Вы находитесь на странице: 1из 5

PROVA DE BIOLOGIA I 01.

Nos animais pluricelulares, a grande variedade de atividades orgnicas requer a presena de um sistema coordenador que garanta a correspondncia e a harmonia entre os diversos elementos do corpo do animal. Desse modo, surgiu, nesses animais, o sistema nervoso que junto com o sistema hormonal estabeleceram uma integrao capaz de controlar as mais diversas atividades fisiolgicas do animal. As caractersticas abaixo so de uma das partes do sistema nervoso central, analise-as. I. II. III. IV. considerado um centro vital. Controla a respirao e a digesto. Determina alteraes nos batimentos cardacos. Exerce influncia em certos atos-reflexos, como a deglutio e a tosse.

Assinale a alternativa correta. A) Tlamo. B) Bulbo raquidiano. C) Ponte. D) Cerebelo. E) Mesencfalo.

02. Leia o trecho desta cano, interpretada por Alceu Valena. Da manga rosa, quero o gosto e o sumo, melo 1- maduro, sapoti, ju, jabuticaba teu olhar noturno, beijo 2- travoso de umbu-caj. 3- Pele macia, ai carne de 4- caju, 5- saliva doce, doce mel, mel de uruu . Assinale a alternativa que, corretamente, descreve, comenta e/ou justifica as palavras destacadas do trecho acima. A) 1- O amadurecimento dos frutos estimulado pelo fitormnio giberelina, tambm responsvel pela queda das folhas. B) 2- A saliva o produto da secreo das glndulas partidas, rica em gua, ons e enzima amilase salivar ou ptialina, que a principal responsvel pela digesto do amido e de protenas. C) 3- A pele recobre todo o corpo e formada pela epiderme, constituda por diversas camadas de clulas epiteliais ricamente vascularizadas, e pela derme, composta por tecido conjuntivo, vasos sangneos e terminaes nervosas, alm de corpsculos sensveis dor, presso e temperatura. D) 4- O caju um pseudofruto composto em que a parte suculenta origina-se do pednculo e do receptculo floral, e o fruto verdadeiro, a castanha, um fruto seco deiscente. E) 5- Na lngua, concentram-se as papilas gustativas, onde se encontram clulas gustativas, clulas epiteliais modificadas com microvilosidades, que reagem s diversas substncias qumicas; o sabor cido provocado pela liberao de ons de hidrognio de substncias cidas e permite distinguir, muitas vezes, as frutas verdes das maduras. 03. A gralha-azul a grande semeadora de pinheiros em uma formao fitogeogrfica, onde predomina o Pinheiro-doParan, em meio a arbustos, gramneas e outras rvores, como canela e erva-mate. Estende-se pelo Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e So Paulo. Assinale a alternativa que contempla o bioma tpico dessa descrio. A) Cerrado. B) Floresta de Cocais. C) Floresta de Araucrias. D) Floresta Atlntica. E) Floresta Amaznica.

04. As figuras representam algumas clulas do nosso corpo. Analise-as e escolha a alternativa que descreve corretamente o tipo de clula, suas caractersticas e funo.

A) A figura A representa um linfcito, clula agranuloctica do sangue, responsvel pela produo de anticorpos. B) A figura B representa um neutrfilo, clula de ncleo geralmente trilobulado e citoplasma rico em granulaes finas, cuja principal funo fagocitar microrganismos que eventualmente invadam nosso corpo. C) A figura C representa um fibroblasto, clula abundante no tecido epitelial, responsvel pela produo de fibras proticas e da substncia fundamental amorfa. D) A figura D representa um neurnio, clula nervosa, rica em prolongamentos citoplasmticos, que participa do processo de cicatrizao do tecido nervoso. E) A figura E representa o mastcito, clula conjuntiva, com grande capacidade de fagocitose, importante no mecanismo de defesa, combatendo elementos estranhos ao nosso corpo.
1

05. A adaptao dos seres vivos aos ambientes de vida um fato concreto. Desde a Antigidade, esse aspecto sempre foi alvo de reflexes de filsofos, que formulavam algumas teorias, buscando explicaes para a origem e a adaptao das espcies. Na coluna I, esto listadas algumas correntes de pensamento e, na coluna II, os seus respectivos conceitos. Estabelea a correta associao entre as colunas. I 1. Transformismo 2. Fixismo 3. Criacionismo ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) II A harmonia existente entre os seres vivos e o meio em que vivem o resultado de uma criao especial. A adaptao um processo dinmico. O criador planejou todas as espcies, dando-lhes caractersticas adaptativas para que vivam nos diferentes ambientes. A adaptao conseguida por meio de mudanas, na medida em que o meio muda, muda a espcie. As espcies so imutveis, aquelas encontradas na atualidade j existiam desde a origem do planeta.

Assinale a alternativa que contempla a associao correta entre as colunas. A) 3, 1, 3, 1, 2. B) 3, 1, 2, 1, 3. C) 2, 3, 1, 1, 2. D) 1, 1, 3, 1, 3. E) 1, 2, 2, 3, 1.

