Вы находитесь на странице: 1из 16

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2008

I Srie
Nmero 38

BOLETIM OFICIAL
SUMRIO
ASSEMBLEIA NACIONAL: Resoluo n 67/VII/2008: Deferir o pedido de suspenso temporria de mandato do Deputado Telo de Figueiredo Almeida Silva. Resoluo n 68/VII/2008: Deferir o pedido de cessao da suspenso temporria de mandato do Deputado Jos Manuel Gomes Andrade. Despacho Substituio n 61/VII/2008: Substituindo o Deputado Telo de Figueiredo Almeida Silva por Nelson do Rosrio Brito. Despacho Substituio n 62/VII/2008: Substituindo o Deputado Onsimo Silveira por Miguel Antnio Costa. CONSELHO DE MINISTROS: Decreto-Lei n 30/2008: Estabelece normas sobre os procedimentos administrativos a serem adoptados pela empresa concessionria do servio pblico de transporte e distribuio de energia elctrica, visando a preveno, o controlo e o combate fraude e/ou furto de energia elctrica. Decreto-Lei n 31/2008: Estabelece os princpios e as normas a que deve obedecer a produo cartogrca no territrio nacional. Acrdo proferido nos autos de recurso Constitucional n 28/2008, em que requerente Antnio Delgado Monteiro, Presidente da UCID e requerido um Grupo de Cidados. Dispensando de concurso Pblico, aos obrs de manuteno e reabilitao do Hospital Doutor Joo Morais, em Ribeira Grande, Ilha de Santo Anto. Recticao: Ao Mapa anexo Resoluo n 31/2008. SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA: Acrdo n 22/2008: Decreto-Lei n 32/2008: Cria um Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro. Resoluo n 35/2008: Designando a Ministra da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio para supervisionar e coordenar, a nvel nacional, todos os trabalhos de concepo, organizao, logstica, preparao e execuo realizados pela Comisso Nacional de Organizao para participao de Cabo Verde na Exposio Internacional Shangai 2010, adiante designada ExpoShangai2010. CHEFIA DO GOVERNO: Despacho n 62/2008:

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

802 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008

ASSEMBLEIA NACIONAL Comisso Permanente


Resoluo n. 67/VII/2008
de 20 de Outubro

Despacho Substituio n. 62/VII/2008 Ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo 24 do Regimento da Assembleia Nacional, conjugado com o disposto nos artigos 4, 5 e n 2 do artigo 6 do Estatuto dos Deputados, dero o pedido de substituio temporria do Senhor Miguel Antnio Costa, candidato no eleito da lista do PAICV pelo Crculo Eleitoral de So Vicente, para substituir o Deputado Onsimo Silveira, eleito da mesma lista, com efeito a partir de 6 de Outubro de 2008. Publique-se. Assembleia Nacional, na Praia, aos 6 de Outubro de 2008. O Presidente, Aristides Raimundo Lima.

Ao abrigo da alnea a) do artigo 55 do Regimento da Assembleia Nacional, a Comisso Permanente delibera o seguinte:
Artigo nico

Deferir o pedido de suspenso temporria de mandato do Deputado Telo de Figueiredo Almeida Silva, eleito na lista do MPD pelo Crculo Eleitoral de So Nicolau, por um perodo de seis meses, com efeito a partir de 1 de Outubro de 2008. Aprovada em 3 de Outubro de 2008 Publique-se. O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima.

oo CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n 30/2008
de 20 de Outubro

Resoluo n. 68/VII/2008
de 20 de Outubro

Ao abrigo da alnea a) do artigo 55 do Regimento da Assembleia Nacional, a Comisso Permanente delibera o seguinte:
Artigo nico

Constituindo a energia elctrica um factor essencial para o desenvolvimento econmico de Cabo Verde e, consequentemente, para o bem-estar social da populao, e sabendo que a sua disponibilidade exige, por um lado, avultados investimentos e, por outro, gastos enormes de explorao, cabe aos consumidores pblicos e privados o dever de pagar, atempadamente, o consumo efectuado nas respectivas instalaes ou moradias, constituindo assim o recebimento do valor do fornecimento um direito legitimo da concessionria da distribuio de energia elctrica em Cabo Verde. Sendo do conhecimento pblico a existncia de situaes relevantes de fraude e/ou furto no consumo de energia elctrica no pas, nomeadamente, pela via da sua captao a montante do equipamento de medida, torna-se necessria a adopo de mecanismos complementares preveno e punio de burla no fornecimento de energia elctrica, nos termos do artigo 215 do Cdigo Penal, de modo a eliminar a fraude no consumo de energia, bem como dotar a concessionria de meios legais que lhe permitem ser ressarcida pelos prejuzos vericados com consumos fraudulentos. Para alm do presente diploma prosseguir um objectivo de moralidade no consumo de um bem pblico essencial, o que por si s bastaria para justicar o combate sistemtico que o legislador pretende dar s situaes desviantes neste domnio, deve-se realar outras importantes consequncias decorrentes da sua ecaz aplicao, como sejam: (a) o aumento das receitas da concessionria, que poder colocar parte das mesmas, recuperadas da represso da fraude e/ou furto, em programas sociais, e (b) a despenalizao dos segmentos da sociedade que consomem de forma licita a energia e so aqueles que normalmente pagam pelos infractores ao verem os montantes no recuperados pela concessionria reectido nas suas tarifas. O diploma estrutura-se ao longo de 28 artigos cujos recortes mais relevantes so: 1. O estabelecimento de forma diferenciada dos conceitos de fraude e furto de energia elctrica, sem prejuzo da tipicao e punio destas mesmas realidades no mbito prprio do Cdigo Penal em vigor e a denio das diferentes naturezas das inspeces que a Concessionria dever levar a cabo para a preveno e o combate fraude.

Deferir o pedido de cessao da suspenso temporria de mandato do Deputado Jos Manuel Gomes Andrade, eleito na lista do PAICV pelo Crculo Eleitoral de Santa Cruz, com efeito a partir de 1 de Outubro de 2008. Aprovada em 6 de Outubro de 2008 Publique-se. O Presidente da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima.

Gabinete do Presidente
Despacho Substituio n. 61/VII/2008 Ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo 24 do Regimento da Assembleia Nacional, conjugado com o disposto nos artigos 4, 5 e n 2 do artigo 6 do Estatuto dos Deputados, dero, a requerimento do Grupo Parlamentar do MPD, o pedido de substituio temporria de mandato do Deputado Telo de Figueiredo Almeida Silva, eleito na lista do MPD pelo Circulo Eleitoral de So Nicolau, pelo candidato no eleito da mesma lista, Senhor Nelson do Rosrio Brito. Publique-se. Assembleia Nacional, na Praia, aos 6 de Outubro de 2008. O Presidente, Aristides Raimundo Lima.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


2. A clara tipificao das condutas proibidas aos consumidores no mbito do objectivo prosseguido pelo legislador. 3. A obrigatoriedade das inspeces serem feitas por equipas devidamente treinadas e equipadas da concessionria e mediante aviso prvio do consumidor. 4. O estabelecimento de critrios de imputao subjectiva inequvoca da eventual irregularidade ao consumidor e de estimao dos valores irregularmente consumidos, bem assim da cobrana com base nas tarifas em vigor no momento da imputao de responsabilidade. 5. A denio dos procedimentos em caso de fraude e/ou furto de energia, atribuindo ao auto de noticia levantado pela concessionria valor de fora probatria iuris tantum que s poder ser afastada com demonstrao em contrrio. 6. A tipicao dos casos de suspenso de energia elctrica por parte da concessionria, nas situaes irregulares. 7. O dever de no oposio dos consumidores s aces de inspeco da concessionria. 8. O estabelecimento de coimas, sem prejuzo de outras penalizaes civis e criminais, para a violao das proibies constantes do presente diploma, bem como o respectivo processamento. No menos importantes so ainda as obrigaes impostas concessionria de desenvolver programas de preveno e combate fraude dirigidas seja aos seus trabalhadores, seja aos consumidores em geral, na convico de que sem tais aces ser dicultada a consecuo dos objectivos pretendidos com a eliminao ou diminuio signicativa das situaes irregulares de consumo desse bem pblico vital que a energia elctrica. Relativamente s ligaes clandestinas rede de distribuio de energia elctrica que pululam em certos aglomerados urbanos, permite-se que os donos dos respectivos fogos regularizem a situao de fornecimento de energia elctrica, sem qualquer sano ou pagamento do valor da energia irregularmente consumida, no prazo de 90 dias contados da data da entrada em vigor do presente diploma, ndo o qual, todas as situaes irregulares passaro a ser autuadas. No tocante s moradias no inscritas na matriz predial e sitas em reas no abrangidas por um dos planos urbansticos validamente aprovados, data de entrada em vigor do presente diploma, e que suportem instalaes elctricas, permite-se seja celebrado contrato de fornecimento de energia elctrica, noticando-se o municpio da situao do imvel, no mais curto prazo possvel, para efeitos que tiver por convenientes. Por fim prev-se que a concessionria deva fazer ampla divulgao do presente diploma para uma persuasiva adeso dos consumidores em situao irregular aos comandos da lei, bem com a obrigao da mesma dar conhecimento do seu contedo aos consumidores no memento da feitura dos contratos de fornecimento de energia, disponibilizando, ademais, exemplares da mesma nos seus estabelecimentos, para conhecimento dos interessados.

