Вы находитесь на странице: 1из 10

Esse molde (quase) para sempre

Manuais ou mecanizados, de preciso, no importa qual o processo de fundio que tenhamos estudado at agora, todos tinham em comum duas coisas: o fato de que o material bsico para a confeco dos moldes era, na maioria dos casos, areia e que aps a produo da pea o molde era destrudo. Acontece que, ao lado de todas as vantagens que a areia apresenta na confeco de moldes, existem sempre os problemas comuns sua utilizao para a fundio: quebras ou deformaes dos moldes, incluses de gros de areia na pea fundida, problemas com os materiais aglomerantes e com as misturas de areia, e assim por diante. Dependendo do trabalho que se quer realizar, da quantidade de peas a serem fundidas e, principalmente, do tipo de liga metlica que ser fundida, o fabricante tem que fundir suas peas em outro tipo de molde: os moldes permanentes, que dispensam o uso da areia e das misturas para sua confeco. Veja, nesta aula, como isso feito.

O que um molde permanente Os processos de fundio por molde permanente usam moldes metlicos para a produo das peas fundidas. Por esses processos realiza-se a fundio por gravidade ou por presso. Usar um molde permanente significa que no necessrio produzir um novo molde a cada pea que se vai fundir. A vida til
46

de um molde metlico permite a fundio de at 100 mil peas. Um nmero to impressionante deveria possibilitar a extenso de seu uso a todos os processos de fundio. S que no bem assim. A utilizao dos moldes metlicos est restrita aos metais com temperatura de fuso mais baixas do que o ferro e o ao. Esses metais so representados pelas ligas com chumbo, zinco, alumnio, magnsio, certos bronzes e, excepcionalmente, o ferro fundido. O motivo dessa restrio que as altas temperaturas necessrias fuso do ao, por exemplo, danificariam os moldes de metal. Os moldes permanentes so feitos de ao ou ferro fundido ligado, resistente ao calor e s repetidas mudanas de temperatura. Moldes feitos de bronze podem ser usados para fundir estanho, chumbo e zinco. Os produtos tpicos da fundio em moldes permanentes so: bases de mquinas, blocos de cilindros de compressores, cabeotes, bielas, pistes e cabeotes de cilindros de motores de automveis, coletores de admisso. Esses produtos, se comparados com peas fundidas em moldes de areia, apresentam maior uniformidade, melhor acabamento de superfcie, tolerncias dimensionais mais estreitas e melhores propriedades mecnicas. Por outro lado, alm de seu emprego estar limitado a peas de tamanho pequeno e produo em grandes quantidades, os moldes permanentes nem sempre se adaptam a todas as ligas metlicas e so mais usados para a fabricao de peas de formatos mais simples, porque uma pea de formas complicadas dificulta no s o projeto do molde, mas tambm a extrao da pea aps o processo de fundio. Para fundir peas em moldes metlicos permanentes, pode-se vazar o metal por gravidade. Nesse caso, o molde consiste em

47

duas ou mais partes unidas por meio de grampos para receber o metal lquido. Isso pode ser feito manualmente.

A montagem dos moldes tambm pode ser feita por meio de dispositivos mecnicos movidos por conjuntos hidrulicos, que comandam o ciclo de abertura e fechamento dos moldes. Tanto os moldes quanto os machos so cobertos com uma pasta adesiva rala feita de material refratrio cuja funo, alm de proteger os moldes, impedir que as peas grudem neles, facilitando a desmoldagem. A fundio com moldes metlicos tambm feita sob presso. Nesse caso, o molde chama-se matriz. Esse o assunto da prxima parte desta aula.

48

Pare! Estude! Responda! Exerccios 1. Responda com Sim ou No. a) A fundio em moldes permanentes usa areia? .......... b) Uma das caractersticas desse processo a longa vida til do molde? ........ c) O vazamento em moldes permanentes pode ser feito por gravidade ou sob presso? ........ d) Nesse processo, o molde sempre de ao? ........ e) Esse processo se aplica a metais com altas temperaturas de fuso como o ao? ........ g) O processo mais empregado para a fundio de peas de formatos mais simples? ........ 2. Complete as frases usando as seguintes palavras: os dispositivos, a matriz, uma pasta, a produo, manualmente, o formato, a gravidade, a pea. a) Na fundio em moldes permanentes, .......... de pequeno tamanho, .......... feita em grandes quantidades e .......... das peas simples. b) O metal vazado por .......... e o fechamento do molde pode ser feito .......... ou por meio de .......... mecnicos. c) Na fundio sob presso o molde chama-se ........... d) Tanto .......... quanto o macho so cobertos por .......... adesiva rala.

Fundio sob presso Os moldes metlicos tambm so usados no processo de fundio sob presso. Este consiste em forar o metal lquido a penetrar na cavidade do molde, chamado de matriz. A matriz, de ao-ferramenta tratado termicamente, geralmente construda em duas partes hermeticamente fechadas no momento do vazamento do metal lquido. O metal bombeado na cavidade da matriz sob presso suficiente para o preenchimento total
49

de todos os seus espaos e cavidades. A presso mantida at que o metal se solidifique. Ento, a matriz aberta e a pea ejetada por meio de pinos acionados hidraulicamente.

