Вы находитесь на странице: 1из 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELTRICA E INFORMTICA UNIDADE ACADMICA DE ENGENHARIA ELTRICA

______________________________________________________

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE


CAMPINA GRANDE, PARAIBA 14 A 30 DE NOVEMBRO DE 2011

INSTRUMENTOS PARA MEDIR GRANDEZAS ELTRICAS E SEUS PRINCPIOS.

Thayse Amorim Santino1 Luis Reyes Rosales Montero2


1

Graduando do curso de Engenharia de Produo; tha_yse_amorim@hotmail.com

Professor da Unidade Acadmica de Engenharia Eltrica da UFCG, professorluisreyes@hotmail.com

Resumo. Medida eltrica um conjunto de tcnicas moderna de grande valor utilizadas para resoluo de problemas de pesquisa em geral e, principalmente, aqueles referentes a controle de processos de pesquisa industriais. O ato de medir sempre provoca uma perturbao na grandeza avaliada e uma caracterstica geral de todo e qualquer processo de medida. Na medio de grandezas eltricas como intensidade de corrente, a ddp e a resistncia eltrica usa-se, em geral, ampermetros, voltmetros e ohmmetros, respectivamente. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais instrumentos para medir as grandezas eltricas e evidenciar seus princpios bsicos de funcionamento, para cumprimento de um estgio da disciplina de Eletrotcnica Geral e apresentao no III Seminrio Organizado pelo Dr. Luis Reyes Rosales.

Palavras-chave: instrumentos de medio, voltmetro, ampermetro, ohmmetro.

III Seminrio Organizado Pelo Dr. Luis Reyes Rosales Montero, Professor do Departamento de Engenharia Eltrica da UFCG no Auditrio do Reenge sala 11 nos dias 14 ao dia 30 Novembro de 2011.

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

1. INTRODUO Medida eltrica um conjunto de tcnicas moderna de grande valor utilizadas para resoluo de problemas de pesquisa em geral e, principalmente, aqueles referentes a controle de processos de pesquisa industriais (TORREIRA, 2002). A medio um conjunto de operaes que visa comparar uma grandeza com outra de mesma espcie, a qual tomada como unidade padro, e determinando o seu valor momentneo (CAMPOS, 2010). Um instrumento de medida definido como um sistema que faz corresponder um estado de um fenmeno fsico a outro estado, acessvel aos sentidos humanos (CAMPOS, 2010). Os aparelhos de medidas eltricas so instrumentos que fornecem uma avaliao da grandeza eltrica, baseando-se em efeitos fsicos causados por essa grandeza. Os instrumentos dividem-se de acordo com a finalidade e quanto ao sistema de medio com qual funcionam. Os sistemas de medio mais empregados so: bobina mvel, ferro mvel, lminas vibrveis, eletrodinmico, im mvel e eletrnico digital. Os instrumentos de medida dividem-se quanto ao seu emprego em instrumentos indicadores, reguladores e registradores. Podendo ainda ser analgicos ou digitais. De acordo com PEREIRA E GIRO (2006), a primeira gerao de instrumentos utilizados em medidas eltricas foi a dos instrumentos analgicos cuja operao, de forma local e manual, envolvia um conjunto de terminais, comutadores e potencimetros ajustveis. O aparecimento dos conversores analgico-digitais deu lugar a uma segunda gerao de instrumentos, designados por instrumentos digitais, operados de forma semelhante aos analgicos, mas permitindo a obteno de medies no domnio digital. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais instrumentos para medir as grandezas eltricas e evidenciar seus princpios bsicos de funcionamento. 2. REFERENCIAL TERICO 2.1. Conceitos bsicos O ato de medir sempre provoca uma perturbao na grandeza avaliada e uma caracterstica geral de todo e qualquer processo de medida. Uma vez que no se pode evitar a modificao introduzida pelo instrumento de medida o mais lgico minimiz-la. Os primeiros medidores utilizados eram baseados na deflexo de um ponteiro acoplado a uma bobina mvel imersa em um campo magntico. Uma corrente aplicada na bobina produz o seu deslocamento pela fora de Lorentz. Um mecanismo de contra-reao produz uma fora contraria de modo que a deflexo do ponteiro proporcional corrente na bonina (SOUZA, 2010). Segundo TORREIRA (2002), o principio de funcionamento de um instrumento de medida eltrica baseia-se no mesmo principio de uma balana de dois pratos, isto , a um determinado peso Instrumentos de Medio - 2

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

contrapem-se outros pesos conhecidos at obter-se o balano entre o peso desconhecido e os conhecidos. Do mesmo modo, tambm ocorre com um instrumento de medida eltrica que aproveita a ao de uma corrente para produzir uma fora. Esta faz com que um elemento mvel do instrumento se desloque. Havendo uma fora contrria haver o equilbrio de foras, fazendo com que este elemento pare em algum lugar.

