Вы находитесь на странице: 1из 73

ARENA

SOFTWARE DE SIMULAO DE SISTEMAS PRODUTIVOS LGICA & ANIMAO VERSO 3.5 SYSTEMS MODELING CORP.

INTRODUO AO ARENA

Tela inicial do Arena

Abrindo um novo modelo Para abrir um novo modelo, no menu, clique em File e depois na opo New.

Carregando o painel Common No menu File, clicar na opo Template Panel e Attach...Na caixa de dilogo, clicar na opo Common.tpo.

Colocando os mdulos no modelo A seguir sero apresentados alguns dos mdulos do painel common. No painel Common, escolha o mdulo que deseja incluir , leve o cursor at a rea do modelo e clique no mouse. Na figura abaixo h um modelo com os mdulos arrive (chegada), server (servidor), inspect (inspetor) e depart (sada).Estes mdulos so conhecidos como mdulos lgicos e so conectados para definir o caminho pelo qual as entidades (pessoas, peas, etc) fluem. H tambm os mdulos de controle da simulao, como o simulate, que utilizado para definir os parmetros da simulao.

Traando a rota entre entidades Para definir o caminho que as entidades iro seguir durante a simulao, na barra de ferramentas animate, direita da tela, clique no cone R.

Aparecer uma janela onde so definidas as caractersticas da rota. Clique OK. A seguir , clique no blank origem e leve o cursor at o blank destino. Se desejar quebrar a rota, moldando-a conforme a necessidade, basta clicar fora dos blanks. A figura abaixo mostra um modelo com rota.

Utilizando o comando view O comando view utilizado para dar um zoom em uma determinada parte do modelo. Isto til quando se quer, por exemplo, separar a animao da parte lgica do modelo. Depois de colocar todos os mdulos no modelo, deve-se separar a animao da lgica, deslocando a parte referente animao para uma outra rea do modelo. Feito isso, clique na opo view no menu e depois na opo Views. Na nova janela, escolha Region. E, com o cursor, defina a regio que se deseja ampliar. Depois de escolher a regio , clique na opo view e depois em named view. Este comando permite que se d um

zoom na regio ao pressionar uma tecla. Ao clicar em Add na janela Named viwes, surgir uma outra janela: View Name. necessrio digitar a tecla correspondente ao zoom em questo em Hot Key e o seu nome em Name. Feito isso, sempre que se digitar a tecla escolhida, a regio demarcada ser ampliada.

Definindo o mdulo Arrive O mdulo Arrive, presente no painel Common, usado para gerar as entidades que chegam em um modelo. A partir dele, so criadas as entidades, individualmente ou em lotes.

Preenchendo os campos A seguir ser dada uma explicao de cada campo usado neste modelo. Enter Data Station: Este campo define o nome da estao associada a este mdulo. Este nome deve ser nico no modelo. Arrival Data Batch Size: Este campo define o nmero de entidades em cada lote. First Creation: Instante, a partir do qual, a primeira entidade pode ser criada. Time Between: Este campo define o tempo entre cada criao de entidade (ou lote de entidades). Podem ser utilizadas funes de probabilidade para definir este valor. Mark Time attribute: especifica o nome do atributo da entidade, utilizado para determinar o tempo de sistema da mesma.

Leave Data Station: Este campo especifica a estao para a qual a entidade transferida. Route Time: Este campo define o tempo que uma entidade gasta para ir de uma estao a outra.

Definindo o mdulo Server O mdulo Server pode ser entendido como um servidor, onde a entidade entra, processada (atendida) durante um determinado tempo e transferida para outra estao ou mdulo.

Preenchendo os campos Enter Data Station: Este campo define o nome da estao associada a este mdulo Server Data Resource: Este campo define o nome do recurso a ser capturado Capacity Type: O recurso pode ter uma capacidade fixa ou pode ser

estabelecida uma schedule para o mesmo. Capacity: Este campo define o nmero de unidades do recurso em questo. Process Time: Este campo define o tempo de processamento. Leave Data Station: Este campo especifica a estao para a qual a entidade transferida. Route Time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir outra estao.

Definindo o mdulo inspect O mdulo Inspect pode ser interpretado como um inspetor de qualidade, onde atribuda uma porcentagem de peas que passam no teste e uma porcentagem de peas que so reprovadas. Este mdulo permite que as entidades se transfiram para destinos diferentes, dependendo da sua situao.

Preenchendo os campos Enter Data Station: Este campo define o nome da estao associada com este mdulo. Server Data Resource: Este campo define o nome do recurso a ser capturado. Capacity type: O recurso pode ter uma capacidade fixa ou pode ser estabelecida uma schedule para o mesmo.

Capacity: Este campo est relacionado com a capacidade de inspeo. Quantos inspetores compem este mdulo. Resource statistics: Esta opo providencia a coleta de informaes estatsticas. Process time: Este campo define o tempo de processamento. Failure probability: Este campo define a probabilidade que as entidades tm de falhar na inspeo. Este valor deve estar no intervalo entre 0 e 1. Pass Inspection Leave Data Station: Este campo especifica a estao para a qual as entidades que passam pela inspeo se dirigem. Route time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir outra estao. Fail Inspection Leave Data Station: Este campo especifica a estao para a qual as entidades que falham na inspeo se dirigem. Route time: Este campo especifica o tempo que a entidade leva para se dirigir outra estao. Definindo o mdulo simulate O mdulo Simulate especifica a quantidade de replicaes da simulao, o momento de incio da primeira replicao, o tempo mximo ou condio de trmino de cada replicao, o tipo de inicializao a ser realizada entre as replicaes, o perodo de warm-up desejado, alm do ttulo do projeto, a data e o nome da autor. E finalmente, este mdulo associa as figuras s entidades do modelo. A seguir apresentada a janela simulate.

