Вы находитесь на странице: 1из 27

EXPLORAO DO SUB-SOLO

1 . Introduo As obras civis s podem ser convenientemente projetadas depois de um conhecimento adequado da natureza e da estrutura do terreno em que vo ser implantadas . Em obras nas quais os solos aparecem como material de construo, como o caso de aterros e barragens, h que se conhecer tambm as caractersticas dos solos dos emprstimos . As obras de maior porte e requinte de projeto exigem um melhor conhecimento dos solos envolvidos . A histria da Engenharia Civil registra casos em que a inobservncia de certos princpios de investigao ou mesmo a negligncia diante da obteno de informaes acerca do sub-solo tem conduzido a runas totais ou parciais e, neste caso, a prejuzos incalculveis, no s de tempo como de recursos para a recuperao de obras. O custo de um programa de prospeco bem conduzido situa-se entre 0,5% a 1% do valor da obra . O engenheiro de solos deve ter uma conscincia crtica das limitaes e um conhecimento profundo dos instrumentos disponveis para a prospeco geotcnica, de tal forma que possa, mediante informaes obtidas por seu intermdio, realizar os projetos dentro dos padres de segurana e economia exigidos . 2 . Informaes exigidas num programa de prospeco As informaes bsicas que se busca num programa de explorao do sub-solo so : I A rea em planta, profundidade e espessura de cada camada de solo identificado . II A compacidade dos solos granulares e a consistncia dos solos coesivos . III A profundidade do topo da rocha e as suas caractersticas tais como a litologia, rea em planta, profundidade e espessura da cada estrato rochoso ; mergulho e direo das camadas, espaamento de juntas, planos de acamamento, presena de falhas e ao do intemperismo ou estado de decomposio . IV Localizao do nvel de gua e a quantificao do artesianismo, se existir . V A coleta de amostras indeformadas que possibilitem quantificar as propriedades mecnicas do solo : compressibilidade, permeabilidade e resistncia ao cisalhamento .

3 . Tipos de Prospeco Geotcnica Os tipos de prospeco utilizados correntemente na Engenharia Civil so : A)PROCESSOS INDIRETOS Resistividade eltrica Ssmica de refrao So processos de base geofsica . No fornecem os tipos de solos prospectados, mas atravs das medidas de resistividade e velocidade de propagao de vibraes, do informaes sobre a densidade e compacidade dos solos . Estes mtodos permitem basicamente delimitar camadas cujas caractersticas de densidade, etc , sejam comparativamente bem distintas. Essas investigaes exigem pesquisas prvias que indiquem o tipo de solo em estudo, visto que, por exemplo, uma areia medianamente compacta e uma argila dura, podero freqentemente ter densidades muito semelhantes . B) PROCESSOS SEMI-DIRETOS

Vane- Test ( palheta ) Cone de penetrao esttica ( deep-sounding ) Ensaio pressiomtrico Ensaio dilatomtrico Fornecem apenas caractersticas mecnicas dos solos investigados . Os valores obtidos, por meio de correlaes indiretas, possibilitam informaes sobre a natureza dos solos .

C) PROCESSOS DIRETOS Poos Trincheiras Sondagens a trado SondAgens de simples reconhecimento ( SPT ) Sondagens rotativas Sondagens mistas So perfuraes executadas no sub-solo. Nestas pode-se fazer uma observao direta das camadas, em furos de grande dimetro, ou uma anlise por meio de amostras colhidas em furos de pequenas dimenses .

3 . Prospeco Geotcnica Dentre os vrios processos geofsicos de prospeco existentes, o da resistividade eltrica e o da ssmica de refrao so os de uso mais freqente na Engenharia Civil . Estes processos de prospeco apresentam a vantagem

de ser rpidos e econmicos, principalmente em obras de reas extensas ou de grande comprimento linear . Alm disso fornecem informaes numa zona mais ampla e no apenas em torno de um furo, como nos processos diretos, porm a interpretao destas informaes exige, quase sempre, que se levem a efeito as prospeces diretas . Em geral, estes processos s propiciam resultados satisfatrios, se se pretende determinar as profundidades do substrato rochoso recoberto por solo, ou para descobrir descontinuidades e para delimitar camadas de solo constitudas por materiais bem diferenciados. As cartas geofsicas obtidas por um trabalho de prospeco, facilitam o planejamento e localizao dos furos de sondagem, pois evidenciam, com boa aproximao, a zona prospectada . 3 . 1 - Processo da resistividade eltrica Este processo baseia-se no princpio de que diferentes materiais do subsolo possuem diferentes caractersticas de resistividade eltrica . Os dispositivos de medida na determinao da resistividade so constitudos de quatro eltrodos colocados na superfcie do terreno. Os dois eltrodos externos, de corrente, so conectados a uma bateria e a um ampermetro. Os centrais, de potencial, so ligados a um voltmetro. As posies relativas entre estes eltrodos conduzem a diversas tcnicas de prospeco. Na configurao de Wenner, os eltrodos so equiespaados, e, na de Schlumbberger a distncia entre os eltrodos de potencial varia de 1/50 a 1/25 da distncia entre os eltrodos de corrente. A resistividade eltrica medida a partir de um campo eltrico gerado artificialmente pela injeo de uma corrente eltrica no sub-solo, por meio dos eltrodos externos, cuja diferena de potencial detectada pelos eltrodos internos ( figura 01 ) .

