Вы находитесь на странице: 1из 41

CONCEITOS POR MEIO DE PLANIFICAO E CONSTRUO DE POLIEDROS OswaldoBulla1 Joo Roberto Gernimo2

QUAL A IMPORTNCIA DE SE APRENDER POLIEDROS?

O mundo fsico em que vivemos um espao tridimensional. Por exemplo, uma caixa de sapatos, uma piscina ou um edifcio tm trs dimenses: comprimento, largura e altura (ou profundidade). Os animais, as plantas e o prprio homem, como parte do mundo fsico, so entes tridimensionais. No entanto, a representao de um objeto tridimensional sobre o papel ou no quadro de giz uma figura plana. Assim, interessante abordar aspectos da geometria espacial para em seguida enfocar a Geometria plana. A melhor forma de compreender os poliedros constru-los, e seguidamente observ-los, compar-los e modific-los. Um poliedro, quando observado, visto como poro de espao limitada por polgonos, da que seja proceder sua construo utilizando polgonos em papel ou cartolina, unindo os seus lados com dita-cola e formando assim as embalagens preferidas. O recurso a modelos geomtricos no ensino da Geometria universalmente reconhecido. importante conhecer e utilizar alguns materiais produzidos pela prpria indstria com este objetivo, mas tambm convm valorizar o papel formativo da prpria construo de alguns modelos de bons materiais utilizados. Essas embalagens so construdas com polgonos na maioria das vezes com material de papelo com encaixes para a construo de poliedros. um material potencialmente motivador, que permite a manipulao individual e que matematicamente em estudo.
1 2

apropriado

para

representar

certos

conceitos,

tornando-se

aconselhvel a sua utilizao que permitam trabalhar, de diferentes formas, o conceito

Professor da SEED/PR. E-mail: bulla@seed.pr.gov.br Professor Associado da DMA/UEM. E-mail: jrgeronimo@uem.br

Os poliedros tem se destacado na preferncia dos industririos, principalmente na confeco de embalagens para proteger os produtos industrializados. As formas preferidas tm sido as embalagens do tipo prismtico (cubo e paraleleppedo-reto), simplesmente pela forma apresentada que traz certa comodidade e facilidade de locomoo, comodao, armazenagem e segurana. A escolha desta formas de embalagem, se d nem sempre visando o lado econmico e sim o aspecto segurana e confiabilidade que as formas oferecem. POR QUE OS ALUNOS NO APRENDEM GEOMETRIA? A matemtica considerada por muitos como a vil das disciplinas pertencentes grade curricular. Talvez por isso, pairam sobre ela as maiores dificuldades durante a vida escolar. Verificando as pesquisas realizadas no decorrer dos anos, e em especial considerando contato pessoal com os alunos que freqentam as sries do Ensino Mdio, ficou em evidncia a deficincia da aprendizagem da disciplina nas sries anteriores, ou seja, quase sempre foi trabalhada de forma abstrata. Muitas vezes, ao perguntarmos aos alunos do Ensino Mdio qual a diferena entre permetro e superfcie de um polgono, a grande maioria no saber responder. O mesmo acontece com as diferenas entre polgonos e poliedros. No se pode afirmar exatamente se o fato acontece por conta do professor ou do aluno. Porm, no temos como negar que toda aprendizagem requer conhecimentos anteriores que fundamentam a nova aprendizagem. Quando se estuda a geometria espacial, mais exatamente os poliedros e a relao de Euler, dada por A + 2 = V + F, onde A = aresta, V = vrtices e F = faces, a falta de conhecimento ainda maior. Se pedirmos para o aluno construir um slido geomtrico de 21 arestas, 12 faces e 10 vrtices, com certeza eles iro tentar descobrir aleatoriamente, tentando adivinhar o slido, no percebendo que o tal slido no existe. Lendo o resultado de um levantamento feito com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio, constatei que a grande maioria no consegue sequer lembrar, descrever ou citar algumas propriedades de polgonos e slidos geomtricos, quando muito os do Ensino Mdio, faz alguma considerao ao cubo ou a pirmide, lembrando dos monumentos egpcios e os mais aplicados falam alguma coisa sobre os poliedros de Plato. Tudo isso conseqncia de trabalhar a geometria espacial sem que os alunos manipulem, construam ou vejam objetos, ou seja, "a aprendizagem fica no abstrato e cai

no esquecimento e o tema tende a ser desinteressante desprovido de significados e de desafios. Um estudo de geometria espacial deveria privilegiar atividades que desenvolvam a intuio especial e habilidades de visualizao para a formao do pensamento geomtrico, ou ainda, quando se ensina um contedo, as explicaes devero ser incisivas, para atingir e despertar no aluno, a curiosidade em querer aprender tal matria e deixar o professor seguro daquilo que est ensinando. Assim, sugiro o proposto por Ana Maria Kaleff em seu artigo: Tomando o ensino da Geometria em nossas mos. O nosso objeto de estudo vai ser sobre POLIEDROS. Um contedo que apresenta suas atividades quase que totalmente concreto que facilita o processo ensinoaprendizagem.

FIGURAS POLIDRICAS Qualquer figura geomtrica, ou seja, qualquer subconjunto do espao denominado figura geomtrica espacial. a reunio de um nmero finito de polgonos planos tais que: a) A interseo de dois polgonos quaisquer ou vazia, ou vrtices ou um dos lados dos polgonos; b) Dois polgonos contendo um lado em comum no so coplanares; Os lados dos polgonos so denominados arestas. Os vrtices dos polgonos so denominados vrtices. Exemplos: Os seguintes desenhos representam figuras polidricas.

Os seguintes desenhos no representam figuras polidricas.

a)

b)

c)

Os desenhos (a) e (b) no so reunio finita de polgonos planos. O desenho (c) no satisfaz o item (a). SUPERFCIES POLIDRICAS uma figura polidrica com as regies poligonais determinadas pelos polgonos, denominados faces da superfcie polidrica, com as seguintes condies adicionais: a) Cada aresta pertence no mximo duas faces; b) Existindo arestas que pertence a uma s face elas deve formar uma nica poligonal fechada denominada contorno. Uma superfcie sem contorno chamada de fechada. Quando tiver contorno chamada de aberta. Exemplos:

POLIEDROS Poliedro um slido geomtrico determinado por uma superfcie polidrica, fechada juntamente com o seu interior (slido). Os pontos interiores superfcie polidrica so chamados interior do poliedro. A fronteira do poliedro exatamente a superfcie polidrica que o determina. Exemplos:

Exemplos de slidos que no so poliedros.

