Вы находитесь на странице: 1из 12

UNIVERSIDADE POTIGUAR CURSO DE ESPECIALIZAO EM ENGENHARIA DE SEGURANA DISCIPLINA TOXICOLOGIA OCUPACIONAL ESTUDO DIRIGIDO: TOXICOLOGIA OCUPACIONAL COMPONENTES: JOHNNY

WILKY MEDEIROS DA SILVA FRANCINILDO RODRIGUES DE PAULA

PARTE I 1. MONITORIZAO AMBIENTAL

Monitorar significa medir e comparar, assim, a monitorizao ambiental preocupa-se em determinar concentraes de elementos qumicos no ambiente de trabalho comparando-os a valores considerados limites seguros sade do indivduo na atividade laboral. Para tal, existem critrios necessrios representatividade do conjunto de dados a serem analisados. Isto possvel graas amostragem escolha de um dado representativo da avaliao realizada. Segundo Della Rosa, et al. (2003) h fatores que devem ser considerados quando da avaliao ambiental ou monitorizao ambiental, dentre eles: Atividades, tarefas ou funes exercidas pelos trabalhadores; A rea ou local de trabalho; O nmero de trabalhadores presentes e possivelmente expostos; Movimentao dos trabalhadores pelo local ou locais de trabalho; Movimentao dos materiais (fontes de gases, vapores, poeiras, etc.); Condies de ventilao ou movimentao do ar, temperatura e presso atmosfrica; Ritmo de produo, e Outros agentes qumicos ou fsicos que possam interferir nas avaliaes ou na exposio. Outro ponto relevante refere-se estratgia de amostragem, definindose:

Equipamentos a serem utilizados na coleta e na anlise da substncia; Pessoal de coleta e acompanhamento com treinamento adequado; Usar critrios estatsticos de representatividade do grupo amostral; Nmero de amostras a serem coletadas em cada trabalhador (zona respiratria) ou ponto esttico (coletivo) e tempo de coleta de cada uma.

MONITORIZAO BIOLGICA

A Monitorizao Biolgica da exposio aos agentes qumicos relacionase medida da substncia ou seus metablitos em vrios meios biolgicos, como sangue, urina, ar exalado e outros (por exemplo, mercrio na urina). Algumas vezes, o conceito de Monitorizao Biolgica estendido para incluir tambm a deteco precoce de efeitos reversveis, como a monitorizao biolgica de efeito, onde, por exemplo, se analisa a presena do cido delta aminolevulnico -ALA-D na urina, como um indicador adequado para a vigilncia de sade de trabalhadores expostos a chumbo (DELLA ROSA, 2003). A deteco de um efeito adverso, como por exemplo, proteinria aumentada, indica que a exposio excessiva, e, tal medida apropriada para ser includa num programa de deteco precoce de prejuzo sade (vigilncia sade), devido exposio a uma determinada substncia qumica. A Avaliao Biolgica da exposio s substncias qumicas s possvel quando estiverem disponveis informaes toxicolgicas suficientes referentes ao mecanismo de ao e/ou toxicocintica dos agentes qumicos aos quais os indivduos esto expostos. Os biomarcadores e sua aplicao na avaliao da exposio aos agentes qumicos ambientais dependem de como a substncia absorvida pelas diferentes vias; posteriormente, de como distribuda para os diferentes compartimentos do organismo; de como biotransformada; e, finalmente, de como eliminada. tambm necessrio saber se a substncia se acumula ou no no organismo. Assim, de fundamental importncia o conhecimento da toxicocintica dos diversos agentes qumicos (MUTTI, 1999; THORME, 2003). Da mesma forma, se a Monitorizao Biolgica estiver baseada na medida de uma alterao biolgica do organismo, causada pelo agente qumico,

necessrio conhecer o processo da toxicodinmica, ou seja, preciso conhecer o mecanismo de ao da substncia qumica para identificar quais so os efeitos no adversos decorrentes daquela ao (MUTTI, 1999). Isso se faz necessrio porque s a identificao e a medida de um efeito precoce, no adverso, podem ser usadas para fins de preveno (AMORIN, 2003; DELLA ROSA, 2003).

VIGILNCIA A SADE DOS TRABALHADORES

Visa detectar efeitos adversos precoces, resultantes exposio substncias txicas. Constitui-se de exames mdicos-fisiolgicos, peridicos, de trabalhadores expostos com o objetivo de proteger a sade e previnir o aparecimento de doenas. A vigilncia da sade de trabalhadores expostos a agentes qumicos, enquanto determinante das preocupaes preventivas, exige, assim, a planificao e concretizao da monitorizao ambiental e da monitorizao biolgica para alm de aspectos relacionados com a aplicao de metodologias de natureza clnica.

