Вы находитесь на странице: 1из 26

CENTRO FEDERAL DE EDUCAO TECNOLGICA DE PELOTAS CEFET-RS UNIDADE DE ENSINO DE CHARQUEADAS

CURSO TCNICO INTEGRADO DE MECATRNICA

ELETROTCNICA
Prof Frank Gonzatti CEFET-RS Prof Marcos Daniel Zancan - CTISM

Charqueadas, 2008
Unidade I Corrente Alternada 1.1 Gerao
Denominamos alternador ao gerador de corrente alternada, assim como denominamos dnamo ao gerador de corrente contnua. Os geradores so mquinas destinadas a converter energia mecnica em energia eltrica. A transformao de energia nos geradores fundamentase nas Leis de Faraday e Lenz. A Lei de Faraday afirma que todo condutor imerso em um campo magntico varivel produz uma fora eletromotriz induzida (femi). A Lei de Lenz complementa a Lei de Faraday informando que a polaridade da femi produz uma corrente induzida que tende a se opor causa que lhe originou. Os alternadores pertencem categoria das mquinas sncronas, isto , mquinas cuja rotao diretamente relacionada ao nmero de plos magnticos e a freqncia da fora eletromotriz. No h, basicamente, diferenas construtivas entre um alternador e um motor sncrono, podendo um substituir o outro sem prejuzo de desempenho. Assim, um alternador quando tem seu eixo acionado por um motor, produz energia eltrica nos terminais e, ao contrrio, recebendo energia eltrica nos seus terminais, produz energia mecnica na ponta do eixo, com o mesmo rendimento. A induo magntica ocorre sempre que h movimento relativo entre um condutor e um campo magntico. O gerador elementar, concebido por Michael Faraday em 1831, na Inglaterra e mais ou menos na mesma poca por Joseph Henry, nos Estados Unidos, era constitudo por uma espira que girava entre os plos de um m, semelhante figura:

No gerador elementar acima, uma espira de fio girando em um campo magntico produz uma fem. Os terminais da bobina so ligados ao circuito externo por meio dos anis coletores e escovas. A fora eletromotriz e a corrente de um gerador elementar mudam de direo cada vez que a espira gira 180. A tenso de sada deste gerador alternada, conforme a figura abaixo.

Faraday estabeleceu, ainda, que os valores instantneos da fora eletromotriz (ou tenso) podiam ser calculados pela relao:

e = B . l . v. sen()
onde: e = fora eletromotriz; B = induo do Campo Magntico; l = comprimento do condutor; v = velocidade linear de deslocamento do condutor e = ngulo formado entre B e v; O campo magntico da figura acima constitudo por ms naturais. Para que seja possvel controlar tenso e corrente em um alternador, o campo magntico produzido por ms artificiais, formados por bobinas alimentadas com corrente contnua suprida por uma fonte externa e controlada por um regulador de tenso.

1.2 Definies em CA
Matemtica a onda alternada pode-ser definida por:

v( t ) = Vmax .sen( w.t ) +


Onde:
3

v Vp f w t T Ciclo

tenso instantnea tenso de pico freqncia freqncia angular (= 2f) tempo ngulo de fase perodo (=2/w=1/f)

um conjunto de valores que se repetem periodicamente. O tempo necessrio para que a onda senoidal complete um ciclo chamado de PERODO (T), e dado em segundos (s). Freqncia Exprime a quantidade de perodos de uma onda no tempo de um segundo.

f r e q

1 u = e f n= c i a T

A unidade de freqncia Hertz (Hz) que igual a ciclos/segundo. Velocidade Angular () o ngulo descrito na unidade de tempo.

