Вы находитесь на странице: 1из 2

Perguntas Freqentes - Chumbinho

- O que o chumbinho? R.: um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. No possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro rgo de governo. - Qual seu aspecto fsico? R.: Geralmente sob a forma de um granulado cinza escuro ou grafite (cor de chumbo). - Existem recomendaes de segurana para a aplicao de chumbinho como raticida? R.: No. Trata-se de um produto ilegal que no deve ser utilizado sob nenhuma circunstncia. - Do que consiste o chumbinho? Qual a sua origem? R.: Em geral, trata-se de venenos agrcolas (agrotxicos), de uso exclusivo na lavoura como inseticida, acaricida ou nematicida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas. Os agrotxicos mais encontrados nos granulados tipo chumbinho pertencem ao grupo qumico dos carbamatos e organofosforados, como verificado a partir de anlises efetuadas em diversas cidades do pas. O agrotxico aldicarbe figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50 % dos chumbinhos analisados. Outros agrotxicos tambm encontrados em amostras analisadas de chumbinho so o carbofurano (carbamato), terbufs (organofosforado), forato (organofosforado), monocrotofs (organofosforado) e metomil (carbamato). A escolha da substncia varia de regio para regio do pas. - Quem produz e comercializa o chumbinho? R.: Quadrilhas de contraventores, que adquirem o produto de forma criminosa (atravs de roubo de carga, contrabando a partir de pases vizinhos ao Brasil ou desvio das lavouras), fracionam e/ou diluem e revendem no comrcio informal. Algumas casas agrcolas irresponsveis tambm comercializam s escondidas este veneno, agindo igualmente de forma clandestina. - O chumbinho eficiente para o controle de roedores? R.: No. Esses venenos agrcolas possuem elevada toxicidade aguda, de forma que a morte do roedor ocorre poucos instantes aps sua ingesto, o que d a falsa impresso ao consumidor de que o produto eficiente. Mas as colnias de ratos no funcionam assim. Normalmente o animal mais idoso ou doente enviado para provar o novo alimento; como ele morre em seguida, os demais ratos observam e fogem. Ou seja, o problema no foi resolvido, os roedores apenas passaram para a vizinhana e continuam circulando pela regio. Ao contrrio, os raticidas legais, prprios para esse fim e com registro na Anvisa (denominados cumarnicos), agem como anti-coagulantes e a morte do animal mais lenta, fazendo com que todos os ratos da colnia ingiram tambm o veneno, assim exterminando-os de forma mais eficiente, ainda que leve mais de tempo, apenas requerendo um pouco de pacincia e disciplina por parte do usurio.

- Quais so os perigos do uso irregular/ilegal de chumbinho e os sintomas de intoxicao? R.: Sendo um produto clandestino/sem registro, ele no possui rtulo contendo orientaes quanto ao seu manuseio e segurana, informaes mdicas, telefones de emergncia e, o que ainda mais grave, a descrio do agente ativo bem como antdotos em caso de envenenamento, o que fundamental para orientao do profissional de sade nesse momento. Os sintomas tpicos de intoxicao por chumbinho so as manifestaes de sndrome colinrgica e ocorrem em geral em menos de 1 h aps a ingesto, incluindo nuseas, vmito, sudorese, sialorria (salivao excessiva), borramento visual, miose (contrao da pupila), hipersecreo brnquica, dor abdominal, diarria, tremores, taquicardia, entre outros. Em caso de intoxicao, ligue para o Disque-Intoxicao: 0800-722-6001. A ligao gratuita em todo territrio nacional e voc ser atendido e orientado por um profissional de sade especializado.

A COMPRA E VENDA DE CHUMBINHO CRIME. DENUNCIE!! Escreva para a Ouvidoria da Anvisa, atravs do e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou para a Gerncia Geral de Toxicologia da Anvisa (toxicologia@anvisa.gov.br). Seus dados sero mantidos em sigilo. Sua identificao no necessria.

Вам также может понравиться