Вы находитесь на странице: 1из 2

A Revolta de Beckman foi uma rebelio ocorrida em 1684, como uma reao de proprietrios rurais do

Maranho, aos abusos cometidos pela Companhia de Comrcio do Maranho, instalada na regio dois anos antes, em 1682, por ordem do governo portugus. A Companhia foi criada para solucionar os problemas de escoamento da produo e de abastecimento da regio com produtos europeus, assim como abastecer a regio de mo-de-obra escrava. Na falta de mo-de-obra, os produtores escravizavam os ndios, o que vinha causando conflito com os jesutas. A Companhia detinha o monoplio na venda de produtos de outras regies e escravos, e na compra do acar e do algodo dos produtores rurais. A insatisfao da populao foi crescente, pois a Companhia vendia produtos de baixa qualidade a preos altos, os escravos no eram suficientes e a Companhia pagava um preo injusto pelo acar e pelo algodo dos produtores. Nesse contexto, a revolta teve incio em 1684, sob a liderana dos irmos Toms e Manuel Beckman, grandes senhores de engenho da regio. A revolta teve como objetivo a abolio do monoplio da Companhia de Comrcio do Maranho, para que se estabelecesse uma relao comercial justa. Os Beckman lideraram o saque aos armazns da Companhia, depuseram o governo local e expulsaram os jesutas da regio. Com a finalidade de declarar a fidelidade ao Rei de Portugal, e de levar as reivindicaes dos colonos Metrpole, Toms Beckman foi enviado a Lisboa. Ao retornar, trouxe consigo um novo governador, Gomes Freire de Andrade, enviado pela coroa portuguesa para restabelecer a ordem na regio, com foras que o acompanharam para tal. No houve resistncia dos revoltos. As autoridades antes depostas retornaram a seus cargos, e os envolvidos na revolta foram presos e julgados. Manuel Beckman foi condenado morte pela forca, por ter liderado o movimento. Seu irmo, Toms Beckman, foi condenado ao desterro, ou seja, foi expulso de sua terra. Os demais envolvidos foram condenados a priso perptua

Guerra dos Emboabas Nos primeiros anos do sculo XVIII, a descoberta de ouro no Brasil proporcionou um
interessante conjunto de mudanas dentro e fora dos limites do territrio colonial. Em geral, a oportunidade de se enriquecer por meio da minerao atraiu o interesse de populaes de outras provncias e dos prprios portugueses que souberam da notcia na metrpole. Dessa forma, em pouco tempo as jazidas encontradas seriam alvo de uma violenta disputa. Os bandeirantes paulistas, responsveis pelas primeiras descobertas, acreditavam que a explorao das minas deveria ser reservada aos pioneiros da regio. Em contrapartida, a Coroa Portuguesa enxergava o feito como mais uma excelente oportunidade de negcio capaz de sanar a vida do Estado Lusitano. Dessa forma, a regio de Minas Gerais, entre 1708 e 1709, acabou se transformando em palco de um conflito que acabou conhecido como a Guerra dos Emboabas. A utilizao do termo emboaba era pejorativamente dirigida aos estrangeiros que tentaram controlar a regio tardiamente. Na lngua tupi, essa expresso era originalmente utilizada pelos indgenas para fazer meno a todo tipo de ave que tinha sua perna coberta de penas at os ps. Com o passar do tempo, os bandeirantes paulistas a reinterpretaram para se referir aos forasteiros que, calados de botas, alcanavam a regio interiorana atrs dos metais preciosos. Sob a liderana de Manuel Nunes Viana, os emboabas organizaram diversas expedies em que buscavam enfraquecer a hegemonia dos paulistas nas regies mineradoras. Entre as lutas mais intensas, o combate desenvolvido no Capo da Traio ficou conhecido pela morte de 300 paulistas pela mo dos emboabas. Tendo em vista a situao de confronto, os colonizadores portugueses buscaram formas para reafirmar sua autoridade no local. No ano de 1709, a Coroa Portuguesa determinou a imediata separao territorial das capitanias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e So Paulo. Ao fim da guerra, os bandeirantes buscaram outras jazidas nas regies de Mato Grosso e Gois. Alguns destes bandeirantes, beneficiados com o ganho da atividade mineradora, aproveitaram para formar unidades agrcolas que abasteceriam os ncleos urbanos que surgiram naquela mesma poca.