Os poliedros so classificados em convexo e no convexo. Poliedro convexo; Dados quaisquer dois pontos pertencentes a um poliedro, o segmento que os contm dever estar contido no poliedro. Caso contrrio no convexo. FIGURA 1 FIGURA 2

Na figura 1, podemos observar que o segmento AB possui os pontos compreendidos entre C e D totalmente contido no poliedro. Assim podemos afirmar que este poliedro convexo. Na figura 2, podemos observar que o segmento de reta EF intercepta o poliedro em quatro pontos G, I, J e H, isto , existem muitos pontos que pertencem ao segmento compreendido entre os pontos G e H, e que esto fora do poliedro, ou seja, todos os pontos compreendidos entre os pontos I e J. Assim sendo, este poliedro chamado de no convexo. Os poliedros so constitudos de faces, arestas e vrtices. Faces so os lados do poliedro. Arestas so as intersees de duas faces. Vrtices so intersees de trs ou mais arestas.

PRISMA

Dados dois planos paralelos e distintos, e , um polgono convexo R contido em e uma reta r que intercepta e , mas no em . Para cada ponto P da regio R, vamos considerar o segmento PP, paralelo reta r (P ):

Chamamos de prisma, o conjunto de todos os segmentos congruentes PP paralelos a r.

PRISMA RETO O prisma chamado de reto, quando suas arestas laterais so perpendiculares as bases que so paralelas, suas faces laterais so regies poligonais denominados paralelogramos retngulos. O prisma pode ser regular quando as arestas da base forem semelhantes, caso contrrio no regular. Exemplos:

: PRSIMA OBLQUO Observe a figura abaixo, onde os planos distintos, e , so paralelos e as arestas laterais tambm paralelas entre si mas no so perpendiculares s bases e suas faces laterais so regies poligonais paralelogramos.

Nesta figura, podemos verificar que: a) Os polgonos ABCDE e ABCDE so paralelos.

b) A medida da aresta lateral maior que a medida da altura (menor distncia entre os planos e ). Exemplos:

Verifique que as arestas laterais no so perpendiculares s bases, mas por sua vez assim como as bases so paralelas e congruentes entre si. Observe tambm que a altura do prisma oblquo a distncia entre os planos que contm as bases do prisma. Portanto diferentemente do prisma reto, menor que a medida da aresta lateral. Exemplo de um prisma oblquo como slido geomtrico e na forma planificado.

Prisma oblquo (poliedro) Obs.: a = a b = b = b c = c c d = d = d

Prisma oblquo (planificado)

l = l Verifique que as arestas laterais (l) so congruentes e maiores que a altura (h) e as arestas da base no so congruentes. Logo; a rea lateral formada pela unio das trs faces laterais que so paralelogramos no retngulos, portanto a rea do paralelogramo dada pelo produto da base pela altura. Logo a rea lateral : Sl = h.l + h1.l + h2.l Sl = l(h + h1 + h2). rea total: (St) St = 2Sb + Sl, onde Sb = rea da base. Volume (V) V = Sb.H VAMOS ESTUDAR MAIS UM POUCO SOBRE PRISMAS O nome do prisma dado de acordo o nmero de arestas da base. Se a base do prisma for um quadriltero, o chamaremos de prisma convexo quadrangular, se a base for um tringulo, o chamaremos de triangular, se for um pentgono, o chamaremos de pentagonal e assim por diante. Se as arestas da base tiverem as mesmas medidas , diremos que o prisma regular. A base de um prisma convexo regular est sempre inscrito ou circunscrito a uma circunferncia, isto quer dizer que o clculo da rea base de um prisma regular, est sempre relacionada a medida do raio desta circunferncia que o inscreve ou circunscreve. Se o prisma for dito convexo e triangular regular, esse tringulo eqiltero, a rea de sua base Sb = 3.
a.m , onde, a = aresta da base e m = a distncia 2

do centro do tringulo ao ponto mdio da aresta da base, que chamado de aptema da base. Onde A = centro da circunferncia; r = raio da circunferncia; a = aresta da base do prisma; m = distncia de A at a; l = aresta lateral do prisma.

Verifique que m, r e hipotenusa, m e

a formam um tringulo retngulo, onde r a 2

a so os catetos. 2

Como: r2 = m2 +

a2 22 Sb =

a2 22
a.m , 2

= r2 m2 teremos Sb =

a 2

r 2 m2
r2 m .m 2

2 r 2 m2

3.2

Sb = 3m r 2 m 2 Podemos observar que este clculo em funo do raio e do aptema da base. Podemos ter o mesmo comportamento em relao aresta da base e o raio, assim como em relao a aresta da base e o aptema. Verificamos ainda que as arestas laterais tm as mesmas medidas por prisma ser regular e, assim sendo a rea lateral pode ser definida por Sl = n.a.l, onde n o nmero de faces laterais, a a aresta da base e l a aresta lateral. A rea total a soma das reas das faces e das bases do prisma. Assim sendo, rea total de um prisma convexo regular dada pela frmula St = 2Sb + n.Sl. OBS: Temos 2Sb, porque as duas bases de um prisma devem ser congruentes. E o volume o produto da medida da rea da base pela altura que no prisma corresponde a aresta lateral, logo V = Sb.l. Se o prisma for convexo regular quadrangular, temos uma base quadrada. Assim Sb = 4
a.m Sb = 2a.m. 2

Onde: a = aresta da base do prisma. . l = aresta lateral ou altura do prisma. m = aptema da base do prisma. r = raio da circunferncia que circunscreve a base do prisma. A = centro da base do prisma

Podemos observar que os segmentos r, m e

a formam um tringulo retngulo. 2

Como a base do prisma quadrangular regular formada por quatro tringulos congruentes, a rea da base Sb= 4
a.m , ou seja, 2 a Sb = 2a.m.Como r2 = m2 + ( )2 2 a.m , teremos, 2

a = 2 r 2 m 2 e cada tringulo contido na base do prisma tem rea, Sb = Sb = 4m r 2 m , em funo do raio e do aptema da base do prisma. De modo geral para se calcular a rea da base usa a frmula Sb = n

a.m , onde n 2

o nmero de tringulos congruentes existentes na base do prisma e a rea lateral (Sl),


Sl = n.a.l e o volume (V), V = Sb.h.

Assim:

a) b) c)

Se a base for um triangular regular, n = 3. Se a base for quadrangular regular, n = 4. Se a base for pentagonal regular, n = 5, e assim por diante.

Para o prisma reto no regular, temos as arestas da base no congruentes, portanto os paralelogramos que formam as faces laterais, tambm no so congruentes, portanto suas medidas so diferentes. Exemplo:

Prisma (poliedro) Obs.: a = a = a = a b = b = b = b c = c = c = c d = d = d = d l = l

Prisma (planificado)

Assim sendo, a rea lateral (Sl) maneira: Sl = l(a + b + c + ...n). rea total (St)

Sl = l(a + b + c + d). Genericamente podemos

considerar para se calcular a rea lateral de um prisma reto irregular, da seguinte St = 2Sb + Sl, sendo Sb = rea da base.

Volume (V) V= Sb.l.

