Вы находитесь на странице: 1из 3

CORAGEM PARA SE VIVER NA CONTRAMO I Pe. 4.

12-19 OBJETIVO: Ensinar que o cristo ter experincias de viver na contramo da histria e da cultura. INTRODUO: Se voc fosse preso por ser cristo, haveria provas suficientes para conden-lo? David Otis Fuller. CONTEXTO: Pedro estava escrevendo aos cristos da regio asitica estimulando-os a permanecerem firmes nos valores do reino de Deus, mesmo que estes possam estar contra o curso comum do mundo a sua volta. TRANSIO: Nadar contra a correnteza fcil. Andar na contramo em lugar de grande fluxo no fcil faz-lo, mas somos chamados a andar na contramo da histria. Quero compartilhar nesta oportunidade o tema: CORAGEM PARA SE VIVER NA CONTRAMO.

2. Se o homem escolhesse viver a cultura do Reino de Deus experimentaria a vida plena num mundo culturalmente perfeito. 3. O homem tinha duas naturezas, duas razes dentro de si. 3.1 A primeira, que era o plano de Deus, seria o de viver para sempre imagem e semelhana de Deus, como um ser espiritual, gozando de todos os benefcios de ter sido criado em dimenso espiritual. 3.2 A segunda, a de seguir os impulsos do p da terra que estava em seu corpo fsico e seguir as paixes da carne e do reino animal. b A Queda estabeleceu cultura contrria ao Reino de Deus. 1. Quando o homem escolheu pecar, ele deixou a imagem e semelhana de Deus, para viver semelhana do mundo terrestre, animal, maligno e natureza pecaminosa. 2. A partir da estabeleceu-se uma cultura contrria ao querer de Deus, pois o homem tornou-se escravo do pecado, vivendo sob o domnio e tirania do mesmo. 3. Pedro afirma aos seus leitores que a rejeio e perseguio do mundo que experimentavam no era nada de anormal ou estranho. 3.1 I Pe. 4.12 Amados, no se surpreendam com o fogo que surge entre vocs para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. 4. A oposio dos valores do mundo aos valores do Reino de Deus era algo normal e esperado.

I A CULTURA DO MUNDO. a A cultura do Reino de Deus foi implantada no den. 1. O ser humano, ao ser criado e formado no jardim do den, fora criado imagem e semelhana de Deus (Gn 1:26), e formado do p da terra (Gn 2:7).

II A CONTRA CULTURA CRIST. a O cristianismo uma cultura de contramo.

se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. b Todas as reas culturais sofrem a deformao do pecado.

1. O cristianismo no uma mera subcultura como se fizesse parte da cultura do mundo, numa verso deteriorada, mas outra cultura que est em choque com o status quo deste mundo. 2. A contracultura est relacionada s pessoas ou grupos de pessoas cujo comportamento contra aquilo que est numa cultura geral. Contracultura a atitude de uma pessoa ou de um grupo, cujo comportamento vai contra aquilo que parte da cultura geral. A contracultura se ope ao que normal e habitual em determinada cultura. A contracultura crist apresenta um padro cristo, onde o carter do cristo deve ser totalmente diferente daqueles admirado e vivido pelo mundo, sendo que o carter do cristo foge do esquema cultural do mundo em geral1. 3. O cristianismo contracultural, pois vive em choque com os valores estabelecidos na cultura da Queda. 4. A cultura do Reino de Deus baseada na autoridade e governo de Deus, e os padres do Reino de Deus so totalmente opostos aos reinos deste mundo2. 4.1 I Pe. 4.14-16 Se vocs so insultados por causa do nome de Cristo, felizes so vocs, pois o Esprito da glria, o Esprito de Deus, repousa sobre vocs. Se algum de vocs sofre, que no seja como assassino, ladro, criminoso, ou como quem se intromete em negcios alheios. Contudo, se sofre como cristo, no
1

1. O apstolo Joo diz que o mundo jaz no Maligno, indicando com isto que o sistema de vida natural deste mundo est morto e inerte sob o poder do diabo e do pecado. 2. Todas as reas da existncia humana foram afetadas e corrompidas pelo pecado. 2.1 Ilustrao: David Kupelian (autor de Marketing of Evil): Eu chamei meu livro de Marketing do Mal porque exatamente disto que ele trata: como filosofias, comportamentos e hbitos que esta nao Estados Unidos desde sempre abominou foram nas ltimas trs ou quatro dcadas rearranjados, perfumados e embrulhados para presente de forma a serem vendidos para o povo americano como se fosse algo de valor3. III A CONFLITANTE ARTE DE VIVER NA CONTRAMO. a O cristo chamado a viver os valores do Reino de Deus. 1. Quando acontece a converso e o indivduo atravs de Jesus tem o novo nascimento, uma nova natureza, com uma nova inclinao implantada em seu ser. 2. A partir da o conflito entre valores do reino de Deus e valores do mundo se tornam mais acirrados. 3. Muitas vezes o conflito uma experincia difcil para o cristo.
3

Maria Leonardo, http://instituto.antropos.com.br/index.php? option=com_content&task=view&id=540&Itemid=70. 2 Maria Leonardo, Ibid.

http://www.genizahvirtual.com/2009/05/o-marketing-do-mal.html

3.1 I Pe. 4.18 E, se ao justo difcil ser salvo, que ser do mpio e pecador?. 3.2 Fp. 1.29 ... pois a vocs foi dado o privilgio de no apenas crer em Cristo, mas tambm de sofrer por ele. 4. Cada cristo passa seus apertos ao nadar contra a correnteza, pois o curso natural deste mundo exerce grande fora e presso que nos suga e exaure as foras. b A dependncia constante de Deus sustenta o cristo.

3.1 Hb. 12.3-4 Pensem bem naquele que suportou tal


oposio dos pecadores contra si mesmo, para que vocs no se cansem nem desanimem. Na luta contra o pecado, vocs ainda no resistiram at o ponto de derramar o prprio sangue.

4. O cristo concitado a viver na contramo da cultura, a


viver contra o curso natural do mundo e nadar contra a correnteza. 5. A tarefa do cristo difcil neste mundo permissivo e cheio de sedues. 5.1 Ilustrao: Cano do Tamoio (Gonalves Dias). 'No chores, meu filho; No chores, que a vida luta renhida: Viver lutar. A vida combate, que os fracos abate, Que os fortes, os bravos S pode exaltar'. CONCLUSO: Se voc fosse preso por ser cristo, haveria provas suficientes para conden-lo? David Otis Fuller. Voc tem encontrado oposies e resistncia? Tem tido a impresso de estar indo na contramo? Continue firme... Voc est na direo certa. O Reino de Deus mesmo em direo contrria.

1. O apstolo insta aos seus leitores ao fato de estarem


sempre em inteira dependncia de Deus, na conscincia de que suas vidas esto sempre em suas mos. 1.1 I Pe. 4.19 Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem. 2. somente nesta confiana de que nossa vida ser garantida pelo poder e providncia de Deus que o cristo pode enfrentar as oposies deste mundo. 2.1 I Pe. 1.3-5 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericrdia, ele nos regenerou para uma esperana viva, por meio da ressurreio de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herana que jamais poder perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herana guardada nos cus para vocs que, mediante a f, so protegidos pelo poder de Deus at chegar a salvao prestes a ser revelada no ltimo tempo. 2.2 Fp. 1.6 Estou convencido de que aquele que comeou boa obra em vocs vai complet-la at o dia de Cristo Jesus. 3. preciso resistir sempre em perseverana, mesmo que nos custe o sangue ou a vida.

Вам также может понравиться