Вы находитесь на странице: 1из 21

05

TARDE

ANALIST ALISTA ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS PROCESSOS DE NEGCIO CONHECIMENTOS ESPECFICOS CONHECIMENTOS
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 70 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes 1 a 10 11 a 20 Pontos 0,5 1,0 Questes 21 a 30 31 a 40 Pontos 1,5 2,0 Questes 41 a 50 51 a 60 Pontos 2,5 3,0 Questes 61 a 70 Pontos 3,5 -

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

MARO / 2010

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
1
A cadeia de valor, criada por Michael Porter, em 1985, tem sido usada por muitas organizaes nas atividades de mapeamento de processos. Ela permite que se tenha uma macroviso dos processos organizacionais, o que significa romper com o paradigma de uma imagem antiga e limitada, a de que basta que cada parte cumpra seus objetivos, para que a organizao alcance os seus. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir. Ao se usar o conceito de cadeia de valor, de Porter, a clssica separao entre meios e fins perde sentido aos olhos da anlise do valor agregado. PORQUE A macroviso dos processos organizacionais contm princpios de integrao e convergncia. A esse respeito, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

4
O levantamento de informaes sobre os processos a serem mapeados pode ser feito recorrendo-se ao uso de entrevistas, questionrios, workshops, etc. A tcnica de entrevista recomendada para (A) coletar informao em processo que requer publicidade. (B) determinar as necessidades de um novo sistema. (C) manusear um grande volume de informaes. (D) levantar informaes envolvendo um grande nmero de pessoas. (E) pesquisar, em grupos de discusso, diferentes opinies sobre temas variados.

5
O PDSA (Plan, Do, Study e Act), originalmente criado por Walter Shewhart, na sua verso PDCA (Plan, Do, Check e Act), usada por Edward Deming na Era da Gesto da Qualidade Total, umas das ferramentas empregadas na anlise e melhoria de processos. Com base no exposto, relacione as fases do PDSA, na coluna da esquerda, com os instrumentos de melhoria de processos, descritos na coluna da direita.

2
A Gesto por Processos fornece a base para muitos modelos de gerncia, uma vez que ela serve de instrumento de ligao entre quase tudo que feito na organizao. Em decorrncia disso, a Gesto por Processos (A) obedece a um ciclo de gerenciamento aleatrio e dependente de outro. (B) simples de ser implementada, bastando, para isto, escolher o modelo de gesto mais adequado. (C) de difcil implementao e depende de um ciclo de atividades gerenciadas. (D) leva burocratizao por se tratar de atividades padronizadas. (E) requer que os processos sejam automatizados, para melhorar a confiabilidade da informao. Fase I II Plan Do Instrumentos de melhoria de processos P Anlise de Campo de Fora e PlaQFD (Quality

III Study

no de Ao. Q Histograma,

Function Deployment Desdobramento da Funo Qualidade) e Digrama de Causa e Efeito. R Monitoramento e acompanhamento das atividades vinculadas aos processos. S Brainstorming, Diagrama de Afinidade e Mapa de Processos.

3
A Gesto por Processos lida com as interfaces existentes entre as diversas partes ou subsistemas da organizao, como, por exemplo, subsistema tcnico, subsistema de pessoal, subsistema administrativo-financeiro, etc. Dentre estas, a mais complexa e difcil de gerenciar, se refere gesto da interface (A) humana. (B) financeira. (C) tecnolgica. (D) da produo. (E) mercadolgica.

Esto corretas as associaes: (A) I P , II S, III R. (B) I R, II S, III P. (C) I R, II P, III Q. (D) I S, II Q, III P. (E) I S, II R, III Q.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

6
Dentre as tcnicas de modelagem de processos mais difundidas atualmente esto: BPMN (Business Process Modeling Notation), UML (Unified Modeling Language), IDEF (Integrated DEFinition) e EPC (Event-driven Process Chain). Relacione as tcnicas da coluna da esquerda com os respectivos objetos de modelagem apresentados na coluna da direita. I - BPMN II - IDEF III - EPC P

Controle

Entrada

Nome da funo

Sada

Mecanismo
Q
Sistema
Unidade Organizacional

Chamada

Documento

Administrao Devolver carro Emitir contrato

Receber pagamento

Emitir recibo de quitao

S
Atividade Evento Gateway Conector

Esto corretas as associaes (A) I - P , II - S , III - Q. (B) I - S , II - P , III - Q. (C) I - Q, II - S , III - P. (D) I - P , II - R , III - Q. (E) I - R , II - S , III - P.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

7
Os processos precisam ser identificados e classificados visando sua melhoria, especialmente quando se usam tcnicas de benchmarking. A APQC (American Productivity and Quality Control), com o apoio do OSBC (Open Standard Benchmarking Collaborative), desenvolveu uma arquitetura para isto, chamada PCF (Process Classification Framework), cuja viso geral apresentada na figura a seguir.

PROCESSOS OPERACIONAIS

1.0 Desenvolver Viso e Estratgia

2.0 Desenhar e Desenvolver Produtos e Servios

3.0 Elaborar Plano de Venda e Produtos e Servios

4.0 Entregar Produtos e Servios

5.0 Gerenciar Servio de Atendimento ao Cliente

GERNCIA E SERVIOS DE APOIO

6.0 Desenvolver e Gerenciar Capital Humano 7.0 Gerenciar Tecnologia de Informao 8.0 Gerenciar Recursos Financeiros 9.0 Adquirir, Construir e Gerenciar Propriedade 10.0 Gerenciar Meio Ambiente, Sade e Segurana 11.0 Gerenciar Relacionamentos Externos 12.0 Gerenciar Conhecimento, Melhoria e Mudana

Com base nessa arquitetura, a PCF faz a decomposio funcional dos processos na seguinte ordem: (A) cadeia de valor, macroprocesso, processos e subprocessos. (B) cadeia de valor, categoria, classe de processos e subprocessos. (C) cadeia de valor, famlia, categoria de processos e atividades. (D) famlia, categoria, classe de processos e atividades. (E) categoria, grupo de processos, processos e atividades.

8
Para medir o desempenho dos processos, comum o uso de algumas medidas bsicas, como eficincia, eficcia e adaptabilidade. As duas primeiras so mais comumente usadas e esto descritas na ISO 9000:2005. Assim, considerando um processo com input de R$ 41.030,00 por hora e output de 125.321 unidades de valor unitrio por hora, para um perodo de 8 horas de trabalho, a resoluo do problema indica que a (A) eficincia deste processo de 306%. (B) eficincia deste processo de 2448%. (C) eficcia deste processo de 2448%. (D) eficcia deste processo de 306% e sua eficincia de 0,33%. (E) eficcia ou a eficincia deste processo, com os dados do problema, no podem ser medidos.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

9
A matriz GUT (gravidade, urgncia e tendncia), o PDCA, o Princpio de Pareto, o Diagrama de Ishikawa, etc. so algumas das tcnicas usadas no controle de processos visando sua melhoria. A equipe responsvel pelo mapeamento do processo Desenvolver ou rever Modelo de Gesto do Conhecimento (GC) da empresa XPTY identificou uma srie de problemas que deveriam ser solucionados, mas em virtude da dificuldade de estabelecer prioridades de soluo para os mesmos, optou por usar a tcnica GUT. Desse modo, as atividades deste processo e seus problemas foram previamente identificados, listados, analisados e colocados na matriz a seguir, visando determinao de prioridades de soluo e posterior modelagem.