Agora vamos pensar um pouco:

a) Que tipo de polgono compe as faces laterais de um prisma oblquo? b) Por que a medida da altura sempre menor que da aresta lateral num polgono oblquo?
Vamos construir prismas e calcular algumas de suas medidas:

1) Construir um prisma de base hexagonal regular, cuja altura

3 m e est inscrito

numa circunferncia de raio 2m, calcular sua rea total e seu volume. 2) Um prisma pentagonal regular tem de aresta da base 6 cm. Calcule sua altura, rea total e volume, sabendo que sua rea lateral mede 300 cm2. 3) Ser possvel construir um prisma reto, cujas arestas da base medem respectivamente 4, 6, 9 e 5 cm? Qual ser sua rea lateral sabendo que sua altura mede 10 cm?
PARALELEPPEDO

um poliedro cujas bases so paralelogramos. Eles podem ser oblquo ou reto.

Paraleleppedo oblquo, bases paralelas, Vrtices opostos congruentes, arestas laterais paralelas e no perpendiculares as bases.

Paraleleppedo reto, bases paralelas, vrtices todos congruentes e retos, arestas laterais perpendiculares s bases.

Na hiptese de o paraleleppedo reto ter bases retangulares, ele chamado de paraleleppedo reto-retngulo. Exemplos: figura n 1 Figura n1 Figura n2

a = a = a

Um paraleleppedo reto-retngulo cujas arestas so congruentes recebe o nome de cubo ou hexaedro regular. Exemplo: figura n2 que estudaremos logo a seguir.

DIAGONAL DE UM PARALELEPPEDO RETORETNGULO

Observe o paraleleppedo de dimenses a, b e c:

Se considerarmos a face AACC temos: d2 = a2 + b2


d=

a 2 + b 2 , onde d a diagonal da face.

Se considerarmos o tringulo ABC, temos: D2 = d2 + c2 = a2 + b2 + c2 paraleleppedo.


D=

a 2 + b 2 + c 2 , onde D diagonal do

REA TOTAL DO PARALELEPPEDO RETO-RETNGULO

Planificando o paraleleppedo, verificamos que a rea total a soma das reas de cada par de faces opostas. Assim temos:
At = 2(ab + ac + bc), onde At = rea total.

O paraleleppedo reto-retngulo planificado corresponde justamente a sua superfcie polidrica.

Lembre-se que: b = b = b e c = c A rea lateral Al = 2(bc + ac), onde Al = rea lateral. Volume do paraleleppedo reto-retngulo: Vparal = a.b.c, onde Vparal = volume.
Agora vamos pensar um pouco:

a) H outras planificaes de paraleleppedo reto-retngulo? b) No mximo quantos tipos de retngulos podem ter em um paraleleppedo reto-retngulo? E qual a quantidade mnima de tipos de retngulos pode ter em paraleleppedo reto-retngulo? c) Por que as frmulas da rea e de volume s funcionam em paraleleppedo reto-retngulo e no em paraleleppedo oblquo? d) Podemos colocar dois retngulos congruentes juntos e depois outros dois juntos? Por qu? e) Que denominao recebe um paraleleppedo reto-retngulo cujas suas faces so quadrados?
Vamos resolver os exerccios abaixo:

1) Qual o volume de concreto que se gasta para fazer 10 degraus, sabendo que cada degrau tem 1 m de comprimento, 12 cm de altura e 30 cm de largura? 2) O quintal de uma casa tem forma retangular cujas medidas so 10 m de largura por 14 m de comprimento. Se for feito um revestimento com uma mistura de areia e cimento de 3 cm de espessura. Qual o volume da mistura utilizada nesse revestimento?

PARALELEPPEDO OBLQUO

Temos na figura n2, o paraleleppedo oblquo planificado. Observe que todos os lados dos polgonos que formam seus lados possuem lados e ngulos opostos congruentes. Na figura n1, temos a figura de um paraleleppedo oblquo. Observe que todos as suas faces, arestas so paralelas e congruentes e seus vrtices opostos tambm so congruentes.

FIGURA N1

FIGURA N2

Obs.: a = a -

b = b = b = b e

c = c = c = c = c

e h igual a altura do paraleleppedo obliquo, que neste caso no corresponde a aresta lateral como no caso do paraleleppedo reto, a altura do paraleleppedo obliquo distncia entre as duas bases como podemos observar na figura n1. Na forma planificada, observamos que cada face do paraleleppedo oblquo tem uma altura diferente, portanto temos que trabalhar com todas as diferentes alturas, assim sendo, h h h ... hn.

rea total igual; At = 2(a.h + a.h + b.h). rea lateral igual; Al = 2h(a + b). Volume igual; Vparal = a.h.h, onde a = aresta da base, h = altura da base
(distncia entre as arestas paralelas da base), h = altura do paraleleppedo oblquo. CUBO OU HEXAEDRO CUBO um poliedro convexo regular, onde suas arestas so congruentes e

perpendiculares entre si, seus vrtices so retngulos, possui seis faces, oito vrtices e doze arestas. um caso especial de prisma.

Cubo (poliedro)

Cubo (planificado)

OBS: a) Todas as arestas tm as mesmas medidas (a). b) A distncia de AH = diagonal da base (d). c) A distncia de EH = diagonal de cubo (D).
Podemos verificar que:

a) Todas as suas arestas tm as mesmas medidas, logo a rea da base : Sb = a2. b) A rea lateral : Sl = 4.Sb, pois cada face tem a mesma rea , ento: Sl = 4.a2. c) O volume : Sb.a, logo, V = a3. e) A diagonal da base : d2 = a2 + a2 d2 = 2a2 d =
d=a 2

2a 2

f) A diagonal do cubo : D2 = d2 + a2 D2 = 2a2 + a2 D2 = 3a2


D=a 3 Agora localize:

a) demais diagonais da base. b) demais diagonais do cubo

Atividades

1) Construa um cubo cuja soma de suas arestas igual a 72 cm e calcule seu volume. 2) Deseja-se construir 28 caixas de madeira em forma de cubos com arestas de 12 cm. Quantos m2 de madeira sero necessrios para realizar o trabalho? 3) Represente uma caixa dgua cbica que tem 3 m de aresta interna e calcule sua capacidade em litros, sabendo que 1 dm3 = l litro.

