Вы находитесь на странице: 1из 62

TEXTURA DO SOLO E O EFEITO DO MANEJO

A classe textural de um solo uma caracterstica importante de um solo porque varia muito pouco ao longo do tempo. A mudana somente ocorrer devido eroso seletiva e/ou processos de intemperismo, que ocorrem em escala de sculos a milnios. Portanto, o uso e o manejo do solo afetam muito pouco a textura de um solo. Isto implica no fato que, em nvel de propriedade rural, reas com classe textural similares tero caractersticas fsicas similares.

S VEZES DENOMINADA DE AGREGAO DO SOLO !

Possibilita avaliar a estrutura do solo pela relao entre massa e volume. Quanto menor a DS, maior a estruturao do solo.

Fatores Naturais

Fatores de Manejo A densidade do solo muito afetada pelo manejo do solo. O manejo influencia a estrutura do solo, que por sua vez altera a densidade do solo. Prticas que promovem a destruio da estrutura (lavrao, compactao pelo trfego de mquinas e animais, eroso, etc) aumentam a densidade do solo. Quanto maior a MO do solo, menor a densidade do solo.

No !

Mais de 50 m macroporo. Mais de Espao Areo de 10% para boa aerao.

FATORES QUE AFETAM A POROSIDADE DO SOLO 1. Quanto maior a agregao do solo, maior a porosidade; 2. Quanto maior a profundidade, menor a porosidade; 3. Solos argilosos x solos arenosos: Argiloso tem maior porosidade total, maior microporosidade e menor macroporosidade (grande capacidade de reter gua, mas menor capacidade de fornecer oxignio para as razes). Por ter relao direta com MO e agregao do solo, a porosidade muito influenciada pelo manejo do solo.

da umidade, em menor escala:

CONSISTNCIA X PREPARO DO SOLO O melhor momento para se preparar o solo, na condio de friabilidade do solo, na qual tem-se uma dada umidade, que lhe confere reduo na coeso, porm com uma certa adeso. Na prtica esse ponto pode ser determinado por um teste simples: o solo deve permitir a moldagem nas mos na forma de pequenos bolinhos, como uma massa de modelar, mas quando solto de cerca de um metro de altura, deve se espatifar no cho. Solo seco: coeso mxima do solo, dificultando a quebra dos torres e elevando o custo de seu preparo. Solo molhado: o solo encontra-se na forma plstica, de adeso mxima, aderindo-se ferramenta, e com isso impedindo o seu preparo. Alta compactao.

natural

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO O volume total (Vt) de um solo (ou de uma amostra de solo) pode ser dividido em volume de poros (Vp) e volume de partculas ou de slidos (Vs). O volume de poros (Vp) pode estar ocupado por ar (Va) ou por gua (Vw). Vp = Va + Vw Vt = Vp + Vs
Vt Vs Va Vp Vw gua Ar

Slido

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO A massa total (Mt) de um solo (ou de uma amostra de solo) pode ser dividido em massa de ar (Ma, desprezvel), massa de gua (Mw) e massa de partculas ou de slidos (Ms). Mt = Ma + Mw + Ms

Ma Mw Mt Ms

Ar gua

Slido

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO A partir destas relaes podemos estabelecer uma srie de parmetros do solo: a) Densidade do solo (Ds) = Ms / Vt (g/cm3 ou Mg/m3) A Ds varia com a textura e estrutura, sendo bastante afetada pelo manejo e a compactao.

Va Vp Vw Vt Vs

Ar gua

Ma Mw

Mt

Slido

Ms

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO b) Densidade de partculas (Dp) = Ms / Vs (g/cm3 ou Mg/m3) A Dp no afetada pelo manejo, mas depende da mineralogia e MO. Geralmente de 2,65 g/cm3. Com alto teor de xidos de Fe maior e com alta MO menor.

Va Vp Vw Vt Vs

Ar gua

Ma Mw

Mt

Slido

Ms

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO c) Porosidade total do solo (Pt) = Vp / Vt (m3 / m3) ou % se x 100 Pt = 1- (Ds/Dp) (m3 / m3) ou % se x 100

A Pt afetada pelo manejo. Solos argilosos tm maior Pt. Solos arenosos tm maior macroporosidade. Solos argilosos tm maior microporosidade.
Va Vp Vw Vt Vs gua Mw Mt Ar Ma

Slido

Ms

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO d) Espao areo do solo (EA) = Va / Vt (m3 / m3) ou % se x 100 EA = Pt - Uv (m3 / m3) ou % se x 100

O EA indica quanto da porosidade est ocupada com ar, por isto varia com a umidade do solo.

Va Vp Vw Vt Vs

Ar gua

Ma Mw

Mt

Slido

Ms

RELAES MASSA-VOLUME DO SOLO E como so obtidos estes valores na prtica? Inserindo um pequeno cilindro de metal no solo, se obtm uma estrutura preservada (Vt). Pesa-se o anel (Mt), coloca-se na estufa a 105 C. Aps atingir peso constante, pesa-se o solo seco (Ms) e o cilindro. Vt = volume do cilindro Mw = Mt Ms Densidade do solo (Ds) = Ms / Vt Densidade de partculas (Dp) = Ms / Vs (determinado no balo) Pt = 1- (Ds/Dp)

Вам также может понравиться