Preenchendo os campos Project Title: Este campo define o ttulo do projeto. E o ttulo no pode exceder 24 caracteres. Analyst: Este campo define o nome do autor do projeto. O nome no pode exceder 24 caracteres. Date: Pode se entrar com a data do projeto na forma dia/ms/ano ou ms/dia/ano. Replicate Number of Replications: Este campo define o nmero de replicaes da simulao. Beginning time: Este campo define o momento da primeira replicao. Lenght of replication: Este campo define o tempo de cada replicao. Se este campo no for preenchido, a simulao ser executada por um tempo indeterminado. Terminating conditions: Define uma condio que, quando avaliada como verdadeira, encerrar a replicao.

Initialize system: Esta opo indica se o status do sistema ser ou no inicializado entre as sucessivas replicaes. Initialize statistics: Esta opo indica se os acumuladores estatsticos sero ou no descartados entre as replicaes. Warm-up period: Este campo define o tempo de warm-up desejado para se atingir as condies de steady-stat (em regime). Definindo o mdulo Depart O mdulo Depart usado para coletar as estatsticas do sistema e remover as entidades do modelo.

Preenchendo os campos Enter Data Station: este campo define o nome da estao que est associada a este mdulo.

Count Counter: este campo define o nome do contador que ser incrementado ou decrementado. Increment: Este campo define o valor do incremento no contador. Tally Tally: Este campo visvel quando o Tally name escolhido o Individual Tally. , e define o nome do Tally em que os dados estatsticos so coletados. Attribute: este campo visvel se a opo Interval escolhida em Type of Statistics e define o nome usado para determinar as estatsticas de intervalo. Trocando a entidade Para trocar as entidades (pessoas, peas) que fluem pelos mdulos, clique no quadrado que est junto ao mdulo simulate. Surgir uma janela como mostrado na figura. Clique , no lado direito, na entidade que se deseja colocar no modelo e no quadrado vermelho no lado esquerdo. Depois clique na flecha da direita para a esquerda ). O parmetro size factor utilizado para modificar o tamanho da entidade.

Trocando os mdulos. Da mesma forma, h vrias opes para visualizar os mdulos no modelo. Clique no mdulo server e surgir uma janela como mostrada na figura abaixo. As opes direita foram obtidas clicando em open e escolhendo a opo office.plb no diretrio Arena. H outras opes de figuras para se colocar no modelo. A seguir preciso escolher qual figura representar cada um dos estados do mdulo server idle (disponvel), busy (ocupado), inactive (inativo) e failed (falho).

Na figura apresentada abaixo tem um modelo com as rotas e com as figuras .

Colocando contadores nos mdulos Para se contar o nmero de entidades que passam ou esto na fila de um mdulo, clique no cone 0.0 na barra de ferramentas direita da tela. Na janela que surgir na tela , digite nq(nomemdulo_R_Q) na caixa de dilogo

expression e escolha o formato dos nmeros em format. Esta expresso mostrar o nmero de entidades (pessoas, peas, ...) que esto esperando atendimento em um mdulo. Depois arraste o cone azul para perto do mdulo a que ele se refere. Para se contar o nmero de entidades que passam no mdulo, use a expresso nc(nomemodulo_c). A seguir apresentado um modelo com os contadores de todos os mdulos.

Utilizando o comando view O comando view usado para dar um zoom em uma determinada regio do modelo. Para usar este comando, clique no menu view e depois na opo Views. No prximo menu, escolha a opo Region. E com o cursor em forma de cruz, delimite a regio que se deseja mostrar com zoom. O comando named views, que tambm est no menu view permite que se associe uma tecla regio a ser mostrada com zoom. Depois de Ter delimitado a regio, v no menu view e escolha a opo Named Views...?. Na prxima janela, clique no boto Add. Na janela View Name, digite a tecla escolhida na caixa Hot Key e o nome da regio em name. Todas as vezes que se digitar a tecla escolhida, ser dado um zoom na regio. A seguir sero apresentados duas telas do mesmo modelo, um sem zoom e outro com zoom no mdulo caixa.

Utilizando transportadores no modelo Para se modelar transportadores, como empilhadeiras, por exemplo necessrio usar um outro painel , chamado Transfer, alm do painel Common. Para carregar o painel Transfer, proceda da mesma forma utilizada para carregar o painel Common. Clique em File, Template panel, Attach e escolha Transfer.tpo na caixa de dilogo. A seguir sero apresentados os mdulos e outros campos dos mdulos j explicados usados para se modelar transportadores. Definindo o mdulo Transporter

Preenchendo os campos Transporter: este campo define o nome do transportador. Number of units: este campo define a quantidade de transportadores no sistema.