PIRMIDE

O Antigo imprio Egpcio presenciou o surgimento do culto solar, sobre uma pirmide quando o deus criador apareceu pela primeira vez. Mais tarde o culto solar tornou-se dominante com ele e teve incio a construo de templos do sol. Com a terceira dinastia, deu-se o incio das construes de pirmides. O fara Dsojer mandou construir a primeira pirmide em Sacara. Imhotep, conhecido por sua inteligncia, foi arquiteto e supervisionou a construo da pirmide. A primeira pirmide, chamada de pirmide de degraus, em essncia, seis mastabas, uma sobre a outra, com cada nvel menor que o anterior. At hoje, ningum sabe dizer o que uma pirmide pretende representar, mas alguns arquelogos imaginam que a idia era de que o monumento atravs de seus degraus os levava ao cu. Muitas outras pirmides foram construdas em forma de degraus. Snefru, o primeiro fara da Quarta Dinastia, terminou a construo da pirmide de seu pai Huni em Meidum. A pirmide comeou como a de degraus, mas Snefru acabou alisando suas laterais, dando estilo do formato de pirmide nos dias de hoje. Snefru deu incio a outros projetos, sendo que o primeiro desabou sobre seu prprio peso. O segundo, a pirmide inclinada, existe at hoje em Dashur. O ngulo das laterais a partir de sua metade muda, ningum sabe ao certo o por qu, mas Alguns arquitetos tinham como teoria, o medo de desabamento, conforme a primeira pirmide. Porm de conhecimento de todos que Snefru morreu durante a construo desta pirmide, por isso o ngulo foi reduzido para acelerar os trabalhos. Outra teoria que a pirmide inclinada seria um gigantesco obelisco, projetado para representar um dos raios do sol. De qualquer forma, a pirmide inclinada exibia as laterais lisas, que iriam distinguir as pirmides verdadeiras das pirmides de degraus. Tambm localizada em

Dashur, est a pirmide vermelha, tambm lisa e revestida de pedra polida, que as outras pirmides viriam a copiar. O nome desse monumento se d, devido cor que ele adquire ao por do sol. O pice destas construes se d com a construo da pirmide de Khufu (Kheops) em Rostja (Giz). A maior que ainda resiste tinha originalmente cerca de 145 metros de altura com laterais de 2.300.000 blocos de calcrio. Inteiramente revestida de calcrio de Tura trazido para a construo a partir de On (Helipolis). A construo de pirmides continuou por todo o Antigo Imprio e por alguns dos primeiros faras do Mdio Imprio. Existem no Egito cerca de 50 pirmides reais e muitas outras de menores portes construdas para a nobreza secundria. Alguns historiadores relatam que a maior parte da riqueza do Egito era destinada a construes de pirmides. Assim a grandiosidade das pirmides marcava a posio do poder de cada fara sobre a terra e representava o poder de riqueza que eles tinham. Mas as verbas destinadas a construes de pirmides foram diminuindo aos poucos, at serem substitudas por templo do sol. Agora vamos estudar um pouco sobre as pirmides no ponto de vista geomtrico. A exemplo do prisma acontece com a pirmide, ou seja, a denominao da pirmide est diretamente relacionada ao nmero de arestas da base. Se as faces laterais tiverem as mesmas medidas, diremos que a pirmide regular. As faces laterais de uma pirmide sempre tm o formato de um tringulo, ou seja, as faces laterais de uma pirmide so triangulares. A base de uma pirmide regular est sempre inscrita ou circunscrita numa circunferncia. onde: V = vrtice da pirmide. h = altura da pirmide. O = centro da base da pirmide; m = aptema da base da pirmide. g = aptema da pirmide. a = aresta da base da pirmide. l = aresta lateral da pirmide.

Podemos verificar, ainda, que: a) O tringulo VOD retngulo em O. g2 = m2 + h2 b) O tringulo VDB retngulo em D.
a l2 = g2 + ( )2 2 a.g , onde a = aresta da base, 2

c) A distncia de AO = OB = OC = raio da circunferncia circunscrita. E para calcular a rea lateral (Sl) temos Sl = n

g = aptema da pirmide e n = nmeros de tringulos que formam as faces laterais da pirmide, rea da base (Sb) temos Sb = n.
a.m , onde a = aresta da base, m = aptema da 2

base e n = nmero de tringulos que O pode formar com os vrtices da base. No caso da figura acima, podemos verificar que existem 3 tringulos formados por O. Ento vejamos: OAB, OBC e OAC, logo n = 3.

Para calcular o volume(V) de uma pirmide, usamos a frmula: V = onde Sb = rea da base.

1 Sb.h, 3

Com um quadrado e quatro tringulos podemos construmos uma pirmide quadrangular e diremos que a pirmide quadrangular regular se os tringulos forem congruentes.

onde: h = altura da pirmide. l = aresta lateral da pirmide. m = aptema da base da pirmide. g = aptema da pirmide. V = vrtice da pirmide. O = centro da base da pirmide. A = aresta da base da pirmide.

Com um hexgono e seis tringulos eqilteros ou issceles, construiremos uma pirmide hexagonal regular e se os tringulos forem congruentes esta pirmide ser regular, conforme figura abaixo.

onde: V = vrtice da pirmide. l = aresta lateral da pirmide. h = altura da pirmide. m = aptema da base da pirmide. g = aptema da pirmide. a = aresta da base da pirmide. E se a base da pirmide for um pentgono, a pirmide ser pentagonal, se for octgono, a pirmide ser octogonal, assim por diante. Agora vamos fazer a demonstrao do por que o volume de uma pirmide um tero do volume de um prisma. Temos abaixo um prisma regular cujas medidas das arestas da base igual medida da aresta lateral, determinado pelos pontos (A, B, C, D, E e V):

Agora atravs de um corte, dividimos o prisma em duas pirmides, sendo uma triangular (A1, B1,C1 e V1) e outro quadrangular (B2, C2, E1, D1 e V2).

Verifique que uma diagonal (C2, D1) divide o quadrado (B2, C2, E1 e D1) em dois tringulos congruentes, ou seja, em (B2, C2 e D1) e (C2, D1 e E1). Conseqentemente, o plano (C2, V2 e D1) divide a pirmide quadrangular em duas pirmides triangulares (B2, C2, D1 e V2) e (C2, D1, E1 e V2) de volumes iguais, pois ambas tem as bases congruentes e a mesma altura.

Como as bases (superior e inferior) do prisma so congruentes, as pirmides (A1, B1, C1, e V1) e (E2, D2, V3 e C3) tem o mesmo volume, pois as bases possuem as mesmas reas e suas alturas so congruentes. Como os volumes da trs pirmides da base triangular so iguais, conclui-se que o volume de uma pirmide igual a um tero do volume de um prisma que tenha mesma base e altura, ou seja, o volume de uma pirmide Vpirmide =
1 .Sb.h, onde Sb = rea da base e h = altura da pirmide. 3

OBS: Para se calcular a rea da base, segue os mesmos critrios do calculo da rea da base de um prisma, (conforme vimos no texto sobre prisma).

Agora vamos pensar um pouco

a) Como ficam as planificaes das pirmides? b) As pirmides representavam o poder da poca. Na atualidade ainda h tentativa para demonstrar o poder a demais naes ou a posteridade?
Que tal resolver algumas atividades

1) Construir uma pirmide hexagonal regular, sabendo que a aresta da base mede 6 cm e a aresta lateral mede 10 cm e calcule a medida do aptema da base assim como seu volume. 2) Uma pirmide de base quadrada onde sua altura mede 8 cm, calcule a medida da aresta da base, sabendo que seu volume 200 cm3. 3) Uma pirmide e um prisma tm a mesma base. A altura da pirmide vale o sxtuplo da altura do prisma. Sendo V1 o volume da pirmide e V2 o volume do prisma, mostre que V1 = 2V2.

