Вы находитесь на странице: 1из 21

380 I SRIE N32 B.O.

DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996

Gabidente do Presidente
Despacho Ao abrigo do disposto na alnea b) do artigo 32 do Regimento da Assembleia Nacional, conjugado com o disposto nos ns 1 e 2 do artigo 9 do Estatuto dos Deputados, defiro a requerimento dos respectivos Grupos Parlamentares os seguintes pedidos de substituio temporria: 1. Do Deputado Victor Afonso Gonalves Fidalgo, eleito na lista do MPD pelo Crculo Eleitoral da frica, pelo Sr. Fernando Semedo, candidato no eleito da mesma lista; 2. Do Deputado Jlio Vasco de Sousa Lobo, que se declarou impedido de continuar a substituir a eleita Maria Helena Semedo pelo Crculo Eleitoral da Praia, pelo suplente da mesma lista Sr. Carlos Alberto Silva; 3. Da Deputada Ermilinda Maria Vieira Spnola Lima Barros, eleita na lista do MPD pelo Crculo Eleitoral das Amricas, pelo Sr. Jos Veiga da Cruz, candidato suplente da mesma lista; 4. Do Deputado Francisco de Pina Fernandes, eleito na lista do PAICV pelo Crculo Eleitoral das Amricas, pelo Sr. Jovino Peres, candidato no eleito da mesma lista. Aprovado em 24 de Setembro de 1996. Publique-se. O Presidente da Assembleia Nacional, em exerccio, Ondina Maria Fonseca Rodrigues Ferreira.

Deliberao profissionalizando o deputado Andr Lopes Afonso. Onde se l: Mesa da Assembleia Nacional, 12 de Julho de 1996. Deve ler-se: Mesa da Assembleia Nacional, 8 de Agosto de 1996. Secretaria-Geral da Assembleia Nacional, 24 de Setembro de 1996. O Secretrio-Geral, Mateus Jlio Lopes.

oo CONSELHO DE MINISTROS
Decreto-Lei n 37/96
de 30 de Setembro

Materializando o Programa do Governo no que respeita ao cumprimento do servio militar, foi publicado o Decreto-Legislativo n 6/93, de 24 de Maio, que, tal como evidenciado no respectivo prembulo, introduziu inovaes profundas, seja na filosofia da prestao das obrigaes militares, seja na organizao das diversas fases da prestao desse mesmo servio, com reflexos directos na regulamentao desse dispositivo legal. evidente a complexidade, nos seus variados aspectos, da regulamentao que agora se d corpo e a que se procurou corresponder com uma estrutura que, tendo em conta a organizao dos departamentos e servios militares e civis existentes, directamente implicados na aplicao da nova lei do servio militar, e os condicionalismos dos objectivos impostos pela insularidade e pela realidade econmico-financeira e em recursos humanos do pas, responde s exigncias da actualidade. Contudo, torna-se premente a necessidade de preparar as estruturas militares e civis para o cumprimento cabal das responsabilidades que lhes cabem nesta nova fase. Nestas circunstncias, mostra-se aconselhvel deferir para o ano de 1997 o recenseamento do primeiro contingente a processar nos novos moldes, dedicandose o ano de 1996 adaptao das aludidas estruturas, por forma a assegurarem com a mxima eficincia e eficcia a transio do actual sistema de recrutamento para o preconizado na nova lei do servio militar e compatibilizao de todos os departamentos e servios militares e civis intervenientes. Assim, Nos termos do artigo 55 do Decreto-Legislativo n 6/ /93, de 24 de Maio; No uso da faculdade conferida pela alnea c) do n 2 do artigo 216 da Constituio, o Governo decreta o seguinte:
Artigo 1

Secretaria-Geral
Rectificao Por ter sado de forma inexacta, rectifica-se, na parte que interessa, as seguintes deliberaes da Mesa da Assembleia Nacional publicadas no Boletim Oficial n 26, I Serie de 19 de Agosto de 1996. Deliberao profissionalizando o deputado Alberto Josef Barbosa. Onde se l: Esta deliberao produz efeitos a partir de 1 de Agosto de 1996. Deve ler-se: Esta deliberao produz efeitos a partir da data da sua aprovao. Onde se l: Aprovada na reunio ordinria do dia 8 de Agosto de 1996. Deve ler-se: Aprovada na reunio ordinria do dia 12 de Julho de 1996. Deliberao profissionalizando o Deputado Carlos Augusto Duarte de Burgo. Onde se l: Mesa da Assembleia Nacional, 12 de Julho de 1996. Deve ler-se: Mesa da Assembleia Nacional, 25 de Julho de 1996.

aprovado o Regulamento da Lei do Servio Militar (RLSM), constante do anexo, que dele faz parte integrante e que baixa assinado pelo Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 2 Artigo 6

381

1. As disposies do Regulamento ora aprovado, referentes as operaes de recrutamento geral, aplicam-se aos contingentes a recensear em 1997 e anos subsequentes, com excepo das que se referem classificao e seleco, matria em que, transitoriamente, se observar o disposto no artigo seguinte. 2. Para o contingente do ano de 1996, mantm-se em vigr todas as operaes de recrutamento geral e as atribuies e competncias dos orgos de recrutamento actualmente existentes.
Artigo 3

revogado o Regulamento do Servio Militar aprovado pelo Decreto n 55/78, de 13 de Julho, sem prejuzo do disposto nos artigos 2, n 2, e 3 do presente Diploma. Visto e aprovado pelo Conselho de Ministros. Carlos Veiga lpio Napoleo Fernandes. Promulgado em 13 de Setembro de 1996. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANTONIO MANUEL MASCARENHAS GOMES MONTEIRO. Referendado em 16 de Setembro de 1996. O Primeiro-Ministro Carlos Veiga.

1. Enquanto no for implementado o funcionamento dos Centros de Classificao e Seleco, designadamente no que respeita ao seu apetrechamento com os meios tcnicos indispensveis e disponibilidade de especialistas para a realizao das tarefas especficas que lhes compete, mantm-se em vigor a estrutura vigente das Juntas de Inspeco, competindo ao Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas fixar a sua composio. 2. O Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas adoptar, por despacho, as providncias que julgar necessrias e convenientes para ajustar as atribuies dos Centros de Classificao e Seleco organizao e funcionamento das Juntas de Inspeco. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior, podero ser requisitados aos Departamentos competentes especialistas ou tcnicos civis para reforo das Juntas de Inspees. 4. Na vigncia das medidas transitrias e at que seja aprovada a "Tabela de Perfis Psicofsicos e de Inaptides", mantm-se em vigr a actual "Tabela de Leses Para Uso das Juntas de Inspeco Sanitria" e os correspondentes modelos de impressos e formulrios. 5. Logo que os Centros de Classificao e Seleco estejam em condies de entrar em funcionamento, o Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional decidir, por despacho, a data em que cessaro as medidas transitrias.
Artigo 4

REGULAMENTO DA LEI DO SERVIO MILITAR (RLSM) CAPITULO I Disposies Gerais


Artigo 1 (Objecto)

O presente Regulamento establece as normas de execuo da Lei do Servio Militar (LSM), aprovada pelo Decreto-Legislativo n 6/93, de 24 de Maio, e define os procedimentos decorrentes do cumprimento das obrigaes militares.
Artigo 2 (Definies)

Para efeitos do disposto neste Regulamento, considera-se: Adiado O cidado a quem foi concedido adiamento da prestao das provas de classificao e seleco ou da incorporao; Alistamento A atribuio nominal dos recrutas s foras terrestres e guarda costeira ou reserva territorial; Amparo O cidado que tem a seu exclusivo cargo o cnjuge, unido de facto reconhecvel judicialmente, ascendente, descendente, irmo ou sobrinho com menos de 18 anos de idade ou pessoa que sobre ele exerceu o poder paternal de facto e que no tenha meios de prover, de outro modo, a sua subsistncia; Bilhete de Identidade Militar (BIM) O documento individual de identificao dos militares dos quadros permanentes. Boletim Individual de Recenseamento Militar (BIRM) O documento onde so registados os elementos informativos constantes do registo de nascimento de cada cidado sujeito s obrigaes militares; Caderno de Recenseamento Militar (CRM) O registo dos cidados recenseados, por ordem alfabtica dos nomes e por ano de nascimento, freguesias e Concelhos de recenseamento; Carto de Identificao Militar (CIM) O documento individual de identificao militar durante a prestao do servio efectivo ;

Sero aprovados por Portaria do Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional: a) As tabelas que definem os perfis psicofsicos e de inaptides, para efeitos de prestao do servio militar; b) Os modelos de livros, cadernetas, impressos e fomulrios destinados execuo do regulamento anexo; c) O regulamento de amparos; d) O regulamento de acesso aos cursos de formao para ingresso de militares.
Artigo 5

1. O presente regulamento no se aplica aos cidados cabo-verdianos residentes permanentes no estrangeiro at adopo das normas regulamentares pertinentes. 2. O disposto no nmero anterior no se aplica aos cidados nacionais que se deslocam ao estrangeiro para efeito de estudo.

382 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 Cdula Militar (CEM) O documento individual de identificao militar do cidado durante o tempo em que se mantm sujeito s obrigaes militares, excepto no perodo de prestao do servio efectivo em que substitudo pelo CIM; Ciclo de Classificao O perodo de doze meses destinado s provas de classificao e seleco de cada contingente anual a classificar; Classe de Mobilizao O conjunto de cidados na situao de reserva de disponibilidade e licenciamento que terminaram o servio militar efectivo normal no mesmo ano civil, do qual tomam a designao; Classe de Reserva Territorial O conjunto de cidados de cada contingente anual que, no tendo cumprido o servio efectivo, se mantm sujeitos s obrigaes militares, o qual toma a designao do ano em que completam 20 anos de idade; Classificao e Seleco As operaes do recrutamento geral que tm por finalidade determinar as aptides dos cidados recenseados para efeitos de prestao do servio militar e agruplos em famlias de especialidades; Compelido O cidado que, no se tendo apresentado s convocado, no justifique a falta cometida no prazo legal ou aqueles que se recusarem a realizar alguma ou algumas das mencionadas provas. Conscrito O cidado que, sendo abrangido pelo recrutamento geral, fica sujeito ao cumprimento das obrigaes militares; Contingente Anual O conjunto de mancebos recenseados militarmente em cada ano civil, do qual tomam a designao; Contingente Anual Classificado O conjunto de cidados que terminaram as provas de classificao e seleco em cada ciclo de classificao; Contingente Anual Incorporado O conjunto de recrutas que em cada ano civil so incorporados nas filieras; Declarao Individual de Recenseamento Militar (DIRM) O documento contendo os dados pessoais do interesse militar, preenchido pelo prprio cidado ou pelo seu representante legal quando se apresenta a recenseamento; Disponibilidade O escalo que abrange o perodo de cinco anos subsequentes ao termo do servio efectivo,durante o qual os cidados esto sujeitos convocao ou mobilizao militar nos termos da lei; Distribuio A atribuio qualitativa e quantitativa dos recrutas s foras terrestres ou Guarda Costeira. Excedentrios Os recrutas de cada contingente anual classificado que excedem as necessidades de pessoal incorporar e que, por esse facto, so alistados na reserva territorial; Faltoso ao recenseamento militar O cidado que, no,se tendo apresentado na data e local previamente indicados para efeitos de recenseamento militar, no proceder justificao da falta no prazo legal; Incorporao O acto de apresentao do recruta para a prestao do servio efectivo normal na unidade militar para que foi destinado, na data fixada, o qual define o momento da incorporao; Licena Registada - A situao em que colocado o militar que deva repetir a preparao militar geral; Licenciamento O escalo que se segue ao perodo de disponibilidade e que termina a 31 de Dezembro do ano em que os cidados completam 35 anos de idade, durante o qual os mesmos esto sujeitos mobilizao militar nos termos da lei; Mancebo O cidado recenseado e ainda no submetido s provas de classificao e seleco; Nmero de Identificao Militar (NIM) O nmero de cdigo que identifica cada cidado sujeito s obrigaes militares e durante todo o perodo de tempo em que a elas est sujeito; Omisso ao Recenseamento O cidado cujo BIRM no foi elaborado nem enviado ao DPJ/EMFA pelo rgo competente do registo civil; Preparao Militar Geral A formao bsica dos recrutas, adequada s FA, que termina com o acto de juramento de bandeira; Recenseamento Militar A operao de recrutamento geral que consiste no civil, a idade do incio do cumprimento das obrigaes militares; Recruta O cidado classificado de apto e que prestou o compromisso de honra, designao que mantm at incorporao ou, no sendo incorporado, at ao alistamento na reserva territorial; Recrutamento Militar O conjunto de operaes necessrias obteno de recursos humanos para o ingresso nas fileiras; Refractrio O recruta que no se apresente incorporao para que foi convocado e no justifique a falta cometida no prazo legal; Reserva de Disponibilidade e Licenciamento A situao em que so includos todos os cidados que prestaram servio efectivo, a partir da data da cessao dessa obrigao; Reserva de Recrutamento A situao dos cidados sujeitos a obrigaes militares desde o recenseamento militar at sua incorporao nas fileiras ou alistamento na reserva territorial; Reserva Territorial A situao dos cidados que, no tendo cumprido o servio militar efectivo, se mantm sujeitos s obrigaes militares; Servio Efectivo A situao dos cidados enquanto permanecem ao servio das FA, abrangendo o servio efectivo normal, nos quadros permanentes ou decorrente de convocao ou mobilizao nos termos da lei; Turno de Incorporao O conjunto de recrutas incorporados simultneamente e destinados aos cursos de formao para as diferentes categorias; Voluntrio O cidado, com menos de 18 anos de idade ou conscrito que, por opo prpria se vincula prestao do servio militar em regime voluntrio.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 3 (Obrigaes militares)

