Вы находитесь на странице: 1из 20

UNIVERSIDADE IGUAU

GESTO AMBIENTAL

ESTUDO DA GESTO DA SUB-BACIA DO ALTO TIET

LGIA CHRISTINE FERNANDES DE OLIVEIRA 080005864/2008.1

Trabalho apresentado para avaliao do Curso de Gesto Ambiental, da Universidade Iguau.

NOVA IGUAU 2009

ESTUDO DA GESTO DA SUB-BACIA DO ALTO TIET

1. RESUMO

Este trabalho tem por finalidade apresentar a Sub-Bacia do Alto Tiet, estudando suas caractersticas, sua administrao, seus problemas, sua importncia, etc. A referida Sub-Bacia se encontra localizada na Bacia do Rio Paran, uma das principais Bacias Hidrogrficas do Brasil. Para melhor compreenso do estudo, neste trabalho ser apresentado o resumo de cada uma das bacias citadas acima, alm relacionar a importncia da gua como fonte principal da vida no Planeta.

2. INTRODUO

A gua um recurso essencial para a vida, por isso, a importncia de preserva - l. Ela pode ser encontrada de diferentes maneiras no Planeta: nas geleiras, oceanos, rios, lagos e subterrneas. So nas Bacias Hidrogrficas onde est localizada boa parte da gua doce da Terra. Segundo o site Wikipdia bacia hidrogrfica ou bacia de drenagem de um curso de gua o conjunto de terras que fazem a drenagem da gua das precipitaes para esse curso de gua e seus afluentes. uma rea geogrfica e, como tal, mede-se em quilmetros quadrados (km)um. Atualmente a rede hidrogrfica brasileira est dividida em doze regies Hidrogrficas, chamadas de bacias agrupadas, por serem agrupamentos de vrios rios e no terem um rio principal como eixo. Oito dessas bacias assumem papel principal, por possurem rios mais extensos e importantes.

WIKIPEDIA. Disponvel em: Acessado em 29 de novembro.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_hidrogr%C3%A1fica.

A Bacia Hidrogrfica do rio Paran uma das mais importantes do Pas. A bacia abrange sete Unidades da Federao: Minas Gerais, Gois, Mato Grosso do Sul, So Paulo, Paran, Santa Catarina e o Distrito Federal. O Rio Paran o principal curso d'gua da bacia, mas de grande importncia tambm so seus afluentes e formadores como os rios Grande, Paranaba, Tiet, Paranapanema, Iguau, dentre outros2. A bacia hidrogrfica do Alto Tiet corresponde rea drenada pelo rio Tiet, desde sua nascente em Salespolis, at a Barragem de Rasgo. Com uma rea de 5.985 km, com grande superfcie urbanizada, composta por 35 municpios. As alteraes nos regimes hidrolgicos e hidrulicos e a poluio dos rios, somadas ao fato da Regio Metropolitana de So Paulo ser uma das reas de maior adensamento urbano do mundo, com uma populao em torno de 17,8 milhes de habitantes, com previso de atingir 20 milhes em 2010, resulta numa baixa disponibilidade de gua por pessoa3. As atividades urbanas existentes nesses municpios resultam em efluentes que, em sua maioria, so lanados sem tratamento nos corpos dgua, interferindo na qualidade da gua de toda a bacia e em resduos slidos que, em grande parte, tambm impactam os recursos hdricos, contribuindo para sua degradao4. Enquanto a despoluio dos crregos e dos mananciais acontece a passos lentos, os cidados perdem em sade. Cerca de 80% das doenas, segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), esto ligadas gua. Um estudo do Centro de Polticas Sociais da Fundao Getlio Vargas aponta que para cada R$1,00 investido em saneamento representa uma economia de R$ 4,00 em despesas com sade5.

TIO SAM. Disponvel em: http://www.tiosam.com/?q=Bacia_do_Rio_Paran%C3%A1. Acessado em 20 de novembro.


3

REDE DAS GUAS. Disponvel em: http://www.rededasaguas.org.br/nucleo/altotiete.htm. Acessado em 20 de novembro.


4

NEGOWAT. Disponvel em: http://www.negowat.org/internal/CFM3Brasil/ReportQuestSanitAmbientWanda.pdf. Acessado em 21 de novembro.

