Вы находитесь на странице: 1из 20

Gesto de Riscos

Company Confidential

Contedo
Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos O que risco?
(ABNT NBR ISO 31000:2009 Gesto de riscos - Princpios e diretrizes)

Em que fases do negcio aparecem os riscos? O que gesto de riscos? Por que voc necessita da gesto de riscos? O que faz um programa de gesto de riscos?

Contents
Processos Quais so os elementos de um programa de gerenciamento de riscos? Como os elementos de gesto de riscos se relacionam com a gesto de ferramentas? (ARP9134:2004 Supply Chain Risk Management Guidelines) Exemplos Exemplos de tipos de riscos Exemplos de riscos especficos Modelo organizacional de maturidade de riscos A gesto de riscos e a Norma NBR 15100
3

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


O que risco:

NBR ISO 31000 uma situao indesejvel ou uma circunstncia provvel de ocorrer tendo uma consequncia potencialmente negativa.

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos Onde estamos tendo riscos durante o desenvolvimento do negcio?
Falha de projeto ou contrato

Operaes e servios Inspeo e testes Realizao da produo Desenvolvimento de processos Aquisio Projeto Requisitos de contrato

Pouca influncia Alto custo

Incio

Alta influncia Baixo custo

Se ocorrer falha em algum ponto, a conseqncia pode ser devastadora.

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


O que gesto de riscos?

um processo iterativo (repetitivo) para identificar, avaliar, reduzir, aceitar e controlar os riscos de forma sistmica, pr-ativo, de forma abrangente e de baixo custo, tendo em conta os negcios, custos, qualidade, tcnica e com limitaes de prazos (cronograma).

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


Por que voc quer gerenciar os riscos? Para reduzir as chances de ocorrer algo prejudicial ao negcio. Isso envolve um foco sobre os riscos no atendimento dos requisitos, e na preveno de produtos no conformes. A ausncia de um programa de Gesto de Riscos pode resultar em problemas conhecidos, desconhecidos, e imprevistos ao cliente e partes interessadas com relao a custo, prazo e desempenho tcnico relativo qualidade e na entrega dos produtos e servios.

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


O que um Programa de Gesto de Riscos?

Descreve a atitude e abordagem de riscos pela organizao, e de como esta trata a gesto de riscos, em relao aos riscos que est disposta a aceitar e de como planeja lidar com aqueles que no aceita e assim, define os requisitos principais no desenvolvimento de um plano de gesto de riscos.

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


O que contempla um Programa de Gesto de Riscos?

Um Programa de Gesto de Riscos:


Ajuda a Organizao (estrutura da empresa): a identificar riscos a reduzir as ocorrncias e impactos dos riscos a entender o significado e a gravidade dos riscos a promover comportamentos na organizao focados na gesto de risco a aumentar a eficcia na entrega do produto e servio ao cliente
9

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


O que faz um Programa de Gesto de Riscos?

Um Programa de Gesto de Riscos:


Desenvolve o processo de 5W2H: O que? Por que? Onde? Quando? Quem? Como? Quanto? Ajuda a manter informaes com relao a questes histricas. Ajuda na capitalizao de questes histricas para evitar problemas futuros Ajuda a organizao na identificao dos riscos invisiveis e, assim passa a gerenci-los.

10

Processos
Quais so os elementos de um Programa de Gesto de Riscos?
Plano de Gesto de Riscos

Identificao dos Riscos Riscos Residuais Riscos identificados

Reportar e Monitorar os Riscos

Avaliao dos Riscos

Ao

Riscos avaliados Gerenciamento das Aes dos Riscos Avaliados

11

Processos
Ferramentas de Gesto de Riscos (exemplos ARP 9134:2004).
Fatores de Risco
Classificao de Segurana

Elementos para Avaliao


Processo de classificao de segurana em relao ao controle de fabricao de peas identificadas como requisitos especficos do cliente. Status de aprovao pelo cliente (por exemplo: concordncia de fabricao de peas classificadas). cada processo especial habilidade, experincia e certificao/ funcionrios. A documentao para processos especiais, incluindo o registros de qualificao. Evidncia do controle de parmetros. Equipamento. Documentao de Processos Especiais emitido por outros clientes (por exemplo: certificado, relatrio). Planejamento do Projeto e Desenvolvimento. Tecnologias envolvidas. Seleo de materiais / recursos. Nvel de maturidade do projeto Experincia anterior. Quantidade de sub-componentes. Similaridades de outros projetos desenvolvidos. Viabilidade para fabricao do projeto.

Ferramentas de Identificao de Riscos


Lista de verificao avaliao do processo. para

Ferramentas para Controle de Reduo de Riscos


Melhoria no processo de classificao de segurana. Plano recuperao Life Limited. Inspeo completa. Modernizao de equipamento (retrofit). Classificao para limitao de aquisio. Treinamento. Assistncia no local. Limitao de aquisio. Plano de Recuperao. Plano de inspeo da qualidade. Controle estatstico do processo. Congelamento dos parmetros do processo.