383

l. Todos os cidados cabo-verdianos esto sujeitos ao servio militar e ao cumprimento das obrigaes dele decorrentes desde o dia 1 de Janeiro do ano em que completam 18 anos at 31 de Dezembro do ano em que perfazem os 35 anos de idade. 2. No caso de ser decretada a mobilizao militar geral, as idades mnima e mxima referidas no nmero anterior podem ser alteradas de acordo com o n 2 do artigo 42 da LSM. CAPITULO II Recrutamento Militar
Seco I Competncias Artigo 4 (MDN)

c) Os assuntos gerais relativos ao recrutamento militar que lhe sejam submetidos pelo CEMFA.
Artigo 7 (CRM e CGC)

Aos Comandantes das Regies Militares e Comandante da Guarda Costeira compete: a) Apresentar ao Chefe do Estado-Maior das Foras Armadas o plano das necessidades de pessoal dos contigentes anuais a incorporar e a respectiva expresso numrica; b) Assegurar, atravs das estruturas competentes, o planeamento e execuo do recrutamento especial.
Artigo 8 (DDPJ/EMFA)

Compete ao Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional, mediante proposta do Chefe do Estado Maior das Foras Armadas (CEMFA), ouvido o Conselho Superior de Comandos (CSC): a) Fixar os quantitativos de pessoal dos contingentes anuais a incorporar; b) O nmero de turnos de incorporao anual.
Artigo 5 (CEMFA)

Ao Director do Departamento de Pessoal e Justia do Estado-Maior das Foras Armadas (DDPJ/EMFA), em colaborao com os rgos civis com interveno no processo de recrutamento militar, compete assegurar o estudo, planeamento e coordenao das operaes de execuo das actividades relacionadas com o recrutamento geral. SECO II
(rgos de Recrutamento) Artigo 9 (rgos militares de recrutamento)

Compete ao Chefe de Estado-Maior das Foras Armadas (CEMFA): a) Dirigir superiormente o tar, ouvido o CSC; recrutamento mili-

O planeamento e a execuo do recrutamento militar incumbem aos seguintes rgos militares: a) Departamento de Pessoal e Justia do EstadoMaior das Foras Armadas (DPJ/EMFA); b) Centros de Classificao e Seleco das Foras Armadas (CCSFA); c) Diviso de Informtica do CEMFA (DI/GCEMFA); Gabinete do

b) Propr ao Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional, ouvido o CSC, os quantitativos de pessoal dos contingentes anuais a incorporar e o nmero de turnos de incorporao, de acordo com as dotaes oramentais fixadas no Oramento do Estado; c) Orientar, aprovar e coordenar os assuntos gerais relativos ao recrutamento militar, designadamente no tocante fixao dos critrios de distribuio territorial e sectorial do pessoal dos contingentes anuais; d) Deliberar sobre as propostas dos rgos do Estado-Maior e Comandos das Regies Militares (CRM) e Comando da Guarda Costeira (CGC), relativas a assuntos gerais do recrutamento militar, que no tenham de ser submetidos ao CSC.
Artigo 6 (CSC)

d) Comandos das Regies Militares (CRM) e Comando da Guarda Costeira (CGC).


Artigo 10 (Orgos civis de recrutamento)

Intervm no recrutamento militar tes estruturas civis:

as

seguin-

a) As Cmaras Municipais e os rgos inframunicipais; b) As Conservatrias e Delegaes do Registo Civil; c) Os Postos Consulares e entidades por estes credenciadas;

Ao Conselho Superior de Comandos (CSC) compete emitir parecer sobre: a) Os quantitativos de pessoal dos contingentes anuais a incorporar e o nmero de turnos de incorporao; b) Os critrios de ordem geral relativos distribuio do contingente de pessoal destinado ao cumprimento do servio efectivo;

d) As Direces-Gerais dos Registos, Notariado e Identificao, de Assuntos Judicirios e dos Servios Penitencirios; e) Os estabelecimentos de ensino oficial e privados oficialmente reconhecidos; f) Outros Servios Pblicos, nomeadamente Tribunais, estabelecimentos hospitalares, Delegacias de Sade e Centros de Orientao Escolar e Profissional.

384 I SRIE N32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 SUB-SECO I
Atribuies dos rgos militares Artigo 11 (DPJ/EMFA)

b) Determinar o grau de aptido psicofsica dos recenseados para efeitos de prestao do servio militar; c) Classificar e seleccionar os recenseados em face do respectivo grau de aptido psicofsica; d) Agrupar os cidados classificados de aptos em famlias de especialidades, de acordo com as suas aptides fsicas, psquicas, tcnicas, profissionais e outras, visando a sua posterior distribuio pelas foras terrestres e Guarda Costeira e diferentes especialidades das FA; e) Proclamar recrutas os cidados classicados aptos e formalizar o compromisso de honra que os mesmos devero prestar, de acordo com a frmula regulamentar; f) Averbar na cdula militar o resultado das provas de classificao e seleco; g) Tratar estatsticamente os dados recolhidos, no mbito dos estudos populacionais; h) Colaborar com os restantes rgos militares de recrutamento e os CRM e CGC no mbito das operaes do recrutamento especial. Artigo 13
(DI/GCEMFA)

Ao DPJ/EMFA, incumbe: a) Manter a ligao e colaborao com os rgos civis com interveno no recenseamento e proceder coordenao e integrao dos elementos deles recebidos; b) Proceder ao recenseamento dos cidados que, no mbito do recrutamento especial e anteriormente ao ms de Janeiro do ano em que completam 18 anos de idade, tenham requerido a admisso para prestao de servio militar em regime de voluntariado; c) Elaborar, com a colaborao dos demais Departamentos do Estado Maior e os CRM e CGC, o plano das necessidades do pessoal conscrito para as Foras Armadas; d) Elaborar o plano anual de distribuio do pessoal conscrito, globalmente e por turnos, com base nos quantitativos fixados pelo MDN; e) Programar e coordenar a execuo das diversas operaes do recrutamento, visando o cumprimento do plano de distribuio referido na alnea anterior, bem como do alistamento dos conscritos no servio efectivo ou na reserva territorial; f) Planear a distribuio e distribuir, aos demais rgos militares e aos rgos civis intervenientes no recrutamento militar os impressos e demais documentos de modelo oficial a utilizar no recenseamento; g) Promover a divulgao pblica da obrigatoriedade de apresentao dos cidados ao recenseamento militar e s provas de classificao e seleco e preparar as informaes a prestar aos cidados no acto do recenseamento, nos termos da lei do servio militar; h) Tratar administrativamente as situaes de adiamento, dispensa, excluso temporria e substituio das obrigaes militares, faltosos e compelidos, bem como dos casos omissos; i) Remeter ao Ministrio Pblico as participaes respeitantes a faltosos e compelidos; j) Efectuar o registo dos alistados na reserva territorial e manter actualizado o registo da situao militar dos cidados sujeitos s obrigaes militares; k) Promover a distribuio e afixao de editais, emitir notificaes individuais e publicar avisos relativos s operaes de recrutamento geral.
Artigo 12 (CCSFA)

A DI/GCEMFA, incumbe apoiar os rgos militares de recutamento militar. Artigo 14


(CRM e CGC)

Aos CRM e CGC, incumbem: a) Elaborar o plano de necessidades do pessoal destinado prestar servio militar voluntrio nas especialidades especficas das foras terrestres e da Guarda Costeira; b) Remeter ao Ministrio Pblico as participaes respeitantes aos recrutas notados refractrio; c) Planear, coordenar e executar as diversas operaes e recrutamento especial nas especialidades especficas; d) Colaborar com os CCSFA na elaborao e na actualizao da manuteno dos mtodos e das tcnicas de classificao e seleco no mbito do recrutamento especial e aperfeioar os procedimentos de realizao das provas; e) Manter a ligao e colaborar com outros rgos intervenientes no recrutamento militar e proceder coordenao e integrao dos elementos recebidos.
Artigo 15 (Colaborao com organismos civis)

Aos CCSFA, incumbe: a) Elaborar e manter actualizados os mtodos e tcnicas de classificao e seleco e aperfeioar os procedimentos de realizao das provas;

Mediante autorizao expressa do MDN, podero os rgos militares de recrutamento colaborar com entidades ou organismos civis oficiais, nomeadamente facultando os elementos estatsticos recolhidos durante as operaes de recrutamento geral, para a efectuao de estudos sobre o desenvolvimento demogrfico, estado sanitrio, nvel educacional da populao e outros que contribuam para o conhecimento das potencialidades humanas do pas.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


SUB-SECO II (Atribuies dos rgos civis) Artigo 16 (Registo civil)

385

f) Devolver ao DPJ/EMFA, durante o ms de Julho do ano seguinte, as cdulas militares que no tenham sido levantadas; g) Entregar aos cidados recenseados as requisies de transporte para apresentao no CCSFA e na unidade ou estabelecimento militar de incorporao, quando for o caso; h) Entregar aos recrutas as guias de apresentao na unidade ou estabelecimento militar de incorporao das foras terrestres ou na Guarda Costeira; i) Distribuir pelas freguesias do Concelho os editais e avisos referentes s operaes de recrutamento que lhes tenham sido enviadas pelo DPJ/EMFA e remeter a este os certificados de afixao. 2. Aos rgos inframunicipais, se os houver, incumbe: a) Afixar os editais e avisos referentes s operaes de recrutamento que lhes sejam enviados pela Cmara Municipal e remeter a esta os certificados de afixao; b) Efectuar outras diligncias determinadas pela Cmara Municipal e nomeadamente no concernente s incumbncias referidas nas alneas g) e h) do nmero anterior.
Artigo 18 (Postos Consulares)

1. s Conservatrias e Delegaes do Registo Civil incumbe: a) Remeter ao DPJ/EMFA, at 30 de Junho, os BIRM agrupados por freguesias de nascimento e por ordem alfabtica dos nomes dos cidados que, em cada ano civil, completam 17 anos de idade; b) Remeter ao DPJ/EMFA, at 31 de Maro, a relao dos bitos de cidados cabo-verdianos dos 18 aos 35 anos de idade, ocorridos em Cabo Verde no ano anterior, por freguesias ou pases de nascimento e por ordem alfabtica dos nomes. 2. Direco-Geral dos Registos, Notariado e Identificao incumbe: a) Efectuar o prenchimento dos BIRM dos cidados nascidos no estrangeiro que completam 17 anos de idade em cada ano e dos que, tendo idade superior, estejam sujeitos a obrigaes militares e ainda no tenham sido includos em recenseamentos anteriores; b) Remeter ao DPJ/EMFA, at 30 de Junho, os BIRM agrupados por pases de nascimento e por ordem alfabtica dos nomes dos cidados; c) Remeter ao DPJ/EMFA, at 31 de Maro, a relao dos bitos dos cidados cabo-verdianos dos 18 aos 35 anos de idade, ocorridos no estrangeiro no ano anterior, por pases ou freguesias de nascimento e por ordem alfabtica dos nomes; d) Informar ao DPJ/EMFA as aquisies e perdas de nacionalidade cabo-verdiana dos cidados dos 18 aos 35 anos de idade.
Artigo 17 (Municpios)

