Вы находитесь на странице: 1из 2

A importncia dos cenrios futuros no processo de deciso empresarial

No necessrio lembrar de que vivemos em uma realidade empresarial que carrega consigo enormes desafios. O contexto global sinaliza com inmeras oportunidades e ameaas, que podero afetar para o bem ou para o mal os negcios desenvolvidos no Brasil, no importando qual seja a rea de atividade da sua empresa.

Um estudo feito pela OCDE (Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico), indica que existem quatro grandes ameaas economia mundial nos prximos anos: a possibilidade de novas crises financeiras, agitaes sociais, ataques cibernticos e pandemias. Alm disso, ainda existem os desafios ligados sustentabilidade ambiental e a novas tecnologias disruptivas, que podem alterar profundamente as regras do jogo em diversos segmentos de mercado. Estes fatos afetam e so afetados pela reorganizao das foras polticas e econmicas no globo. O mundo desenvolvido est em crise, os Brics em desenvolvimento e o Brasil, em especial, demonstra possuir um mercado interno robusto e um dinamismo econmico capaz de amenizar, pelo menos em parte, as turbulncias externas.

Podemos definir, portanto, que a realidade atual complexa. cada vez mais desafiadora a tarefa de construo de cenrios futuros para balizar o planejamento estratgico dos negcios. Em nossa empresa, este um desafio constante. Diariamente compartilhamos com os nossos clientes de planejamento estratgico o desafio de tomar agora, as decises que iro impactar na competitividade das empresas neste ambiente futuro. Usualmente, as empresas costumavam consultar os orculos da economia para apoiar este processo de tomada de deciso. Mas, a viso econmica, de forma isolada, no mais suficiente. Neste ambiente complexo, necessrio que se considerem as variveis econmicas, polticas, sociais, tecnolgicas e ecolgicas, assim como a forma como estas variveis se relacionam entre si. O que poderia ser meramente um desafio de futurologia econmica, passa a ser uma tarefa multidisciplinar, que exige grande capacidade de captao, seleo e tratamento da informao. Para que isto seja feito de forma eficaz, nossas ferramentas de construo de cenrios precisam ser aprimoradas, de forma a contemplar um volume maior de variveis externas que impactam sobre o andamento dos negcios.

Para muitos empresrios e executivos, esta uma realidade que pode causar grande inquietao. Mas a negao da complexidade atual pode acabar custando a sobrevivncia de muitos negcios. Portanto, melhor se encarar o desafio de frente. Novos mtodos e ferramentas de construo de cenrios precisam ser desenvolvidos para que as empresas estejam altura do ambiente que tero que enfrentar em um futuro prximo. E como sempre, as empresas que tiverem o melhor radar e souberem tomar as melhores decises, so as que mais lucraro com as oportunidades que esto se abrindo.

Вам также может понравиться