w =
Valor Mximo

2 = 2 . f T

o mximo valor que uma grandeza pode assumir. Tambm conhecido como Valor de Pico (VP) ou de Crista. Os valores compreendidos entre o pico de mximo positivo e o de mximo negativo so chamados de Valor Pico-a-Pico(VPP = 2.VP). Valor Mdio e Valor Eficaz O valor mdio de uma grandeza senoidal, quando considerado de um perodo inteiro, nulo, pois a soma dos valores instantneos relativa semi-onda positiva igual negativa, sendo sua resultante constantemente nula. Suponha-se que dois circuitos eltricos iguais de resistncia R so atravessados um por corrente contnua e outro por corrente alternada. Se os dois circuitos considerados produzirem a mesma quantidade de calor, se dir que h equivalncia entre as duas correntes. No se pode, porm dizer que o valor mdio da corrente alternada corresponde ao da corrente contnua, pois o valor mdio de uma grandeza alternada zero. Porm sabe-se que a potncia dissipada a mesma e que potncia ocasionada pela corrente senoidal : P = i 2 .R
4

logo: P (t ) = R.I p 2 .sen2 (.t ) ou P (t ) = R.I p 2 2 .(1 cos(2..t ))

Ento a potencia mdia entregue pela corrente alternada : P= I p2 2 .R

Logo, o quadrado da corrente que gerou esta potncia dado por: I 2 eficaz = I p2

2 Sabendo que: P = i 2 .R Logo: I eficaz = IP 2

Para expressar a equivalncia entre as duas correntes se dir que a intensidade da corrente contnua igual ao valor eficaz da corrente alternada. Isto , uma corrente alternada que possui o valor eficaz de 10 A, quando atravessar um circuito eltrico produzir a mesma quantidade de calor que uma corrente contnua, cuja intensidade 10A. O valor eficaz o valor de uma corrente contnua que produz a mesma dissipao de calor em um resistor. tambm chamado de rms (root mean square). A maioria dos voltmetros e ampermetros para corrente alternada indicam valores em rms. Entretanto, importante lembrar que instrumentos comuns s indicam o valor rms correto para tenses ou correntes senoidais. Para outras formas devem ser usados tipos mais sofisticados, chamados de true-rms.

Vef =Vp / 2

Ief =I p / 2

Assim, por exemplo, 110 Volts eficazes correspondem a uma amplitude de 155,6 V e uma amplitude pico-a-pico de 311 V.

Resumindo:

Fator de Forma a relao entre o valor eficaz e o valor mdio de uma onda. No caso de uma onda senoidal temos:
K= Vef Vmedio = 1,11

ngulo de Fase O ngulo de fase entre duas formas de onda de mesma freqncia a diferena angular num dado instante. Por exemplo, o ngulo de fase entre as ondas A e B da figura abaixo de 90. Considere o instante para 90. O eixo horizontal representa as unidades de tempo em ngulos. A onda B comea com seu valor mximo e cai para zero em 90, enquanto a onda A comea em zero e cresce at seu valor mximo em 90. A onda B atinge seu valor mximo 90 na frente da onda A; logo, a onda B est adiantada relativamente onda A de 90. Este ngulo de fase de 90 entre as ondas A e B mantido durante o ciclo completo e todos os ciclos sucessivos. Em qualquer instante, a onda B passa pelo valor que a onda A ter 90 mais tarde.

1.3 Formas de Representao de um Sinal Senoidal


6

Fasores Na comparao de ngulos de fase ou simplesmente fases de correntes e tenses alternadas, mais conveniente a utilizao de diagrama de fasores correspondentes s formas de onda da tenso e da corrente. Um fasor uma entidade com mdulo e sentido. Os termos fasor e vetor so usados para representar quantidades que possuem um sentido. Entretanto, o fasor varia com o tempo, enquanto o vetor tem sentido fixo no espao. O fasor uma representao da onda no instante t=0 ou seja semelhante pensarmos que em um instante fotografado uma ou mais ondas, e a partir da podemos representar a amplitude e a fase de cada uma neste instante. Podemos somar esses obtidos da fotografia e teremos o valor da amplitudo e ngulo do resultado para t=0, como sabemos que sua freqncia a mesma, basta esteder para os demais pontos. Veja o exemplo abaixo: A figura mostra forma de onda de duas tenses senoidais, A e B.