2. LIMITE DE TOLERNCIA (LT) Limite de tolerncia (LT, que muitas vezes aparece como TLV, do ingls: "treshold limit values"): um conceito fundamental para o direito trabalhista. Atravs de estudos exaustivos, procurou-se estabelecer o limite compatvel com a salubridade do ambiente em que vive o trabalhador, para as mais diversas substncias. A nossa legislao usa valores para jornadas de 48 horas semanais. Portanto, se o LT for 39 ppm para um determinado poluente (caso do CO), isso significa que em nenhum momento aquela substncia deve ultrapassar 39 ppm no ambiente em que operrios atuam por 48 horas semanais. O LT pode ser expresso em ppm (uma parte de gs para um milho de partes de ar) ou mg/ m (mg de gs por metro cbico de ar).

VALOR TETO (VT) a concentrao mxima permitida que no pode ser ultrapassada em momento algum da jornada de trabalho. Os agentes ambientais apresentam limites de tolerncias, os quais esto dispostos na NR 15 no anexo 11 quadro 1. Onde alguns desse agentes possuem a denominao Valor Teto o que representa condio de limite de tolerncia excedido quando qualquer uma das concentraes obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no mesmo quadro. INDICADOR BIOLGICO O termo indicador biolgico (ou biomarcador) utilizado em sentido lato para representar qualquer medida que reflita uma interao entre um sistema biolgico e um agente ambiental, quer este seja qumico, fsico ou biolgico. No especfico mbito da exposio aos agentes qumicos, consideram-se trs diferentes tipos de Indicadores (IPCS, 1993; IPCS, 2000): Indicador biolgico de exposio: substncia exgena ou seu metabolito, ou o produto da interao entre um xenobitico e uma molcula- alvo ou clula, que medido num compartimento orgnico; Indicador biolgico de efeito: alterao bioqumica, fisiolgica, comportamental, ou de outra natureza, quantificvel, que, dependendo da magnitude, pode ser reconhecida como associada com uma possvel alterao de sade ou doena; Indicador biolgico de susceptibilidade: indicador de uma capacidade inata ou adquirida de um organismo para responder ao impacto da exposio a uma substncia xenobitica.

IBPM ndice Biolgico Mximo Permitido: o valor mximo do indicador biolgico para o qual se supe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas no corre risco de dano sade. A ultrapassagem deste valor significa exposio excessiva.

VALOR DE REFERNCIA (VR) Valor de Referncia da Normalidade: valor possvel de ser encontrado em populaes no-expostas ocupacionalmente; 3. A intoxicao crnica ocorre devido a exposies repetidas durante um longo perodo de tempo. Essas substncias exercem ao no organismo por dois tipos de mecanismos, os mecanismos mediados por receptores e os mecanismos no mediados por receptores. 4. As principais vias de absoro dos agentes txicos so: Via gastrintestinal; Via respiratria ou pulmonar; Via drmica ou cutnea; e Via parenteral. A absoro envolve a passagem de uma substncia do seu local de administrao ou penetrao para o sangue. Para que esse agente txico atinja a corrente sangunea ele ter que atravessar as membranas celulares dos endotlios capilares. Essa passagem feita por um dos mecanismos de transportes transcelulares, sendo os principais a difuso passiva e filtrao. 5. Compostos txicos podem ser secretados no leite e apesar desta no ser uma via de eliminao representativa, ela de grande importncia por que um agente txico pode passar da me para o lactante por meio do leite materno (ex: lcool, inseticidas, alguns alcalides e antibiticos). Devido a tais circunstancias que necessrio o afastamento de mulheres gestantes e em perodo de amamentao das atividades nas quais existe exposio a produtos txicos.

PARTE II 1. O Acordo Nacional do Benzeno se concentra em setores em que h atividades de risco com grandes concentraes de benzeno: indstrias siderrgicas, qumicas, petroqumicas e do petrleo que utilizam e produzem o benzeno e suas misturas ou correntes de produtos com mais de 1% de concentrao por volume e que esto cadastradas no Ministrio do Trabalho e Emprego. Existe um grupo maior e que est exposto tambm em suas atividades laborais a correntes, em sua grande maioria com concentraes menores do que 1%, mas que tambm representam risco, pois este estabelecido em situaes de possibilidade de exposio aos agentes carcinognicos. Deste grupo destacamos, entre outros: trabalhadores em postos de gasolina; oficinas mecnicas; indstria de produo e utilizao de colas, solventes, tintas e removedores; indstria de borracha; indstria grfica; prospeco, perfurao e produo de petrleo; transporte e armazenamento dos produtos citados acima; trabalhadores terceirizados das indstrias e atividades citadas acima. As principais fontes de exposio so: a) Indstria de sntese qumica o benzeno participa do

processo de sntese qumica de vrios compostos entre os quais o lcool anidro. b) Indstria petroqumica utilizado como matria prima

para a produo de etilbenzeno, estireno, poliestireno, ciclo hexano e nitrobenzeno. c) Siderrgicas que utilizam carvo mineral.