1. Aos Postos Consulares incumbe: a) Receber, durante o ms de Janeiro, os cidados residentes na rea que em cada ano civil completam 18 anos de idade, e que se apresentam ao recenseamento militar; b) Receber as DIRM dos cidados apresentados, verificar o seu correcto preenchimento em funo dos documentos de identificao exibidos e entregar o recibo comprovativo da sua apresentao; c) Entregar aos cidados apresentados a informao escrita a que se refere o n 1 do artigo 17 da LSM; d) Receber, nos 30 dias seguintes, a justificao dos faltosos ao recenseamento e proceder em tudo mais como referido nas alneas a) e b) anteriores; e) Enviar ao DPJ/EMFA, at ao final de Fevereiro, os originais das DIRM, agrupados por pases ou freguesias de naturalidade dos cidados apresentados e por ordem alfabtica dos nomes; f) Remeter ao DPJ/EMFA os pedidos de adiamento das provas de classificao e seleco, acompanhados dos certificados comprovativos da residncia na respectiva rea de jurisdio dos cidados requerentes, iniciada anteriormente ao ano em que completaram 18 anos de idade; g) Entregar aos cidados recenseados, a partir do ms de Setembro, as cdulas militares recebidas do DPJ/EMFA;

1. s Cmaras Municipais incumbe: a) Receber, durante o ms de Janeiro, os cidados residentes na rea do Concelho que em cada ano civil completam 18 anos de idade, e que se apresentam ao recenseamento militar; b) Receber dos cidados apresentados as DIRM, verificar o seu correcto preenchimento em funo dos documentos de identificao exibidos e entregar o recibo comprovativo da apresentao; c) Entregar aos cidados apresentados a informao escrita a que se refere o n 1. do artigo 17 da LSM; d) Remeter ao DPJ/EMFA, at 31 de Maro, os originais dos DIRM, agrupados por freguesias ou pases de naturalidade dos cidados apresentados e por ordem alfabtica dos respectivos nomes; e) Proceder entrega aos cidados recenseados, a partir do ms de Setembro, das cdulas militares remetidas pelo DPJ/EMFA;

386 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 h) Entregar aos respectivos destinatrios os certificados de adiamento recebidos do DPJ/ EMFA; i) Proceder afixaco de editais, avisos e de outros documentos referentes s operaes de recrutamento militar. 2. O presente artigo no se aplica aos cidados nacionais residentes permanentes no estrangeiro
Artigo 19 (Orgos de Justia) Artigo 22 (Outros rgos civis)

1. Aos Centros de Orientao Escolar e Profissional incumbe colaborar com o CCSFA nas operaes do recrutamento geral que tm por finalidade determinar o grau das aptides psicofsicas dos cidados recenseados para efeitos da prestao do servio militar. 2. Aos restantes rgos e servios da Administrao Pblica incumbe apoiar os rgos de recrutamento e colaborar no recenseamento militar. CAPITULO III Recrutamento Geral
SECO I Recenseamento militar Artigo 23 (Bases de recenseamento)

1. Aos Tribunais e ao Servio Responsvel pela Gesto dos Recursos Humanos do Sector da Justia incumbe comunicar ao DPJ/EMFA a situao dos cidados que se encontrem abrangidos pelas disposies previstas na alnea b) do n 5 e n 6 do artigo 28 da LSM, respectivamente; 2. A Direco-Geral dos Servios Penitencirios incumbe: a) Providenciar o preenchimento das DIRM pelos reclusos em estabelecimentos prisionais que, em cada ano civil, completam 18 anos de idade e que o no possam fazer pessoalmente, no ms de Janeiro, nas Cmaras Municipais. b) Remeter ao DPJ/EMFA, at ao final de Fevereiro, os originais das DIRM preenchidas e agrupadas por freguesias ou pases de naturalidade dos reclusos referidos na alnea anterior e por ordem alfabtica dos nomes. c) Comunicar ao DPJ/EMFA o cumprimento das penas de priso aplicadas pela prtica de ilcitos criminais previstos da LSM.
Artigo 20 (Orgos de Ensino)

O recenseamento militar tem por base os registos de nascimento, sendo actualizado e complementado atravs das DIRM, a preencher pelos cidados no acto de apresentao ao recenseamento militar.
Artigo 24 (Ficheiro informtico)

O ficheiro informtico anual de todos os cidados a recensear, tem como base os BIRM;
Artigo 25 (Nmero de Identificao Militar)

A cada cidado constante do ficheiro informtico atribudo, de forma aleatria, um nmero de identificao militar (NIM).
Artigo 26 (Divulgao pblica)

Aos estabelecimentos de ensino pblico e privados oficialmente reconhecidos incumbe: a) Emitir certificados de habilitaes literrias e de matrcula nos respectivos cursos referentes aos cidados sujeitos ao cumprimento de obrigaes militares; b) Afixar os editais e avisos referentes s operaes de recrutamento recebidos do DPJ/ EMFA.
Artigo 21 (Orgos de Sade)

A obrigatoriedade de apresentao dos cidados para efeitos de recenseamento amplamente divulgada nos 90 dias anteriores ao incio das operaes e nomeadamente atravs de: a) Editais a afixar, durante o ltimo trimestre de cada ano, nas Cmaras Municipais, sedes dos rgos inframunicipais, estabelecimentos de ensino secundrio e superior, Departamento de Pessoal e Justia das Foras Armadas, Comandos das Regies Militares e Comando da Guarda Costeira, Postos Consulares e demais lugares pblicos habituais; b) Avisos a divulgar, durante os meses de Dezembro e Janeiro, em rgos de comunicao social nacional.
Artigo 27 (Obrigatoriedade de apresentao ao recenseamento)

Aos estabelecimentos hospitalares e Delegacias de Sade, incumbe: a) Providenciar pelo preenchimento das DIRM dos cidados internados que, em cada ano civil, completam 18 anos de idade e que o no possam fazer pessoalmente nas Cmaras Municipais durante o ms de Janeiro; b) Remeter ao DPJ/EMFA, at ao final de Fevereiro, os originais das DIRM preenchidas e agrupadas por freguesias ou pases de naturalidade e por ordem alfabtica dos nomes; c) Colaborar com o CCSFA nas operaes do recrutamento geral que tm por finalidade determinar o grau das aptides psicofsicas dos cidados recenseados para efeitos de prestao do servio militar.

1. Todo o cidado, por si ou atravs do seu representante legal, deve apresentar-se na Cmara Municipal ou no Posto Consular da rea do seu domiclio ou da rea mais prxima, durante o ms de Janeiro do ano em que completa 18 anos de idade, para efeitos de recenseamento militar. 2. Aos cidados domiciliados no estrangeiro ainda permitida a apresentao por meio de carta registada, com aviso de recepo, que consiste na remessa ao Posto Consular, em envelope fechado, da DIRM previamente solicitada atravs do mencionado Posto Consular.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 3. No caso de ser decretada a mobilizao militar geral, nos termos do artigo 42 da LSM, a idade de apresentao ao recenseamento poder passar a ser de 16 anos.
Artigo 28 (Identificao no acto de apresentao)

387

DPJ/EMFA ou Posto Consular da rea do seu domiclio at 30 dias aps a data limite de recenseamento. 2. Os cidados notados faltosos sero: a) Objecto de participao ao Ministrio Pblico, para efeitos do disposto na alnea b) do n 1 do artigo 52 da LSM; b) Convocados para as provas de classificao e seleco na poca prpria e integrados no contingente anual a que pertencem.
SECO II (Classificao e Seleco) Artigo 33 (Objectivo)

1. No acto de apresentao ao recenseamento o cidado deve ser portador do bilhete de identidade ou passaporte e, na situao referida no nmero 2 do artigo anterior, na remessa conjunta de fotocpia autenticada do documento de identificao nacional. 2. No caso da apresentao ser feita por representante legal este deve ser portador da respectiva identificao e do bilhete de identidade ou passaporte do recenseado ou de fotocpia autenticada de um desses documentos.
Artigo 29 (Informao ao recenseado)

1. Os cidados recenseados so submetidos a um conjunto de provas de classificao e seleco com o objectivo de avaliar o seu grau de aptido psicofsica para efeitos da prestao do servio militar. 2. As provas referidas no n 1 abrangem: a) Provas a realizar pelo CCSFA; b) Exames complementares de diagnstico que se revelem necessrios avaliao da capacidade psicofsica dos cidados; c) Provas complementares de seleco.
Artigo 34 (Atribuio de classificao)

l. No acto de apresentao ao recenseamento, o cidado tem direito a receber informao escrita descrevendo os objectivos do servio militar, as possibilidades e oportunidades que este lhe oferece. 2. No caso da apresentao ser feita por carta, nos termos da LSM e deste Regulamento, a informao escrita a que se refere o nmero anterior ser remetida pelo Posto Consular conjuntamente com o recibo comprovativo do recebimento da DIRM.
Artigo 30 (Preferncia dos cidados)

Os cidados interessados na prestao do servio efectivo normal em ano anterior quele em que completam 20 anos de idade, podero declarar essa sua preferncia no acto de recenseamento, requerendo a antecipao das provas de classificao e seleco nos termos regulamentares.
Artigo 3l (Cdula militar)

Como resultado da realizao das provas de que trata o artigo anterior, atribuda aos cidados recenseados uma das seguintes classificaes: a) Apto ou inapto, consoante satisfaa ou no o perfil psicofsico requerido para a prestao do servio militar; b) A aguardar classificao, se de imediato no satisfaz o perfil requerido, mas revela possibilidades de evoluo susceptvel de o atingir.
Artigo 35 (Famlias de especialidades)

1. A cdula militar destina-se a identificar militarmente os cidados durante o tempo em que se mantm sujeitos s obrigaes militares, excepo do perodo de incorporao, e nela sero averbados os dados da respectiva situao militar e todos os demais elementos informativos relativos ao cumprimento das aludidas obrigaes militares. 2. A cdula militar levantada pelo respectivo titular na Cmara Municipal ou Posto Consular onde tiver efectuado a apresentao ao recenseamento, durante o ltimo trimestre do ano em que completa 18 anos de idade ou, a partir de Agosto do ano seguinte, no DPJ/ /EMFA. 3. Aps a incorporao, a cdula militar substituda pelo carto de identificao militar, sendo, por isso, recolhida pela unidade militar de incorporao e includa no processo individual do militar. 4. No final do cumprimento do servio efectivo a cdula militar devolvida ao respectivo titular contra a entrega do carto de identificao militar.
Artigo 32 (No apresentao ao recenseamento militar)

Os cidados classificados de aptos sero agrupados em famlias de especialidades, de acordo com as suas aptides fsicas, psquicas, tcnicas, profissionais e outras, tendo em vista a sua distribuio futura pelas diferentes especialidades das foras terrestres e da guarda costeira.
Artigo 36 (Provas complementares)

1. Podem os CCSFA realizar provas complementares de seleco, envolvendo a colaborao de servios especializados e de unidades militares interessadas, tendo em vista o alistamento de recrutas destinadas a especialidades especficas das FA. 2. As provas complementares de seleco so realizadas a pedido expresso do CRM interessado ou do CGC e nas condies acordadas previamente com o EMFA.
Artigo 37 (Critrios para determinao das classificaes)

1. O cidado que no se apresente ao recenseamento militar no prazo previsto na LSM e neste Regulamento, dever regularizar a sua situao militar no

1. As classificaes referidas no artigo 34 so determinadas com base na aplicao da Tabela de Perfis Psicofsicos e de Inaptides para uso pelas Comisses de Classificao (CDC) dos CCSFA.

