Вы находитесь на странице: 1из 2

Farmacocintica o caminho que o medicamento faz no organismo.

. No se trata do estudo do seu mecanismo de ao, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administrao at a excreo, que so: absoro, distribuio, biotransformao e excreo. Note tambm que uma vez que se introduza a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultnea sendo essa diviso apenas de carter didtico.

ndice
[esconder]

1 Fases 1.1 Absoro 1.1.1 Efeito de primeira passagem o 1.2 Distribuio o 1.3 Biotransformao o 1.4 Excreo 2 Bibliografia
o

Fases
As fases da farmacocintica so:

Absoro

a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administrao at a chegada da droga corrente sangunea. Vias de administrao como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, j que caem direto na circulao. Alguns fatores interferem nessa etapa como pH do meio, forma farmacutica e patologias (lceras por exemplo). A caracterstica qumica da droga interfere no processo de absoro. Efeito de primeira passagem a metabolizao do frmaco pelo fgado e pela microbiota intestinal, antes que o frmaco chegue circulao sistmica. As vias de administrao que esto sujeitas a esse efeito so: via oral e via retal (em propores bem reduzidas).

Distribuio

Etapa em que a droga distribuda no corpo atravs da circulao. Ela chega primeiro nos rgos mais vascularizados (como sistema nervoso central, pulmo, corao) e depois sofre redistribuio aos tecidos menos irrigados (tecido adiposo por exemplo). nessa etapa que a droga vai chegar ao local onde vai atuar. Interferem ainda nessa etapa

baixa concentrao de protenas plasmticas (necessrias para a formao da frao ligada) como desnutrio, hepatite e cirrose, que destroem hepatcitos, que so clulas produtoras de protenas plasmticas, reduzindo assim o nvel destas no sangue.

Biotransformao

Fase onde a droga transformada em um composto mais hidrossolvel para a posterior excreo. Ela se d em duas fases:

Fase 1: etapas de oxidao, reduo e hidrlise e Fase 2: conjugao com o cido glicurnico

A fase 1 no um processo obrigatrio, variando de droga para droga e diferente da fase 2, obrigatria a todas as drogas. O fgado o rgo que prepara a droga para a excreo.

Excreo

Pela excreo, os compostos so removidos do organismo para o meio externo. Frmacos hidrossolveis, carregados ionicamente, so filtrados nos glomrulos ou secretados nos tbulos renais, no sofrendo reabsoro tubular, pois tm dificuldade em atravessar membranas. Excretam-se, portanto, na forma ativa. Os stios de excreo denominam-se emunctrios e, alm do rim, incluem:

pulmes fezes secreo biliar suor lgrimas saliva leite materno

Afora os pulmes para os frmacos gasosos ou volteis, os demais stios so quantitativamente menos importantes

Вам также может понравиться