TRONCO DE PIRMIDE

Tronco de pirmide regular formado por duas bases paralelas, sendo uma menor e outra maior, e suas faces laterais so formadas por trapzios regulares congruentes. A denominao de um troco de pirmide dada conforme o nmero de arestas da base.

onde: h = altura do tronco de pirmide. a = aresta da base maior do tronco da pirmide. a = aresta da base menor do tronco da pirmide. AACC, CCDD, DDEE e AAEE (trapzios semelhantes) = faces laterais do tronco da pirmide. OB = metade da medida da aresta da base maior do tronco da pirmide.

OB = metade da medida da aresta da base menor do tronco da pirmide. BB =altura da face lateral do tronco de pirmide. Podemos, ainda, verificar que cada face lateral de um tronco de pirmide um trapzio. Para calcular a rea de um trapzio, determinamos o produto da mdia aritmtica das bases pela altura, mas no podemos confundir a altura do trapzio de suas faces laterais com a altura do tronco. Se o tronco de pirmide for regular, suas bases so proporcionais e suas faces laterais tero medidas iguais, Assim sendo, as arestas da base maior tero as mesmas medidas, assim como as arestas da base menor, e as faces laterais sero constitudas por trapzios congruentes, ou seja, com reas iguais. Vamos considerar BB = g que a altura da face lateral (trapzio) e assim teremos
Sl = n
(a + a' ) g , onde n o nmero de faces laterais do tronco de pirmide, a e a so 2

as bases do trapzio e g = altura do trapzio. E rea total do tronco da pirmide St = SB + Sb + Sl, onde SB = rea da base maior, Sb = rea da base menor e Sl = rea lateral do tronco de pirmide. Agora, vamos demonstrar a frmula de volume de tranco de pirmide (Vt):

Podemos observar que h1 = h + h e que os tringulos VOA e VOA so congruentes. Assim, teremos
VA' VB' VC' VD' h = = = = 1' VA VB VC VD h

E, ainda, os pontos VABCD e VABCD formam duas pirmides, cujo vrtice comum as duas pirmides, onde h1 altura da pirmide maior e h a altura da pirmide menor.

Podemos observar, ainda, que os polgonos ABCD e ABCD so semelhantes, pois pertencem ao planos paralelos e a razo entre as reas desses polgonos igual ao quadrado da razo entre as alturas das duas pirmides, ou seja, (h' ) 2 A' B' C ' D' = e se ABCD (h1 ) 2

os polgonos que formam as bases das duas pirmides forem quadrados, as arestas de cada polgono so congruentes, logo, a rea de um quadrado l2. Chamando a rea da base menor b e a rea da base maior B, temos
b h' =( )2. B h1 1 [B.h1 b.h] Vt = 3

Assim o volume total do tronco de pirmide Vt =

1 1 1 [B.(h + h) b.h] Vt = [B.h + B.h b.h] Vt = [B.h + (B b)h] (1) 3 3 3


h1 h1 2 B = ( ' ) h' E como b h
=

h' + h ' b h =

B b

h. b + h. b = h. B

h. B h. b = h b h( B b ) = h b h =

h b B b h b B b )] e agora b )( B +

Substituindo em (1), teremos Vt =

1 [B.h + (B b).( 3

substituindo (B b) = ( B b ).( B + b ), teremos Vt = b ).(


Vt =

1 [B.h + ( B 3

h b B b

)] Vt =

1 1 [B.h + ( B + b ).h b ] Vt = .[B + ( B + b ). b ] 3 3


h (B + b 3

1 [h.( B + 3

B.b + b)] Vt =

B.b )

Agora vamos pensar um pouco:

a) Por que no tronco de uma pirmide regular, as duas bases so semelhantes? b) H outra forma para determinar o volume do tronco de pirmide? Caso afirmativo, como podemos proceder?
Atividades

1) Construa um tronco de pirmide cuja altura mede 6 cm e suas bases so quadrados de permetros 56 cm e 32 cm e calcule seu volume.

2) Um tronco de pirmide de bases quadradas tem 2.814 cm3 de volume. A altura do tronco mede 30 cm e o lado do quadrado da base maior mede 20 cm. Ento, o lado do quadrado da base menor mede?

Aps muitos estudos e trabalhos com poliedros, podemos elaborar uma tabela com vrios poliedros e suas propriedades, assim como: nmero de arestas, nmero de faces e nmero de vrtices. POLIEDRO Tetraedro Hexaedro Octaedro Dodecaedro Icosaedro ARESTAS (A) 6 12 12 30 30 FACES (F) 4 6 8 12 20 VRTICES (V) 4 8 6 20 12

Podemos verificar uma certa relao constante entre estas propriedades relacionadas na tabela acima. Esta relao vlida para todos os poliedros, menos os que tem furos. F + V = A + 2. Esta relao foi demonstrada por EULER por ocasio da apresentao dos poliedros convexos regulares.
DEMONSTRAO DO TEOREMA DE EULER

Segundo Zoroastro Azambuja Filho (revista do professor de matemtica 47, 2001) Para demonstrar o Teorema de Euler comeamos escolhendo uma reta r que no seja paralela a nenhuma das faces do poliedro convexo P. Tomamos tambm um plano H, que no intercepta P e perpendicular a reta r. O plano H ser chamado plano horizontal e as retas paralelas a r (logo perpendiculares a H) sero chamadas retas verticais. H divide o espao em dois semi-espaos, um dos quais contm o poliedro P. Este ser chamado o semi-espao superior; diremos que seus pontos esto acima de H. Para melhor ilustrar nosso raciocnio, imaginaremos o sol brilhando pino sobre o semi-espao superior, de modo que seus raios sejam retas verticais. A cada ponto x do semi-espao superior corresponde um ponto x em H, chamado a sombra de x, obtido como interseo do plano H com a reta vertical que passa por x. A sombra de qualquer conjunto X, contido no semi-plano superior , por definio, o conjunto X, contido em H, formado pelas sombras dos pontos de X. A interseo de uma reta vertical com o conjunto convexo limitado pelo poliedro P um subconjunto convexo dessa reta, logo (se no for vazia) um segmento

de reta, cujos extremos pertencem a P, ou um nico ponto de P. Segue-se que uma reta vertical arbitrria s pode ter 0, 1 ou 2 pontos em comum com o poliedro convexo P. A observao acima pode ser reformulada do seguinte modo: cada ponto da sombra P do poliedro P sombra de um ou de dois pontos de P. Ora, a sombra P do poliedro P um polgono convexo do plano horizontal, cujo contorno a sombra de uma poligonal fechada formada por arestas de P. Cada ponto de sombra de um nico ponto de P (pertencente a ). A poligonal chamada o contorno aparente do poliedro P. Cada ponto interior de P (isto , no pertencente a ) sombra de dois pontos de P. dados dois pontos de P que tm mesma sombra, ao mais alto (mais distante de H) chamaremos ponto iluminado; o mais baixo ser chamado sombrio. Assim, o poliedro P se decompe em trs partes disjuntas: o conjunto dos iluminados, o conjunto dos pontos sombrios e o contorno aparente . Por exemplo, seja P o cubo que tem os quadrados ABCD e ABCD como faces opostas. Pendurando-o pelo vrtice A (de modo que A e C estejam na mesma vertical), as faces AA, BB, AA, DD e ABCD ficaro iluminadas e as outras trs sombrias. O contorno aparente ser a poligonal ABBCDDA.