388 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 2. A seleco dos cidados classificados de apto efectuada segundo normas elaboradas pelos CCSFA, de acordo com os planos de necessidades apresentados pelos CRM e CGC e aprovados pelo CEMFA. 3. As condies de acesso dos cidados classicados de aptos aos cursos para as diferentes categorias de pessoal das FA so estabelecidas em diplomas prprios.
Artigo 38 (Contingente anual a classificar)

pais e locais habituais do Concelho por onde tenham sido recenseados e atravs de avisos difundidos nos rgos de comunicao social. 2. Os cidados a quem foi cancelado ou a quem no foi concedido adiamento das provas, constaro de editais e avisos adicionais a afixar nos locais referidos no nmero anterior, na primeira semana do ms de Abril do ano em que cessou o adiamento. 3. Dos editais referidos nos nmeros anteriores constaro a data, hora e local onde os cidados se devem apresentar, bem como indicaes referentes ao levantamento das requisies de transporte se a elas houver lugar. 4. Os editais sero enviados pelo DPJ/EMFA, durante a primeira quinzena do ms de Agosto, s Cmaras Municipais, que procedero sua afixao nos termos regulamentares. 5. A convocao pode ser entregue pessoalmente pelo DPJ/EMFA ou enviada por via postal com aviso de recepo nos casos especiais previstos no presente Regulamento e no constantes dos editais.
Artigo 40 (Apresentao s provas)

1. As provas de classificao e seleco decorrem normalmente no ano em que os cidados recenseados completam 19 anos de idade. 2. A idade de apresentao s provas de classificao e seleco, poder ser de 17 anos no caso de decretada a mobilizao militar geral, nos termos do artigo 42 da LSM. 3. As provas referidas nos nmeros anteriores podem ser realizadas a partir do ms de Outubro do ano anterior, se exigncias de natureza funcional ou necessidade urgente de cumprimento de prazos pelos CCSFA assim o impuserem. 4. So submetidos s provas de classificao e seleco fora do perodo normal de classificao os cidados : a) Autorizados a antecipar o ano normal da incorporao; b) Recenseados posteriormente poca normal por motivos de omisso, naturalizao ou outro;

1. Os cidados devem apresentar-se s provas referidas nos artigos antecedentes munidos do bilhete de identidade ou passaporte e da cdula militar, bem como do certificado de habilitaes literrias e profissionais e de outros elementos que possam contribuir para a sua adequada classificao e seleco. 2. Os cidados que, nos termos da LSM e do presente Regulamento, pretendam ter prioridade no alistamento na reserva territorial, devem ser portadores de certido comprovativa do seu estado civil, se for casado, e declarar, sob compromisso de honra, os encargos de famlia e o nmero de irmos, os quais deve comprovar com documento emitido pelas autoridades locais da freguesia de sua residncia. 3. No caso de ocorrerem factos supervenientes, o certificado de habilitaes literrias e profissionais e os documentos referidos no nmero anterior devem ser apresentados no DPJ/EMFA, pelo recruta interessado, at 15 de Novembro do ano anterior ao da incorporao.
Artigo 41 (Preferncias dos cidados)

c) Na situao de "a aguardar classificao"; d) Que deixem de ser alunos de estabelecimentos de formao eclesistica, membros dos institutos religiosos ou ministros de confisses religiosas oficialmente reconhecidas no pas; e) Que tenham perdido o direito ao regime de adiamento de obrigaes militares ou dele desistido;

f) Que tenham terminado o curso superior ou secundrio ou formao tcnico-profissional e vinham beneficiando do regime de adiamento; g) Que tenham ultrapassado o perodo de quatro anos contado a partir da data a que foram sujeitos a provas de classificao e seleco, sem que tenham sido convocados para incorporao ou alistados na reserva territorial; h) Que tenham deixado de ser abrangidos pela situao de excluso temporria prevista no n 6 do artigo 28 da LSM, antes de 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade; i) Que tenham cessado a situao de objector de conscincia, dentro dos limites de idade para o cumprimento das obrigaes militares fixadas na lei
Artigo 39 (Convocao para as provas)

1. Os cidados classificados de apto podem manifestar, no momento da prestao das provas de classificao e seleco, a sua preferncia relativamente especialidade nas foras terrestres ou na guarda costeira, turno de incorporao e rea geogrfica em que desejam cumprir o servio efectivo normal, preenchendo o impresso prprio que lhes ser facultado pelos CCSFA. 2. As preferncias manifestadas sero tidas em conta na execuo do alistamento sempre que os resultados da classificao e seleco o permitam e delas no resultem prejuzos para as Foras Armadas.
Artigo 42 (Proclamao de recrutas)

1. Os cidados recenseados so convocados para as provas de classificao e seleco, com uma antecedncia mnima de 45 dias, por meio de editais a afixar durante a ltima semana de Agosto nas Cmaras Munici-

No final das provas de classificao e seleco, os cidados classificados apto sero proclamados recrutas, prestando de seguida o compromisso de honra.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 43 (Compromisso de honra) Artigo 47 (Antecipao das provas)

389

O compromisso de honra prestado na presena do Director do CCSFA ou seu representante legal, de acordo com a seguinte frmula: "Como cabo-verdiano e nos termos da Constituio e demais leis da Repblica, comprometo-me a cumprir cabal e fielmente as obrigaes militares."
Artigo 44 (Validade das provas)

1. A fim de possibilitar aos cidados interessados a prestao do servio efectivo normal em ano anterior quele em que completam 20 anos de idade, poder ser autorizada a antecipao das provas de classificao e seleco. 2. A antecipao das provas a que se refere o nmero anterior requerida ao CEMFA, atravs do DPJ/ EMFA, at 31 de Maro do ano em que os cidados requerentes completam os 18 anos de idade. 3. Do despacho que recair em requerimento formulado nos termos dos nmeros anteriores deve ser dado conhecimento aos interessados, no prazo de 30 dias directamente ou por via postal com aviso de recepo. 4. Em caso de deferimento, do despacho ser ainda dado conhecimento ao CCSFA.
Artigo 48 (Inspeco domiciliria)

1. As provas de classificao e seleco so vlidas por um perodo de quatro anos, a contar a partir do ltimo dia da sua prestao. 2. Findo o perodo de validade referido no nmero anterior sem que o cidado tenha sido convocado para a incorporao ou alistado na reserva territorial, dever o mesmo ser submetido a novas provas de classificao e seleco.
Artigo 45 (Alterao do local das provas)

1. Os cidados que pretendam ser submetidos s provas de classificao e seleco em local diferente ao indicado pelo CCSFA, por motivo de mudana temporria ou definitiva de residncia, devero requerer a alterao ao CEMFA, atravs do DPJ/EMFA. 2. O requerimento a solicitar a mudana do local das provas dever ser devidamente fundamentado e apresentado at 31 de Maio do ano em que os requerentes completem 19 anos de idade. 3. Do despacho do CEMFA deve ser dado conhecimento aos requerentes no prazo de 30 dias, directamente ou por via postal com aviso de recepo. 4. Em caso de deferimento, do despacho ser ainda dado conhecimento ao CCSFA.
Artigo 46 (Repetio de provas)

1. Os cidados que sejam portadores de leses ou doenas que lhes iniba de comparecer s provas de classificao e seleco na data, hora e local determinados no edital convocatrio, podero requer que sejam submetidos inspeco domiciliria. 2. O requerimento a solicitar a inspeco domiciliria deve ser dirigido ao CEMFA, atravs do DPJ/ EMFA, at 30 dias antes da data marcada no edital convocatrio, acompanhado de atestado mdico passado pelo delegado de sade ou seu substituto legal. 3. O despacho que recair no requerimento ser dado conhecimento aos interessados, pessoalmente ou por via postal com aviso de recepo.
Artigo 49 (Junta especial de inspeco)

1. Os cidados a aguardar classifio, nos termos da alnea b) do artigo 34, voltam a prestar provas no ciclo de classificao seguinte, mediante convocao do DPJ/EMFA. 2. No caso de ocorrerem circunstancias supervenientes susceptveis de alterar a classificao "apto", atribuda nos termos do artigo 34, at incorporao do recruta ou, depois desta, durante a fase de preparao militar geral, poder haver lugar repetio das provas de classificao e seleco. 3. A iniciativa conducente repetio das provas a que se refere o nmero anterior : a) Do recruta, at incorporao e durante a fase de preparao militar geral que, para o efeito, a dever requerer ao CEMFA, acompanhado da respectiva documentao comprovativa dos factos evocados; b) Do Comandante da unidade de incorporao, durante a fase de preparao militar geral, que propor ao CEMFA a sua realizao. 4. Na repetio de provas a que se refere o nmero anterior os cidados sero reclassificados definitivamente.

1. Em caso de deferimento do requerimento de inspeco domiciliria, do despacho ser ainda dado conhecimento ao CCSFA a quem compete providenciar a deslocao residncia do requerente de uma Junta Especial de Inspeco (JEI). 2. A JEI ser constituda por despacho do CEMFA, mediante proposta do Director do CCSFA; 3. A JEI procede observao directa, verifica da capacidade do requerente e elabora o relatrio conclusivo. 4. O CCSFA poder promover a apresentao dos cidados abrangidos pela inspeco domiciliria em estabelicentos de sade, para efeitos de exames complementares, sendo as despesas decorrentes da deslocao suportadas pelo Estado.
Artigo 50 (No comparncia s provas)

1. A justificao da falta a que se refere o artigo 24 da LSM deve ser requerida ao CEMFA, atravs do DPJ/EMFA, no prazo mximo de 30 dias, competindo ao requerente apresentar prova documental do motivo apresentado. 2. Constituem motivos justificativos da falta: a) Doena grave ou acidente que tenha impossibilitado a apresentao do requerente no CCSFA;

390 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 b) Doena grave ou acidente de familiar quando a assistncia do requerente seja indispensvel; c) Nascimento de filho nos trs dias anteriores data marcada para a realizao das provas; d) Falecimento do cnjuge, unido de facto reconhecvel judicialmente, ascendente, descendente ou irmo nos quatro dias anteriores ou no prprio dia em que a falta se deu; e) Casamento nos 10 dias anteriores ao da realizao das provas; f) Cumprimento de pena de priso; g) Realizao de exame em estabelecimentos de ensino pblico ou privado oficialmente reconhecido, no prprio dia da realizao das provas ou nos dois dias seguintes; h) Outros motivos de fora maior devidamente comprovados.
Artigo 54 (Recurso da classificao atribuda)

1. Os cidados inconformados com a classificao atribuda podem, nos termos do artigo 22 da LSM, interpr recurso hierrquico para o CEMFA. 2. O recurso, devidamente fundamentado, ser apresentado, atravs do CCSFA, no prazo mximo de quinze dias teis. 3. O recurso, depois de informado pelo Director do CCSFA, remetido ao CEMFA, com conhecimento do DPJ/EMFA, no prazo de cinco dias a contar da data do seu recebimento. 4. A deciso do CEMFA, a tomar no prazo de quarenta e cinco dias a contar da data do recebimento do recurso no CCSFA, ser antecedida de novos exames psicofsicos para cuja realizao ser o recorrente convocado, pessoalmente ou por carta registada com aviso de recepo.
SECO III Distribuio e Alistamento Artigo 55 (Finalidade)

3. No prazo mximo de 30 dias, a contar da data do recebimento do requerimento, deve ser dado conhecimento ao cidado interessado, pessoalmente ou por via postal com aviso de recepo, do despacho recado sobre a justificao apresentada.
Artigo 51 (Nova convocao para as provas)

Em face da justificao e independentemente do despacho que recair no requerimento, o cidado a que se refere o artigo anterior imediatamente convocado para a prestao de provas.
Artigo 52 (Compelidos)

A distribuio e alistamento constituem a operao do recrutamento geral que tem por finalidade a atribuio dos recrutas s foras terrestres e guarda costeira.
Artigo 56 (Distribuio)

1. Os cidados notados compelidos nos termos do nmero 1 do artigo 24 da LSM sero: a) Objecto de participao ao Ministrio Pblico, para efeitos do disposto na alnea a) do n 1 do artigo 52 da LSM; b) Convocados para a prestao de provas de classificao e seleco e integrados no contingente anual seguinte. 2. Os compelidos prestao do servio militar no podem ser considerados excedentrios e nem beneficiar da antecipao da passagem situao de disponibilidade.
Artigo 53 (Transporte, alojamento e alimentao)

De acordo com os critrios de distribuio previamente aprovados nos termos do n 2 do artigo 25 da LSM e com base nos quantitativos de pessoal a incorporar nas diferentes especialidades, fixados pelo Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional, o CEMFA aprova o plano de distribuio anual.
Artigo 57 (Alistamento)

1. O alistamento efectuado pelo DPJ/EMFA, tendo em conta os critrios gerais definidos pelo CEMFA, as especialidades para que os recrutas foram selecionados, os graus de aptido revelados, os NIM atribudos e as preferncias manifestadas. 2. O resultado do alistamento ser publicado nos editais de incorporao. 3. Os quantitativos a atribuir a cada especialidade sero acrescidos de uma reserva de incorporao destinada a suprir eventuais quebras ou necessidades adicionais de pessoal a incorporar. 4. Aps a incorporao do ltimo turno do contingente anual a que pertencem, os recrutas excedentrios sero alistados na reserva territorial, podendo, no entanto, cumprir o servio efectivo normal, a seu pedido. CAPITULO IV Recrutamento Especial
SECO I Disposies comuns Artigo 58 (Efectivao do recrutamento)

1. Nas deslocaes de e para os locais de prestao das provas de classificao e seleco poder ser concedido transporte por conta do Estado, desde que os cidados interessados o solicitem, por intermdio das Cmaras Municipais, com uma antecedncia mnima de 30 dias. 2. Em caso de deferimento, as requisies de transporte sero levantadas na Cmara Municipal do Concelho de recenseamento do requerente, exceptuando-se as referentes aos cidados a quem foi concedida alterao do local de realizao das provas, que devero levant-las na Cmara Municipal da rea da sua residncia. 3. Aos cidados a submeter s provas de classificao e seleco ser fornecido alojamento e alimentao porconta do Estado, durante o perodo da sua efectivao.