Figura (1) Instrumento de medida eltrica de Torreira (2002). Nos instrumentos atuais encontram-se mais comumente deslocamentos do elemento mvel em sentido radial, produzindo-se, portanto dois momentos de toro. O primeiro resultante da ao da corrente em uma determinada bobina que provoca um deslocamento no sentido horrio; o segundo momento o oposto (TORREIRA, 2002). Na medio de grandezas eltricas como intensidade de corrente, a ddp e a resistncia eltrica usase, em geral, ampermetros, voltmetros e ohmmetros, respectivamente. Todos estes aparelhos medem o valor de grandezas constantes no tempo ou o valor eficaz de grandezas de variao temporal peridica. [1] Grande parte dos instrumentos de medidas eltricas consta essencialmente de um galvanmetro. 2.2. Definies e Nomenclaturas 2.2.1. Instrumento indicador aquele que indica em qualquer momento o valor instantneo efetivo, mdio, ou de pico de uma grandeza a ser medida. Segundo NEVES e MUNCHOW (2010), capaz de fornecer somente o valor da medida no instante em que a mesma atualizada.

Instrumentos de Medio - 3

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (2) Instrumento indicador de NEVES e MUNCHOW (2010). 2.2.2. Instrumento registrador aquele que inscreve ou registra sucessivamente os valores instantneos, efetivos ou mdios da grandeza a ser medida. Capaz de armazenar certo nmero de leituras (NEVES e MUNCHOW, 2010).

Figura (3) Instrumento registrador de NEVES e MUNCHOW (2010). 2.2.3. Instrumento com contato aquele no qual o elemento mvel fecha e abre contatos quando atinge determinados valores. 2.2.4. Instrumento com blindagem magntica: aquele que est blindado contra influencia de campos magnticos externos.

2.2.5. Instrumento asitico Instrumentos de Medio - 4

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

aquele no qual o elemento mvel e construdo de tal maneira a ser insensvel a campos eletromagnticos. 2.3. Classificao dos Instrumentos de Medio Quanto ao sistema de medio os instrumentos de medida eltrica podem ser divididos em nove categorias de acordo com TORREIRA (2002). 2.3.1. Instrumento ferro-mvel aquele que tendo uma pea mvel de material ferro-magntico, desloca-se quando submetida a um campo magntico formado por uma corrente que atravessa uma bobina fixa. 2.3.2. Instrumento de bobina mvel aquele que tem um im permanente fixo e uma ou mais bobinas mveis. Seu funcionamento depende da reao entre a corrente da bobina mvel e o campo magntico do im permanente. 2.3.3. Instrumento de im-mvel aquele que constitudo de uma bobina fixa percorrida por uma corrente dentro da qual giram um ou mais ims permanentes. 2.3.4. Instrumento eletrodinmico aquele que tendo bobinas fixas e bobinas mveis deslocam as ultimas eletrodinamicamente, pela ao das correntes que nelas atuam. Podem ser construdas com peas ferro-magnticas para aumentar o campo eletromagntico. 2.3.5. Instrumento de induo aquele que tem bobinas fixas percorridas por correntes eltricas e de peas condutivas mveis, que so deslocadas pelas correntes induzidas nelas eletromagneticamente. 2.3.6. Instrumento de fio aquecido aquele que, atravs do alongamento de um fio aquecido direta ou indiretamente por uma corrente, transmite um movimento a um elemento mvel. 2.3.7. Instrumento de vibrao aquele que formado por laminas vibrteis que entram em ressonncia sob a ao de uma corrente. 2.3.8. Instrumento eletrosttico aquele que apresenta peas metlicas fixas e outras mveis sobre as quais agem foras do campo eletrosttico.