Ampermetro

Bateria Voltmetro

Eletrodo de Potencial

Eletrodo de Corrente

Linha Equipotencial Linha de corrente

Fig. 01 Resistividade eltrica configurao de Wenner

A rea abrangida pelo campo eltrico induzido funo do espaamento entre os eltrodos. Quanto maior este espaamento maior ser a rea e, conseqentemente, maior ser tambm a profundidade atingida. Portanto, o perfil estratogrfico de um subsolo pode ser obtido variando-se o espaamento L entre os eltrodos, continuamente, e registrando-se a resistividade eltrica .

3 . 2 - Processo de ssmica de refrao Os processos de geofsica base de ssmica de refrao apoiam-se no princpio de que a velocidade de propagao de ondas sonoras em corpos elsticos funo, entre outros, do mdulo de elasticidade do material, de seu coeficiente de Poisson e de sua massa especfica . Produzindo-se uma emisso sonora no terreno, por meio de explosivos ou pancadas, registra-se em geofones instalados superfcie, o tempo gasto entre o instante da exploso e o da chegada das ondas aos geofones. Existem trs tipos de ondas sonoras : as diretas, as refratadas e as refletidas. Quando uma onda que se propaga com velocidade v1 em um meio a incide na interface entre este e um meio b , ou esta onda se reflete com a mesma velocidade v1 ou ela se refrata e se propaga no meio b com uma velocidade v2 = v1 e, em uma direo que depende do ngulo de incidncia 1 e das velocidades v1 e v2 ( ver figura 2 ) .

Lei de Snell 1 Interface 2


Refratada

1
Refletida

V1 V2

sen 1 = sen 2

Fig. 02 Ondas refratadas e refletidas Pela lei de Snell, pode-se notar que haver um ngulo particular chamado de ngulo crtico de incidncia, para o qual 2 = 90o, ou seja, a onda refratada propagar-se- segundo uma direo coincidente com a interface. Para 2 = 90o . crit = v1/v2 Chamaremos de onda crtica a que se propaga segundo a interface, por ter incidido num ngulo igual a crit . medida que esta onda crtica se propaga pela interface, novas ondas emergiro dela, em direo superfcie, fazendo um ngulo crit com a vertical ( ver fig. 03 ).

geofone

h
crit

Onda direta
crit crit crit

Onda refratada

Fig. 03 Esquema de propagao de ondas no solo

Por meio de formulaes matemticas, consegue-se medir a espessura h da camada, conhecendo-se o tempo gasto para que as ondas de chegada direta e as refratadas atinjam os geofones instalados, convenientemente, superfcie, conforme se mostra no grfico da figura 4 . 1 V12 1 2 Tempo de chegada 1 V22 V2 V1 V2 + V1

tR =

h=

Onda direta

1/V1 1/V2 Onda refratada

tR l distncia

Fig. 04 Distncia x tempo para as ondas direta e refratada

4 - Processos semi-diretos Os processos semi-diretos de prospeco foram desenvolvidos por causa da dificuldade de amostrar certos tipos de solos, como as areias puras e argilas moles . No fornecem o tipo de solo, to somente certas caractersticas de comportamento mecnico das camadas, obtidas mediante correlaes, com grandezas medidas em suas execues . Em resumo, os processos semidiretos so ensaios in-situ . As dificuldades de se dispor de amostras realmente indeformadas e a complexidade estrutural dos macios terrosos, quando comparados com as amostras, tm conduzido a uma utilizao crescente destes ensaios . 4 . 1 - Ensaio de palheta ( Vane-Test ) O Vane Test ou ensaio de palheta foi originalmente desenvolvido por engenheiros escandinavos para medir a resistncia ao cisalhamento no drenada de argilas in-situ . O ensaio consiste na cravao de uma palheta e me medir o torque necessrio para cisalhar o solo, segundo uma superfcie cilndrica de ruptura, que se desenvolve ao redor da palheta, quando se aplica ao aparelho uma velocidade constante e igual a 6 graus por minuto . Algumas hipteses podem ser feitas, a fim de que o valor medido possa representar a resistncia ao cisalhamento, rpida, no drenada do solo: 1 Drenagem impedida 2 Ausncia de amolgamento do solo, quando da operao de cravao do equipamento . 3 Coincidncia da superfcie de ruptura com a geratriz do cilindro formado pela rotao da palheta . 4 Uniformidade da distribuio da tenso, ao longo de toda a superfcie de ruptura, quando o torque atingir o seu valor mximo . 5 Isotropia do solo . O ensaio fornece tambm uma idia da sensibilidade da argila. Pode-se lanar em um grfico torque x rotao , os valores, em seus estados indeformado e amolgado. Para este caso, considera-se o amolgamento do solo, aps sua ruptura, quando se do dez rotaes no equipamento, a uma velocidade bem rpida .