1. Processo: desenvolver/rever Modelo de Gesto do Conhecimento (GC)


ATIVIDADES 1.1. 1.2. 1.3. Desenvolver/rever modelo de governana Constituir/rever equipe de trabalho Definir/rever papis e responsabilidade Identificao do problema Variveis G 3 5 4 3 3 4 3 4 3 2 2 U 4 5 5 3 2 4 3 2 3 2 2 T 4 4 4 2 2 4 3 2 4 2 1

Necessidade de rever a poltica de CG Carncia de pessoal Pessoal desmotivado para assumir responsabilidades 1.4. Desenvolver/rever modelos de financiamento Indefinio das necessidades 1.5. Identificar/rever as interfaces com outras ativi- Inexistncia de mapa relacionamento de dades processos 1.6. Desenvolver/rever metodologia de GC Ausncia de padro 1.7. Avaliar/rever necessidades de TI Existncia de conflitos de interesses 1.8. Desenvolver/rever planos de treinamento Perfis profissionais desatualizados 1.9. Gerenciar o processo de mudana Resistncia s mudanas 1.10. Desenvolver/rever medidas e indicadores de Necessidade de adequar o padro de desempenho referncia Matriz de responsabilidade desatualizada 1.11. Avaliar e monitorar as iniciativas de CG

Analisando as variveis da matriz apresentada, conclui-se que a(os) (A) matriz foi elaborada usando-se, tambm, o Princpio de Pareto. (B) problemas relacionados s atividades 1.1, 1.2 e 1.3 devero ser solucionados, respectivamente, na seguinte ordem de prioridade: 1a, 2a e 3a. (C) problemas relacionados s atividades 1.4, 1.6 e 1.9 devero ser solucionados, respectivamente, na seguinte ordem de prioridade: 7a, 3a e 5a. (D) problemas relacionados s atividades 1.4, 1.5 e 1.9 devero ser solucionadas por ltimo. (E) indicadores de desempenho dos processos de negcio devero ser definidos usando esta matriz.

10
Os indicadores de desempenho devem refletir aspectos diretamente relacionados ao gerenciamento do processo e seu ambiente, devendo, tambm, considerar a relao entre duas ou mais medidas de desempenho, comparadas s metas preestabelecidas. Relacione os termos da coluna da esquerda com os respectivos significados apresentados na coluna da direita. Indicadores de desempenho: termos e significado Termo I Indicadores II ndices III Padres IV Metas Refere-se a: O Valores definidos como referncia para os processos P Resultados numricos que evitam decises baseadas em conceitos subjetivos, como bom, rpido Q Refletem resultados efetivamente obtidos que, comparados aos padres, revelam os problemas representados pelos desvios R Revelam/acusam potencial de problemas S Resultados a serem alcanados num perodo de tempo

Esto corretas as associaes: (A) I O , II P , III R , IV S. (C) I P , II Q , III R , IV R. (E) I Q , II S , III P , IV R.

(B) I P , II Q , III O , IV S. (D) I Q , II P , III S , IV O.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

11
O Gartner Group uma das mais respeitadas instituies de consultoria de pesquisa na rea de TI e BPM (Business Process Management) . Desde 2006, esta instituio vem pesquisando as prioridades dos CIOs (principal executivo da rea de TI) no que se refere gesto de processos de negcio, sendo que essas prioridades tm se mantido praticamente as mesmas, com algumas variaes, em quatro anos de pesquisas consecutivos (de 2006 a 2009). A previso do Gartner que estas prioridades sero as mesmas at 2012. Desse modo, o Gartner Group descobriu que nesse perodo, dentre as cinco principais prioridades dos CIOs, estavam as de (A) gerenciar iniciativas de mudanas, expandir para novos mercados e criar novas fontes de vantagem competitiva. (B) melhorar os processos de negcios, reduzir os custos empresariais e melhorar a efetividade da fora de trabalho. (C) focar em novos clientes e mercados mais efetivamente, melhorar o desempenho da fora de trabalho e contratar pessoal. (D) expandir para novos mercados ou localizaes geogrficas, consolidar as operaes de negcios e contratar pessoal. (E) expandir para novos mercados, focar novos clientes e gerenciar inovaes.

13
A fase de testes muito importante para a determinao da correo de um sistema, tanto em termos da satisfao do usurio quanto do correto funcionamento do sistema. Neste sentido, uma caracterstica dessa fase consiste no fato de que a utilizao de testes (A) unitrios faz com que seja desnecessria a fase de testes de aceitao, pois garantido que o software passou por todos os testes de funcionamento necessrios. (B) unitrios ajuda a verificar se alteraes introduzidas por um dos membros de uma equipe de tamanho mdio ou grande no causaram efeitos colaterais em mdulos de outros membros da equipe. (C) de aceitao pode ser reduzida, se o projeto possui uma fase de anlise de requisitos bem realizada, pois garantido que o software far o que o usurio efetivamente deseja. (D) no inclui, em cada caso de teste, um guia passo a passo de sua execuo, pois, com a mudana da interface, eles se tornam inteis - o melhor caso de teste o mais genrico possvel. (E) dispensvel em projetos de curta durao (at 2000 homens/hora), pois o tempo gasto durante os testes grande demais quando comparado com a magnitude destes projetos.

12
Para realizar um projeto de software, um analista entrevistou um cliente. Com base na entrevista, ele escreveu uma especificao funcional que foi passada equipe de programadores. Esta implementou todos os itens descritos pelo analista de forma completa e correta e enviou o sistema resultante para o departamento de testes. Depois de um completo ciclo de testes e de uma grande interao com a equipe de desenvolvimento, verificou-se a inexistncia de bugs que pudessem influenciar o resultado do sistema. O sistema foi, ento, enviado ao cliente que afirmou no estar o mesmo satisfazendo as suas necessidades fundamentais nem resolvendo o problema que motivou o seu desenvolvimento. Qual das providncias abaixo contribuiria efetivamente para evitar a instatisfao do cliente? (A) Utilizao de mtodos de teste mais rigorosos e adoo de testes unitrios para eliminao de erros. (B) Detalhamento mais profundo da estrutura analtica de projetos para melhor gerenciamento de cada tarefa. (C) Feedback maior em relao aos servios de suporte e instalao para melhor obteno de mtricas de qualidade. (D) Criao de um oramento mais realista, com acompanhamento mais rigoroso pelo cliente. (E) Criao de uma fase em que o cliente verificaria os requisitos coletados e descritos pelo analista.