(Transporter type}: pode-se optar por Free Path, onde os transportadores trafegam livremente entre as estaes e Guided path, onde o caminho dos transportadores influenciado por caminhos obrigatrios, como trilhos, por exemplo. Distance set: este campo determina o nome do conjunto de distncias para um transportador do tipo Free path. A distance set contm os nomes das estaes e as distncias entre elas. As distncias so definidas no mdulo Distance. Velocity: este campo define a velocidade dos transportadores.

Definindo o mdulo Conveyor Este mdulo cria uma esteira rolante para transferir entidades entre as estaes.

Preenchendo os campos Conveyor name: este campo define o nome do conveyor.

Segment Set: este campo determina o nome do conjunto de segmentos que est associado com o conveyor. Ele define as estaes entre as quais as entidades so transportadas. Velocity: este campo especifica a velocidade com que as entidades se movem ao longo da esteira. Cell Size: este campo especifica a menor poro de uma esteira que uma entidade pode ocupar. Ela define o comprimento de cada clula na esteira. Initial status: este campo define se a esteira est ativa ou no no incio da simulao. Max Cells Occupied: este campo especifica o nmero mximo de clulas que uma entidade pode ocupar ao mesmo tempo. Type: este campo classifica a esteira em accumulating e nonaccumulating. Esteiras do tipo accumulating sempre se movem o carregamento ou descarregamento das entidades s criam bloqueios locais. J no tipo non-accumulating, a esteira pra completamente quando uma entidade est entrando ou saindo da esteira. Entity Size: este campo determina o comprimento da acumulao de entidades. Conveyor Statistics: esta opo indica se a s estatsticas da esteira sero coletadas ou no.

Utilizando o mdulo arrive O mdulo arrive, quando utilizado junto com transportadores, utiliza a janela Transfer Out, como ilustrada na figura abaixo, alm dos outros campos do mdulo arrive citados anteriormente. Esta janela obtida clicando-se no boto Tran Out na janela arrive.

A janela Transfer Out utilizada para obter o modo como as entidades sero transferidas para o prximo mdulo e pode ser usada pelos mdulos server, inspect e arrive. Preenchendo os campos Transfer Type: determina se um recurso, transportador ou esteira requerido para transferir as entidades para outro mdulo. Se o Transfer Type Seize, um recurso ser capturado, se for Request, um transportador ser requisitado, se for access, uma esteira ser acessada. Conveyor: este campo s visvel quando a opo for access e ele indica o nome da esteira que ser acessada. # of Cells to Access: este campo determina o nmero de clulas da esteira que cada entidade ocupar na esteira. Load Time: este campo determina a durao do tempo de carregamento.

Utilizando o mdulo server Se este mdulo for utilizado com transportadores, necessrio usar as caixas de dilogo Tran In e Tran Out para se definir como os transportadores carregaro e descarregaro as entidades na estao.

Preenchendo os campos do Tran Out Transfer Type: determina se um recurso, transportador ou esteira requisitado para transferir a entidade para um outro mdulo. Se a opo for Seize, um recurso capturado. Se for Request, um transportador requisitado. Se o tipo for Acess, uma esteira acessada e se a opo None for selecionada, ento nenhum tipo de mquina necessria. Rule: este campo visvel somente se o Transporter Name for Transporter. Este campo especifica a regra de seleo usada para determinar qual transportador requisitado quando h mais de um transportador no modelo. Dentre as opes para este campo, temos: Cyclical, Random, Preferred Order, Largest Distance, Smallest Distance. Priority: este campo especifica a prioridade do mdulo quando outroas entidades esto esperando pelos mesmos meios de transporte. Este campo no visvel quando a opo selecionada for None ou Access.

Load Time: este campo especifica o tempo gasto no carregamento do meio de transporte.

Preenchendo os campos do Tran In Transfer Type: Indica se meio utilizado para transportar a entidade para este mdulo ser liberado. Se a opo escolhida for Release Resource e o Resource Name tiver sido especificado,o recurso que ser liberado tambm tem de ser especificado. Se Free Transporter for selecionado, o ltimo transportador utilizado pela entidade ser liberado. Se a opo for Exit Conveyor, a entidade sair da ltima esteira utilizada por ela. Se a opo None for escolhida, ento nenhuma ao realizada em relao liberao de meios de transporte. Unload Time: este campo permite definir um tempo de atraso imediatamente aps a chegada estao. Este intervalo de tempo ocorre devido liberao do recurso, desocupao do transportador ou sada da esteira.

Utilizando o mdulo Inspect O mdulo inspect tambm necessita das caixas de dilogos Tran in e Tran Out para se definir como as entidades so transferidas entre o transportador e a estao. E os campos do Tran in e do Tran out so preenchidos da mesma forma como o so no mdulo Server. Utilizando o mdulo Depart Este mdulo utiliza somente a caixa de dilogo tran in, usada para as entidades liberarem o transportador e sarem do sistema. Os campos so preenchidos de forma anloga ao do mdulo Server. Utilizando o mdulo Segment (S) O mdulo Segment define a distncia entre duas estaes ligadas por um conveyor. A estao de origem, a estao de destino e o segmento so usados para criar o conjunto de segmentos, que define o caminho das esteiras.

Preenchendo os campos.