DE OLHO NOS MANANCIAIS. http://www.mananciais.org.br/site/mergulhe_nessa/noticias. novembro.

Disponvel Acessado em

21

em: de

3. REDE HIDROGRFICA BRASILEIRA

O Brasil dotado de uma vasta e densa rede hidrogrfica de 55.457 km2, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extenso, largura e profundidade. Em decorrncia da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras caractersticas, que lhes conferem um alto potencial para a gerao de energia eltrica. Quanto navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil no regularizado, ficam um tanto prejudicados. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai so predominantemente de plancie e largamente utilizados para a navegao. Os rios So Francisco e Paran so os principais rios de planalto6. Como citado anteriormente o Brasil em seu territrio possui doze grandes Regies Hidrogrficas (FIGURA 1), sendo que, oito dessas bacias destacam-se por sua importncia (FIGURA 2).

FIGURA 1. Representao das 12 regies hidrogrficas brasileiras. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrografia_do_Brasil

BRCACTACEAE. Disponvel em: http://www.brcactaceae.org/hidrografia.html. Acessado em 20 de novembro.

FIGURA 2. As principais Bacias Hidrogrficas Brasileiras. Disponvel em: http://www.brasilescola.com/upload/e/hidrografia%20brasileira4.jpg

4. BACIA HIDROGRFICA DO RIO PARAN

A Bacia do rio Paran (FIGURA 3) segunda maior do pas, tambm conhecida como Bacia da Platina formada pelas sub-bacias dos rios Paran, Paraguai e Uruguai, drenando reas do Brasil, Bolvia, Paraguai, Argentina e Uruguai. Possui grande potencial gerador de energia eltrica tendo em um de seus rios a maior Hidreltrica do Brasil: A Usina Hidreltrica de Itaipu. Tambm possui uma rota hidroviria muito importante a do Tiet-Paran com 2.400km de extenso. Em territrio brasileiro, drena uma rea de 891.000 km. A bacia do Paran, em seu trecho brasileiro, a que apresenta a maior densidade demogrfica do pas, levando a um enorme consumo de gua para abastecimento, e tambm para indstria e irrigao. A poluio orgnica e inorgnica (efluentes industriais e 5

agrotxicos) e a eliminao da mata ciliar tambm contribuem para elevar o nvel de degradao da qualidade da gua de grandes extenses dos principais afluentes do trecho superior do rio Paran, tornando-a imprpria para uso do homem e para a vida aqutica. De certa forma, as barragens ao longo dos rios tm contribudo para a auto-depurao e reteno de poluentes, sendo constatado melhoria da qualidade da gua, a jusante das barragens. Entre as principais bacias hidrogrficas da Amrica do Sul, a bacia do Paran, a que sofreu maior nmero de represamentos para gerao de energia. Existem mais de 130 barragens na bacia, considerando apenas aquelas com alturas superiores a 10 m, que transformaram o rio Paran e seus principais tributrios (Grande, Paranaba, Tiet, Paranapanema e Iguau) em uma sucesso de lagos. Dos 809 km originais do rio somente 230 km ainda so de gua corrente. Com a construo de Ilha Grande, a ltima poro ltica do rio ir desaparecer, e os ltimos 30 km, ainda em territrio brasileiro, abaixo do reservatrio de Itaipu, tambm ir desaparecer com a construo do reservatrio de Corpus (Argentina/Paraguai). O ltimo trecho no represado do rio Paran apresenta um amplo canal, ora com uma extensa plancie fluvial com pequenas ilhas (mais de 300), ora com grandes ilhas e uma plancie alagvel mais restrita. A plancie chega a 20 km de largura, apresentando numerosos canais secundrios e lagoas. As flutuaes dos nveis da gua, embora com durao prolongada pelos represamentos, ainda mantm a sazonalidade e uma amplitude mdia de cinco metros. Este remanescente de vrzea tem importncia fundamental na manuteno das espcies de peixes, j eliminadas dos trechos superiores da bacia, especialmente espcies de grande porte que realizam extensas migraes reprodutivas. Cerca de 170 espcies de peixes so encontradas neste trecho do rio Paran. Em virtude da abundncia e diversidade de peixes, a pesca sempre foi uma atividade econmica tradicional no Pantanal. A partir de meados da dcada de 80, o setor turstico se estruturou para oferecer transporte, hospedagem e servios especializados para o pescador amador, que se tornou seu principal cliente. Cerca de 46.161 pescadores amadores, principalmente de So Paulo, Paran e Rio de Janeiro, visitaram o Mato Grosso do Sul entre 1994 e 19957.