Alguns exemplos especficos de atividades e ocupaes de risco de intoxicao por benzeno sero indicados a seguir: leitura de nvel de tanque com trena (e temperatura); drenagem de tanques e equipamentos;

transferncias e carregamento de produtos; atendimento de emergncias, vazamentos , incndios e comando de evases; coletas de amostras de produtos, insumos, matrias-primas, etc., para fins de controle de qualidade de processo; limpeza de equipamentos; acompanhamento de servios de manuteno ou de liberao de equipamentos; atividade envolvendo outros mielotxicos; atividades na coqueria, carboqumicos; atividades em setores que utilizam gs de coqueria como combustvel; atividades junto a torres de resfriamento; tratamento de efluentes; atividades em laboratrios; frentistas; ocupaes que envolvem as atividades citadas anteriormente; ocupaes que envolvem manipulao ou exposio gasolina, aos solventes, s colas, s tintas, aos vernizes, aos solventes de borracha, entre outros.

2.

NARCOSE

1-estado de inconscincia ou letargia produzido pela ao de narctico, barbitrico ou anestsico. 2-manifestaes que ocorrem em pessoas submetidas mudana sbita de presso. O ar que respiramos composto de 21% de oxignio e 79% de nitrognio, sendo que o nitrognio um gs inebriante, usado na medicina como anestsico geral. Conforme vamos afundando, a presso da gua faz com que tenhamos que respirar um volume de ar cada vez maior . Por exemplo: ao nvel do mar um sujeito inspira 1 litro de ar a cada respirada, a 10

metros a presso dobrou, o que significa que a cada respirao ele estar inspirando agora 2 litros de ar. A sessenta metros, o nosso mergulhador estar colocando para dentro nada menos que 6 litros de ar a cada respirada. Este volume todo de ar provoca um acmulo de nitrognio muito alto no organismo, causando uma sensao de euforia similar embriaguez. Nestas condies, o indivduo passa a sentir uma srie de sintomas, como euforia, perda da coordenao motora e sensibilidade. Em casos extremos pode chegar a tomar aes totalmente loucas, como tirar o equipamento, perder o sentido de direo e afundar mais em vez de subir, etc. Os sintomas desaparecem assim que a pessoa volta para profundidades menores.

APLASIA MEDULAR

A aplasia medular uma doena caracterizada pela deficincia medular, ou seja, disfuno da medula ssea, sendo tal doena separada em dois nveis, a moderada e a grave. O diagnstico da aplasia medular feito atravs de um exame chamado hemograma, no qual constam todos os componentes sanguneos. A medula do osso responsvel pela produo dos componentes sanguneos (hemcias, plaquetas, leuccitos). As hemcias so responsveis por carregar o oxignio a todas as partes do corpo e possuem uma cor avermelhada, pois possui em sua composio o ferro. Os leuccitos so responsveis pela proteo de nosso corpo, so eles os produtores de anticorpos. As plaquetas so responsveis pela coagulao do sangue. Os principais sintomas dessa doena so: anemia (palidez), devido ao baixo nmero de hemcias; infeces contnuas, devido ao baixo nmero de leuccitos; e sangramento de mucosas, devido ao baixo nmero de plaquetas. Aplasia medular uma doena muito sria que pode ser

considerada congnita ou adquirida. A aplasia adquirida geralmente aquela

que causada pela utilizao de certos medicamentos ou drogas ilcitas. J a congnita aquela que ocorre devido a um fator gentico. No caso de ser congnita, o tratamento mais eficaz contra a aplasia medular o transplante de medula ssea, sendo o doador quase sempre um familiar (a chance de o doador ser um irmo igual a 25%, j para um doador desconhecido as chances caem para uma em cem mil). Contudo, antes de o paciente receber a doao da medula, ele deve se submeter a um tratamento qumico feito atravs de medicamentos por via oral ou intravenosa. Esses medicamentos atuam como estimuladores da medula j falida.