Beginning Station: este campo define o nome da estao que est localizada no incio da esteira. Ending Station: este campo define o nome da estao que est localizada no final da esteira. Segment Set name: este campo representa o nome do conjunto que conter as estaes e as distncias onde h esteiras. Length: este campo especifica a distncia entre a Beginning Station e a Ending Station. Esta distncia dever ser representada por uma unidade compatvel com a velocidade da esteira.

Utilizando o mdulo Distance(D) Este mdulo similar ao anterior, mas ele se refere s distncias que o transportador ter que percorrer entre as estaes. Cada par de estaes que servida por transportadores deve Ter um mdulo Distance correspondente.

Preenchendo os campos Beginning Station: este campo define o nome da estao de origem ( de onde o transportador vai partir). Ending Station: este campo define o nome da estao de destino (onde o transportador vai parar). Distance Set Name: este campo representa o nome do conjunto que conter as estaes e as distncias onde o transportador atuar. Distance: especifica a distncia entre as estaes de origem e de destino. Esta distncia deve ser expressa em uma unidade compatvel com a usada na velocidade do transportador. Utilizando ponte rolante no modelo A ponte rolante um tipo de transportador que se desloca sobre a fbrica para transportar as entidades entre as estaes. Utilizando o mdulo Transporter Este mdulo, que representa a ponte, diferencia se do exemplo anterior pelo fato de se Ter que escolher a opo guided path(caminho guiado).

Preenchendo os campos Network: determina o nome da rede para o transportador do tipo guided path. A rede contm os nomes dos links em que o transportador se mover. Os links e os networks so definidos no mdulo NetworksLinks. Velocity: este campo define a velocidade inicial do transportador. Aceleration: este campo define a acelerao do transportador. Deceleration: este campo define a desacelerao do transportador. Turning Velocity Factor: define o fator de velocidade que aplicada velocidade corrente do veculo quando ele negocia uma mudana de sentido. Estas mudanas de sentido so calculadas automaticamente quando a direo de todos os links no guided-path network so definidas. Utilizando o mdulo arrive Quando utilizado com ponte rolante, o mdulo arrive serve para criar as entidades que sero transportadas pela ponte. Os campos deste mdulo so preenchidos como citado anteriormente, sendo que na janela Tran out, o Transfer Type escolhido Request, indicando que a ponte ser requisitada, e o Transporter Name, transporter. O preenchimento dos demais campos do Tran Out j foram comentados anteriormente. Utilizando o mdulo server Ao se modelar uma ponte rolante , o mdulo server representaria as mquinas em que as entidades (peas) so processadas. A ponte faz o transporte das entidades entre as mquinas. Os campos so preenchidos da mesma maneira como foi explicado anteriormente, sendo que na janela Tran in em Enter Data, deve-se clicar em Free Transporter, indicando que ao se chegar na mquina-destino, a entidade libera o transportador e vai ser processada pela mquina. Alm disso, deve-se especificar o tempo de descarregamento da entidade em Unload Time. Na janela Tran Out , em Leave Data, deve-se clicar em Request e Transporter, indicando que se est requisitando a ponte para que esta transporte a entidade. Os outros campos de Tran Out j foram comentados anteriormente. Utilizando o mdulo Depart O mdulo Depart indica que as entidades que chegam at ele devem ser retiradas do sistema. O preenchimento deste mdulo j foi comentado anteriormente e a opo em Tran In Free Transporter.

Utilizando o mdulo Network Link(NL) Este mdulo define as caractersticas de uma conexo de transporte guiado. Cada conexo composta por uma interseo de origem e uma interseo de destino, e uma ou mais zonas de mesmo comprimento. O produto do nmero de zonas e o comprimento das zonas determina o comprimento total da conexo. Se uma interseo estiver associada com uma estao, ento esta interseo ser percorrida pelo transportador para mover as entidades entre as estaes.

Preenchendo os campos: Beginning intersection: este campo define o nome da interseo de incio e est associada com a interseo mais esquerda no mdulo do usurio. Associate with station: este campo associa um nome de estao com a interseo de incio. Ending intersection: especifica a interseo final e est associada com a interseo mais direita no mdulo do usurio.

Associate with station : este campo um nome de estao com a interseo final. Link name: define o nome do link no qual o transportador se mover. Number of Zones: este campo define o nmero de zonas associadas com o link. Se este nmero for 1, o transportador se move atravs do link como um evento nico; se for maior do que 1, o transportador se move atravs do link zona por zona. Lenght of zones: este campo define o comprimento da zona dentro de um link. Se o link tiver mltiplas zonas , cada zona ters o mesmo comprimento . O produto do nmero de zonas pelo comprimento da zona representa o comprimento total do link. Link Type: este campo determina se o link utilizado para movimentos unidirecionais, bi-direcionais ou spur. No modo uni-direcional, permitido somente o movimento da interseo de incio para a interseo final. No modo bidirecional, permitido a movimentao entre quaisquer duas intersees. J no modo spur permite que o transportador trafegue por uma via identificada pela interseo destino. Velocity Change Factor: este campo indica se o transportador transitar mais rapidamente ou vagarosamente atravs do link, comparado com sua velocidade corrente. O fator multiplicado pela velocidade e utilizada durante o trfego atravs do link. Network Name: este campo define o nome da rede com que este link est associado. Utilizando o mdulo Sequences Este mdulo usado para definir a sequncia do fluxo das entidades atravs do modelo. Uma sequncia consiste de uma lista de estaes ordenadas que a entidade percorrer. Para usar este mdulo, clique em Add para nomear as sequncias que faro pare do sisterma, como mostra a figura abaixo.

