Вы находитесь на странице: 1из 3

- LANs (Local Area Network) - Redes Locais As LANs so pequenas redes, a maioria de uso privado, que interligam ns dentro

de pequenas distncias, variando entre 1 a 30 km. So muito utilizadas para a conexo de computadores pessoais e estaes de trabalho, permitindo o compartilhamento de recursos e informaes. Seu tamanho restrito, o que permite o conhecimento do seu tempo de transmisso e a deteco de falhas com antecedncia, permitindo assim um gerenciamento simplificado da rede.

- WANs ( Wide Area Network) Redes geografi camente distribudas As redes geografi camente distribudas so formadas por grandes reas geogrfi cas que abrangem pases e continentes. So formadas por um conjunto de Hosts, conectados atravs de uma sub-rede. Esses Hosts so computadores pessoais e a sub-rede formada por operadoras telefnicas e provedoras de internet. Alm delas existem tambm: - MANs (Metropolitan Area Network) - redes metropolitanas As redes metropolitanas so praticamente uma verso ampliada das redes locais, pois utilizam tecnologias semelhantes. As MANs podem ser formadas por escritrios vizinhos ou abranger uma cidade inteira sendo ou redes pblicas ou redes privadas. Um bom exemplo de uma MAN so as redes de TV e internet a cabo, que existem na maioria das grandes cidades. As redes metropolitanas so inferiores as redes locais em capacidade de transmisso, isso devido aos dispositivos de conexo utilizados e a distncia entre os ns.

- SAN (Storage Area Network) Redes de armazenamento de dados As SANs so redes dedicadas de alto desempenho usadas para transportar dados entre os servidores e as unidades de armazenamento (Storage). uma rede separada e dedicada, por isso evita qualquer confl ito entre clientes e servidores. Sua tecnologia permite uma ligao de alta velocidade entre servidores a unidades de armazenamento, unidade de armazenamento unidade de armazenamento e servidores a servidores.

Virtual Private Network Uma VPN uma rede particular construda dentro de uma rede pblica como a internet. Ao utilizar a VPN, uma estao pode acessar a rede matriz de uma empresa atravs da internet utilizando tneis de comunicao seguros entre a estao e o roteador VPN da matriz.

Firewall (em portugus: muro anti-chamas) um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma poltica de segurana a um determinado ponto da rede. e filtros de pacotes e de proxy de aplicaes, comumente associados a redes TCP/IP.

O Proxy um servidor que atende a requisies repassando os dados do cliente frente: um usurio (cliente) conecta-se a um servidor proxy, requisitando algum servio, como um arquivo, conexo, pgina web, ou outro recurso disponvel noutro servidor. Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos fsicos e lgicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails),entre outros.

WEP O primeiro protocolo de segurana adotado, que conferia no nvel do enlace uma certa segurana para as redes sem fio semelhante a segurana das redes com fio foi o WEP (Wired Equivalent Privacy). No entanto, aps vrios estudos e testes realizados com este protocolo, encontraram-se algumas vulnerabilidades e falhas que fizeram com que o WEP perdesse quase toda a sua credibilidade.

WPA Tambm chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), essa primeira verso do WPA (Wi-Fi Protected Access) surgiu de um esforo conjunto de membros da Wi-Fi Aliana e de membros do IEEE, empenhados em aumentar o nvel de segurana das redes sem fio ainda no ano de 2003, combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP. Com a substituio do WEP pelo WPA, temos como vantagem melhorar a criptografia dos dados ao utilizar um protocolo de chave temporria (TKIP) que possibilita a criao de chaves por pacotes, alm de possuir funo detectora de erros chamada Michael, um vetor de inicializao de 48 bits, ao invs de 24 como no WEP e um mecanismo de distribuio de chaves. WPA2 Alm do padro WPA original, de 2003, temos tambm o WPA2, que corresponde verso finalizada do 802.11i, ratificado em 2004. A principal diferena entre os dois que o WPA original utiliza algoritmo RC4 (o mesmo sistema de encriptao usado no

WEP) e garante a segurana da conexo atravs da troca peridica da chave de encriptao (utilizando o TKIP), enquanto o WPA2 utiliza o AES, um sistema de encriptao mais seguro e tambm mais pesado. O AES o sistema de criptografia usado pelo governo dos EUA, de forma que, mesmo que algum descobrisse uma falha no algoritmo que pudesse permitir um ataque bem-sucedido, ele teria sistemas muito mais interessantes para invadir do que sua parca rede. TKIP O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) um algoritmo de criptografia baseado em chaves que se alteram a cada novo envio de pacote. A sua principal caracterstica a frequente mudanas de chaves que garante mais segurana. AES Usar o AES garante uma maior segurana, o problema que ele exige mais processamento. Isso pode ser um problema no caso dos pontos de acesso mais baratos, que utilizam controladores de baixo desempenho. Muitos pontos de acesso e algumas placas antigas simplesmente no suportam o WPA2 (nem mesmo com uma atualizao de firmware) por no terem recursos ou poder de processamento suficiente e existem tambm casos onde o desempenho da rede mais baixo ao utilizar o WPA2 por que o ponto de acesso no possui poder de processamento suficiente. Tanto ao usar o TKIP quanto ao usar o AES, importante definir uma boa passphrase, com pelo menos 20 caracteres e o uso de caracteres aleatrios (ao invs da simples combinao de duas ou trs palavras, o que torna a chave muito mais fcil de adivinhar). A passphrase uma espcie de senha que garante o acesso rede. Como em outras situaes, de nada adianta um sistema complexo de criptografia se as senhas usadas ao fceis de adivinhar. Continuando, a domstica do WPA, onde utilizada uma chave de autenticao chamada de WPA Personal (ou WPA-PSK, onde PSK abreviao de Pre-Shared Key, ou chave previamente compartilhada). Alm dela, temos o WPA-Enterprise (ou WPA-RADIUS), onde utilizada uma estrutura mais complexa, onde o ponto de acesso ligado a um servidor RADIUS, que controla a autenticao. A sigla RADIUS o acrnimo de Remote Authentication Dial In User Service, apesar do nome intimidados, o RADIUS um protocolo de autenticao de rede, que utilizado por um grande nmero de outros servios. Justamente por isso ele acabou sendo escolhido para uso no WPA-Enterprise. Os nomes WPA-Personal, WPA-PSK e WPA-Enterprise dizem respeito ao funcionamento do sistema de autenticao, enquanto o WPA e o WPA2 dizem respeito ao algoritmo de encriptao usado (RC4 ou AES). Tanto as redes que utilizam o WPA-PSK quanto as que utilizam o WPA-Enterprise pode utilizar tanto o WPA quanto o WPA2, de acordo com os equipamentos usados e a configurao.

Вам также может понравиться