05 -

TORQUE

indeformada

amolgada

ROTAO (graus) Fig. 06 Resistncia de uma argila no estado indeformado e amolgado

O aparelho pode ser cravado diretamente no solo at a profundidade a ser ensaiada, ou em furos de sondagens. Neste caso, aconselhvel que a sondagem se processe at uma distncia de 0,50 m, aproximadamente, acima da cota de ensaio. Para clculo da resistncia no drenada da argila, considera-se a palheta esquematizada na figura 05. No instante da ruptura, o torque aplicado se iguala resistncia ao cisalhamento da argila, representada pelos momentos resistentes do topo e da base do cilindro de ruptura e pelo momento resistente desenvolvido ao longo de sua superfcie lateral, ou seja : T = ML + 2 . MB em que : T = torque mximo aplicado palheta ML = momento resistente desenvolvido ao longo da superfcie lateral de ruptura MB = momento resistente desenvolvido no topo e na base do cilindro de ruptura mas, ML = . . D . H . Cu
2

2 . . D3 e MB = 12

em que, Cu = resistncia no drenada da argila D = dimetro do cilindro de ruptura

H = altura do cilindro de ruptura Assim, a resistncia da argila vir :

T Cu = D . . (H/2 + D/6 )
2

ou

Cu =

6 7

T D3

(Se H = 2D)

O Vane-Test tem mostrado fornecer resultados bem prximos dos reais, embora haja necessidade de usar fatores corretivos, em funo das caractersticas plsticas do solo . Em argilas mdias e duras, a perturbao causada pela cravao do aparelho afeta sensivelmente a estrutura do solo e invalida os resultados obtidos . Com base na retro-anlise de rupturas ocorridas, Bjerrum (1972) sugere coeficientes para correo de valores de ensaios de resistncia determinados em ensaios de palheta de campo para que representem a resistncia mdia que ocorria na ocasio da ruptura levando-se em conta o efeito do tempo e a anisotropia ( figura 07 ) .

1,2 efeito do tempo 1,0 0,8 efeito da anisotropia

0,6 20 40 60 80 100

INDICE DE PLASTICIDADE %

FIG 07 Correes propostas por Bjerrum para levar em conta o tempo e a anisotropia

4 . 2 - Ensaio de penetrao esttica do cone Este ensaio tambm conhecido como deep-sounding ou diepsoundering , foi desenvolvido na Holanda com o propsito de simular a cravao de estacas. O aparelho consta de um cone mvel com um ngulo de 60 o , com rea transversal de 10 cm2 . O cone acionado por hastes metlicas . O esforo esttico de cravao transmitido por macacos hidrulicos situados superfcie e ancorados no terreno . A figura 8 mostra a forma esquemtica de aplicao e medio das cargas e o corte transversal do cone . A resistncia lateral obtida pela diferena entre a resistncia total, para a penetrao do conjunto, numa extenso de aproximadamente 25 cm, e a resistncia de ponta , quando se crava somente a ponta mvel do cone num comprimento de 4 cm, aproximadamente . O ensaio de penetrao esttica feito da seguinte forma : inicialmente crava-se uma certa poro do tubo com a haste em seu interior, tendo na ponta do conjunto o penetrmetro . Em seguida, aciona-se o macaco de tal maneira que o mbolo s atue sobre as hastes internas, fazendo a ponteira descer 4 cm, registrando-se a maior presso lida no manmetro ; sendo a rea da ponta de 10 cm2 e a rea do mbolo que aplica a presso, de 20 cm2 , a leitura registrada multiplicada por 2 e somada ao peso das hastes ( 1,38 kg/m) mais a ponteira ( 0,6 kg) divididos por 10 cm 2, fornece a resistncia de ponta em kg/cm2 . Em seguida empurra-se as hastes internas mais 4 cm, medindo-se a maior presso necessria para a cravao da ponteira mais o cilindro ; a resistncia de atrito local ento a diferena entre essa leitura e a de ponta, suposta constante no trecho de 8 cm . Este valor, multiplica-se por 20 cm2 e divide-se o resultado pela rea lateral do cilindro que de 151 cm 2 . Aciona-se o macaco novamente de tal forma que o conjunto formado pelos tubos e cilindros da ponteira penetre no solos 8 cm, anotando-se a maior presso lida no manmetro ; a resistncia de atrito lateral total, isto , nos tubos mais o cilindro, em kg, o produto da leitura por 20 cm2 .

8-

A cada 30 cm de profundidade, portanto, podem-se ter valores das resistncias lateral e de ponta que, lanados em um grfico versus a profundidade, toma o aspecto da figura 09 . Analisando-se as variaes relativas das resistncias especificadas de ponta e lateral, pode-se ter uma idia da natureza dos solos prospectados. No ensaio do cone, o processo de cravao cria em torno da ponta nveis de tenso muito elevados e as tenses no cisalhamento esto muito alm dos nveis encontrados rotineiramente nas obras civis. Neste processo, coexistem fenmenos de compresso e de ruptura por cisalhamento . Os dados obtidos no ensaio do cone, quando usados em correlaes, fornecem boas indicaes das propriedades do solo como : ngulo de atrito interno de areias, coeso e consistncia das argilas . Tais dados so facilmente utilizveis no dimensionamento de estacas cravadas .

9-

4 . 3 - Ensaio pressiomtrico O ensaio pressiomtrico foi desenvolvido pelo engenheiro francs Menard, com o objetivo de medir o mdulo de elasticidade e a resistncia ao cisalhamento dos solos e rochas in-situ . O aparelho composto de uma clula que introduzida em furos de sondagem, e est ligada a um aparelho de medida de presses e volume. A figura 10 representa um esquema do pressimetro .

