Вы находитесь на странице: 1из 35

PLANEJAMENTO DA AUDITORIA

O auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Profissionais de Auditor Independente, de acordo com os prazos e os demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade.

O planejamento pressupe adequado nvel de conhecimento sobre as atividades, os fatores econmicos, a legislao aplicvel e as prticas operacionais da entidade e o nvel geral de competncia de sua administrao.

O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessrio compreenso dos procedimentos que sero aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extenso. Devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execuo.

O Planejamento da Auditoria a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratgia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratao dos servios, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extenso dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz.

OBJETIVOS
Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria so: obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transaes relevantes que afetem as Demonstraes Contbeis; propiciar o cumprimento dos servios contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos, previamente, estabelecidos; assegurar que as reas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstraes contbeis recebam a ateno requerida;

identificar os problemas potenciais da entidade; identificar a legislao aplicvel entidade; estabelecer a natureza, a oportunidade e a extenso dos exames a serem efetuados, em consonncia com os termos constantes na sua proposta de servios para a realizao do trabalho; definir a forma de diviso das tarefas entre os membros da equipe de trabalho, quando houver;

facilitar a superviso dos servios executados, especialmente quando forem realizados por uma equipe de profissionais; propiciar a coordenao do trabalho a ser efetuado por outros auditores independentes e especialistas; buscar a coordenao do trabalho a ser efetuado por auditores internos; identificar os prazos para entrega de relatrios, pareceres e outros informes decorrentes do trabalho contratado com a entidade.

APRESENTAO DO PLANO

RESPONSABILIDADE PELA PREPARAO

Cabe ao gerente encarregado do trabalho ou ao scio, se no houver gerente designado. Geralmente o gerente e o snior trabalham em conjunto na preparao do plano.

MEIOS DE PROVA E PLANEJAMENTO DA AUDITORIA

Os principais objetivos a serem atingidos so os seguintes: Adquirir conhecimento sobre a natureza das operaes, dos negcios e forma de organizao da empresa; Planejar maior volume de horas nas auditorias preliminares;

Obter maior cooperao do pessoal da empresa; Determinar a natureza, amplitude e datas dos testes de auditoria; Identificar previamente problemas relacionados com contabilidade, auditoria e impostos.

COMO PLANEJAR MAIOR VOLUME DE HORAS NAS AUDITORIAS PRELIMINARES As empresas encerram seu exerccio social em dezembro. Esse fato ocasiona acumulo de servios nas firmas de auditoria externa nos trs meses seguintes a dezembro, enquanto nos outros meses do ano (abril a dezembro) essas firmas tm certa ociosidade. Para contornar esse problema os auditores extenos executam, sempre que possvel, maior volume de servios de auditoria nas visitas preliminares.

Existem outros motivos para maior concentrao de servios nas visitas preliminares, sendo: Detectar problemas de imediato; Evitar esforo fsico e mental muito grande dos auditores nos meses de janeiro a maro; Evitar horas extras nos meses de janeiro a maro; Dar mais ateno empresa auditada; Emitir o parecer dentro de um prazo razovel de tempo, aps a empresa ter levantado as demonstraes financeiras.

COMO OBTER UMA MAIOR COOPERAO DO PESSOAL DA EMPRESA O preo de um servio de auditoria para uma empresa no barato. Portanto o auditor externo deve, sempre que possvel, utilizar pessoal da empresa para que seu servio saia por um valor razovel.

Exemplificando, o auditor externo poderia utilizar o pessoal da empresa nos seguintes servios: Apanhar documentos nos arquivos da empresa; Preencher os papis de trabalho de movimentao de contas de investimentos, Ativo Imobilizado, Ativo Diferido e Patrimnio Lquido;

Preparar anlise compondo os saldos das contas do Balano Patrimonial; Reconciliar as cartas de confirmao de saldos de clientes e fornecedores com os registros da empresa; Preparar os mapas de reviso analtica.

COMO DETERMINAR OS TESTES DETALHADOS DE AUDITORIA O auditor externo deve planejar seu trabalho de modo que as reas de controle interno e reviso analtica sejam executadas em primeiro lugar, para que ele possa determinar a natureza, extenso e datas dos testes detalhados ou procedimentos de auditoria para as diversas contas do Balano Patrimonial e da Demonstrao do Resultado do Exerccio.

