Вы находитесь на странице: 1из 6

FACULDADE NORTE CAPIXABA DE SO MATEUS SERVIO SOCIAL

ALINE DAMRIS OLIVEIRA GALAS LUCIANE CARRAFA SANTANA

O SIGNIFICADO SCIO-HISTRICO DA PROFISSO

SO MATEUS/ES 2011

ALINE DAMRIS OLIVEIRA GALAS LUCIANE CARRAFA SANTANA

O SIGNIFICADO SCIO-HISTRICO DA PROFISSO

Trabalho apresentado disciplina de Fundamentos Tericos Metodolgicos II do curso de Servio Social da Faculdade Norte Capixaba de So Mateus. Professora: Cristiane Bronzoni

SO MATEUS/ES 2011

O SIGNIFICADO SCIO-HISTRICO DA PROFISSO

O texto de Maria Carmelita Yazbek apresenta a trajetria do servio social e a sua interface com o modelo de produo capitalista, contextualizando a gnese do servio social como categoria profisso e sua relao com as respostas necessrias ao capital e ao Estado de manuteno da ordem social, de sobrevivncia do operariado e suas nuances histricas.

Aborda temticas como a sociabilidade humana, caracterstica intrnseca do homem, que desde os primrdios com vistas sobrevivncia se rene em comunidade pelo e para o trabalho. A reproduo social onde est colocada a profisso, no processo de repetio quer seja no campo espiritual, psicolgicosocial, nos costumes, modo de vida, sendo este espao social de tenses, confronto e de processo de superao. E a relao do papel dos vrios atores, Estado/Capital/Trabalho para a profissionalizao e legitimao do Servio Social.

Ao assentar o servio social no mbito das divergncias entre as classes, ou seja, detentores dos meios de produo que intuem aumentar seu capital e trabalhadores, detentores apenas da sua fora de trabalho, a mesma coloca que a atuao do profissional de servio social se d na tenso entre explorao/explorado, burguesia/proletariado, sendo dominao/resistncia, assim a profisso compra/venda, caracterizada na

polarizao por atuar em terreno to contraditrio, sendo o profissional de servio social um agente de mediao com objeto de trabalho definido no mbito dos conflitos entre capital e trabalho.

Percebe-se que desde o nascimento do Servio Social, em sua vinculao ao conservadorismo da Igreja, j trazia esse carter de mediao, embora mais voltado conduta moral para a conteno das anormalidades da Questo Social, no entanto essa dimenso do Servio Social vai se firmando no seu processo de legitimao ora como necessidade do Estado de controlar os conflitos, ora por interesse do capital de desmobilizao das lutas operrias e ora por demanda dos trabalhadores na busca por direitos.

Yasbek coloca que a institucionalizao da profisso de forma geral, nos pases industrializados, est associada progressiva interveno do Estado nos processos de regulao social sendo pautado segundo as normas de conduta moral da Igreja, que no Brasil no ano de 1932 com a criao do Centro de Estudos e Ao Social vai ganhando carter profissional segundo tcnicas Blgicas de trabalho, rompendo com a viso caritativa.

Na

dcada

de

40

Servio

Social

brasileiro

rompe

com

conservadorismo e tecnifica-se com influncias norte americanas com uma teoria social positivista. Nessa mesma poca h o aumento de trabalhadores empobrecidos que pressionam o Estado por aes assistenciais, ento o Estado assume o seu papel regulador da reproduo das relaes sociais reconhecendo a questo social e promovendo o papel da assistncia: passa a ser o objeto de planejamento e operalizao de novas Polticas Sociais. Desta forma o Estado estimula a profissionalizao do assistente social estendendo seus campos de trabalho. Porm, esbarra na viso fragmentada das relaes sociais e nas polticas governamentais que no possibilita uma ao que possa modificar o perfil de desigualdade social na realidade brasileira. Aumentado progressivamente a dependncia da populao urbana aos servios pblicos sociais devido as suas condies de vida.

No intervalo da diviso scio tcnica do trabalho que se obtm a legitimao do profissional do Servio Social e assalariamento do mesmo, que na sua maior demanda de atuao esto os segmentos mais empobrecidos e subalternos da sociedade. Desta forma suas propostas de interveno ajustam-se com as mudanas dos contornos da questo social. Buscando o aperfeioamento das tcnicas e instrumentos privativos do Assistente Social para melhor ao pedaggica integrativa de ao socioeducativa de orientao e alternativas de condies para sobrevivncia material das classes subalternas.

Com as demandas de uma nova roupagem do capitalismo moderno globalizado houve um redirecionamento das intervenes do Estado sob a questo social e sua refilantropizao, transferindo-a para o Terceiro Setor , ficando o Estado, somente, como parceiro da sociedade, optando, dessa forma, pela estabilidade econmica. Percebe-se o desafio para o Servio Social de compreender as novas manifestaes e configuraes da questo social que esto contextualizadas dentro da alternativa privatista e a excluso social, na desestruturalizao das polticas sociais, novas temticas, novos sujeitos e novas questes.

REFERNCIA

YASBEK, Maria Carmelita. O significado scio-histrico da profisso. 1 ed. Braslia. CFESS, CRESS, 2009.

Вам также может понравиться