1. O recrutamento especial, nos termos do artigo 31 da LSM, efectuado pela Regio Militar interessada

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 ou pela Guarda Costeira, de acordo com a regulamentao prpria eo respectivo plano de necessidades especficas. 2. Revestindo carcter genrico, o recrutamento especial ser assumido pelo DPJ/EMFA.
Artigo 59 (Comunicao do acto de incorporao)

391

Artigo 64 (Candidatura de militares em servio efectivo normal)

Os militares oriundos do recrutamento geral que se encontrem a prestar servio efectivo normal podem candidatar-se prestao de servio efectivo nos quadros permanentes ou efectivo em regime de voluntariado, segundo as condies de admisso previstas no Estatuto dos Militares e demais legislao aplicvel.
Artigo 65 (Regresso situao anterior)

A incorporao efectuada atravs do recrutamento especial, nos termos do n 1 do artigo antecedente deve ser comunicada ao DPJ/EMFA pelo Comando da Regio Militar de recenseamento ou da Guarda Costeira no prazo de 30 dias.
Artigo 60 (Condies de admisso)

1. O recrutamento especial, com vista prestao do servio efectivo nos quadros permanentes ou de servio efectivo normal em regime de voluntariado, aplica-se aos cidados que, por deciso prpria, livremente expressa, se proponham prestar servio nessa modalidade nas condies estabelecidas na LSM e demais legislao aplicvel. 2. Constituem condies gerais de admisso ao recrutamento especial: a) Ter o mnimo de 17 anos de idade; b) Estar autorizado pelos pais ou por quem detenha "de facto" ou "de Jure" a titularidade do exerccio do poder paternal; c) Ter aptido psicofsica adequada forma de prestao de servio efectivo a que se destina; d) Ter bom comportamento moral e civil. 3. As condies especiais de admisso sero definidas emdiplomas prprios.
Artigo 61 (Requerimento de admisso)

1. Para efeitos do disposto no n 1 do artigo anterior, o cidado interessado dever apresentar requerimento ao CEMFA, indicando se pretende alistar-se nas foras terrestres ou na guarda costeira. 2. Do despacho que recair no requerimento deve ser dado conhecimento ao requerente, com a indicao da data da incorporao, em caso de deferimento.
Artigo 62 (Cumprimento do tempo de servio)

Os cidados que se vincularem prestao do servio efectivo em regime de voluntariado obrigam-se a cumprir as normas regulamentares dessa forma de prestao de servio e a durao legalmente fixada.
Artigo 63 (Seleco de candidatos)

1. A seleo dos candidatos prestao do servio nos quadros permanentes ou servio efectivo em regime de voluntariado, obedece s condies gerais previstas na LSM e neste Regulamento e especiais definidas em regulamentao prpria de acordo com as especificidades das especialidades das foras terrestres a que se destinam ou da guarda costeira. 2. A seleco pode ser efectuada por concurso, o qualengloba, em regra, provas de aptido fsica e psicotcnica, de conhecimentos culturais e tcnico profissionais, inspeces mdicas, estgios de adaptao ou participao em actividades de natureza militar.

1. Os cidados que no tenham sido seleccionados ou que no concluam com aproveitamento a preparao militar geral, por motivos disciplinares ou escolares, regressam situao anterior, para efeitos de cumprimento das obrigaes militares. 2. Os cidados que tenham frequentado cursos de formao para ingresso nos quadros permanentes e que, nos termos dos respectivos regulamentos escolares, concluram com aproveitamento a prepara1o militar geral, so considerados como tendo cumprido o servio efectivo normal, se a soma dos perodos de preparao geral e dafrequncia do curso de formao for igual ou superior ao perodo fixado para a durao desse mesmo servio. 3. Os cidados referidos no nmero 2 podem ser autorizados, em caso de excluso ou desistncia: a) A completar o servio efectivo normal na especialidade a que se destinavam, nas condies que o CEMFA estabelecer, se a soma dos perodos de preparao militar geral e da frequncia do curso de formao for inferior ao perodo fixado para a durao do servio efectivo normal; b) A transitar, aps o cumprimento do servio efectivo normal, para outra forma de prestao de servio efectivo na especialidade a que se destinavam. 4. Os cidados destinados ao servio efectivo em regime de voluntariado que no obtenham aproveitamento nos respectivos cursos de formao: a) So considerados como tendo cumprido o servio efectivo normal, se a soma do perodo da preparao militar geral e da frequncia dos cursos de formao for igual ou superior ao perodo fixado para a durao desse servio; b) Podero ser autorizados a completar o servio efectivo normal na especialidade a que se destinavam, nas condies que o CEMFA estabelecer, se a soma do perodo da preparao militar geral e da frequncia dos cursos de formao for inferior ao perodo fixado para a durao do servio efectivo normal. 5. Os cidados referidos nas alneas a) e b) dos nmeros 3 e 4, respectivamente, que no queiram ou no sejam autorizados a prestar servio na especialidade a que se destinavam regressam situao anterior, para completar o cumprimento das suas obrigaes militares. 6. O regresso situao anterior a que se referem os nmeros 1 e 4 antecedentes ser comunicado ao DPJ/ EEMFA pelo CRM respectivo ou CGC onde o cidado presta servio em regime de recrutamento especial.
Artigo 66 (Passagem ao escalo de disponibilidade)

1. Os militares em servio efectivo em regime de voluntariado passam ao escalo de disponibilidade findo

392 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 o perodo de tempo a que se vincularam, salvo se for autorizada a sua prorrogao at ao limite mximo fixado na lei ou se ingressarem nos quadros permanentes. 2. Do disposto no nmero anterior exceptuam-se os militares que se encontrem com baixa hospitalar no momento em que devam passar disponibilidade, de acordo com disposies estatutrias prprias. Seco II
Quadros permanentes Artigo 67 (Ingresso nos quadros permanentes)

1. Os cidados selecionados para ingresso nos quadros permanentes das FA frequentam, normalmente, um curso de formao ou habilitao, cuja aprovao constitui condio de ingresso no quadro respectivo. 2. Os militares que frequentem os cursos referidos no nmero anterior so considerados militares alunos, ficando sujeitos legislao prpria, aos respectivos regulamentos escolares e ao regime geral de deveres e direitos respeitantes aos militares da forma deprestao de servio a que se destinam. 3. O ingresso nos quadros permanentes, a prestao de servio e o desenvolvimento das carreiras dos oficiais, sargentos e praas so regulados por disposies estatutrias prprias, nomeadamente no Estatuto dos Militares.
SECO III Regime de voluntariado Artigo 68 (Ingresso no regime de voluntariado)

1. O servio efectivo em regime de voluntariado destina-se ao eventual recrutamento de militares para os quadros permanentes ou ao prolongamento do perodo nas fileiras dos cidados em servio efectivo normal que desejam manter-se ao servio com vista satisfao temporria das necessidades das FA. 2. O regime de voluntariado regulado por disposies estatutrias prprias e por outras de natureza especfica.
Artigo 69 (Aces de formao)

a) Possuam habilitaes para se candidatarem ao ensino superior at ao ano em que completam 20 anos de idade; b) Frequncia, no estrangeiro, de curso de nvel superior, secundrio ou tcnico-profissional, at completarem o penltimo ano do curso e enquanto comprovarem capacidade para o concluir sem exceder 19+N+1 anos de idade, para cursos de durao no superior a 5 anos, ou 19+N+2, para cursos de durao superior a 5 anos, em que N traduz o nmero de anos de durao do curso. 2. O adiamento a que se refere a alnea b) do nmero anterior concedido : a) Por um perodo inicial de N-1 anos; b) Por perodos anuais aps o perodo inicial. 3. O limite mximo do adiamento a que se refere os nmeros anteriores o dia 31 de Dezembro do ltimo ano que resultar da aplicao da formula neles referida, sendo a sua renovao concedida exclusivamente para cursos ou formaes de post-graduao ou se o beneficirio provar que o atraso na concluso dos seus estudos se ficou a dever a razes de fora maior que no lhe sejam directamente imputveis. 4. Os cidados adiados nas condies referidas no nmero 1 sero submetidos s provas de classificao e seleco no ltimo ano de frequncia do curso. 5. A renovao do adiamento a que se refere o nmero 3 concedido por um perodo igual ao da durao do curso ou formao de post-graduao, no podendo, em qualquer circunstncia, exceder o dia 31 de Dezembro do ano em que os requerentes completam 30 anos de idade, para os cursos de formao de nvel superior ou secundrio ou 25 anos para os de formao tcnico-profissional, sendo submetidos s provas de classificao e seleco durante o ltimo ano do curso ou formao, de acordo com os respectivos planos de estudos.
Artigo 71 (Adiamento de incorporao)

Os militares admitidos para a prestao de servio efectivo em regime de voluntariado, nos termos da LSM e deste Regulamento, podero, enquanto durar a prestao desse servio, ser objecto de aces de formao adequadas sua especialidade e valorizao profissional, tendo em vista o seu eventual ingresso nos quadros permanentes ou posterior insero ou reinsero da vida activa civil. CAPITULO V
Adiamento, iseno, dispensa e excluso temporria SECO I Adiamento por motivo de estudos Artigo 70 (Adiamento das provas de classificao e seleco)

1. Podero ser adiados das provas de classificao e seleco os cidados que se encontrem abrangidos por uma das seguintes situaes:

1. Poder ser concedido adiamento de incorporao aos recrutas que estejam numa das seguintes situaes: a) Frequentem, no pas ou no estrangeiro, curso de nvel superior, secundrio ou de formao tcnico-profissional e demonstrem possibilidades de o concluir sem exceder os 20+N+1 anos de idade, para cursos de durao no superior a 5 anos, ou 20+N+2, para cursos de durao superior a 5 anos, em que N representa o nmero de anos necessrios concluso do curso previsto no respectivo currculo; b) Pretendam uma formao de post-graduao, no podendo, em qualquer circunstncia, exceder o dia 31 de Dezembro do ano em que os requerentes completam 30 anos de idade para os cursos de nvel superior ou secundrio ou 25 anos para os tcnico-profissionais, sendo submetidos s provas de classificao e seleco, se a elas houver lugar, durante o ltimo ano do curso ou formao, de acordo com os respectivos planos de estudos. 2. Os recrutas que exeram funes docentes em estabelecimentos de ensino pblico ou privado oficial-

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 mente reconhecido, podero requerer que a sua incorporao se verifique aps o trmino do ano escolar.
Artigo 72 (Processo)

393

3. O requerimento dever ser acompanhado de atestado de residncia, devendo o primeiro pedido ser formulado no ano em que o cidado completa 18 anos de idade. 4. Em caso de deferimento, o adiamento das provas de classificao e selecco ser averbado na cdula militar do requerente pelo DPJ/EMFA que, para o efeito, ser contactado atravs do posto consular. 5. O cidado beneficirio de adiamento nos termos deste artigo, perde direito a ele se permanecer no territrio nacional por mais de 100 dias em cada ano civil, salvo se, por motivo atendvel, for prviamente autorizado pelo CEMFA. 6. Ultrapassados os 100 dias a que se refere o nmero anterior o cidado dever apresentar-se no DPJ/ EMFA, a fim de lhe ser comunicada a data de realizao das provas de classificao e seleco. 7. O cidado em regime de adiamento nos termos deste artigo, dever, em Janeiro do ano em que completa 31 anos de idade, enviar ao DPJ/EMFA, atravs do posto consular, a respectiva cdula militar para averbamento do alistamento na reserva territorial.
Artigo 75 (Doena prolongada)

1. Os cidados que pretendam o adiamento das provas de classificao e seleco, devem manifestar a sua pretenso no acto do recenseamento e, na sequncia, requere-lo at 30 de Novembro do ano em que completam 18 anos de idade. 2. Os recrutas que pretendam beneficiar de adiamento de incorporao devem: a) Manifestar essa pretenso at 30 de Novembro do ano anterior ao da incorporao; b) Comprovar documentalmente at 15 de Dezembro de cada ano a manuteno dos pressupostos justificativos o adiamento.