14
A determinao de requisitos uma fase relevante no processo de desenvolvimento de sistemas, na qual se determina o que um software efetivamente realizar. Nessa perspectiva, a fase de anlise de requisitos tem como caracterstica o fato de os (A) projetos de curta durao, realizados com at 2000 homens/hora, dispensarem essa etapa em funo de o tempo dispendido ser demasiadamente elevado para a magnitude do projetado. (B) projetos que possuem declarao de escopo serem isentos dessa anlise, j que todas as funes a realizar j foram descritas. (C) diretores das empresas serem as autoridades com legitimidade especfica para o desenvolvimento dessa fase, por serem os nicos que tm poder de deciso. (D) requisitos poderem mudar no decorrer do projeto, que deve ser adaptado para garantir fidelidade s novas necessidades do usurio final. (E) ambientes que apresentam fortes riscos regulatrios serem desobrigados do uso dessa fase, em funo de as necessidades mudarem instantaneamente.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

15
A Incio B E C D Fim

Analisando o diagrama de precedncia mostrado na figura acima, constata-se que uma caracterstica das atividades do projeto nele representado que (A) as atividades C e E podem ser realizadas em paralelo, dado que no h dependncia entre elas, se os recursos e o cronograma do projeto permitirem. (B) as atividades B e C no podem ser realizadas em paralelo, visto que C vem direita de B, mesmo que os recursos e o cronograma do projeto o permitam. (C) as atividades A, B e E no podem ser realizadas em paralelo, posto que a atividade D no depende da atividade E. (D) a atividade D pode ser realizada em paralelo com a atividade A, uma vez que no esto ligadas diretamente por setas. (E) o caminho que passa por E no , necessariamente, o caminho crtico, pois o que tem menos ns (atividades), independente dos recursos e do cronograma do projeto.

16
Uma estrutura analtica de projeto (EAP) uma ferramenta fundamental de anlise das atividades a serem realizadas no decorrer de um projeto. A respeito de uma EAP, considere as figuras abaixo.
Projeto A A1 A1.1 A1.2 A1.3 A2 A1.4 B C C1

Projeto A A1 A1.1 A1.2 A1.3 A2 A1.4


Figura II

B C1

C C2

Figura I

A Incio B C

A1 B1.1 B1 Fim

Figura III Pode(m) representar uma estrutura analtica de projeto APENAS a(s) figura(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

17
A determinao do caminho crtico de um projeto fundamental para que a gerncia do tempo possa controlar de forma eficaz, a realizao correta do cronograma e o cumprimento das datas estabelecidas para o projeto. A respeito do caminho crtico, considere as afirmativas abaixo. I II - Um caminho crtico tem folga negativa ou igual a zero. - Para aplicar o mtodo do caminho crtico, precisase, antecipadamente, das datas de incio mais cedo e de trmino mais tarde de cada atividade. III - possvel ter mais de um caminho crtico em um diagrama de rede de um projeto. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (C) I e III, apenas. (E) I, II e III. (B) I e II, apenas. (D) II e III, apenas.

20
O cronograma de um projeto e a respectiva alocao de pessoal do mesmo so dados pela figura a seguir:
Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 A B D F G C E

Alocao de pessoal: Atividade A: Maria 50%, Jos 50% Atividade B: Jos 50% Atividade C: Jos 100% Atividade D: Joo 100% Atividade E: Joo 50%, Jos 50% Atividade F: Maria 100% Atividade G: Jos: 50% Jos ficou doente no incio da segunda semana e s retornar ao trabalho no incio da quarta semana. Suponha que todos os empregados do projeto possam se substituir mutuamente sem prejuzo, mas que no possam fazer hora extra. Qual das seguintes reorganizaes de cronograma pode ser tomada autonomamente pelo gerente, de forma a no alterar o cronograma deste projeto? (A) Cancelar a atividade C, o que faz com que no seja necessrio realocar o pessoal para cobrir a falta de Jos. (B) Adiar por duas semanas a atividade D, por uma semana a atividade F e realocar Joo para cobrir a falta de Jos. (C) Adiar por duas semanas o trmino da atividade B e o incio da atividade C, o que faz com que no seja necessrio realocar o pessoal para cobrir a falta de Jos. (D) Realocar Maria para cobrir a falta de Jos sem adiar nenhuma atividade. (E) Cancelar o projeto, pois impossvel manter o cronograma do mesmo.

18
A estrutura analtica do projeto (EAP) pode conter vrias entregas (deliverables) no definidas dentro da declarao do escopo. PORQUE A declarao do escopo uma descrio genrica dos objetivos a serem alcanados pelo projeto. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

19
A fase de encerramento de um projeto consiste em mais do que simplesmente declar-lo encerrado. Nela, deve-se realizar uma srie de atividades que contribuam para o bom encerramento do processo de gerenciamento e para a melhoria dos projetos futuros. Entre as atividades que devem, necessariamente, ser realizadas nesta fase NO se inclui a de (A) obter o aceite final pelos interessados (stakeholders) de todos os produtos entregues (deliverables) pelo projeto. (B) documentar as lies aprendidas, no projeto, pela equipe e por outros interessados (stakeholders) para benefcio de projetos futuros. (C) preservar os documentos e os registros do projeto para uso futuro e para satisfazer os requisitos legais do projeto. (D) facilitar as atividades de encerramento legal e financeiro do projeto, de acordo com as necessidades de sua organizao e de todos os demais interessados. (E) enviar para peridicos de grande circulao avisos requerendo a submisso final de faturas e outros documentos financeiros.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

21
Existem vrias ferramentas grficas que ajudam em diversos aspectos da comunicao e do gerenciamento de um projeto. Relacione as ferramentas grficas apresentadas na coluna da esquerda com as suas respectivas finalidades, entre as indicadas na coluna da direita. I Diagrama de precedncia II Estrutura analtica de processo III Diagrama de Gantt W Visualizao do cronograma de um projeto, tanto real quanto realizado, e as tarefas em andamento X Visualizao das dependncias entre as tarefas, servindo de insumo para a elaborao de um cronograma Y Visualizao da disponibilidade de recursos financeiros do patrocinador Z Decomposio das atividades complexas em atividades mais fceis de compreender e gerenciar (B) I W , II Z , III Y. (D) I X , II Z , III W.

Esto corretas as associaes: (A) I W , II Y , III X . (C) I X , II W , III Z. (E) I Z , II Y , III X.

22
Bancos de dados relacionais e multidimensionais apresentam caractersticas especficas que os diferenciam. Uma das caractersitcas do SGBD do tipo multidimensional (so) (A) organizao na terceira forma normal. (B) estrutura indexada com chaves estrangeiras unvocas. (C) estrutura normalizada. (D) combinao de tabelas normalizadas com desnormalizadas. (E) consultas OLTP

24
Um sistema de data warehouse costuma ser organizado em bancos de dados dimensionais. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. - Quando o usurio realiza uma operao de drill-down (detalhamento) ele est navegando em uma ou mais hierarquias da tabela de dimenses. II - No modelo dimensional, a tabela de fatos est completamente normalizada, enquanto a tabela de dimenses est desnormalizada. III - O uso do modelo dimensional aproxima o armazenamento da forma de pensar do usurio final e, por isto, tende a aumentar a capacidade deste de criar as prprias consultas. I correto o que se afirma em (A) III, apenas. (C) I e III, apenas. (E) I, II e III. (B) I e II, apenas. (D) II e III, apenas.