803

Foram ouvidas a Agncia de Regulao Econmica, a Associao de Defesa de Consumidor, a Associao de Proteco e Defesa do Consumidor e a Associao Nacional dos Municpios de Cabo Verde. Nestes termos, No uso da faculdade conferida pela alnea a) do n 2 do artigo 203 da Constituio o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Das disposies gerais
Artigo 1 Objecto

O presente diploma estabelece normas sobre os procedimentos administrativos a serem adoptados pela empresa concessionria do servio pblico de transporte e distribuio de energia elctrica, visando a preveno, o controlo e o combate fraude e/ou furto de energia elctrica.
Artigo 2 Denies

1. Para efeitos do presente diploma, entende-se por: a) Empresa concessionria ou concessionria, empresa(s) concessionria(s) do servio pblico de transporte e distribuio de energia elctrica; b) Fraude, a alterao no funcionamento dos equipamentos de medio, visando a reduo no registo do consumo, induzindo ou mantendo a concessionria em erro; c) Furto, a subtraco de energia elctrica das redes da concessionria sem medio e com prejuzo desta; d) Inspeco, a verificao das instalaes de consumo, visando quer detectar incorreces nos contadores e problemas de segurana operacional, quer a preveno e a constatao de fraude e/ou furto de energia elctrica. 2. As inspeces referidas na alnea d) nmero anterior devem revestir uma das seguintes formas: a) Inspeces programadas segundo caractersticas dos consumidores aquelas que se determinam a partir certas particularidades dos diferentes grupos de consumidores, tais como ramo de actividade, localizao ou porte; b) Inspeces programadas por amostragem as determinadas segundo critrios da concessionria e dirigidas normalmente aos consumidores de menor portem devido ao seu elevado nmero; e) Inspeces por anlise de dados histricos as determinadas a partir de acompanhamento sistemtico de dados do cadastro de consumidores, quando forem vericadas variaes signicativas de consumo, demanda, factor de carga/demanda e factor de potncia; f) Inspeces por denncia as decorrentes de informaes obtidas dos empregados da concessionria encarregados de fazer as leituras, instalaes ou pessoas annimas.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

804 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


CAPTULO II Das contraordenaes e das sanes
Artigo 3 Contra-ordenaes

2. Quando as infraces forem praticadas por empregados da concessionria, alm das sanes previstas nos nmeros anteriores, caber procedimento disciplinar nos termos da legislao aplicvel. 3. Quando o autor das infraces previstas no artigo 3 for empregado da concessionria, a coima ser agravada em 50% e a pena disciplinar no ser inferior suspenso do trabalho por um perodo de 60 dias, com a consequente perda de retribuio.
Artigo 5 Reincidncia

1. Constituem contra-ordenaes: a) Estabelecer qualquer ligao com a instalao elctrica sem que a corrente passe pelos contadores, ainda que legalmente instalados; b) Viciar, por qualquer meio, o funcionamento normal ou a recolha de indicaes dos aparelhos de medida ou de controlo da potncia; c) Alterar ou viciar, por qualquer meio, os dispositivos de segurana levada a cabo atravs da quebra ou substituio dos selos ou por violao de fechos ou fechaduras; d) Modicar a sua instalao de utilizao de energia elctrica sem prvia autorizao das entidades competentes, ou modicar os equipamentos elctricos situados a montante desta, nomeadamente contadores, transformadores de medida, disjuntores, fusveis e condutores, sem prvia autorizao da concessionria; e) Vender ou ceder a terceiros, a qualquer ttulo, qualquer parcela da energia fornecida pela concessionria; f) Aumentar a carga das suas instalaes alm da capacidade permitida pelo contrato; g) Utilizar, por qualquer meio, energia elctrica no registada nos contadores; h) Ligar equipamentos sem a autorizao da concessionria; i) Violar os equipamentos pblicos de transporte e distribuio de energia elctrica, nomeadamente, os postos de transformao, os armrios e os cabos; j) Furar ou por qualquer forma prejudicar o isolamento da linha de ligao entre o contador e a rede da concessionria; k) Por qualquer modo, interferir, ou desarranjar voluntariamente, em todo ou em parte as instalaes elctricas, de forma a impedir a produo da utilidade pblica a que elas se destinam; e l) Utilizar a energia elctrica para ns diferentes dos estabelecidos nos respectivos contratos. 2. A qualquer trabalhador da concessionria bem como a um terceiro proibido ajudar ou colaborar com o consumidor, de forma directa ou indirecta, na prtica dos actos referidos nas alneas anteriores.
Artigo 4 Sanes

1. As coimas previstas nos nmeros 2 e 3 do artigo anterior sero elevadas ao dobro em caso de reincidncia. 2. D-se a reincidncia nos termos do Cdigo Penal em vigor.
Artigo 6 Punibilidade da tentativa e negligncia

Nas contra-ordenaes previstas no presente diploma so punveis a tentativa e a negligncia. CAPTULO III Do procedimento de averiguao
Artigo 7 Inspeco

1. A inspeco determinada por quaisquer dos critrios referidos no nmero 2 do artigo 2 dever ser executada por equipas da concessionria devidamente treinadas e equipadas, e precedida da anlise dos dados cadastrais das unidades de consumos. 2. A inspeco dever ser feita, sempre que possvel, com o conhecimento do consumidor ou de um seu representante, familiar ou inquilino ou outros, a quem dever ser esclarecido que se trata de inspeco de rotina, evitando-se expresses como fraude, furto, suspenso de fornecimento ou outras.
Artigo 8 Estimao de energia consumida

1. Constatado pela concessionaria, de forma inequvoca, atravs de inspeco, que em razo de fraude e/ou furto tenham sido medidos valores de consumo e/ou demanda inferiores aos reais, a concessionria estimar as diferenas de fornecimento a serem facturadas, considerando, como valores correctos, aqueles obtidos pela aplicao de factor de correco apurado a partir da avaliao tcnica do erro introduzido na medio pela fraude e/ou furto. 2. No sendo possvel estimar as diferenas da forma acima referida, tomar-se- o valor do maior consumo e/ou demanda vericada em at 12 (doze) meses anteriores de medio normal. 3. Inexistindo dados para estimar as diferenas pela avaliao tcnica e pela medio normal, os valores a serem adoptados sero aqueles obtidos com base na potncia instalada, na unidade de consumo no momento da constatao, em factores de carga e demanda tpicos, relativos a outros fornecimentos com caractersticas semelhantes, realizadas pela concessionria. 4. Os valores apurados de acordo com os critrios de que trata o presente artigo, sero acrescidos de 30%.

1. As infraces ao disposto no artigo 3 so punidas com coima de 25.000$00 a 1.000.000$00, ou de 50.000$00 a 4.000.000$00, conforme se trate de pessoa singular ou colectiva, sem prejuzo de outras sanes que se mostrem aplicveis.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Artigo 9 Religao revelia

805

c) Interligao clandestina; d) Interferncia nos medidores e condutores de ligao rede de distribuio ou, ainda, nos equipamentos instalados pela concessionria, que provoque alterao das condies de fornecimento ou medio. e) Utilizao de qualquer tipo de articio em prejuzo da concessionria e ou de normas que regem a prestao e utilizao do servio pblico de produo e distribuio de energia elctrica. 2. Comprovado qualquer dos factos referidos no nmero anterior, o infractor, sem prejuzo das sanes penais aplicveis, responder civilmente pelos prejuzos causados, bem como pelo pagamento da energia consumida irregularmente.
Artigo 14 Outras situaes de suspenso do fornecimento

Havendo ligao ou religao revelia da concessionria, esta poder adoptar para a facturao os mesmos critrios constantes do artigo anterior.
Artigo 10 Valor da energia irregularmente consumida

1. O perodo de durao de facturao incorrecta em razo de fraude e/ou furto, nos termos do presente diploma, dever ser determinado de acordo com o padro tcnico que vigora na concessionria. 2. Caso no for possvel o clculo nos termos do nmero anterior, a concessionria poder estimar o perodo considerando a data da ltima inspeco.
Artigo 11 Cobrana com base nas tarifas em vigor

A diferena a cobrar no caso referido no artigo 8 dever ser determinada com base nas tarifas em vigor no momento da correco da facturao.
Artigo 12 Procedimento em caso de fraude

A concessionria poder ainda suspender o fornecimento: a) Em caso de perturbao no fornecimento a outras unidades de consumo, causada por aparelhos da propriedade do respectivo consumidor, ligados sem conhecimento prvio da concessionria ou operados de forma inadequada; b) Por decincia tcnica ou de segurana das instalaes do consumidor; c) Por danos nas instalaes da concessionria, incluindo rompimento de lacres, cuja responsabilidade seja imputvel ao consumidor, que no provoquem alteraes nas condies de fornecimento ou de medio; d) Quando se vericar impedimento entrada dos empregados da concessionria em qualquer local onde se encontrem condutores e aparelhos da propriedade deste, para ns de leitura, bem como para as inspeces necessrias programadas pela concessionria para vericar o cumprimento do disposto no presente diploma.
Artigo 15 Restabelecimento da energia