06. A membrana plasmtica fornece individualidade clula, definindo e estabelecendo elos entre os meios intra e extracelular. A partir da membrana plasmtica, a primeira clula adquiriu identidade. Em relao a este envoltrio celular, podemos afirmar. I. II. III. IV. V. Os componentes de sua estrutura so fosfolipdios e protenas. As protenas, de acordo com a funo que desempenham, constituem: canais de protena, protenas carregadoras, protenas receptoras e protenas de reconhecimento. As clulas bacterianas no apresentam membrana plasmtica. Seu revestimento externo constitudo de glicoprotenas, conhecido como glicoclix ou parede bacteriana. A bomba de sdio e potssio um mecanismo de transporte por difuso passiva, atravs da membrana, em que se mantm maior concentrao de sdio no interior da clula e de potssio fora dela. Potencial de membrana a diferena de potencial eltrico entre seus lados interno e externo. Normalmente, a superfcie extracelular tem potencial positivo em relao ao interior, e essa diferena mantida graas bomba de sdio e potssio. Na fagocitose, a membrana envolve o material a ser englobado. No combate a infeces em nosso organismo, os macrfagos agem atravs da fagocitose como tambm no processo de involuo uterina ps-parto.

Assinale a alternativa correta. A) Apenas I, II e V. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas I, IV e V. D) Apenas I, II e IV. E) Apenas III, IV e V.

07. So animais invertebrados com simetria bilateral, triblsticos e celomados. Seu corpo mole dividido em cabea, p e massa visceral revestida pelo manto. Possuem representantes em ambientes terrestres, marinhos e gua doce. Essa descrio caracterstica geral dos A) oligoquetas, como as minhocas. B) moluscos, como o caramujo. C) aneldeos, como as sanguessugas. D) asquelmintos, como os vermes. E) insetos, como as lagartas.

08. A indstria cinematogrfica explora, com certa freqncia, temas cientficos, como, por exemplo, as mutaes das espcies em abordagens catastrficas causadas por acidentes nucleares, gerando mutantes e aberraes da criao. Apesar dessa viso fantasiosa, as mutaes genticas so, de fato, elementos presentes na histria dos seres vivos. Assinale a alternativa que se refere corretamente a esse processo. A) Mutaes causadas pela excessiva exposio da pele humana radiao ultravioleta podem levar a modificaes nas clulas locais, que sero transmitidas geneticamente descendncia desses indivduos. B) Mutaes so processos biolgicos de alterao do genoma, no casuais, condicionados e direcionados pelas necessidades de mudanas de uma espcie em resposta s alteraes do meio. C) Mutaes so alteraes na seqncia de bases do DNA, causando a transformao de um gene A em seu alelo recessivo a, por exemplo.
2

D) Mutaes representam elemento-chave da evoluo de todos os seres vivos, com exceo dos vrus, devido a sua condio acelular. E) Mutaes geram seres transgnicos com alteraes que, no caso de serem selecionadas positivamente pelo ambiente, representaro aquisies evolutivas para a espcie. 09. Dentre os vegetais abaixo relacionados, assinale a alternativa cujo ciclo de vida est marcado por apresentar a fase esporoftica efmera. A) Avencas. B) Angiospermas. C) Bananeiras. D) Pinheiro do Paran. E) Musgos.

10. Sabe-se que a miopia determinada pela ao de um gene recessivo autossmico m. Um casal de viso normal, cujas mes eram mopes, teve 3 filhas, todas com viso normal. Qual a probabilidade de o prximo filho ser do sexo masculino com viso normal? A) . B) 1/4. C) 1/2. D) 3/8. E) 1/8.

11. SUS vacina contra o rotavrus: crianas de dois meses podero, a partir de amanh, ser vacinadas no servio pblico contra doena responsvel por maior parte das mortes por diarria.
(Jornal do Commercio; Recife, maro de 2006.)

Em relao s imunizaes, correto afirmar. I. II. III. IV. BCG: contra o ttano, cujo agente causador a bactria do gnero Clostridium. Antiplio: contra a poliomielite, doena com duas fases: intestinal e neurolgica. Trplice (coqueluche, difteria e ttano): doenas causadas por bactrias. Trplice (sarampo, rubola e caxumba): previne contra doenas tanto de origem viral, como sarampo e rubola, quanto bacteriana, como a caxumba.

Assinale a alternativa correta. A) Apenas I e IV. B) Apenas II, III e IV. C) Apenas I, III e IV. D) Apenas I e III. E) Apenas II e III.

Nas questes de 12 a 16, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

12. Em relao classificao biolgica e s regras de nomenclatura dos seres vivos, analise as afirmativas abaixo e conclua. I 0 1 II 0 1 Treponema pallidum o protozorio causador da sfilis, pertencente ao Reino Protista. As bactrias Clostridium botulinum e Clostridium tetani pertencem ao mesmo txon em nvel de espcie, embora sejam de filos distintos. O gnero Neisseria tem como representantes duas espcies de bactrias patgenas: a Neisseria meningitidis e a Neisseria gonorrhoeae. As famlias Felidae (ona, tigre e gato) e Canidae (co e lobo) pertencem mesma classe, mas possuem gneros distintos. As plantas Crassostrea rhizophora e Rhizophora mangle no pertencem ao mesmo gnero.