23
Um sistema de data warehouse pode oferecer melhor suporte ao processo decisrio se for integrado a ferramentas de anlise do tipo OLAP. Nesse contexto, deve-se escolher o (A) DOLAP, que permite maior facilidade de acesso aos dados, pois integra-se facilmente com linguagens de alta portabilidade. (B) DOLAP, quando houver usurios em localidades diferentes muito separadas geograficamente. (C) ROLAP, quando o tempo de resposta crtico, pois o fato de o banco de dados ser relacional faz com que as consultas sejam atendidas com mais eficincia. (D) ROLAP, quando h necessidade de uma tabela de dimenses normalizada de acordo com chaves previamente definidas. (E) MOLAP, quando o tempo de resposta crtico, pois as consultas so otimizadas devido natureza multidimensional do banco.

25
Data warehouses necessitam de uma srie de ferramentas especficas para funcionar corretamente. Ao recorrer a essas ferramentas deve-se considerar que (A) um data warehouse no tem funo sem uma ferramenta de OLAP. (B) o banco de dados operacional e o data warehouse esto no mesmo formato relacional, com o uso de ROLAP e, por isto, dispensvel o uso de ferramentas de extrao. (C) o armazenamento de um data warehouse impossvel em formato relacional, dada a natureza multidimensional das consultas. (D) as ferramentas de OLAP so teis para data warehouses, mas tambm podem ser usadas fora desse contexto. (E) as ferramentas de qualidade de dados no so necessrias quando o banco de dados operacional est normalizado.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

10

26
Em entrevistas com diretores de uma empresa, foram obtidas as informaes sobre os possveis usos do data warehouse, apresentadas a seguir. Vice-Presidente de marketing: deseja informaes sobre rendimentos de produtos na diviso sul, por grupo demogrfico, mensal, anual e por departamento. Gerente de marketing: deseja estatsticas sumarizadas por categorias de produto, dirias, semanais e mensais, por regio de venda e por canal de distribuio. Gerente de finanas: deseja informaes sobre as despesas realizadas por ms, por trimestre e por ano, alm de divididas por itens contbeis, por departamentos e por diviso.

28
Em um ambiente de data warehousing, usual tomar como base um modelo dimensional cujas principais componentes incluem as tabelas de fatos e dimenses. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo. - A tabela de fatos representa os dados de que os usurios precisam para que possam realizar as anlises do negcio necessrias para tomadas de deciso. II - A tabela de dimenses representa as variveis sobre as quais as decises so tomadas. III - A tabela de dimenses est normalmente organizada em hierarquias que correspondem organizao de cada uma das variveis representadas. correto o que se afirma em (A) I, apenas. (C) I e II, apenas. (E) I, II e III. (B) II, apenas. (D) II e III, apenas. I

Uma caracterstica que pode ser obtida, com base nestas informaes, que (A) a tabela de fatos a ser criada deve ter uma estrutura separada para os dados da diviso sul, devido s necessidades especiais do vice-presidente de marketing. (B) a tabela de dimenses deve ter 17 dimenses (a soma total dos requerimentos dos usurios), o que geralmente considerado grande demais. (C) a dimenso de tempo deve ser hierarquizada por pelo menos cinco categorias (dia, semana, ms, trimestre e ano). (D) o uso do Desktop OLAP (DOLAP) separado para cada um dos nossos usurios prospectivos a nica maneira de implementar estas necessidades. (E) as hierarquias de tamanhos dspares, tais como dia e ano, no podem ser complementadas dado que o armazenamento da informao feito em hipercubos.

29
Uma caracterstica de um sistema de data warehousing que (A) no possvel integr-lo a sistemas legados que utilizem bancos de dados no relacionais, pois impossvel extrair dados diretamente de suas bases. (B) precisa de grandes equipes de especialistas em bancos de dados e programao, mas pode dispensar o apoio dos usurios finais, pois a tarefa consiste apenas na limpeza e reordenao de dados. (C) costuma usar as mesmas bases que os SGBD relacionais corporativos, para evitar a duplicao dos dados e o desperdcio do espao. (D) armazena, na tabela de dimenses, as variveis de negcio que definem os eixos de anlise dos dados. (E) separa os dados em processos de negcio, compartimentalizando-os de forma que cada setor tenha controle total sobre os seus dados, impedindo o acesso de outros setores aos dados.

27
Em um ambiente de data warehousing, h uma nica tabela de fatos, que descreve as vendas, e as seguintes tabelas de dimenses: tempo (gro mnimo igual a semana); produto (inclui o produto, a marca, a categoria e o departamento); loja (inclui a loja, seu bairro, sua cidade e seu pas).

30
As ferramentas de middleware e de extrao, transformao e carga (ETL) so fundamentais para a operao de um sistema de data warehousing. PORQUE Os dados costumam ser obtidos de uma ampla gama de fontes (relacionais ou no), provenientes de sistemas legados e de fontes externas. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

Esse esquema tem como caracterstica oferecer aos usurios a possibilidade de (A) consultar os produtos mais vendidos em uma cidade, em um determinado dia da semana, exigindo, no entanto, muitos clculos. (B) consultar somente os produtos mais vendidos em um determinado ms, apenas se for criada uma tabela de agregaes. (C) fazer um drill-up na dimenso de tempo, agregando os dados por ms ou ano, se necessrio. (D) consultar somente determinando os valores desejados de cada uma das trs dimenses existentes, devido natureza e geometria do hipercubo. (E) consultar somente atravs de uma ferramenta de DOLAP, especialmente em um contexto de necessidade de segurana.

11

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

31
Considere um vetor que contm uma lista ordenada de n dados. Pressupondo que ainda haja espao no vetor para um novo elemento, o custo para inserir este novo elemento neste vetor sem afetar a ordenao : (A) O(1), pois basta inserir o novo elemento na primeira posio livre, encontrada somando-se um ltima posio ocupada do vetor. (B) O(1), pois pode-se fazer a insero de forma recursiva, usando apenas um teste e uma chamada para a prpria rotina. (C) O(n), pois necessrio deslocar os elementos j inseridos a fim de criar espao para o novo elemento, o que pode ser feito com uma estrutura de repetio simples. (D) O(n2), pois precisamos deslocar os elementos j inseridos a fim de criar espao para o novo elemento, o que pode ser feito usando o algoritmo Bubblesort. (E) O(log n), pois, como o vetor j est ordenado, pode-se usar a busca binria para achar a posio correta do novo elemento.