A representao fasorial dos sinais senoidais A e B, do exemplo acima:

Va 220V 30 440 Vb

Fasores e a lgebra dos Nmeros Complexos Um fasor pode ser representado por um nmero complexo. Esta forma de representao foi proposta, em 1893, por Charles Steinmetz (1865-1923), engenheiro da General Electric Co. (USA), um dos pioneiros da Engenharia Eltrica e particularmente das tcnicas de circuitos de corrente alternada. Steinmetz usava a expresso representao vetorial complexa de uma senide. O uso de nmeros complexos para representar os fasores permite estabelecer regras bem definidas para realizar operaes matemticas com fasores, que obviamente so as mesmas definidas para os nmeros complexos.
7

Prova matemtica Uma vez conhecido a identidade de Euler que informa: Z .(cos + j.sen ) = Z .e j . Ento uma onda alternada descrito por: v(t ) = V .(cos w.t + ) 0nde pode ser entendida como a parte real de um nmero complexo, ento se inserimos uma parte complexa nesta e desconsiderarmos o resultado imaginrio desta onda (pelo princpio da superposio isto valido), pode-se escrever esta onda alternada como: V .[cos( w.t + ) + j.sen( w.t + )] = V .e j ( w.t + ) ou seja: v(t ) = Re{V .e j ( w.t + ) } pelo principio da superposio podemos deixar de escrever Re: v(t ) = V .e j ( w.t + ) Tomando outra simplificao, ou seja deixando de escrever o termo e j .w.t ,o qual um termo que se conserva, deixamos de representar no domnio do tempo para o domnio da freqncia. V = V .e j . Sobre a forma polar:
V = V

Os passos para transformao entre o domnio do tempo e o da freqncia so: 1 Dada uma funo senoidal transform-la em cossenoidal. sen(w.t)=cos(w.t-90) 2 Exprima a onda cossenoidal como a parte real de uma grandeza complexa pelo uso da identidade de Euler. 3 Deixe de escrever Re. 4 Suprima e j .w.t .

1.4. Tipos de Cargas em Circuitos CA


Cargas Resistivas Puras
8

Em um circuito resistivo puro em CA, as variaes na corrente ocorrem em fase com a tenso aplicada.

Expresses trigonomtricas:

v(t ) = VP .sen .t V iR (t ) = P .sen .t = I P .sen.t R v(t ) = R.I P .sen .t


Forma de onda:

Diagrama fasorial:

Cargas Capacitivas Puras Em um circuito capacitivo puro em CA, a corrente est adiantada 90 em relao tenso aplicada.
9

Q = C.V
mas i =

Q t

Q V = C. t t
i = C. V t

v(t ) = VP .sen .t
Logo Derivando a equao acima, temos: i = C. VP .sen .t t

i (t ) = .C.VP .cos .t i (t ) = .C.VP .sen(.t + 90)


Portanto, para um circuito capacitivo puro teremos as seguintes expresses trigonomtricas:

vC (t ) = VP .sen .t i (t ) = .C.VP .sen(.t + 90)


Formas de onda:

Diagrama fasorial:

10

Cargas Indutivas Puras Em um circuito indutivo puro em CA, a corrente est atrasada 90 em relao tenso aplicada.

Considerando:

i (t ) = I P .sen .t v(t ) = L. i L.I P .sen .t = t t

Derivando a equao acima, temos:

v(t ) = .L.I P .cos .t v(t ) = .L.I P .sen (.t + 90)


Portanto, para um circuito indutivo puro, teremos as seguintes expresses trigonomtricas:

v(t ) = .L.I P .sen (.t + 90) i (t ) = I P .sen.t


Formas de onda:

Diagrama fasorial:

11

1.5 Impedncia
A impedncia, por definio, a relao entre os valores eficazes de tenso e corrente em um circuito CA genrico. Esta grandeza representa a oposio total oferecida pela carga passagem da corrente alternada senoidal. Circuito Resistivo Puro As equaes para tenso e corrente para um circuito resistivo puro :

vR (t ) = VP .sen .t V i (t ) = P .sen .t R
A relao entre a tenso e a corrente :

vR (t ) VP .sen .t = =R i (t ) VP .sen .t R
Reescrevendo na forma complexa tem-se:

Z=

V VP 0 = =R I V p 0 R

Circuito Capacitivo Puro As equaes para tenso e corrente para um circuito capacitivo puro :

vc (t ) = VP .sen .t
iC =C.VP .sen (t +90 ) . .