10

A clula constituda de trs elementos metlicos vazados, cujas paredes so vedadas por uma membrana de borracha. Mediante um dispositivo de injeo de gua, situado na superfcie do terreno, a membrana solicitada, expande-se, e pode atingir at o dobro de seu volume inicial. Os elementos das extremidades, chamados de elementos de guarda, so inflados com gs carbnico, a uma presso igual ao do elemento central, para reduzir o efeito de topo. O elemento central recebe um volume aproximado de 700 a 750 cm3 de gua. O efeito da aplicao da gua na clula central produz uma presso radial nas paredes do furo. A carga aplicada em estgios, e , para cada um, registra-se a deformao correspondente. O processo desenvolve-se at ruptura do solo. Pode-se, a partir dos pares de valores presso aplicada versus variao de volume, traar um grfico tendo o aspecto da figura 11, em que possvel perceber os seguintes trechos : 1 Intervalo da curva em que h reposio das tenses atuantes, na abertura do furo . 2 Fase pseudo-elstica 3 Fase elstica 4 Fase de equilbrio limite

Variao de volume em um minuto ( V60 )

4 Presso aplicada

FIG 11 Curva presso aplicada X variao de volume obtida com o pressimetro

O mdulo de elasticidade obtido na fase pseudo-elstica da curva , pela expresso :

E=K.

dv Dp

em que o quociente dv / dp expressa uma variao de volume da membrana com a presso aplicada, e k uma constante que depende das dimenses da clula . Com pressimetros dotados de clulas normais , pode-se chegar a presses de 45 kgf/cm2, registrando um mdulo de elasticidade da ordem de 104 kgf/cm2 . O ensaio pressiomtrico tem o inconveniente de medir a compressibilidade, somente segundo um plano horizontal , mas, exatamente por isso aparece como um bom equipamento para medir as tenses horizontais em repouso e logo, o coeficiente k0 . 5 - Processos diretos Os mtodos diretos de investigao permitem o reconhecimento do solo prospectado, mediante a anlise de amostras provenientes de furos executados no terreno, por processos de perfurao expeditos. As amostras deformadas fornecem subsdios para um exame visual-tctil das camadas, e sobre elas podem executar-se ensaios de caracterizao ( teor de umidade, limites de consistncia e granulometria). H casos em que necessria a coleta de amostras indeformadas, para obter-se informaes seguras sobre o teor de umidade, resistncia ao cisalhamento e compressibilidade de solos . Pode-se obter, com os processos diretos, a delimitao entre camadas do sub-solo, a posio do nvel do lenol fretico e informaes sobre a consistncia das argilas e compacidade das areias. Nota-se ento que as principais caractersticas esperadas de um programa de prospeco so alcanadas com o uso destes processos . H em todos eles o inconveniente de oferecer uma viso pontual do sub-solo. 5 . 1 Poos Os poos so perfurados manualmente com o auxlio de ps e picaretas. Para que haja facilidade de escavao, o dimetro mnimo deve ser da ordem de 60 cm. A profundidade atingida limitada pela presena do N. A. ou desmoronamento, quando se faz necessrio revestir o poo . Os poos permitem um exame visual das camadas do subsolo e de suas caractersticas de consistncia e compacidade, por meio do perfil exposto em suas paredes. Permitem tambm a coleta de amostras indeformadas em forma de blocos .

5 . 2 Trincheiras As trincheiras so valas profundas, feitas mecanicamente com o auxlio de escavadeiras. Permitem um exame visual contnuo do subsolo, segundo uma direo e, tal como nos poos, podem-se colher amostras indeformadas . 5 . 3 Sondagens a trado O trado um equipamento manual de perfurao. Compe-se de uma barra de toro horizontal conectada por uma luva T a um conjunto de hastes de avano, em cuja extremidade se acopla uma cavadeira ou uma broca, geralmente em espiral . A prospeco por trado de simples execuo, rpida e econmica. No entanto, as informaes obtidas so apenas do tipo de solo, espessura de camada e e posio do lenol fretico. As amostras colhidas so deformadas e situam-se acima do N. A. . Por ser um processo geralmente manual ( existem equipamentos mecnicos ) e certos tipos de solos serem de perfurao difcil, o uso do equipamento tem suas limitaes . o caso de areias compactas, argila dura e pedregulho . A profundidade atingida da ordem dos 10 m . bastante usado em reconhecimento preliminar, principalmente de reas de emprstimo . 5 . 3 Sondagens Percusso ou de Simples Reconhecimento 5 . 4 . 1 Introduo O mtodo de sondagem percusso o mais empregado no Brasil, principalmente em prospeco do subsolo para fins de fundao. Dentre as vantagens que apresenta, podemos enumerar : o seu baixo custo, a simplicidade de execuo, a possibilidade de colher amostras, a determinao do posio do lenol fretico e a obteno de informaes de consistncia e compacidade dos solos . A sondagem executada por meio de uma perfurao do terreno, acompanhada da extrao de amostras, permite, em geral, a obteno do perfil estratigrfico do subsolo. 5 . 4 . 2 Equipamento O equipamento de sondagem percusso composto de um trip equipado com roldana e sarilho que possibilita o manuseio de hastes metlicas ocas, em cujas extremidades se fixa um trpano biselado ou um amostrador padro ( figura 12) .