FRIGOLLETO. Disponvel em: http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/Bacias/baciaprata.htm. Acessado em 22 de novembro.

FIGURA 3. Bacia Hidrogrfica do Rio Paran e suas seis unidades hidrogrficas. Disponvel em: http://www.paranaiba.cbh.gov.br/

4.1.

ADMINISTRAO BACIA DO RIO PARAN

Como forma de amostragem no foi encontrado registro de Comit de Bacia do rio Paran, o que apresentaremos neste trabalho ser a administrao exercida em alguns dos Comits das sub-Bacias do rio Paran, com destaque para a sub-Bacia do Alto Tiet que assume papel principal de estudo neste contexto.

4.1.1. COMIT DE BACIA DO RIO PARANABA

O Comit da Bacia Hidrogrfica do Rio Paranaba CBH-Paranaba foi criado por meio de Decreto do Presidente da Repblica, em 16 de julho de 2002. Aps intenso processo de mobilizao, o Comit entrou em funcionamento no dia 10 de junho de 2008, data da cerimnia de posse de seus integrantes: representantes do poder pblico, da sociedade civil organizada e dos usurios de recursos hdricos. A bacia do Paranaba tem uma rea de 222.767Km2, abrangendo os estados de Gois, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, alm do Distrito Federal. A regio marcada por atividades econmicas bastante variadas, grande parte das quais dependem da gua, como a irrigao e as agroindstrias8.

4.1.2. COMIT DE BACIA DO ALTO RIO GRANDE

A Bacia Hidrogrfica do Alto Rio Grande est inserida na mesorregio do Campo das Vertentes e possui uma rea de drenagem de 8.804 km. A bacia abrange 21 sedes municipais e apresenta uma populao estimada de 101.855 habitantes. O clima da bacia classificado como semi-mido, apresentando de quatro a cinco meses secos por ano, e a disponibilidade hdrica se situa entre 10 e 20 litros por segundo por quilmetro quadrado. O principal fator de presso sobre os recursos hdricos da bacia o lanamento de esgotos sanitrios nos rios Aiuruoca e Capivari. Apesar disso, o IQA do rio Capivari apresentou-se Bom em 2005, havendo uma melhora em relao a 2004, quando o IQA havia sido Mdio. O Comit de Bacia Hidrogrfica do Alto Rio Grande encontra-se em funcionamento9.

CBH PARANAIBA. Disponvel em: http://www.paranaiba.cbh.gov.br/. Acessado em 21 de novembro.


9

INSTITUTO MINEIRO DE GESTO DAS GUAS. Disponvel em: http://www.igam.mg.gov.br/index.php? option=com_content&task=view&id=150&Itemid=140. Acessado 21 de novembro.

4.1.3. GESTO INTEGRADA DA BACIA HIDROGRFICA DO RIO PARANAPANEMA

A Bacia do Rio Paranapanema, sub-bacia hidrogrfica do Rio Paran, com 145.511 km abrange 267 municpios (220 com sede na Bacia) e possui 4.282.202 habitantes. A rea pertencente ao Estado de So Paulo de 70.481 km, com 126 municpios e 38% da populao da Bacia. J a do Paran abrange 75.030 km, constitudos por 141 municpios e representando 62% da populao. A Resoluo Conjunta ANA/SMA-SP/SEMA-PR n. 066, de 26 de janeiro de 2009, que constitui o grupo de trabalho para a gesto integrada da Bacia Hidrogrfica do Rio Paranapanema; vem oficializar uma ao do governo federal para, em parceria com os Estados de So Paulo e do Paran, desenvolver atividades visando preservao e uso sustentvel dos recursos hdricos, ao essa louvvel e digna de ser seguida por outras regies.