3. Os requerimentos a solicitar os adiamentos de que tratam os artigos 70 e 71 devem ser dirigidos ao CEMFA devidamente instrudos com os indispensveis elementos probatrios, sendo os despachos que neles recair dado conhecimento aos interessados, pessoalmente ou por via postal com aviso de recepo. 4. Em caso de deferimento, o adiamento das provas de classificao ou o adiamento de incorporao, conforme o caso, ser averbado na cdula militar do requerente pelo DPJ/EMFA que, para o efeito, convocar a presena do interessado que se apresentar pessoalmente ou por intermdio do seu representante legal.
Artigo 73 (Apresentao ou comunicao ao DPJ/EMFA)

1. Mediante requerimento dirigido ao CEMFA, por intermdio do DPJ/EMFA, a apresentar por si ou seu representante legal, os cidados que sofram de doena presumivelmente prolongada podero ser adiados das provas de classificao e seleco ou da incorporao. 2. O requerimento dever ser formulado at 30 dias antes da data prevista para a realizao de qualquer dos actos referidos no nmero 1 e obrigatoriamente acompanhado de atestado mdico, passado pelo delegado de sade ou relatrio do estabelecimento hospitalar, comprovando o carcter prolongado da doena. 3. Em caso de deferimento, o DPJ/EMFA dar andamento ao adiamento solicitado junto do CCSFA ou da unidade incorporadora, com conhecimento ao requerente ou seu representante legal. 4. Anualmente e enquanto no se encontrar clinicamente curado, o cidado dever enviar ao DPJ/EMFA atestado mdico ou relatrio clnico sobre o estado da doena. 5. Finda a situao de doena ou decorrido o prazo de validade das provas previsto neste Regulamento, o cidado dever apresentar-se no DPJ/EMFA para que lhe seja marcada nova data para a prestao das provas de classificao e seleco, sendo ento classificado definitivamente. 6. Se no estiver clinicamente curado em 31 de Dezembro do ano em que complete 30 anos de idade, o cidado de que trata este artigo ser alistado na reserva territorial.
Artigo 76 (Irmo incorporado)

1. Os cidados em regime de adiamento devem apresentar-se ou comunicar ao DPJ/EMFA, por escrito, no prazo de 30 dias: a) A finalizao das circunstncias que tiverem determinado o adiamento, nos termos dos artigos anteriores; b) A desistncia do acesso a curso de nvel superior, secundrio ou tcnico-profissional e de formao pos-graduao, no pas ou no estrangeiro; c) A falta de aproveitamento que, de acordo com as disposies deste Regulamento, implique a perda de direito manuteno da situao de adiamento. 2. Em caso de incumprimento do disposto no nmero anterior, o cidado no pode beneficiar da antecipao da passagem situao de disponibilidade.
SECO II Adiamento por outros motivos Artigo 74 (Residncia no estrangeiro)

1. Os cidados que tenham a residncia no estrangeiro iniciada anteriormente a 1 de Janeiro do ano em que completam 18 anos de idade e que no detenham o estatuto de emigrante, podem ser adiados da prestao de provas de classificao e seleco at 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade, data em que passam reserva territorial. 2. O adiamento referido no nmero anterior requerido ao CEMFA, atravs do posto consular da rea de residncia do cidado interessado ou da rea mais prxima, por perodos sucessivos de quatro anos.

1. O recruta que tiver de prestar servio efectivo normal em simultneo com irmo incorporado ou a incorporar poder ser adiado da incorporao at data em que o irmo passe situao de disponibilidade. 2. Os recrutas interessados em beneficiar do adiamento nas condies referidas no nmero anterior, devero requer-lo ao CEMFA, atravs do DPJ/EMFA,

394 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 no prazo de 30 dias aps a afixao do edital de incorporao ou notificao convocatria.
SECO III Dispensa, iseno e excluso temporria de obrigaes militares Artigo 77 (Cidados do sexo feminino)

2. No acto de apresentao ser entregue ao recruta informao escrita constando, nomeadamente: a) Indicao sumria dos principais aspectos que caracterizam o seu estatuto; b) Dos objectivos das Foras Armadas nos termos da Constituio, da Lei das Foras Armadas e do Estatuto da Condio Militar; c) Da organizao histrica e funcionamento das FA.
Artigo 81 (Turnos de incorporao)

1. Nos termos do artigo 28 da LSM, os cidados do sexo feminino esto dispensados do recenseamento, das provas de classificao e seleco e da incorporao. 2. O disposto no nmero anterior no exclui a hiptese de, a seu pedido livremente expresso, os cidados do sexo feminino prestarem o servio efectivo, em regime de voluntariado, nos termos a definir em diploma prprio.
Artigo 78 (Familiar morto ou incapacitado em servio)

1. O nmero de turnos de incorporao definido pelo Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional, mediante proposta do CEMFA, ouvido o CSC. 2. As datas de incio dos turnos de incorporao so estabelecidas pelo CEMFA, em concertao com os CRM e o CGC.
Artigo 82 (Contingente anual a incorporar)

1. Os recrutas filhos ou irmos de militares mortos em campanha ou em virtude de doena e acidente resultante do cumprimento do servio militar ou de militares considerados incapazes em razo da prestao do servio efectivo, podero requerer dispensa do cumprimento do servio efectivo. 2. A dispensa requerida ao CEMFA, atravs do DPJ/EMFA, at 30 dias aps a realizao das provas de classificao e seleco ou, se j estiver alistado ou incorporado, 30 dias a contar da data do conhecimento da circunstncia determinante, devendo o requerimento ser instrudo com a prova documental dos factos alegados. 3. No caso de deferimento do pedido, os cidados dispensados sero alistados na reserva territorial.
Artigo 79 (Outras situaes)

1. O contingente anual a incorporar ser constitudo pelos recrutas que: a) Completam 20 anos de idade, excepo daqueles a quem tiver sido concedido adiamento, dispensa ou iseno de incorporao; b) Tenham sido classificados posteriormente poca normal de realizao das provas de classificao e seleco; c) Tenham sido autorizados a antecipar o cumprimento das obrigaes militares; d) Tenham deixado de beneficiar de adiamento, dispensa ou excluso temporria; e) Sejam notados refractrios; f) Aceites as causas da justificao invocada, na data da presentao, no tenham j possibilidade de obter aproveitamento na preparao militar geral a decorrer e, por esse facto, tenham sido destinados ao turno de incorporao seguinte; g) Tenham optado, no acto de recenseamento, pela antecipao para este ano de incorporao. 2. A idade do contingente anual a incorporar poder baixar para 18 anos no caso de decretada a mobilizao militar geral, nos termos do artigo 42 da LSM.
Artigo 83 (Convocao para a incorporao)

1. Podero ser isentos do cumprimento do servio efectivo normal, nos termos da LSM, deste Regulamento e demais legislao aplicvel os cidados: a) Que provem ser amparo de famlia; b) Reconhecidos como objectores de conscincia. 2. Constituem motivo de excluso temporria da prestao do servio militar, os cidados: a) A cumprir penas de priso ou arguido em corpo delito; b) Sujeitos a medidas que, pela sua natureza, sejam incompatveis com a sua presena nas fileiras. 3. Constituem tambm motivo de excluso temporria de prestao de servio militar, todos os cidados que gozem de um estatuto de desportista de alta competio. CAPTULO VI Servio efectivo normal
Artigo 80 (Incorporao)

1. A convocao dos recrutas para a incorporao feita por uma das seguintes formas: a) Por edital afixado nas Cmaras Municipais, rgos inframunicipais e demais locais pblicos dos Concelhos, na 1 quinzena do ms de Janeiro; b) Mediante notificao presencial no DPJ/ EMFA;

c) Por via postal com aviso de recepo; d) Atravs de avisos difundidos nos rgos de comunicao social; 2. Os editais devero estar afixados por um perodo de dois meses, para efeitos de consulta pblica, aps o que so arquivados.

1. No momento da incorporao o recruta dever identificar-se com o bilhete de identidade ou passaporte, apresentar a cdula militar e fazer a entrega da guia de apresentao.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 84 (Edital de incorporao) Artigo 88 (Refractrios)

395

1. Os editais de incorporao devero indicar, para cada recruta, uma das seguintes situaes: a) Incorporao; b) Reserva territorial. 2. Os editais especificaro se os recrutas foram alistados nas foras terrestres ou na Guarda Costeira, o turno e a data de incorporao e contero indicaes relativas ao levantamento da guia de apresentao e da requisio de transporte, se a ela houver lugar, bem como outras informaes de ordem geral. 3. Os editais podero, nos termos do n 3 do artigo 57, conter a meno dos recrutas destinados a suprir eventuais necessidades supervenientes das FA.
Artigo 85 (Guia de apresentao)

1. Os recrutas notados refractrios nos termos do n 1 do artigo 35 da LSM e aqueles em relao aos quais no tenha sido aceite a justificao da falta incorporao sero: a) Objecto de participao ao Ministrio Pblico, para efeitos do disposto na alnea b) do n 1 do artigo 52 da LSM; b) Destinados ao turno seguinte se na data da apresentao no tenham j possibilidade de obter aproveitamento na preparao militar geral a decorrer, devendo entrar de licena registada at ao incio deste. 2. Os recrutas nas situaes referidas no nmero anterior que no se apresentem a tempo de poder obter aproveitamento na preparao militar geral, at ao ltimo turno do seu ano de incorporao, sero novamente convocados para incorporao e integrados no contingente anual seguinte. 3. Os militares notados refractrios no podem ser considerados excedentrios e nem beneficiar de antecipao da passagem situao de disponibilidade.
Artigo 89 (Preparao militar)

Os recrutas devero levantar, na Cmara Municipal de recenseamento ou da realizao das provas de classificao e seleco, caso tenham sido autorizados a realiz-las em Concelho diferente, a guia de apresentao para entrega na unidade ou estabelecimento militar de incorporao a que foram destinados.
Artigo 86 (Requisio de transporte dos recrutas)

1. Na deslocao para a unidade ou estabelecimento militar de incorporao, ser concedido aos recrutas transporte por conta do Estado. 2. No caso da deslocao se efectuar de forma individual, o recruta proceder ao levantamento da respectiva requisio de transporte na Cmara Municipal do Concelho de recenseamento ou na da realizao das provas de classificao e seleco, caso tenha sido autorizado, nos termos regulamentares, a realiz-las em Concelho diferente.
Artigo 87 (Falta incorporao)

1. A preparao militar ter a durao mnima de 60 dias. 2. Os militares cumprindo o servio militar efectivo normal como praas, que no obtenham aproveitamento na preparao militar geral, so submetidos a novo perodo de preparao no turno seguinte. 3. Os militares destinados aos cursos de oficiais e de sargentos que, por motivo de acidente ou doena, no tiverem obtido aproveitamento na preparao militar geral so submetidos a novo perodo de preparao no turno seguinte. 4. Os militares referidos no nmero anterior que no obtenham aproveitamento na preparao militar geral por motivos disciplinares ou escolares, cumpriro o servio efectivo como praas e so submetidos a novo perodo de preparao no turno seguinte, se forem considerados como no tendo adquirido a formao militar bsica indispensvel para o cumprimento do servio efectivo normal. 5. Os militares que tenham de repetir a preparao militar geral entraro de licena registada at data de incio do turno seguinte. 6. A repetio do perodo de preparao militar geral dos militares que no obtiverem aproveitamento por motivos disciplinares feita com prejuzo da durao do servio efectivo normal.
Artigo 90 (Carto de identificao e bilhete de identidade militar)

1. Os recrutas que faltarem incorporao por motivos extraordinrias devem comunicar, no prazo de 48 horas, as razes da sua no comparncia unidade ou estabelecimento militar onde deveriam comparecer em obedincia convocao, efectuando a sua apresentao logo que cessem os motivos referidos. 2. A justificao da falta a que se refere o n 1 do artigo 35 da LSM deve ser requerida ao CEMFA, atravs da unidade ou estabelecimento militar de incorporao, devendo ser acompanhada de prova documental dos motivos invocados. 3. Consideram-se motivos justificativos da falta os constantes do n 2 do artigo 50 deste Regulamento. 4. No prazo mximo de 30 dias a contar da data da apresentao da justificao, ser dado conhecimento, pessoalmente ou por carta registada com aviso derecepo, do despacho que tiver recado sobre o requerimento apresentado. 5. Os recrutas que no se tenham apresentado incorporao por motivo de doena no domiclio, ficaro sujeitos visita do mdico militar ou do delegado de sade, expressamente convocado para o efeito pela autoridade militar competente.