12 -

No processo de perfurao, as paredes do furo podem mostrar-se instveis, havendo a necessidade de revesti-las com um tudo metlico de dimetro superior ao da haste de cravao . Este tubo metlico denominado tubo de revestimento . Na parte superior do conjunto haste-tubo h dispositivos de entrada e sada de gua, conectados por meio de mangueiras a um reservatrio e a um conjunto motor-bomba . Fazem ainda parte do equipamento, um martelo de cravao com peso padronizado ( dotado na base de um coxim de madeira), um amostrador de paredes grossas e trados cavadeira e espiral . 5 . 4 . 3 Perfurao A perfurao feita com um trado cavadeira at profundidade do nvel de gua ou at onde seja necessrio revestir o furo, por causa da instabilidade das paredes . Embora existam em dimetros de 3 , 4 e 6 , o de 2 que se usa com mais freqncia, pelo fato de ser o mais econmico e de fcil manuseio . A partir do ponto em que se introduz no furo o revestimento, a perfurao deve prosseguir com o uso de um trado espiral : a cota do N.A. ser a profundidade limite desta tcnica de prospeco . Abaixo deste plano faz-se a perfurao por intermdio do processo de lavagem com circulao de gua, que permite o avano rpido do furo, sendo por isso preferido pelas equipes de perfurao, em detrimento dos processos manuais. Nele, a gua bombeada para o fundo do furo, atravs da haste oca e retorna pelo espao anelar existente entre a haste e o tubo de revestimento . O trpano de lavagem biselado contm dois orifcios laterais para a sada da gua e escava o furo com ajuda dos movimentos de percusso feitos na haste pelo sondador. Os detritos da escavao so carregados pela gua no seu movimento ascencional . O processo de circulao de gua dificulta a determinao da posio do N. A. e altera as caractersticas geotcnicas dos solos. Por esta razo, os furos so abertos a trado at alcanar o N.A. e as operaes de amostragem exigem que o avano do furo por lavagem seja interrompido a cerca de 0,50 m da cota de coleta da amostra . 5 . 4 . 4 A amostragem A cada metro de profundidade so colhidas amostras pela cravao dinmica de amostradores padro. Estas amostras so deformadas e prestamse caracterizao dos solos. Os amostradores so tubos metlicos de parede grossa com ponta biselada, constitudos de duas meias-canas solidarizadas entre as extremidades . O sistema de percusso consiste na queda de um peso padronizado de uma altura tambm padronizada, de forma que a energia de cravao seja sempre constante durante o processo de amostragem . No Brasil existem trs tipos de amostradores padro, distinguidos pelas diferentes dimenses do tubo e pela energia de cravao empregada. Deve-se ressaltar que a tendncia atual a adoo do amostrador tipo Terzaghi com vistas obteno da padronizao das diversas fases de sondagem e dos equipamentos utilizados . Os amostradores tipo Mohr-

Geotcnica desuso . Nome do Amostrador

e IPT foram muito utilizados no Brasil, porm hoje esto em

Terzaghi-Peck Mohr-Geotcnica IPT

Dimetro Dimetro Interno Externo (polegadas) (polegadas) 2 1 3/8 1 5/8 1 1 13/16 1

Peso do Martelo ( kg ) 65 65 60

Altura de Queda ( cm ) 75 75 75

5 . 4 . 5 ndice de Resistncia Penetrao Paralelamente amostragem do sub-solo, pode-se obter o ndice de resistncia penetrao. Na cravao dinmica do amostrador anota-se o nmero de golpes do martelo necessrios para efetuar a cravao de cada 15 cm do amostrador . Para os amostradores tipo Terzaghi, o ndice de resistncia penetrao refere-se ao nmero de golpes necessrio para a cravao dos ltimos 30 cm do amostrador, desprezando-se os golpes correspondentes cravao dos 15 cm iniciais . Este ndice conhecido como SPT, iniciais de sua designao em ingls : Standard penetration Test . Para os amostradores Mohr-Geotcnica e IPT , o ndice de resistncia penetrao refere-se ao nmero de golpes para a cravao dos 30 cm iniciais . O ndice de resistncia penetrao, ou nmero N , como comumente chamado, ainda que no seja um ensaio de campo preciso ( ele muitas vezes influenciado por fatores ligados forma de execuo e pelo equipamento empregado ) pode dar uma indicao razovel dos estados de compacidade e consistncia dos solos . Os quadros a seguir ( Terzaghi & Peck, 1948 ) fornecem a consistncia e a compacidade dos solos, em funo de N .