No dia 6 de maro de 2009, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR), os pesquisadores da APTA do Mdio Paranapanema e membros do Comit da Bacia Hidrogrfica do Mdio Paranapanema (CBH-MP), Luiz Marques da Silva Ayroza e Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayroza, participaram do evento para a assinatura da referida Resoluo Conjunta pelo Presidente da Agncia Nacional de guas (ANA), Jos Machado, e pelos Secretrios do Meio Ambiente dos Estados de So Paulo e do Paran, Francisco Graziano Neto e Lindsley da Silva Rasca Rodrigues, respectivamente. A Resoluo tem como propsito principal estabelecer um Programa de Gesto Integrada de Recursos Hdricos da Bacia do Paranapanema, compartilhada pelos dois Estados10.

4.1.4. COMITS DE BACIAS DO RIO TIET O rio Tiet nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salespolis (estado de So Paulo), situada na regio da Serra do Mar. Atravessa o estado de So Paulo, na direo de leste a 9

oeste. Ele desgua no rio Paran, no municpio de Itapura (divisa entre So Paulo e Mato Grosso).

10

INSTITUTO DE PESCA. Disponvel em: http://www.paranaiba.cbh.gov.br/. Acessado em 21 de novembro.

Possui 1.100 quilmetros de extenso e, em seu trajeto, banha 62 municpios paulistas. Faz parte de seis sub-bacias (Alto Tiet (na Regio Metropolitana de So Paulo); Piracicaba; Sorocaba/Mdio Tiet; Tiet/Jacar; Tiet/Batalha e Baixo Tiet). O potencial hidreltrico do rio bem utilizado na atualidade. No percurso, encontram-se instaladas diversas barragens. As principais barragens so: Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Laras, Anhembi, Rasgo, Barra Bonita, Ibitinga, Trs Irmos e Promisso11.

5. ESTUDO DA BACIA DO ALTO TIET12 O Plano do Alto Tiet tem um alcance que extrapola as fronteiras da Bacia. Por abrigar o maior contingente populacional, cerca de 19.871 habitantes e o maior plo de gerao de renda e emprego do Brasil, e conseqentemente ser palco dos maiores conflitos pelo uso da gua, o Alto Tiet visto por todo o Brasil como uma referncia para o sistema de gerenciamento dos recursos hdricos. Sua maior demanda para uso urbano seguido do uso industrial e irrigao. O rio Tiet tem suas nascentes a leste da cidade de So Paulo, junto ao divisor de guas com a vertente ocenica. Seu curso segue a direo geral leste-oeste e ao atingir a Barragem de Rasgo, definida como o limite da Bacia do Alto Tiet, drena uma rea de 5.775 km. Em seu curso superior a ocupao da bacia predominantemente agrcola embora existam neste trecho, centros urbanos de importncia, tais como Mogi das Cruzes e Suzano e diversas indstrias de porte. O rio Tiet atinge a grande concentrao urbana da cidade de So Paulo e municpios adjacentes junto ao bairro da Penha e o municpio de Guarulhos. A partir deste ponto at praticamente os municpios de Barueri e Santana do Parnaba o rio atravessa regies de alta densidade demogrfica e ocupao do solo intensa e indisciplinada. Estas caractersticas prevalecem tambm nas bacias dos principais afluentes do Tiet tais como o Pinheiros, o Tamanduate e outros.

10

11

SUA PESQUISA. Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/rio_tiete.htm. Acessado em 21 de novembro.


12

FUSP- FUNDAO DE APOIO UNIVERSIDADE DE SO PAULO (2008). PLANO DA BACIA DO ALTO TIET RELATRIO FINAL. Paginas 1,3,4,7 e 39.

A Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet divide-se em seis sub-bacias: BillingsTamanduate (rea de drenagem: 1.025km2), Cotia-Guarapiranga (965km2), TietCabeceiras (1.694km2), Juqueri-Cantareira (713km2), Penha-Pinheiros (1.019km2) e Pinheiros-Pirapora (569km2) (FIGURA 4).