13. A leishmaniose cutnea uma parasitose restrita pele e s mucosas; provocada pela Leishmania brasiliensis, que tem como hospedeiro intermedirio o inseto conhecido como mosquito-palha e como hospedeiro definitivo, o homem. Neste, no local da picada, onde as leishmnias se multiplicam, surgem feridas arredondadas em forma de moeda. Existem duas outras formas de leishmaniose: a boto-do-oriente, leihsmaniose cutnea tpica de pases orientais, causada pela Leishmania tropica, e a leishmaniose visceral ou calazar, causada pela Leishmania chagasi. Sobre a doena, as medidas profilticas e as formas de contaminao, analise as afirmativas e conclua. I 0 II 0 Na leishmaniose visceral ou calazar, o fgado e o bao so atacados; a doena provoca febre contnua, perda de apetite, inchao do fgado, anemia e leses na pele. A leishmaniose visceral ou calazar transmitida aos seres humanos pela picada do mosquito-palha, Lutzomyia longipalpis; os ces tambm podem ser atacados por esse protozorio. A leishmaniose tegumentar uma doena que ataca pele e mucosas. Na pele atingida pelas picadas do mosquito-palha, do gnero Anopheles, manifestam-se feridas ulcerosas com bordas elevadas e fundo granuloso. As principais medidas preventivas no combate leishmaniose so: controle da proliferao dos mosquitos transmissores atravs do uso de inseticidas, de mosquiteiros e de telas sobre portas e janelas das casas. O tratamento da doena feito pela administrao prolongada de antibiticos por se tratar de uma doena de origem bateriana.

14. Observe o esquema da bactria e analise as afirmativas.

I 0

II 0 A seta 1 aponta a cpsula, cobertura gelatinosa presente em algumas bactrias, cuja composio bastante varivel, podendo ser polissacardica, protica ou ambas. A cpsula atua como envoltrio protetor, alm de aumentar o poder infectante das espcies patognicas. A seta 2 aponta a parede celular, envoltrio externo rgido, formada por uma espessa camada de peptidoglicano, estando presente em todas as bactrias e sendo responsvel pela forma da clula e por sua proteo. Imerso no citoplasma da clula bacteriana, est o nucleide indicado pela seta 3, material gentico do tipo DNA, circular e no associado a protenas, que constitui o cromossomo bacteriano. A seta 4 aponta o flagelo que possibilita a locomoo de certas bactrias e consiste de longo filamento protico, constitudo pela protena denominada de flagelina. A seta 5 aponta o mesossomo, organela presente nas clulas bacterianas, que, semelhante s mitocndrias das clulas eucariticas, reserva enzimas relacionadas respirao celular.

15. Alga uma denominao abrangente para organismos classificados em vrios filos. Analise as afirmativas abaixo e conclua. I 0 II 0 No Reino Protista, existem organismos fotossintetizantes, unicelulares isolados ou em colnias, que apresentam um pigmento azulado. Esses organismos procariontes so classificados como cianobactrias. Dinoflagelados so algas eucariontes unicelulares, em sua maioria de gua doce. Possuem dois flagelos, podendo ser auttrofas ou hetertrofas em alternncias de geraes. Algas planctnicas microscpicas formam o fitoplncton, base das cadeias alimentares aquticas. O fitobentos constitudo por essas algas, que se fixam no fundo do mar, sendo macroscpicas e tendo o corpo organizado em um talo. Das algas vermelhas retirado o agar, utilizado na produo de alguns medicamentos, e das algas pardas, a algina, substncia gelatinosa utilizada na fabricao de sorvetes. A mar vermelha um fenmeno relacionado com o aumento populacional, de forma descontrolada, das algas vermelhas macroscpicas conhecidas como rodofceas.

16. A gua a substncia mais abundante da clula viva. Sua importncia est ligada desde a prpria origem dos seres vivos, como sua autoconservao, auto-regulao e reproduo. A gua to importante que os gregos antigos consideravam-na como um dos elementos fundamentais da matria. Analise e conclua, dentre as propriedades abaixo apresentadas, as que lhe conferem essa versatilidade. I 0 II 0 Calor especfico: por apresentar baixo calor especfico, evita a elevao da temperatura dos organismos. Solvente universal: os reagentes qumicos contidos nas clulas esto dissolvidos em gua, e as reaes qumicas celulares ocorrem em meio aquoso. Transporte: as plantas conseguem transportar a gua, que retiram do solo, at as suas folhas mais altas, graas capilaridade dos vasos do floema. Tenso superficial: devido s altas foras de coeso (atrao entre molculas de gua e outras substncias polares hidrofbicas) e adeso (atrao das molculas de gua entre si). Estrutura molecular: a disposio dos tomos da gua linear, sendo considerados molculas apolares com zonas positivas e negativas.

Вам также может понравиться