Nmero de golpes ( N ) 04 4 10 10 30 30 50 > 50

Grau de compacidade Muito Fofa Fofa Mdia Compacta Muito Compacta

Tabela 1 Grau de compacidade das areias em funo do SPT

Nmero de golpes ( N ) 02 24 48 8 15 15 - 30 > 30

Grau de compacidade Muito Mole Mole Mdia Rija Muito Rija Dura

Tabela 2 Grau de consistncia das argilas em funo do SPT

As correlaes existentes entre o ndice de resistncia penetrao e a consistncia das argilas, principalmente as argilas sensveis, podem estar sujeitas a erros grosseiros, em razo da diferena de comportamento da argila, em face de cargas estticas e dinmicas, e ainda pelo fato de o amolgamento da argila destruir a sua estrutura, e, conseqentemente, modificar sua resistncia penetrao . importante notar que a resistncia penetrao de uma camada pode apresentar diferentes valores, se sobre ela forem executadas sondagens por firmas distintas . H erros originados da carncia de normalizao quando se executam sondagens, alm daqueles advindos do estado de conservao dos amostradores . Estes, por serem mais difcilmente controlveis, exigem, por parte do engenheiro, maior ateno . Fatores ligados execuo da sondagem : Erro na contagem do nmero de golpes M limpeza do furo Furo no alargado suficientemente para a livre passagem do Amostrador . Variao da energia de cravao Diferentes interaes solo-amostrador Emprego de tcnica de avano por circulao de gua acima do NA

Fatores ligados ao equipamento : Dimenses e estado de conservao do amostrador Estado de conservao das hastes : hastes de diferentes pesos Martelo no calibrado ou sem coxim de madeira

5 . 4 . 6 Nmero, locao e profundidade das sondagens As variveis que determinam o nmero e a profundidade das sondagens so tantas que simples regras no podem ser tomadas como absolutas para se resolver adequadamente a explorao do sub-solo para fins de Engenharia Civil .

De uma maneira geral, para edifcios, pontes , barragens e portos, as sondagens devero estar relativamente prximas, o que no preciso acontecer no caso de estradas, canais e galerias . No primeiro caso as sondagens sero relativamente bem mais profundas que no segundo caso. Em resumo, o nmero e as profundidades que devero alcanar as sondagens, devero ser tais que resolvam tcnica e economicamente qualquer problema da fundao em estudo . Para edifcios, o nmero de sondagens dever ser estabelecido como mnimo de 3 e na sua disposio em planta no devero estar numa mesma reta. Pode-se assim determinar um plano e saber da ocorrncia ou no das camadas inclinadas. Uma exceo poder ser feita para terrenos muito estreitos e estruturas de pequeno porte executando-se apenas duas sondagens diagonalmente . A distncia entre as sondagens deve ser da ordem de 15 a 20 m, dependendo todavia das variaes locais . Por exemplo, em Santos ( sedimentos essencialmente horizontais), no interior ( solos de rochas sedimentares residuais), e variao no sentido horizontal freqentemente muito pequena, mesmo em distncias relativamente grandes. Todavia, em So Paulo, certas zonas apresentam variaes radicais em distncias de 5 m . A norma brasileira ( NB-12) especifica que as sondagens sero distribudas em planta de modo a bem caracterizar o sub-solo sondado e seu nmero ser funo da rea construda : de 200 m2 at 1200 m2 ............1 sondagem para cada 200 m2 de 1200 m2 at 2400 m2...........1 sondagem para cada 400 m2 que exceder 1200 m2 2 acima de 2400 m ......................ser fixado a critrio, dependendo do plano de construo .

Especifica ainda que, em qualquer circunstncia, o nmero mnimo de furos ser : 2 para uma rea carregada de 200 m2 3 para uma rea carregada entre 200 e 400 m2

Para a localizao em planta evidente que as sondagens no devem ficar alinhadas, localizando-se, sempre que possvel, prximas aos limites da rea em estudo . Dessa forma evita-se extrapolao no traado das sees do sub-solo, circunstncia esta nunca admitida para sondagens de reconhecimento . Frisamos este ponto pelo fato de existirem algumas opinies favorveis locao dos furos nos pontos em que se prevem maiores cargas ; esta orientao consideramos aceitvel apenas em fase de investigao geotcnica posterior ao reconhecimento geral do sub-solo, que poderia indicar a sua convenincia . No caso particular de duas sondagens usa-se localiz-las em uma das diagonais do terreno, obtendo-se dessa maneira informaes sobre as variaes do terreno, tanto no sentido longitudinal como no transversal . Apresenta-se na figura a seguir, alguns esquemas para a colocao de sondagens de acordo com essas sugestes .

10 m

20 m 30 m

15 m

30 m

20 m

80 m

A profundidade alcanada pelas sondagens dever ser tal que inclua todos os estratos e solos que possam afetar a estabilidade da estrutura tanto no que se refere a rupturas como a recalques . portanto funo das presses transmitidas ao solo pelos diversos elementos da fundao . H trs consideraes principais que governam a profundidade das sondagens : 1) Profundidade na qual o solo significativamente solicitado pelas tenses devidas construo, dependendo da intensidade da carga aplicada por ela e do tamanho e forma da rea carregada . 2) Profundidade na qual o processo de alterao afeta o solo. o caso da eroso do solo pela corrente de um rio, junto fundao de uma ponte ou de um edifcio junto ao mar . 3) Profundidade para alcanar estratos impermeveis . o caso de barragens .