FIGURA 4. Sub-Bacias do Alto Tiet Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/sub_bacia_at.htm

Na sub-regio Penha-Pinheiros se encontra a cidade de So Paulo, regio altamente urbanizada e complexa. Pesquisas revelam que num perodo de 70 anos houve um aumento da temperatura do ar em 2,1C, um aumento da precipitao em torno de 395 mm e um decrscimo da umidade relativa em torno de 7%. Sugere-se que a mudana climtica seja principalmente de origem antrpica regional, causada pela diminuio de reas vegetadas, expanso horizontal e vertical da rea urbana e aumento da poluio do ar. Em locais com menores densidades demogrficas e de difcil acesso, como a Serra da Cantareira e o entorno das nascentes, depois do declnio do ciclo do caf, o abandono do 11

cultivo propiciou o estabelecimento de vegetao natural secundria, que constitui hoje a maioria da cobertura florestal existente na regio do Alto Tiet.

5.1.

A POLUIO E SUAS CONSEQUNCIAS PARA O ALTO TIET

A poluio gerada pelos esgotos domsticos, atirados nos corpos d'gua, foi exacerbada pela enorme concentrao industrial. Uma gerao vultosa de resduos slidos, lquidos e gasosos passou a contribuir para a contaminao das guas, atingindo, direta ou indiretamente, os esgotos pblicos, o solo, terrenos abandonados, a atmosfera e os pequenos riachos que desguam no Tiet12. No incio da dcada de 90, a CETESB efetuou o diagnstico das fontes de poluio das guas na Bacia do Alto Tiet, tendo sido estimado que os rios da bacia recebiam, aproximadamente a carga orgnica de 1.200 toneladas de DBO/dia e 5 toneladas de carga inorgnica por dia, principalmente por metais, cianeto e fluoreto. As indstrias eram as responsveis pela emisso da carga inorgnica, alm de um tero da carga orgnica lanada na bacia, sendo o restante da carga orgnica originada pelos esgotos domsticos gerados pelos 17,7 milhes de habitantes dos 34 Municpios da Regio Metropolitana de So Paulo13. A extensa ocupao urbana gera riscos extremamente altos de poluio e contaminao de todos os mananciais localizados na Bacia do Alto Tiet. A rea urbanizada ocupa 37% da rea da bacia. O deslocamento da populao de baixa renda para as zonas perifricas agrava a degradao ambiental pela expanso desordenada e pela falta de infraestrutura adequada, e termina por gerar os citados problemas ambientais decorrentes da ocupao de reas de proteo a mananciais e das vrzeas, alm da necessidade de expanso dos sistemas de infra-estrutura como abastecimento de gua, coleta de esgotos sanitrios e lixo14.

12

13

CETESP. Disponvel em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/tiete/tiete.asp. Acessado em 05 de dezembro.


14

FIA. Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/apa_at.htm. Acessado em 05 de dezembro.

13

As alteraes nos ambientes naturais propiciam o surto de outras espcies oportunistas como os mosquitos. Por exemplo, os mosquitos do gnero Simulium, conhecidos como "borrachudos" ou "piuns" so insetos capazes de infernizar as pessoas em ambientes encachoeirados, como na Serra do Mar. Os stios de desenvolvimento ovo-larvapupa-adulto so cachoeiras, rios, ou crregos com correnteza e guas cristalinas, que favorecem a proliferao de microorganismos como algas, que servem de alimento para as larvas. Suas picadas causam, posteriormente, intenso prurido que duram quase sempre vrios dias, podendo acarretar infeces secundrias. O quadro se apresenta mais srio nas pessoas sensveis, onde aparecem eritema, febres, linfangites, etc. A proliferao de roedores invasores tais como camundongos Mus musculus e ratazanas Ratus norvegicus e Ratus ratus so tambm preocupao para a sade pblica. Outro problema com roedores, desta vez com uma espcie silvestre de grande porte, o que acontece com a capivara Hydrochaeris hydrochaeris. Com a diminuio de hbitat desse animal, as capivaras acabam por invadir ambientes urbanos, usando a rede hdrica que alcana o centro urbano, como tem acontecido na regio de Campinas e Piracicaba. O surto de febre maculosa registrado naquela regio causado por riqutsias transmitidas por carrapatos da espcie Amblyomma cooperi, que um ectoparasito tambm da capivara. Esse carrapato pode ser levado a esses centros urbanos pela capivara. Outra doena que afeta a capivara, principalmente quando o animal se encontra em stress, fora de seu grupo social, em situaes de perda e alterao drstica de hbitat, causada pela bactria Leptospira12.

5.2.

