Вы находитесь на странице: 1из 8

SUMRIO

SUMRIO................................................................................................................................................................2 INTRODUO.......................................................................................................................................................3 PARTE EXPERIMENTAL....................................................................................................................................5 RESULTADOS E DISCUSSES..........................................................................................................................8 CONCLUSO.........................................................................................................................................................8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS..................................................................................................................9

INTRODUO
Em 1884, Hilaire Bernigaud produziu fibras a partir da celulose, que posteriormente receberiam o nome de rayon. O rayon um material txtil artificial formado por celulose que um polmero natural orgnico, ou seja, uma substncia vegetal. Sntese do rayon cupramnio o processo mais comum, a fibra semi-sinttica obtida a partir da dissoluo da celulose em uma soluo que contm ons tetraminocobre [Cu(NH3)4]2+. Os polmeros so macromolculas formadas a partir de molculas menores - os monmeros. O processo de transformao desses monmeros, formando o polmero, chamado polimerizao. A massa molecular de um polmero varia muito, sendo que em uma poro de material polimerizado existem molculas maiores e menores. Ex: Celulose: (C6H10O5)n onde n varia de aproximadamente 1500 a 3000. A ligao entre os monmeros feita atravs de pontos reativos, isto , tomos ou grupos de tomos do monmero, capazes de efetuar uma nova ligao qumica, seja pelo rompimento de insaturaes ou pela eliminao de molculas simples (H2O, NH3 etc). Se existirem trs ou mais pontos reativos no monmero, o polmero ser tridimensional. A Figura 1 mostra a estrutura qumica da celulose:

Figura 1 - Estrutura qumica da celulose Fonte http://cvnaturplas.dnsalias.com

A figura a cima representa a estrutura da celulose que se forma atravs da unio de monmeros de -glucose atravs de ligaes -1,4-glicosdicas. Em termos gerais, a

celulose insolvel, reaes qumicas como a eterificao e esterificao conduzem libertao dos grupos hidroxila para melhorar o seu comportamento termoplstico. A celulose um polissacardeo (so macromolculas formadas pela unio de muitos monossacardeos) estrutural derivado da -glucose de frmula (C6H10O5)n, sendo por isso um polmero de "cadeia longa". A Figura 2 demonstra a formao da estrutura da celulose:

Figura 2 - Demonstrao da formao da estrutura da celulose Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Celulose

A celulose um polmero de cadeia longa de peso molecular varivel. A celulose tem uma estrutura linear, em que a cadeia polimrica constituda apenas de uma cadeia principal, fibrosa e hmida, na qual se estabelecem mltiplas ligaes de hidrognio entre os grupos hidroxilas, formados por um tomo de hidrognio e um de oxignio, fazendo-as impenetrveis a gua e, portanto, insolveis, originando fibras compactas que constituem a parede celular dos vegetais. Foi-se extrado a celulose do papel para obter uma fibra semi-sinttica. Usou-se o processo mais comum que chamado de sntese do rayon cupramnio, o nome desta fibra Cupramnio, porm chamado com o nome abreviado. O Cupro produzido partindo de uma celulose. Os tecidos em Cupro so especialmente confortveis, j que esto associados s propriedades tpicas das fibras vegetais e das fibras artificiais: transpirao, maciez, absoro e tambm o brilho, o aspecto e o tato da seda. A boa solidez das cores permite ter tonalidades brilhantes e vivas. apropriado para confeces de roupas femininas, camisas e tecidos para decorao.

PARTE EXPERIMENTAL
Em um bquer de 250mL adicionou-se 5,023g de sulfato de cobre pentahidratado CuSO4.5H2O, adicionou-se lentamente, soluo de sulfato cprico, logo em seguida adicionou-se a amnia, formou-se uma soluo azul anil de hidrxido cprico, que contm os ons tetraminocobre [Cu(NH3)4]2+ . Em seguida foram-se adicionadas com agitao constante, pequenas quantidades de papel, at a soluo adquirir consistncia viscosa, evitando criar uma emulso com o ar. Usou-se a filtrao a vcuo, obtendo-se um composto azul escuro. Retirou-se alguns mililitros dessa soluo viscosa com uma seringa, evitou-se carregar junto bolhas de ar, injetou-se um fluxo de viscose com a seringa dentro de aproximadamente 200mL de H2SO4 cido Sulfrico. A reao rpida, formando uma fina fibra azul de rayon, optou-se por retirar a fibra na sua forma azul, pois aos pouco ela torna-se branca assim que o cido neutralizar a soluo e destruir o complexo de cobre. Aps a reao, removeu-se a fibra cuidadosamente e lavou-se com bastante gua, a fibra relativamente fraca. A Figura 3,4 e 5 representam a formao da Fibra semisinttica:

Figura 3 - Formao da fibra azul de rayon Fonte Laboratrio de Polmeros Etecap

Figura 4 - Fibra azul de rayon retirada e lavada. Fonte Laboratrio de Polmeros Etecap

Figura 5 - Fibra de rayon branca. Fonte http://quimicacao.blogspot.com/2008/10/rayon.html

Tabela 1 - Ficha de segurana.

Composto cido Sulfrico (H2SO4) Etanol (C2H5OH) Soluo de amnia NH4OH Sulfato de cobre pentahidra tado ( CuSO4.5H 2O)

Pont Ponto Massa o de de molecul fus ebuli ar o o g.mol-1 (C) (C) 98,08 46,07 -15 114,1 330 78,5

Densida de (L/Kg) 1,834 0,789

Solubilid ade

Riscos e Segura na R 35 S 2-2630

Outro s

nD=1,
361 R 35 S 7-2630

35

249,68

R22

Algumas prudncias: Conservar o lugar bem ventilado. No respirar os vapores. Evitar o contato com os olhos e a pele. Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com gua e consultar o mdico. Usar proteo adequada. Em caso de acidente ou mal estar consultar imediatamente o mdico (se for possvel mostrar a etiqueta).

RESULTADOS E DISCUSSES

O mtodo utilizado foi sntese do rayon cupramnio, possvel avaliar atravs desse mtodo a fibra semi-sinttica extrada a partir da dissoluo da celulose, reagindo-se sulfato de cobre pentahidratado com amnia e adicionando o papel como fonte de celulose, adquirindo-se uma soluo viscosa. Logo em seguida fazendo a filtrao a vcuo dessa soluo viscosa, foi-se observado que durante a filtrao a vcuo ocorreu um mau funcionamento do vcuo, mas no alterou significativamente nosso produto final. Injetou-se essa soluo adquirida com uma seringa em um tubo com aproximadamente 200mL de H 2SO4 formando assim a fibra semi-sinttica do rayon. O produto obtido a partir do processo de dissoluo da celulose foi o desejado, optamos por deixar a colorao azul da fibra. A equipe trabalhou passo a passo seguindo todo o procedimento rigorosamente e o final do experimento foi realizado com xito. Teoricamente seria esperada uma fibra semisinttica com fios frgeis de colorao branca. Quanto s normas de segurana no laboratrio, cumprimos rigorosamente, fazendo com que no houvesse algum perigo, utilizando a capela quando necessria e a utilizao correta dos reagentes.

CONCLUSO
possvel concluir atravs do mtodo de sntese do rayon cupramnio, um processo simples de extrao da celulose do papel, um polmero de cadeia heterognea e natural orgnico. Atravs desse mtodo de dissoluo da celulose foi possvel a produo da fibra semi-sinttica. O produto obtido foi-se uma fibra azul e frgil.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

FALCONE, Marly; SARDELLA, Antnio. Qumica Srie Brasil. So Paulo: tica, 2006. CANEVAROLO, Sebastio V. Cincia dos Polmeros, 2 ed., Editora Artliber. Disponvel em: http://cvnaturplas.dnsalias.com/materiais-naturais/polimeros-biodegradaveisde-origem-natural. Acesso em 08 set. Disponvel em: http://www.forumtextil.com.br/fibrayon.htm. Acesso em 08 set. Disponvel em: http://marioloureiro.net/ciencia/biomass/quimicadamadeira.pdf http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/plasticos/historia-do-plastico.php. Acesso em 9 set. Disponvel em: http://quimicacao.blogspot.com/2008/10/rayon.html. Acesso em 9 set. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Celulose. Acesso em 12 Set.

Вам также может понравиться