1. Qualquer comportamento que indicie fraude e/ou furto detectado numa instalao de utilizao de energia elctrica situada dentro da fraco ou de outro recinto ou local cujo acesso exclusivo do consumidor ou est sujeito ao seu controlo, presume-se, salvo prova em contrrio, imputvel ao consumidor. 2. Da inspeco lavrado auto, onde, sendo caso disso, se far descrio sumria do procedimento fraudulento detectado, bem como de quaisquer outros elementos que possam interessar imputao da correspondente responsabilidade. 3. O auto de vistoria lavrado, sempre que possvel, em presena do consumidor ou de quem no local o represente, designadamente um seu familiar, e deve ser instrudo com os elementos de prova recolhidos. 4. Do auto ser deixada cpia ao consumidor e a outra remetida Direco-Geral da Indstria e Energia, no prazo de 48 horas, para efeitos de instaurao do competente processo contra-ordenacional, caso haja lugar. 5. Sendo necessrio, para preservar a materialidade do ilcito praticado, a instalao deve ser envolvida por tas adesivas especiais, coladas aos equipamentos de medio e de alimentao do consumidor, com cola especial, por forma a impedir o acesso instalao, podendo ademais serem colhidas fotograas do local.
Artigo 13

O fornecimento de energia elctrica, quando interrompido em consequncia da existncia de qualquer procedimento fraudulento, s ser restabelecido depois de o consumidor haver efectuado ou acordado com a concessionria o pagamento da importncia que for devida nos termos do presente diploma.
Artigo 16 Inoponibilidade dos consumidores

Suspenso do fornecimento

1. A concessionria dever suspender o fornecimento quando apurar de forma inequvoca ter ocorrido por parte do consumidor: a) Fraude e/ou furto no consumo; b) Revenda ou fornecimento de energia a terceiros, sem a devida autorizao;

Aos consumidores de energia elctrica est vedada a oposio a que a concessionria exera, seja por intermdio do seu pessoal devidamente identicado e credenciado, seja de empresa ou de entidade independente contratada para o efeito, a scalizao do cumprimento do presente diploma, sob pena de interrupo do fornecimento de energia e1ctrica ao infractor e coima a ser xada nos termos regulamentares.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

806 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


CAPTULO IV Do processo de contra-ordenao
Artigo 17 Instruo do processo e aplicao das coimas

i) adopo de medidor de demanda de tipo cumulativo; j) adopo de cabo exvel para conexo entre contadores e chave de aferio; k) Ao estabelecimento de controlo de uso de lacres e alicates lacradores; l) Ao estabelecimento de critrios de vistorias para a execuo de novas ligaes; m) adopo de contadores pr-pagos e outros meios tecnicamente mais sosticados, incluindo a telecontagem.
Artigo 21 Programas especialmente dirigidos aos consumidores

1. A instruo do processo de contra-ordenao da competncia dos servios da Direco-Geral da Indstria e Energia ou de outra entidade para tal mandatada por esta. 2. Compete ao Director-Geral da Indstria e Energia a aplicao das coimas previstas no presente diploma. 3. A Direco-Geral da Indstria e Energia pode dar adequada publicidade punio por contra-ordenao.
Artigo 18 Destino das coimas

O produto das coimas aplicadas reverte para o Estado em 80%, em 10% para o denunciante da contra-ordenao e em 10% para a entidade responsvel pela instruo do processo.
Artigo 19 Natureza e controlo jurisdicional dos actos

A concessionria dever desenvolver programas permanentes de sensibilizao e formao dos consumidores no s para a utilizao racional da energia elctrica como tambm para o conhecimento dos seus direitos e das suas obrigaes previstas no presente diploma e em outras normas sobre o servio pblico de fornecimento de energia elctrica.
Artigo 22 Programas especialmente dirigidos aos empregados

Os actos praticados pela concessionria e pela Direco-Geral da Indstria e Energia ao abrigo do presente diploma so considerados actos administrativos por delegao do poder concedente, e como tal so impugnveis judicialmente, na medida em que o sejam os actos da mesma natureza. CAPTULO V Das medidas para a preveno e o combate fraude e/ou furto de energia
Artigo 20 Medidas preventivas

1. A concessionria dever desenvolver a nvel interno programas de consciencializao dos empregados sobre os objectivos e a importncia do combate fraude e/ou furto da energia elctrica no pas. 2. Deve ainda a concessionria aplicar programas de treinamento constantes dos seus empregados das reas de leitura, emergncia e ligao, visando obter a correcta execuo dos servios e dicultar a aces fraudulentas no consumo da energia elctrica.
Artigo 23 Disponibilizao de exemplares

1. A concessionria dever desenvolver programas permanentes visando eliminar ou minimizar a ocorrncia de fraudes e furto de energia elctrica, engajando todo o corpo dos respectivos empregados e a sociedade. 2.De entre outras medidas de carcter preventivo, dever a concessionria proceder: a) Ao desenvolvimento de programas de inspeco peridicos das unidades de consumo; b) Ao acompanhamento sistemtico dos registos de consumo e demanda dos consumidores; c) Ao desenvolvimento de programas de inspeco peridicos das unidades de consumo; d) Ao acompanhamento sistemtico dos registos de consumo e demanda dos consumidores; e) adopo de padres que facilitem a visualizao dos equipamentos de medio; f) adopo de sistema de selagem que permita a identicao do executante dos servios; g) utilizao de contadores com terminais de prova internos; h) adopo de contadores dotados de tampa de vidro solitrio base, para classes de consumidores de alta incidncia de fraudes ou consumidores reincidentes;

A concessionria dever, ao assinar os contratos de fornecimento de energia elctrica, informar os consumidores das obrigaes previstas no presente diploma e em outras normas reguladoras do servio publico de distribuio de energia, e manter exemplares do presente diploma nas suas instalaes para conhecimento e consulta dos interessados. CAPITULO VI Disposies nais e transitrias
Artigo 24 Fogos no inscritos na matriz predial

1. Fica a concessionria autorizada a celebrar, at 31 de Dezembro de 2009, contratos de fornecimento de energia elctrica com os proprietrios de moradias no inscritas na matriz predial e sitas em reas no abrangidas por um dos planos urbansticos validamente aprovados, data de entrada em vigor do presente diploma, desde que as mesmas renam os requisitos tcnicos para a recepo de instalaes elctricas. 2. Da celebrao dos contratos referidos no nmero anterior ser noticado o respectivo municpio, no mais curto prazo possvel, para efeitos que tiver por convenientes.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Artigo 25 Regularizao da situao

807

tar o pas de um regime jurdico de produo cartogrca. Porm, razes de vria ordem impediram a concretizao desse objectivo. Assim, e patente a necessidade de um quadro normativo que regule a produo cartogrca no pas por parte das entidades pblicas ou privadas, devidamente homologada, tendo em conta as mltiplas vantagens de uma cartograa ocial para ns de natureza, tanto urbanstica como de ordenamento do territrio, como tambm scal e comercial. Para o efeito, foi organizado uma discusso pblica na qual participaram representantes de vrias instituies pblicas e privadas, designadamente de todos os Municpios e ordens prossionais. Assim, No uso da faculdade conferida pela alnea a), do n. 2, do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Disposies Gerais
Artigo 1. (Objecto)

1. Aos indivduos nas condies previstas no n 1 do artigo 14 concedido o prazo de 90 dias, a contar da data de entrada em vigor do presente diploma para regularizarem a situao de fornecimento de energia elctrica s suas moradias, sem qualquer sano prevista nos artigos 10, 11 e 15 ou pagamento do valor da energia irregularmente consumida. 2. Terminado o prazo a que se refere o nmero anterior, os infractores sero sancionados nos termos do presente diploma.
Artigo 26 Publicidade

A concessionria dever fazer ampla publicidade do presente diploma, particularmente das disposies transitrias que permitem s pessoas regularizar a sua situao sem necessidade de accionar as sanes de natureza penal e as demais previstas do presente diploma.
Artigo 27 Direito subsidirio

Aplicam-se subsidiariamente: a) No que respeita ao regime substantivo das contraordenaes, as normas constantes do regime jurdico das contra-ordenaes, positivadas pelo Decreto-Legislativo n 9/95, de 27 de Outubro, e, na sua falta, as normas constantes da legislao penal; b) Ao processo das contra-ordenaes, o disposto no regime jurdico das contra-ordenaes, positivado pelo Decreto-Legislativo n 9/95, de 27 de Outubro, e, na sua falta, as normas constantes da legislao processual penal.
Artigo 28 Entrada em vigor

O presente diploma estabelece os princpios e as normas a que deve obedecer a produo cartogrca no territrio nacional.
Artigo 2 (mbito)

O disposto no presente diploma aplica-se a toda a cartograa, topogrca e temtica, com excepo da cartograa classicada das Foras Armadas.
Artigo 3. (Cartograa ocial)

O presente diploma entra em vigor no 30 dia a contar da sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Cristina Duarte - Ftima Fialho Promulgado em 10 de Outubro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Referendado em 14 de Outubro de 2008 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

