Вы находитесь на странице: 1из 4

FICHA 4

O MEIO NATURAL

1. Selecciona as respostas que completam correctamente as frases: 1.1 Entende-se por estado de tempo... a) ... as mudanas de tempo. b) ... as caractersticas do clima num dado momento e lugar. c) ... as caractersticas da atmosfera num dado momento e lugar. 1.2 A atmosfera ... a) ... a camada gasosa que envolve a Terra. b) ... o conjunto dos gases, oxignio, azoto, dixido de carbono e gua que envolve a Terra. c) ... a camada de gases que envolve a Terra e que tem uma altitude de 80 km. 1.3 Diz-se que est bom tempo quando... a) ... o cu est limpo independentemente da temperatura registada. b) ... o cu est limpo e a temperatura amena ou alta. c) ... o tempo est estvel, com cu limpo ou poucas nuvens. 1.4 Na troposfera, quando aumenta a altitude... a) ... a temperatura diminui. b) ... a temperatura aumenta. c) ... no existe qualquer relao. 1.5 A formao das nuvens e nevoeiros tem origem... a) ... nos ncleos de condensao. b) ... na condensao do vapor de gua atmosfrico. c) ... na passagem da gua do estado slido ao estado lquido. 2. Faz corresponder os conceitos do Quadro 1 s definies do Quadro 2.
QUADRO 1 QUADRO 2

Chuvas frontais Chuvas de relevo Chuvas convectivas

A B C

1 2 3 4 5 6

tm origem no choque de duas massas de ar com as mesmas caractersticas. tm origem na ascenso muito lenta do ar em contacto com um solo quente. tm origem no choque entre duas massas de ar com diferentes caractersticas. tm origem na ascenso de ar muito frio ao longo das montanhas. tm origem na ascenso rpida do ar em contacto com um solo muito aquecido. tm origem no arrefecimento do ar quando ascende ao longo de uma montanha.

2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 4 PG. 1

3. Completa o texto que se segue com a chave que te dada, colocando as palavras nos espaos em branco.
Palavras-chave: Junho; irradiao; diminui; Maro; elevada; mais; Setembro; dias; inclinao; maior; noites.

O ar aquecido principalmente devido ________________ terrestre; assim, quanto mais energia a superfcie terrestre receber do Sol, ________________ ________________ ser a temperatura. No entanto, a variao da temperatura ao longo do dia tambm est dependente da ____________ dos raios solares, j que quanto menor for, ________________ o aquecimento. A altitude tambm um factor que faz variar a temperatura; medida que esta aumenta a temperatura ________________ . No solstcio de ________________ , no Hemisfrio Norte, os ________________ so maiores do que as _________________ e nos equincios de _________________ e _________________ os dias e as noites tm sensivelmente a mesma durao. 4. Constri uma questo para cada uma das respostas que te so fornecidas. a) o ar em movimento. b) o peso que o ar exerce sobre os corpos e as superfcies. c) O valor de 1013 hPa. 5. Tendo em conta os conhecimentos que tens sobre os centros de altas e baixas presses, faz corresponder as letras A (centro de altas presses) e B (centro de baixas presses) s frases que se seguem. a) ____ Neles, o ar ascende. b) ____ Esto associados ao bom tempo. c) ____ Junto ao Equador forma-se uma faixa desses centros baromtricos. d) ____ Encontram-se em grandes cinturas, sensivelmente latitude dos trpicos de Cncer e Capricrnio. e) ____ Neles, o ar circula do centro para a periferia.

2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 4 PG. 2

6. Nas Figs. 1 e 2 esto representadas duas cartas sinpticas do tempo. 6.1 Refere qual o centro baromtrico que, na Fig. 1, est a influenciar o estado do tempo em Portugal. 6.2 A partir da carta sinptica do tempo da Fig. 1, descreve o estado do tempo registado em Portugal Continental.

Fig. 1

Fig. 2

7. Observa e compara as Figs. 1 e 2. 7.1 Que diferena fundamental existe entre os estados do tempo registados em Portugal Continental, nas duas situaes representadas? 7.2 Em que poca do ano ser provvel ocorrer uma situao meteorolgica como a da Fig. 2? 8. Atenta nos grficos termopluviomtricos representados.

Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5

2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 4 PG. 3

8.1 Indica o grfico que apresenta maior amplitude trmica anual. 8.2 Indica qual dos grficos apresenta maior nmero de meses secos. 8.3 Um dos grficos representa um clima tropical. Identifica-o, justificando a tua opo. 8.4 Dos restantes grficos, um reflecte o clima de Portugal Continental. Identifica-o. 8.5 Justifica a opo que fizeste na questo anterior, referindo-te s diferenas encontradas: a) na precipitao; b) na temperatura.

2006

COORDENADAS CLUBE DO EXPLORADOR GEOGRAFIA 7. o ANO

FICHA 4 PG. 4

Вам также может понравиться