Вы находитесь на странице: 1из 6

EUCLIDES (325 a.C. - 265 a C.

) Breve bibliografa

Euclides, Arquimedes e Apolnio so considerados os trs maiores matemticos da antiguidade. O historiador chamado Proclo faz alguns comentrios sobre sua vida. Em um plano por um ponto do plano, s possvel passar uma nica reta paralela a uma reta dada. Este o postulado base da geometria de Euclides. No sculo 18, surgem as geometrias no-euclidianas. Foi Lobachevsk que props por um ponto do plano pode passar mais de uma reta paralela. A surgem outras geometrias sem nenhuma contradio.

Um pouco de historia das geometrias euclidiana e no euclidiana

Os Elementos de Euclides, e sua geometria atravessam mais de dois milnios intocveis. O seu quinto postulado: Dado uma reta qualquer e um ponto fora desta reta, existe uma nica paralela reta dada, passando por este ponto. Permanece intocvel, neste perodo histrico

O pensamento matemtico

Os aspectos relevantes do pensamento matemtico ou natureza do pensamento matemtico. Dentre outros so aspectos relevantes do pensamento matemtico: a formalizao, generalizao, deduo, demonstrao, classificao, representao, generalizao, classificao, anlise, clculos, etc. O pensamento matemtico se utiliza da intuio, da lgica, da deduo, relao entre os conceitos, da buscar de padres e da sistema sistematizao.

Axioma:

Axioma uma palavra grega que significa considerar vlido, O conceito de axioma dentro da Matemtica, se constitui numa hiptese inicial considerada valida.

Postulado:

Postulado o que se considera como fato reconhecido, como verdade indemonstrvel.

Uma verso dos cinco Postulados de Euclides

1- Dados dois pontos se pode traar uma reta que os une. 2- Qualquer segmento pode ser prolongado de forma continua em uma reta ilimitada na mesma direo. 3- Se pode traar uma circunferncia de centro em qualquer ponto e raio qualquer. 4- Todos os ngulos retos so iguais. 5- Se uma reta, ao cortar a outras duas, forma os ngulos internos de um mesmo lado menores que dois retos, essas duas retas prolongadas indefinidamente se cortam do lado em que esto os ngulos menores que dois retos.

Retas paralelas

A geometria euclidiana difere da hiperblica (e tambm da elptica) exatamente na questo das paralelas. Duas retas no plano so ditas paralelas quando eles no tem pontos em comum. Axioma da existncia e unicidade das paralelas. Dado uma reta e um ponto fora dela, existe uma nica reta paralela a reta dada, passando pelo ponto dado. O axioma acima forma mais usada entre os axiomas e equivalente ao quinto postulado de Euclides (ou duodcimo axioma de Euclides). Duas quaisquer retas levemente concorrentes, se encontrariam alm dos limites alcanveis O quinto postulado, permaneceu sem ser negado, com sua veracidade inquestionvel por mais de dois milnios.

O surgimento histrico das geometrias no euclidianas

As geometrias no euclidianas surgiram a partir da busca de demonstrar que o 5 axioma era um teorema, milhares de matemticos durante mais de dois mil anos tentaram. As geometrias no euclidianas consideram os quatro primeiros axiomas da geometria euclidiana e, negando o quinto ( a negao do axioma se constitui em alterar o seu contedo proposicional)

Os axiomas da geometria euclidiana so:

- Dados dois pontos, h um segmento de reta que os une; - Um segmento de reta pode ser prolongado indefinidamente para construir uma reta; - Dados um ponto qualquer e uma distncia qualquer pode-se construir um crculo de centro naquele ponto e com raio igual distncia dada; - Todos os ngulos retos so iguais;

- A soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180 graus

As negaes do quinto axioma euclidiano

O quinto axioma escrito da seguinte forma: - a soma dos ngulos internos de um tringulo menor que 180 graus. Uma negao do quinto axioma escrito da seguinte forma seria: - a soma dos ngulos internos de um tringulo menor que 180 graus. Outra negao do quinto axioma escrito da seguinte forma seria: - a soma dos ngulos internos de um tringulo maior que 180 graus.

Os axiomas das geometrias no euclidianas so:

Os quatro primeiros axiomas da geometria euclidiana e o quinto axioma escrito da seguinte forma: a soma dos ngulos internos de um tringulo menor que 180 graus. Os quatro primeiros axiomas da geometria euclidiana e o quinto axioma escrito da seguinte forma: a soma dos ngulos internos de um tringulo maior que 180 graus.

Os Elementos formam um texto, constitudo por 13 "livros"

Os seis primeiros tratam essencialmente de geometria no plano Nos Elementos, escrito por Euclides de Alexandria, no Livro I, se encontram: Definies, postulados, axiomas, tringulos, paralelismo,e o Teorema de Pitgoras. Antes de negar o quinto postulado a geometria euclidiana era nica, era considerada verdadeira. E era entendido que a percepo humana era euclidiana por determinao divina. Negar o quinto postulado. Qual a conseqncia da negao de um postulado de uma geometria?

A conseqncia da negao de um postulado de uma geometria consiste em encontrar uma geometria em que pelo menos um de seus axiomas ou postulados no se verifica para esta geometria. A conseqncia da negao de um postulado no absolutas, parcial. O postulado negado continua valido para a geometria anterior, e a geometria anterior continua valida para os seus postulados.

O que uma geometria euclidiana?

Uma geometria dita euclidiana quando esta de acordo com os postulados de Euclides.

axiomas ou

O que uma geometria no euclidiana?

Uma geometria dita no-euclidiana quando pelo menos um dos dez axiomas ou postulados de Euclides no valido para esta geometria A negao da geometria euclidiana, ocorre historicamente com a alterao do quinto postulado. Dado uma reta qualquer e um ponto fora desta reta, existe mais de uma paralela reta dada, passando por este ponto.

Outra negao

Dado uma reta qualquer e um ponto fora desta reta, no existe uma nenhuma reta paralela reta dada, passando por este ponto. Esta negao parcial. A geometria euclidiana continua valida tendo como parmetro os seus postulados ou axiomas. Porem os dois postulados acima permitem a existncia de outras geometrias noeuclidianas. Da a primeira alterao do quinto postulado acima surge a geometria no euclidiana denominada geometria hiperblica.

Os conceitos de retas

O conceito de reta para as geometrias no euclidianas distinto do conceito de reta euclidiana. Uma reta euclidiana se constitui de uma curva com declividade nula. O conceito de retas no-euclidianas, so curvas com declividade diferente de zero. Ex. as retas hiperblicas se constituem em hiprboles, cada uma com sua declividade diferente. Ex. nas geometrias esfricas as retas tem declividade diferente de zero e constante, so circunferncias.

Вам также может понравиться