Instrumentos de Medio - 5

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

2.3.9. Instrumento bimetlico aquele que tem um elemento mvel formado por bimetal que se deforma pela ao direta ou indireta. 2.4. Galvanmetro dAnsorval O galvanmetro um instrumento muito sensvel cuja caracterstica principal ter um ponteiro que sofre uma deflexo quando por ele passa uma corrente eltrica. Quando uma corrente eltrica atravessa a bobina, esta interage com o campo magntico do im e esta interao depende do valor e sentido da corrente. Observamos o aparecimento de um torque sobre a bobina que provoca uma deflexo no ponteiro que proporcional corrente eltrica e contrabalanada por uma mola at que o ponteiro atinja uma posio de equilbrio.

Figura (4) Desenho esquemtico de um galvanmetro [3] Todo galvanmetro apresenta caractersticas intrnseca importantes, as quais determinam os limites de sua utilizao. A primeira delas a resistncia interna r que vem da maior ou menor dificuldade apresentada passagem de corrente. A segunda a corrente mxima suportada pelo galvanmetro, toda vez que uma corrente eltrica percorre um fio este se aquece por efeito Joule [4]. O principio de funcionamento o mesmo da balana de dois pratos, ou seja, um determinado peso j conhecido se ope a outro desconhecido e que desejamos determinar. O equilbrio entre os dois determina sua equivalncia. No instrumento de medida eltrica a ao de uma corrente produz uma fora que desloca um elemento mvel. A fora contraria de uma mola espiral produz um equilbrio de foras fazendo com que este elemento pare em algum lugar (PINTO, 2008).

Instrumentos de Medio - 6

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Um ponteiro colocado no eixo deste elemento mvel e este ponteiro se deslocando sobre uma escala proporciona a leitura. O ponteiro ir parar quando o momento de toro produzido pela ao da corrente e o momento de toro produzido pela mola tiverem a resultante nula, isto , se equilibrem da mesma forma que os pratos da balana (PINTO, 2008). O problema comea pelo fato de que a sensibilidade da bobina a passagem da corrente eltrica um fator decisivo sobre a construo desta. Isto o mesmo que dizer que o limite a corrente da bobina (PINTO, 2008).

Figura (5) Balana de dois pratos de Torreira (2002).

2.5. Instrumentos Bsicos de Medidas Eltricas 2.5.1. Ampermetro O ampermetro analgico um galvanmetro adaptado para medir correntes de fundo de escala maiores que a sua corrente de fundo de escala, do galvanmetro. Sendo assim necessrio desviar a sobrecorrente, formando um divisor de corrente com o galvanmetro em paralelo com uma resistncia denominada shunt.

Instrumentos de Medio - 7

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (6) Circuito eltrico de um ampermetro [3]. A tenso nos dois ramos do circuito , em cada caso, a mesma. O ampermetro possui ento uma resistncia interna resultante, havendo uma polaridade em seus terminais, pois relevante o sentido em que a corrente eltrica vai atravess-lo. O ampermetro deve ser ligado em srie a um circuito, no ramo em que deseja medir a corrente. Quando a corrente o atravessa, aparece uma diferena de potencial, que pode afetar o funcionamento do circuito. Para minimizar isso, preciso que a resistncia interna do ampermetro seja muito baixa. Caractersticas especiais: baixa impedncia de entrada; baixa queda de tenso interna. Os ampermetros digitais so baseados na medio de tenso em uma resistncia conhecida e de baixo valor (BONFIM, 2002). Nesse tipo, o galvanmetro um circuito eletrnico que compara o valor de corrente medido com um valor de corrente pr-determinado gerado pelo prprio aparelho. Se a interrupo do circuito impraticvel pode-se usar um ampermetro-alicate, figura (7), capaz de medir a corrente pelo campo magntico que esta produz ao passar no condutor. A resistncia interna de um ampermetro deve ser a menor possvel, a fim de que o instrumento interfira minimamente no circuito sob inspeo (NEVES e MUNCHOW, 2010).

Instrumentos de Medio - 8

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (7) Instrumento digital de alicate de NEVES e MUNCHOW (2010). 2.5.2. Voltmetro Instrumentos construdos com a finalidade de medir tenses eltricas, composto por duas ponteiras atravs da qual devem ser ligadas em paralelo, pois mede a diferena de potencial entre dois pontos. Tendo como caracterstica uma impedncia de entrada elevada (FERNANDES, 2003). O voltmetro um instrumento de medida da amplitude da tenso eltrica. dotado de duas pontas de prova de acesso ao exterior, atravs das quais se podem medir a tenso aos terminais de uma fonte de tenso constante, entre dois quaisquer pontos de um circuito eltrico, ou ainda entre qualquer ponto e a referncia. Sua ligao do tipo paralelo. Um voltmetro ideal procede medio da tenso sem absorver qualquer corrente eltrica, caracterstica que garante a no interferncia do aparelho no funcionamento do circuito. Os voltmetros analgicos so instrumentos de medida de tenso que utilizam um galvanmetro como sensor. Para poder medir tenses maiores do que a tenso do fundo de escala do galvanmetro necessrio usar um divisor de tenso, que um resistor R colocado em srie, como na figura (8).