1. Entende-se por cartograa ocial, para efeitos do presente diploma, toda a cartograa produzida por entidades pblicas ou por entidades privadas devidamente homologada. 2. As entidades pblicas apenas podem utilizar cartograa ocial.
Artigo 4. (Classicao)

Para efeitos da presente lei, a cartograa ocial classica-se em bsica, derivada e temtica.
Artigo 5. (Cartograa bsica)

Decreto-Lei n 31/2008
de 20 de Outubro

1. Constitui cartograa bsica a realizada de acordo com uma norma cartogrca aprovada pelo membro do Governo responsvel pela rea da cartograa e por processos directos de observao e medio da superfcie terrestre, qualquer que seja a escala do seu levantamento. 2. A norma cartogrca correspondente a cada srie cartogrca especica designadamente, o sistema de referncia da rede geodsica e o sistema de projeco cartogrca. 3. Para alm do estabelecido no nmero anterior a norma cartogrca contm ainda quantas especicaes tcnicas sobre o processo de formao do mapa sejam

A cartograa uma infra-estrutura indispensvel ao desenvolvimento do pas e, hoje em dia, a conscincia desta realidade cada vez maior. Efectivamente, desde os primrdios da independncia de Cabo Verde, os Governos tem vindo a preocupar em do-

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

808 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


necessrias para garantir que reicta a congurao da superfcie terrestre com a mxima delidade possvel, segundo os conhecimentos cientcos e tcnicos de cada momento. 4. Os marcos que constituem a rede geodsica so protegidos por um permetro dentro do qual toda a construo interditada. 5. O permetro referido no nmero anterior delimitado por Portaria do membro de governo responsvel pela rea da cartograa.
Artigo 6. (Cartograa derivada)

4. A cartograa temtica a que se refere a alnea b) do nmero anterior utiliza como base, necessariamente, a cartograa a que se refere a alnea a) do mesmo nmero ou cartograa homologada. 5. Para a produo da cartograa referida no n. 2 podem os organismos e servios pblicos competentes recorrer colaborao de entidades que satisfaam as condies estabelecidas na presente lei. 6. Para alm dos servios pblicos centrais e dos privados, incumbe aos Municpios a elaborao de cartograa derivada, designadamente no concernente s infra-estruturas municipais.
Artigo 10. (Concesso de licena)

1. Constitui cartograa derivada a que se forma por processos de adio ou generalizao da informao topogrca contida na cartograa bsica preexistente. 2. O membro de Governo responsvel pela rea da cartograa aprova a norma geogrca a que deve obedecer a produo da cartograa derivada para as sries que tenham de cobrir todo o territrio nacional.
Artigo 7. (Cartograa temtica)

1. O exerccio de actividades no domnio da produo de cartograa topogrca ou temtica de base topogrca carece de licena, quando diga respeito a entidades no legalmente habilitadas para o efeito. 2. O disposto no nmero anterior aplica-se s seguintes actividades: a) Fotograa area e outras formas de deteco remota; b) Triangulao area; c) Edio de dados cartogrcos; d) Ortorecticao e restituio fotogramtrica. 3. A licena a que se refere os nmeros anteriores titulada por alvar a emitir pelo servio central de cartograa.
Artigo 11. (Actividades que no carecem de licena)

1. Constitui cartograa temtica a que, utilizando como suporte cartograa bsica ou derivada, singulariza ou desenvolve algum aspecto concreto da informao topogrca nelas contida ou incorpora informao adicional especca. 2. Os organismos pblicos responsveis pela realizao e publicao de cartograa temtica estabelecem as suas prprias normas cartogrcas, sem prejuzo de poderem solicitar para tal m a assessoria do servio central de cadastro. CAPTULO II Produo Cartogrca
Artigo 8. (Entidades habilitadas a produzir cartograa)

Qualquer entidade pode produzir cartograa ou desenvolver actividades no domnio da produo cartogrca desde que, para o efeito, esteja habilitada por lei ou por alvar emitido nos termos da presente lei.
Artigo 9. (Entidades pblicas)

No carecem de licena: a) As actividades relativas impresso e comercializao de publicaes com contedo cartogrco, desde que respeitantes a produo cartogrca homologada; b) A produo de cartograa destinada ao uso exclusivo da entidade produtora.
Artigo 12. (Cartograa hidrogrca)

1. Compete ao Estado a denio de normas tcnicas no domnio da produo e da reproduo cartogrcas, atravs do servio central de cartograa: 2. Para efeitos da presente lei, o servio central de cartograa o departamento governamental que, nos termos da orgnica do Governo, o responsvel pela cartograa ou outra entidade pblica dotada de autonomia que vier a ser especialmente criada pelo Governo para assumir aquelas atribuies. 3. Incumbe ao servio central de cartograa: a) Assegurar a cobertura do territrio com cartograa topogrca nas escalas de 1: 10 000, 1: 2 000 ou em escalas de maior detalhe, assim como as respectivas actualizaes; b) Assegurar a produo e manuteno da cartograa temtica legalmente atribuda aos organismos e servios pblicos.

1. O disposto nos artigos anteriores no se aplica s actividades de cartograa hidrogrca, cujo licenciamento objecto de diploma prprio. 2. At publicao do diploma a que se refere o nmero anterior, as actividades especcas da cartograa hidrogrca apenas podem ser exercidas pelas entidades legalmente habilitadas para o efeito. 3. As entidades legalmente habilitadas para o exerccio de actividade de cartograa hidrogrca podem recorrer colaborao de outras entidades, desde que titulares do respectivo alvar.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Artigo 13 Condies para a emisso do alvar Artigo 17. (Homologao da produo)

809

1. O alvar referido no artigo 10. emitido se estiverem preenchidas as seguintes condies: a) Existncia de um director tcnico devidamente habilitado; b) Existncia de um quadro tcnico permanente, quantitativa e qualitativamente adequado; c) Existncia de equipamento especializado considerado necessrio; 2. O servio central de cartograa leva ainda em conta a experincia da entidade requerente nas actividades para as quais pretende que seja emitido alvar e noutras ans, no implicando a sua falta, por si, deciso desfavorvel.
Artigo 14. (Director Tcnico)

1. A produo cartogrca de entidade titular de alvar emitido nos termos da presente lei est sujeita a homologao pelo servio central de cartograa. 2. Quando se trate de cartograa temtica, a homologao feita pelo servio central de cartograa conjuntamente com o servio pblico com competncia na rea em causa. CAPTULO III Registo e proteco da actividade cartogrca
Artigo 18. (Registo de cartograa)

1. Considera-se que o director tcnico est devidamente habilitado para o exerccio das actividades referidas no artigo 9. quando possuir formao e experincia adequadas s actividades que o requerente pretende desenvolver, apreciadas com base no respectivo currculo. 2. Considera-se formao adequada a licenciatura em engenharia geogrca ou outra que habilite ao exerccio da actividade cartogrca, determinada por Portaria do membro de Governo responsvel pela rea de cartograa.
Artigo 15. (Alvar)

1. O servio central de cartograa organizar e conservar um registo de todas as produes de cartograa bsica, derivada e temtica. 2. A cartograa ocial registada de uso obrigatrio para todos os servios pblicos.
Artigo 19. (Proteco da produo cartogrca)

1. produo cartogrca aplica-se o disposto na lei quanto a direitos de autor. 2. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior e demais legislao aplicvel, proibido a qualquer entidade, pblica ou privada, utilizar para ns prprios, ceder a terceiros a qualquer ttulo, incluindo o gratuito, reproduzir, divulgar por qualquer forma, ou comercializar, mesmo que sem ns lucrativos, a produo cartogrca ou dados tcnicos, originais ou transformados, que fazem parte da produo cartogrca propriedade de outra entidade, sem que para tal tenha sido devidamente autorizada. 3. O disposto no nmero anterior no se aplica simples divulgao da existncia de produtos cartogrcos devidamente caracterizados.
Artigo 20. (Plano cartogrco nacional)

1. O alvar concedido pelo servio central de cartograa refere explicitamente as actividades que a entidade requerente est autorizada a exercer, tem a validade de cinco anos e publicado pelo servio central de cartograa no jornal ocial, a expensas do interessado. 2. No decurso do seu prazo de vigncia o alvar pode ser: a) Alterado, quanto s actividades cujo exerccio foi autorizado, a requerimento da entidade; b) Renovado, por novo perodo de cinco anos, a requerimento da entidade; c) Suspenso; d) Revogado. 3. A alterao de um alvar no tem implicaes no respectivo prazo de vigncia.
Artigo 16. (Inspeco)

O Governo aprova um plano cartogrco nacional de vigncia quadrienal, sob proposta do servio central de cartograa. CAPITULO IV Disposies nais e transitrias
Artigo 21. (Inventrio de produes cartogrcas e homologao)

1. As actividades no domnio da produo cartogrca exercidas por quaisquer entidades ao abrigo de alvar podem ser inspeccionadas, em qualquer momento, pelo servio central de cartograa, que pode consultar toda a documentao relativa cartograa e as informaes necessrias ao cabal desempenho da sua misso. 2. Para efeito do disposto no nmero anterior, as entidades nele referidas cam obrigadas a constituir e a manter arquivos devidamente organizados da documentao relativa aos trabalhos que realizem, pelo prazo mnimo de 10 anos, se outra disposio legal no xar prazo superior. 3. No esto abrangidos pelos nmeros anteriores os dados tcnicos obtidos no decurso dos trabalhos realizados.