Depois de definir o nome das sequencias, deve-se definir a ordem das estaes que as entidades relacionadas a cada sequencia visitaro. Para fazer isso, deve-se clicar na sequencia a ser definida e adicionar ordenadamente os servidores que sero visitados , como mostra a figura abaixo.

Alm disso, o nome da sequencia deve estar associado ao mdulo arrive que gera as entidades que percorrero tal sequencia. Esta associao se d atravs do boto Assign no mdulo arrive. Depois de clicar em Assign, clique em Add e escolha a opo Other. No campo Other, escolha Sequence e no campo Value, o nome da sequencia referente s entidades deste mdulo arrive.

Utilizando o mdulo Statics Statics so variveis que podem ser usadas com Recipes ou Sequences. Este tipo de varivel pode mudar de valor de acordo com a entidade que est associada a ela. Por exemplo, o tempo de atendimento em um sevidor pode variar de acordo com a entidade que utiliza o servidor. preciso adicionar o nome das variveis estticas e seu valor default, como mostra a figura abaixo.

Utilizando o mdulo Recipes Um Recipe um grupo de variveis estticas, cada qual com seu prprio valor. Cada Recipe tem suas prprias variveis estticas e o valor destas pode variar de um recipe para o outro. Para usar este mdulo, clique em Recipes, depois em Add. Na outra janela, d um nome ao Recipe e clique em Add. Na prxima janela, selecione a varivel esttica e digite o valor desta varivel (pode-se utilizar funes matemticas , como MEAN, TRIA,... para definir esta varivel)

Neste exemplo, a varivel esttica tempo de processamento, que est associada ao campo Process Time dos mdulos server. Utilizando o mdulo Enter Este mdulo define uma estao (ou um conjunto de estaes) correspondendo a um local fsico ou lgico ondem ocorrem operaes. Se o mdulo Enter definir um conjunto de estaes , ele define os locais de mltiplos processamentos. Uma entidade pode se mover de um mdulo anterior para um mdulo Enter de trs maneiras: transferida para a estao (ou conjunto de estaes) associada com o mdulo, atravs de uma conexo grfica ou por um redirecionamento via um campoNest Label. Quando uma entidade chega em um mdulo Enter, pode ocorrer um tempo de descarregamento e qualquer mquina usada para transportar a entidade liberada.

Preenchendo os campos. Label: Este campo define o nome do label que ser associado com este mdulo. Station Type: determina se uma nica estao ou um conjunto de estaes usado para identificar o ponto de entrada para este mdulo. Se o Station Set for o selecionado, significa que este mdulo est definindo a entrada em um submodelo com vrias estaes. Station : define o nome da estao associada a este mdulo. Unload: este campo define o tempo que as entidades levam para serem descarregadas dos transportadores. Transfer Type: indica o modo como as entidades liberam seus meios de transporte. Utilizando o mdulo Process O mdulo Process usado para definir uma etapa de processamento. Quando uma entidade chega a um mdulo Process , ela espera at que um servidor esteja disponvel. Este servidor pode ser um recurso ou um

transportador. E enquanto o recurso estiver sendo utilizado, as outras entidades que chegam ao mdulo Process tm que esperar.

Preenchendo os campos: Queue Label: define o nome da Queue Label associada com o mdulo. Server Action: define se um recurso(seize) ou um transportador(request) requerido pela entidade.

Resource Name: visvel quando o Server Action for Seize e permite indicar o recurso a ser solicitado. Pode-se optar por um recurso nico, um conjunto de recursos, um membro especfico de um conjunto ou o recurso pode ser selecionado por uma expresso. Resource: indica o nome do recurso a ser capturado. Capacity Type: define as caractersticas da capacidade de recurso. Capacity: define a capacidade do recurso. Resource Statistics: esta opo indica se as estatsticas do recurso sero ou no coletadas. Process Time: este campo define o tempo de processamento do recurso quando este ocupado por uma entidade. Next Label: define o nome do prximo mdulo que a entidade se mover. Se for feito um link para o prximo mdulo , o campo ser removido. Utilizando o mdulo Resource Este mdulo define um recurso e gera uma animao default para o mesmo. Ele especifica dados do recurso , tais como a capacidade, a coleta de estatstica e as falhas associadas com o recurso. No Arena, os recursos so gerados por qualquer mdulo que referencia o recurso e o mdulo Resource raramente necessrio. Entretanto, ele necessrio para definir as caractersticas do recurso que no esto includas no mdulo que a referencia. Por exemplo, a capacidade do recurso no pode ser definida quando se referencia um recurso num mdulo server. Mas se a capacidade do recurso for diferente que 1, o mdulo Resource necessrio. Preenchendo os campos: Resource: este campo define o nome do recurso a ser definido. Capacity type: este campo define as caractersticas da capacidade do recurso. Capacity: este campo visvel somente se o Capacity type for Capacity e define a capacidade de recursos no mdulo. Resource Statistics: esta opo permite que as estatsticas do recurso sejam coletadas. Queue: este boto cria uma fila que pode ser usada em conjunto com a captura de recursos.

A caixa de dilogo queue usada para definir as informaes associadas com a fila.

