Вы находитесь на странице: 1из 6

1. Relacionar as trs principais funes do LCR.

O Lquor atua no suprimento de nutrientes e remoo de resduos metablicos do tecido nervoso, desempenha tambm a funo de amortecedor para o crtex cerebral e a medula espinhal.
Circulao do LCR:

Tambm chamado de lquido crebro espinhal ou lquor, um fluido aquoso intracraniano produzido pelo plexos corides, dentro das quatro cavidades intracerebrais, chamadas de ventrculos cerebrais. O lquor, normalmente, flui atravs de fendas estreitas que comunicam todos os ventrculos entre si e se exteriorizam, no sistema nervoso central, por orifcios (formens) localizados no tronco cerebral. O LCR recobre a medula espinhal, circulando at sua parte mais inferior e retornando para ser absorvido na concavidade cerebral.

Shirmer (1995) mostrou a representao esquemtica do sistema ventricular, conforme apresentado na Fig. 1.2, e que desempenha a funo de amortecedor, ao lado de sua funo no metabolismo.

2. Descrever a aparncia do LCR normal e do LCR infeccioso

O lquido cefalorraquidiano (LCR), tambm conhecido como lquor ou fludo crebro espinhal, definido como um fludo corporal estril, incolor, encontrado no espao subaracnideo no crebro e medula espinhal. (entre as meninges aracnides e pia-mter). Caracteriza-se por ser uma soluo salina pura, com baixo teor de protenas e clulas, atuando como um amortecedor para o crtex cerebral e a medula espinhal.

Histria:
Antigamente se acreditava que o LCR era resultante de uma ultra filtrao do plasma sanguneo.Wood (1980), consoante apresentado na Tabela 1.1, comparou a composio do lquor s respectivas composies do LCR e do plasma humano e descobriu que o lquor contm maiores concentraes de magnsio e ons clordricos e menores concentraes de glucose, protenas, amino cidos, cido rico, clcio, fosfato e ons de magnsio. Em razo dessas diferenas de concentraes e da energia para criao das mesmas, concluiu que a formao do lquor no deveria ser, na totalidade, apenas uma ultra filtragem do plasma e, conseqentemente, o processo de sua formao seria mais complexo.

Lquor infeccioso:

3. Estabelecer a diferena entre a aparncia de uma amostra de LCR hemorrgico causada por hemorragia cerebral e outra resultante de puno espinal traumtica. DIFERENCIAO ENTRE AVCH e ACIDENTE DE PUNO Exame dos trs tubos: Centrifugao: cor do sobrenadante: - incolor: acidente de puno - eritrocrmico ou xantocrmico: AVCH Contagem de hemcias nos 3 tubos: - se diferena menor que 10%: sugere AVCH - se diferena maior que 10%: sugere acidente de puno Formao de cogulos: - positivo: sugere acidente de puno - negativo: AVCH

4. Explicar como realizada a coleta de amostras de LCR e as precaues que devem ser tomada Na execuo, primeiro o paciente normalmente colocado de lado com pescoo dobrado numa flexo completa e os joelhos encostados no trax, em forma fetal. A rea preparada com tcnica assptica. Uma vez que o local apropriado apalpado, o anestsico injetado. A agulha espinal inserida entre as vertebras lombares L3/L4 ou L4/L5. O estilete da agulha espinal est ento retirado e so recolhidas gotas de fluido cerebroespinal.

Agulhas utilizadas

Procedimento

O procedimento terminado retirando a agulha enquanto feita presso no local do furo. No passado, o paciente teria que deitar por pelo menos seis horas e ser monitorado para detectar sinais de problemas neurolgicos, entretanto no h nenhuma evidncia cientfica que isto prov qualquer benefcio. A tcnica descrita quase idntica a usada na anestesia espinal, exceto que anestesia espinal mais freqentemente terminada com o paciente em uma posio ereta. A posio ereta (como tambm pode ser feita a puno lombar) vantajosa pois h menos distoro de anatomia espinal, o que permite retirada mais fcil de fluido. preferida por alguns mdicos quando a puno for realizada em um paciente obeso, pois fazendo-os deitar poderia causar Escoliose e marcos anatmicos incertos. 6. Indicar o tipo de leuccito mais relacionado com a: a) meningite bacteriana: b) meningite viral c) meningite tuberculosa d) meningite parasitria

7. Explicar o significado da presena de macrfagos anormais no LCR. Ocorrncia de Hemorragia e infarto cerebral.

Вам также может понравиться