Envolvimento de Processos Especiais

Lista de verificao de todos os elementos a serem avaliados, incluindo anlise crtica de documentao. Indicadores chave do processo.

Complexidade do Projeto

Auditoria (processo) do projeto. FMEA (Anlise de Modo e Efeito de Falha). Lies aprendidas. Planejamento de Experimentos (DOE). Anlise crtica do planejamento de desenvolvimento atual. Anlise de tolerncias.

Plano de atualizao do projeto e desenvolvimento, incluindo inspeo e testes. Engenharia simultnea (desenvolvimento integrado e paralelo
do projeto/ produto e processos relacionados). Anlise crtica requisitos com cliente. Tecnologia a ser adotada. Performance requerida incluindo custos e tempo de projeto / Six Sigma.

Tabela Orientativa para Riscos

12

Processes
Ferramentas de Gesto de Riscos (exemplos ARP 9134:2004).
Registro dos Riscos A
Fornecedor____ Local ____

B
Indicador de Recuperao _____________

C
Produto/ Servio Criticidade do Fornecedor

D
Gerente de Compras _____________

E
Item Risco N

F
Ttulo do Risco

G
Descrio do Risco Causa Impacto

H
Impacto do Risco

I
Probabilid ade do Risco

J
Criticida de do Risco

K
Cor do Risco

L
Dados de Aumento

M
Dono do Risco

N
Plano de Ao

O
Status do Plano

P
Status da Cor

13

Processes
Ferramentas de Gesto de Riscos (exemplos ARP 9134:2004).

14

Conceitos e Filosofias de Gesto de Riscos


Exemplos de Tipos de Riscos
Financeiro Estratgico Tendncia / Eficcia Operacional / Planejamento incluindo aspectos fsico e de meio ambiente Fatores humanos Politico (controles de importao e exportao) Sude, meio ambiente e segurana tico, imagem e legal

15

Processes
Exemplos de Riscos Especficos
Entregas Imprecisas? Quais relatrios e/ou documentos so necessrios? Devo enviar uma cpia ou mant-la em arquivo para satisfazer os requisitos? Definio de times imprecisas. As atividades e responsabilidades so claramente definidas? Falha no entendimento dos riscos de custos e prazos. Posso manter o preo no futuro? O que acontecer se ocorrer aumento na material prima? O praoz limitado? Posso ter atraso no material?

Deciso de comprar ou fazer errada. Qual o meu negcio (Fabricar ou Integrar Sistemas)? Identifiquei os meus ?

Time de projetos inexperientes. Como os membros so selecionados? Existe uma equipe especial e est disponvel?

Requisitos pobres para os subfornecedores. So requisitos identificados de forma clara? Fao o meu Subfornecedor entender de forma plena os requisitos?

Desenhos incompletos de partes e montagens. Mtodos e/ou procedimentos definindo e enviando aos fornecedores. Quem prepara? Quem transmite? Responsvel pelos pedidos identificados?

Avaliao de sub-fornecedores fraca. As reas a serem avaliadas so claramente identificadas? definido uma linha de avaliao? E so medidos de acordo a esta avaliao? Dependncia de Tecnologia Inovadora. Minha tecnologia atual permite ser competitvel? A Pesquisa & Desenvolvimento pode proporcionar melhorias no meu processo atual para atingir os objetivos de custo?

Gesto de subcontratos fraco. Os subcontratados conhecem o seu respectivo contato? Esto definidos claramente as responsabilidades do gerente de subcontratos?

Adaptado de: James Reason, Managing the Risks of Organizational Accidents, 1997, p. 12

16

Modelo de Maturidade de Risco Organizational


1 Sem processo 2 Processo definido / No eficaz 3 Processo definido & Eficaz 4 Abordagem de sistemas 5 Sistema otimizado

Processos Processo desenvolvimento de uma estratgia de identificao de riscos identificao e documentao de riscos analisando os riscos avaliao das opes de tratamento dos riscos planejamento & realizao do tratamento do risco comunicao & monitoramento dos riscos Comportamento / aes No h processo de gerenciamento de riscos estabelecidos por polticas e procedimentos. (ad-hoc) Todos os processos de gesto de riscos so estabelecidos por polticas e procedimentos. Os processos para medir no esto implementados ou no so eficazes. Os processos de gerenciamento de riscos so estabelecidos por polticas e procedimentos. Um processo consistente onde as mtricas do processo demonstram eficcia (repetitivo / efetivo). Os processos de gesto de riscos so integrados (onde a sada de um entrada para o outro). As mtricas so usadas para tomar deciso de melhorias de processo. As mtricas do processo demonstram melhoria continua. Lies aprendidas coletadas. Benchmarking gerenciado. Identificao, comunicao & Mitigao de Riscos integrado aos processos da organizao (mudanas da poltica e procedimentos). Lies organizacionais. Retorno do aprendizado na proposta e planejamento e em outros processos. As lies aprendidas so implementadas em novos projetos e programas. As mtricas demonstram que o processo de gerenciamento de riscos so eficazes (otimizado).