A relao entre a tenso e a corrente :

12

vc (t ) VP .sen .t = i (t ) V p ..C.sen (.t + 90 )


Reescrevendo na forma complexa:

Z=
Circuito Indutivo Puro

V VP 0 VP 1 = = = I .CVP 90 V P . j. .C j. .C

As equaes para tenso e corrente para um circuito indutivo puro :

vc (t ) = VP .sen .t V iC = P .sen (.t + 90 ) .L


A relao entre a tenso e a corrente :

vc (t ) VP .sen .t = Vp i (t ) .sen (.t 90 ) .L


Reescrevendo na forma complexa:

Z=

V VP 0 VP = = = j ..L I VP 90 VP . j ..C .L

A impedncia uma quantidade complexa com dimenses em ohms. Ela no um fasor, portanto no pode ser transformada para o domnio do tempo. As impedncias so: Resistor Indutor Capacitor Z=R Z=j..L Z=-j/ .C

valido as duas leis de Kirchhoff no domnio da freqncia, portanto as impedncias seguem as mesmas regras das resistncias. Representam-se as impedncias como:
Z = R + jX

Onde a parte real composta pela resistncia e a parte imaginria chamada de reatncia.
13

Para circuitos capacitivos:


Z =R + 1 = R j. X C j.C

Tringulo de Impedncias:

Z
Para circuitos indutivos:

XC

Z = R + j L = R + j. X L .

Tringulo de Impedncias:

XL

R
Admitncia
A admitncia, por definio, o inverso da impedncia. Esta grandeza representa a facilidade total oferecida pela carga passagem da corrente alternada senoidal. Sua unidade o Siemens (S).
Y = 1 Z

Condutncia
A condutncia, por definio, o inverso da resistncia. Esta grandeza representa a facilidade total oferecida pela carga resisitiva passagem da corrente alternada senoidal. Sua unidade o Siemens (S).
G= 1 R

Susceptncia
14

A susceptncia (indutiva ou capacitiva), por definio, o inverso da reatncia (indutiva ou capacitiva). Esta grandeza representa o quanto um componente, capacitivo ou indutivo, susceptvel passagem da corrente eltrica. Sua unidade o Siemens.
bL = 1 XL bC = 1 XC

1.6 Circuito RLC Srie


O circuito RLC srie formado por um resistor, um indutor e um capacitor ligados em srie, como mostra a figura abaixo, cuja corrente foi considerada, arbitrariamente, como tendo fase inicial zero.

Em um circuito RLC srie, a tenso total aplicada a soma vetorial das tenses no resistor, capacitor e indutor, isto :

v = vR + vL + vC

Com relao ao diagrama fasorial acima, sabe-se que: a tenso no resistor est em fase com a corrente; a tenso no indutor est adiantada 90 em relao corrente; a tenso no capacitor est atrasada 90 em relao corrente; A figura abaixo mostra os diagramas de tenses e tringulo de impedncias, considerando VL>VC, isto , XL>XC.

15

Como VL > VC, a defasagem da tenso do gerador em relao corrente positiva, porm menor que 90, devido influncia do resistor. Isto significa que a fase da impedncia tambm positiva, caracterizando um circuito indutivo, no qual a reatncia indutiva predomina sobre a capacitiva.
Z = R + j( X L X C )

1.7 Circuito RLC Paralelo


O circuito RLC paralelo formado por um resistor, um indutor e um capacitor ligados em paralelo, como mostra a figura abaixo, cuja tenso foi considerada, arbitrariamente, como tendo fase inicial zero.