LEUCEMIA

A palavra leucemia refere-se um grupo de cnceres que afetam as clulas brancas do sangue. Leucemia se desenvolve na medula ssea, a qual produz trs tipos de clulas sanguneas: 1. Clulas vermelhas que contm hemoglobina e so responsveis por transportar oxignio pelo corpo. 2. Clulas brancas que combatem infeces. 3. Plaquetas que auxiliam a coagulao sangunea. Leucemia caracterizada pela produo excessiva de clulas brancas anormais, super povoando a medula ssea. A infiltrao da medula ssea resulta na diminuio da produo e funcionamento de clulas sanguneas normais. Dependendo do tipo, a doena pode se espalhar para os ndulos linfticos, bao, fgado, sistema nervoso central e outros rgos e tecidos, causando inchao na rea afetada.

3. PORTARIA N 03 DE 10/03/1994

NO ENCONTRADA

INSTRUO NORMATIVA N 1 DE 20/12/1995

A mesma trata da avaliao das concentraes de benzeno em ambientes de trabalho, cujo objetivo a determinao da concentrao de Benzeno no ar nos ambientes de trabalho. Leva em considerao as possibilidades e limitaes das determinaes analticas, estatsticas, bem como do julgamento profissional. Esta Norma Tcnica se aplica,

exclusivamente, determinao.

PORTARIA N 34 DE 20/12/2001

Esta portaria vem para estabelecer a utilizao de indicadores biolgicos para deteco de possvel exposio ocupacional ao benzeno, que possuam caractersticas de aplicabilidade, especificidade e sensibilidade para exposio a baixas concentraes de benzeno em ambiente de trabalho compatveis com o valor de referncia tecnolgico preconizado no Brasil, podendo portanto ser utilizado como ferramenta de acompanhamento de Higiene do Trabalho e da Vigilncia da Sade do Trabalhador, conforme item 2.1.5 da Instruo Normativa N 2.

4. PROTEO INDIVIDUAL

Proteo respiratria: Baixas concentraes, usar respirador com filtro qumico para vapores orgnicos. Altas concentraes, usar equipamento de respirao autnoma ou conjunto de ar mandado.

Proteo das mos: Luvas de borracha Ltex/Neoprene ou outras resistentes a solventes orgnicos. Proteo dos olhos: culos de segurana para produtos qumicos. Proteo pele e corpo: Avental de PVC, sapato fechado ou outros de acordo com as condies de trabalho.

PROTEO COLETIVA

Precaues especiais: Manter chuveiros e lava-olhos de emergncia nos locais onde haja manipulao do produto. Medidas de higiene: Em caso de emergncia, utilizar chuveiro de emergncia e lava-olhos. Manter limpo o local de trabalho. Manter recipientes fechados. No comer, beber ou guardar alimentos no local de trabalho. Aps o trabalho, lavar as mos com gua e sabo. Utilizar ventilao adequada. Medidas de controle de engenharia: proporcionar ao local de manuseio do produto uma ventilao adequada.

5. XILENO Indicador Biolgico de Exposio: cido Metilhiprico urinrio (Methip); Amostragem: Uma amostra de urina ps jornada (20 mL) coletada aps no mnimo dois dias seguidos de exposio; Conservao: Geladeira a 4C, por at 5 dias; V.R.: N.R.; I.B.M.P.: 1,5 g/g de creatinina; Mtodo analtico: Cromatografia lquida de alto desempenho (HPLC)

REFERNCIAS

DELLA ROSA, H. V.; SIQUEIRA, M. E. B.; COLACIOPPO, S. Monitorizao Ambiental e Biolgica. In. OGA, S. Fundamentos de Toxicologia. 2. ed. So Paulo: Atheneu, p. 148-161, 2003. AMORIN, L. C. Os biomarcadores e sua aplicao na avaliao da exposio aos agentes qumicos ambientais. Rev. Bras. Epidemiol. 158, v. 6, n 2, p. 158 170, 2003. MUTTI, A. Biological monitoring in occupational and environmental toxicology. Toxicol. Lett., v. 108, p. 77 - 89. 1999. THORME, P. S. Occupational Toxicology. In: CASARET, L. J. & DOULLS, J. Essentials of Toxicology. New York: McGraw-Hill, 2003, p. 453 - 61. IPCS Biomarkers and risk assessment : concepts and principles. Geneva: International Programme on Chemical Safety. WHO, 1993. (Environmental Health Criteria; 155). IPCS Human exposure assessment. Geneva : International Programme on Chemical Safety. WHO, 2000. (Environmental Health Criteria; 214).

Вам также может понравиться