Se P1 o conjunto dos pontos iluminados de P mais o contorno aparente . Cada ponto de P a sombra de um nico ponto de P1. Em outras palavras, a regra que associa a cada ponto x de P1 sua sombra x uma correspondncia biunvoca entre P1 e P. Usaremos a notao P1 para representar o polgono P decomposto como reunio de polgonos justapostos, que so sombras das faces contidas em P1, isto , das faces iluminadas. Evidentemente, poderamos tambm considerar o conjunto P1, formado pelos pontos sombrios de P mais o contorno aparente . A regra que associa a cada ponto de P2 sua sombra tambm uma correspondncia biunvoca entre P2 P. Escreveremos P2 para indicar a sombra de P2 expressa como reunio das sombras das faces sombrias de P, isto , contidas em P2. Observa-se que se decompusermos cada face de P em tringulos, traando diagonais em cada uma delas, alteraremos os nmeros F, A e V individualmente, mas a expresso F A + V permanecer com o mesmo valor. Com efeito, cada vez que se traa uma diagonal numa face os nmeros F e A aumenta cada um de uma unidade e o nmero V no muda. Na expresso F A + V, os acrscimos de F e A se cancelam. Portanto, a fim de demonstrar o Teorema de Euler, no h de generalidade em supor que todas as faces do poliedro P so tringulos. Esta hiptese ser feita a partir de agora. Como toda face tem trs arestas e cada aresta pertence a duas faces, segue-se que 3F = 2A esta relao ser usada logo mais. Vamos agora calcular de duas maneiras distintas a soma S dos ngulos internos dos tringulos que compem o poliedro P.

Em primeiro lugar, h F tringulos e a soma dos ngulos internos de cada um deles igual a dois ngulos retos , isto , a radianos. Portanto S = .F. como F = 3F 2 = 2A 2F, podemos escrever. S = 2.A - 2.F Por outro lado, temos S = S1 + S2, onde S1 a soma dos ngulos internos dos tringulos iluminados e S2 a soma dos ngulos internos dos tringulos sombrios. A fim de calcular S1, partimos da observao super-evidente (porm crucial) de que a soma dos ngulos internos de um tringulo T igual soma dos ngulos internos de sua sombra T. Da resulta que S1 igual a soma dos ngulos internos dos tringulos nos quais est decomposto o polgono convexo P1, sombra de P1. Para calcular esta ltima soma, somemos os ngulos vrtices a vrtices, em vez de som-lo tringulo por tringulo, como acima. Seja V1 o nmero de vrtices iluminados, V2 o nmero de vrtices sombrios e V0 o nmero de vrtices do contorno aparente . Ento V = V0 + V1 + V2. Notemos ainda que V0 tambm o nmero de vrtices e de lados da poligonal , contorno do polgono convexo P. Em P1 temos V1 vrtices interior (sombras dos vrtices iluminados) mais V0 vrtices do contorno . A soma dos ngulos que tem como vrtices um dado vrtice interior igual a 2 radianos (quatro ngulos retos) A soma de todos os ngulos que tem vrtices sobre o contorno igual a (V0 2), de acordo com a expresso bem conhecida da soma dos ngulos internos de um polgono com V0 lados. Segue-se que: S1 = 2.V1 + (V0 2). Por um raciocnio inteiramente anlogo, obteramos: S2 = 2.V2 + (V0 2). Somando estas duas igualdades, vem: S = S1 + S2 = 2(V0 + v1 + v2 ) - 4 = 2.v - 4. Comparando com a igualdade S = 2.A - 2.F, acima, obtida e dividindo por 2, resulta que A F = V 2, ou seja, F A + V = 2.
COMO QURAMOS DEMONSTRAR. POLIEDROS CONVEXOS REGULARES

Grandes filsofos e matemticos dedicaram vida ao estudo da geometria. Enquanto a escola pitagrica, por exemplo, tinha como lema: Tudo so nmeros, j a escola de Plato tinha escrito sobre a porta: No entre aqui ningum que no seja geomtrico. Sem dvida, Plato foi o primeiro matemtico a apresentar os cinco e somente cinco poliedros regulares: o cubo, o tetraedro, o octaedro, o dodecaedro e o icosaedro. Todos estes poliedros so chamados por convexos regulares por eles terem todas as faces congruentes, ou seja, com as mesmas medidas e todos os vrtices com o mesmo nmero de arestas convergentes. Portanto, a eles se referiu no seu dilogo e passaram a ser chamados de slidos de Plato ou slidos platnicos. Os slidos platnicos so assim chamados porque as suas formas causaram uma grande admirao a Plato, filsofo grego, que os usou para descrever, do seu ponto de

vista, o mundo perfeito. Deste modo, a natureza de todas as coisas tinha uma explicao. Tudo na natureza era constitudo por cinco tomos diferentes, cada um deles com a forma de poliedro regular. Quatro desses tomos era a terra, o ar, a gua e o fogo. O quinto era o tomo que constitua o cosmos, as estrelas e os planetas. Assim, Plato associou a cada poliedro regular um dos tomos: Se fossem quadradas, teramos o cubo elemento terra. Se fossem tringulos eqilteros, teramos o tetraedro elemento fogo; o octaedro elemento ar e o icosaedro elemento gua. Se fossem pentgonos, teramos o dodecaedro simbolizava o Universo. Mesmo que associao feita por Plato no tinha fundamentos, estes slidos aparecem na arte e na natureza, na forma de cristais, organismos vivos, molculas, entre outros. Mais tarde, em 1596 Johannes Kepler, professor de matemtica em Gratz (ustria), publica aos 25 anos, uma das suas obras de referncia, o Mysterium Comographicum. A expressa a idia de que a posio dos planetas no sistema solar no aleatria. Kepler, uma pessoa protestante, muito devoto de Deus, filho de uma famlia muito religiosa, tem uma viso quase pitagrica de um Universo cuja estrutura de natureza matemtica, e para quem era inconcebvel um Deus que criava ao acaso (Vigoureux, 1997) Nessa obra, Kepler apresenta o seu modelo de um sistema solar (heliocntrico) em que rbitas planetrias, representadas por esferas, inscrevem nos poliedros regulares (os slidos de Plato): o espao entre as rbitas de Saturno e de Jpiter ocupado por um cubo que, inscrito na esfera de Saturno, inscreve a rbita de Jpiter; analogamente o espao entre as rbitas de Jpiter e Marte ocupado por um tetraedro; entre Marte e Terra, um dodecaedro; entre a Terra e Vnus, um icosaedro; e finalmente entre Vnus e Mercrio um octaedro. Kepler, no desiste e estabeleceu uma conexo entre o Universo e a Geometria. Mas este modelo no reproduz, contudo, as distncias corretas entre o Sol e os planetas. Mesmo assim Kepler lana-se aos clculos cada vez mais complicados visando aproximar o seu modelo da realidade, j que acreditava profundamente num Universo organizado que seguia leis matemticas e por isso divina. Kepler escreveu no seu Misterium Comographycum: Eu pretendo provar que Deus criando o Universo dando regras disposio dos Cus, teve em vista os cinco poliedros regulares da geometria,

clebres desde Pitgoras e Plato, fixando, tendo em conta as suas dimenses, o nmero, as suas propores e a relao entre os respectivos movimentos.
Poliedros de Plato

Chama-se poliedro de Plato, ao poliedro que satisfaz as trs condies: a) b) c) Todas as suas faces possuem o mesmo nmero n de arestas; Todos os seus vrtices possuem o mesmo nmero m de arestas; Satisfaz relao de Euler ( euleriano).