Em um circuito RLC paralelo, a corrente total fornecida pelo gerador a soma vetorial das correntes no resistor, capacitor e indutor, isto :
i = iR + iL + iC

16

Com relao ao diagrama fasorial acima, sabe-se que: a corrente no resistor est em fase com a tenso; a corrente no indutor est atrasada 90 em relao tenso; a corrente no capacitor est adiantada 90 em relao tenso;
1 1 1 1 = + + ZT Z1 Z 2 Z 3
1 1 1 1 = + j. X X ZT R C L
Y = G + j (bL bC )

Se bL > bC XL < XC circuito indutivo; Se bL < bC XL > XC circuito capacitivo; Aps determinada a impedncia equivalente da associao paralelo, as potncias ativa, reativa e aparente podem ser determinadas pelas mesmas equaes empregadas no circuito RLC srie.

17

Exerccios
01. Explique o princpio de funcionamento de um gerador elementar de corrente alternada. 02. Quais as diferenas entre o gerador CA e CC quanto ao princpio de funcionamento? Explique. 03. De que depende a tenso induzida nas bobinas de um gerador CA? Represente matematicamente. 04. Diferencie valor de pico, pico a pico, mdio e eficaz de um sinal senoidal. 05. O que um fasor? 06. Quais as formas de representao de um sinal senoidal? Exemplifique e explique cada uma. 07. Qual a relao entre a corrente e a tenso em circuitos resistivos, capacitivos e indutivos puros? 08. Diferencie reatncia indutiva de reatncia capacitiva. 09.Qual a influncia da freqncia na resistncia, reatncia capacitiva e reatncia indutiva? 10. O que impedncia? 11. Defina Admitncia, Condutncia, Susceptncia Indutiva e Susceptncia Capacitiva. 12. Para as formas de onda abaixo, determine: a) valor rms, mdio, pico e pico a pico; b) perodo, freqncia e velocidade angular; c) fase inicial e defasagem entre elas; d) expresses matemticas.

18

13. Uma tenso senoidal tem freqncia de 100Hz, valor de pico de 10V e inicia o ciclo com atraso de /3 rad. Pedem-se: a)Perodo e freqncia angular; b) Expresso matemtica; c)Representao grfica. 14. Represente os sinais do exerccio 16 atravs de diagrama fasorial; 15. Represente os sinais do exerccio 16 atravs de nmeros complexos; 16. Dadas as tenses v1 = 30 |0 Vp e v2(t) = 20.sen (t + /2) [V], pedem-se os sinais: a) v3 = v1+v2, fasorialmente; b)v3 = v1+v2, matematicamente, atravs de ns complexos; c)v3 = v1+v2, graficamente, soma ponto a ponto; d) v4 = v1-v2, fasorialmente; e) v4 = v1-v2, matematicamente, atravs de ns complexos; 17. Dado o circuito a seguir, determine:

a) Expresses de v(t) e i(t) nas formas trigonomtrica e complexa; b) Formas de onda e representaes fasoriais de v(t) e i(t); c) Expresses de v1(t) e v2(t) nas formas trigonomtrica e complexa; d) Formas de onda e representaes fasoriais de v1(t) e v2(t); e) Potncias de pico e mdia fornecida pelo gerador e dissipada por cada resistor; f) Formas de onda das potncias do item anterior. 18. Dado o circuito a seguir, determine:

19

a) Expresses de v(t) e i(t) nas formas trigonomtrica e complexa; b) Formas de onda e representaes fasoriais de v(t) e i(t); c) Expresses de i1(t) e i2(t) nas formas trigonomtrica e complexa; d) Formas de onda e representaes fasoriais de i1(t) e i2(t); e) Potncias de pico e mdia fornecida pelo gerador e dissipada por cada resistor; f) Formas de onda das potncias do item anterior. 19. Um aquecedor eltrico para torneira tem o circuito a seguir:

a) Qual a potncia mdia e de pico dissipada pelo aquecedor em cada posio? b) Qual a corrente eficaz e de pico consumida pelo aquecedor em cada posio? 20. Em que freqncias um capacitor de 33uF possui reatncias de 10 e 1k? 21. Para o circuito abaixo, determine a intensidade da corrente rms, representando-a em diagrama fasorial.