Preenchendo os campos: Queue Name: este campo determina o tipo de fila usada para manejar as entidades. Queue Name: este campo visvel se a opo for Individual Queue e define o nome da fila. # in Queue Statistics: esta caixa indica se as estatsticas sero coletadas nos nmeros das entidades das filas. Shared Queues: esta caixa indica se a fila compartilhada. Uma fila compartilhada pode ser usada em mltiplos mdulos. Ranking Rule: este campo define a regra de ordenao associado com a fila. Possveis valores para este campo so: First In First Out, Last In First Out, Low Value First of an Expression e High Value First of an Expression. Utilizando o mdulo Leave O mdulo Leave utilizado para transferir uma entidade para uma estao ou um mdulo . Uma entidade pode ser transferida de trs maneiras: referenciando a estao e a rota ou esteira ou transportador para esta estao;

uma conexo grfica pode ser utilizada para transferir uma entidade para um outro mdulo e uma entidade pode ser redirecionada para um mdulo atravs da referncia Label no campo Next Level. Quando uma entidade chega a um mdulo Leave, ela pode esperar por um meio de transporte (recurso, transportador ou esteira). Quando o meio de transporte obtido, a entidade pode passar por um tempo de carregamento. Finalmente a entidade transferida do mdulo para um prximo mdulo ou estao.

Preenchendo os campos: Label: este campo define o nome do label que ser associado a este mdulo. From Station: este campo especifica a estao de onde a entidade est sendo transferida. Transfer type: determina se um recurso, transportador ou esteira requerida para transferir a entidade para fora do mdulo. Se o Transfer type for Seize, um recurso ser capturado; se for Request, um transportador requisitado; se for Acess, uma esteira ser acessada. A opo None indica que nenhum meio de transporte requerido.

Load Type: este campo especifica o tempo de carregamento. To station: este campo indica o nome da estao em que as entidades se dirigiro. Route time: Este campo define o tempo que a entidade leva para se dirigir outra estao. Utilizando o mdulo Seize Este mdulo aloca unidades de um ou mais recursos para uma entidade. O mdulo Seize pode ser usado para capturar unidades de um recurso particular , um membro de um conjunto de recursos ou um recurso definido por um mtodo alternativo. Ele fornece uma fila interna para que as entidades aguardem a disponibilidade de recursos.

Preenchendo os campos.

Seize: este grupo utilizado para definir um ou mais recursos para as entidades serem capturadas. Se forem especificados mltiplos recursos, as entidades devem esperar na fila at que todos os recursos especificados estejam disponveis. Priority: este campo define a prioridade usada para alocar os recursos quando as entidades esto esperando pelo mesmo recurso. Para adicionar recursos no campo Seize, deve-se clicar no boto Add.

Preenchendo os campos: Resource Name: determina qual o tipo de dado define o recurso a ser capturado. Resource: este campo visvel quando a opo Resource e define o nome do recurso. Seize Quantity: este campo define o nmero de recursos a ser capturado. Resource State: este campo define o estado que o recurso entrar quando este for capturado.

Utilizando o mdulo Delay Este mdulo utilizado para atrasar uma entidade por um determinado perodo de tempo. Quando uma entidade chega a este mdulo , a expresso de delay avaliada e a entidade aguarda no mdulo durante o perodo de tempo especificado.

Preenchendo os campos: Delay Type: determina como a durao do tempo de atraso ser especificada. Expression: este campo s visvel quando a opo for expression e ele permite que uma expresso geral seja especificada. Storage: este campo define o nome da armazenagem associada com o delay. Utilizando o mdulo Release Este mdulo usado para liberar unidades de recurso que uma entidade capturara anteriormente. O mdulo pode ser utilizado para liberar recursos

individuais ou recursos declarados como set. Para cada recurso a ser liberado , o nome e a quantidade a serem liberados So especificados. Quando uma entidade entra em um mdulo release, ela pra de exercer controle sobre o recurso e passa esse controle para a prxima entidade da fila.

Preenchendo os campos: Release: este grupo permite que se defina os recursos a serem liberados. Um ou mais recursos associados a um recurso nico ou um nome de recurso pode ser definido. Para adicionar recursos a serem liberados, clique em Add.

Preenchendo os campos. Resource Name: este campo determina que tipo de dado frnecido para definir o recurso a ser liberado. Resource: este campo visvel quando a opo for Resource e indica o nome de um recurso individual a ser liberado. Release Quantity: este campo determina o nmero de unidades de recurso a ser liberada. Utilizando o mdulo Pickstation Este mdulo permite que uma entidade selecione uma estao particular dentre as mltiplas estaes especificadas. Este mdulo escolhe entre o grupo de estaes baseado na lgica definida no mdulo. A entidade pode ento ser roteada, transportada, movida atravs de esteira ou conectada para a estao especificada. O processo de seleo da estao baseado no valor mximo ou mnimo de uma variedade de variveis e expresses do sistema.

Preenchendo os campos: Pickstation Name: este campo descreve um nome para o mdulo pickstation. Test Condition: determina a condio de teste a ser utilizada no processo de seleo da estao. Se o Minimum for escolhido, a estao com o mnimo valor nas condies especificadas, ser selecionada. Caso contrrio, a estao com o mximo valor ser a selecionada. Selected Station Based On... Number En Rouite to Station: esta opo determina se o nmero de entidades transferidas para a estao considerado no processo de seleo da estao. Number in Queue: esta opo determina se o nmero de entidades na fila da estao considerado no processo de seleo da estao. Number of Resources Busy: esta opo determina se o nmero de recursos ocupados na estao considerado no processo de seleo da estao. Expression: determina se uma expresso adicional definida pelo usurio considerada no processo de seleo de uma estao.