1. Aos militares em servio efectivo normal ser concedido um carto de identificao militar, que no substitui o bilhete de identidade civil ou qualquer outra forma de identificao estabelecida na lei. 2. Aos militares dos quadros permanentes ser atribudo um bilhete de identidade militar que substitui, para todos os efeitos legais, o bilhete de identidade civil.

396 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 3. Os modelos de carto de identificao militar e bilhete de identidade militar constam de Portaria do Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional.
Artigo 91 (Juramento de bandeira)

b) Aps a concluso da preparao militar geral, for dada por terminada a prestao do servio efectivo normal por antecipao; c) Sejam abatidos aos quadros permanentes das FA e mantenham condies para a prestao do servio efectivo por convocao ou mobilizao. 2. Para efeitos do disposto na alnea b) do nmero 1, os critrios de determinao dos cidados conscritos a passar ao escalo de disponibilidade por determinao do CEMFA, nos termos do n 2 do artigo 39 da LSM, obedecero, prioritariamente, ao seguinte: a) Casados ou unidos de facto reconhecivel judicialmente; b) Responsveis por encargos de famlia; c) Filhos nicos ou com menor nmero de irmos. 3. Em caso de necessidade de escolha dentro de cada grupo referido nas alneas a) a c) do nmero anterior, preferiro os mais velhos aos mais novos. 4. Os cidados referidos na alnea c) do nmero 1 sero includos em classes de mobilizao diferente da que lhes corresponderia, quando disposies especficas assim o estabeleam.
Artigo 94 (Passagem s tropas licenciadas)

1. O acto do juramento de bandeira a cerimnia pblica de ratificao do compromisso de honra assumido no final das provas de classificao e seleco, prestado sob a seguinte frmula: Juro, como militar, servir a Nao e as Foras Armadas, cumprir os deveres militares e aprender com zelo quantos conhecimentos me forem ministrados. Juro defender, com honra, a Ptria, mesmo consentindo o sacrifcio da prpria vida, guardar e fazer guardar a Constituio e demais leis da Repblica. Pela Ptria a vida!" 2. O juramento de bandeira sempre prestado perante a Bandeira Nacional, por todos os militares, no final do perodo de preparao militar geral e antes do incio do perodo nas fileiras. 3. O militar que, por motivo de doena ou impossibilidade fsica no tenha podido prestar o juramento de bandeira na cerimnia pblica, dever faz-lo no gabinete do comandante, director ou chefe da unidade ou estabelecimento militar onde tiver recebido a instruo, na presena de pelo menos duas testemunhas.
Artigo 92 (Perodo nas fileiras)

Passam ao escalo de tropas licenciadas, onde se mantero at 31 de Dezembro do ano em que completam 35 anos de idade, os cidados que tenham terminado o perodo de permanncia no escalo de disponibilidade antes de atingirem esta idade.
Artigo 95 (Processos individuais)

1. O perodo nas fileiras inicia-se aps a preparao militar geral e abrange a preparao complementar, quando deva ter lugar, e o servio nas unidades e estabelecimentos militares. 2. A preparao complementar destina-se ao desenvolvimento da formao militar e tcnica adequada s funes especficas nas vrias formas de prestao de servio, categorias, classes ou especialidades das FA. 3. O perodo de permanncia nas fileiras tem a durao de catorze meses, para o servio efectivo normal, incluindo a durao da preparao militar geral, podendo ser prorrogado em caso de mobilizao militar nos termos do artigo 42 da LSM. 4. O servio efectivo em regime de voluntariado ter uma durao mnima no inferior ao do servio efectivo normal e mxima fixada nas disposies estatutrias prprias. CAPTULO VII Reserva de disponibilidade e licenciamento e reserva territorial
SECO I Reserva de disponibilidade e licenciamento Artigo 93 (Passagem disponibilidade)

Os processos individuais dos cidados que tenham terminado as suas obrigaes militares transitam para os arquivos centrais das FA, no DPJ/EMFA.
Artigo 96 (Convocao extraordinria para o servio militar efectivo)

A convocao para a prestao de servio militar efectivo nas condies referidas no artigo 40 da LSM ser efectuada: a) Individualmente, por meio de aviso de convocao remetido por via postal para a residncia do convocado, por intermdio das Cmaras Municipais e dos postos consulares ou, a ttulo excepcional, atravs das foras policiais; b) Por classes na disponibilidade, atravs de editais afixados nas Cmaras Municipais e estruturas inframunicipais ou postos consulares; c) Por aviso, divulgado nos rgos de comunicao social, em casos de reconhecida urgncia.
SECO II Reserva Territorial Artigo 97 (Classes e grupos)

1. Passam ao escalo de disponibilidade, onde se mantm durante cinco anos, os cidados que: a) Tenham terminado o servio efectivo normal ou a prestao do servio efectivo em regime de voluntariado;

Cada classe da reserva territorial subdividida em dois grupos, designados A e B, em que sero integrados os cidados de harmonia com a sua previsvel capacidade psicofsica e tcnica.

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 98 (Grupo A)

397

a que esto afectos, faro a sua apresentao s autoridades militares mais prximas da sua residncia. 3. Os cidados mobilizados podero ser reclasificados em funo das habilitaes acadmicas e tcnicoprofissionais que tenham adquirido aps terem concludo o servio militar efectivo.
Artigo 101 (Reserva territorial)

Sero includos no grupo A da reserva territorial: a) Os recrutas que tenham excedido as necessidades do contingente anual a incorporar; b) Os recrutas dispensados do cumprimento do servio efectivo normal; c) Os militares que no tenham concludo a preparao militar geral; d) os cidados a que se refere o n 1 do artigo 45 da LSM que no sejam seleccionados para a prestao do servio efectivo; e) Os cidados naturalizados durante ou aps o ano em que tiverem completado 18 anos de idade e que tenham sido classificados de aptos; f) Os cidados a quem tiver sido concedida dispensa do servio efectivo normal por serem irmos ou filhos de mortos em campanha ou em virtude de doena e acidente resultante do cumprimento do servio militar ou de militares julgados incapazes em razo da prestao do servio efctivo.
Artigo 99 (Grupo B)

1. A mobilizao militar dos cidados alistados na reserva territorial, nos termos do artigo 42 da LSM, recai prioritariamente no grupo A e, dentro deste, sobre os excedentrios e com incio pelas classes de mobilizao mais recentes. 2. Os cidados mobilizados pertencentes ao grupo A classificados h mais de quatro anos e os pertencentes ao grupo B podem ser sujeitos a novas provas de classificao e seleco. 3. Aos cidados mobilizados da reserva territorial ser ministrada formao compatvel com as suas capacidades, aps o que podero ser promovidos ou graduados e destinados s especialidades ou classes para que tiverem sido preparados, em condies equivalentes s estabelecidas para a prestao do servio efectivo normal. CAPITULO VIII Direitos e garantias
SECO I Disposies gerais Artigo 102 (Garantias gerais)

Sero includos no grupo B da reserva territorial os cidados no abrangidos pelo artigo anterior, designadamente os cidados: a) Classificados de inaptos; b) Oriundos do servio efectivo normal e do regime de voluntariado, quando julgados incapazes para o servio militar; c) Adiados das provas de classificao e seleco at 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade, por motivo de residncia no estrangeiro com carcter permanente e continua; d) Que mantiverem o domiclio no estrangeiro por motivo de emigrao e tiverem sido dispensados das provas de classificao e seleco e da incorporao at 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade; e) Cujo estatuto legal ou o desempenho de cargo lhes confira adiamento at 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade; f) Que tiverem sido registados aps 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade.
SECO III Mobilizao Militar Artigo 100 (Disponibilidade e licenciamento)

O cumprimento das obrigaes militares no prejudica oscidados na sua colocao ou emprego, carreira, benefcios sociais e outras regalias conferidas por lei, estatuto profissional ou resultante de contrato de trabalho.
Artigo 103 (Garantias materiais)

Os cidados prestando o servio efectivo normal tm direito a : a) Alojamento, alimentao e fardamento gratutos; b) Uma compensao financeira e material, fixada em diploma prprio, visando a satisfao das suas necessidades bsicas; c) Assistncia mdica e medicamentosa, que se manter para alm da passagem disponibilidade caso se encontre em tratamento ou com baixa hospitalar por motivo de doena contrada em servio ou por acidente dele resultante.
Artigo 104 (Contagem do tempo de servio)

1. Os cidados na situao de reserva de disponibilidade e de licenciamento, quando mobilizados nos termos do artigo 42 da LSM, ingressam directamente nas unidades ou estabelecimento e especialidades das foras terrestres ou da Guarda Costeira a que esto afectos; 2. No caso de estarem a residir em local diverso do da localizao da unidade ou estabelecimento militar

1. O tempo de servio militar efectivo prestado por cidados que hajam interrompido a sua actividade profissional contado para efeitos de promoo, progresso e diuturnidade, depois de retomadas aquelas actividades. 2. O tempo de servio militar efectivo acrescido das percentagens de aumentos estabelecidas em legislao especial, contado para efeitos de aposentao ou reforma.

398 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996


Artigo 105 (Prestao de provas de qualificao)

1. Os servidores da Administrao Pblica e demais agentes do Estado impedidos de prestar provas de promoo ou impedidos de nova qualificao ou ingresso em categorias que lhes permitam a admisso a provas de concurso de aptido em virtude do cumprimento obrigatrio do servio militar efectivo, podero requer-las, no prazo limite de um ano a contar do dia seguinte ao trmino da prestao do servio para que foram convocados. 2. O requerimento formulado nos termos do nmero anterior ser instrudo com a competente prova documental. 3. Os cidados referidos no n 1, devero ocupar, na escala respectiva, o lugar que lhes pertenceria se a classificao alcanada tivesse sido obtida nas provas a que no puderam comparecer.
Artigo 106 (Equivalncias)

at ao 3 grau, ou tutor, desde que no tenha meios de prover de outro modo o seu sustento e vivam em economia comum.
Artigo 110 (Alterao de situao)

A atribuio da qualificao de amparo aos cidados cuja prestao de servio militar efectivo no seja considerada imprescindvel produz as seguintes alteraes de situao: a) Antes da incorporao - dispensa da prestao de servio efectivo normal e determina o alistamento na reserva territorial; b) Aps a incorporao, mas sem que tenha sido completada a preparao militar geral alistamento na reserva territorial; c) Aps o juramento de bandeira - passagem antecipada reserva de disponibilidade e licenciamento.
Artigo 111 (Subsdio de amparo)

As equivalncias a que se refere o artigo 48 da LSM so estabelecidas ou aprovadas, nos termos a regulamentar, com base em convnios, acordos ou protocolos firmados entre as FA e as instituies com competncia em razo da matria.
Artigo 107 (Restrio de acesso e permanncia no emprego pblico)

1. Poder ser concedido um subsdio de amparo famlia dos cidados qualificados de amparo cuja prestao de servio militar tenha sido considerada imprescindvel pelo CEMFA antes ou depois do alistamento. 2. O subsdio a que se refere o nmero anterior no ser nunca inferior ao valor mais elevado da retribuio mnima garantida por lei, no podendo em qualquer caso ser inferior ao que decorre do clculo a que se refere o n 3 do artigo 109.
Artigo 112 (Processo da concesso do amparo)

Os cidados sujeitos a obrigaes militares, que estiverem em situao militar irregular, podero ser afectados no seu acesso ou permanencia no exerccio de um emprego do Estado ou noutra entidade pblica, de conformidade com o estabelecido na lei.
Artigo 108 (Prova da situao militar)

A prova da situao militar regular feita atravs da apresentao da cdula militar.