Existem somente cinco tipos de poliedros de Plato. Cada uma das F faces tem n arestas, e como cada aresta est em duas faces, assim: 2.A = n.F. Cada um dos seus V vrtices tem m arestas, e como cada aresta contm dois vrtices, logo: 2.A = m.V Como o poliedro Euleriano, na relao de Euler, em funo de A, teremos:
2A 2A -A + = 2 m n 1 1 1 + > m n 2 1 1 1 1 - + = m 2 n A 1 1 1 1 + = + m n A 2

Como vimos aps a definio de poliedro, m3 e da definio de polgono n 3. Por outro lado m > 3 e n > 3, simultaneamente, sendo m e n inteiros no satisfazem o propsito em questo, visto que o primeiro membro seria menor ou igual a segundo maior que
1 e o 2

1 1 ( positivo). Conclumos ento que nos poliedros de Plato 2 A

um dos nmeros m ou n deve ser 3. Para m = 3, teremos triedros.


1 1 1 1 1 = > n < 6. Sendo n 3 e inteiro, conclumos que n pode n 6 A n 6

assumir os valores 3, 4 e 5. Resumindo temos: m n 3 3 3 3 4 5

Para n = 3, as faces so triangulares. Vem

1 1 1 - = . Por analogia temos: n 6 A

m 3 4 5 n abaixo. E so portanto, somente cinco tipos. m 3 3 3 4 5 substituir os pares m e n. Em resumo, tem-se: M 3 3 3 4 5 n 3 4 5 3 3


OBS: nF = mV Poliedros Regulares

N 3 3 3

Assim sendo, conclumos que os poliedros de Plato so os que tem os pares m e n 3 4 5 3 3

Como conseqncia, para encontrar A, F e V de cada poliedro de Plato, basta A 6 12 30 12 30 F 4 6 12 8 20 V 4 8 20 6 12 NOME Tetraedro Hexaedro Dodecaedro Octaedro Icosaedro

Um poliedro convexo chamado regular quando: a) Suas faces so polgonos regulares e congruentes entre si; b) Todos os seus vrtices possuem o mesmo nmero m de arestas; Da definio se conclui que todos os elementos de mesma natureza de um poliedro regular so congruentes entre si. Como conseqncia da definio, temos somente cinco poliedros convexo regulares. Demonstrao: a) Faces regulares e congruentes entre si, logo cada uma tem o mesmo nmero n de arestas; b) os vrtices tem o mesmo nmero m de arestas; c) Poliedro convexo Euleriano.

Pelas trs concluses anteriores temos que os poliedros regulares so poliedros de Plato e so somente cinco, ou seja:

Tetraedro

Hexaedro

Octaedro

Dodecaedro

Icosaedro

Nem todos os poliedros de Plato so regulares pois nesses as arestas no precisam ser congruentes.

TETRAEDRO

um poliedro regular com quatro faces sendo estes tringulos eqilteros, quatro vrtices e seis arestas. O tetraedro pode formar-se a partir de um molde com quatro tringulos.

Tetraedro (poliedro) somente arestas.

Tetraedro (planificado)

Obs: podemos verificar que na figura tetraedro (poliedro), no existem lados, Na figura tetraedro (planificado), existem trs arestas e seis lados. O vrtice V do tetraedro a coincidncia dos trs vrtices da figura (planificada) V, V, V. Quanto a sua rea, temos: Sl = 3 St = 4
bh , onde Sl = rea lateral do tetraedro. 2 bh St = 2b.h, onde St = rea total do tetraedro. 2

E quanto ao volume, temos:


1 1 bh Sbase.h Vtetraedro = . h, onde Vtetraedro = volume do tetraedro, 3 3 2

Vtetraedro =

Sbase = rea da base. Agora vamos pensar um pouco: 1) 2) Para Plato. O tetraedro representava que elemento da natureza? Para Kepler, a rbita de que planeta est inscrito no tetraedro inscrito na

esfera de Jpiter?

CUBO, um poliedro convexo regular, onde suas arestas so congruentes e

perpendiculares entre si, seus vrtices so retngulos, possui seis faces, oito vrtices e doze arestas. um caso especial de prisma.

Cubo (poliedro)

Cubo (planificado)

OBS: a) Todas as arestas tm as mesmas medidas; b) A distncia de AC = diagonal da base (d); c) A distncia de AC = diagonal de cubo (D). d) Se todas as suas arestas tm a mesma medida, logo a rea da base Sb = a2, onde a = aresta. e) A rea lateral Sl = 4Sb, pois cada face tem a mesma rea, ento Sl = 4a2. f) A rea total St = 6Sb, ento St = 6a2. g) O voluma : V = Sb . a, logo, V = a2.a V = a3. h) A diagonal da base : d2 = a2 + a2 d2 = d=a 2. i) A diagonal do cubo : D2 = d2 + a2 D2 = 2a2 + a2 D2 = 3a2 D= 3a 2 D= a 3. 2a2 d = 2a 2

Agora localize:

a) demais diagonais da base. b) demais diagonais do cubo. Agora vamos pensar um pouco: a) b) que planeta? Para Plato, o cubo representava que elemento? Para Kepler, o cubo inscrito na esfera de Saturno inscrevia a rbita de

OCTAEDRO

um poliedro regular com oito faces, sendo estes tringulos eqilteros, seis vrtices e doze arestas. O octaedro pode ser formado a partir de um molde com oito tringulos eqilteros.

Verifique que o polgono ABCD um quadrado, pois todos os tringulos que formam o OCTAEDRO so eqilteros, divide o slido em duas pirmides congruentes, pois ambas so constitudas por quatro faces laterais congruentes e mesma base. Assim sendo, sua rea lateral igual a rea total, ou seja, Sl = St = 8 4.a.m, onde a = aresta e m = aptema da base do pirmide. E o volume dado pela frmula V = 2 de cada pirmide. Agora vamos pensar um pouco: a 2 .h , onde a2 = rea da base e h = altura 3
a.m Sl = 2

a) b)

Para Plato, o octaedro representava que elemento? Para Kepler, o octaedro inscrito na esfera de Vnus, inscreve a rbita de que planeta?