Identificao, Comunicao e Mitigao de riscos ocorrem aps os problemas ocorrerem (reativo).

Identificao, comunicao & mitigao de riscos associados com os requisitos do produto.

Identificao, comunicao & mitigao de riscos associados com requisitos do sistema de gesto.

Identificao, comunicao & mitigao de riscos direciona as decises; interao dos riscos entendido e gerenciado.

Looping de risco. Gerenciamento de processos.

Solues por tentativa e erro. Trabalha apagando incndios.

Gesto de problemas. Dirigido pela experincia.

Ao preventiva. Dirigido pela gesto de riscos.

Efeitos agregados. Riscos individuais avaliam o impacto no programa. O programa de gesto de riscos tem a capacidade de prevenir.

17

Modelo de Maturidade de Risco Organizational

1 Sem processo

2 Processo definido / No eficaz

3 Processo definido & Eficaz

4 Abordagem de sistemas

5 Sistema otimizado

Processos Escopo de aplicao. A rea de projetos define requisitos para projetos especiais. As reas de projeto do produto, qualidade do produto e contratos na definio de requisitos, itens crticos e caractersticas-chave em projetos especiais (NBR 15100). As reas de projeto do produto, qualidade do produto , contratos , produo e compras em projetar, construir e apoiar nos requisitos crticos, itens crticos e caractersticas-chave. As reas de projeto do produto, qualidade do produto, contratos, produo e compras incluindo clientes chaves na definio de projetos, manufatura e apoio a requisitos, itens crticos e caractersticas-chave. Todas as reas da organizao atuam na definio de clientes chaves, fornecedores chaves em todos os requisitos especiais, itens crticos e caractersticas-chave.

Organizao / Pessoas Cultura No h um entendimento dos conceitos de gesto de riscos. A cultura de riscos na organizao baseado em conhecimentos individuais. Os mtodos e critrios de riscos em uso est nas atividades de produto, processo e organizacional. O treinamento e a conscientizao de riscos permeia por toda a organizao. A responsabilidade definida mas no est definido as atividades. A compreenso de gesto de risco ativa em todas as fases do ciclo de vida do produto. A compreenso de gesto de risco promovida e direciona decises em todas as fases do ciclo de vida do produto. parte integrante da organizao. A gesto de riscos inerente.

Conscientizao e treinamento.

No h planejamento de treinamento.

Somente treinamentos especficos e no h evidncia de aplicao.

definido a propriedade de gesto de riscos.

Responsabilidade.

No h responsabilidade definida.

A responsabilidade definida mas no atuante.

A responsabilidade definida mas no h definio de recursos claros.

A responsabilidade definida , h recuros e h dedicada atuao.

18

Modelo de Maturidade de Risco Organizational

1 Sem processo

2 Processo definido / No eficaz

3 Processo definido & Eficaz

4 Abordagem de sistemas

5 Sistema otimizado

Organizao / Pessoas Dados e ferramentas. Sem definio de dados e ferramentas. As ferramentas e dados so definidos mas no so praticados. FMEA e PFMEA so aplicados. Os riscos so considerados na aquisio. No desenvolvimento so considerados os riscos em projetos. As ferramentas so sistematicamente aplicadas. avaliado a eficcia das aes corretivas e preventivas e so documentadas as lies aprendidas. As ferramentas de riscos a base para tomada de deciso. Estudo do ciclo de vida. Estudo do projeto / programa. Estudo do produto.

Mtricas do Processo.

No h mtricas do processo implementado ou no h aes corretivas implementadas.

No h aes corretivas implementadas com base em mtricas.

No h aes preventivas e sim corretivas (somente reativos).

So previstos riscos / planejamento / indicao de mtricas. A eficincia e a eficcia so mtricas usadas para melhorar a gesto de riscos.

19

A Gesto de Riscos e a Norma NBR 15100:2010.


0.1 Generalidades 3.1 Definio de Riscos. 3.2 Requisitos Especiais. 3.3 tens Crticos. 3.4 & (7.2.1, 7.2.2, 7.3.3) Caractersitica-chave. 7.1.1 Gesto de Riscos enquanto executa a Gesto de Projeto. 7.1.2 Gesto de Riscos. 7.2.2 Riscos do Produto. 7.4.1 Riscos na Cadeia de Fornecedores. 8.5.3 Aes preventivas. Nota: Ateno ao texto da Norma NBR 15100:2010, pois devemos estar ciente de termos como "quando apropriado", "complexidade" e outros termos que fornece a organizao a opo de implementar. Deve-se aplicar os conceitos de risco com relao a influncia que estas opes possam gerar para a organizao.
20

Вам также может понравиться