15 m

O critrio 1) considera o conceito de bulbo de tenses, que parte do semislido infinito que recebe tenses despertadas pela construo. Normalmente esse bulbo de presses arbitrariamente limitado pelo valor 0,1p , sendo p a presso aplicada superfcie . A profundidade da sondagem por este critrio ser da ordem de 1,5.B , sendo B o lado menor da rea carregada. Nesse sentido, reconhecendo que um edifcio pesado transmitir presses maiores mesma profundidade que um edifcio de menor porte, a norma brasileira recomenda que a profundidade alcanada pela sondagem seja igual ao coeficiente c multiplicado pela menor dimenso do retngulo de menor rea circunscrito planta da edificao . O coeficiente c funo das presses mdias sobre o terreno ( pode-se tomar o valor de 1,2 t/m2 para os edifcios normais de concreto armado) e dado pela tabela abaixo : Presses < 10 t/m2 de 10 a 15 t/m2 de 15 a 20 t/m2 > 20 t/m2 Coeficiente c 1,0 1,5 2,0 a critrio

A profundidade mnima a ser explorada, com exceo do caso em que se encontrar mataco ou rocha, ser de 8 m . Quando se encontra material no perfurvel percusso, a pouca profundidade, sugere-se deslocar a sondagem em planta vrias vezes por distncias pequenas a fim de pesquisar a continuidade horizontal, o que poder indicar de certa forma se se trata de um mataco ou de uma formao rochosa de maiores dimenses . A profundidade das sondagens todavia funo primordialmente da natureza do sub-solo . Assim, para edifcios de grande porte sobrejacentes a estratos compressveis em profundidades superiores a 1,5.B , as sondagens devero atravessar totalmente esse material compressvel . o caso de Santos, onde a argila marinha encontra-se entre 12 e 24 m , e, s vezes at 50 m e o lado menor dos edifcios da ordem de 12 m . 5 . 5 Sondagem rotativa A sondagem rotativa empregada na perfurao de rochas, de solos de alta resistncia e de mataces ou blocos de natureza rochosa. O equipamento compe-se de uma haste metlica rotativa, dotada na extremidade de um amostrador, que dispe de uma coroa de diamante . O movimento de rotao da haste proporcionado pela sonda rotativa, que se constitui de um motor, de um elemento de transmisso e de um fuso que imprime s hastes o movimento de rotao, recuo e avano . A haste oca e, por injeo de gua no seu interior, consegue-se atingir o fundo da escavao, por meio de furos existentes no amostrador . Esta gua tem a funo de refrigerar a coroa e carrear os detritos da perfurao no seu movimento ascencional.

Tal como no processo percusso, quando as paredes do furo mostrarem-se instveis, pondo em risco a coluna de perfurao, que poderia ficar presa, usa-se um tubo de revestimento metlico, com dimetro nominal superior ao das hastes . Em outras ocasies, emprega-se o revestimento do furo, quando, atravessando camadas permeveis ou bastante fraturadas, houver grande perda de gua de circulao As coroas so peas de ao especial, com incrustaes de diamante ou vdea nas suas extremidades. O efeito abrasivo da coroa desgasta a rocha e permite a descida do furo de revestimento e o alojamento do testemunho no interior do amostrador. Dentre os dimetros mais utilizados em Engenharia Civil, podem-se citar : Denominao EX AX BX NX 5 . 5 Sondagem mista A sondagem mista a conjugao do processo percusso, associado ao processo rotativo . Quando, por exemplo, nas sondagens percusso, os processos manuais forem incapazes de perfurar solos de alta resistncia, mataces ou blocos de natureza rochosa, usa-se o processo rotativo como instrumento complementar . As sondagens mistas so associaes dos dois mtodos, no importando a ordem de execuo . 6 Amostragem 6. 1 Introduo A Mecnica dos Solos terica apia-se em caractersticas de comportamento mecnico dos macios terrosos medidas em averiguaes experimentais em amostras representativas . A obteno de amostras de fato representativas tem sido uma preocupao de investigadores das mais diversas partes do mundo . No final da dcada de 50 , entre os Congressos de Mecnica dos Solos de Londres ( 1957 ) e Paris ( 1961), um grupo de pesquisadores comeou a atuar no sentido de dar uma nova dimenso ao problema da amostragem. Este grupo, o IGOSS ( International Group on Soil Sampling) , surgiu do esforo de alguns pesquisadores que notaram um progresso acentuado nos mtodos de clculo e nas tcnicas experimentais da Mecnica dos Solos, sem ter havido um progresso paralelo das tcnicas de amostragem. Alis, este fato vem ressaltar uma importante concluso a que deve chegar o principiante : de que adianta ter processos de clculo e tcnicas laboratoriais de alto requinte, se no possvel contar com boas amostras ? Toda a potencialidade dos mtodos e das tcnicas, perdem-se diante de amostras pouco representativas . do furo ( mm ) 38 49 60 76 do testemunho ( mm ) 20 29 41 54

CLASSE 1 Amostras que no passaram por distoro nem alterao de volume e que, portanto, apresentam compressibilidade e caractersticas de cisalhamento inalteradas . CLASSE 2 Amostras em que o teor de umidade e a compacidade no experimentaram alteraes, porm foram distorcidas e portanto as caractersticas de resistncia ficaram alteradas. CLASSE 3 Amostras em que a composio granulomtrica foi respeitada mas o teor de umidade e a massa especfica experimentaram alterao . CLASSE 4 Amostras em que a composio granulomtrica foi respeitada mas o teor de umidade e a massa especfica experimentaram alterao . CLASSE 5 Amostras em que at na composio granulomtrica houve alterao por causa da perda de partculas finas ou esmagamento das partculas maiores .