Store Station in Attribute: este campo define o nome do atributo que armazenar o nome da estao selecionada. E visvel quando o mtodo de transferncia for conect. Alm do conect, pode-se optar por route, transport ou convey como mtodo de transferncia. Stations: este grupo usado para definir todas as possveis estaes a serem consideradas no processo de seleo da estao. Se necessrio, este grupo tambm pode especificar o nome da fila ou do recurso correspondente e quaisquer expresses que podem ser consideradas no processo de seleo. Para adicionar as estaes que podem ser selecionadas, clique em Add e surgir a janela Stations.

Preenchendo os campos: Queue: este campo visvel se Number in Queue for selecionado e define o nome da fila correspondente estao.

Utilizando o mdulo Batch Este mdulo coleta as entidades em um lote temporrio ou permanente que ento representado por uma nica entidade. As entidades que chegam ao mdulo batch so colocadas em uma fila at que o nmero de entidades requeridas tenham sido acumuladas. Depois, uma nova entidade representativa criada.

Preenchendo os campos Quantity: este campo define o nmero de entidades para preencher cada lote. Match Entities: esta opo determina se a primeira quantidade de entidades que chegam devam Ter valores de critrio combinados ou no. A escolha desta opo requer que um critrio de combinao seja definido. New Attributes: este campo define a associao de atributos a ser feita na entidade representativa do lote. First ou Last indica o atributo baseado na primeira/ltima entidade que forma o lote. A opo product multiplica o valor de cada atributo definido pelo usurio entre todas as entidades do lote e

associa o produto ao atributo correspondente da entidade representativa. A opo Sum realiza a mesma tarefa , adicionando ao invs de multiplicar. (Batch Method): determina se os lotes das entidades so permanentes ou temporrios. Se a opo escolhida for permanente, as entidades do componente original no sero retornados. Se for temporrio, as entidades do componente original devem ser retornadas usando o mdulo split. Utilizando o mdulo Assign Este mdulo permite a associao de um valor a uma varivel definida pelo usurio, fluxos contnuos ou nveis, atributo ou figura de entidades, varivel de status de modelo, ou um estado de recurso. Associaes mltiplas podem ser feitas em um nico mdulo Assign. Quando uma entidade chega em um mdulo Assign , o valor ou estado associado avaliado e associado a uma varivel ou recurso especfico. Se um atributo ou figura especificado, o atributo ou figura da entidade que chega associado ao novo valor.

Para editar as associaes, clique em Edit.

Preenchendo os campos: Assigment Type: indica o tipo de varivel que ser associada. Picture: este campo s visvel quando o tipo escolhido picture e define o nome da figura que ser associada ao valor picture da entidade que chega.

Utilizando o bloco detect O bloco detect associa o componente contnuo de um modelo contnuo/discreto com as declaraes do bloco discreto. Um evento de estado associado com o bloco DETECT ocorre quando a varivel crossing atinge o valor threshold na direo crossing . Quando esta condio ocorre, o bloco DETECT cria uma entidade que deixa o bloco DETECT e continua o processamento atravs do modelo. O bloco DETECT deve ser usado em conjunto com o elemento contnuo que determina a frequncia dos clculos das variveis de estado contnuo.

Preenchendo os campos: Beginning Station Range: indica o valor inicial na qual a varivel J ser variada. Crossing variable: Nome da varivel. Crossing direction: indica a direo do fluxo. Threshold value: indica o valor limite. Crossing tolerance: indica o nvel de tolerncia da varivel.

Utilizando o bloco Assign O bloco Assign permite a associao de valores a uma varivel SIMAN, atributo de entidade ou a entidade de animao PICTURE. As variveis que podem ser associadas incluem variveis de propsito geral definidos pelos elementos VARIABLES, parmetros , estoques contnuos e variveis de fluxo. Quando uma entidade chega a um bloco assign , a expresso que representa o valor avaliada e associada varivel ou atributo operante. O valor deve ser especificado como qualquer expresso lgica ou matemtica. As expresses

lgicas so avaliadas e um valor 1, se for verdadeiro e 0, se for falso, atribudo a ela.

Para editar uma varivel, clique em edit.

Preenchendo os campos: Variable or Attribute: indica a varivel SIMAN, atributo, recurso STATE ou animao PICTURE. Value: valor a ser associado. Utilizando o bloco Seize. O bloco seize aloca unidades de um recurso definido por um operador Resource ID para uma entidade . O nmero de unidades capturadas especificado pelo operador Number of units. O bloco seize pode ser usado para capturar unidades de um recurso particular , ou pode ser usado para selecionar entre recursos que so membros de um conjuntos, como aqueles definidos pelo elemento SET.

Preenchendo os campos: Priority: indica a prioridade de captura. Para adicionar um recurso, clique em Add.

Resource ID: indica o nmero ou o nome do recurso a ser capturado. Number of Units: nmero de recursos requeridos. Utilizando o bloco DELAY O bloco Delay faz com que uma entidade fique esperando por um certo intervalo de tempo.