Instrumentos de Medio - 9

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (8) Circuito eltrico de um voltmetro [3] 2.5.3. Wattimetro um instrumento que permite medir a potncia eltrica fornecida ou dissipada por um elemento. Ele programa o produto das grandezas tenso e corrente eltrica no elemento, razo pela qual a sua ligao ao circuito feita simultaneamente em serie e em paralelo. a combinao de um voltmetro com um ampermetro. A corrente medida multiplicada pela tenso tambm medida e o resultado a potncia. O procedimento de medio mostrado na figura (9).

Figura (9) Medio de Potncia (a) Potncia a ser medida (b) Ligao do wattmetro [5] Os wattmetros analgicos possuem duas bobinas, uma para a medida de tenso e outra para medir a corrente. O aparelho construdo de tal forma que o ponteiro indica o produto dessas duas grandezas multiplicado, ainda, pelo cosseno da defasagem entre elas.

Instrumentos de Medio - 10

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (10) Wattmetro analgico de NEVES e MUNCHOW (2010). Os wattmetros digitais, um circuito eletrnico calcula, por amostragem, tenso e corrente eficazes e, atravs delas, as potncias, ativa e aparente, bem como o fator de potncia de carga. Esses so geralmente do tipo alicate, facilitando sobremaneira a conexo para as medidas. 2.5.4. Ohmmetro O ohmmetro serve para a medida de resistncias eltricas. Ele tambm pode ser construdo a partir de um galvanmetro, somente deve-se, neste caso, utilizar uma fonte de tenso interna de foraeletromotriz adequada. As resistncias, que podem ser selecionadas pela chave K (figura 11), servem para trocar os fundos de escala. Quando uma resistncia de valor desconhecido colocada nos terminais do ohmmetro, uma corrente que lhe proporcional percorre o instrumento. Na calibrao da escala do ponteiro, ao invs de faz-lo em termos e correntes, o fazemos em termos de unidades de resistncia eltrica, pois a f.e.m. da fonte constante.

Instrumentos de Medio - 11

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Figura (11) Circuito eltrico de um ohmmetro [3] A medida da resistncia eltrica de um dado elemento pode ser obtida simplesmente pela razo entre a tenso em seus terminais e a corrente que o atravessa. Sendo assim, pensa-se que um instrumento capaz de medir resistncia eltrica seja uma combinao de um voltmetro, um ampermetro e uma fonte de tenso para estabelecer a corrente, como se verifica na figura (11). O ohmmetro permite medir resistncias com boa aproximao. O principio bsico deste instrumento segundo RAMOS (2008) a utilizao prtica da lei de Ohm, onde uma pilha fornece uma tenso constante V e o instrumento mede a corrente que circula que inversamente proporcional resistncia desconhecida que se intercala no circuito. 2.6. Multmetros Instrumento de medida multifuncional que congrega, entre outras, as funes de voltmetro e de ampermetro. Servem para medir tenses, correntes e resistncias eltricas atravs de uma chave seletora. A chave seleciona diferentes resistores ligados em srie ou em paralelo com o galvanmetro segundo as convenincias. A chave tem ainda a funo de acionar a pilha, ou bateria, no caso de medidas de resistncias. Para RAMOS (2008), o multmetro ou multiteste o instrumento no qual se combina o voltmetro, o ampermetro, o ohmmetro, etc. A alma do multmetro um medidor de corrente com uma chave de mltiplos contatos. Quanto maior a sensibilidade do medidor de corrente, melhor ser a qualidade do multmetro. A chave de mltiplos contatos que seleciona a funo que se vai utilizar bem como o alcance de casa escala. Mediante outros artifcios pode medir valores de resistncias muito altas, capacitncias, indutncias, decibis, radiofreqncias e altas tenses. Na chave seletora fica indicada claramente a funo e a escala que se est usando. Nos multmetros analgicos a polaridade do sinal DC a ser medido importante, pois se as conexes estiverem invertidas, a agulha do galvanmetro ser defletida na direo contrria, podendo ser danificada. A leitura de uma medida em um multmetro analgico segue o mtodo e leitura em escalas analgicas (FILHO et al, 2009). Instrumentos de Medio - 12