ESGOTAMENTO SANITRIO

O ndice mdio geral de atendimento urbano de esgoto 80,40 %, porm, quando so observados os municpios mais representativos em termos populacionais, os valores atingem at 100 % na cidade de Santo Andr e quase 92% em So Paulo. No limite inferior aparece o atendimento urbano de Itapecerica da Serra, com apenas 4,13% de atendimento de esgoto. Quando se observam os valores mdios calculados para as bacias hidrogrficas, Cotia Guarapiranga destaca-se com apenas 29,98 % de atendimento. Neste aspecto, a regio hidrogrfica Penha-Pinheiros, representada pelos municpios de Mau, So Caetano do Sul, So Paulo e Taboo da Serra, apresentou o ndice mais elevado, com uma mdia de 90,85% de atendimento. Assim como constatado no plano anterior, nota-se claramente uma separao entre bacias bem conectadas Penha Pinheiros e Billings Tamanduate contra 14

as demais, todas abaixo de 70%. Houve, entretanto um aumento dos ndices de cobertura dessas sub-regies. A regio hidrogrfica com maior ndice de tratamento em relao ao volume de esgoto coletado a Penha-Pinheiros (59,31 %). As que apresentam menor valor de ndice mdio de tratamento so Juqueri-Cantareira e Pinheiros-Pirapora, ambas com apenas 5% de esgoto tratado em relao ao volume coletado. Em tais bacias os ndices mdios de atendimento atingem valores de 47,07% e 53,86%, respectivamente. Considerando os dados de tratamento, observa-se que o clculo apresentado pelo SNIS adota a relao entre o volume de esgoto tratado e o volume de esgoto coletado, portanto, no representa a parcela do esgoto gerado que tratada, visto que parte do esgoto no sequer coletada. Os dados da pesquisa SNIS mostram valores da mesma ordem de grandeza dos valores fornecidos pela SABESP. Para o municpio de So Paulo, por exemplo, o ndice de atendimento com coleta de esgoto referente ao mesmo ano (2005) era de 95 % ou seja, ligeiramente superior ao valor SNIS, enquanto o ndice de tratamento dos esgotos coletados era de 62%12.

5.3.

QUALIDADE DAS GUAS NA REGIO

Segundo relatrio sobre a qualidade das guas elaborado pela CETESB (2001) os dados permitem verificar que a classe de qualidade "Boa" predominou sobre as demais em 2001, em 50% dos casos. A classe "Pssima", por outro lado, foi a de menor predominncia, com 7% do total, porm apresentando alta incidncia na regio do Alto Tiet. Com relao evoluo temporal, o estudo das tendncias mostrou uma situao estvel ao longo dos ltimos dez anos para a maioria dos pontos monitorados (FIGURA 5). Segundo os dados referentes distribuio da qualidade nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hdricos (UGRHI) possvel constatar que na maioria delas ocorre a predominncia da classe "Boa" sobre as demais classes. Particularmente, as UGRHI 03 (Litoral Norte), UGRHI 04 (Pardo), UGRHI 12 (Baixo Pardo / Grande), UGRHI 14 (Alto Paranapanema), UGRHI 17 (Mdio Paranapanema), UGRHI 18 (So Jos dos Dourados) e UGRHI 19 (Baixo Tiet), so as que apresentaram melhor situao, enquadrando-se ao longo de todo o ano de 2001, predominantemente nas classes "Boa" e "tima". Este fato deve estar relacionado com a menor ocupao de suas bacias de drenagem alm de pequena atividade industrial. 15

A UGRHI 06 (Alto Tiet), por outro lado, foi a que apresentou o maior comprometimento da qualidade de suas guas, mostrando a maior incidncia da categoria "Pssima", com 26%. A pior condio de qualidade das guas desta UGRHI pode ser explicada em funo de sua localizao, que abrange a RMSP, que se caracteriza pela forte ocupao urbana, alm de conjugar o maior plo industrial do pas. Outras UGRHIs onde tambm se verificou um elevado comprometimento da qualidade das guas foram as UGRHI 05, que abrange a regio de Campinas, com elevado desenvolvimento urbano e industrial e a UGRHI 10, que alm de sofrer a influncia do Alto Tiet, recebe os lanamentos das atividades desenvolvidas na regio de Sorocaba15.