No decorrer do texto, notar-se -o quais caractersticas dos solos so mais bem obtidas com as diversas classes de amostras . Desde j pode-se observar que amostras da classe 5 prestam-se apenas para dar uma idia da seqncia de camadas . Houve, em seguida, por parte dos pesquisadores a preocupao de conceber tipos diferentes de amostradores, de fato capazes de permitir obter amostras indeformadas . Est claro que, alem do tipo de amostrador utilizado, a obteno de amostras dentro de determinada classe, funo de outros parmetros tais como : tipo de solo e seus estados de compacidade e consistncia, posio do lenol fretico em relao cota de coleta da amostra e dos fatores j citados, relativos execuo da sondagem . No dizer de alguns autores, a amostragem indeformada um ideal almejado, porm jamais alcanado, pois, ainda que se consiga uma amostra que tenha todas as caractersticas da camada, pelo menos o estado de tenses da amostra retirada sensivelmente diferente daquele que ela possua in loco . 6. 2 Amostras indeformadas A) Blocos A coleta de amostras indeformadas, para serem analisadas em laboratrio, ser necessria, quando os dados fornecidos pelos processos de investigao estudados mostrarem-se insuficientes na anlise do problema em foco. So colhidas em amostradores ou em caixas metlicas . As superfcies expostas das amostras so parafinadas e transferidas com cuidado para o laboratrio e ali armazenadas em cmeras midas, at o instante de serem ensaiadas .

B) Amostras especiais Em solos coesivos e de consistncia de mole a mdia, o amostrador de paredes finas, tipo Shelby, grandemente empregado . composto de um tubo de lato ou ao inoxidvel de espessura reduzida. Preferem-se os de lato aos de ao, por serem mais resistentes corroso . Quanto mais finas as paredes do amostrador, menor ser o amolgamento da amostra ; entretanto, dever haver, em funo do dimetro, uma espessura mnima, para que o amostrador no flambe ou amasse, durante a amostragem . Este inconveniente evitado quando se tm amostradores com relao de rea inferior a 10%. Para que haja uma reduo do atrito entre a amostra e as paredes do tubo, projetam-se os amostradores com uma folga interna de 1% . Uma folga maior facilitaria a entrada da amostra no amostrador, mas aumentaria o risco dela cair, quando da operao de retirada da amostra do furo de sondagem . Uma quantificao do amolgamento poderia ser dada pela porcentagem de recuperao da amostra : relao entre o comprimento cravado da amostra e o comprimento cravado do amostrador, dado em porcentagem. Quando esta relao for maior do que 100% , significa um deslocamento do solo, por causa da espessura das paredes do amostrador, ou o desenvolvimento de atrito lateral interno, insuficiente para resistir tendncia de inchamento da amostra , resultante do alvio de tenses, experimentadas por ela. Por outro lado, para porcentagens menores que 100%, a causa pode ser o atrito lateral interno excessivo . Uma porcentagem ideal seria um pequeno intervalo em torno de 100% . Apesar de serem bastante empregados no Brasil, os amostradores de parede fina tipo Shelby, no permitem um controle da porcentagem de recuperao . Dentre os tipos usuais surgidos nos ltimos anos, podem-se enumerar : I Amostradores de pisto A porcentagem de recuperao conseguida em amostradores de pisto, mesmo em solos de difcil amostragem, pode facilmente atingir 100% . O amostrador um tubo de paredes finas, equipado com um pisto que corre no seu interior . Este possui uma haste que se prolonga at superfcie do terreno, por dentro da haste oca do amostrador. A presena do pisto favorece a amostragem, pois no permite o encurtamento da amostra, por ao do atrito entre esta e as paredes do amostrador, sem que haja a criao de vcuo no topo da amostra. Alm disso, este vcuo capaz de reter a amostra de solos no coesivos, na operao retirada do amostrador do furo de sondagem . II Amostrador sueco O amostrador sueco permite uma sondagem contnua do sub-solo, no sendo preciso retirar o amostrador, a cada meio metro, aproximadamente. Possui um pisto que permanece fixo durante o processo de amostragem. Nele se fixam as pontas de tiras de papel de alumnio que so montadas em carretis, dentro de uma pea especial e que se distribuem ao longo de todo o permetro do amostrador. A presena do papel de alumnio reduz o atrito entre

a amostra e as paredes do tubo, e permite a obteno de amostras com vrios metros de comprimento . III Amostrador Deninson O amostrador Deninson destina-se amostragem de solos resistentes, em que no se consegue uma amostragem por cravao. Pode ser fixado s sondas rotativas . O equipamento consiste em dois cilindros sendo um interno e outro externo rotativo, dotados de sapata cortante. A amostra obtida pela rotao do cilindro externo penetra no cilindro interno, sendo suportada pelo atrito das paredes e por mola retentora. Para a perfurao usa-se o processo de circulao de lama, que ainda estabiliza as paredes do furo .

Вам также может понравиться