33
A implantao de um sistema de ERP pode trazer diversos benefcios para a empresa, dentre os quais NO se inclui (A) diminuio das necessidades de treinamento, pois o sistema realiza a maioria das tarefas de forma automtica. (B) sistematizao dos processos empresariais, pois, para a implementao do ERP, necessria uma reorganizao destes processos. (C) maior segurana no acesso aos dados, pois, com a definio dos papis de todos, o sistema controla automaticamente quem pode acessar quais dados. (D) maior disponibilidade dos dados para todos que deles necessitam, pois a formalizao dos processos e dos papis permite ao sistema oferecer dados no momento e para o destinatrio apropriados. (E) maior integrao dos processos interdependentes, pois com a formalizao e a reorganizao das atividades, o fluxo de dados pode ser automatizado.

34
Uma empresa tem enfrentado problemas com o crescimento da concorrncia e o aumento de seus custos de processamento, que so totalmente manuais. Ao perceber que seus concorrentes adotaram o SOA e que isto era percebido como uma vantagem competitiva pelos clientes, o diretor da empresa decidiu adotar a arquitetura orientada a servios em sua companhia. Ele chamou o gerente de TI da companhia e lhe deu as seguintes sugestes: descobrir como funcionam os sistemas de cada um de seus 5 principais clientes e desenvolver um web service para cada uma destas empresas; certificar-se de que os servios so desenvolvidos nas linguagens de programao adotadas por cada um dos seus clientes, de forma a no criar inconsistncias; no manter os descontos concedidos em transaes comerciais anteriores, uma vez que os servios devem ser sem estados (stateless), Ao submeter estas ideias ao gerente de TI, este afirmou que todas estariam equivocadas, dando as explicaes a seguir. I No se pode ter um web service diferente para cada cliente, pois em transaes comerciais similares o nome do web service seria igual e, por conseguinte, seria impossvel determinar qual verso do servio deveria ser usada. II A linguagem de programao irrelevante, pois o servio deve ser totalmente independente da tecnologia adotada. III O conceito de stateless no se aplica a este processo, pois a memria de transaes pode ser gerenciada por um sistema de banco de dados e no necessariamente parte da memria transacional do servio. Est(o) correta(s) a(s) explicao(es) (A) II, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III, apenas.

32
Uma empresa de distribuio de energia eltrica est enfrentando um perodo de apages e de m qualidade de atendimento. Para melhorar a qualidade de seus servios, ela decidiu investir em sistemas de informao (SI). O investimento em SI que pode ser considerado o mais relevante para conseguir o maior aumento da qualidade de atendimento a(o) (A) utilizao de sistemas de benchmarking, que permitam registrar e analisar as queixas dos clientes para fornecer maior informao interna, visando ao aperfeioamento do servio. (B) criao de oportunidades locais e globais de ampliao dos servios oferecidos, aumentando a base empresarial de clientes sem perda de eficcia. (C) correo no sistema de faturamento, dando-lhe maior agilidade e permitindo que a empresa corrija seus problemas de fluxo de caixa. (D) aumento da capacidade de enfrentamento com as foras externas por meio da criao de vantagens competitivas que permitam uma maior diferenciao do produto. (E) implementao de um sistema de gesto de recursos humanos para harmonizao do relacionamento entre as equipes de manuteno.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

12

35
Seja a rvore AVL cujo estado atual dado por
21 15

25 35 23

Ao inserir o n de chave igual a 12, o resultado final ser

(A)

25 21 15 23

, pois para uma rvore AVL basta inserir o elemento na posio 35 correta da busca ordenada.

(B)
15 12

25 35 21

, pois ao inserir o elemento 12 preciso fazer uma rotao simples direita para reequilibrar a rvore.

12

23

(C)

25 15 35 21 23

12

, pois ao inserir o elemento 12 preciso fazer uma rotao simples direita e uma translao de elemento (de chave 23) para reequilibrar a rvore.

(D)

23 15 25 21 35

, pois ao inserir o elemento 12 preciso fazer uma rotao dupla direita para reequilibrar a rvore.

12

(E)

21 15 12 23 25 35

, pois ao inserir o elemento 12 preciso fazer uma rotao simples direita para reequilibrar a rvore.

13

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

36
A figura a seguir mostra uma srie de interfaces web que demonstram a aplicao de um padro de transio de interfaces denominado Brighten and Dim (Iluminar e Escurecer), muito usado em sites que possuem mltiplos passos, requerem a interao do usurio com mltiplos componentes e/ou possuem longo tempo de carregamento.

Adaptado de SCOTT, B.; NEIL, T., Designing Web Interfaces. OReilly Media Inc., EUA, 2009, pp. 218 a 220.

Entre as consequncias positivas e/ou negativas do uso deste padro NO se pode incluir a(o) (A) facilidade de obter o foco de ateno do usurio, posto que a criao dos artefatos visuais oferece um indicador claro do nico objeto com o qual o usurio deve interagir, deixando-o em destaque na interface. (B) diminuio do rudo informacional presente na interface, posto que os elementos com os quais o usurio no precisa ou no quer interagir tm importncia visual diminuda. (C) indicao de que a interface ainda no est pronta para uso, o que comum na web, especialmente em casos de sites de servios que possuem objetos de carregamento mais longo. (D) aumento do tempo necessrio para a compreenso completa do usurio, pois a multiplicidade de interfaces cria artefatos visuais que tendem a confundir a percepo e impedem que o usurio saiba exatamente onde est. (E) oferecimento de indicao do objeto que deve sofrer a operao no instante corrente, pois o usurio pode obter um feedback visual de sua localizao e de sua possibilidade de operao em cada instante.

37
Na Engenharia de Requisitos existe um mecanismo apropriado para entender o que o cliente deseja, analisar as suas necessidades, avaliar a possibilidade de execuo do que foi pedido, negociar uma soluo razovel, especificar a soluo evitando ambiguidade, validar a especificao e administrar os requisitos. Durante a execuo da etapa de Elicitao de Requisitos alguns problemas podem ocorrer. Relacione os problemas apresentados na coluna da esquerda com a respectiva definio, indicada na coluna da direita. I Problemas de escopo II Problemas de entendimento III Problemas de volatilidade P Os clientes/usurios omitem informaes que acreditam que sejam bvias, tm dvidas quanto ao que necessrio e possuem dificuldade de transmitir as suas necessidades ao engenheiro de sistemas. Q Os requisitos podem ser modificados ao longo do tempo. R As fronteiras do sistema so mal definidas ou os clientes/usurios apresentam especificaes com detalhes tcnicos desnecessrios que podem confundir os objetivos globais do sistema. S Parte dos requisitos funcionais do sistema no influencia na especificao dos requisitos no funcionais.