Guerra dos mascates


A partir de 1654, a expulso definitiva dos holandeses de Pernambuco provocou uma grande mudana no cenrio econmico daquela regio. Os grandes produtores de acar que anteriormente usufruram dos investimentos holandeses, agora viviam uma crise decorrente da baixa do acar no mercado internacional e a concorrncia do acar produzido nas Antilhas. Contudo, esses senhores de engenho ainda possuam o controle do cenrio poltico local por meio do poder exercido na cmara municipal de Olinda. Em contrapartida, Recife regio vizinha e politicamente subordinada Olinda era considerado o principal plo de desenvolvimento econmico de Pernambuco. O comrcio da cidade trazia grandes lucros aos portugueses, que

controlavam a atividade comercial da regio. Essa posio favorvel tinha como motivao as diversas melhorias empreendidas na cidade com a colonizao holandesa, que havia transformado a cidade em seu principal centro administrativo. Com o passar do tempo, a divergncia da situao poltica e econmica entre os fazendeiros de Olinda e os comerciantes portugueses de Recife criou uma tenso local. Inicialmente, os senhores de engenho de Olinda, vivendo srias dificuldades para investirem no negcio aucareiro, pediram vrios emprstimos aos comerciantes portugueses de Recife. Contudo, a partir da deflagrao da crise aucareira, muitos dos senhores de engenho acabaram no tendo condies de honrar seus compromissos. Nessa mesma poca, a complicada situao econmica de Olinda somava-se ao completo sucateamento da cidade, que sofreu com as guerras que expulsaram os holandeses. Com isso, a cmara de Olinda decidiu aumentar os impostos de toda a regio, incluindo Recife, para que fosse possvel recuperar o centro administrativo pernambucano. Inconformados, os comerciantes portugueses, pejorativamente chamados de mascates, buscaram se livrar da dominao poltica olindense. Para tanto, os comerciantes de Recife conseguiram elevar o seu povoado categoria de vila, tendo dessa maneira o direito a formar uma cmara municipal autnoma. A medida deixou os latifundirios de Olinda bastante apreensivos, pois temiam que dessa forma os comerciantes portugueses tivessem meios para exigir o pagamento imediato das dvidas que tinham a receber. Dessa forma, a definio das fronteiras dos dois municpios serviu como estopim para o conflito. A guerra teve incio em 1710, com a vitria dos olindenses que conseguiram invadir e controlar a nova cidade pernambucana. Logo em seguida, os recifenses conseguiram retomar o controle de sua cidade em uma reao militar apoiada por autoridades polticas de outras capitanias. O prolongamento da guerra s foi interrompido no momento em que a Coroa Portuguesa indicou, em 1711, a nomeao de um novo governante que teria como principal misso estabelecer um ponto final ao conflito. O escolhido para essa tarefa foi Flix Jos de Mendona, que apoiou os mascates portugueses e estipulou a priso de todos os latifundirios olindenses envolvidos com a guerra. Alm disso, visando evitar futuros conflitos, o novo governador de Pernambuco decidiu transferir semestralmente a administrao para cada uma das cidades. Dessa maneira, no haveria razes para que uma cidade fosse politicamente favorecida por Flix Jos.

Revolta de Felipe dos santos


A dinmica de explorao da colonizao portuguesa no Brasil assumiu diferentes formas e intensidades ao logo da trajetria do Brasil Colnia. A definio das atividades mineradoras como principal atividade econmica do sculo XVII deu margem para um sistema de tributao e prticas fiscalizantes nunca outrora observadas em nossa histria colonial. A regio de Minas Gerais, na qualidade de maior centro desse tipo de explorao econmica, tambm foi o local propcio para diversos episdios de indignao e revolta contra o controle massivo das autoridades metropolitanas. A prpria Guerra dos Emboabas, deflagrada no incio das atividades mineradoras, prenunciava que o interesse econmico portugus seria responsvel pela inconformidade de alguns integrantes da sociedade colonial. Observando a ameaa de seus lucros com o contrabando e a livre explorao dos minrios, Portugal resolveu implementar uma srie de tributaes a serem aplicadas sob a regio das Minas Gerais. Em 1719, ainda buscando garantir uma ampla margem de lucro, os portugueses instituram as chamadas Casas de Fundio, que funcionariam como centros de cobrana e controle sobre as riquezas extradas do solo. Paralelamente tributao dos minrios, a formao de diversos centros urbanos trouxe outra notvel fonte de renda metrpole. Graas s amarras econmicas estabelecidas pelo pacto colonial, os colonos ainda eram obrigados a pagar os altos valores cobrados sob os gneros manufaturados oferecidos por Portugal. Mediante essa lgica de explorao e controle que compreendemos a deflagrao da Revolta de Filipe dos Santos, em 1720. A hostilidade e a desconfiana instaladas na regio das minas faziam com que qualquer suspeita de contrabando ou sonegao acionassem a rgida ao das tropas metropolitanas. Durante um desses episdios de averiguao das foras metropolitanas, um grupo de mineiros resolveu atacar a casa do ouvidor-mor, principal autoridade judicial da regio. Logo em seguida, dirigiram-se para Vila do Carmo a fim de pressionar o governador da regio, o Conde de Assumar. O grupo, liderado pelo tropeiro Filipe dos Santos, reivindicava o fechamento das casas de fundio. Prometendo atender a demanda do grupo, o levante retornou Vila Rica espera das aes do governador. No entanto, isso serviu para que as tropas portuguesas se organizassem contra os revoltosos. No dia 14 de julho iniciou-se o conflito que prendeu vrios participantes e condenou Filipe dos Santos morte e ao esquartejamento.

Вам также может понравиться