FIGURA 5. Qualidade da gua na Regio Metropolitana de So Paulo. Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/qualidade_agua_rmsp.gif

15

FUNDAO FIA. Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/qualidade_agua.htm. Acessado em 05 de dezembro.

16

5.4.

AGNCIA DA BACIA HIDROGRFICA DO ALTO TIET

A Agncia da Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet - ABH-AT foi criada pelo CBH-AT (em anexo) a partir da constatao por este da necessidade de um brao executivo descentralizado, gil e eficiente na promoo das gestes que por si so deliberadas. Veio prevista dentro de um contexto institucional e sistemtico, devendo desempenhar um papel preestabelecido por lei independentemente de interesses de parte a parte, sendo, entretanto, desejvel para desempenhar suas funes a articulao com os outros atores que, direta ou indiretamente, compartilham a responsabilidade do gerenciamento da Bacia16.

6. CONCLUSO

A poluio e a m administrao pblica contriburam ao longo dos anos para a situao atual dos mananciais brasileiros. Observamos neste trabalho, a importncia de planejar o uso da gua e que sua preservao depende de uma cadeia de fatores, onde cada elemento dessa cadeia essencial para a conservao dos recursos hdricos. Tambm observamos o quanto somos prejudicados quando uma bacia encontra-se degradada. O Brasil um pas rico hidrologicamente, porm, os recursos hdricos so finitos. necessrio que a populao cobre dos rgos responsveis e fiscalize as decises tomadas pelos Comits de Bacias.

16

TIET CABECEIRAS. Disponvel em: http://www.tietecabeceiras.com.br/pagina.asp? pag=AGBacia. Acessado em 05 de dezembro.

17

7. BIBLIOGRAFIA

WIKIPEDIA. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bacia_hidrogr %C3%A1fica. Acessado em 29 de novembro.

TIO SAM. Disponvel em: http://www.tiosam.com/?q=Bacia_do_Rio_Paran %C3%A1. Acessado em 20 de novembro.

REDE DAS GUAS. Disponvel em: http://www.rededasaguas.org.br/nucleo/altotiete.htm. Acessado em 20 de novembro.

NEGOWAT. Disponvel em: http://www.negowat.org/internal/CFM3Brasil/ReportQuestSanitAmbientWanda.pdf . Acessado em 21 de novembro.

DE OLHO NOS MANANCIAIS. Disponvel em: http://www.mananciais.org.br/site/mergulhe_nessa/noticias. Acessado em 21 de novembro.

BRCACTACEAE. Disponvel em: http://www.brcactaceae.org/hidrografia.html. Acessado em 20 de novembro.

FRIGOLLETO. Disponvel em: http://www.frigoletto.com.br/GeoFis/Bacias/baciaprata.htm. Acessado em 22 de novembro.

CBH PARANAIBA. Disponvel em: http://www.paranaiba.cbh.gov.br/. Acessado em 21 de novembro.

INSTITUTO MINEIRO DE GESTO DAS GUAS. Disponvel em:

18

http://www.igam.mg.gov.br/index.php? option=com_content&task=view&id=150&Itemid=140. Acessado 21 de novembro.

10

INSTITUTO DE PESCA. Disponvel em: http://www.paranaiba.cbh.gov.br/. Acessado em 21 de novembro.

11

SUA PESQUISA. Disponvel em: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/rio_tiete.htm. Acessado em 21 de novembro.

12

FUSP- FUNDAO DE APOIO UNIVERSIDADE DE SO PAULO (2008). PLANO DA BACIA DO ALTO TIET RELATRIO FINAL. PAGINAS 1,3,4,7 e 39.

13

CETESP. Disponvel em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Institucional/tiete/tiete.asp. Acessado em 05 de dezembro.

14

FUNDAO FIA. Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/apa_at.htm. Acessado em 05 de dezembro.

15

FUNDAO FIA. Disponvel em: http://www.fundacaofia.com.br/gdusm/qualidade_agua.htm. Acessado em 05 de dezembro.

16

TIET CABECEIRAS. Disponvel em: http://www.tietecabeceiras.com.br/pagina.asp?pag=AGBacia. Acessado em 05 de dezembro.

19

ANEXO
ESTATUTO DA BACIA DO ALTO TIET

20

Вам также может понравиться