DODECAEDRO

um poliedro regular com doze faces que so pentgonos, vinte vrtices e trinta arestas. O dodecaedro pode formar-se a partir de um molde com vinte pentgonos.

A rea lateral igual a rea total, ou seja, Sl = St = 12.5 St = 30.a.m, onde a = lado do pentgono e m = aptema do pentgono. Cada pentgono pode ser dividido em cinco tringulos congruentes, que por sua vez multiplicamos por doze pentgonos que constituem o DODECAEDRO.

Agora vamos pensar um pouco: a) b) Para Plato, o dodecaedro representa o que? Para Kepler, o dodecaedro, inscrito na esfera de Marte, inscreve a rbita de que planeta?

ICOSAEDRO

um poliedro regular com vinte faces que so tringulos eqilteros, doze vrtices e trinta arestas. O icosaedro pode ser formado a partir de um molde de vinte tringulos eqilteros.

O icosaedro constitudo por vinte tringulos eqilteros, logo, sua rea lateral igual rea total, ou seja, Sl = St = 20. tringulo e h = altura do tringulo. Aplicando a relao de Euler, podemos descobrir o nmero de vrtices, ou seja, A + 2 = F + V, onde F = 20 e A = 30, logo, 30 + 2 = 20 + V V = 12.
a.h St = 10.a.h, onde a = lado do 2

Agora vamos pensar um pouco:

a) O que h de diferenas entre tetraedro, octaedro e icosaedro, se todos estes polgonos possuem tringulos eqilteros como suas faces? b) Por que com os tringulos eqilteros consegue construir tetraedro, octaedro e icosaedro, enquanto que com quadrado consegue construir somente o cubo e com o pentgono consegue construir somente o dodecaedro? c) Para Plato, o icosaedro representa que elemento? d) Para Kepler, o icosaedro inscrito na esfera da Terra, inscreve a rbita de que planeta?

Para calcular rea lateral, rea total e volume de POLIEDROS se fazem necessrio saber calcular rea dos principais polgonos, assim como:

Para calcular rea de um QUADRADO: S = a2.

Para calcular rea de um RETNGULO: S = b.c. Para calcular rea de um PARALELOGRAMO: S = e.h. Para calcular rea de um LOSANGO: S = Para calcular rea de um TRAPZIO: S =
D.d . 2 B.b4 .. 2 m. p . 2

Para calcular rea de um TRINGULO: S =

CONSIDERAES FINAIS

Depois de muitas leituras e pesquisas, de vrios autores e muitas consultas pela internet, foram feitas muitas comparaes das diversas maneiras de pensamentos e conduzir tanto a parte terica como as atividades prticas. Podemos verificar que todos levam para o mesmo caminho e que as definies e atividades tinham sempre as mesmas finalidades, ou seja, decorar as figuras e slidos geomtricos, assim como as frmulas para resolver as atividades elaboradas. Assim sendo, preocupamos no desenvolvimento de um material que leva o aluno a pensar e construir passo a passo atividades que sero desenvolvidas, com as quais os contedos vo demonstrando o significado dos conceitos, assim como, as propriedades apresentadas. Por outro lado, podemos verificar que nossos alunos tm na matemtica a maior dificuldade na aprendizagem, no por desconhecer os objetos estudados, mas sim por no conhecer caractersticas e os elementos do que esto estudando. Nas construes dos poliedros atravs das planificaes, acreditamos que o conceito da aprendizagem dos contedos de matemtica sofrer alteraes significativas a partir da aplicao do processo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.

ALLAN, N. Uma Curta Histria dos Poliedros, In: Anais do II Encontro LusoBrasileiro de Histria da Matemtica, guas de So Pedro, 1997, p.301 311. AUSUBEL, D. P. et al. Psicologia Educacional. (traduo de Nick, E.). Editora Interamericana Ltda, Rio de Janeiro, 1980. BRASIL. Secretaria de educao mdia e tecnolgica.
Parmetros

Curriculares Nacionais: ensino mdio. Braslia. MEC/SEMTEC. 2002.

BREDA, Ana M.; LOFF, Dina M. S. Os slidos geomtricos. Departamento de Matemtica de Universidade Coimbra, Coimbra, 1993. CNDIDO, Suzana Laino. Formas num Mundo de Formas,Editora Moderna, So Paulo, 1 edio, 1997. KALEFF, Ana Maria M.R. Vendo e Entendendo Poliedros, Editora EdUFF, Niteri-RJ, 2 edio, 1998 FERNANDES, Silva et al. Apostila Matemtica. So Paulo, IBEP, 2002. GENTIL, Nelson et al. Matemtica para o 2 grau. So Paulo, tica, 1999. GERNIMO, Joo Roberto; FRANCO, Valdeni Soliani. Geometria Plana e
Espacial, Maring-Pr., Verso preliminar, 2004.

GIOVANNI, Bonjorno et al. Matemtica Completa. So Paulo, FTD, 2002. JORGE, Ana Maria Brito et al. Infinito 10A - Parte1. Areal editores. 2003. LIMA, E. L. Meu Professor de Matemtica. Rio de Janeiro. Impa e Vitae Comunicao Visual, 1991, 206p. LIMA, E. L. et al. A matemtica do Ensino Mdio. 4 ed. Rio de Janeiro. SBM. 2002, 299p.

LORENZATO, S. Por que no ensinar geometria? A Educao Matemtica


em Revista SBEM.

MARCONDES, Carlos Albert et al. Matemtica. So Paulo, tica, 2003.


POLIEDROS.

Disponvel

em

<http://www.mat-no-

sec.org/criar/poliedros/demonstra.htm>. Acessado em 27/07/2007 PIRES, C. M. Carolino at al. Espao e Forma: a construo de noes
geomtricas pelas crianas das quatro sries Iniciais do Ensino Fundamental.

PROEM editora Ltda. So Paulo. 2000. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DO PARAN. DCE
Diretrizes Curriculares de Matemtica para a Educao Bsica. Curitiba. SEED.

2006. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAO DO PARAN. DOCUMENTO SNTESE PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional). SEED. 2006.
SLIDOS geomtricos.

Disponvel Acessado

em em

<http://www.ticensino.com/actividades/solidosplat/solidosplat.htm>. 27/07/2007)

TAHAN, Malba. As Maravilhas da Matemtica. Rio de Janeiro, Bloch, 1972. KALEFF, Ana Maria M.,R.,Vendo e Entendendo Poliedros, Niteroi, RJ, EDUFF, Volume 2, 1.998. CNDIDO, Suzana Laino, Formas num Mundo de Formas, So Paulo, Editora Moderna, 1 edio, 1.997. YOUSSEF, Antonio Nicolau, SOARES, Elizabeth, FERNANDEZ, Vicente Paz,
De Olho no Mundo do Trabalho, So Paulo, Editora Scipioe, Volume nico, 2005.

Вам также может понравиться