1. No prazo de seis meses a contar da entrada em vigor da presente lei todos os servios pblicos da administrao directa e indirecta do Estado, bem como da administrao autnoma apresentaro ao servio central de cartograa um inventrio detalhado das suas produes de cartograa bsica. 2. Sero homologadas e assumem a natureza de cartograa ocial as produes que estejam conforme s exigncias da presente lei.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

810 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Artigo 22. (Entrada em vigor) Artigo 3. (Composio)

O presente diploma entra em vigor trinta dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros. Jos Maria Pereira Neves - Manuel Inocncio Sousa - Marisa Helena do Nascimento Morais - Sara Maria Duarte Lopes - Cristina Duarte - Jos Maria Veiga - Maria Cristina Fontes Lima - Lvio Fernandes Lopes Promulgado em 10 de Outubro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES. Referendado em 10 de Outubro de 2008 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

1. Integram o Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro os Directores Gerais das seguintes reas: a) Ordenamento do Territrio e Urbanismo; b) Registos e Notariado; c) Contribuies e Impostos; d) Agricultura; e) Ambiente; f) Patrimnio do Estado; g) Infra-estruturas e Transportes. 2. Integram ainda o Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro o responsvel mximo do servio central de cartograa e cadastro, o Presidente da Associao Nacional dos Municpios Cabo-verdianos e o Presidente do Servio Nacional de Proteco Civil.
Artigo 4.

Decreto-Lei n 32/2008
de 20 de Outubro

(Funcionamento)

Com vista a boa aplicao dos diplomas referentes produo cartogrca e cadastro, tendo em conta a complexidade tcnica das matrias em causa, achou-se por bem criar um Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro. Partiu-se pois, da constatao que a interveno de vrias entidades nessas actividades implica, para uma maior eccia e ecincia dos servios, a sua articulao e coordenao, donde a deciso de criar um Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro presidida pelo Ministro responsvel pela rea da cartograa e cadastro e integrando os Directores Gerais e os responsveis mximos dos servios do Estado que intervm mais directa na matria cartogrca e cadastral. A nvel municipal, deixa-se em aberto a possibilidade de, por Resoluo do Conselho de Ministros e mediante proposta do membro do Governo responsvel pelas reas de cartograa e cadastro, analisadas as necessidades reais, se poder criar conselhos coordenadores municipais. No uso da faculdade conferida pela alnea a), do n. 2, do artigo 203 da Constituio, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1. (Criao)

1. O Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro presidida pelo membro do Governo responsvel pela cartograa e cadastro e rene-se ordinariamente duas vezes por ano e extraordinariamente sempre que convocado pelo seu Presidente. 2. As reunies do Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro so secretariadas pelo responsvel mximo dos servios centrais de cartograa e cadastro.
Artigo 5 (Conselho Municipal de Cartograa e Cadastro)

O Governo pode, por Resoluo do Conselho de Ministros, mediante proposta do Ministro responsvel pelas reas de cartograa e cadastro, criar Conselhos Municipais de Cartograa e Cadastro integrados, designadamente, por representantes dos Municpios em causa e responsveis dos servios desconcentrados do Estado.
Artigo 6 (Entrada em Vigor)

O presente diploma entra em vigor trinta dias aps a sua publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros Jos Maria Pereira Neves - Manuel Inocncio Sousa - Maria Cristina Fontes Lima - Cristina Duarte - Marisa Helena do Nascimento Morais - Sara Maria Duarte Lopes - Jos Maria Veiga - Lvio Fernandes Lopes. Promulgado em 10 de Outubro de 2008 Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES. Referendado em 10 de Outubro de 2008 O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

criado um Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro, que funciona na directa dependncia do membro do Governo responsvel pela rea da cartograa e cadastro.
Artigo 2. (Competncia)

O Conselho Coordenador de Cartograa e Cadastro um rgo de articulao e coordenao das actividades dos organismos e servios pblicos legalmente competentes em matria de cartograa e cadastro.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Resoluo n 35/2008
de 20 de Outubro

811

Cabo Verde junta-se a quase a duas centenas de pases participantes da prxima Exposio Universal sob o lema Melhor Cidade, Melhor Vida a ter lugar na Cidade chinesa de Shanghai de 1 de Maio a 30 de Outubro de 2010 ExpoShanghai2010. A Exposio de Shanghai desenvolve-se em torno do tema Melhor Cidade, Melhor Vida, conceito ilustrado a partir dos antecedentes histricos e contemporneos e de 5 perspectivas: (1) a cultural - mescla de culturas na cidade, (2) a econmica - prosperidade na cidade, (3) a da cincia e tecnologia - inovaes da cincia e tecnologia na cidade, (4) as das comunidades - remodelao de comunidades na cidade e (5) as relaes urbano - rurais - interaces entre as zonas urbanas e rurais. A problemtica da cidade e do fenmeno urbano em Cabo Verde, sempre mereceu ateno da poltica dos sucessivos Governos e apesar de alguns ganhos conseguidos, a infra-estruturao urbana e a qualidade de vida nas cidades continua sendo um dos maiores desaos nacionais, pelo que o intercmbio e o contacto com outras experincias e solues constitui uma importante oportunidade de aprendizagem. O programa de governo 2006 2011 estabeleceu como prioridade a gesto, o ordenamento do territrio e requalicao urbanas, com o objectivo da explorao sustentvel do recurso solo na perspectiva da proteco ambiental, dinamizao das actividades econmicas e integrao dos assentamentos urbanos com vista melhoria das condies de vida das populaes. Interessa, neste momento, a criao de condies para a organizao da participao de Cabo Verde na Exposio de forma promover o pas poltica, socioeconmica e culturalmente, bem como o intercmbio com os outros pases; Assim, No uso da faculdade conferida pelo n 2 do artigo 260 da Constituio da Repblica de Cabo Verde, o governo aprova a seguinte resoluo:
Artigo 1 (Designao)

2. A Comisso Nacional tem por atribuies apoiar a MDHOT na concepo, organizao, logstica, preparao e execuo da participao de Cabo Verde na ExpoShanghai2010 e integra representantes das seguintes instituies: a) IFH, Imobiliria Fundiria e Habitat, SA; b) Embaixada de Cabo Verde na China; c) Direco Geral da Cooperao Internacional; d) Direco Geral do Oramento; e) Direco Geral da Habitao e Ordenamento do Territrio; f) Direco Geral do Ambiente; g) Instituto de Investigao e do Patrimnio Cultural h) Cabo Verde Investimentos, Agncia Cabo-verdiana de Promoo de Investimentos; i) UNICV; e j) NOSI. 3. A Comisso Nacional tambm, o elo de ligao e comunicao com as outras instituies do sector pblico e privado, nomeadamente as Ordens dos Arquitectos e dos Engenheiros, as associaes de promotores tursticos e da imobiliria turstica, que intervm directa e indirectamente na organizao da participao de Cabo Verde na ExpoShanghai2010.
Artigo 3 (Designao do Comissrio Nacional de Cabo Verde Exposhanghai2010)

1. designado o Presidente do IFH, Imobiliria Fundiria e Habitat, SA para desempenhar as funes de Comissrio Nacional de Cabo Verde ExpoShanghai2010, devendo coordenar os trabalhos da Comisso Nacional, que preside, assegurar o seu normal funcionamento e a criao das condies para que a participao de Cabo Verde decorra com qualidade e dignique o Pas. 2. Incumbe ao Comissrio Nacional apresentar para homologao da Ministra do Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio, uma proposta de estrutura organizacional da Comisso Nacional na referida Exposio Universal e o programa de actividades.
Artigo 4 (Fundo Financeiro)

1. designada a Ministra da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio para supervisionar e coordenar, a nvel nacional, todos os trabalhos de concepo, organizao, logstica, preparao e execuo realizados pela Comisso Nacional de Organizao para participao de Cabo Verde na Exposio Internacional Shangai 2010, adiante designada ExpoShangai2010. 2. A Ministra da Descentralizao, Habitao e Ordenamento do Territrio articula com o Ministro dos Negcios Estrangeiros, Cooperao e Comunidades na organizao da Participao de Cabo Verde na ExpoShangai2008, podendo delegar no Comissrio Nacional e na representao diplomtica de Cabo Verde no Pais organizador funes operacionais e de cariz politico-diplomtico.
Artigo 2 (Comisso Nacional de Organizao e Preparao da Participao de Cabo Verde na ExpoShanghai2010 )

Para a organizao e participao de Cabo Verde na ExpoShanghai2010, o Governo pe disposio da Comisso Nacional os meios nanceiros necessrios para o cumprimento das atribuies conferidas por esta Resoluo.
Artigo 5 (Entrada em vigor)

A presente resoluo entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicao. Vista e aprovada em Conselho de Ministros Jos Maria Pereira Neves Publique-se. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

