Вы находитесь на странице: 1из 5

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Registro: 2011.0000172848 ACRDO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelao n 012214809.2006.8.26.0000, da Comarca de Jundia, em que apelante MARIA DE FATIMA DE SOUZA sendo apelado SERVIOS MEDICOS CAMPO LIMPO PAULISTA SERVIAL MED S C LTDA. ACORDAM, em 2 Cmara de Direito Privado do Tribunal de Justia de So Paulo, proferir a seguinte deciso: "Deram provimento parcial ao recurso, nos termos que constaro do acrdo. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acrdo. O julgamento teve a participao dos Exmos. Desembargadores JOS JOAQUIM DOS SANTOS (Presidente) e LUS FRANCISCO AGUILAR CORTEZ. So Paulo, 6 de setembro de 2011. Neves Amorim RELATOR Assinatura Eletrnica

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Apelante: Apelado: S/C Ltda. Comarca:

Maria de Ftima Souza Servios Mdicos Campo Limpo Paulista Servial Med

Campo Limpo Paulista/Jundia 2 Vara Cvel 845/02 Voto n 13467

EMENTA: RESPONSABILIDADE CIVIL DANOS MATERIAIS, MORAIS E ESTTICOS CORTE PROFUNDO NO POLEGAR ESQUERDO DA AUTORA MDICO QUE SE LIMITOU A SUTURAR O CORTE, SEM PROCEDER CIRURGIA REPARADORA DE TENDO TCNICA APURADA COMO INADEQUADA PELA PERCIA NECESSIDADE DE CORREO CIRRGICA MANUTENO DA VERBA INDENIZATRIA FIXADA NA SENTENA NO EQUIVALENTE A 15 SALRIOS MNIMOS AUSNCIA DE COMPROVAO DE DANOS MATERIAIS E LUCROS CESSANTES SENTENA PARCIALMENTE REFORMADA. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO.

Trata-se de apelao interposta contra sentena que julgou parcialmente procedente o pedido deduzido em ao de indenizao fundada em responsabilidade civil mdica, luz do art. 1.545, do Cdigo Civil de 1916 (fls. 108/115).

Apelao n 0122148-09.2006.8.26.0000

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

Apela

autora

sustentando

que

em

razo

da

intempestividade da contestao ofertada, as questes ventiladas na inicial presumem-se verdadeiras. Alega que o Douto Magistrado olvidou-se na apreciao do pedido relativo penso mensal em valor equivalente a um salrio mnimo, em razo dos lucros cessantes que deixou de auferir, uma vez que foi reprovada para um trabalho de embaladora em virtude da inaptido oriunda do erro mdico. Requer a majorao das indenizaes por dano esttico e moral. Por fim, pleiteia a condenao da r ao pagamento das despesas mdicas, hospitalares e eventuais tratamentos que tenha de se submeter para reparao do polegar da mo esquerda (fls. 117/123).

Regularmente processada, vieram aos autos contra-razes (fls. 130/132).

o relatrio.

A autora busca ressarcimento de danos materiais, morais e estticos resultantes de erro mdico cometido por preposto da r que se limitou a suturar o corte de seu polegar esquerdo, esquecendo-se de alert-la quanto necessidade de cirurgia reparadora de tendo e fisioterapia, o que culminou na perda parcial dos movimentos da mo esquerda.

Apelao n 0122148-09.2006.8.26.0000

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

A priori, de rigor o reconhecimento da revelia da r em razo da intempestividade da contestao ofertada, presumindo-se verdadeiros os fatos alegados pela autora. Todavia, no se pode olvidar que essa presuno relativa e restringe-se s questes de fato, de modo que o juiz se quedar livre para apreciao das questes de direito.

certo que restaram comprovados os danos advindos da conduta negligente do preposto da r, pois o perito judicial expressamente o afirma, na concluso de seu laudo (fls. 67/72), que caso o diagnstico de leso tendinosa tivesse sido feito, a leso poderia ser evitada com o tratamento adequado.

Note-se, tambm, que a prova oral robusta no sentido de indicar a culpa da r, haja vista que a testemunha Maria Helena Leite Alves presenciou o atendimento mdico e asseverou a ausncia de prescrio de medicamento ou tratamento aps a sutura do dedo.

A indenizao por dano moral deve atender no s a amargura, as seqelas e o sofrimento contnuo do acidentado, sem determinar um enriquecimento desmedido, mas tambm a possibilidade de quem deva arcar com o seu pagamento.

Sendo assim, os montantes arbitrados a ttulo de indenizao por danos morais e estticos no equivalente a 15 (quinze) salrios mnimos devem prevalecer.

Outrossim, no havendo comprovantes quanto s despesas


Apelao n 0122148-09.2006.8.26.0000 5

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE SO PAULO

de tratamento fisioterpico ou submisso cirurgia reparadora, incabvel indenizao por danos materiais.

No tocante aos lucros cessantes, esses no so devidos, haja vista no haver qualquer prova da reprovao da autora no trabalho de embaladora em virtude de sua capacidade reduzida com as mos.

Por fim, no se pode perder de vista que a autora faz jus ao recebimento da quantia necessria ao custeio da cirurgia corretiva complementar indicada e de eventuais tratamentos, como prescreveu o perito em seu laudo, que dever ser apurada e quantificada em liquidao de sentena ante a impossibilidade de preciso.

Assim, pelo meu voto, dou parcial provimento ao recurso nos termos do pargrafo supra.

NEVES AMORIM
Desembargador Relator

Apelao n 0122148-09.2006.8.26.0000

Вам также может понравиться