Muitas matrizes so refrigeradas a gua. Isso importante para evitar superaquecimento da matriz, a fim de aumentar sua vida til e evitar defeitos nas peas.

Para realizar sua funo, as matrizes tm que ter resistncia suficiente para agentar o desgaste imposto pela fundio sob presso, e so capazes de suportar entre 50 mil e 1 milho de injees.

50

Mquinas de fundio sob presso A fundio sob presso automatizada e realizada em dois tipos de mquina:

mquina de cmara quente; mquina de cmara fria.

Em princpio, o processo de fundio sob presso realizado na mquina de cmara quente utiliza um equipamento no qual existe um recipiente aquecido onde o metal lquido est depositado. No seu interior est um pisto hidrulico que, ao descer, fora o metal lquido a entrar em um canal que leva diretamente matriz. A presso exercida pelo pisto faz com que todas as cavidades da matriz sejam preenchidas, formando-se assim a pea. Aps a solidificao do metal, o pisto retorna sua posio inicial, mais metal lquido entra na cmara, por meio de um orifcio, e o processo se reinicia. Uma representao esquemtica desse equipamento mostrada ao lado.

Essa mquina dotada de duas mesas: uma fixa e outra mvel. Na mesa fixa ficam uma das metades da matriz e o sistema de injeo do metal. Na mesa mvel localizam-se a outra metade da matriz, o sistema de extrao da pea e o sistema de abertura, fechamento e travamento da mquina. Ela usada quando o metal lquido se funde a uma temperatura que no corri o material do cilindro e do pisto de injeo, de

51

modo que ambos possam ficar em contato direto com o banho de metal.

Se a liga se funde a uma temperatura mais alta, o que prejudicaria o sistema de bombeamento (cilindro e pisto), usa-se a mquina de fundio sob presso de cmara fria, empregada principalmente para fundir ligas de alumnio, magnsio e cobre. O princpio de funcionamento desse equipamento o mesmo. A diferena que o forno que contm o metal lquido uma unidade independente, de modo que o sistema de injeo no fica dentro do banho de metal. Veja representao esquemtica ao lado.

A mquina de fundio sob presso em cmara fria pode ser:


horizontal, na qual o pisto funciona no sentido horizontal; vertical, na qual o sistema de injeo funciona no sentido vertical.
52

Vantagens e desvantagens Como todo o processo de fabricao, a fundio sob presso tem uma srie de vantagens e desvantagens. As vantagens so:

peas de ligas como a de alumnio, fundidas sob presso, apresentam maiores resistncias do que as fundidas em areia; peas fundidas sob presso podem receber tratamento de superfcie com um mnimo de preparo prvio da superfcie; possibilidade de produo de peas com formas mais complexas; possibilidade de produo de peas com paredes mais finas e tolerncias dimensionais mais estreitas; alta capacidade de produo; alta durabilidade das matrizes.

As desvantagens so:

limitaes no emprego do processo: ele usado para ligas no-ferrosas, com poucas excees; limitao no peso das peas (raramente superiores a 5 kg.); reteno de ar no interior das matrizes, originando peas incompletas e porosidade na pea fundida; alto custo do equipamento e dos acessrios, o que limita seu emprego a grandes volumes de produo.

A indstria automobilstica utiliza uma grande quantidade de peas fundidas sob presso: tampas de vlvulas, fechaduras, carcaas de motor de arranque, maanetas, caixas de cmbio de mquinas agrcolas. O mesmo acontece com a indstria aeronutica, que usa peas fundidas principalmente de ligas de alumnio e magnsio. Essa variedade de produtos indica a importncia desse processo de fabricao dentro do setor de indstria metalmecnica. Por isso, estude tudo com ateno e faa os exerccios a seguir.

53

Pare! Estude! Responda! Exerccios 3. Responda: a) Qual o princpio da fundio sob presso? b) Quais tipos de mquinas so usados na fundio de presso? 4. Sublinhe as palavras entre parnteses que melhor completam as frases a seguir: a) Na mquina de cmara (a quente/a frio), o sistema de injeo fica imerso no metal lquido. b) Quando o sistema de injeo fica (fora/dentro) do recipiente contendo o metal lquido, a mquina chamada de cmara (a quente/a frio). c) A matriz (raramente/geralmente) construda em duas partes que (devem/no devem) ser fechadas hermeticamente no momento do vazamento do metal lquido. d) Muitas matrizes so refrigeradas (a ar/a gua) para evitar o superaquecimento e, assim, (aumentar/diminuir) sua vida til. 5. Cite duas vantagens e duas desvantagens do processo de fundio sob presso.

Gabarito 1. a) no b) sim c) sim d) no e) no g) sim

2. a) A pea, a produo, o formato. b) gravidade, manualmente, dispositivos. c) Matriz. d) Os moldes, uma pasta. 3. a) O metal lquido injetado sob presso para dentro do molde metlico ou matriz. A injeo do metal feita por meio de pistes hidrulicos. b) Cmara quente e cmara fria.
54

4. a) A quente b) fora/a frio c) geralmente, devem d) a gua, aumentar 5. Vantagens: Peas de ligas como a de alumnio apresentam maiores resistncias do que fundidas em areia. Possibilidade de produo de peas com formas mais complexas. Desvantagens: Limitao no peso das peas (raramente superior a 5 kg). Reteno de ar no interior das matrizes

55

Вам также может понравиться