1. criada a Comisso Nacional de Organizao e Preparao da participao de Cabo Verde na ExpoShanghai2010, que funciona na dependncia e sob a coordenao funcional do Comissrio Nacional.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

812 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008

CHEFIA DO GOVERNO Gabinete do Primeiro-Ministro


Despacho n 62/2008 Tendo em conta a necessidade urgente e premente de execuo de obras de manuteno e de reabilitao do Hospital Doutor Joo Morais em Ribeira Grande, Ilha de Santo Anto, cujo valor de 45.000.000$00; Considerando que a execuo das obras referidas no se compadece com as delongas que podero advir da realizao de um concurso pblico ou limitado com fracas possibilidades de participao de empresas devido ao montante da obra e sua localizao; Ao abrigo do disposto na alnea b) do n 2 do artigo 47 do Decreto -Lei n 31/94, de 2 de Maio, bem como da alnea d) do artigo 4 do Decreto Regulamentar n 6/94, de 2 de Maio; O Primeiro Ministra determina o seguinte:
Artigo1

presente aco de impugnao contra um GRUPO DE CIDADOS que teria realizado uma reunio, a que este apelidou de extraordinria, alegando, em sntese os seguintes fundamentos: - O mandato da actual direco s termina em nais de Outubro prximo; - Nenhum Congresso Extraordinrio desse partido sequer foi solicitado respectiva Direco Nacional e, muito menos, convocado por este rgo; Ainda assim; - E com a realizao da referida reunio foram violados os arts. 6 e 15 dos estatutos do partido, violaes essas que foram, a pedido do ora recorrente, reconhecidas pelo Conselho de Jurisdio da UCID; Termina o recorrente pedindo textualmente que: 1 considerem nula e sem qualquer efeito a reunio levada a cabo pelos cidados em causa; 2 Que seja declarada a legalidade dos rgos anteriormente eleitos, at realizao do prximo Congresso a realizar-se no primeiro trimestre de 2009. Ora, antes de mais convm determinar se esto reunidas as condies processuais legalmente exigidas para o pronunciamento deste Tribunal Supremo, enquanto Tribunal Constitucional sobre o fundo da causa. Atento ao teor do pedido formulado em 2 da petio inicial, devidamente contextualizado com os parcos fundamentos de facto expressamente invocados, na citada reunio extraordinria, ao que se supe, tero sido eleitos novos rgos do partido UCID, de tal sorte que uma eventual declarao de nulidade dessa mesma reunio (pedido formulado em 1) sempre teria o condo de neutralizar os rgos sados da ora impugnada reunio e conrmar a legtimidade dos actuais rgos. Vejamos, ento, se o recorrente preenche as condies constitucional e legalmente previstas para conseguir esse tal pronunciamento. Preceitua a norma transitria do art. 289/3 d) da Constituio da Repblica (doravante CRCV), no que agora interessa, que Compete ao Supremo Tribunal de Justia, enquanto Tribunal Constitucional, especicadamente, em matria de organizaes poltico-partidrias: d) Julgar as aces de impugnao de eleies e deliberaes de rgos de partidos polticos que, nos termos da lei, sejam recorrveis. Ora bem, querer isto significar, desde logo, que somente competir ao tribunal constitucional atender os pedidos de impugnaes de eleies e deliberaes de rgos de partidos polticos que as leis reputam de recorrveis, e no quaisquer outros. No presente caso, e segundo a contextualizao anteriormente feita, as eleies realizadas nas condies mencionadas no relatrio retro (no se vislumbra que outra nalidade havia sido visada e nem que uma qualquer deliberao diversa tenha sido tomada) seriam, em princpio, sindicveis por este tribunal, no fosse a inobservncia da lei que regulamenta o correspectivo procedimento legal, mormente, no que a certos pressupostos processuais dizem respeito. E o que diz a lei sobre esta matria. Determina muito expressivamente o disposto no art. 124 da Lei no 56/VI/2005, de 28 de Fevereiro, (doravante LOPTC) e para o que aqui pode interessar, o seguinte:

dispensado o concurso pblico e limitado para a realizao das obras de manuteno e reabilitao do Hospital Doutor Joo Morais, em Ribeira Grande, Ilha de Santo Anto.
Artigo 2

A adjudicao das obras faz-se por ajuste directo, precedido de consulta nos termos da lei. Gabinete do Primeiro-Ministro, na Praia, 10 de Outubro de 2008. O Primeiro-Ministro, Jos Maria Pereira Neves

Secretaria-Geral
Recticao Por ter sado de forma inexacto o Mapa anexo Resoluo n 31/2008, publicado no Boletim Ocial n 35, I Srie, de 22 de Setembro, rectica-se: Onde se l: Tribunal de Contas T. Superior Auditor 2 2 Deve-se ler: Tribunal de Contas Auditor 4 Secretaria-Geral do Governo, na Praia, aos 6 de Outubro de 2008. A Secretria-Geral, Ivete Herbert Lopes.

oo SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA Secretaria


CPIA: Do acrdo proferido nos autos de recurso constitucional n28/08, em que requerente, Antnio Delgado Monteiro, Presidente da UCID e requerido, um Grupo de cidados, que em nome da UCID, organizaram uma reunio no pp, dia 03 de Agosto, na Cidade da Praia. Acrdo n 22/2008 Acordam, em sesso plenria, os Juizes do Supermo Tribunal de Justia, enquanto Tribunal Constitucional: ANTNIO DELGADO MONTEIRO, invocando a sua qualidade de presidente da UCID, partido poltico, com os demais sinais constante dos autos intentou a

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


1 - As eleies de titulares de rgos de partidos polticos podem ser impugnadas contenciosamente no Tribunal Constitucional por qualquer militante, que na eleio em causa seja eleitor ou candidato. 2 O impugnante deve justicar a qualidade de militante com legitimidade para o pedido e deduzir na petio os fundamentos de facto e de direito, indicando, designadamente, as normas da Constituio, da lei ou dos estatutos que considera violadas. 3 A impugnao s admissvel depois de esgotados todos os meios internos previstos nos estatutos para apreciao de validade e regularidade do acto eleitoral. 4 A petio deve ser apresentada no Tribunal Constitucional no prazo de cinco dias, a contar da noticao da deliberao do rgo que, segundo os estatutos, for competente para conhecer em ltima instncia da validade ou regularidade do acto eleitoral. 5 Distribudo o processo no Tribunal constitucional, o relator ordenar a citao do partido poltico para responder, no prazo de cinco dias, com a advertncia de que a resposta deve ser acompanhada da acta da eleio, dos requerimentos apresentados nas instncias internas pelo impugnante, das deliberaes dos competentes rgos e de outros documentos respeitantes impugnao. 7 Se os estatutos do partido no previrem meios internos de apreciao da validade e regularidade do acto eleitoral, o prazo para impugnao de cinco dias, a contar da data da realizao da eleio, salvo se o impugnante no tiver estado presente, caso em que o prazo se contar da data em que se tornou possvel o conhecimento do acto eleitoral, seguindo-se os trmites previstos nos dois nmeros anteriores, com as necessrias adaptaes, uma vez apresentada a petio. Uma leitura, ainda que perfunctria da norma ora transcrita, no deixar de transmitir a clara ideia de que, pelo menos, trs condies processuais tero de estar presentes para que a impugnao do acto eleitoral junto do Tribunal Constitucional seja constitucional e ou legalmente admissvel, quais sejam: a legitimidade do impugnante e do impugnado; o esgotamento das vias internas de apreciao da questo; e a tempestividade da impugnao.
*

813

medidas preventivas e repressivas que ponham termo aos actos e manifestaes de indisciplina que a conduta dos militantes do grupo em causa indicia, antes que da sua continuada e ilcita actividade resultem danos irreparveis, no s para o partido, mas tambm, e qui, ainda em grau maior, para toda a arquitectura democrtica e equilbrio institucional que governa o Pas1.
*