A relao correta : (A) I R , II P , III (B) I R , II Q , III (C) I S , II P , III (D) I Q , II S , III (E) I P , II Q , III

Q. P. R. P. S.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

14

38
No Ciclo de Vida Clssico, tambm chamado de Modelo Sequencial Linear ou Modelo Cascata, apresentada uma abordagem sistemtica composta pelas seguintes atividades: (A) Anlise de Requisitos de Software, Projeto, Gerao de Cdigo, Teste e Manuteno. (B) Modelagem e Engenharia do Sistema/Informao, Anlise de Requisitos de Software, Projeto, Gerao de Cdigo, Teste e Manuteno. (C) Modelagem e Engenharia do Sistema/Informao, Projeto, Gerao de Cdigo, Teste e Manuteno. (D) Levantamento de Requisitos de Software, Projeto, Gerao de Cdigo e Manuteno e Anlise de Requisitos de Software. (E) Levantamento de Requisitos de Software, Projeto, Gerao de Cdigo, Teste Progressivo e Manuteno.

40
Existem vrios Modelos de Ciclo de Vida do Processo de Software. O desenvolvimento em espiral um modelo (A) iterativo. (B) para modificar requisitos. (C) para analisar componentes. (D) para analisar interface grfica. (E) para modularizar o sistema.

41
O grande objetivo do projeto de casos de teste do software produzir um conjunto de testes que tenha a maior probabilidade de descobrir erros no software. Dentre as vrias tcnicas existentes, a pertencente categoria teste caixabranca o(a) (A) Teste de Caminho Bsico. (B) Teste de Matriz Ortogonal. (C) Teste Comportamental. (D) Particionamento de equivalncia. (E) Anlise de Valor Limite.

39
Os diagramas comportamentais da UML so basicamente organizados a partir das principais formas existentes para se fazer a modelagem dinmica de um sistema. Relacione os diagramas da UML da coluna da esquerda com a respectiva descrio da coluna da direita.

42
Quanto atribuio de caractersticas, o Enterprise Resource Planning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais (A) constitui-se de pacotes (software) de gesto empresarial ou de sistemas integrados, com recursos de automao e informatizao, visando a contribuir para o gerenciamento dos negcios empresariais. (B) gera, por meio dos modelos de dados e dos recursos de banco de dados, informaes segundo as quais os objetivos de desempenho da empresa mostram os tipos de tomada de deciso a serem assistidos pelo sistema e os tipos de apoio que nele devem ser includos durante o seu desenvolvimento. (C) fundamenta-se em regras e, quando so gerados cenrios, o ERP constitudo por um conjunto de modelos de gesto capaz de lidar com os dados da empresa por meio de simulaes, clculos, insights, resoluo de problemas matemticos, entre outros cenrios. (D) necessita de uma tecnologia da informao que permita a disponibilizao de informaes, como caractersticas bem particulares da empresa, e com uma metodologia de trabalho aceita por todos. (E) constitui-se de ferramentas de consulta s bases de dados das funes empresariais para a apresentao de informaes de forma simples e amigvel, atendendo, principalmente, s necessidades de executivos da alta administrao.

I Diagrama de caso de uso II Diagrama de sequncia III Diagrama de comunicao IV Diagrama de atividades

P Enfatiza o estado de mudana de um sistema orientado por eventos. Q Organiza os comportamentos de um sistema. R Enfatiza a ordem temporal das mensagens. S Enfatiza a organizao estrutural de objetos que enviam e recebem mensagens. T Enfatiza o fluxo de controle de uma atividade para outra.

A relao correta : (A) I P , II Q , III (B) I Q , II R , III (C) I Q , II R , III (D) I R , II Q , III (E) I R , II T , III

S P S S Q

, IV , IV , IV , IV , IV

T. S. T. P. P.

15

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

43
A Arquitetura de Software trata dos princpios estruturais do software e de como seus elementos sero dispostos visando ao melhor funcionamento no manuseio da informao. Existem vrios modelos de arquitetura de software, cada um deles com diversas caractersticas topolgicas. A caracterstica topolgica que pertence Arquitetura Orientada a Servios (SOA) (A) processamento centralizado. (B) infraestrutura de alta sofisticao centralizada em containers na camada servidora. (C) segurana centralizada e orientada a papis. (D) acesso remoto atravs da interface dos servios. (E) presena de subdivises estruturais atravs de camadas e componentes.

46
Se verdade que alguns pesquisadores so atletas e que nenhum pianista atleta, ento possvel afirmar que (A) nenhum pianista pesquisador. (B) nenhum pesquisador pianista. (C) algum pianista pesquisador. (D) algum pesquisador no pianista. (E) algum pesquisador pianista.

47
A poltica de segurana de uma empresa deve conter diretrizes para a realizao de cpias de segurana das informaes. As normas ISO 27002 orientam a construo dessas diretrizes. Nesse contexto, nas instrues para prover segurana na gerao das cpias de segurana, devem estar includos procedimentos para (A) garantir a recuperao de toda informao essencial, aps um desastre ou a falha de uma mdia, disponibilizando recursos adequados para a gerao de cpias de segurana. (B) prever a ativao manual dos mecanismos de cpias de segurana, evitando a impossibilidade de gerao e recuperao das cpias de segurana. (C) sugerir, sempre que for necessrio, a adoo da criptografia forte, disponibilizando garantia de legitimidade das cpias de segurana. (D) determinar a desativao dos sistemas de segurana interna, evitando interferncias e pausas durante o processo de gerao das cpias. (E) isolar os equipamentos de backup da Internet e dos sistemas corporativos internos, evitando vazamento de informaes durante o processo de gerao de cpias.

44
importante classificar os Sistemas de Informao em grupos que compartilham caractersticas semelhantes. Essa classificao pode ajudar a identificar sistemas, analislos, planejar novos desenvolvimentos, planejar a integrao entre eles e apoiar a tomada de decises. Os Sistemas de Informao so classificados quanto aos nveis (A) corporativos e interorganizacionais. (B) administrativo e operacional. (C) de gerncia estratgica e ttica. (D) funcionais e departamentais. (E) organizacionais e amplitude de suporte.

48 45
Se Joo Francisco joga futebol, ento Raquel no pinta quadros a leo. Ou Raquel pinta quadros a leo ou Silveirinha surfista. Se Ana Paula no faz compras na Internet, ento Joo Francisco joga futebol. Sabe-se, entretanto, que nem Silveirinha surfista nem Mrcia Lopes cartomante. Logo, possvel concluir que (A) Ana Paula faz compras na Internet e Joo Francisco joga futebol. (B) Ana Paula no faz compras na Internet e Raquel pinta quadros a leo. (C) Ana Paula faz compras na Internet e Raquel pinta quadros a leo. (D) Se Raquel pinta quadros a leo, ento Joo Francisco joga futebol. (E) Silveirinha surfista e Mrcia Lopes cartomante. Considere os conceitos a seguir no contexto das normas ISO 27002 sobre Segurana da Informao. I - Diretriz a descrio que determina o que deve ser feito para se alcanarem os objetivos estabelecidos nas polticas. II - Evento de segurana da informao a ocorrncia identificada de um sistema, um servio ou uma rede que indica uma possvel violao da poltica de segurana da informao ou falha de controles. III - Risco a soma das probabilidades de um evento e de suas consequncias. IV - Vulnerabilidade a fragilidade de um ativo ou grupo de ativos que pode ser explorada por uma ou mais ameaas.