Preenchendo os campos: Duration: indica o tempo do delay. Storage id: Storage associado com o bloco Delay. Utilizando o bloco Release O bloco Release libera unidades do recurso especificado pelo Resource Id de uma entidade. O nmero de unidades liberadas definida pelo operador Quantity to Release.

Para adicionar os recursos, clique em Add.

Preenchendo os campos: Resource ID: nmero ou nome do recurso a ser liberado. Quantity to Release: Nmero de unidades de recurso a ser liberada.

Utilizando o bloco Dispose Este bloco remove qualquer entidade que chega a ele. J

Utilizando o elemento Levels O elemento Levels especifica o nmero total de variveis do tipo estoque, seus nomes e valores iniciais. As variveis estoque so referenciadas ou usando seus nomes ou calculando o ndice k da varivel array S(k).

Para adicionar variveis estoque, clique em Add.

Preenchendo os campos: Number: nmero da varivel estoque( ndice do array S(k)). Name: nome da varivel estoque. Initial Value: Valores iniciais para as variveis estoque no incio da simulao. Utilizando o elemento Rates. O elemento Rates esecifica o nmero total de variveis de fluxo , seus nomes e valores iniciais.

Preenchendo os campos: Number: nmero da varivel fluxo. Name: nome da varivel fluxo. Initial values: Valores iniciais das variveis fluxo no incio da simulao. Utilizando o elemento Continuous O elemento continuous especifica os parmetros de integrao e estatstica para um modelo contnuo.

Preenchendo os campos: Number of Dif. Equations: este campo define quantas equaes diferenciais sero includas no modelo de integrao contnua. Number of State Equations: este campo define quantas equaces de estado sero includas no modelo de integrao contnua. Minimum Step Size: define o valor mnimo que o SIMAN pode selecionar como intervalo de integrao. Maximum Step Size: define o valor mximo que o SIMAN pode selecionar como intervalo de integrao. Method: define o mtodo de integrao. Cross Severity: Severidade da tolerncia a erro. Utilizando o bloco Create. O bloco create gera as entidades que chegam ao modelo.

Preenchendo os campos: Batch Size: nmero de entidades de cada lote. First Creation: instante da simulao em que o primeiro lote criado. Interval: tempo entre as criaes de lote. Maximum Batches: Nmero mximo de lotes a ser criado.

Utilizando o mdulo Choose O mdulo choose fornece opes de escolha para as entidades baseadas no condicional if , juntamente com as regras else e always. Os destinos das opes so definidos por conectores ou por labels.

Preenchendo os campos: (Condition Selection Option): estas opes determinam o nmero de entidades que sair do mdulo choose, baseadas nas opes que sero avaliadas como verdadeiras. Selecionando-se a Take First True Condition, a entidade sair do mdulo Chance baseado na primeira condio if avaliada como verdadeira. Nenhuma cpia da entidade original ser criada. Take all true conditions far com que a entidade saia da primeira condio if avaliada como verdadeira e cpias das entidades que chegam sejam criadas para cada uma das condies always e if true restantes. Specify Max to take permite que um nmero mximo e definido de opes sejam avaliadas pelas entidades. Condition: este grupo usado para definir todas as possveis opes que uma entidade pode escolher. Para adicionar uma condio, clique em Add.

Preenchendo os campos: (Type): O tipo pode ser condicional(if) ou determinstico (else/always). O if requer a definio de uma expresso condicional. Somente uma opo else deve ser usada por mdulo. Conditional: este campo descreve a condio correspondente para cada condio if. Pode se usar sinais lgicos ou de comparao, como: or, and, <, >, etc. Next Label: este campo define o prximo mdulo para onde a entidade se deslocar se a opo especificada for selecionada. Utilizando o mdulo Chance O mdulo chance fornece uma escolha de opes baseada na regra de probabilidade With e na regra determinstica else. E o destino das entidades para cada opo especificada por um conector ou um campo next label. Quando uma entidade chega a um mdulo Chance, determina-se qual opo ser escolhida baseado numa amostra randmica e nas probabilidades das declaraes with especificadas. Se a amostra randmica cai fora do

intervalo de probabilidade cumulativa, representado pelo With, a opo else escolhida. E se o else no for definido, a entidade descartada.

O grupo probabilities define todas as possveis opes que a entidade pode seguir a partir do mdulo Chace. Para adicionar uma probabilidade, clique em Add.

Preenchendo os campos: (Type): determina se a opo probabilstica(With) ou determinstica(Else). Uma probabilidade correspondente deve ser definida para todas as opes probabilsticas. Probability: este campo s visvel se o tipo for With e define a sua probabilidade correspondente.

Utilizando o mdulo Count O mdulo Count utilizado para incrementar ou decrementar uma varivel.

Preenchendo os campos: Counter Name: especifica o contador que ser variado. Se o tipo Individual Counter for selecionado, o nome do contador dever ser especificado. Alm disso, o contador pode ser definido como Counter Set, Static Name, Attribute ou Expression. Counter: Define o nome do contador a ser incrementado/decrementado. Increment: este campo define a quantidade a ser incrementada ou decrementada. O valor pode ser uma constante, ou uma expresso que pode ser truncada.

Вам также может понравиться