No respeitante legitimidade das partes, e tendo presente o teor da petio, , por um lado, manifesto que o rgo singular do partido UCID o presidente, Antnio Delgado Monteiro - no veio impugnar a deciso (ou a falta dela) exarada pelo Conselho de Jurisdio Nacional, (este ter, por ventura, decidido aquilo que lhe fora pedido), mas antes veio atacar uma qualquer deliberao tomada por um grupo de cidados, o que, na melhor das hipteses, no arrastaria qualquer consequncia impeditiva na tramitao do presente processado, se os estatutos da UCID fossem omisso quanto previso de meios jurisdicionais internos de controlo das decises dos seus rgos, algo que no corresponde realidade, como veremos mais adiante a propsito do outro pressuposto processual. De resto, e at certo limite, far algum sentido a perspectiva adoptada pelo impugnante, pois que, para o citado rgo singular partidrio, a reunio do mencionado grupo de cidados no fora convocada e nem realizada por um qualquer rgo do partido UCID, quando certo que s o Conselho Nacional da UCID (e no a Direco Nacional, como refere o impugnante) poderia, nos termos conjugados dos arts. 15 e 17/2 d), ambos dos estatutos do partido, ter, a pedido da comisso poltica Nacional ou de 500 militantes, convocado o Congresso Nacional. E, num caso desses, o mais coerente, alm das medidas disciplinares que ao caso couber, seria considerar as deliberaes sadas dessa reunio como inecazes em relao ao partido que representa, em vez do recurso ao Tribunal Constitucional. De todo o modo, e conforme a estipulao do atrs transcrito art. 124, s o militante, e no um qualquer rgo do partido, tem legitimidade para impugnar o acto eleitoral realizado no seio deste perante o Tribunal Constitucional (n 1); assim como a impugnao deve ser dirigida contra o respectivo partido poltico, o qual deve ser citado nos termos do n 5 desse mesmo dispositivo legal, e j no contra um grupo de cidados, (que, como se viu j, foi aquele contra quem o ora impugnante dirigiu a presente aco), e nem mesmo contra o Congresso Nacional desse partido, sempre que os estatutos deste consagrem meios normativos internos de vericao da validade e regularidade do acto eleitoral ou das deliberaes dos rgos do partido. E neste ltimo aspecto, convm realar que, mesmo que o impugnante tivesse tratado a reunio desse tal grupo como sendo reunio do Congresso Nacional do partido UCID, (e j no Congresso da Praia, como preferiu) e que se conceda que tambm esse rgo goza de legitimidade para accionar o prprio partido, ainda assim, o dito rgo singular partidrio no estaria isento de fazer intervir o rgo jurisdicional para pronunciar, com efeito de caso julgado, sobre a validade do acto eleitoral (ou qualquer outra deliberao) reputado de inconstitucional, ilegal ou anti-estatutrio.

Desde logo, e no que concerne tempestividade da presente aco de impugnao do acto eleitoral, nenhum problema se levantar, na medida em que a dita reunio ter sucedido no dia 3 de Agosto de 2008, enquanto que a presente aco de impugnao deu entrada na secretaria do STJ a 08/08/08. certo tambm que naquela primeira data, o Conselho de Jurisdio Nacional do Partido UCID, a pedido do Presidente deste e com carcter cautelar, mandou instaurar processos disciplinares contra os elementos do tal grupo, decretando ainda a imediata suspenso dos mesmos enquanto militantes do partido UCID. A este ltimo propsito, e fazendo f no contedo do documento junto pelo impugnante a s. 4 e 5 dos presentes autos, de salientar, ainda, que nenhuma outra deciso foi tomada pelo referido Conselho de Jurisdio, o que, em certa medida, at se compreender, pois que o Presidente da UCID apenas solicitara que () o Conselho de Jurisdio Nacional adopte, com urgncia, as

Vide 4 do citado documento.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

814 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Ou seja, ainda que se conceda que, enquanto titular do rgo presidente da UCID, Antnio Delgado Monteiro poder ter legitimidade para junto do Tribunal Constitucional impugnar a eleio realizada em Congresso Nacional desse mesmo partido ( partida, parece que somente pode faz-lo contra o partido, mas enquanto militante desse mesmo partido, e j nunca contra um grupo de cidados, como fez, ou mesmo ainda contra o congresso Nacional da UCID, como parece no ter feito), ainda assim o Tribunal Constitucional deixaria de poder ter condies para apreciar a impugnao do acto eleitoral realizado no interior de um grupo de cidados que no seja de considerar rgo de um dado partido politico. Assim, o grupo de cidados, contra quem foi dirigida a petio inicial, no pode ser parte legtima passiva em aco de impugnao de um certo acto eleitoral realizado no seu seio, proposto perante o Tribunal Constitucional, mesmo que se tenha de reconhecer legitimidade do presidente da UCID - partido poltico - para accionar qualquer outro rgo desse mesmo partido perante o respectivo Conselho de Jurisdio, como prevenido nos termos do art. 25 do estatutos da UCID, mas j no sindicar directamente a deliberao tomada por um grupo de cidados que no rerpresenta um qualquer rgo desse mesmo partido. Alis, num caso deste, e uma vez que o referido estatuto j assim prev, a interveno do rgo do partido competente para se pronunciar, com fora de julgado, sobre a validade e regularidade do acto eleitoral, (no o rgo sado do acto eleitoral impugnado, mas o rgo jurisdicional sob a alado do qual tal acto fora realizado), agura-se como imprescindvel legitimao passiva do respectivo partido poltico, ainda que o acto impugnado tenha sido praticado por um grupo de cidados que se proponha actuar em nome do partido, grupo esse que, enquanto tal, no pode ser tomado como parte passiva na correspectiva aco de impugnao. Ademais, em se admitir que a aco proposta contra o Congresso Nacional da UCID, (que no o caso), ainda assim a deliberao impugnvel sempre seria aquela que, depois de tempestivamente accionado e por quem tenha legitimidade, o Conselho de Jurisdicional Nacional do Partido viesse a tomar, contanto que esta deliberao no tenha transitado em julgado. Assim, se no incontestvel a falta de legitimidade activa do Presidente do partido, enquanto tal, para accionar o tal grupo de cidados ou, ainda, o prprio partido perante o Tribunal Constitucional, seguro que falece legitimidade passiva ao grupo de cidados, contra quem foi dirigida a presente aco de impugnao. De resto, pelo menos nessa perspectiva adoptada pelo impugnante, partida, falharia competncia ao Tribunal Constitucional para dirimir conitos no seio de entidades no previstas expressamente na Constituio e ou na lei, como o caso de uma aco de impugnao dirigida contra um Grupo de cidados. Pelo menos, no existe uma qualquer autorizao da lei para que tal grupo pudesse ser citado para a presente aco de impugnao. Ademais, o citado n 5 do art. 124 do LOFTC estipula de forma peremptria que quem citado o partido poltico. Parecendo que no, a ausncia de um tal pressuposto processual falta legitimidade - faz toda a diferena num semelhante processo, pois que sempre teria de ser parte legitima para a aco de impugnao do acto eleitoral ou de outra deliberao o partido poltico, a que pertence o rgo decisrio competente para pronunciar, com fora de caso julgado, sobre a questo, e no qualquer grupo de cidado. J por aqui, e atento o que preceitua o anteriormente transcrito art. 474/1 b) in ne do Cdigo de processo civil, aplicvel ex vi art. 50 da LOFTC, deve decidir este Tribunal pela no admissibilidade da presente aco, com fundamento na falta de legitimidade.
***

Pelo que cou dito atrs, torna-se manifesto que, tambm, no est vericado o ltimo pressuposto processual da aco de impugnao junto do Tribunal Constitucional o esgotamento das vias internas de apreciao da validade e regularidade do acto eleitoral em questo. Neste particular, duas situaes podem ocorrer: Ou os estatutos do partido em questo previnem meios internos para apreciao da validade e regularidade do acto eleitoral, prvios introduo da lide no TribunalConstitucional, caso em que esses meios tero de ter sido esgotados para que a aco de impugnao possa ser admissvel, contanto que intentada nos cinco dias contados do acto de noticao da deliberao do rgo partidrio que, segundo os estatutos, for competente para decidir em ltima instncia dessa validade e regularidade; Ou, ento, esses mesmos estatutos no prevem tais meios internos, e, num caso semelhante, tal requisito no ser exigvel, e somente a observncia do prazo de impugnao poder estar em causa, o qual ainda de cinco dias, mas a contar da data da realizao da eleio, se o impugnante estiver presente na respectiva reunio, ou, ento, se no estiver presente, da data em que se tornou possvel o conhecimento do acto eleitoral. Tendo presente o estipulado nos estatutos da UCID, vejamos quais os contornos do caso que aqui se nos apresenta. Segundo estipula os estatutos do dito partido, no seu art. 12, So rgos Nacionais da UCID: a) O congresso Nacional; b) O conselho Nacional; c) O presidente do Partido; d) A comisso Politica Nacional; e) O Conselho de Jurisdio Nacional; f) O Grupo Parlamentar. Ainda, preceitua, para o que agora interessa, o art. 25 que 1. O Conselho de Jurisdio Nacional o rgo que zela, a nvel nacional, pelo cumprimento das disposies constitucionais, legais e estatutrias por que rege a UCID. 2. Compete ao Conselho de Jurisdio Nacional: a) Apreciar a legalidade dos rgos da UCID, mediante impugnao de qualquer rgo Nacional, a pedido de pelo menos 5% dos militantes inscritos no mbito do rgo cujos actos se pretende impugnar, lei ou estes Estatutos. 4. O Conselho de Jurisdio Nacional independente de quaisquer rgos da UCID e, na sua actuao, observa somente critrios jurdicos. Reza, por sua vez, o art. 56 desses mesmos estatutos que 1 - As impugnaes de actos praticados por rgos da UCID, quando no em conformidade com a Constituio, a Lei ou os Estatutos, deve ser efectuada junto do CONSELHO JURISDICIONAL ou de DISCIPLINA competente, no prazo de 8 dias a contar da prtica do acto impugnado, o qual se mantm enquanto no transitar em julgado a deciso que o anule. 2 Anulado qualquer acto eleitoral por deciso transitada em julgado, ser convocada, no mais curto prazo de tempo possvel, a respectiva Assembleia e desta no podero fazer parte, como tais, os membros dos eleitos no acto eleitoral anulado.