22. Em que freqncias a corrente eficaz no circuito a seguir vale 10mA e 1A?

23. Calcule a reatncia de um capacitor de 4,7uF nas freqncias de 60 e 400Hz. 24. Um capacitor de 1uF e conectado a uma fonte de tenso alternada de 50 |60 V, 60Hz. Determine, na forma complexa, a reatncia, bem como a corrente do circuito. 25. Uma bobina ideal tem 50 de reatncia quando ligada num gerador cuja tenso : v(t) = 20.sen (5.102.t+90) [V]. Pedem-se: a) expresso da corrente em funo do tempo e na forma polar; b)valor eficaz da tenso e da corrente; c) valor da indutncia; d) diagrama fasorial.
20

26. Uma bobina ideal tem a seguinte reatncia: XL = 250|90 . Ela percorrida por uma corrente i(t) = 100.sen (103.t + 45) [mA]. Pedem-se: a) expresso da tenso em funo do tempo e na forma polar; b) valor eficaz da tenso e corrente; c) valor da indutncia; d) diagrama fasorial. 27. Em relao ao circuito a seguir, pedem-se:

a) expresso da corrente em funo do tempo e na forma polar; b) valor eficaz da corrente e da tenso; c)valor da reatncia; d) diagrama fasorial. 28. Em um circuito indutivo alimentado com 110V rms, 60Hz, deseja-se que a corrente seja limitada em 200mAp. Determine o valor da indutncia a ser projetada. 29. Sobre uma bobina de 200mH aplicada uma tenso de 110V rms / 60Hz. Considerando a bobina ideal e a fase inicial da tenso nula, pedem-se: a) reatncia da bobina em mdulo e em nmero complexo; b) valor eficaz da corrente da bobina; c) valor mdio da corrente na bobina; d) valor de pico da corrente da bobina; e) grficos da tenso e corrente na bobina; 30. Um ampermetro indicou a leitura de 10A para a corrente de um determinado circuito. Determine a corrente de pico, eficaz e mdia. 31. A um circuito srie, constitudo por uma resistncia de 15, uma indutncia de 0,1H e uma capacitncia de 50uF aplicada uma tenso de 110 |0V na freqncia de 60Hz. Calcular: a) a corrente solicitada pelo circuito; b) as quedas de tenses no resistor, indutor e capacitor, comprovando a tenso total; c) a potncia total consumida pelo circuito, bem como a potncia ativa e reativa; d) o ngulo de fase; e) representar o circuito vetorialmente, caracterizando-o. 32. Uma tenso de 200|30V na freqncia de 60Hz alimenta um circuito srie constitudo por uma resistncia de 10 , uma indutncia de 500mH e uma capacitncia de 100uF. Calcular os mesmos itens do exerccio 35. 33. Uma tenso de 240|30V, de freqncia 60Hz alimenta um circuito srie constitudo por uma resistncia de 20, uma reatncia de j20 e uma capacitncia de 200uF. Calcular:
21

a) a corrente absorvida pelo circuito; b) a potncia aparente, ativa e reativa; c) o ngulo de fase; d) representao fasorial caracterizando o circuito. 34. A um circuito srie constitudo por uma resistncia de 5, uma indutncia de 0,5H e uma reatncia de j30 aplicada uma tenso de 220|60V. Sabendo-se que a velocidade angular no circuito de 40rad/s, calcular os mesmos itens do exerccio 37. 35. Para o circuito abaixo, calcule:

a) I1, I2, I3 e I4; b) It; c) ngulo de fase; d) representao vetorial, caracterizando o circuito. 36. Trs impedncias de valores iguais a: Z1= 100, Z2=10 + j20 e Z3=5-j10 so ligadas em paralelo. Sabendo-se que a corrente que circula por Z1=2A, calcular: a) as correntes i2 e i3; b) a corrente total; c) o ngulo de fase; d) potncias ativa, reativa e aparente; e) fator de potncia; f) fazer a representao vetorial caracterizando o circuito. 37. Uma impedncia de 10|60 associada em paralelo a um capacitor de 10uF. Sabendo-se que ao circuito foi aplicada uma tenso de 100|30V, 60Hz, calcule: a) as correntes i1 e i2 (capacitor); b) a corrente total; c) o ngulo de fase; d) potncia ativa, reativa e aparente; e) fator de potncia; f) representao fasorial caracterizando o circuito. 38. Em um circuito RLC srie tem-se: R = 100 ohms, L = 1 mH e C = 0,1uF. Se a tenso do gerador de 100V, pedem-se: a) freqncia de ressonncia do circuito; b) corrente fornecida pelo gerador na freqncia de ressonncia;
22

c) ngulo de defasagem entre tenso do gerador e corrente na ressonncia; d) corrente e defasagem se f=20kHz; e) corrente e defasagem se f=10kHz. 39. Em um circuito RLC srie, tem-se: VR = 6V, VC = 20V, VL = 12V e I = 100 mA. Pedem-se: a) impedncia complexa; b) tenso aplicada no circuito; c) diagrama fasorial caracterizando o circuito. d) potncia ativa, reativa e aparente; e) fator de potncia. 40. Em um circuito RLC srie, o ngulo de defasagem entre tenso do gerador e corrente de 60, sendo f = 60 Hz, Z = 200 ohms e XC = 2.XL. Determine: a) se o circuito indutivo ou capacitivo; b) valor de R, L e C; c) diagrama fasorial. 41. Dado o circuito a seguir, pedem-se:

a) impedncia complexa; b) freqncia de ressonncia; c) corrente complexa; 42. O circuito de sintonia de um rdio AM tem uma bobina de L = 100uH em srie a um capacitor varivel. Quais os limites de capacitncia deste capacitor para que a rdio sintonize de 530 kHz a 1600 kHz? 43. Dado o circuito a seguir, pedem-se:

a) corrente em cada componente e a corrente total; b) impedncia complexa; c) diagrama fasorial caracterizando o circuito.

44. Dado o circuito a seguir, pedem-se:


23

a) impedncia complexa; b) corrente complexa fornecida pelo gerador; c) diagrama fasorial caracterizando o circuito. 45. Dado o circuito a seguir, pedem-se:

a) corrente complexa em cada componente e no gerador; b)impedncia complexa; c)fator de potncia. 46. Dado o circuito a seguir, pedem-se:

a) freqncia de ressonncia; b)corrente fornecida pelo gerador na ressonncia. 47. Dado o circuito a seguir, pedem-se:

a) impedncia complexa; b) fator de potncia; c) I, I1 e I2; d) diagrama fasorial caracterizando o circuito.

48. Dado o circuito a seguir, pedem-se:


24

a) impedncia complexa.; b) fator de potncia; c) I1, I2 e I3. 49. Dado o circuito a seguir, determine:

a) impedncia complexa; b) I1, I2 e I3; c) potncia ativa dissipada pelo circuito. 50. Determine a tenso do gerador no circuito a seguir:

51. Determine I1 e a tenso do gerador no circuito a seguir:

52. Determine a expresso Vx(t) no circuito a seguir:

53. Calcule o fator de potncia e as potncias ativa, reativa e aparente do seguinte circuito:
25

54. Calcule as correntes Ia, Ib e Ic do circuito abaixo.

55. Calcule as tenses VR e VL do circuito abaixo:

56. Dado o circuito abaixo, calcule as correntes Ia, Ib e Ic.

26

Вам также может понравиться