Esto corretos APENAS os conceitos (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

16

49
Segundo a Norma ISO 27002, os controles criptogrficos tm por objetivo proteger a confidencialidade, a autenticidade ou a integridade das informaes por meios criptogrficos. Para alcanar esse objetivo, a norma ISO 27002 sugere que se desenvolva uma poltica para o uso dos controles criptogrficos e que se implante um sistema de gerenciamento de chaves. Entre as inmeras aes adequadas para fazer parte desse processo, devem ser includas aes para (A) identificar o nvel requerido de proteo com base em uma anlise/avaliao de riscos, levando em considerao o tipo, a fora e a qualidade do algoritmo de criptografia requerido. (B) usar a criptografia para a proteo de informaes sensveis transportadas em mdias removveis, dispositivos ou linhas de comunicao, exceto celulares, responsabilidade das operadoras de telefonia. (C) adotar um sistema criptogrfico assimtrico e regular a distribuio das suas chaves por meio de um sistema criptogrfico simtrico. (D) facilitar a recuperao de dados e a atualizao dos programas, mantendo, sempre que possvel, as bibliotecas dos programas-fonte no mesmo ambiente dos sistemas operacionais. (E) usar protocolos de comunicao de dados que obriguem a identificao do remetente, evitando o uso annimo do sistema.

51
essencial que uma organizao identifique os seus requisitos de segurana da informao. De acordo com as normas ISO 27002, uma das trs fontes principais desses requisitos a(o) (A) entrevista com o gerente de segurana e o correspondente levantamento de especificaes de segurana. (B) avaliao/auditoria sobre segurana criptogrfica, realizada periodicamente. (C) clusula contratual sobre o item segurana da informao negociada com o provedor de servio que atende organizao. (D) anlise/avaliao de riscos para a organizao, levando-se em conta os objetivos e as estratgias globais de negcio da organizao. (E) plano de contingncia da organizao.

52
O desenvolvimento de um sistema web que usa a arquitetura 3 camadas reduz a complexidade e o esforo para o desenvolvimento da aplicao. PORQUE A arquitetura 3 camadas fica mais flexvel, possibilitando que as partes possam ser internamente alteradas independente das outras, bastando manter a mesma interface. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

50
Operrio - nome : String Departamento - nomeDept : String

*
Engenheiro - ttulo : String

53
Na arquitetura 3 camadas no s os dados esto mais protegidos, como tambm h facilidade de integrao de mltiplas fontes de dados. PORQUE O banco de dados no acessado diretamente pelo cliente, mas sim pelo servidor de aplicaes. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

Analisando o diagrama acima, com base nos fundamentos de construo de diagrama de classes UML, conclui-se que (A) titulo atributo de Operrio. (B) nome um atributo de Engenheiro. (C) um Operrio pode trabalhar em dois Departamentos. (D) nem todo Engenheiro est associado a um Departamento. (E) todo Departamento tem ao menos um Operrio.

17

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

54
Acessibilidade na web significa que pessoas com algum tipo de deficincia podem usar a web. Mais especificamente, estas pessoas com deficincia podem perceber, entender, navegar e interagir, alm de poderem contribuir com a produo de contedo. Esta necessidade to relevante, que o consrcio W3C criou um grupo para discutir iniciativas sobre a questo da acessibilidade na web. Este grupo define 4 princpios para acessibilidade. Relacione as caractersticas dos princpios com seus significados ou uso. I - Perceptvel II - Opervel III - Compreensvel IV - Robusto P - Existe descrio textual para as imagens da pgina. Q - O site criado maximizando a compatibilidade com a tecnologia assistiva presente e futura. R - Evita que o usurio cometa erros, corrigindo e apresentando-os. S - Toda as funes podem ser acessadas pelo teclado; o mouse opcional. T - Desabilita algumas funes do site por segurana em funo do grau de deficincia do usurio.

57
S.push(1); S.push(2); S.push(3); S.pop(); S.pop(); S.push(4); S.push(5); S.pop(); Sendo S uma pilha inicialmente vazia, conforme exposto acima, aps as operaes, o valor que se encontra no topo da pilha (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

58
O mtodo abaixo executado passando-se como argumento o n P, raiz da rvore representada na figura. A sada obtida : 7, 5, 8, 3, 1,

Esto corretas as associaes: (A) I P , II S , III R , IV Q. (B) I P , II T , III P , IV Q. (C) I Q, II R , III P , IV T. (D) I Q, II S , III R , IV T. (E) I R , II S , III P , IV T.

public void visit( Arv v) { if (null != v) { System.out.print(v.valor+", "); Visit(v.esquerda); Visit(v.direita); } } Em qual n est armazenado o nmero 3? (A) No n P (B) No n Q (C) No n R (D) No n S (E) No n T

55
Qual das seguintes sentenas NO uma tautologia? (A) p v p

(B) (p q) v (q p) (C) p v q ( (p r) (q r) r) (D) p v q ( (p q) q) (E) (p q p) (p v q q)

56
No contexto da Lgica de Primeira Ordem, a frmula vlida
(A) "x P(x) v "x Q(x) "x (P(x) Q(x)) (B) "y $x P(x,y) $x"y P(x,y) (C) $x P(x) v $x Q(x) $x (P(x)v Q(x)) (D) $x P(x) $x Q(x) $x (P(x) Q(x)) (E) $x P(x) $x P(x)

59
Sendo n o nmero de ns de uma rvore AVL, a complexidade temporal para buscar um elemento nesta rvore (A) O(1) (B) O(log n) (C) W(n) (D) W(n log n) (E) W(n2)

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

18

60
A respeito do modelo relacional de banco de dados, considere as afirmativas a seguir. I - Uma coluna de relao sobre a qual est definida uma restrio de integridade referencial pode ter valores nulos. II - Um banco de dados em cujo esquema est definida uma restrio de integridade referencial deve conter, no mnimo, duas relaes diferentes. III - A restrio de integridade de unicidade pode ser aplicada, de forma separada, a mais de um atributo de uma relao.