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008


Ora, desde logo, se alguma dvida pudesse subsistir quanto a atribuio de competncia ao Conselho Jurisdicional do partido em questo para, com fora de caso julgado, apreciar a legalidade e regularidade de acto eleitoral, tal ca completamente dissipada com a previso do numero dois do artigo atrs transcrito. Assim, e porque os estatutos da UCID prevem claramente a existncia de um rgo interno, de jurisdio nacional, para apreciao da validade e regularidade das deliberaes tomadas pelos demais rgos de deciso do partido, bem assim para controlo da legalidade destes mesmos rgos sados das eleies internas, desde que solicitados por qualquer outro rgo Nacional do partido ou, ainda, por pelo menos 5% dos militantes inscritos no mbito do rgo cujos actos se pretende impugnar, escusado ser dizer que a no interveno daquele rgo de jurisdio inviabiliza o conhecimento de questes dessa natureza junto do Tribunal Constitucional. Ou seja, tendo o ora impugnante intervindo na qualidade de rgo singular da UCID, ainda assim, teria ele de ter impugnado antes as deliberaes do Congresso Nacional (e j no as de um mero grupo de cidados) perante o respectivo Conselho de Jurisdio Nacional, e somente da deliberao tomada por este Conselho sobre a legalidade dos rgos, o militante ou, no limite, o prprio presidente do partido poder accionar o tribunal competente. Claramente, estamos em presena de um caso em que os estatutos do partido prevem, a nvel nacional, um meio interno de apreciao da validade e regularidade do acto eleitoral, qual seja, a impugnao de actos (no especicados) praticados pelos outros rgos seus junto do respectivo Conselho de Jurisdio Nacional. De resto, nem parece ser matria da competncia do Tribunal Constitucional a apreciao de actos que no tenham sido praticados por rgos de partidos polticos, mas antes praticados por rgos de associaes organizaes ou grupos outros, que no de partidos polticos. A concluso acertada que da se pode retirar a de que a questo da validade e regularidade do acto eleitoral (e/ ou mesmo de outras deliberaes legalmente recorrveis) devia, antes, ter sido apresentada para apreciao junto do Conselho Jurisdicional da UCID, (expressamente criado e regulado nos respectivos estatutos) e somente da deciso, ainda no transitada em julgado, desse rgo jurisdicional do partido seria admissvel recurso para o Tribunal Constitucional, e j no da deliberao tomada pelo Congresso Nacional desse partido ou, menos ainda, da deliberao de um mero Grupo de Cidados. verdade que o ora impugnante, na sua qualidade de presidente do partido (qualidade de que alis fez uso quer para solicitar a interveno inicial do Conselho Jurisdicional Nacional, no prprio dia da impugnada reunio, e quer para impugnar a deliberao tomada pelo chamado Grupo de Cidados, contra quem ainda dirigiu a presente aco de impugnao) solicitara, segundo alega e prova, e o Conselho Jurisdicional Nacional, aps anlise preliminar da situao, reconhece a gravidade dos factos denunciados, a ilicitude dos mesmos e a eminncia de prejuzos que justicam as medidas preventivas requeridas e as repressivas que vierem a revelar-se adequados aps a instaurao do competente processo disciplinar. Atento ao teor quer do pedido feito pelo presidente do partido e da deciso atrs transcrita, legitimo concluir que o citado Conselho Jurisidicional somente pronunciou

815

sobre o pedido cautelar formulado, como lhe havia sido solicitado, e nada decidiu sobre a validade de um qualquer acto eleitoral ou, ainda, de uma qualquer deliberao de um qualquer rgo do partido UCID. Tivesse o presidente da UCID partido poltico - solicitado a interveno do Conselho de Jurisdio Nacional deste para, alm dos pedidos cautelares formulados e concedidos, decidir graciosamente sobre essa tal validade e regularidade, bem que o pronunciamento desse rgo jurisdicional do partido podia ter sido em sentido favorvel, e o partido representado pelo ora impugnante nem teria interesse em agir e/ou legitimidade para impugnar uma deciso de um seu rgo interno com competncia para, com fora de caso julgado, tomar decises sobre tal invalidade. E, por seu turno, os militantes que eventualmente se sentissem prejudicados sempre poderiam intentar uma aco de impugnao dessa deciso graciosa, antes que esta forme caso julgado. Tivesse ainda o partido UCID considerado que a reunio do denominado Grupo da Praia fora realizada por um ente estranho ao partido, ento nada melhor do que consider-la como inecaz para o mesmo partido. Enm, e mesmo que se entendesse (que no o caso presente) que no foi impugnado o acto eleitoral, mas antes uma qualquer outra deliberao de um qualquer outro rgo do partido, que no o seu Conselho de Jurisdio Nacional, ainda assim, a soluo legalmente prevenida no seria diferente, precisamente por aquilo que preceitua o art. 125/2 e 3 da LOPTC. Nesta conformidade o Supremo Tribunal de Justia, enquanto Tribunal Constitucional, decide: No tomar conhecimento da questo, com fundamento na falta de legitimidade passiva e na falta de esgotamento das vias internas de apreciao da validade e regularidade do acto impugnado. Sem custas, por o impugnante se achar isenta dlas. Registe e notique. Praia, 7 de Outubro de 2008. Ass. Drs. Manuel Alfredo Monteiro Semedo (relator) Joo da Cruz Gonalves, Maria de Ftima Coronel e Raul Querido Varela, (vencido): No tenho nenhuma objeco de fundo ao acrdo com o qual concordo. Somente entendo que o Tribunal Constitucional como factor de estabilidade democrtica deve levar to longe quanto possvel a clareza das suas decises. A reunio de um grupo de militantes da UCID realizada na Praia a margem dos Estatutos do Partido, no produziu nenhum resultado no mundo Jurdico-Constitucional, continuando a UCID a ser o mesmo que era antes dessa reunio, com os seus estatutos, os seus rgos sociais e respectivos titulares, inclusive o Presidente. As consequncias que possam ter resultado dessa reunio circunscrevem-se ao mbito disciplinar e devem ser tratados, pelo menos por enquanto, no interior do Partido. Rubricrado: Dr. Raul Querido Varela. Secretaria do Supremo Tribunal, na Praia, aos 9 de Outubro de 2008. O Ajte de Escrivo de Direito, Jos Delgado Vaz

S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

816 I SRIE NO 38 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 20 DE OUTUBRO DE 2008

FAA OS SEUS TRABALHOS GRAFICOS NA INCV


oo

NOVOS EQUIPAMENTOS NOVOS SERVIOS DESIGNER GRFICO AO SEU DISPOR

B O L E T I M OFICIAL
Registo legal, n 2/2001, de 21 de Dezembro de 2001
Av. Amlcar Cabral/Calada Diogo Gomes,cidade da Praia, Repblica Cabo Verde. C.P. 113 Tel. (238) 612145, 4150 Fax 61 42 09 Email: incv@gov1.gov.cv Site: www.incv.gov.cv

AVISO
Por ordem superior e para constar, comunica-se que no sero aceites quaisquer originais destinados ao Boletim Ocial desde que no tragam aposta a competente ordem de publicao, assinada e autenticada com selo branco. Sendo possvel, a Administrao da Imprensa Nacional agradece o envio dos originais sob a forma de suporte electrnico (Disquete, CD, Zip, ou email). Os prazos de reclamao de faltas do Boletim Ocial para o Concelho da Praia, demais concelhos e estrangeiro so, respectivamente, 10, 30 e 60 dias contados da sua publicao. Toda a correspondncia quer ocial, quer relativa a anncios e assinatura do Boletim Ocial deve ser enviada Administrao da Imprensa Nacional. A insero nos Boletins Ociais depende da ordem de publicao neles aposta, competentemente assinada e autenticada com o selo branco, ou, na falta deste, com o carimbo a leo dos servios donde provenham. No sero publicados anncios que no venham acompanhados da importncia precisa para garantir o seu custo.
Para o pas: Ano I Srie ...................... II Srie...................... III Srie ................... 8.386$00 5.770$00 4.731$00

ASSINATURAS
Para pases estrangeiros: Semestre 6.205$00 3.627$00 3.154$00 I Srie ...................... II Srie...................... III Srie .................... Ano 11.237$00 7.913$00 6.309$00 Semestre 8.721$00 6.265$00 4.731$00

Os perodos de assinaturas contam-se por anos civis e seus semestres. Os nmeros publicados antes de ser tomada a assinatura, so considerados venda avulsa. AVULSO por cada pgina ............................................................................................. 15$00

PREO DOS AVISOS E ANNCIOS


1 Pgina .......................................................................................................................... 1/2 Pgina ....................................................................................................................... 1/4 Pgina ....................................................................................................................... 8.386$00 4.193$00 1.677$00

Quando o anncio for exclusivamente de tabelas intercaladas no texto, ser o respectivo espao acrescentado de 50%.

PREO DESTE NMERO 240$00


S2H6A8V4-283CAKWH-4W5I2Q5Z-1N4M7U6W-1F1C1M5X-29L3FKAC-4L9R6H0Q-20280W01

Вам также может понравиться