SECO II Amparos Artigo 109 (Qualificao de amparo)

1. Podero requerer a qualificao de amparo de famlia os recrutas e os militares em servio efectivo normal, desde que se verifique a situao prevista no n 1 do artigo 46 da LSM. 2. A qualificao de amparo dos cidados referidos no n 1 do artigo 46 da LSM ser atribuda, por despacho do CEMFA, desde que, em processo prprio, se demonstre que unicamente com o rendimento do trabalho do requerente podem prover ao seu sustento. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior, considera-se haver insuficincia de proventos quando o agregado familiar do candidato a amparo tiver um rendimento ilquido igual ou inferior a uma vez e meia o valor mais elevado da remunerao mnima garantida por lei ou, endo superior, quando o rendimento "per capita" dos seus membros, acrescido das pessoas a amparar, for inferior a aquela remunerao. 4. Para efeito de clculo do rendimento a que se refere o nmero anterior, considera-se como fazendo parte do agregado familiar do candidato a amparo o cnjuge, parentes e afins na linha recta ou colateral

1. O processo para concesso da qualificao de amparo constar do regulamento de amparo a ser aprovado por Portaria do Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional que, entre outras matrias, concretizar o pressu posto fixado na parte final do n 2 do artigo 110, estabelecer a documentao a apresentar e os seus prazos, a organizao e tramitao dos processos de amparo, as atribuies e competncias dos rgos e servios intervenientes, bem como o processamento da conceso de subsdio de amparo. 2. Enquanto a Portaria referida no nmero anterior no for aprovada, compete ao DPJ/EMFA organizar um processo "ad hoc" para a concesso da qualificao de amparo, de acordo com as normas constantes do presente RLSM. 3. A deciso sobre a concesso ou denegao da qualificao de amparo da famlia deve ser devidamente fundamentada. CAPTULO IX Disposies complementares
SECO I Obrigaes gerais dos cidados Artigo 113 (Actualizao do registo pessoal)

As alteraes da residncia e das habilitaes referidas nas alneas a) e b) do artigo 44 da LSM devem ser comunicadas pessoalmente ou por carta registada com aviso de recepo:

I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 a) Ao DPJ/EMFA, pelos cidados que se encontrem na reserva de recrutamento; b) A unidade ou estabelecimento militar onde se encontram apresentados, pelos cidados durante a prestao de servio efectivo; c) Ao rgo competente a que esto afectos, pelos cidados que se encontram na reserva de disponibilidade elicenciamento e reserva territorial.
Artigo 114 (Dever de apresentao)

399

3. A dispensa pressupe a anuncia do cidado, materializada em declarao do prprio que acompanhar a proposta referida no n 1. 4. Os cidados dispensados nos termos deste artigo, passam reserva de disponibilidade aps conclurem a preparao militar geral.
Artigo 117 (Cidados com estatuto especial)

1. Enquanto sujeitos s obrigaes militares, os cidados devem apresentar-se sempre nos dias, horas e locais que sejam legalmente determinadas pelas autoridades competentes em razo da matria. 2. A no comparncia nos dias, horas e locais para que hajam sido convocados, constitui infraco punvel nos termos do artigo 52 da LSM.
SECO II Casos especiais de cumprimento de obrigaes militares Artigo 115 (Eclesisticos e religiosos)

1. Os cidados cujo estatuto legal ou o desempenho de cargo lhes confira qualidade que seja motivo para o adiamento da prestao do servio efectivo normal devero requerer o reconhecimento dessa sua situao ao CEMFA, atravs do DPJ/EMFA. 2. Os cidados em servio efectivo normal detentores da qualidade a que se refere o nmero anterior, podero igualmente requer ao CEMFA a interrupo desse mesmo servio. 3. O adiamento ou a interrupo do servio referido nos nmeros anteriores mantm-se at que cessem os motivos que lhes deu origem, aps o que o beneficirio: a) Cumpre ou completa o servio efectivo normal, se tiver menos de 30 anos de idade; b) Passa reserva de disponibilidade e licenciamento correspondente ao seu ano de incorporao, se tiver completado os 30 anos; c) alistado na reserva territorial, se no tiver concludo a preparao militar geral e tiver mais de 30 anos. 4. As alteraes da situao que deu origem ao adiamento nas condies referidas nos nmeros anteriores sero comunicadas pelos cidados beneficirios ao DPJ/EMFA, no prazo de 30 dias a contar da sua ocorrncia. 5. Em caso de incumprimento do disposto no n 4, ocidado no poder beneficiar de antecipao da passagem situao de disponibilidade.
Artigo 118 (Estrangeiros com nacionalidade cabo-verdiana)

1. Os cidados referidos no n 1 do artigo 45 da LSM esto sujeitos ao recenseamento militar e so dispensados das provas de classificao e seleco, sendo considerados aptos para os servios sociais e de sade militar, a no ser que manifestem expressamente que desejam prestar o servio efectivo. 2. Para efeitos de dispensa das provas a que se refere o nmero anterior, os cidados interessados devem comprovar a sua situao no DPJ/EMFA nos meses de Janeiro e Fevereiro do ano em que completam 18 anos de idade ou, se a aquisio daquele estatuto se verificar depois daquele perodo, nos 30 dias subsequentes alterao da sua situao, devendo no mesmo acto declarar a sua preferncia por qualquer das modalidades a que se refere a parte final do n1 do artigo 45 da LSM. 3. Ser concedido adiamento da incorporao at ordenao ou concluso dos respctivos cursos aos alunos dos estabelecimentos de formao eclesistica que o requeiram e que at 30 de Novembro de cada ano comprovem a sua situao, tendo como limite o dia 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade. 4. Deixando os cidados de evocar o estatuto ou qualidade referida no n 1 antes de 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade ou caso optem expressamente pela prestao do servio efectivo normal, sero submetidos a provas de classificao e seleco e alistados com o contingente a que pertencem ou com o primeiro contingente a incorporar.
Artigo 116 (Actividade de superior interesse nacional)

Os cidados estrangeiros que tenham adquirido a nacionalidade cabo-verdiana durante ou aps o ano em que completam 18 anos de idade esto sujeitos ao recenseamento militar e s provas de classificao e seleco, sendo alistados na reserva territorial na classe correspondente ao seu escalo etrio.
Artigo 119 (Estatuto de objector de conscincia)

1. As aces para a atribuio do estatuto de objector de conscincia, nos termos do disposto no DecretoLegislativo n 7/93, de 14 de Junho, devem ser propostas at ao 30 dia anterior data em que os cidados devam ser submetidos s provas de classificao e seleco. 2. A existncia de aco pendente em Tribunal para a obteno do estatuto de objector de conscincia suspende o cumprimento das obrigaes militares subsequentes s do recenseamento. 3. Os cidados a que hajam sido reconhecidos judicialmente o estatuto de objector de conscincia ficam isentos do servio militar. 4. Os DPJ/EMFA, aps comunicao pelo Tribunal competente do teor da sentena que atribui o estatuto

1. A dispensa da prestao do servio efectivo normal a que se refere o artigo 30 da LSM compete ao Ministro responsvel pela rea da Defesa Nacional, sob proposta do Ministro com tutela ou superintendncia sobre o departamento ou rea de actividade dos interessados. 2. Dever constar da proposta a fundamentao do superior interesse nacional da actividade desenvolvida pelo cidado.

400 I SRIE N 32 B.O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 30 DE SETEMBRO DE 1996 de objector de conscincia, devem enviar, no prazo de 30 dias, o processo individual respeitante aos objectores Direco do Servio Cvico dos Objectores de Conscincia (DSCOC). 5. A cessao do estatuto de objector de conscincia deve ser comunicada pela DSCOC ao DPJ/EMFA, no prazo de 30 dias, e implica a sujeio dos cidados ao cumprimento das obrigaes militares, a menos que a sua ocorrncia se verifique posteriormente a 31 de Dezembro do ano em que os cidados completam 30 anos de idade, caso em que sero alistados na reserva territorial. 6. Os cidados abrangidos pelo disposto na primeira parte do nmero anterior sero convocados pelo DPJ/ /EMFA para as provas de classificao e seleco.
Artigo 120 (Actividades essenciais vida do pas) Artigo 124 (Iseno de emolumentos e taxas)

1. So isentos de emolumentos todos os actos notariais necessrios organizao de processos para fins militares. 2. So isentos dos emolumentos os certificados de habilitaes literrias para efeitos militares exclusivos. 3. So isentos das taxas respectivas os editais, avisos, notificaes ou convocatrias difundidos pelos rgos estatais de comunicao social.
Artigo 125 (Iseno de franquia postal)

isenta de franquia postal a correspondncia respeitante aos editais, avisos, notificaes ou convocatrias para efeitos de: a) Recenseamento; b) Apresentao s provas de classificao e seleco; c) Incorporao no servio militar efectivo; d) Mobilizao militar.
Artigo 126 (Transporte por conta do Estado)

1. Os cidados considerados indispensveis ao funcionamento de servios pblicos ou actividades privadas para a normalidade da vida do pas ou para as necessidades das FA, podem ser dispensados: a) Da prestao do servio efectivo decorrente de convocao extraordinria; b) Do servio efectivo decorrente de mobilizao geral ou da classe a que pertencem. 2. Os cidados abrangidos pelo disposto no nmero anterior ficam, porm, sujeitos legislao militar aplicvel enquanto durar a situao que tiver determinado a convocao extraordinria ou mobilizao geral ou da classe a que pertencem. 3. A dispensa compete ao Ministro responvel pela rea da Defesa Nacional, sob proposta do Ministro ou entidade de tutela sobre a rea de actividade dos interessados, devendo dela constar a justificao do superior interesse para a normalidade da vida do pas desenvolvida pelos cidados propostos.
Artigo 121 (Cidados processados criminalmente)

Os cidados nacionais no referidos especificamente neste Regulamento que, residindo no territrio nacional, tenham de deslocar-se para o cumprimento das obrigaes militares, tm direito a transporte por conta do Estado, a suportar por verba prpria inscrita no oramento das Foras Armadas. O Ministro da Defesa Nacional, lpio Napoleo Fernandes.

Resoluo n 39/96
de 30 de Setembro

Ao abrigo do disto no artigo 217 f) da Constituio e No uso da faculdade conferida pelo artigo 289 da Constituio, o Governo aprova a seguinte resoluo: Fica o Ministro da Coordenao Econmica autorizado a alienar os bens que revertam para o Estado no termo do contrato de concesso celebrado com a SHELL Cabo Verde S.A.R.L. em 1 de Janeiro de 1997, a escolher os compradores e com eles negociar as condies de alienao, bem como a outorgar, em nome do Estado, em todos os actos e contratos necessrios para esse efeito. Visto e aprovado em Conselho de Ministros Carlos Veiga Publique-se O Primeiro-Ministro, Carlos Veiga

Os cidados abrangidos pelo n 6 do artigo 28 da LSM e n 2 do artigo 80 do presente Regulamento sero alistados na reserva territorial se o motivo da excluso se mantiver at 31 de Dezembro do ano em que completam 30 anos de idade. CAPTULO X Disposies finais e transitrias
Artigo 122 (Situao civil e criminal)

Os servios de identificao civil e criminal facultaro certides ao DPJ/EMFA, necessrias ao conhecimento de eventuais incapacidades para o cumprimento das obrigaes militares.
Artigo 123 (Gratuitidade dos processos)

oo MINISTRIO DA COORDENAO ECONMICA E CHEFIA DO GOVERNO


Portaria n 33/96
de 30 de Setembro

So gratutos os processos referentes ao cumprimento das obrigaes militares, nomeadamente os respeitantes qualificao de amparo de famlia e de concesso de penses por acidente ou doena em servio.

O quadro de pessoal da Direco-Geral das Contribuies e Impostos, DGCI, aprovado pela Portaria n

Вам также может понравиться