61
Considere o esquema de relao R, com atributos A, B, C, D, E e F, todos no domnio dos nmeros inteiros. Nesta questo, os atributos componentes da chave primria de cada relao esto sublinhados. R(A, B, C, D, E, F) Tambm so fornecidas as dependncias funcionais a seguir. {A, B} A C A D B E C D F

(So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

Considere que R1, R2, R3 e R4 so relaes resultantes do processo de normalizao de R at a 3 Forma Normal. Nessas condies, tem-se que (A) R1(B, E); R2(A, B, F); R3(A, C); R4(C, D) (B) R1(B, E); R2(A, B, F); R3(A, C); R4(C, D) (C) R1(B, E); R2(A, B, F); R3(A, C); R4(C, D) (D) R1(B, F); R2(A, B, F); R3(A, C); R4(C, D) (E) R1(B, E); R2(A, B, F); R3(A, C); R4(C, D)

62
Considere o modelo conceitual de dados (representado com o diagrama de classes da UML) a seguir.

0..* 1

- entrega

Endereo Cliente telefone email 1 - correspondncia 1 rua cidade cep pas

Indivduo - supervisor dataNascimento 0..1 nome CPF 0..*

Contrata 0..*

Empresa CNPJ nome inscrioEstadual

0..* - supervisionado Contrata dataIncio dataTrmino


Durante o mapeamento desse modelo conceitual para o modelo relacional, um projetista de banco de dados optou pela estratgia de criar uma relao por classe do diagrama. Esse projetista tambm optou por utilizar uma coluna de implementao como chave estrangeira de cada relao. Sendo assim, a quantidade de relaes e a quantidade de chaves estrangeiras resultantes neste mapeamento so, respectivamente, (A) 5 e 6 (B) 5 e 7 (C) 6 e 5 (D) 6 e 7 (E) 6 e 8

19

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

63
Considere as seguintes afirmativas a respeito de um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional (SGBD): I - Durante a tarefa de sintonizao (tuning), um Administrador de Banco de Dados (DBA) determina a criao de ndices, em funo dos padres de acesso ao banco de dados. II - O subsistema de backup e recuperao de falhas permite que uma transao, que foi iniciada antes de ter havido algum mau funcionamento do SGBD, seja terminada aps o restabelecimento desse sistema. III - No contexto do controle de concorrncia, uma atualizao perdida ocorre quando uma transao no estado parcialmente efetivada passa diretamente para o estado encerrada. IV - No contexto do subsistema de segurana de banco de dados e de autorizao, o DBA pode controlar o privilgio de acesso para cada conta de usurio, mas sem fazer meno s relaes definidas no banco de dados. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) III e IV.

65
So fornecidos os comandos em SQL para criao das tabelas DEPARTAMENTO e EMPREGADO, apresentados a seguir. Considere que existe uma restrio de integridade referencial definida, na qual a coluna EMPREGADO.DEP_ID chave estrangeira e faz referncia coluna DEPARTAMENTO.ID. Considere tambm que todo empregado est associado a um departamento.

CREATE TABLE DEPARTAMENTO( ID INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, NUMERO VARCHAR(255) NOT NULL, NOME VARCHAR(255) NOT NULL); CREATE TABLE EMPREGADO( ID INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY, MATRICULA VARCHAR(255), NOME VARCHAR(255) NOT NULL, SALARIO NUMERIC, DEP_ID INTEGER NOT NULL);

Agora, considere a consulta em SQL apresentada abaixo. SELECT DEPARTAMENTO.NUMERO, AVG(EMPREGADO.SALARIO) FROM EMPREGADO, DEPARTAMENTO WHERE EMPREGADO.DEP_ID = DEPARTAMENTO.ID GROUP BY DEPARTAMENTO.NUMERO HAVING COUNT (EMPREGADO.MATRICULA)>3 Analisando as informaes fornecidas, conclui-se que a consulta (A) produz, para cada departamento, a mdia de salrios pagos, porm apenas se houver mais de trs empregados, considerando todos os departamentos. (B) produz, para cada departamento, a mdia de salrios pagos, porm apenas para departamentos com mais de trs empregados. (C) produz, para cada departamento, a mdia de salrios pagos. (D) no vlida, pois no possui a coluna EMPREGADO.SALARIO na clusula GROUP BY. (E) no vlida, pois no possui a coluna EMPREGADO.MATRICULA na clusula GROUP BY.

64
Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Distribudo (SGBDD) caracteriza-se por apresentar (A) disponibilidade, desempenho e confiabilidade maiores por efeito da transparncia de replicao de dados. (B) correspondncia entre o fragmento horizontal de uma relao e a projeo dessa relao. (C) utilizao de softwares diferentes por servidores locais de BD, mesmo que os clientes usem softwares idnticos. (D) reduo da quantidade de colunas das relaes que so enviadas a outros sites, quando da operao de semijuno no processamento das consultas. (E) incompatibilidade das arquiteturas atuais com a arquitetura cliente-servidor de 3 camadas.

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

20

66
O HTTP o protocolo padro de comunicao no ambiente Web. Sobre esse protocolo, so fornecidas as seguintes afirmativas: I - O HTTP um protocolo com estado, assim como o TCP, e composto de apenas dois mtodos, GET e POST. II - O mtodo GET poder ser usado para resgatar dados do servidor, mesmo quando esses dados so produzidos por um processo executado pelo servidor. III - O mtodo POST permite a um cliente o envio de dados encapsulados na URL de requisio ao servidor.

68
Sobre a modelagem de casos de uso, realizada durante levantamento e anlise de requisitos, o(s) (A) modelo de casos de uso condicionante do modelo de regras de negcio. (B) diagrama de casos de uso determina o escopo do sistema. (C) casos de uso devem ser escritos do ponto de vista do sistema sendo modelado. (D) casos de uso podem ser organizados em um diagrama de pacotes em um sistema de software complexo. (E) nicos relacionamentos que podem ser usados na construo de um diagrama de casos de uso so os de comunicao, extenso e incluso.

69
Na tcnica de reviso de software, uma das caractersticas das sesses de reviso que elas (A) envolvem toda a equipe de desenvolvimento. (B) devem ser aplicadas ao sistema como um todo. (C) so um substituto para os testes de aceitao. (D) ocorrem na fase de implantao do software. (E) fornecem subsdios aos processos de avaliao de qualidade de software.

correto APENAS o que se afirma em (A) II. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

67
No que tange usabilidade, acessibilidade e interoperabilidade em sistemas Web, so fornecidas as seguintes afirmativas: I - Servios Web (Web Services) permitem a interoperabilidade entre aplicaes Web, mesmo que essas aplicaes tenham sido desenvolvidas com linguagens de programao diferentes. II - Testes de usabilidade so projetados por uma equipe de engenharia da Web e conduzidos por usurios finais. III - Um entrave para a produo de sistemas Web de boa acessibilidade o fato de que estes normalmente se tornam mais difceis de serem utilizados por usurios sem alguma deficincia. correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

70
No contexto das atividades de anlise e projeto de sistemas de software orientados a objetos, so fornecidas as afirmativas abaixo. - A modelagem de classes de anlise fornece subsdio para a construo da modelagem dinmica. II - Os princpios de coeso e de acoplamento so importantes para a correta identificao dos eventos de sistema identificados no modelo de casos. III - A violao do princpio do encapsulamento do paradigma da orientao a objetos pode levar atribuio incorreta de responsabilidades s classes de um sistema. IV - As mensagens que um objeto de classe C envia em um diagrama de sequncia (da UML) so teis para identificar as operaes necessrias na interface pblica de C. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) I e IV. (D) II e III. (E) II e IV. I

21

ANALISTA DE SISTEMAS JNIOR PROCESSOS DE NEGCIOS

Вам также может понравиться