritivas, hormnios e agentes nocivos passem da me para o embrio ou feto. Produtos de excreo passam pela membrana placentria do embrio ou feto para a me. As principais atividades da placenta so metabolismo, transferncia e secreo endcrina. Todas as trs atividades so essenciais manuteno da gravidez e para possibilitar um desenvolvimento embrionrio normal.

Na gravidez mltipla, as membranas fetais e placenta(s) variam de modo considervel, dependendo da derivao dos embries e do momento em que ocorreu a diviso das clulas embrionrias. O tipo comum de gmeos o dizigtico, com dois mnios, dois crios e duas placentas que podem ou no estar fundidas. Gmeos monozigticos, o tipo menos comum, representam cerca de um tero de todos os gmeos; derivam de um zigoto. Estes gmeos apresentam comumente dois mnios, um crio e uma placenta. Gmeos nesta situao so sempre monozigticos e seus cordes umbilicais esto frequentemente emaranhados. Outros tipos de nascimentos mltiplos (trigmeos e assim por diante) podem derivar de um ou mais zigotos. O saco vitelino e a alantide so estruturas vestigiais, mas sua presena essencial ao desenvolvimento normal do embrio. Ambos so stios precoces de formao do sangue, e a parte dorsal do saco vitelino incorporada ao embrio na forma de intestino primitivo. Clulas germinativas primordiais tambm se originam no saco vitelino. O mnio forma um saco que contm o lquido amnitico e fornece o revestimento do cordo umbilical. O lquido amnitico possui trs funes principais: ele prev um anteparo protetor para o embrio ou feto, espao para os movimentos fetais e contribui para a manuteno da temperatura corporal do feto.

Nome: Rodrigo Daniel Corso Rolney campos de Almeida

Вам также может понравиться