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

Nos multmetros digitais tambm deve ser observada a polaridade das conexes, pois o instrumento permite saber o sentido da corrente num determinado circuito e a polarizao da tenso. Caso as conexes sejam invertidas, o display indicar o valor com polaridade contrria ao valor real ( TOGINHO FILHO et al, 2009). Os dispositivos que medem corrente, diferena de potencial e resistncia muitas vezes esto includos em um nico instrumento o multmetro, que pode ser selecionado para ser usado como um ou outro. 2.7. Transformadores de Potncia PINTO (2008) mostra que o uso de transformadores de corrente permite fazer leituras a distncia sem necessitar se expor, utilizando instrumentos isolados e evidentemente com instrumentos isolados e evidentemente com instrumentos de baixa corrente. Normalmente, as correntes que passam por um disjuntor so elevadas. Alm disso, so utilizados para alimentar circuitos de rel. Alguns transformadores de potncia possuem uma chave nos terminais do secundrio, que para curto-circuitar o enrolamento do secundrio quando for preciso retir-lo do circuito.

Figura (12) Transformador de Potncia de PINTO (2008) 2.8. Instrumentos eletrodinmicos So instrumentos que se baseiam na ao mtua entre dois condutores percorridos por corrente eltrica. Quando as correntes forem de mesmo sentido, segundo PINTO (2008), haver uma fora de atrao entre eles e quando forem de sentidos opostos os dois condutores sofrero uma ao de repulso entre si. Estas foras ocorrem devido ao efeito eletromagntico que a apario de uma fora magntica causada pela circulao de corrente eltrica em um condutor. Instrumentos de Medio - 13

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

O instrumento composto por duas bobinas, uma fixa e a outra mvel que ao circular corrente por elas surgem dois campos magnticos e conseqentemente foras que tendero a alinhar-se ficando com mesa direo e sentido.

Figura (13) Instrumento eletrodinmico de PINTO (2008). 3. AGRADECIMENTOS Meus agradecimentos vo para os autores dos artigos que por eles escrevi este trabalho e para o professor Lus Reyes por disponibilizar o modelo de artigo para o III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. 4. REFERNCIAS FERNANDES, Dailson. Introduo Eletricidade. 2003. NEVES, E. G. C.; MUCHOW, R. Medidas Eltricas. 2000. PEREIRA, J. M. D.; GIRO, P. S. Instrumentao para medidas eltricas: dos instrumentos analgicos as instrumentos virtuais. 2006. PINTO, Luis Antonio Vargas. Instrumento de medidas eltricas. 2008. RAMOS, Luiz Antonio Macdo. A sensibilidade e a incerteza dos instrumentos eltricos bsicos. 2008. SOUZA, Giovanni Batista. Medidas Eltricas. IFSC, Santa Catarina, 2010. Instrumentos de Medio - 14

III SEMINARIO DE ELETROTCNICA APLICADA SUSTENTABILIDADE. U F C G / U A E E - N o v e m b r o 2 0 1 1

TOGINHO FILHO et al. Catlogo de Experimentos do Laboratrio de fsica geral Departamento de Fsica. Universidade Estadual de Londrina. Janeiro de 2009. [1] MEDIO DE GRANDEZAS ELETRICAS: UTILIZAO DOS OSCILSCOPIO E DO MULTMETRO. Acessvel em: https://woc.uc.pt/fisica/getFile.do?tipo=2&id=1845 [2] INSTRUMENTOS DE MEDIDAS www.vargasp.net/download/livros/Ime.pdf ELTRICAS. Acessvel em:

[3] INSTRUMENTOS DE MEDIDAS ELETRICAS I: VOLTMETRO, AMPERMETRO E OHMMETRO. Acessvel em: http://www.electronica-pt.com/images/fbfiles/files/InstrumentosMedidas-Eletricas.pdf [4] INSTRUMENTOS DE MEDIDA ELTRICA. Acessvel em: www.ifi.unicamp.br/leb/f32908s1/f329_2008_%5B00%5D.pdf [5] MEDIO DE GRANDEZAS www.eletrica.ufpr.br/thelma/Capitulo4.pdf ELTRICAS. Acessvel em:

Instrumentos de Medio - 15

Вам также может понравиться