IDENTIFICAO PRVIA DE PROBLEMAS

A auditoria deve ser planejada de modo que os problemas sejam evidenciados com antecedncia, para que a administrao da empresa tenha tempo de solucion-los sem que haja atraso na divulgao das demonstraes financeiras anuais.

PROGRAMA DE AUDITORIA um rol de medidas de verificao a serem aplicadas, expostos de forma tal que as inter-relaes de um procedimento com outro estejam claramente demonstradas. Consiste em plano de trabalho para exame de rea especfica. Ele prev os procedimentos que devero ser aplicados para que se possa alcanar o resultado desejado.

OCASIO DA PREPARAO Um programa de auditoria muito raramente deve ser considerado completo (talvez nunca) antes de ser iniciado o trabalho de campo e de ter feita uma investigao sobre os novos problemas que afetam o cliente e a situao atual do controle interno.

CONTEDO DOS PROGRAMAS Os programas de auditoria devem ser preparados somente depois que foram estudados os problemas especiais dos clientes, chega-se concluso de que eles devem ser feitos sob medida para as circunstncias. E se os programas esto sujeitos reviso em funo de condies existentes, bvio concluir que eles nunca se devem reduzir a uma simples lista de verificaes.

UTILIDADE DOS PROGRAMAS DE AUDITORIA

Um programa de auditoria compreensivo que for preparado para cada trabalho ser til como forma de organizao do servio a ser executado, apresentando, claramente, as instrues e constituindo a prova dos procedimentos que foram aplicados.

TCNICA PELA ELABORAO DO PROGRAMA Ao planejar um programa de auditoria, vrias consideraes bsicas devem ser lembradas e sua importncia levada em conta. Entre elas esto: A responsabilidade do auditor na apurao de qualquer erro ou irregularidade que afetem os dados sob exame; As formas em que o programa de auditoria pode ser modificado, em virtude das variaes na eficincia do controle interno.

MODIFICAES DO PROGRAMA DE AUDITORIA Os procedimentos especficos a serem aplicados podem variar de um exame a outro, ainda que para cada um exista um mnimo. H trs possibilidades gerais de modificao do programa mnimo, sendo: Seleo de procedimentos a serem aplicados; Tempo de aplicao dos procedimentos selecionados; Aumento da amplitude dos testes.

ELABORAO DO PROGRAMA

Compreende a seleo de procedimentos que se aplicam a certas situaes que se apresentam e a fixao da poca em que eles devem ser executados, bem como da amplitude de sua aplicao.

APLICAO DAS TCNICAS AUDITORIAIS

Da conjugao adequada dos procedimentos de auditoria resultar a acumulao das provas necessrias para o subsdio da opinio do auditor. Aps a avaliao do controle interno, o auditor dever decidir a extenso de seu trabalho, quais o procedimentos de auditoria que sero aplicveis, a data e o momento de sua aplicao e a combinao das tcnicas que fornecero a prova mais eficiente com o menor tempo necessrio.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA PROVIDNCIAS PARA A REUNIO COM A GERNCIA DA EMPRESA Leia as atas de reunio de acionistas, do conselho de administrao, da diretoria e do conselho fiscal; Leia os relatrios da auditoria interna emitidos durante o exerccio social a ser auditado; Visite a fbrica e os principais departamentos da empresa; Leia as legislaes fiscais e as normas de contabilidade e auditoria emitidas durante o exerccio social e aplicveis empresa sob exame.

REUNIO COM A GERNCIA DA EMPRESA Discuta os pontos levantados no tpico anterior; Indague se houve ou haver mudanas na natureza dos negcios, poltica financeira, prticas contbeis etc.

PLANEJAMENTO DAS HORAS Estabelea a distribuio das horas entre as visitas preliminares e final, por classe de profissional e rea de auditoria. Essa distribuio feita com base nos seguintes dados: Horas constantes no levantamento que determinou o valor do preo do servio de auditoria; Experincia adquirida na execuo dos passos anteriores; Experincia de cada auditor.

OBRIGADO! PERGUNTAS? Silvio Aparecido Crepaldi www.crepaldi.adv.br silviocrepaldi@uaivip.com.br

Вам также может понравиться